Sie sind auf Seite 1von 5

Como ler partitura de bateria nvel bsico

Ler partituras de bateria a principio parece ser difcil, porm, no complexo, pois possvel primeiramente se aprimorar no bsico, e depois quando o aluno j estiver bem seguro nos toques bsicos, ir desenvolvendo naturalmente a leitura at chegar ao nvel avanado.

Normalmente quem est querendo aprender a ler partituras de bateria j sabe tocar alguma coisa, mas para acompanhar esta aula no necessrio saber muita coisa, s ter uma batera e um par de baquetas, que em poucos dias, ou at, no mesmo dia, j possvel ler os toques mais simples.

Inicialmente preciso saber o nome das peas da bateria, veja na figura abaixo quais os nomes das peas bsicas de uma bateria. Lembrando que a bateria um instrumento modular onde pode ser includo vrios componentes.

Peas bsicas de bateria: 1 Bumbo 2 Surdo 3 Caixa 4 Tons 5 Chimbal 6 Pratos de ataque e conduo

Repare que as partituras de bateria so semelhantes as usadas para qualquer instrumento, com 5 linhas onde cada marcao nas linhas ou espaos, representam uma nota, porm em vez de notas as marcaes representam as peas das baterias, deste modo fica fcil interpretar uma partitura de bateria.

Apesar de no ser padro, a maioria das partituras de bateria seguem um senso comum quanto ao posicionamento das peas na partitura. Veja como so representados cada pea bsica na partitura de bateria.

Conforme pode ser observado, as peas de metal, como os pratos, por exemplo, so representados por um x, enquanto os tambores so representados por bolinhas. Com algumas excees, os timbres mais graves ficam nas linhas de baixo da partitura, enquanto os mais agudos nas linhas de cima. Por exemplo, o Bumbo que mais grave fica entre a primeira e segunda linha, enquanto a Caixa, com um som mais agudo, fica no espao entre a 3 e 4 linha. Veja o exemplo.

Ento, quando aparecer uma bolinha entre a primeira e segunda linhas para ser tocado o Bumbo, e quando aparecer uma bolinha entre a 3 e 4 linha para ser tocado a Caixa, e assim por diante. Fcil, no?

Aprender diviso de tempo muito importante para aprender as batidas corretamente. Os tempos de execuo de cada nota, como por exemplo: mnima, semnima, colcheia, semi colcheia, etc , vo depender do smbolo que aparece como uma haste, ou no, em cada nota. Veja a tabela abaixo:

Para entender como funciona, basta verificar os valores por compasso. No caso do 4/4, o nmero de cima a quantidade de tempos por compasso, a de baixo, qual figura, ou nota, vai valer um tempo, portanto, a semnima tem valor 1, ento em cada compasso pode haver 4 semnimas,ou 8 colcheias, ou 2 semnimas e 4 colcheias, por exemplo.

No exemplo abaixo temos uma batida de bateria em um compasso 4/4. Como todas as notas abaixo so semnimas, segundo a frmula de compasso, teremos uma semnima por tempo.

Repare que em cada tempo duas notas so executadas ao mesmo tempo. No 1 tempo, chimbal e bumbo, no 2 tempo: chimbal e caixa, no 3 tempo: chimbal e bumbo; e no 4 tempo: chimbal e caixa.

Veja mais alguns exemplos:

Alm dos bateristas iniciantes e profissionais, as pessoas que produzem msica eletrnica e que usam programas com Fruity Loops (FL Studio), ou outro programa para DJ qualquer, fazem uso da leitura de partituras de bateria para fazerem seus grooves.

Por ltimo veja este vdeo sobre leitura de partituras de bateria para aprender um pouco mais.

Das könnte Ihnen auch gefallen