Sie sind auf Seite 1von 7

O cho da escola Construo e afirmao da identidade

Maria Teresa Leito de Melo*

RESUMO: O artigo parte da considerao do cho da escola enquanto espao de construo e afirmao da identidade dos trabalhadores em educao. A afirmao pedaggica e a ao educativa dos funcionrios de escola se comunicam com as contradies da organizao escolar ainda autoritria e hierarquizada e com as perspectivas de profissionalizao. A gesto democrtica escolar encontra no projeto poltico-pedaggico (PPP) o instrumento, por excelncia, para tematizar e sintetizar o processo de democratizao da organizao escolar e a construo da identidade profissional. Palavras-chave: Funcionrio escolar. Cho da escola. Identidade profissional. Projeto poltico-pedaggico (PPP). Profissionalizao.

O cho da escola, promotor de identidades

C
*

erta vez, quando era dirigente da Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao (CNTE), participava de um debate sobre a profissionalizao dos funcionrios de escola e um porteiro pediu a palavra para nos afirmar:
Sou porteiro da escola, s estudei at a 7 srie. Quero estudar mais, concluir o ensino mdio, ter na minha ficha funcional um cargo prprio e no apenas agente administrativo. Eu quero que no nome do meu cargo tenha a palavra escola ou a palavra educador, porque mesmo que eu seja porteiro eu serei porteiro de escola e no porteiro de edifcio ou de hotel e isso muito diferente.

Pedagoga com especializao em magistrio do Ensino Mdio. Professora Aposentada de Educao Bsica da Rede Pblica Estadual de Pernambuco. Teresa Leito deputada estadual em Pernambuco. Site: <www.teresaleitao.com.br>.

Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

391

Maria Teresa Leito de Melo

Foi sob esta perspectiva que a CNTE construiu sua tese de profissionalizao dos funcionrios e sua concepo da identidade coletiva dos trabalhadores em educao: o cho da escola como sntese, como ponto de encontro. Demarcar nesse territrio as contradies, as polmicas e as possibilidades de dilogo um exerccio desafiador, que no se faz sem dores ou choros, mas que enseja muita felicidade e aprendizagens. A prpria escola, ao absorver a diviso social do trabalho que se d na sociedade, nos apresenta elementos para refletir sobre o espao pedaggico ocupado pelos funcionrios. A primeira constatao a de que ainda existe uma grande diversidade na denominao desses trabalhadores. Desde no-docentes (afirmando-se pela negao, pelo no ser professor) at agentes, auxiliares, assistentes para, finalmente, a partir da denominao de profissionais da educao, serem traduzidos na Lei n 12.014, de 2009 (BRASIL, 2009), de autoria da senadora Ftima Cleide (PT-RO), como tcnicos em reas pedaggicas ou afins. A questo da identidade mexe com valores, impulsiona a prtica, direciona as relaes na escola, cria o sentimento de pertencimento. Da ser importante considerar a reivindicao do porteiro de ser um educador e como tal se portar e ser tratado diante da realidade da escola. A identidade se constri na coletividade, do eu para o ns (SOUZA, 2000, p. 75). dessa relao que nasce o compromisso com o projeto da escola, no qual cada um se v como pea fundamental para pensar, para emocionarse, para fazer. No fcil tocar em feridas to profundas, marcadas pela hierarquia, pelo noser educador, pelo no poder falar, pelo no poder entrar nos ambientes pedaggicos a no ser para limp-los e arrum-los. Chega-se ao extremo de termos funcionrios de escola semi-alfabetizados... Este o desafio inicial da democratizao da gesto, espao de participao de toda a comunidade escolar. Afirmar, no prembulo, que o cho da escola no um cho qualquer - um cho que congrega, que constri, que educa. por isso que merendeira no cozinheira de restaurante, que secretria no recepcionista de hotel, que porteiro no porteiro de banco. Com todo respeito aos demais, os da escola so educadores e educadoras e desta forma que devem ser formados, tratados e considerados.

Gesto democrtica e projeto poltico-pedaggico A construo da identidade coletiva de educadores, tendo em vista um projeto de escola gerido democraticamente, no tarefa fcil. Analisei esta questo em outro artigo sobre gesto democrtica, abordando dois enfoques (MELO, 2001, p. 246). O primeiro diz respeito aos conflitos que se expressam no cotidiano da escola. Professores,
392

Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

O cho da escola: construo e afirmao da identidade

funcionrios, estudantes e seus pais no raras vezes tm expectativas diversas quanto funo da escola, sua forma de gesto e seu projeto-poltico-pedaggico. No segundo enfoque, fao uma distino entre compartilhar e democratizar a gesto. No quero fazer jogo de palavras e de seus significados. At gosto da idia pedagogicamente amorosa de compartilhar, pois nos lembra dividir com outros, dar e receber, participar. Para a gesto seria um movimento necessrio, porm incompleto, sobretudo com agentes sociais to distintos. A gesto democrtica, alm disso, se fundamenta na autonomia escolar, na descentralizao do poder, na representatividade dos conselhos escolares, no controle e monitoramento, na escolha democrtica dos dirigentes escolares, enfim, na incluso de todos os segmentos da escola. Incluir no significa apenas contemplar com uma vaga, mas, [...] criar espaos e abrir possibilidades de incluir a todos no projeto poltico-pedaggico da escola, desde a sua concepo e elaborao at a sua implementao no dia-a-dia da escola. (MELO, 2001, p. 253). A primeira manifestao prtica da gesto democrtica repensar a forma de organizao da escola, desde o quadro curricular com seus tempos e espaos ao relacionamento com a comunidade; desde o modelo de avaliao s reunies com pais e mes. Como fazer escolhas, que escolhas fazer e o que fazer com as escolhas feitas. Organizar tudo isso, garantindo a participao de todos, o melhor roteiro para elaborar um projeto poltico-pedaggico includente. Gosto de cham-lo assim projeto poltico-pedaggico ao invs de proposta pedaggica, sobretudo na perspectiva do foco desta reflexo, que a relao da gesto democrtica com a participao dos funcionrios. Ao defini-lo, j indicamos uma posio quanto sua concepo: projeto, porque tem intencionalidade, construo da utopia; poltico, porque toma posio, tem lado; pedaggico porque acontece na escola, prprio dela. Desta forma, o projeto poltico-pedaggico, em suas fases de elaborao, implementao, avaliao e possveis redirecionamentos, pode-se tornar espao propcio para que a escola se veja, se reveja e encontre os caminhos da democratizao da gesto. Por fim vale lembrar que este processo de construo, contribuir para a superao de uma dicotomia histrica na escola: o trabalho intelectual (dos professores) e o trabalho manual (dos funcionrios). Gestes tecnicistas e centralizadoras chegam a realar tal realidade, o que dificulta, inclusive, o alcance dos objetivos para a construo de saberes, a socializao dos conhecimentos e o enriquecimento cultural. A especificidade do trabalho desenvolvido na escola nos remete questo da identidade dos funcionrios, de sua participao efetiva na gesto e, em ltima instncia, a de vencer a falta de visibilidade que limita o reconhecimento da ao educativa dos funcionrios.

Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

393

Maria Teresa Leito de Melo

A afirmao educativa dos funcionrios Para alm do contexto cotidiano da escola e considerando a luta histrica dos trabalhadores em educao, mais uma vez vamos encontrar o desafio da incluso dos funcionrios escolares como agentes sociais na construo de uma escola democrtica e de qualidade. A sua afirmao educativa est ligada aos processos lentos e graduais de profissionalizao, conquistados a duras penas e nascidos da convico militante das entidades sindicais representativas dos trabalhadores em educao. Com a unificao das associaes e sindicatos de professores, iniciada na dcada de noventa, os funcionrios ocupam lugar estratgico na definio desta nova categoria que surge do cho da escola. um novo conceito a desafiar a desprofissionalizao, a terceirizao, a invisibilidade a que estavam relegados os funcionrios. Com educao bsica incompleta, impedidos de fazer greve, distantes da entidade sindical, apartados da participao nas decises da escola, os funcionrios passam a ser o grande desafio da incluso, da democratizao, de afirmao da categoria dos trabalhadores em educao. As pautas de reivindicao ganham novos itens, a agenda de polticas pblicas, novas exigncias. Como considerar democrtica uma gesto que permite trabalhar na escola pessoas a quem o direito educao foi negado? Como considerar democrtica uma gesto que no permite a fala e a opinio de todos os segmentos da comunidade escolar? A escola desperta para essas contradies, impulsionada, sobretudo, pelos sindicatos, que trazem para o debate mais amplo das polticas pblicas de educao e da legislao educacional a questo dos funcionrios. E o que vem a ser a questo dos funcionrios, se no, em primeira hora, a sua identidade profissional? Colocam-se neste mbito, a meu ver, desde o sentimento de pertencimento comunidade escolar, com as devidas oportunidades de participao, at as polticas de formao e carreira como indicadores e referenciais da profissionalizao. De maneira muito estratgica e respeitosa, o movimento sindical dos trabalhadores em educao no quer apenas ampliar a sua base de representao com os funcionrios e deix-los no estgio em que se encontravam quando da unificao. Muito pelo contrrio, embora a imagem mais forte relacionada educao seja a do professor, os funcionrios conquistam espaos valiosos na identidade da categoria dos trabalhadores em educao, ampliando-se o prprio conceito de profissionais da educao. Para tal, h de se considerar como indispensveis as polticas de formao e de elevao da escolaridade, iniciadas com a experincia do Profuncionrio, bem como a reviso dos planos de cargos e carreira, de modo a contemplar todo o quadro da educao e no apenas os professores. Esses movimentos de dilogos e de conflitos, envolvendo a escola, os sindicatos, o poder pblico e a sociedade, interagem, tambm, com a concepo de gesto democrtica, seja da prtica escolar, seja das polticas pblicas.
394
Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

O cho da escola: construo e afirmao da identidade

O debate sobre a valorizao e a profissionalizao dos funcionrios cada vez mais presente nas diversas instncias institucionais, influenciando na conceituao de qualidade e de democracia das polticas educacionais. O Ministrio da Educao dedica ateno especial ao tema e estimula, atravs de convnios, que estados e municpios incorporem polticas de profissionalizao dos funcionrios em suas aes governamentais. O Conselho Nacional de Educao regulamenta - pela Resoluo n 5, de 22/11/2005 (BRASIL, 2005) - a rea profissional n 21, de Servios de Apoio Escolar, para a oferta de cursos de tcnico de nvel mdio. O Congresso Nacional rompe barreiras do conservadorismo e v tramitar projetos de lei, de iniciativa parlamentar, que buscam inserir os funcionrios no patamar de profissionais da educao: O projeto da senadora Ftima Cleide, de Rondnia, hoje Lei federal n 12.014, de 6 de agosto de 2009 (BRASIL, 2009) e o projeto do deputado Carlos Abicalil, do Mato Grosso, que trata das Diretrizes dos Planos de Carreira (BRASIL, 2003). Na avaliao do professor Horcio Reis, vice-prefeito de Olinda-PE e poca diretor do Departamento de Articulao e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino, do MEC, esses projetos
[...] apontam para a reverso de uma relao preconceituosa e de dominao existente no interior da escola e nos sistemas de ensino, envolvendo esses funcionrios, bem como acenam para um entendimento nacional sobre o que pode ser concebido para as definies, de forma unificada, das remuneraes e carreiras daqueles que trabalham no setor da educao. (REIS FILHO, 2007, p. 33).

A ao educativa dos funcionrios est, pois, ligada a sua identidade e seu pertencimento comunidade escolar, includa na sua participao no projeto polticopedaggico da escola e vinculada aos processos de profissionalizao como poltica pblica de valorizao. Os impactos positivos da conjugao dessas iniciativas se fazem sentir na qualidade e no nvel de exigncia da gesto educacional. A complexidade da escola e os desafios da prtica pedaggica, frente dinmica da sociedade, ao perfil dos alunos, s respostas que precisam ser dadas realidade que adentra as salas de aula, no pode prescindir da qualificao dos profissionais da educao e da democratizao da gesto. Este um debate que na trajetria da educao est apenas comeando, mas que pode contribuir para a inscrio de um novo ciclo na histria da educao e dos educadores. Um ciclo com as cores da superao, com os sons da participao, com as marcas da construo coletiva. A nossa jovem e inquieta democracia certamente ir agradecer educao, por ter desafiado as estruturas, por ter sonhado com a incluso, por ter buscado conferir gesto a marca da democratizao e da qualidade. E nossos companheiros e companheiras, orgulhosamente, continuaro a vestir suas camisas com a histrica estampa: funcionrios de escola, tambm educadores.
Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

395

Maria Teresa Leito de Melo

Recebido em novembro de 2009 e aprovado em janeiro de 2010.

Referncias
BRASIL. Senado Federal. Lei Federal n 12.014 de 6 de ago. de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educao. Publicada no DOU de 7 ago. 2009. (Iniciativa da Senadora Ftima Cleide, PT-RO). Disponvel em: <http://www.presidencia.gov.br/legislacao/>. Acesso em: jan. 2010. BRASIL. Cmara dos Deputados. Projeto de Lei n 1.592/2003. Estabelece princpios e diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educao bsica pblica. (Iniciativa do Deputado Federal Carlos Abicalil, PT-MT). Disponvel em: <www.camara.gov.br>. Acesso em: jan. 2010. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Resoluo n 5, de 22 nov. de 2005. Republicada no DOU de 9 dez. 2005. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb05_05.pdf>. Acesso em: jan. 2010. MELO, Maria Tereza Leito de. Gesto educacional: os desafios do cotidiano escolar. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Mrcia ngela da Silva (Org.). Gesto da Educao: impasses, perspectivas e compromissos. So Paulo: Cortez, 2001. REIS FILHO, Horcio Francisco dos. Profuncionrio: formao e transformao. Cadernos de Educao: funcionrio de escola: identidade e compromisso. CNTE, ano XII, n.18, p. 31-36, jul. 2007. SOUZA, Joo Francisco de. O pensamento de Paulo Freire e a educao do trabalhador e da trabalhadora. In: WATANABE, Clia Hissae; CORRA, Maria dos Prazeres Advncula Valena; ALMEIDA, Roseny de. A prtica poltica pedaggica da CUT no nordeste: um dilogo com as experincias. Recife: Edies Bagao, 2000. p. 61-80.

396

Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

O cho da escola: construo e afirmao da identidade

The school floor Construction and affirmation of the identity


Abstract : This text starts from the consideration that the school floor is a space of construction and affirmation of the school employees identity. The pedagogical affirmation and the educative action of school employees communicate with the contradictions of the school organization, which is still authoritarian and hierarchical, and with the perspectives of professionalization. The democratic school management finds in the political-pedagogical project (PPP) the instrument, par excellence, to thematize and to synthesize the democratization process of the school organization and the construction of the education employees identity. Keywords: School employees. School floor. Professional Identity. Political-pedagogical Project (PPP).

El espacio de la escuela Construccin y afirmacin de la identidad


RESUMEN: El artculo parte de la consideracin del espacio de la escuela en lo que se refiere al espacio de construccin y afirmacin de la identidad de los trabajadores en educacin. La afirmacin pedaggica y la accin educativa de los funcionarios de escuela se comunican con las contradicciones de la organizacin escolar aunque autoritaria y jerarquizada y con las perspectivas de profesionalizacin. La gestin democrtica escolar encuentra en el proyecto poltico-pedaggico (PPP) el instrumento, por excelencia, para tematizar y sintetizar el proceso de democratizacin de la organizacin escolar y la construccin de la identidad profesional. Palabras-clave: Funcionario escolar. Espacio de la escuela. Identidad professional. Proyecto polticopedaggico (PPP). Profecionalizacin.

Gestion dmocratique et employs de lcole Identit et participation


RSUM: Ce texte part de la considration du sol de lcole en tant quespace de construction et affirmation de lidentit des travailleurs en ducation. Laffirmation pdagogique et laction ducative des employs de lcole se communiquent avec les contradictions de lorganisation scolaire encore autoritaire et hirarchise et avec les perspectives de professionnalisation, par des politiques de formation et de carrire. La gestion dmocratique dialogue avec tout ce contexte, elle-mme charge par des limitations, et encontre le projet politique-pdagogique (PPP) comme linstrument, par excellence, pour thmatiser e synthtiser le processus de dmocratisation et la construction de lidentit des professionnels de lducation. Mots-cl: Employ scolaire. Sol de lcole. Identit professionnel. Projet politique-pdagogique (PPP). Professionalisation.

Revista Retratos da Escola, Braslia, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponvel em: <http//www.esforce.org.br>

397

Das könnte Ihnen auch gefallen