Sie sind auf Seite 1von 24

TECNOLOGIA DE PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

1. O FOGO A finalidade deste curso trazer conhecimentos suficientes para os alunos com relao ao comportamento do fogo. necessrio para isso, um entendimento da natureza qumica e fsica que inclui informaes sobre fontes de calor, composio e caractersticas dos materiais e as condies necessrias para a combusto. TEORIA DO FOGO Conceito FOGO ou COMBUSTO (so sinnimos) uma reao qumica (mistura dos elementos), de oxidao (transformao da matria de seu estado fsico natural), auto-sustentvel, com liberao de Luz, Calor, Fumaa e Gases. Para entendermos melhor como os elementos se unem, utilizamos a figura geomtrica do TETRAEDRO (quatro tringulos) onde, cada tringulo representa um elemento, formando uma nica pea, conforme figura abaixo. Os elementos do fogo so:

CALOR, COMBUSTVEL, COMBURENTE e REAO EM CADEIA.

CALOR = Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico.

FORMAS DE ENERGIA

Mecnica atrito entre dois corpos. A presso e o movimento que exercemos sobre duas superfcies slidas provocam micro fagulhas onde h o aquecimento da matria. O palito com fsforo, a pedra do isqueiro, o metal no esmeril, so alguns exemplos.

Eltrica o chuveiro, o ferro de passar roupas, a lmpada acesa, o curto circuito, so alguns exemplos. A energia esttica do corpo, por uso de roupas que absorvem calor, tambm uma forma de energia eltrica.

Energia Qumica Mistura de produtos qumicos (graxa com oxignio, gua com soda custica) ou as reaes qumicas do prprio fogo, produzem energia.

Energia Nuclear quebra ou fuso de tomos, tal como o microondas, raio laser, a compresso do urnio.

Propagao do Calor Conduo Movimentao do calor por meio de um corpo, ou seja, DE MOLCULA A MOLCULA. A direo do movimento se d em todos os sentidos; ex: a colher com cabo sem revestimento deixada na panela ao fogo; a lateral de um fogo com o forno aceso.

Conveco Movimentao do calor pela fumaa e gases em alta temperatura. A direo do movimento sempre se d na ascendente. Ex: coloca-se uma folha de papel acima da chama da vela que, com os gases aquecidos queima o papel.

Irradiao movimento do calor por ondas calorficas. A direo do calor sempre se d na horizontal. A incidncia do Sol sobre a Terra.

Pontos de Temperatura - Os combustveis so transformados pelo calor, e a partir desta transformao, que combinam com o oxignio, resultando a combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido.

Fulgor - mesmo com fonte de calor externa no h fogo (flash) Combusto necessita de fonte de calor externa. Ignio no necessita de fonte de calor externa.

EXEMPLOS DE PONTOS DIFERENTES DE FULGOR

Substncias Acetileno Acetona lcool Asfalto Gasolina Monxido de Carbono leo de Soja Parafina Querosene

Ponto de fulgor = C Gs -17,7 12,6 204 -45,5 Gs 282 199 38

Combustvel todo material que tem a propriedade de queimar, e so assim encontrados na natureza:

Slidos tm forma definida; queimam e deixam resduos; queimam tanto em superfcie quanto em profundidade. Ex: papel, papelo, madeira, tecido, espuma. Os SLIDOS se transformam em lquido e posteriormente em gases para queimarem.

Lquidos, Graxas e Gases no tm forma definida; queimam e no deixam resduos; queimam s em superfcie. Os LQUIDOS se transformam em gases para queimarem. Os gasosos no tm pontos de fulgor e de combusto.

Pirlise - decomposio qumica da matria / substncia atravs do calor. Temperatura 200C 200C - 280C 280C 500C Acima de 500C Reao Produo de vapor dgua, dixido de carbono e cidos actico e frmico. Ausncia de vapor dgua pouca quantidade de monxido de carbono a reao ainda est absorvendo calor A reao passa a liberar calor, gases inflamveis e partculas; h a carbonizao dos materiais (o que tambm liberara calor). Na presena do carvo, os combustveis slidos so decompostos, quimicamente, com maior velocidade.

LIMITES DE INFLAMABILIDADE

Combustveis Metano Propano Hidrognio Acetileno

Concentrao % Limite inferior Limite superior 1,4 5 4 2 7,6 17 75 85

COMBURENTE o elemento que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. O mais comum que o oxignio desempenhe esse papel. A atmosfera composta por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases.

Reao em Cadeia a prpria auto-sustentao. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

MTODOS DE EXTINO A finalidade impedir que haja a relao entre os quatro elementos do fogo. Isto : tirando o COMBUSTVEL, no h fogo; ou tirando o COMBURENTE, no h fogo; ou tirando o CALOR, no h fogo; ou ainda, tirando a REAO EM CADEIA, no h fogo. Para tanto, ser necessrio estudar caso a caso, a seguir.

Retirada do Material retirar o COMBUSTVEL que no est queimando do local sinistrado, impedindo sua propagao (alimentao). Quando o fogo consumir todo o COMBUSTVEL em chamas, apagar o fogo. Tambm chamado de ISOLAMENTO.

Resfriamento retirar o CALOR do material em chamas. Esse mtodo no pode ser confundido com ISOLAMENTO, que a retirada do COMBUSTVEL.

Abafamento retirada do COMBURENTE. fazer com que o fogo possua uma quantidade inferior a 8% de O2, na maioria dos casos.

Quebra da Reao em Cadeia Consiste em quebrar as molculas de O2, impedindo a reao. diferente do ABAFAMENTO, que diminui a quantidade de O2 no ambiente.

Classificao dos Incndios e Mtodos de Extino Os incndios so classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situao em que se encontram. Essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico.

Incndio Classe A Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha.

Mtodo de extino Necessita de resfriamento para a sua extino, isto , do uso de gua ou solues que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combusto, abaixo do seu ponto de ignio. A retirada do Combustvel tambm pode ser utilizado quando favorvel.

Incndio Classe B Incndio envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. caracterizado por no deixar resduos e queimar apenas na superfcie exposta e no em profundidade.

Mtodo de extino Necessita para a sua extino do abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia. No caso de lquidos muito aquecidos (ponto da ignio), necessrio diminuir a temperatura do recipiente. Quando se tratar de reservatrios fixos com grande quantidade de lquidos, utilizamos os mtodos combinados (abafamento/quebra da reao e o isolamento).

Incndio Classe C Incndio envolvendo equipamentos energizados. caracterizado pelo risco de vida que oferece ao bombeiro.

Mtodo de extino Para a sua extino necessita de agente extintor que no conduza a corrente eltrica e utilize o princpio de abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia.

Incndio Classe D Incndio envolvendo metais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua).

Mtodo de extino Necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o metal combustvel, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, pelo princpio de abafamento. O princpio da retirada do material tambm aplicvel com sucesso.

AGENTES EXTINTORES Todo material ou produto que utilizamos no processo de extino do incndio chamado de AGENTE EXTINTOR. Entre eles: extintor de incndio, abafadores, panos molhados, sopro, fechamento de uma vlvula ou registro, areia, ps, gua, ou at mesmo uma tampa, etc. Extintores de Incndio Extintores so recipientes metlicos que contm em seu interior agente extintor para o combate a princpios de incndio. Para cada classe de incndio h um ou mais extintores adequados. Os extintores devem conter uma carga mnima de agente extintor em seu interior, chamada de unidade extintora e que especificada em norma. Extintor de gua (Pressurizado) CARACTERSTICAS Capacidade 10 litros Unidade extintora 10 litros Aplicao Incndio Classe A Alcance mdio do jato 10 metros Tempo de descarga 60 segundos Funcionamento: a presso interna expele a gua quando o gatilho acionado. Mtodo de utilizao: Retirar do suporte e transport-lo at o fogo e posicionar-se de forma segura; romper o lacre, retirando trava de segurana; segurar a ponta da mangueira; apertar o gatilho e dirigir o jato base do fogo. Cessar a utilizao a partir do momento em que estiver realmente extinto o princpio do fogo.

Extintor de P Qumico Seco Pressurizado CARACTERSTICAS Capacidade Unidade extintora Aplicao 1, 2, 4, 6, 8 e 12 kg. 4 litros Incndios classes B e C. Classe D, utilizando p qumico seco especial. Alcance mdio do jato 5 metros Tempo de descarga 15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 Kg. Funcionamento: O p sob presso expelido quando o gatilho acionado. Mtodo de utilizao: Retirar do suporte e transport-lo at o fogo e posicionar-se de forma segura; romper o lacre, retirando trava de segurana; segurar a ponta da mangueira; apertar o gatilho e dirigir o jato base do fogo. Cessar a utilizao a partir do momento em que estiver realmente extinto o princpio do fogo.

Extintor de P Qumico Seco (Presso Injetada) CARACTERSTICAS Capacidade Unidade extintora Aplicao Alcance mdio do jato Tempo de descarga 4 6, 8 e 12 kg. 04 Kg Incndios classes B e C. Classe D, utilizado PQS especial. 5 metros 15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 kg. Funcionamento: Junto ao corpo do extintor h um cilindro de gs comprimido acoplado. Este, ao ser aberto, pressuriza o extintor, expelindo o p quando o gatilho acionado. Mtodo de utilizao: Retirar do suporte e transport-lo at o fogo e posicionar-se de forma segura; romper o lacre, abrindo o registro do cilindro acoplado at o fim; segurar no esguicho; apertar o gatilho e dirigir o jato contra um anteparo. Cessar a utilizao a partir do momento em que estiver realmente extinto o princpio do fogo.

Extintor de Gs Carbnico (CO2) CARACTERSTICAS Capacidade 2, 4 e 6 kg. Unidade extintora 6 Kg Aplicao incndios classes B e C. Alcance do jato 2,5 metros Tempo de descarga 25 segundos Funcionamento: O gs armazenado sob presso e liberado quando acionado o gatilho. Cuidados: Segurar pelo punho do difusor, quando da operao. Mtodo de utilizao: Retirar do suporte e transport-lo at o fogo e posicionar-se de forma segura; romper o lacre, retirando trava de segurana; segurar na empunhadura do difusor; apertar o gatilho e dirigir o jato base do fogo, com movimentos laterais. Cessar a utilizao a partir do momento em que estiver realmente extinto o princpio do fogo

Extintor de Halon (Composto Halogenado) CARACTERSTICAS Capacidade Unidade extintora Aplicao Alcance mdio do jato Tempo de descarga 1, 2, 4 e 6 kg. 2 Kg incndios classes B e C. 3,5 metros 15 segundos, para extintor de 2 kg.

Funcionamento: O gs sob presso liberado quando acionado o gatilho. O halon pressurizado pela ao de outro gs (expelente), geralmente nitrognio.

Manuteno e Inspeo A manuteno comea com o exame peridico e completo dos extintores e termina com a correo dos problemas encontrados, visando um funcionamento seguro e eficiente. realizada atravs de inspees, onde so verificados: localizao, acesso, visibilidade, rtulo de identificao, lacre e selo da ABNT, peso, danos fsicos, obstruo no bico ou na mangueira, peas soltas ou quebradas e presso nos manmetros.

Inspees Semanais: Verificar acesso, visibilidade e sinalizao. Mensais: Verificar se o bico ou a mangueira est obstrudo. Observar a presso do manmetro (se houver), o lacre e o pino de segurana. Semestrais: Verificar o peso do extintor de CO2 e do cilindro de gs comprimido, quando houver. Se o peso do extintor estiver abaixo de 90% do especificado, recarregar. Anuais: Verificar se no h dano fsico no extintor, avaria no pino de segurana e no lacre. Recarregar o extintor. Qinqenais: Fazer o teste hidrosttico, que a prova a que se submete o extintor a cada 5 anos ou toda vez que o aparelho sofrer acidentes, tais como: batidas, exposio a temperaturas altas, ataques qumicos ou corroso. Deve ser efetuado por pessoal habilitado e com equipamentos especializados. Neste teste, o aparelho submetido a uma presso de 2,5 vezes a presso de trabalho, isto , se a presso de trabalho de 14 kgf/cm2, a presso de prova ser de 35 kgf/cm2. Este teste precedido por uma minuciosa observao do aparelho, para verificar a existncia de danos fsicos. 1 - Primeiros Socorros 1.1 - Introduo Primeiros Socorros o tratamento imediato e provisrio ministrado a uma vtima de trauma ou doena, fora do ambiente hospitalar, com o objetivo de prioritariamente evitar o agravamento das leses ou at mesmo a morte e estende-se at que a vtima esteja sob cuidados mdicos. Dever ser obedecida a seqncia de aes a serem realizadas: 1) manter a calma; 2) garantir a segurana; 3) pedir socorro; 4) controlar a situao; 5) verificar a situao das vtimas; 6) realizar algumas aes com as vtimas.

Pontos importantes; Aspectos legais: O receio ou o medo de ser processado tem levado pessoas a no se envolver em atendimento de vtimas. No entanto essa relutncia no est fundamentada em aspectos verdadeiros. Poder at existir processo indenizatrio contra uma instituio que no cumpra a legislao, porem, improvvel que um cidado seja processado por ter auxiliado uma vtima; Consentimento: Para prestar auxlio a uma vitima, o socorrista dever, antes de tocar na pessoa, solicitar e obter permisso. Tocar em algum sem permisso pode ser considerado agresso e invaso de privacidade e essa atitude que poder ser objeto de processo jurdico indenizatrio; Consentimento expresso: O consentimento expresso pode ser obtido por gestos ou por palavras de uma vtima que esteja consciente e apta a assumir responsabilidade por seus atos. Consentimento implcito: O consentimento estar implcito nos casos onde a vtima esteja inconsciente e sua vida esteja correndo risco.

Abandono: Abandono significa interromper o atendimento, antes que algum com nvel de treinamento igual ou superior ao seu assuma a responsabilidade. Portanto, uma vez que voc inicie o socorro dever ficar ao lado da vtima at ser substitudo por algum que possua condies de assumir os cuidados. Negligncia: Negligncia significa atender uma vtima sem observar as tcnicas adequadas e os protocolos estabelecidos, provocando com isso agravamento ou leses adicionais. A negligncia envolve: 1 Omitir socorro quando h obrigatoriedade implcita a funo; 2 Prestar socorro com qualidade de atendimento inferior a que seria possvel; 3 Provocar leses adicionais ou agravar leses existentes; Quebra de Protocolo: Os procedimentos de primeiros socorros so orientados por padres estabelecidos consensualmente pelas autoridades mdicas internacionais. Ao atender uma vtima, haver caracterizao da quebra de protocolo, se o socorrista falhar ao aplicar tcnicas que outro socorrista, na mesma circunstancias e com o mesmo nvel de capacitao, teria aplicado. Por exemplo, fazer inciso em mordida de cobra uma quebra de protocolo. Agravamento de leso: Constitui uma circunstncia na qual o socorrista, alm de quebrar protocolos de atendimentos, provoca deliberadamente dor e sofrimento, tanto de ordem fsica quanto mental, provocando angustia, medo e infligindo vtima aumento do tempo de recuperao e dos custos hospitalares. OMISSO DE SOCORRO - SEGUNDO A CONSTITUIO FEDERAL BRASIL (1988) - Artigo 135 do Cdigo Penal Brasileiro Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave iminente perigo; ou nesses casos, o socorro da autoridade pblica. - Um dos principais motivos de mortes e danos muitas vezes irreversveis justamente a omisso do socorro. - So as PRIMEIRAS HORAS de extrema IMPORTNCIA para garantir a recuperao ou a sobrevida de pessoas feridas.

- A HORA CRTICA
- Para que se possa prestar um servio de assistncia emergencial correto e eficiente necessrio que se domine as tcnicas utilizadas em socorros.

RESPONSABILIDADES COMO SOCORRISTA - Conhecer os procedimentos bsicos adequados de primeiros socorros e estar preparado para assumir qualquer situao; - Trabalhar sempre em equipe, reconhecendo suas limitaes e responsabilidades; - Preparar estratgias para minimizar os efeitos das leses sofridas; e - Preservar a sua integridade fsica. Kit de Primeiros Socorros Antes de iniciar o atendimento verifique se est de posse de todo material necessrio para dar suporte a vtima, verifique se o Kit de Primeiros Socorros esta a sua mo, a falta de equipamento e de material adequado poder agravar o estado da vtima, trazendo conseqncias mais graves a mesma.

BOM SUPRIMENTO PARA UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS Uma caixa de equipamentos de pesca ou uma caixa plstica retangular fechada pode ser um kit ideal de primeiros socorros. bom manter um sempre em um mo em sua casa, carro, barco ou no camping. Abastea seu kit de primeiros socorros com os seguintes itens bsicos: - Um rolo de algodo absorvente;

- Anti-histamnico para reaes alrgicas; - Soluo anti-sptica de Polvedine iodada; - Aspirina (para uso adulto, somente) e paracetamol e ibuprofeno (para crianas e adultos); - Fita adesiva larga; - Bacitracina (pomada) para tratar cortes ou furos nos ps; - Bandagens de vrios tamanhos; - Sabonete; - Bandagens de "borboleta" e finas tiras de adesivo para segurar a pele nas extremidades; - Loo de calamina; - Remdios para gripe; - Proteo para boca para realizar respirao boca a boca; - Cotonetes de algodo; - Xarope para induzir vmito; - Bandagens elsticas ou envolventes; - Colrio para irritao; - Lanterna; - Pedaos de gaze; - Luvas cirrgicas descartveis; - Fsforos; - Colrio salnico; - Tesoura; - Alfinetes de segurana; - Agulha de costura para ajudar a remover lascas; - Quatro pacotes de acar em sacos plsticos fechados para ser usado no caso de taxa baixa de acar no sangue; - Termmetro; - Dois pedaos de pano em forma de tringulo para ser usado como aparador de brao ou para cortar como bandagens ou correias; - Pinas
Equipamento de Proteo Individual Da mesma forma que nos preocupamos com nossa proteo durante nossas atividades profissionais, devemos ter o mesmo cuidado ao atender pessoas durante o trabalho de atendimento emergencial. Muitas doenas so transmitidas pelo contato da pele ou atravs do sangue, dessa forma podemos estar levando alguns problemas para a vtima ou ela estar nos transmitindo. necessrio que se faa uso de materiais de proteo tais como: - Luvas; - culos; - Mscaras; - Aventais; etc...;

10

Avaliao da cena A primeira atitude a ser tomada no local do acidente avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado. Nesta fase, verifica-se tambm a provvel causa do acidente, o numero de vtimas e a provvel gravidade delas e todas as outras informaes que possam ser teis para a notificao do acidente, bem como a utilizao dos equipamentos de proteo individual (EPI) e a solicitao de auxlio a servios especializados como: Corpo de Bombeiros (193), SAMU (192), Polcia Militar (190), Polcia civil (147);

2 Avaliao da Vtima Antes de qualquer outra atitude no atendimento s vtimas, deve-se obedecer a uma seqncia padronizada de procedimentos que permitir determinar qual o principal problema associado com a leso ou doena e quais sero as medidas a serem tomadas para corrigi-lo. Essa seqncia padronizada de procedimentos conhecida como exame do paciente. Durante o exame, a vtima deve ser atenta e sumariamente examinada para que, com base nas leses sofridas e nos seus sinais vitais, as prioridades do atendimento sejam estabelecidas. O exame do paciente leva em conta aspectos subjetivo, tais como: - O local da ocorrncia. seguro? Ser necessrio movimentar a vtima? H mais de uma vtima? Pode-se dar conta de todas as vtimas? - A vtima. Est consciente? Tenta falar alguma coisa ou aponta para qualquer parte do corpo dela. - As testemunhas. Elas esto tentando dar alguma informao? O socorrista deve ouvir o que dizem a respeito dos momentos que antecederam o acidente. - Mecanismos da leso. H algum objeto cado prximo da vtima, como escada, moto, bicicleta, andaime e etc. A vtima pode ter sido ferida pelo volante do veculo? - Deformidades e leses. A vtima est cada em posio estranha? Ela est queimada? H sinais de esmagamento de algum membro? - Sinais. H sangue nas vestes ou ao redor da vtima? Ela vomitou? Ela est tendo convulses?

3 - Avaliao Inicial A avaliao inicial consiste em um mtodo ordenado de procedimentos que visa identificar e tratar de imediato os problemas encontrados na vtima e se existe alguma condio que ameace eminentemente a vida da vtima, sempre seguir os seguintes passos:

11

3.1 - AVALIAO INICIAL A- vias Areas; B- Boa respirao;

C- Circulao. A- vias Areas - Verificar nvel de conscincia - Acionar SEM (Servio de Emergncia Mdica) - Liberao de vias areas Inicio 1- Apoiar manualmente a cabea da vtima para evitar movimentao, at a colocao do colar cervical. a) Se houver suspeita de leso na cabea ou no pescoo, no movimente a vtima. b) Solicite que algum ajude a imobilizar a cabea e o pescoo. c) Se a vtima estiver consciente, no deixe que se movimente.

2- Verificar nvel de conscincia

a) Chamar a vtima pelo menos trs vezes (Hei, voc est me ouvindo?), tocando em seu ombro sem moviment-la. b) Se a vtima responder, significa que est consciente, e que respira e que o corao dela est batendo. c) Se a vtima no responder, considere que est inconsciente e solicite apoio especializado. 3- Acionar Servio de Emergncia Mdica a) Ligue para o Resgate(193) ou Samu (192) e solicite apoio, passando o endereo, bairro, municpio, nmero de vtimas e o tipo de acidente.

12

4- Liberar as vias areas a) Manobra de hiperextenso do pescoo (usado somente em vtimas que no apresentam suspeita de trauma). b) Manobra de trao da mandbula (usado em vtimas com suspeita ou com trauma). B- Boa Respirao - Inspeo visual - Ver, Ouvir e Sentir - 2 Ventilaes de Resgate Inicio 1Realize a inspeo visual da cavidade oral (boca) da vtima, caso encontre algum objeto, alimento ou qualquer tipo de substncia que possa obstruir a passagem de oxignio da vtima, pince com dois dedos e retire imediatamente.

Verificar respirao Vtimas inconscientes; Ao abrir as vias areas, procure sentir se a vtima est respirando. Ver verifique se o peito da vtima sobe e desce com os movimentos da respirao. Ouvir oua o som da respirao. Sentir sinta o ar na face.

1a) b) c)

Boa Respirao Se a vtima estiver falando, chorando ou tossindo, significa que as vias areas esto desobstrudas. Se a vtima estiver respirando verifique circulao, caso no esteja respirando, faa 2 (duas) ventilaes de resgate, sempre utilizando equipamento de proteo individual.

13

C- Circulao - Verificar sinais de circulao - Se ausente inicie RCP (Reanimao Cardio Pulmonar) Incio 1- Verificar sinais de circulao Apalpar o pulso carotdeo identificando os batimentos cardacos. a) No caso de beb, utilizar artria braquial. b) Se ausncia de pulso,inicie Massagem cardaca Externa (MCE), sincronizada com as ventilaes, na proporo de 30:2 durante 2 min ou 5 ciclos. c) Realizar compresses torcicas numa freqncia de 100 por minuto.

Definio de R.C.P. Reanimao cardiopulmonar (RCP) um conjunto de aes para manter artificialmente a circulao e a respirao. Como funciona o R.C.P. Se a morte clnica e a morte biolgica fossem a mesma coisa, a RCP no funcionaria. Porm, existe um tempo, entre o incio da morte clnica e o comeo das mudanas letais no crebro, permitindo que voc empregue com segurana as tcnicas da RCP e evitando que o paciente chegue morte biolgica. O tempo ideal para iniciar a RCP de cinco minutos, aps a parada cardaca. Entretanto, vale ressaltar que algumas vtimas que estiveram em parada cardaca por mais tempo, foram ressuscitados com sucesso. Obs: a informao acima no significa que o incio da RCP pode ser tardio. As chances de sobrevivncia da vtima aumentam, se a RCP foi iniciada imediatamente. PROCEDIMENTOS 1- Posicionar a vtima em Decbito Dorsal sobre uma superfcie rgida; 2- Posicionar-se lateralmente vtima na altura de seus ombros; 3- Localizar o ponto correto para efetuar a massagem cardaca externa; 4- Iniciar a RCP.

Localizando o ponto das compresses da R.C.P. Depois de verificar se a vtima precisa da R.C.P. voc dever: Posicionar-se ao lado da vtima, com seus joelhos prximos ao trax, entre as costelas mais baixas e o ombro dele; Usar seus dedos indicadores e mdio da mo que est prxima cintura da vtima, para localizar o rebordo costal, do lado do trax que est mais prximo de voc; Apalpar ao longo das costelas, at chegar o local do encontro das costelas com o esterno e se encontre o processo xifide; Manter o seu dedo anelar no processo xifide. Seu dedo mdio (dtilo) deve ser posicionado perto do seu dedo anular e o indicador deve ser mantido perto do dedo mdio, de forma que o dedo anular fique no lado mais baixo do esterno, quase na poro final. exatamente ao lado do seu dedo indicador que se encontra o ponto de compresso da RCP; A regio hipotnar (base da mo) da outra mo do socorrista colocada ao lado do dedo indicador, sobre o esterno, isto , diretamente sobre o ponto de compresso da R.C.P.

14

Fazendo RCP em Adulto Verifique a circulao; Localize o ponto de compresso; Posicione suas mos; Faa as compresses torcicas externas, mantenha seus braos retos, sem dobrar os cotovelos e os ombros alinhados em paralelo sobre o ponto de compresso. Dobre a cintura quando fizer as compresses, para usar o peso da parte superior do seu corpo, comprima o esterno da vtima de modo que este se desloque para baixo, cerca de quatro a cinco centmetros; Faa as compresses num ritmo semelhante a 100 por minuto; Interrompa a presso completamente para permitir o retorno do sangue ao corao da vtima. O relaxamento da presso deve durar o mesmo tempo usado para uma compresso. Lembre-se: - no retire suas mos do trax da vtima; Faa 30 compresses e em seguida faa 2 ventilaes a cada dois minutos. Assim, o resultado final ser de cinco ciclos de compresses e ventilaes; Confira o pulso carotdeo; Se no h pulsao, continue a R.C.P.

Hemorragia Hemorragia a ruptura de vasos sanguneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado. A perda de sangue pode ocasionar o estado de choque e levar a vtima morte. A hemorragia divide-se em interna e externa. Hemorragia Interna: as hemorragias internas so mais difceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estmago, pulmes, bexiga, cavidades cranianas, torcicas, abdominais e etc.

15

Sintomas: Fraqueza, sede, frio, ansiedade ou indiferena; Sinais: Alterao do nvel de conscincia ou inconscincia; Agressividade ou passividade; Tremores e arrepios do corpo; Pulso rpido e fraco; Respirao rpida e artificial; Pele plida, fria e mida; Sudorese; Pupilas dilatadas. Identificao: Alm dos sinais e sintomas clnicos, suspeita-se que haja hemorragia interna quando houver: Acidente por desacelerao (acidente automobilstico); Ferimento por projtil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no trax ou abdome; Acidente em que o corpo suportou grande presso (soterramento, queda). Se houver perda de sangue pela boca, nariz e ouvido, existe suspeita de uma hemorragia no crebro, se a vtima apresentar escarros sanguinolentos, provavelmente a hemorragia ser no pulmo; se vomitar sangue ser no estmago; se evacuar sangue, ser nos intestinos (lceras profundas); e se houver perda de sangue pela vagina, poder estar ocorrendo um processo abortivo. Normalmente, estas hemorragias se do (se no forem por doenas especiais) logo aps acidentes violentos, nos quais o corpo suporta presses muito fortes (colises, soterramentos, etc.). Hemorragia Externa: As hemorragias externas dividem-se em: arterial, venosa e capilar. Nas hemorragias arteriais, o sangue vermelho vivo, rico em oxignio, e a perda pulstil, obedecendo s contraes sistlicas do corao. Esse tipo de hemorragia particularmente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.

As hemorragias venosas so reconhecidas pelo sangue vermelho escuro, pobre em oxignio, e a perda de forma contnua e com pouca presso. So menos graves que as hemorragias arteriais, porm, a demora no tratamento pode ocasionar srias complicaes.

As hemorragias capilares so pequenas perdas de sangue, em vasos de pequeno calibre que recobrem a superfcie do corpo.

16

CONTROLE DE HEMORRAGIA EXTERNA Os principais procedimentos que podem ser usados por um socorrista no controle da hemorragia externa so: Compresso direta; Elevao de membro (usando a compresso direta);

Compresso indireta de pontos determinados (arterial); Torniquete. Torniquete: uma medida extrema que s deve ser adotada em ltimo caso e se todos os outros mtodos falharem. Consiste em uma faixa de constrio que se aplica a um membro, acima do ferimento, de maneira tal que se possa apertar at deter a passagem do sangue arterial. Obs: a aplicao de torniquete um mtodo externo no cuidado de emergncia. No pratique em pessoas, use os manequins. Se todos os outros mtodos de controle de hemorragia falharem, voc tem que aplicar um torniquete, preste ateno nestas regras: APLIQUE SOMENTE EM LTIMO CASO. O torniquete s poder ser retirado no hospital, quando medidas mdicas forem tomadas. Fraturas Fratura a ruptura total ou parcial de osso, podem ser fechadas ou expostas.

Fratura fechada: na fratura fechada no h rompimento da pele, ficando o osso no interior do corpo.

Fratura exposta: fratura na qual h rompimento da pele. Neste tipo de fratura ocorre simultaneamente um quadro de hemorragia externa, existindo ainda o risco iminente de infeco.

17

Identificao: Dor local: uma fratura sempre ser acompanhada de uma dor intensa, profunda e localizada, que aumenta com os movimentos ou presso. Incapacidade funcional: a incapacidade de se efetuar os movimentos ou a funo principal da parte afetada. Deformao ou inchao: ocorre devido ao deslocamento das sees dos ossos fraturados ou acmulo de sangue ou plasma no local. Um mtodo eficiente para se comprovar existncia da deformao o de se comparar o membro sadio com o fraturado. Crepitao ssea: um rudo produzido pelo atrito entre as sees sseas fraturadas. Este sinal, embora de grande valor para diagnosticar uma fratura, no deve ser usado como mtodo de diagnstico para no agravar a leso. Mobilidade anormal: a movimentao de uma parte do corpo onde inexiste uma articulao. Pode-se notar devido movimentao anormal ou posio anormal da parte afetada. Este mtodo, assim como o anterior, no deve ser forado. No caso de dvida, sempre considerar a existncia da fratura. Tratamento da Fratura Fechada Nunca aplique trao em fraturas, imobilize do jeito que encontrou. Imobilizar a fratura mediante o emprego de talas, dependendo das circunstncias e alinhamento do osso. Imobilizar tambm a articulao acima e abaixo da fratura para evitar qualquer movimento da parte atingida. Observar a perfuso nas extremidades dos membros, para verificar se a tala ficou demasiadamente apertada. Verificar presena de pulso distal e sensibilidade. Tranqilizar o acidentado mantendo-o aquecido e na posio mais cmoda possvel. Prevenir o estado de choque. Remover a vtima em maca. Transportar para o hospital. OBS. Como em qualquer traumatismo grave, a dor e o estado psicolgico alterado (stress) podem causar o choque, devendo o socorrista preveni-lo. Em fraturas anguladas ou em articulaes no se deve tracionar. Imobilizar como estiver. Tratamento da Fratura Exposta: Este tipo de fratura caracterizado pela hemorragia abundante, risco de contaminao, bem como leses de grande parte do tecido. Os procedimentos so: No tentar realinhar o membro. Estancar a hemorragia, mediante emprego de um dos mtodos de hemstases (ao ou efeito de estancar uma hemorragia). No tentar recolocar o osso no interior da ferida. Prevenir a contaminao, mediante assepsia local, mantendo o ferimento coberto com gaze esterilizada ou com as prprias roupas da vtima (quando no houver gaze). Imobilizar com tala comum, no caso de fratura onde os ossos permaneam no seu alinhamento, ou empregar a tala inflvel, a qual estancar a hemorragia (tamponamento) e prevenir a contaminao. Checar presena de pulso distal e sensibilidade. Nos casos em que h ausncia de pulso distal e/ou sensibilidade, o transporte urgente para o hospital medida prioritria. Prevenir o estado de choque tranqilizando a vtima e evitando que veja o ferimento. Remover a vtima em maca. Transportar a vtima para o hospital. OBS. Fraturas e luxaes na regio do ombro (clavcula, omoplata e cabea de mero) devem ser imobilizadas com bandagem triangular.

18

DEFINIES Fratura - qualquer quebra, rachadura, lasca, trinca ou esmigalhamento de um osso; Luxao ocorre quando a extremidade do osso puxada ou empurrada parcialmente da articulao ou completamente deslocada; Fratura fechada trauma sem rompimento da pele; Fratura exposta trauma com rompimento da pele; Mecanismo de trauma a fora que causou a leso; Entorse rompimento parcial do ligamento; Distenso estiramento excessivo ou toro de um msculo; Fratura com angulao ou desvio uma fratura que faz com que um osso ou articulao fique em uma posio anormal ou com curvatura incomum. Transporte de Vtimas Vtimas no devem ser removidas at que estejam imobilizadas adequadamente, se necessrio. Os primeiros socorros devem ser prestados antes de iniciar a remoo. A vtima s dever ser retirada do local se houver perigo iminente: - Existir presena de fogo ou risco de incndio; - Existir perigo de exploso ou produto perigoso envolvido; - For impossvel garantir a segurana no local; - For impossvel atender a vtima no local onde est; OBS: uma vtima de parada cardaca dever ser retirada do veculo, pois a RCP necessita ser aplicada sobre uma superfcie plana, rgida e nivelada. NUNCA: Remova a vtima do local a menos que seja absolutamente necessrio, como nos casos onde exista risco iminente. Agrave as leses ao remover uma vtima; Remova vtima com suspeita de leso na coluna; Remova a vtima antes de imobilizar; Remova a vtima a menos que voc saiba para onde levar; Abandone uma vtima inconsciente sozinha a menos que seja para chamar o resgate; Remova a vtima quando voc puder conseguir ajuda; Tente remover sozinho uma vtima se houver outras pessoas que possam ajudar; Transporte Emergencial O maior perigo ao mover uma vtima a possibilidade de agravar uma leso na coluna. Em uma emergncia, todos os esforos devem ser feitos para manter preservado a alinhamento do eixo da coluna vertebral, dando o mximo de proteo possvel. Se a vtima estiver no cho, voc poder arrast-la para longe do local utilizando vrias tcnicas. Transporte No Emergencial Todas as leses devem ser imobilizadas antes e durante a remoo. Voc deve praticar as tcnicas para mover vtimas, porm selecionando algum que tenha tamanho e peso compatvel com o seu. Vtima inconsciente: sozinho sem auxlio;

19

Com auxlio de uma ou mais pessoas;

Com uso de cobertor ou material semelhante;

Com suspeita de leso na coluna ou na pelve; Pegada de rede;

Sem leso na coluna ou pelve; Pegada cavaleiro;

Vtima consciente e no podendo andar;

20

TRAUMA DE COLUNA Trauma na coluna vertebral pode ocorrer devido s foras aplicadas na cabea, pescoo, costas, trax, pelve ou pernas. Se uma vtima relatar dormncias, perda da sensibilidade ou paralisia nas pernas, sem problemas com os braos, o trauma na coluna vertebral estar provavelmente localizado abaixo do pescoo, mas nem sempre assim. Os danos na coluna vertebral podem incluir edema, luxao de ossos, compresso nos nervos e fratura de vrtebras. Todos esses fatores podem produzir os mesmos sinais e sintomas. Em muitos casos, a perda da funo de motricidade e sensibilidade de uma parte do corpo, associada com traumas na coluna vertebral temporria. Sinais e Sintomas Fraqueza, dormncia ou sensao de formigamento ou perda da sensibilidade nos braos e pernas; Paralisia dos braos e/ou das pernas; Movimentos dos braos e/ou das pernas com dor ou (ausncia da sensao dolorosa); Dor e/ou muita sensibilidade na parte posterior do pescoo ou na coluna vertebral; Sensao de queimao ao longo da coluna vertebral ou nas extremidades; Deformidades; Perda do controle da bexiga e do intestino; Dificuldade ou grande esforo para respirar, com pequeno ou nenhum movimento torcico e com movimento leve do abdome; Posicionamento caracterstico dos braos, voc poder achar a vtima deitada em decbito dorsal, com os braos estirados para cima da cabea ou com os braos e mos enrolados sobre o trax; Ereo persistente do pnis, chamado de priaprismo, indicando que o possvel trauma na coluna vertebral afetou os nervos da genitlia externa.

CUIDADOS COM TRAUMA DE COLUNA Certifique-se que as vias areas estejam desobstrudas e faa a RCP, conforme necessrio; Sempre tente controlar as hemorragias graves, at mesmo se a vtima apresentar uma suspeita de trauma no pescoo ou na coluna vertebral; Sempre pressuponha que uma vtima acidentado, inconsciente, tem traumas na coluna vertebral ou pescoo;

21

No tente colocar talas em fraturas de membros se houver indicaes de traumas no pescoo ou na coluna vertebral; Nunca mova uma vtima com traumas na coluna vertebral ou pescoo, a menos que voc deva executar a RCP, controlar hemorragia grave, ou ainda para proteger a vtima e a voc mesmo de perigo imediato no local do acidente; Mantenha a vtima em repouso, tome providncias para estabilizar a cabea da vtima, o pescoo e todas as outras partes do corpo que forem possveis; Monitore continuamente, estas vtimas de trauma vertebral frequentemente estaro em choque, s vezes, estas vtimas apresentaro paralisias dos msculos torcicos, e ocasionando a parada respiratria tambm. CRISE CONVULSIVA A crise convulsiva um distrbio do sistema nervoso central, onde vrias situaes podem desestabilizar ou irritar o crebro, levando a vtima a ter convulses: Epilepsia; Intermao; Envenenamento; Hipoglicemia; Febre alta em criana; Psicolgico; Overdose (dose excessiva de drogas); Abstinncia alcolica; Leso cerebral, tumor ou AVE; As convulses se caracterizam por: Queda abrupta da vtima; Perda da conscincia; Contraes de toda musculatura corporal; Aumento da atividade glandular com salivao abundante e vmitos; Podendo ocorrer tambm o relaxamento dos esfncteres com mico e evacuao involuntrias; As crises podem acontecer de forma mais leve ou at de forma bem violenta. Nos casos de epilticos, quando a crise cessar, o mesmo dever receber limpeza corprea, ingerir lquidos e encaminh-lo ao mdico, pois provavelmente haver a necessidade de ajustar a dose do medicamento em uso. Outras situaes em que as pessoas no tenham histrico anterior de convulses, encaminhar ao hospital para verificar a causa. Procedimentos: Proteger o corpo e principalmente a cabea da vtima, pois os movimentos bruscos e involuntrios podem fazer com que se machuque ao colidir com objetos ao seu redor. Deve-se ento afastar tudo, amparando a sua cabea sem impedir os seus movimentos. Afrouxar as roupas, especialmente ao redor do pescoo; Posicionar a vtima de lado se possvel, para que escorra a saliva pela boca, colocando um pano embaixo da cabea; Nunca colocar a mo na boca de uma pessoa que estiver convulsionando e tambm nenhum objeto que possa se quebrar e machucar a boca da vtima, ou serem engolidos, causando um engasgamento; No h necessidade de puxar a lngua da vtima, pois esta no vai se enrolar. ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AVC o dano no tecido cerebral, produzido por falha na irrigao sangunea em razo de obstruo ou rompimento da artria cerebral. Podem ser do tipo Isqumica ou Hemorrgica. Isqumica quando um vaso sanguneo bloqueado por um cogulo que se desenvolvem internamente (trombose) ou que proveniente de outra fonte migrando para o crebro (embolia). Ex: clulas de gordura na corrente sangunea. Hemorrgica a ruptura de um vaso sanguneo no crebro. O sangramento pode ser adjacente ao crebro (hemorragia subaracnidea) ou para dentro da massa enceflica (hemorragia intracraniana). Ex: aneurisma (dilatao da parede de um vaso).

22

Fatores de risco para o AVC Hipertenso arterial; Taxas elevados de colesterol no sangue; Sedentarismo; Tabagismo; Doenas cardacas e outras. Os sinais iniciais podem ser sutis, associado apenas a uma leve paralisia facial ou uma dificuldade na fala., 85% dos casos ocorrem em casa, os sinais mais dramticos, pode se verificar a perda da conscincia. SINAIS E SINTOMAS Cefalia (dor de cabea); Inconscincia; Confuso mental; Formigamento ou paralisia, usualmente das extremidades ou da face; Dificuldade para falar; Dificuldade respiratria; Alteraes visuais; Convulses; Pupilas desiguais (anisocoricas); Perda do controle urinrio ou intestinal. Tratamento Realizar anlise primria e secundria; Manter a vtima em posio de recuperao (decbito lateral esquerdo); Dar suporte emocional, evitar conversao inapropriada frente a vtima; Transportar para o hospital, monitorando os sinais vitais; HIPERTENSO Crise hipertensiva a situao emergencial caracterizada pela elevao sbita da presso arterial a nveis superiores ao considerado normal, acompanhada de sinais e sintomas especficos. A presso alta no controlada pode causar danos ao corao, crebro, rins e olhos. Sinais e sintomas Cefalia; Naseas; Ansiedade; Escotomas (distrbios visuais pontos brilhantes coloridos); Hemorragia nasal (epistaxe); Taquicardia; Formigamento na face e extremidades; Pode ocorrer nenhum sintoma. Tratamento Realizar anlise primria e secundria; Manter a vtima em repouso absoluto (posio mais confortvel sentada ou semi-sentada); Afrouxar as vestes; Prestar apoio psicolgico; Transportar ao hospital, monitorando frequentemente sinais vitais e nvel de conscincia; INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO Leso de um tecido do msculo cardaco pela privao sbita de circulao sangunea. Pode levar a morte do tecido (necrose). Sinais e sintomas Dor em opresso no trax, de forte intensidade e longa durao, que pode se estender para os ombros, brao esquerdo, pescoo, mandbula, regio epigstrica (estmago) e dorso que no melhora com o repouso ou uso de vasodilatadores; Sudorese; Vmitos e nauseas; Ansiedade e agitao; Palidez cutnea;

23

Pulso arritmico; Antecedentes de doenas cardaca ou uso de medicamentos para o corao. Tratamento Verificar sinais vitais; Iniciar R.C.P. se necessrio; Manter a vtima em repouso absoluto; Transportar a vtima para o hospital. Bibliografia NBR 14276 ABNT; IT 17 e 23 Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo; National Safety Concil; Wikipdia Registros mdicos Portugal.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen