Sie sind auf Seite 1von 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CIDADE ALTA CURSO: TCNICO SUBSEQUENTE

E EM TURISMO DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA DATA: ______ / _____/ _____

ALUNO (A): ____________________________________________________________________

Sintaxe do perodo simples 1. Termos essenciais da orao so aqueles indispensveis para a existncia da orao, ou seja, o sujeito e o predicado. 1.1. Sujeito o termo da orao que concorda com o verbo, que pratica a ao verbal. Tipos de sujeito: a) Simples possui um nico ncleo. Exemplo: Muitos brasileiros passam fome; b) Composto formado por dois ou mais ncleos. Exemplo: A fauna e a flora desta regio so excepcionais; c) Elptico, desinencial, oculto ou implcito no aparece de modo explcito na orao, identificado apenas pela flexo verbal de 1 ou 2 pessoa (singular e plural), 3 pessoa do singular ou no contexto. Exemplo: Aceitei o convite, Levamos os livros; Os agricultores participaram das manifestaes contra a poltica agrria do governo. Bloquearam a rodovia com suas mquinas; d) Indeterminado quando no se quer ou se pode identificar claramente a quem o predicado da orao se refere, surge o chamado sujeito indeterminado. Em portugus, h duas maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma orao: - o verbo colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra orao, como no caso do sujeito determinado elptico visto h pouco), por exemplo: Procuraram voc ontem noite, Esto pedindo sua presena l fora; - o verbo surge acompanhado do pronome se, que atua como ndice de indeterminao do sujeito. Essa construo ocorre com verbos que no apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligao). O verbo obrigatoriamente fica na terceira pessoa do singular: Vive-se melhor fora das cidades grandes, Precisa-se de profissionais competentes; e) Orao sem sujeito o verbo tido como impessoal. Os casos de orao sem sujeito ocorrem quando existem: verbos que indicam fenmenos da natureza (Escureceu rapidamente); o verbo haver usado no sentido de existir (Havia muitos problemas na cidade); os verbos estar, fazer, haver e ser, quando usados para indicar ideia de tempo ou fenmeno da natural: Est cedo, tarde, Faz muito frio na Europa, Faz dois anos que no recebo carta dela; (Com exceo do verbo ser, que, quando indica tempo, varia de acordo com a expresso numrica que o acompanha: uma hora, So nove horas; OBS.: Os verbos impessoais devem ser usados sempre na terceira pessoa do singular. Cuidado principalmente com os verbos fazer e haver; 1.2. Predicado tudo o que se declara na orao em relao ao sujeito. Tipos de predicado a) Verbal possui como ncleo um verbo transitivo ou intransitivo. Exemplo: O jovem aceita desafios. b) Nominal introduzido por um verbo de ligao (ser, estar, ficar, tornar, parecer, permanecer, tendo como ncleo um predicativo do sujeito.

c) Verbo-nominal apresenta dois ncleos, um verbal (verbo transitivo ou intransitivo) e um nominal (predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: Eles saram de casa apressados. 1.3. Predicao verbal a) Verbo de ligao no indica ao, tem a funo de ligar o sujeito ao predicado. Exemplo: A sala est cheia. O artista caminhava preocupado. b) Verbo intransitivo tem significao completa, no precisa de complemento. Exemplo: Lampio morreu. c) Verbo transitivo possui significao incompleta, necessita de completo. Pode ser de trs tipos: direto (complemento vem ligado ao verbo sem preposio: Joo comprou um carro); indireto (complemento vem ligado ao verbo por meio de uma preposio: O trabalho pertence aos alunos; direto e indireto (com dois complementos, um sem e outro com a presena da preposio: Maria ofereceu flores ao pai). 1.4. Predicativo Termo da orao que funciona como ncleo nominal do predicado. A funo do predicativo atribuir uma caracterstica ao sujeito ou ao objeto. Exemplos: O artista caminhava preocupado (predicativo do sujeito); O juiz julgou o ru culpado (predicativo do objeto). 2. Termos integrantes da orao 2.1. Complemento nominal complementa o significado de alguns substantivos que desempenham atividade transitiva em termos sintticos. Exemplo: Agi favoravelmente aos alunos, Maria tem orgulho da filha. 2.2. Complemento verbal completa o significado dos verbos transitivos. Tipos de complementos verbais: objeto direto (liga-se ao verbo sem preposio: Ele procura a felicidade); objeto indireto (liga-se ao verbo atravs de uma preposio: os alunos confiam em seus professores). 2.3. Agente da passiva termo da orao que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposio. Exemplo: As terras foram desapropriadas pelo governo. A cidade estava cercada de inimigos. 3. Termos acessrios da orao 3.1. Adjunto adnominal junta-se a um ncleo nominal (de sujeito ou objeto), especificandoos. Exemplos: O menino chegou cedo / Aqueles meninos saram da escola / Meninos do interior so sinceros / Pessoas felizes fazem bem aos seus semelhantes. 3.2. Adjunto adverbial acompanha o verbo, indicando circunstncia de realizao da ao verbal. Exemplos: O inverno chegou cedo / Os viajantes chegaram ao Recife. 3.3. Aposto termo que se junta a um substantivo ou a um pronome para explic-lo ou especific-lo. Exemplos: Olga Benrio, comunista e judia, foi deportada para a Alemanha nazista / Desejo-lhe uma coisa: felicidade. 3.4. Vocativo termo parte, no pertence estrutura da orao. Alguns estudiosos no o consideram sequer um termo acessrio. Exemplo: Jlia, comprei o seu presente.

***

Das könnte Ihnen auch gefallen