Sie sind auf Seite 1von 8

Timbrando a guitarra Parte 1 Conceito

Ol pessoal, vou abordar a partir dessa aula uma questo vital para o guitarrista que o timbre da sua guitarra. atravs do controle de todas as possibilidades timbrsticas que criamos nossa identidade musical. Timbrar bem saber traduzir com perfeio a voz da guitarra e buscar nela a nossa personalidade guitarrstica. O timbre no vem s do equipamento, mas da mo, da cabea, do ambiente e de tudo que faz parte do tocar guitarra. E no cuidado, no detalhismo, no perfeccionismo que criamos a diferena. Nessa primeira aula vamos discutir sobre os princpios do timbre, descobrir quais as etapas na elaborao da sonoridade e a relao entre equipamento, msico e ambiente. Parte 1 Princpios

Certamente essa uma das principais preocupaes do guitarrista, a qualidade do timbre de sua guitarra. Mas traduzir essa sonoridade atravs do equipamento pode ser trabalhoso e achar o meio de faz-lo exige o controle de vrios aspectos tcnicos do maquinrio, alm de ouvido, referncias sonoras e habilidade tcnica. Afinal, qual o timbre ideal? aquele que se adequa ao objetivo da msica, o que tem contexto, o que favorece o instrumento e sua interpretao. aquele que faz jus a esttica da msica atual e que obedece os parmetros de exigncia do ouvinte. Que vai alm do esperado e que funciona de forma harmoniosa com os outros instrumentos. Referncias sonoras: Fazemos isso naturalmente ao procurar equalizar nossa guitarra prxima do som de guitarristas que admiramos e msicas que curtimos. Tentamos ao mximo enquadrar o timbre da nossa guitarra com o estilo que vamos tocar. Vrios so os fatores que estimulam nossas escolhas por uma sonoridade: peso, equalizao, pegada na execuo, definio, ambincia, e por a vai. O uso dessas referncias vital pra entender o timbre que projetamos e facilitar a descoberta, alm de contextualizar nossa sonoridade e adequ-la ao estilo. Objetivo do timbre: Isso determinante no resultado final, afinal, o que esperado do timbre? Soar bem ou soar mal? Ser agressivo ou no? Estar em primeiro plano ou fundo? Soar como guitarra ou como outra coisa? Muitos so os tipos de msica e maiores ainda as possibilidades timbrsticas. Sem definir o papel da guitarra no som fica impossvel definir a qualidade do timbre. A esttica do timbre: Vou listar alguns pontos que julgo importante no timbre convencional. - Peso: no confundir peso com quantidade de distoro, so caractersticas diferentes. Peso se refere ao espao ocupado pelo instrumento dentro da msica e seu leque dinmico. Est relacionado com a riqueza das frequncias sonoras que emite e a quantidade de informao que exala. fora e certeza, corpo, e por isso o peso tambm est ligado a execuo. Um timbre com peso aquele que facilmente cresce e que tem suas frequncias bem definidas. Uma estrutura grave ntida, mdios sem exageiros e agudos brilhantes sem serem estridentes demais, com uma boa quantidade de harmnicos.

- Definio: O conceito simples, um timbre bem definido aquele que possibilita escutar a guitarra e seus detalhes claramente. Para isso deve-se procurar no competir com as frequncias de atuao dos outros instrumentos. Uma guitarra com grave demais confunde o baixo, com mdio demais consome o arranjo da banda e com agudo demais sobrecarrega a msica entrando em conflito com os harmnicos dos pratos e caixa. Por sua vez a falta de grave reduz a agressividade da guitarra, os poucos mdios levam a guitarra pra trs da banda e a ausncia de agudos abafa e embola a execuo. Para dosar a quantidade certa de equalizao deve-se levar em conta a interao com os demais instrumentos e us-los no complemento do timbre. - Distoro: essa funciona como uma compresso ao sinal da guitarra, ento com excesso de distoro temos a perda da dinmica e a perda da definio articulatria. De forma geral tentamos compensar falta de sustain com exageiros na distoro pra facilitar a tocabilidade e acabamos com o timbre. Para afinaes graves comum a perda da sensao de saturao que pode ser compensada com a abertura dos mdios agudos sem aumento do drive. Em gravao recomendo sempre usar a guitarra com menos distoro pois a compresso na mixagem tem a tendncia de adicionar saturao podendo comprometer o resultado final. - Ambincia: Pode ser conseguida de inmeras formas, seja com efeitos (reverb, delay) ou com o posicionamento do microfone (gravaes e ao vivo com microfonao). aconselhvel ser compatvel com a quantidade de ambincia dos demais instrumentos para evitar contrastes em excesso. Um exemplo: imagine uma mixagem extremamente seca seguida de um solo carregado de reverb. Como nosso ouvido relativo e se adapta as condies impostas, ele sentir demais a ambincia do solo por ter se adequado a referncia anterior. Mesmo que, ao escutar o solo sozinho ele no parea estar carregado, quando inserido no contexto vai gerar desconforto. Microfonaes distantes tambm possibilitam a entrada de rudos externos dificultando a boa mixagem da msica, seja em estdio ou ao vivo. - Sustain: a quantidade de harmnicos geradas pelo timbre, a durao da nota aps a execuo. Pouco sustain quer dizer que o som some rapidamente aps a articulao da nota, dificultando a execuo. Vrios fatores influenciam no sustain como:

Quantidade de distoro Com o aumento da distoro temos o aumento do sustain, mas deve-se evitar usar isso como fonte nica de correo pois o drive em excesso reduz a definio e suja demais o som. Tipo de efeitos (reverb, delay, compressor) O reverb e o delay mantm a nota soando aps sua execuo promovendo a sensao de sustain. O compressor aproxima a diferena de pico (volume) entre o ataque, o sustain e o decay da nota, tambm criando a sensao de maior durao do som. O tipo de frequncia sonora do timbre Timbres com pouco corpo grave e excesso em mdios agudos e agudos tem a tendncia de preencher de forma carente o ambiente, sendo estridentes e gerando muita microfonia. Esse som spero e cristalino demais nas imperfeies de execuo prejudicando demais a tocabilidade. Por sua vez o excesso de grave cria um sustain indesejvel decorrente da ressonncia com o ambiente e com os outros instrumentos. Acstica do local esse sem dvida um dos fatores mais importantes para a qualidade do sustain. Ambientes com projetos acsticos deficientes geram muitas ondas estacionrias que anulam ou reforam frequncias dos instrumentos, mudando completamente a qualidade tonal. Ambientes abertos facilitam a fuga do som promovendo drasticamente a reduo do sustain, que dever ser compensado artificialmente atravs de efeitos. Qualidade do equipamento Um equipamento bem regulado, com componentes de qualidade bem ajustados evitam a perda de sustain: Madeiras mais densas, brao e trastes regulados, parte eltrica de qualidade com componentes novos, cabos blindados com metais nobres, amplificadores de qualidade e eletricidade bem fornecida so alguns dos fatores que contribuem para um resultado

satisfatrio. Lembre que a corda arrebenta no ponto mais fraco, ento qualquer componente carente compromete todo o resultado. Volume Com o aumento do volume h um aumento do sustain (feedback), mas volume em excesso traz mais problemas que soluo, como microfonias e hum ressonncias graves.

- Esttica: afinal a soma de todos esses fatores deve representar o tipo de idealizao do guitarrista. O timbre final aquele que, alm de bem definido e construdo, de fcil execuo, faz jus ao esperado. Afinal, como timbrar a guitarra? Usando uma referncia sonora: Escolha um som de guitarra que esteja prximo ao desejado. O ideal se o take for apenas da guitarra, pois com a banda completa boa parte do timbre se confunde com os outros instrumentos. Tente definir com exatido as principais caractersticas.

Distoro: Tem drive ou no? Qual a quantidade? Parece saturar mais em qual frequncia? Qual a origem dessa distoro, parece saturao de vlvulas ou soa eletrnico e moderno? Frequncia principal: Para entender qual a caracterstica de cada frequncia, grave uma linha de guitarra e aplique um equalizador, alterando as frequncias. Fazer esse processo fundamental pois cada pessoa interpreta o que est ouvindo de forma diferente. Voc precisa entender de que forma ouve. Minha interpretao:

Abaixo esto exemplos em audio (msica Earthquake) com diferentes equalizaes. Note que nenhum outro parmetro foi modificado e a mixagem permanece a mesma. Original:

Muito grave: embolado, denso.

Pouco grave: falta de peso, rdio antigo.

Muito mdio: quebradio, roncado, duro.

Pouco mdio: longe, sem definio.

Muito agudo: estridente.

Pouco agudo: abafado.

Tablatura dos exemplos em audio

Tipo de ambincia? Parece uma sala grande ou pequena? O ambiente tem brilho (como uma sala com azulejos) ou escuro (abafado) ? Existem repeties no som (delay) ou a ambincia difusa (reverb) ? Efeitos: Existe algum efeito aparente? muito comum a incluso, alm de ambincias e compresso, efeitos como flanger, chorus, pitch shifter e filtros. esse o caso? Claro, para saber defin-los voc dever conhec-los. Setup: importante conhecer quem est tocando na sua referncia escolhida. Facilita bastante saber o equipamento que o guitarrista usa, como guitarras, cordas, palheta, trastes, cabos, amplificadores, falantes, microfones, tcnica e tudo relacionado ao timbre. Algumas caractersticas sonoras vem do tipo de equipamento e so marcantes. Por exemplo o peso grave das guitarras Gibson, o estalado harmonioso das Fender Strato, a saturao limpa dos amplificadores valvulados, o click agudo das palhetas finas, o som metlico do flanger.

Riff de Earthquake Original:

Riff de Earthquake com Flanger:

Riff de Earthquake com Reverb:

Riff de Earthquake com Chorus:

Riff de Earthquake com Ring Modulator:

Tablatura dos exemplos em audio

Sem referncia sonora: Procure projetar o som e visualiz-lo de forma clara e racional. Responda as perguntas acima e use o mesmo processo. Outra forma por experimentao, tentando os extremos do equipamento para definir tendncias. As escolhas podem ser empricas, tomando decises no momento. Evoluindo o timbre: apenas atravs do uso do timbre em condies variveis que voc ter a idia clara de como ele soa. No tenha receio em alter-lo, buscando seu aprimoramento. Uma coisa timbrar com volume baixo tocando sozinho, diferente relacionar a guitarra com outros instrumentos em volume alto. Em alguns locais o timbre pode parecer ambiente e grave demais, em outros muito seco e agudo. Afinal qual a melhor media? S a prtica e tentativa constante diro. Procure sempre novas referncias de qualidade: Existe muita coisa gravada! Mesmo dentro da mesma banda os guitarristas mudam o timbre a cada cd que gravam. E dentro da mesma msica comum um timbre pra base e outro para os solos. Garimpe novas sonoridades e lembre que a melhor referncia no uma nica e sim a mdia de vrias.

Escute outras pessoas: Esteja aberto a entender os comentrios dos outros msicos que tocam com voc. Muitas vezes na busca por um timbre perdemos a principal referncia que a do comum, do que as pessoas esto acostumadas a escutar. Mesmo leigos sabem dizer se o seu som soa legal ou no, ento no despreze opinies controversas e sem apelo tcnico. Muitas vezes palavras simples de algum que no msico dizem muito mais. Dou um exemplo do mesmo timbre analisado por um msico e por um leigo: Msico: Seu timbre falta sustain e est exagerado nos mdios, acho que em torno de 400 hz. Escuto uma ressonncia exagerada no grave e a saturao t muito ardida nos agudos. Tem muita presena mas sem definio. No escuto direito os harmnicos pares e ouo sujeira no fundo. Precisa ainda de corpo e de pegada. Leigo: Cara, como t rum o som dessa guitarra, no entendo nada. Enquanto o msico te atropela com vrias suposies tcnicas que muitas vezes no so a soluo do problema, o leigo te informa claramente e de forma direta o que ouve -> no consegue entender as notas. E muitas vezes a soluo diferente do que pensamos como a execuo suja do guitarrista e no o timbre. Tcnica X Timbre: O timbre pode e muitas vezes deve ser moldado de acordo com a tcnica usada na execuo musical. Alguns exemplos:

Palm muting Com saturao baixa tem a tendncia de perder corpo e soar percussivo demais, sem definir claramente a nota. Com grave em excesso ressoa demais embolando o arranjo. Uma boa regulagem aquela onde consegue-se ouvir o drive com pouca ressonncia grave (sobra). Tapping e Two Handed Tapping Com pouco sustain e falta de compresso exigem a aplicao exagerada de fora, sujando o som e dificultando a execuo. uma tcnica que tem essa tendncia de sujar o som, por isso muitos guitarristas usam abafadores nas cordas. Isso pode ser contornado com a reduo do drive e aumento na compresso. Harmnicos Com falta de mdios e agudos os harmnicos se tornam fracos. Com pouca distoro os artificiais soam estridentes e sem corpo. Normalmente resolvendo o sustain resolve-se os harmnicos, outras vezes abrindo um pouco os agudos ou aumentando o drive tambm. Palhetada Pouco sustain dificulta e muitas vezes impossibilita uma execuo confortvel e limpa do fraseado. Deve-se tentar aumentar o sustain sem carregar demais na distoro, a qual j tinha sido definida. Articulao se perde com distoro exagerada e com falta de mdios e agudos.

Tipo de arranjo: Se a execuo com drive, com muitos acordes abertos de intervalos variados como teras e sextas, segundas e stimas, opte por uma distoro clara e limpa (valvulada). Para estilos de msica mais pesados aumente a saturao e o corpo grave, mas evite perder demais a definio entregue pelo mdio. Para sons limpos procure salientar toda a gama de frequncias do instrumento. Equipamento: Guitarras: Os instrumentos com boa construo vibram e fornecem um som mais completo. Para isso devem estar bem regulados, seus componentes em perfeito estado de funcionamento, com cordas novas e afinadas e parte eltrica de alta qualidade, bem montada. Madeiras: As madeiras mais densas vibram de forma ntegra e fornecem maior sustain, mas tem a tendncia de perder o mdio. Por outro lado as madeiras leves definem bem o som do drive mas perdem corpo. Os extremos devero ser evitados. Use mogno,

marup ou cedro para timbres com saturao definida e madeiras densas como a imbuia para corpo com sustain. Captadores: Quando muito rebobinados saturam mais, at mesmo sem drive. Muitos so os projetos e a escolha deve se adaptar ao pretendido. Quando se busca versatilidade normalmente perde-se qualidade, ento defina o captador no contexto de sua utilizao. Captadores instalados muito prximos as cordas soam mais fortes mas perdem muito grave e dificultam a afinao das cordas, ento procure posicion-los pelo menos a alguns milmetros das cordas. Quanto mais grave o captador maior dever ser essa distncia, salientando sua frequncia natural. Single-> Bastante brilho e timbre quente, agudos bonitos. Tem menos corpo que o duplo e satura menos. Define muito bem sons com acordes abertos e tem boa presena. Costuma ser barulhento (hum) e gera microfonias indesejadas. Ideal para blues, rock e solos lentos. Humbucker-> Bastante corpo com graves e satura cedo. Tem timbre mais agressivo mas agudos aveludados. silencioso mas tende a comprimir o som reduzindo a dinmica. No ideal para ser usado sem drive. Cabe muito bem com estilos agressivos como hard e metal. Escudos (strato) e molduras de captadores: moldam a saturao gerando uma vibrao de frequncia rpida. Entregam sustain mas fazem o timbre perder boa parte da qualidade da madeira. Cordas: Essa uma velha discusso, qual o calibre ideal? Cordas mais pesadas tem timbre encorpado e salientam bem as frequncias graves, mas tornam a execuo de bends e partes com pegada uma tarefa penosa. Calibres leves soam mais estridentes, enferrujam mais rpidos, mas so fceis de serem manipulados. A escolha deve ser do guitarrista, at que ponto a tocabilidade deve ser prejudicada pelo timbre? Ao das cordas: Quando usadas muito baixas facilitam a velocidade mais dificultam os bends e tem a tendncia a fazerem o som perder vida. Muito altas aumentam demais a tenso e impossibilitam uma execuo confortvel, alm de desafinarem ao toque. Ache um ponto mdio onde o timbre no fica comprometido e a tocabilidade satisfatria. Palheta: As finas geram notas com bastante ataque e brilho e anexam ao som um estalado tpico de palheta. As grossas soam mais aveludadas e facilitam a incluso de pegada em partes mais pesadas. Cabos: Opte pelos blindados com um bom revestimento e bitolas em ouro (18k-24k). O cabo carrega o sinal da guitarra para o amplificador, ento vital para um timbre final decente. Evite comprimentos acima do necessrio para no haver perda do sinal. Pedais: Com construo robusta e conexes bem feitas. D preferncia aos mais populares de marcas consolidadas e com true by-pass que mantm o sinal da guitarra inalterado quando no esto sendo usados. Evite pedais barulhentos. Transistorizado X Valvulado: Se for possvel opte sempre pelos amplificadores valvulados que entregam o som mais limpo e definido, com bastante corpo e sustain. Visite-> Transistorizado X Valvulado (breve) Falantes: o ponto final na cadeia de formao de timbre e deve traduzir e reproduzir com exatido o som que recebe. Pode adicionar suas caractersticas (personalidade do falante), sem comprometer no resultado final. Com um nmero maior de falantes h a consolidao do grave, ento deve-se evitar usar caixas com 4 falantes ou mais em ambientes pequenos.

Microfone: So usados para a captao do som em estdio de gravao e em sonorizaes ao vivo. Recomendo o uso de um microfone dinmico como o Shure Sm57 colocado prximo ao falante (1 ou 2 cm). Quando muito prximos captam o som seco e estridente, muito longe incluem bastante ambincia e abafam os agudos. Costumo usar prximo (1 cm) mas afasto um pouco do centro do falante e angulo um pouco o bocal (15-30 graus), assim tenho bastante presena mas reduzo o estridente. Energia eltrica: um dos fatores que mais adiciona sujeira ao som. Em estdio procure ter uma fiao exclusiva para aparelhos sonoros e prime pela qualidade dos transformadores, afinal so eles que entregam a energia. Os cabos de eletricidade devem ser de qualidade (caros) e isso faz toda a diferena no resultado final. Habilidade tcnica: esse um fator fundamental para um bom resultado final. Um bom timbre tambm resultado do controle pleno na execuo do guitarrista, nele esto embutidos a limpeza, a pegada e a interpretao. Dois guitarristas tocando com o mesmo equipamento soam diferentes pois tocam de forma diferente. Ouvido: Lembre que usamos o ouvido para escutar as referncias e projetar um timbre, ento um ouvido bem desenvolvido est mais apto a atingir um resultado satisfatrio. Aprenda a escutar tambm de forma racional, achando palavras chave que definam as sensaes recebidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen