Sie sind auf Seite 1von 2

Eng Mario Corona - Engecopel Engenharia Eltrica e de Segurana do Trabalho NR 10

O Pronturio de Instalaes Eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade.

POR ONDE INICIO A ESTRUTURAO DO PRONTURIO?

O primeiro passo para organizar o Pronturio das Instalaes Eltricas a realizao de um Diagnstico NR10 de situao da empresa que analise e indique os requisitos da NR10 ainda no atendidos pela empresa. E caso a empresa no possua, ser tambm necessrio elaborar os Laudos Tcnicos das Instalaes Eltricas e o Laudo do SPDA - Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas.

O Diagnstico, juntamente com o Laudo das Instalaes Eltricas faro parte do Relatrio Tcnico das Inspees (item 10.2.4.g). Este, por sua vez, juntamente com o Laudo do SPDA (10.2.4b) formaro a BASE para a estruturao do Pronturio.

Resumindo :

Laudo das Instalaes Eltricas + Diagnstico NR10 = Relatrio Tcnico das Inspees Relatrio Tcnico das Inspees + Laudo SPDA = base para o Pronturio Eltrico O QUE VEM A SER O DIAGNSTICO NR10? O Diagnstico NR10 identifica e analisa os requisitos da NR10, avaliando o grau de implementao de cada um e indicando as aes corretivas necessrias para adequao a norma. Deve contemplar todos os aspectos administrativos e de procedimentos de segurana do setor eltrico da empresa. Uma pea fundamental para apoiar o diagnstico a existncia de um Laudo Tcnico atualizado das Instalaes Eltricas e do SPDA.

O QUE O LAUDO TCNICO DAS INSTALAES ELTRICAS?

O Laudo das Instalaes Eltricas parte do Relatrio Tcnico das inspees, realizada nas instalaes eltricas da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com as Normas Tcnicas Brasileiras NBR-5410 (instalaes eltricas em baixa tenso), NBR 14039 (Instalaes Eltricas em mdia tenso), NBR 5418 (INstalaes em reas classificadas) e a NR10 .

O Laudo se atm aos aspectos tcnicos das instalaes eltricas : ensaios, medies e inspeo nos quadros e circuitos eltricos, projetos, dimensionamentos, etc.

A NR-10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de um Laudo Tcnico que ateste a conformidade das suas instalaes eltricas com as normas de segurana. (Item 10.2.4.g)

O QUE O LAUDO TCNICO DE INSPEO DO SPDA ?

O Laudo de inspeo do SPDA o documento tcnico das inspees e medies realizadas no Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas e Aterramento Eltrico da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Tcnica Brasileira NBR-5419 e a NR10.

A NR-10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de documento tcnico que ateste a conformidade das suas instalaes eltricas com as normas de segurana. (Item 10.2.4.b)

OS LAUDOS SO OBRIGATRIOS ?

Sim. A nova redao da NR-10 item 10.2.4.g estabelece que o PIE - Pronturio das Instalaes Eltricas deve conter o Relatrio Tcnico das Inspees que nada mais do que o Laudo Tcnico das Instalaes Eltricas. A mesma norma, no item 10.2.4.b estabelece que o PIE deve conter o Laudo de inspeo do SPDA.

Importante destacar que ambos os laudos, juntamente com o Diagnstico NR10, iro se constituir na BASE para a estruturao do Pronturio Eltrico, e conseqentemente de todo o sistema de segurana eltrica da empresa.

QUEM PODE ELABORAR OS LAUDOS TCNICOS ?

Os laudos devem ser elaborados por Engs Eletricistas, pois somente este tem a habilitao legal (Item 10.2.7 da NR10). Para iseno de opinio e segurana dos trabalhadores os Laudos devem ser executados por profissionais independentes.

Sr Cliente, pondere sobre os riscos das Instalaes Eltricas e os custos decorrentes de uma Instalao mal cuidada, ainda que funcional.

Verifique e comprove periodicamente atravs de inspees e Laudo emitido por perito as condies das suas Instalaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen