Sie sind auf Seite 1von 3

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DA PARABA

COMARCA DE CAMPINA GRANDE

3 VARA CVEL

S E N T E N A
Processo n : 00112557-75.2012.815.0011
Natureza : Obrigao de Fazer c/c Danos Morais c/c Pedido de Tutela Antecipada Promovente : KLEBER HERCULANO DE MORAES

Promovida : GVT S.A CONSUMIDOR POR EXTENSO. RESTRIO CADASTRAL INDEVIDA. DANO MORAL: Fornecimento de mercadorias / servios a crdito sem solicitao do consumidor - Conduta manifestamente temerria - Utilizao fraudulenta da identidade do suplicante - Inexistncia de liame contratual Incluso em cadastro de restrio ao crdito Abalo de crdito Dano moral puro Responsabilidade objetiva, informada pela teoria do risco - Evento danoso e nexo de causalidade - Pressupostos da responsabilidade objetiva perfeitamente delineados. PROCEDNCIA DOS PEDIDOS..
Vistos etc.

KLEBER HERCULANO DE MORAES , j qualificado, por intermdio de advogado regularmente habilitado, ingressou em juzo com a presente ao contra GVT GLOBAL VILLAGE TELECOM LTDA, pessoa jurdica de Direito Privado, objetivando declarao de inexistncia de dbito c/c obrigao de fazer e indenizao de danos morais sofridos em razo de restrio cadastral indevida. De acordo com a petio inicial, o(a) autor(a) jamais realizou qualquer transao com a instituio financeira ora suplicada ; que no obstante, passou a ser alvo de cobranas abusivas, culminando com a realizao de restries cadastrais de seu nome junto ao SPC/SERASA, as se deram, inclusive, sem qualquer comunicao prvia. Instruiu a petio inicial com os documentos de fls. 18/26. Regularmente citada, a r deixou o prazo para contestao transcorrer in albis fls. 29/30-v. Deciso antecipatria da tutela de mrito fls. 31/32.

Processo n

: 00112 5 5 7 - 75.201 2.8 1 5 .0 0 1 1 ENTENA fl. 1

Impugnao contestao fls. 36. No havendo outras provas a serem produzidas, vieram-me os autos conclusos para julgamento antecipado da lide, na forma do art. 330, inc. II, do CPC. 1. FUNDAMENTAO Trata-se de ao ordinria objetivando declarao de inexistncia de dbito c/c obrigao de fazer e indenizao de danos morais sofridos em razo de restrio cadastral indevida. De promio, registre-se que, embora no caracterizada uma efetiva relao de consumo entre as partes (CDC 2), rege a espcie as normas do CDC, haja vista a condio de consumi dor(a) por extenso, na forma prevista no art. 17 do mesmo Cdigo. E, em matria de reparao de danos decorrentes da m prestao do servio, a responsabilidade civil do prestador, de ndole contratual, objetiva, informada pela teoria do risco profissional, estando disciplinada nos artigos arts. 6, inc. VI, e 14 a 25, do Cdigo de Defesa do Consumidor, configurando-se sempre que demonstrados o dano e o nexo de causalidade, independentemente da perquirio do elemento culpa no ato (ou omisso) do agente causador do dano.
De acordo com a doutrina de Nery Jr. e Rosa Nery1:

A norma (CDC 6 VI) estabelece a responsabilidade objetiva como sendo o sistema geral da responsabilidade do CDC. Assim, toda indenizao derivada de relao de consumo, sujeita-se ao regime da responsabilidade objetiva, salvo quando o Cdigo expressamente disponha em contrrio (v.g. CDC 14 4).

De fato, de conformidade com o que dispe o art. 14 do CDC, o fornecedor de servi os responde, independentemente de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, reputando defeituoso o servio que no fornece a segurana que o consumidor dele pode esperar. Na hiptese vertente, o autor instruiu sua petio inicial com documentos que de monstram o fato constitutivo de seu direito, isto , a inscrio de seu nome em cadastro restritivo de crdito (SPC), relativamente a trs dbitos de responsabilidade da instituio financeira ora demandada. Neste contexto, incumbia suplicada, portanto, demonstrar o fato extintivo, modifi cativo ou impeditivo do direito da autora (CPC 333 II). A suplicada, todavia, no ofereceu respos ta ao pedido, deixando de trazer para os autos qualquer elemento de prova capaz de demonstrar a existncia de liame contratual entre as partes, incorrendo na ficta confessio. Por conseguinte, as restries cadastrais retratada(s) no Extrato de fls. 23/26 se afigu ra(m) flagrantemente abusiva(s), por manifesta ausncia de causa debendi, sendo, destarte, levadas a efeito em total descompasso com o que estatui o art. 42 do CDC. No h se falar, evidentemente, em culpa exclusiva do consumidor, tampouco de terceiro. que, a despeito da dinamicidade das transaes comerciais, incumbe ao fornecedor adotar cautelas mnimas em suas transaes financeiras, realizando uma criteriosa identificao da pes soa que se apresenta para realizar o contrato de administrao e uso de carto de crdito, no aproveitando a excludente empresa que, preocupada apenas com o aumento do nmero de usurios, realiza prestao de servios sem qualquer solicitao do consumidor, passando, ademais, a emitir faturas de compras/servios jamais realizados pela pessoa em nome de quem o carto emitido.
1

NERY JNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Novo Cdigo Civil e Legislao Extravagante Anotados, 1 ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002, p. 725.

Processo n

: 00112 5 5 7 - 75.201 2.8 1 5 .0 0 1 1 SENTENA fl.

Ressalte-se, ainda, que a restrio cadastral retratada no Histrico de fl. 37, de ori gem do Jornal da Paraba, posterior as que so objeto da presente demanda e, portanto, no atrai a incidncia da Smula 385 do STJ. Em consequncia, olvidando as cautelas que o caso exigia, o(a) promovido(a) investiu contra o patrimnio imaterial do(a) suplicante, maculando a sua honra, o seu bom nome e o conceito social, causando-lhe abalo de crdito com repercusso negativa em seu bem-estar psicos social, devendo, assim, arcar com os prejuzos de ordem moral suportados pelo(a) autor(a), alm da declarao de inexistncia do dbito. Neste compasso ressalte-se que, tratando-se de dano moral puro, no h de se obrigar o ofendido a provar sua extenso, posto porque a dor, o sofrimento, a angstia, desenvolvendo-se no mago do(a) ofendido, so manifestaes incomensurveis. Destarte, demonstrados o ato ilci to e o nexo de causalidade, a repercusso negativa na esfera ntima da vtima se presume in re ipsa. Como cedio, na ausncia de critrios objetivos pr-estabelecidos, o montante da reparao pelo dano moral submete-se ao prudente arbtrio do juiz , devendo ser fixado em valor que atenda, a um s tempo, a sua dupla finalidade: repressiva para o agente, desestimulando a prtica de novos ilcitos, e compensatria para o ofendido, recompondo o patrimnio moral, conside rando-se a extenso do dano, o grau de culpa, o proceder do agente e do ofendido, a situao econmica das partes e demais circunstncias atinentes espcie, caso em que a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) parece atender aos critrios de adequao, suficincia e proporcionali dade. 2. DISPOSITIVO Ante o exposto, JULGO
PROCEDENTES OS PEDIDOS PARA

a) Declarar a inexistncia do dbito retratado no Extrato de fls. 23/24, para todos os efeitos legais e jurdicos; b) Ratificao a deciso antecipatria da tutela de mrito , tornando definitiva a obrigao de fazer nela consubstanciada;

c) condenar o(a) suplicado(a) a pagar ao autor, a ttulo de indenizao por danos morais, a quantia de R$ 5.000,00 (cnico mil reais), devidamente corrigida pelo INPC, a contar desta data, e acrescida de juros moratrios de 1% a.m., estes a partir do evento danoso: 23/05/20122 (STJ 54 e CCB 398); Condeno o suplicado, ainda, a pagar honorrios ao advogado do autor, que arbitro em 15% (quinze por cento) do valor da condenao, devidamente corrigido. Custas na forma da lei, pelo ru. P. R. Intimem-se. Campina Grande, 17 de junho de 2013. MANUEL MARIA ANTUNES DE MELO
JUIZ DE DIREITO TITULAR

Data em que a autora tomou conhecimento do ato ilcito fl. 24.

Processo n

: 00112 5 5 7 - 75.201 2.8 1 5 .0 0 1 1 SENTENA fl.

Das könnte Ihnen auch gefallen