Sie sind auf Seite 1von 3

Programa de Ps-graduao stricto sensu em Ensino (PPGEn) Nvel Mestrado rea de Concentrao: Cincias, Linguagens, Tecnologias e Cultura Linhas

s de Pesquisa: - Ensino em Cincias e Matemtica - Ensino em Linguagens e Tecnologias O Programa de Ps-graduao stricto sensu em Ensino (PPGEn) Nvel Mestrado, ao abarcar a pesquisa terico-prtica, nos diversos nveis e modalidades de ensino, possibilitar uma viso integradora da educao, que em geral no vislumbrada na atual organizao poltica de avaliao em larga escala e descentralizao. Esta viso se torna mais difcil nas polticas educacionais descentralizadas, caracterizadas pela organizao do ensino em regime de colaborao entre unio, estados e municpios. Na educao pblica do Estado do Paran, tal poltica resulta na diviso entre educao infantil e anos iniciais, ofertadas pelos municpios, e anos finais do ensino fundamental e ensino mdio, ofertados pelo Estado. So objetivos do Programa:

Qualificar profissionais para a atuao em pesquisa no ensino, em contexto multitnico e plurilingustico; Fomentar a pesquisa no ensino de cincias, linguagens e tecnologias; Capacitar docentes para a atuao no ensino superior, institutos de pesquisas e assessorias tcnico-cientficas; Promover o intercmbio com os pases vizinhos, Argentina e Paraguai, com o objetivo de investigar as peculiaridades do ensino na trplice fronteira, com vistas elaborao conjunta de prticas educacionais, curriculares e de formao inicial e continuada de professores, adaptadas a essa realidade; Formar um profissional com base terica slida e integradora para atuao em diferentes desafios encontrados na sala de aula; Formular estratgias didticas para contemplao do contedo/mtodo/aprendizagem nas reas de Tecnologias, Linguagem, Matemtica e Cincias tendo como horizonte o sucesso escolar em tais reas; Analisar, selecionar e avaliar alternativas didticas, inclusive as que implicam o domnio das tecnologias digitais;

Contribuir para firmar uma tradio de estudos e pesquisas na rea de ensino nos diferentes nveis da Educao Bsica e compreender a relao entre a produo de conhecimentos cientficos e as possibilidades de interveno na realidade; Desenvolver condutas que visem a formao profissional reflexiva do professor como agente de mudanas.

O profissional a ser formado o professor de educao bsica e superior que investigue questes atinentes ao ensino de cincias, matemtica, linguagens e tecnologias e seja comprometido com a melhoria da qualidade da educao.

rea de Concentrao
Cincias, Linguagens, Tecnologias e Cultura Ao nominar ensino de, tem-se aqui uma posio interdisciplinar, ou seja, este ensino de alguma coisa. Nessa perspectiva, h que se buscar a construo de um objeto novo, o ensino, caracterizado pela pluralidade de teorias e prticas. Em linhas gerais algumas situaes de interfaces podem ser destacadas: 1) As Cincias lidam, geralmente, com a Linguagem num sentido mais instrumental, do mesmo modo que lidam com as tecnologias; 2) a Linguagem pode se entendida para alm do instrumento e ser compreendida como locus em que a Cincia e Tecnologia tornam-se possveis; 3) A tecnologia interfere, direta e indiretamente, nos fazeres cientficos e, tambm, gera uma linguagem especfica. O foco principal do Programa est na formao do pesquisador na referida articulao entre Cincia, Linguagem e Tecnologia e suas implicaes para o processo de disseminao do conhecimento, por meio da docncia e formao continuada de professores em contextos multitnicos e plurilingusticos.

Linhas de Pesquisa
Ensino em Linguagens e Tecnologias A linha de pesquisa em Linguagens e Tecnologias estuda a leitura, a escrita e as aplicaes das tecnologias no ensino, bem como os contextos educativos plurilingusticos e multitnicos. A cultura da escola e a cultura na escola so os eixos norteadores da proposta. A cultura da escola engloba as prticas, as tradies e os fazeres e saberes docentes que fazem parte do cotidiano escolar. A cultura na escola alude s problemticas que perpassam o ensino da leitura e da escrita em contextos de plurilinguismo e multiculturalismo, dentre os quais se destacam as variaes lingusticas. As tecnologias so concebidas como linguagens, fazendo parte da proposta a investigao sobre mdias interativas e livros didticos.

Disciplinas
A carga horria total do Curso de 860h, com o nmero de 44 crditos a ser integralizado. Cada crdito corresponde a 15h, e cada disciplina ter 04 crditos, ou seja, 60h. O aluno ter de cursar:

04 04 04 04 08 20

crditos crditos crditos crditos crditos crditos

(1 disciplina) obrigatria da prpria linha de pesquisa; (1 disciplina) obrigatria para as duas linhas de pesquisa; (1 disciplina) eletiva; de seminrio de dissertao; de orientao; correspondentes defesa da dissertao.

Disciplinas Obrigatrias Epistemologia da Pesquisa em Ensino Seminrio de Dissertao Pesquisa Qualitativa no Ensino de Cincias e Matemtica (obrigatria para a Linha de Ensino em Cincias e Matemtica Seminrio de Pesquisa em Leitura, Escrita e Prticas Educativas em Linguagem (obrigatria para a Linha de Ensino em Linguagens e Tecnologias) Disciplinas Eletivas para a Linha de Pesquisa em Ensino de Linguagens e Tecnologias Tecnologia, Educao e Prticas Pedaggicas Prticas de Ensino em Leitura, Escrita e Oralidade em Contextos de Plurilinguismo Pesquisa em Alfabetizao e Escolarizao Prticas de Ensino e Infncia Prticas de Ensino e Qualificao Docente Design Instrucional

Das könnte Ihnen auch gefallen