Sie sind auf Seite 1von 7

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos

Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 1 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Esta FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico est em conformidade com a NBR 14725, e contm informaes baseadas em dados disponveis das unidades Henkel no Brasil, e/ou no exterior. Produto:

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA


Nome do Produto: Categoria: Nome da Empresa: Endereo: Telefone da Empresa: Telefone de Emergncia: Fax: E-mail : Contato: Cascola Cascorez Extra Adesivo a base de PVAc Henkel Ltda. Av. Prof. Vernon Krieble, 91 Itapevi S.P. Brasil CEP 06696-070 ( 0 XX 11 ) 3205 7000 ( 0 XX 11 ) 3205 7000 ( 0 XX 11 ) 3205 7162 she.itapevi@br.henkel.com Depto. de Segurana & Meio Ambiente

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Natureza Qumica: Adeisov base de disperso de poliacetato de vinila Faixa de concentrao (%): Inferior a 0,5% Inferior a 0,5% Inferior a 0,1% CAS No.: 108-05-04

Nome qumico ou genrico Acetato de Vinila Tensoativos Biocida ( No Mercurial)

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais Importantes: Em contato direto com os olhos poder causar irritao. Efeitos do Produto: Irritao. Perigos Especficos: N/D Principais Sintomas: Irritao aos olhos, sistema respiratrio e digestivo.

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 2 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Medidas de Primeiros Socorros Inalao: Remover o paciente para local arejado, se necessrio fazer respirao de apoio e procurar orientao mdica. Contato com a pele: Remover as roupas e materiais da pele e lavar a parte atingida com muita gua e sabo. Em caso de irritao da pele, procurar orientaes mdicas. Contato com os olhos: Lavar com gua em abundncia por pelo menos 15 minutos, em caso de irritao, procurar orientao medica. Ingesto: Procurar auxlio mdico. CEATOX 0800-148110 Proteo ao socorrista: N/D

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Procedimentos especiais de combate ao fogo: Produto no inflamvel, mas que poder sofrer decomposio em elevadas temperaturas, liberando gases de queima, cuja composio depender das condies de queima. Todos os tipos de extintores so utilizaveis e devem ser selecionados em funo de outros materiais presentes na combusto. Isolar a rea de incndio. Evacuar local obedecendo direo perpendicular e nunca contra a direo do vento. No respirar vapores, gases ou fumaas geradas. Conter gua utilizada no combate, para minimizar possveis contaminaes ambientais.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precauoes pessoais: Utilize equipamento de proteo individual conforme descrito na seo 8 Controle de poeira: No aplicavl Vazamentos: Isolar a rea. Utilizar equipamentos e vestimentas de proteo, afastando, pessoas no envolvidas na operao. Se possvel estancar o vazamento. Evite que o material ou guas de lavagem atinjam cursos de gua, rios e esgotos. Derrramentos: Confinar o fluxo do derrame com diques de terra areia. Absorver com areia ou outro, material absorvente.Coletar em recipiente devidamente identificado para posterior remoo e disposio.

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 3 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio Medidas Tcnicas apropriadas para o manuseio: Precaues e Orientaes para Manuseio Seguro: Produto no classificado como perigoso, no inflamvel e no txico. Rotulagem de Embalagens/Recipientes: Produto no classificado como perigoso, no requerendo indicaes especiais, alm das identificaes convencionais. Armazenamento Condies de Armazenamento Adequadas: Ambiente ventilado e seco, protegido de intempries e na embalagem original. A Evitar: No reutilizar a embalagem. Recomenda-se no expor o produto em contato com Ao Carbono, Cobre Zinco e Alumnio, devido corroso. Produtos e materiais incompativeis: Ao Carbono, Cobre, Zinco e Alumnio. Materiais Seguros para embalagens: Embalagem original.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Equipamento de Proteo Apropriado: EPI( Equipamento de proteo individual) : N.A. EPC( Equipamento de proteo coletiva): N.A.

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 4 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Estado Fsico: Cor: Odor: pH: Ponto de Ebulio: % Volateis Densidade relativa (gua = 1) Viscosidade: Ponto de Fulgor: Solubilidade em gua: Solubilidade em outros solvente : Limites de inflamabilidade no ar Lquido Branco Caracterstico PVAc 4,0 5,0 ~ 100C 55% 1,05 g/cm3 a 25C 6000 8000 cP 25C N/A, produto no inflamvel Miscibilidade Total N.D. N.A. produto no inflamvel

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Estabilidade: O produto estvel em temperaturas de estocagem entre 5 e 30C Riscos de Polimerizao: No ocorre polimerizao espontnea ou descontrolada deste produto. Materiais ou Substncias Incompatveis: A Recomenda-se no expor o produto em contato com Ao Carbono, Cobre , Zinco e Alumnio, devido Corroso. Produtos Perigosos da Decomposio: Monxido de carbono.

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 5 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Efeitos Agudos Locais: Contato com a pele: No irritante Contato com os olhos: Irritao dos olhos provocada pelos tensoativos Inalao: No txico Ingesto: Irritao dos tecidos intestinais. Efeitos agudos Sistemicos Funcional: No h evidncias de efeitos adversos conhecidos atribuidos ao produto, nas informaes disponveis. Neurolgico: No h evidncias de efeitos adversos conhecidos atribuidos ao produto, nas informaes disponveis, Efeitos Crnicos No h evidncias de efeitos adversos conhecidos atribuidos ao produto, por nenhuma das vias de exposio. Condies de sade agravadas pela superexposio: So os sintomas dos efeitos crnicos apresentados de maneira bem rpida Notas para o Mdico: No h antidoto especfico. Tratamentos das exposies devero ser redirecionados ao controle dos sintomas e condies clnicas baseadas no julgamento medico em resposta s reaes do paciente. Dados toxicologicos: Coelhos- Estudo por teste de irritao dermica primaria e teste de toxicidade aguda por via oral em coelhos tem demonstrado que polimeros vinlicos apresentam caractersticas ligieramente irritantes e no apresentam sinais de intoxicao.

12. INFORMAES ECOLGICAS


DBO: N.D. Toxidade para peixes: N.D. Riscos ao meio ambiente: No h registros de ocorrncias para subsidiar os provveis riscos ao meio ambiente. Biodegradao: O produto no biodegradvel. No deve ser descarregado no meio ambiente e em cursos de gua.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Vazamento: Isolar a rea. Utilizar equipamentos e vestimentas de proteo, afastando pessoas no envolvidas na operao. Se possvel estancar o vazamento. Evite que o material ou guas de lavagem atinjam cursos de gua , rios e esgotos Derrame: Confinar o fluxo do derrame com diques de terra ou areia. Absorver com areia ou outro material absorvente. Coletar em recipiente devidamente identificado para posterior remoo e disposio. Mtodos de Disposio: O produto contaminado poder se reciclado ou destrudo. A disposio final do produto dever ser acompnhada por um especialista e estar de acordo com a legislao ambiental local.

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 6 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


TERRESTRE Nmero ONU: Nome Apropriado p/ Embarque: Classe de Risco: Nmero de Risco: Grupo de Embalagem: FLUVIAIS Nmero ONU: Nome Apropriado p/ Embarque: Classe de Risco: Nmero de Risco: Grupo de Embalagem: MARTIMO Nmero ONU: Nome Apropriado p/ Embarque: Classe de Risco: Nmero de Risco: Grupo de Embalagem: AREO Nmero ONU: Nome Apropriado p/ Embarque: Classe de Risco: Nmero de Risco: Grupo de Embalagem: Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio Sem restrio De acordo com a legislao de transporte em vigor, o produto no classificado como perigoso.

15. REGULAMENTAES
Ateno para regulamentaes locais

FISPQ - Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos


Cascola Cascorez Extra FISPQ n : 30-08-40 Pgina: 7 de 7 Data da ltima Reviso: 04/01/2012 Produto:

16.

OUTRAS INFORMAES
Instruir quem trabalha com o produto, do uso com segurana e as situaes de emergncia. Remover da exposio os trabalhadores que exibam sinais de sensibilidade na pele. Intensificar a necessidade do uso dos EPI`s. NOTA: As informaes contidas nas Fichas de Informao de Segurana do Produto Qumico so as que julgamos suficientes, nas datas de emisso das respectivas FISPQ para que nossos produtos sejam manuseados sempre de maneira segura, e em observncia restrita legislao regulamentadora de segurana. Estas informaes devero servir de orientao ao usurio e este determinar que o produto seja sempre utilizado de maneira segura, no pressuposto de que este venha a excluir elementos agressores oriundos do processo operacional ou dele resultantes. Referncias: FISPQ N.356PA Abreviaturas: AGGIH American Conference of Governmental Industrial Hygienists CAS: Chemical Abstracts Service DBO: Demanda Bioqumica de Oxignio IATA: International Air Transport Association IMDG: International Maritime Dangerous Goods N.A.: No Aplicvel N.D.: No Definido LT: Limite de Tolerncia NFPA: National Fire Protection Association ONU: Organizao das naes Unidas OSHA: Occupational Safety and Health Administration STEL: Short Thereshold Exposition Limit TWA: Time Weighted Average Concentration M.S.D.S. : Material Safety Data Sheet

Maiores informaes podem ser obtidas com o Departamento de Segurana & Meio Ambiente no seguinte endereo: Henkel Ltda. Av. Prof. Vernon Krieble, 91 06696-070 Itapevi SP Tel ( 0 XX 11) 3205 7000 Fax ( 0 XX 11) 3205 7162 E-mail: she.itapevi@br.henkel.com

Das könnte Ihnen auch gefallen