Sie sind auf Seite 1von 56

captulo

16

Efeitos de Freqncia

Em captulos anteriores estudamos os amplicadores operando em suas faixas de freqncia normal. Agora, vamos discutir como um amplicador responde quando a freqncia de entrada estiver fora da faixa normal de operao. No caso de um amplicador ca, o ganho de tenso diminui quando a freqncia de entrada for muito baixa ou muito alta. Por outro lado, os amplicadores cc tm ganhos de tenso desde a freqncia zero. Apenas em altas freqncias que o ganho de tenso de um amplicador cc cai. Podemos usar os decibis para descrever o decrscimo do ganho de tenso e um grco de Bode para representar a resposta de um amplicador.

Objetivos
Aps o estudo deste captulo voc dever ser capaz de: Calcular os ganhos de potncia e tenso em decibis e falar sobre as implicaes da condio de casamento de impedncia. Fazer esboos de grcos de Bode para a magnitude e a fase. Usar o teorema de Miller para calcular as capacitncias equivalentes de entrada e sada de um dado circuito. Descrever a relao tempo de subidalargura de banda. Explicar como os capacitores de acoplamento e desvio (bypass) so responsveis pelas freqncias de corte inferior num estgio BJT. Explicar como os capacitores de desvio, coletor ou dreno e a capacitncia Miller de entrada so responsveis pelas freqncias de corte superiores em estgios BJT e FET.

Resumo do Captulo
16-1 16-2 16-3 16-4 16-5 16-6 16-7 16-8 16-9 16-10 16-11 16-12 Resposta em Freqncia de um Amplicador Ganho de Potncia em Decibel Ganho de Tenso em Decibel Casamento de Impedncia Decibis acima de uma Referncia Grcos de Bode Mais Grcos de Bode Efeito Miller Relao Tempo de SubidaLargura de Banda Anlise de Freqncia de Estgios TJB Anlise de Freqncia em Estgios FET Efeitos de Freqncia em Circuitos com Dispositivos de Montagem em Superfcie (SMDs)

Vocabulrio
amplicador cc amplicador inversor banda mdia de um amplicador capacitncia parasita da ao capacitncias internas capacitor de realimentao capacitor dominante circuito de atraso decibis efeito Miller escala logartmica freqncia de ganho unitrio freqncias de corte freqncias de meia potncia ganho de potncia em decibel ganho de tenso em decibel grco de Bode resposta em freqncia tempo de subida TR

Captulo 16

BOM SABER
A resposta em freqncia de um amplicador pode ser determinada experimentalmente aplicando um sinal de onda quadrada na entrada do amplicador e observando a resposta de sada. Como voc pode se lembrar de estudos anteriores, uma onda quadrada contm uma freqncia fundamental e um nmero innito de harmnicos de ordem mpar. A forma da onda quadrada de sada revela se as freqncias baixas e altas esto sendo amplicadas adequadamente. A freqncia da onda quadrada usada deve ser de aproximadamente um dcimo da freqncia de corte superior do amplicador. Se a onda quadrada de sada for uma rplica exata da onda quadrada de entrada, a resposta em freqncia do amplicador , obviamente, suciente para a freqncia aplicada.

16-1 Resposta em Freqncia de um Amplicador


A resposta em freqncia de um amplicador o grco do ganho versus a freqncia. Nesta seo, vamos discutir a resposta em freqncia de amplicadores ca e cc. Anteriormente discutimos um amplicador EC (emissor comum) com capacitores de acoplamento e desvio (bypass). Esse um exemplo de um amplicador ca, que projetado para amplicar sinais ca. Da mesma forma, possvel projetar um amplicador cc que pode amplicar tanto sinais cc como tambm sinais ca.

Resposta de um Amplicador CA
A Figura 16-1a mostra a resposta em freqncia de um amplicador ca. Na faixa mdia de freqncias, o ganho de tenso mximo. Normalmente o amplicador opera nessa faixa mdia de freqncias. Em freqncias baixas, o ganho de tenso diminui, porque os capacitores de acoplamento e desvio no atuam mais como curtos-circuitos. Em vez disso, as reatncias capacitivas passam a ser grandes o suciente para provocarem uma queda de tenso do sinal ca. O resultado uma diminuio no ganho de tenso medida que a freqncia se aproxima de zero hertz (0 Hz). Em freqncias altas, o ganho de tenso diminui por outros motivos. Para comear, um transistor tem capacitncias internas em suas junes, conforme mostra a Figura 16-1b. Essas capacitncias proporcionam percursos de desvio para o sinal ca. Conforme a freqncia aumenta, as reatncias capacitivas tornamse baixas o suciente para evitar uma operao normal do transistor. O resultado uma diminuio no ganho de tenso. A capacitncia parasita da ao outro motivo para ocorrer uma diminuio no ganho de tenso em altas freqncias. A Figura 16-1c ilustra a idia. Qualquer o de conexo em um circuito com transistor faz o papel de uma placa do capacitor, e o terra do chassi faz o papel da outra placa. A capacitncia parasita da ao que existe entre o o e o terra indesejada. Em altas freqncias, sua reatncia capacitiva baixa evita que a corrente ca alcance o resistor de carga. Isso equivale a dizer que o ganho de tenso cai.
Av

Figura 161 (a) Resposta em freqncia de um amplicador ca; (b) capacitncia interna de um transistor; (c) um o de conexo forma uma capacitncia com o terra do chassi.

Av(md) 0,707Av(md) f f1 10f1 (a) 0,1f2 f2

FIO C c

C e

CAPACITNCIA PARASITA DA FIAO

TERRA DO CHASSI (b) Efeitos de Freqncia (c)

Freqncias de Corte
As freqncias nas quais o ganho de tenso igual a 0,707 do seu valor mximo so denominadas freqncias de corte. Na Figura 16-1a, f1 a freqncia de corte inferior e f2 a freqncia de corte superior. As freqncias de corte tambm so conhecidas como freqncias de meia potncia, porque a potncia na carga metade do valor mximo nessas freqncias. Por que a potncia de sada a metade do valor mximo nas freqncias de corte? Quando o ganho de tenso 0,707 do valor mximo, a tenso de sada 0,707 do valor mximo. Lembre-se de que a potncia o quadrado da tenso dividido pela resistncia. Quando se eleva 0,707 ao quadrado obtm-se 0,5, por isso, a potncia na carga metade do seu valor mximo nas freqncias de corte.

Banda Mdia
Denimos a banda mdia de um amplicador como a banda (ou faixa) de freqncias entre 10f1 e 0,1f2. Na banda mdia, o ganho de tenso de um amplicador aproximadamente mximo, sendo indicado por Av(md). Trs das caractersticas importantes de um amplicador so: Av(md), f1 e f2. Dados esses valores, sabemos o valor do ganho de tenso na banda mdia e onde o ganho de tenso cai para 0,707Av(md).

Fora da Banda Mdia


Embora um amplicador opere normalmente na banda mdia, existem situaes em que precisamos saber qual o ganho de tenso fora da banda mdia. A seguir, temos uma frmula para o clculo aproximado do ganho de tenso de um amplicador ca:
Av = Av (md) 1 + ( f1 / f ) 2 1 + ( f / f 2 ) 2

(16-1)

Dados Av(md), f1 e f2, podemos calcular o ganho de tenso na freqncia f. Essa equao admite que um capacitor dominante esteja produzindo a freqncia de corte inferior e outro capacitor dominante esteja produzindo a freqncia de corte superior. Um capacitor dominante aquele que mais importante que os demais na determinao da freqncia de corte. A Equao (16-1) no to formidvel quanto parece. Existem apenas trs faixas de freqncias para analisar: a banda mdia, abaixo da banda mdia e acima da banda mdia. Na banda mdia, f1 / f 0 e f / f2 0. Portanto, os dois radicais na Equao (16-1) so aproximadamente 1, e a Equao (16-1) se reduz a: Banda mdia: Av = Av(mdia) (16-2) Abaixo da banda mdia, f / f2 0. Como resultado, o segundo radical igual a 1 e a Equao (16-1) se reduz a:
Abaixo da banda mdia : A v = A v (md) 1 + ( f1 / f ) 2

BOM SABER
Na Figura 16-2, a largura de banda inclui a freqncia 0 Hz at f2. Em outras palavras, a largura de banda na Figura 16-2 igual a f2.

(16-3)

Acima da banda mdia, f1/f 0. Como resultado, o primeiro radical igual a 1 e a Equao (16-1) se reduz a:
Abaixo da banda mdia: Av = Av (md) 1 + ( f / f2 )
2

(16-4)

Resposta de um Amplicador CC
Conforme foi mencionado no Captulo 12, um projetista pode usar acoplamento direto entre estgios amplicadores. Isso permite ao circuito amplicar freqncias desde zero hertz (0 Hz). Esse tipo de amplicador denominado amplicador cc. 4
Captulo 16

A Figura 16-2a mostra a resposta em freqncia de um amplicador cc. Como no existe freqncia de corte inferior, as duas caractersticas importantes de um amplicador cc so: Av(md) e f2. Dados esses dois valores, em uma folha de dados, temos o ganho de tenso do amplicador na banda mdia e a sua freqncia de corte superior.
Figura 162 Resposta em freqncia de um amplicador cc.
Av

Av(md) 0,707Av(md) f f2 (a) 1 0,9 0,8 0,7 0,6 Av(md) 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 f/f2 (b) 0,7 0,8 0,9 1,0 Av

O amplicador cc mais amplamente usado que o amplicador ca, porque a maioria dos amplicadores so projetados com amp-ops (amplicadores operacionais) em vez do uso de transistores discretos. O amp-op um amplicador cc que tem um alto ganho de tenso, alta impedncia de entrada e baixa impedncia de sada. Uma grande variedade de amp-ops disponibilizada comercialmente como circuitos integrados (CIs). A maioria dos amplicadores cc projetada com uma capacitncia dominante que produz a freqncia de corte f2. Por isso, podemos usar a seguinte frmula para calcular o ganho de tenso de amplicadores cc tpicos:
Av = Av (md) 1 + ( f / f 2 )2

(16-5)

Por exemplo, quando f = 0,1f2:


Av = Av ( md) 1 + (0,1) 2 = 0, 995 Av ( md)

Isso informa que o ganho de tenso est a 0,5% do mximo quando a freqncia de entrada um dcimo da freqncia de corte superior. Em outras palavras, o ganho de tenso de aproximadamente 100% do mximo.
Efeitos de Freqncia

Tabela 16-1
f / f2
0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1

Entre a Banda Mdia e o Corte


Av / Av(md)
0,995 0,981 0,958 0,928 0,894 0,857 0,819 0,781 0,743 0,707

Por cento (aprox.)


100 98 96 93 89 86 82 78 74 70

Entre a Banda Mdia e o Corte


Com a Equao (16-5) podemos calcular o ganho de tenso na regio entre a banda mdia e o corte. A Tabela 16-1 mostra os valores normalizados de freqncia e ganho de tenso. Quando f / f2 0,1, Av / Av(md) = 0,995. Quando f / f2 aumenta, o ganho de tenso normalizado diminui at alcanar 0,707 na freqncia de corte. Como uma aproximao, podemos dizer que o ganho de tenso 100% do mximo quando f / f2 0,1. Em seguida ele diminui para 98%, 96% e assim por diante, at ser aproximadamente 70% na freqncia de corte. A Figura 16-2b mostra o grco de Av/Av(md) versus f / f2.

Exemplo 161
A Figura 16-3a mostra um amplicador ca com um ganho de tenso na banda mdia de 200. Se as freqncias de corte so f1 = 20 Hz e f2 = 20 kHz, como o aspecto da resposta em freqncia? Qual o ganho de tenso se a freqncia de entrada for de 5 Hz? E se for de 200 kHz?
SOLUO

Na banda mdia, o ganho de tenso 200. Em qualquer freqncia de corte o ganho de tenso : Av = 0,707(200) = 141 A Figura 16-3b mostra a resposta em freqncia. Com a Equao (16-3) podemos calcular o ganho de tenso para uma freqncia de entrada de 5 Hz:
Av = 200 = 1 + (20 / 5) 2 200 200 = = 48, 5 17 1 + ( 4) 2

Captulo 16

Figura 163 Amplicador ca e a sua resposta em freqncia.

vin

AMPLIFICADOR CA Av(md) = 200

vout

(a) Av

200 141 f 20 Hz (b) 20 kHz

De forma similar, podemos usar a Equao (16-4) para calcular o ganho de tenso para a freqncia de entrada de 200 kHz:
Av = 200 = 19, 9 1 + (200 / 20) 2

PROBLEMA PRTICO 161

Repita o Exemplo 16-1 usando um amplicador ca com um ganho de tenso na banda mdia de 100.

Exemplo 162
A Figura 16-4a mostra um CI 741C, que um amplicador operacional com um ganho de tenso na banda mdia de 100.000. Se f2 = 10 Hz, qual o aspecto da resposta em freqncia?
SOLUO Na freqncia de corte de 10 Hz, o ganho de tenso 0,707 do seu valor na banda mdia:

Av = 0,707(100.000) = 70.700 A Figura 16-4b mostra o aspecto da resposta em freqncia. Observe que o ganho de tenso 100.000 na freqncia de zero hertz (0 Hz). medida que a freqncia

Figura 164 O CI 741C e sua resposta em freqncia.

Av 100.000 70.700
vin 741C Av(md) = 100.000 vout

f 10 Hz (a) (b)

Efeitos de Freqncia

se aproxima de 10 Hz, o ganho de tenso diminui at que seja igual a aproximadamente 70% do mximo.
PROBLEMA PRTICO 162

Repita o Exemplo 16-2 sendo Av(md) = 200.000.

Exemplo 163
No exemplo anterior, qual o ganho de tenso para cada uma das seguintes freqncias de entrada: 100 Hz, 1 kHz, 10 kHz, 100 kHz e 1 MHz?
SOLUO

Como a freqncia de corte 10 Hz, uma freqncia de entrada de:

f = 100 Hz, 1 kHz, 10 kHz, ... resulta em uma razo f / f2 de: f / f2 10, 100, 1000, ... Portanto, podemos usar a Equao (16-5) seguinte maneira para calcular os ganhos de tenso:
f = 100 Hz : Av = f = 1K Hz : Av = f = 10 KHz : Av = f = 100 KHz : Av = f = 1 MHz : Av = 100.000 10.000 1 + (10) 2 100.000 = 1.000 1 + (100) 2 100.000 = 100 1 + (1.000) 2 100.000 = 10 1 + (10.000) 2 100.000 =1 1 + (100.000) 2

Cada vez que a freqncia aumenta de uma dcada (um fator de 10), o ganho de tenso diminui por um fator de 10.
PROBLEMA PRTICO 163

Repita o Exemplo 16-3 sendo Av(md) = 200.000.

16-2 Ganho de Potncia em Decibel


Vamos discutir sobre decibis, um mtodo til para descrever a resposta em freqncia. Mas antes de fazer isso, precisamos revisar alguns conceitos bsicos de matemtica.

Reviso de Logaritmos
Considere a seguinte equao: x = 10y Essa equao pode ser resolvida para y em termos de x assim: y = log10x 8
Captulo 16

(16-6)

A equao informa que y o logaritmo (ou expoente) de 10 que resulta em x. Geralmente, o 10 omitido, sendo a equao escrita assim: y = log x (16-7)

Com uma calculadora que tem a funo log comum, podemos facilmente determinar o valor de y para qualquer valor de x. Por exemplo, veja como calcular o valor de y para x = 10, 100 e 1000: y = log 10 = 1 y = log 100 = 2 y = log 1000 = 3 Como voc pode ver, cada vez que x aumenta por um fator de 10, y aumenta de 1. Podemos calcular os valores de y, dados os valores decimais de x. Por exemplo, veja os valores de y para x = 0,1, 0,01 e 0,001: y = log 0,1 = 1 y = log 0,01 = 2 y = log 0,001 = 3 Cada vez que x diminui por um fator de 10, y diminui de 1.

Denio de Ap(dB)
No Captulo 12, o ganho de potncia Ap foi denido como a potncia de sada dividida pela potncia de entrada:
Ap = pout pin

O ganho de potncia em decibel denido como: Ap(dB) = 10 log Ap (16-8)

Como Ap a razo da potncia de sada pela potncia de entrada, Ap no tem unidade ( adimensional). Quando tomamos o logaritmo de Ap, obtemos uma quantidade que no tem unidade. Contudo, para termos certeza de que Ap(dB) nunca ser confundido com Ap, associamos a unidade decibel (abreviada por dB) a todas as respostas para Ap(dB). Por exemplo, se um amplicador tem um ganho de potncia de 100, ele tem um ganho de potncia em decibel de: Ap(dB) = 10 log 100 = 20 dB Como um outro exemplo, se Ap = 100.000.000, ento: Ap(dB) = 10 log 100.000.000 = 80 dB Nesses dois exemplos, o log igual ao nmero de zeros: 100 tem dois zeros e 100.000.000 tem oito zeros. Podemos usar a contagem de zeros para determinar o logaritmo sempre que o nmero for um mltiplo de 10. Assim, podemos multiplicar por 10 para obter a resposta em decibel. Por exemplo, um ganho de potncia de 1000 tem trs zeros; multiplique por 10 para obter 30 dB. Um ganho de potncia de 100.000 tem cinco zeros; multiplique por 10 para obter 50 dB. Esse artifcio til para determinar o equivalente em decibel e vericar a resposta. O ganho de potncia em decibel normalmente usado em folhas de dados para especicar o ganho de potncia de dispositivos. Uma razo para o uso do ganho de potncia em decibel que os logaritmos comprimem os nmeros. Por exemplo, se um amplicador tem um ganho de potncia que varia de 100 a 100.000.000, o ganho de potncia varia de 20 dB a 80 dB. Como podemos ver, o

Efeitos de Freqncia

Tabela 16-2
Fator
2 0,5 10 0,1

Propriedades do Ganho de Potncia


Decibis, dB
+3 3 +10 10

ganho de potncia em decibel uma notao mais compacta que o ganho de potncia comum.

Duas Propriedades teis


O ganho de potncia em decibel tem duas propriedades teis: 1. Cada vez que o ganho de potncia comum aumenta (ou diminui) por um fator de 2, o ganho de potncia em decibel aumenta (ou diminui) de 3 dB. 2. Cada vez que o ganho de potncia comum aumenta (ou diminui) por um fator de 10, o ganho de potncia em decibel aumenta (ou diminui) de 10 dB. A Tabela 16-2 mostra essas propriedades na forma compacta. Os exemplos a seguir demonstram essas propriedades.

Exemplo 164
Calcule o ganho de potncia em decibel para os seguintes valores: Ap = 1, 2, 4 e 8.
SOLUO

Com uma calculadora, obtemos as seguintes respostas:

Ap(dB) = 10 log 1 = 0 dB Ap(dB) = 10 log 2 = 3 dB Ap(dB) = 10 log 4 = 6 dB Ap(dB) = 10 log 8 = 9 dB Cada vez que Ap aumenta por um fator de 2, o ganho de potncia em decibel aumenta de 3 dB. Essa propriedade sempre verdadeira. Sempre que dobramos o ganho de potncia, o ganho de potncia em decibel aumenta de 3 dB.
PROBLEMA PRTICO 164

Determine Ap(dB) para os ganhos de potncia de 10,

20 e 40.

Exemplo 165
Calcule o ganho de potncia em decibel para cada um dos seguintes valores: Ap = 1, 0,5, 0,25 e 0,125.

10

Captulo 16

SOLUO

Ap(dB) = 10 log 1 = 0 dB Ap(dB) = 10 log 0,5 = 3 dB Ap(dB) = 10 log 0,25 = 6 dB Ap(dB) = 10 log 0,125 = 9 dB Cada vez que Ap diminui por um fator de 2, o ganho de potncia em decibel diminui de 3 dB.
PROBLEMA PRTICO 165

Repita o Exemplo 16-5 para os ganhos de potncia

de 4, 2, 1 e 0,5.

Exemplo 166
Calcule o ganho de potncia em decibel para os seguintes valores: Ap = 1, 10, 100 e 1000.
SOLUO

Ap(dB) = 10 log 1 = 0 dB Ap(dB) = 10 log 10 = 10 dB Ap(dB) = 10 log 100 = 20 dB Ap(dB) = 10 log 1000 = 30 dB Cada vez que Ap aumenta por um fator de 10, o ganho de potncia em decibel aumenta de 10 dB.
PROBLEMA PRTICO 166

Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap =

5, 50, 500 e 5000.

Exemplo 167
Calcule o ganho de potncia em decibel para cada um dos seguintes valores: Ap = 1, 0,1, 0,01 e 0,001.
SOLUO

Ap(dB) = 10 log 1 = 0 dB Ap(dB) = 10 log 0,1 = 10 dB Ap(dB) = 10 log 0,01 = 20 dB Ap(dB) = 10 log 0,001 = 30 dB Cada vez que Ap diminui por um fator de 10, o ganho de potncia em decibel diminui de 10 dB.
PROBLEMA PRTICO 167

Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap =

20, 2, 0,2 e 0,002.


Efeitos de Freqncia

11

16-3 Ganho de Tenso em Decibel


As medies de tenso so mais comuns que as medies de potncia. Por esse motivo, os decibis so at mais teis com o ganho de tenso.

Denio
Conforme denido em captulos anteriores, o ganho de tenso a tenso de sada dividida pela tenso de entrada:
Av = vout vin

O ganho de tenso em decibel denido como: Av(dB) = 20 log Av (16-9)

O motivo para o uso de 20 em vez de 10 nessa denio porque a potncia proporcional ao quadrado da tenso. Conforme ser discutido na prxima seo, essa denio produz um importante princpio para os sistemas de impedncia casada. Se um amplicador tem um ganho de tenso de 100.000, ele tem um ganho de tenso em decibel de: Av(dB) = 20 log 100.000 = 100 dB Podemos usar um artifcio sempre que o nmero for mltiplo de 10. Conte o nmero de zeros e multiplique por 20 para obter o equivalente em decibel. No clculo anterior, conte cinco zeros e multiplique por 20 para obter o ganho de tenso em decibel de 100 dB. Como outro exemplo, se um amplicador tem um ganho de tenso que varia de 100 a 100.000.000, ento seu ganho de tenso em decibel varia de 40 dB a 160 dB.

Regras Bsicas para o Ganho de Tenso


A seguir, so relacionadas as propriedades teis para o ganho de tenso em decibel: 1. Cada vez que o ganho de tenso aumenta (ou diminui) por um fator de 2, o ganho de tenso em decibel aumenta (ou diminui) de 6 dB. 2. Cada vez que o ganho de tenso aumenta (ou diminui) por um fator de 10, o ganho de tenso em decibel aumenta (ou diminui) de 20 dB. A Tabela 16-3 resume essas propriedades.

Tabela 16-3
Fator
2 0,5 10 0,1

Propriedades do Ganho de Tenso


Decibis, dB
+6 6 +20 20

12

Captulo 16

Figura 165 Dois estgios de ganho de tenso.

vin

Av

Av

vout

Estgios em Cascata
Na Figura 16-5, o ganho de tenso total de um amplicador de dois estgios o produto dos ganhos de tenso individuais: Av = (Av1 )(Av2 ) (16-10)

Por exemplo, se o primeiro estgio tem um ganho de tenso de 100 e o segundo estgio tem um ganho de tenso de 50, o ganho de tenso total : Av = (100)(50) = 500 Algo incomum ocorre na Equao (16-10), quando usamos o ganho de tenso em decibel em vez do ganho de tenso comum: Av(dB) = 20 log Av = 20 log (Av1)(Av2) = 20 log Av1 + 20 log Av2 Isso pode ser escrito como: Av(dB) = Av1(dB) + Av2(dB) (16-11)

Essa equao informa que o ganho de tenso em decibel total de dois estgios em cascata igual soma dos ganhos de tenso em decibel individuais. A mesma idia se aplica a qualquer nmero de estgios. Essa propriedade aditiva do ganho em decibel o motivo de sua popularidade.

Exemplo 168
Qual o ganho de tenso total na Figura 16-6a? Expresse-o em decibis. Em seguida, calcule o ganho de tenso em decibel de cada estgio e o ganho de tenso em decibel total usando a Equao (16-11).
SOLUO

Pela Equao (16-10), o ganho de tenso total :

Av = (100)(20) = 20.000 Em decibis, esse ganho vale: Av(dB) = 20 log 20.000 = 86 dB Podemos usar a calculadora obtendo 86 dB, ou podemos usar o seguinte artifcio: o nmero 20.000 o mesmo que 2 vezes 10.000. O nmero 10.000 tem quatro zeros, o que signica que o equivalente em decibel 80 dB. Devido ao fator de 2, a resposta nal 6 dB superior, ou seja, 86 dB. Em seguida podemos calcular o ganho de tenso em decibel de cada estgio da seguinte forma: Av1(dB) = 20 log 100 = 40 dB Av2(dB) = 20 log 200 = 46 dB

Efeitos de Freqncia

13

Figura 166 Ganhos de tenso e os equivalentes em decibel.


RG

Av = 100
1

Av = 200
2

RL

(a)
RG

Av

1(dB)

= 40 dB

Av

2(dB)

= 46 dB

RL

(b)

A Figura 16-6b mostra esses ganhos em decibel. Pela Equao (16-11), o ganho de tenso em decibel total : Av(dB) = 40 dB + 46 dB = 86 dB Conforme podemos ver, somando os ganhos de tenso em decibel de cada estgio, obtemos a mesma resposta calculada anteriormente.
PROBLEMA PRTICO 168

Repita o Exemplo 16-8 tendo os estgios ganhos de

tenso de 50 e 200.

BOM SABER
Quando as impedncias no esto casadas em um amplicador, os ganhos de potncia em decibel podem ser calculados com o uso da seguinte equao: Ap(dB) = 20 log Av +10 log Rin/Rout onde Av representa o ganho de tenso do amplicador e Rin e Rout representam as resistncias de entrada e sada, respectivamente.

16-4 Casamento de Impedncia


A Figura 16-7a mostra um estgio amplicador com a resistncia do gerador RG, a resistncia de entrada Rin, a resistncia de sada Rout e a resistncia de carga RL. At este momento, na maioria das nossas discusses temos usado impedncias diferentes. Em muitos sistemas de comunicao (microondas, televiso e telefone), todas as impedncias so casadas; ou seja, RG = Rin = Rout = RL. A Figura 16-7b ilustra a idia. Conforme est indicado, todas as impedncias so iguais a R. A impedncia R 50 em sistemas de microondas, 75 (cabo coaxial) ou 300 em sistemas de televiso, e 600 em sistemas de telefonia. O casamento de impedncia usado nesses sistemas, pois produz mxima transferncia de potncia. Na Figura 16-7b, a potncia de entrada :
pin = Vin 2 R

e a potncia de sada :
pout = Vout 2 R

14

Captulo 16

Figura 167 Casamento de impedncia.


VG

RG

Vin

ESTGIO AMPLIFICADOR

RL

Vout

Rin

(a)

Rout

VG

Vin

ESTGIO AMPLIFICADOR

Vout

(b)

O ganho de potncia :
Ap =
2 V 2 /R V 2 Vout pout = out = out2 = Vin 2 / R pin Vin Vin

ou Ap = Av2 (16-12)

Isso informa que o ganho de potncia igual ao quadrado do ganho de tenso em qualquer sistema com impedncia casada. Em termos de decibel: Ap(dB) = 10 log Ap = 10 log Av2 = 20 log Av ou Ap(dB) = Av(dB) (16-13)

Essa equao informa que o ganho de potncia em decibel igual ao ganho de tenso em decibel. A Equao (16-13) verdadeira para qualquer sistema com impedncia casada. Se uma folha de dados informa que o ganho de um sistema 40 dB, ento os ganhos de tenso e de potncia so iguais a 40 dB.

Converso de Decibel para Ganho Comum


Quando uma folha de dados especica o ganho de potncia ou de tenso em decibel, podemos converter o ganho em decibel para ganho comum usando as seguintes equaes:
A p = antilog A p( dB ) 10

(16-14)

e
Av = antilog Av ( dB ) 20

(16-15)

O antilog o inverso do logaritmo. Essas converses so facilmente realizadas usando-se uma calculadora cientca que tenha a funo log e a funo inversa.
Efeitos de Freqncia

15

Exemplo 169
A Figura 16-8 mostra estgios com impedncias casadas sendo R = 50 . Qual o ganho total em decibel? Qual o ganho de potncia total? Qual o ganho de tenso total?
SOLUO

O ganho de tenso total em decibel :

Av(dB) = 23 dB + 36 dB + 31 dB = 90 dB O ganho de potncia total em decibel tambm igual a 90 dB porque os estgios tm impedncias casadas. Por meio da Equao (16-14), o ganho de potncia total :
90 dB = 1.000.000.000 10 e o ganho de tenso total : Ap = antilog Av = antilog 90 dB = 31.623 20

Figura 168 Casamento de impedncia em sistemas de 50 .


50 ESTGIO 1 23 dB ESTGIO 2 36 dB ESTGIO 3 31 dB 50

VG

50

50 50

50

50

50

PROBLEMA PRTICO 169

Repita o Exemplo 16-9 com os estgios ganhos de 10 dB, 6 dB e 26 dB.

Exemplo 1610
No exemplo anterior, qual o ganho de tenso comum de cada estgio?
SOLUO

O primeiro estgio tem um ganho de tenso de:


23 dB = 14,1 20

Av = antilog
1

O segundo estgio tem um ganho de tenso de:


Av = antilog
2

36 dB = 63,1 20

O terceiro estgio tem um ganho de tenso de:


Av = antilog
3

31 dB = 35, 5 20

PROBLEMA PRTICO 1610

Repita o Exemplo 16-10 com os ganhos dos estgios de 10 dB, 6 dB e 26 dB.

16

Captulo 16

16-5 Decibis acima de uma Referncia


Nesta seo, vamos discutir mais duas formas de usar decibis. Alm da aplicao dos decibis nos ganhos de potncia e tenso, podemos usar os decibis acima de uma referncia. Os nveis de referncia usados nesta seo so o miliwatt e o volt.

A Referncia de Miliwatt
Os decibis so usados algumas vezes para indicar o nvel de potncia acima de 1 mW. Nesse caso, a indicao dBm usada em vez de dB. A letra m em dBm nos lembra da referncia de miliwatt. A equao em dBm :
PdBm = 10 log P 1 mW

(16-16)

BOM SABER
Os sistemas de comunicao de udio que tm resistncias de entrada e sada de 600 usam a unidade dBm para indicar a sada de potncia real de um amplicador, um atenuador, ou um sistema inteiro.

onde PdBm a potncia expressa em dBm. Por exemplo, se a potncia for de 2 W, ento:
PdBm = 10 log 2W = 10 log 2000 = 33 dBm 1 mW

O uso do dBm uma forma de comparar a potncia com 1 mW. Se uma folha de dados informa que a sada de um amplicador de potncia 33 dBm, isso signica que a potncia de sada 2 W. A Tabela 16-4 mostra alguns valores em dBm. Podemos converter qualquer valor em dBm para a sua potncia equivalente usando esta equao:
P = antilog PdBm 10

(16-17)

onde P a potncia em miliwatts.

A Referncia de Volt
Os decibis tambm podem ser usados para indicar o nvel da tenso acima de 1 V. Nesse caso, a indicao dBV usada. A equao em dBV :
VdBV = 20 log V 1V

Tabela 16-4
Potncia
1 W 10 W 100 W 1 mW 10 mW 100 mW 1W

Potncia em dBm
VdBm
30 20 10 0 10 20 30

Efeitos de Freqncia

17

Tabela 16-5

Tenso em dBV
VdBV
100 80 60 40 20 0 +20 +40

BOM SABER
A unidade decibel milivolt (dBmV) freqentemente usada em sistema de TV a cabo para a medio de intensidade de sinal. Nesses sistemas, um sinal de 1 mV em 75 o nvel de referncia que corresponde a 0 dB. A unidade dBmV usada para indicar a tenso de sada efetiva de um amplicador, atenuador ou um sistema inteiro.

Potncia
10 V 100 V 1 mV 10 mV 100 mV 1V 10 V 100 V

Como o denominador igual a 1, podemos simplicar a equao para: VdBV = 20 log V onde V adimensional. Por exemplo, se a tenso for 25 V, ento:
VdBV = 20 log 25 = 28 dBV

(16-18)

Usar dBV uma forma de comparar a tenso com 1 V. Se a folha de dados informa que a sada de um amplicador 28 dBV, ela est indicando que a tenso de sada 25 V. Se o nvel de sada ou a sensibilidade de um microfone for especicado como 40 dBV, sua tenso de sada de 10 mV. A Tabela 16-5 mostra alguns valores em dBV. Podemos converter qualquer valor dBV numa tenso equivalente usando esta equao:
V = antilog VdBV 20

(16-19)

onde V a tenso em volts.

Exemplo 1611
Uma folha de dados informa que a sada de um amplicador 24 dBm. Qual a potncia de sada?
SOLUO

Usando uma calculadora e a Equao (16-17):


24 dBm = 251 mW 10

P = antilog

PROBLEMA PRTICO 1611

Qual a potncia de sada de um amplicador que tem uma especicao de 50 dBm?

18

Captulo 16

Exemplo 1612
Se uma folha de dados informa que a sada de um amplicador 34 dBV, qual a tenso de sada?
SOLUO

Por meio da Equao (16-18):


34 dBV = 20 mV 20

V = antilog =

PROBLEMA PRTICO 1612

Dado um microfone com especicao de 54,5 dBV,

qual a tenso de sada?

16-6 Grcos de Bode


A Figura 16-9 mostra a resposta em freqncia de um amplicador ca. Embora ela contenha informaes tais como a banda mdia, o ganho de tenso e as freqncias de corte, um grco incompleto na representao do comportamento do amplicador. Aqui que entra o grco de Bode. Como esse tipo de grco usa decibis, ele pode nos fornecer mais informaes sobre a resposta do amplicador fora da banda mdia.

Oitavas
A nota d (C) mdia em um piano tem uma freqncia de 256 Hz. O prximo d mais alto uma oitava acima, com uma freqncia de 512 Hz. O prximo d acima tem uma freqncia de 1024 Hz e assim por diante. Em msica, a palavra oitava se refere ao dobro de uma freqncia. Todas as vezes que subimos uma oitava, dobramos a freqncia. Em eletrnica, uma oitava tem um signicado similar para relaes como f1 / f e f / f2. Por exemplo, se f1 = 100 Hz e f = 50 Hz, a relao f1 / f :
f1 100 Hz = =2 f 50 Hz

Podemos descrever isso dizendo que f est uma oitava abaixo de f1. Como um outro exemplo, suponha que f = 400 kHz e f2 = 200 kHz. Ento:
400 KHz f = =2 f2 200 KHz

Isso signica que f est uma oitava abaixo de f2.


Figura 169 Resposta em freqncia de um amplicador ca.
Av

Av(md) 0,707Av(md)

f f1 f2

Efeitos de Freqncia

19

Dcadas
Uma dcada tem um signicado similar para razes como f1 / f e f / f2, exceto que um fator de 10 usado em vez de 2. Por exemplo, se f1 = 500 Hz e f = 50 Hz, a razo f1 / f
f1 500 Hz = = 10 f 50 Hz

Podemos descrever isso dizendo que f est uma dcada abaixo de f1. Como um outro exemplo, suponha que f = 2 MHz e f2 = 200 kHz. Ento:
2 MHz f = = 10 f2 200 KHz

Isso signica que f est uma dcada abaixo de f2.

Escalas Lineares e Logartmicas


Um papel comum para grco tem uma escala linear nos dois eixos. Isso signica que os espaos entre os nmeros so os mesmos para todos os nmeros, como mostra a Figura 16-10a. Uma escala linear comea em 0 e segue em passos uniformes no sentido dos nmeros maiores. Todos os grcos discutidos at este ponto usam escalas lineares. Algumas vezes podemos preferir usar uma escala logartmica porque ela comprime faixas de valores muito amplas nos permitindo observar vrias dcadas. A Figura 16-10b mostra uma escala logartmica. Observe que a numerao comea com 1. O espao entre 1 e 2 muito maior que o espao entre 9 e 10. Ao comprimirmos a escala de forma logartmica como mostramos aqui, podemos obter vantagens de certas propriedades dos logaritmos e decibis. Tanto o papel comum para grco quanto o papel semilogartmico so comercializados. O papel semilogartmico para grco tem uma escala linear no eixo vertical e uma escala logartmica no eixo horizontal. As pessoas usam o papel semilogartmico quando desejam representar gracamente uma grandeza como o ganho de tenso ao longo de vrias dcadas de freqncias.

BOM SABER
A principal vantagem do uso do espaamento logartmico que uma grande faixa de valores pode ser mostrada em um grco sem perda de resoluo nos valores menores.

Grco do Ganho de Tenso em Decibel


A Figura 16-11a mostra a resposta em freqncia de um amplicador ca tpico. O grco similar ao da Figura 16-9, porm desta vez estamos representando o ganho de tenso em decibel versus a freqncia, conforme ela aparece em um papel semilogartmico. Um grco como este chamado de grco de Bode. O eixo vertical usa uma escala linear e o eixo horizontal usa uma escala logartmica. Conforme est mostrado, o ganho de tenso em decibel mximo na banda mdia. Em cada freqncia de corte, o ganho de tenso em decibel est um pouco abaixo do valor mximo. Abaixo de f1, o ganho de tenso em decibel diminui 20 dB por dcada. Acima de f2, o ganho de tenso em decibel diminui 20 dB por dcada. As diminuies de 20 dB por dcada ocorre em amplicadores onde existe um capacitor dominante produzindo a freqncia de corte inferior e um capacitor de desvio dominante produzindo a freqncia de corte superior, conforme foi discutido na Seo 16-1.

Figura 1610

Escalas linear e logartmica.

10

(a)

8 910

(b)

20

Captulo 16

Figura 1611 (a) Grco de Bode; (b) Grco de Bode ideal.


Av(dB) 20 dB POR DCADA Av(dB)md 20 dB POR DCADA

f f1 (a) Av(dB) f2

20 dB POR DCADA Av(dB)md

20 dB POR DCADA

f1 (b)

f2

Nas freqncias de corte, f1 e f2, o ganho de tenso 0,707 do valor na banda mdia. Em termos de decibis: Av(dB) = 20 log 0,707 = 3 dB Podemos descrever a resposta em freqncia da Figura 16-11a desta forma: na banda mdia, o ganho de tenso mximo. Entre a banda mdia e cada uma das freqncias de corte, o ganho de tenso diminui gradualmente em 3 dB at a freqncia e corte. Em seguida, o ganho de tenso cai (diminui) a uma taxa de 20 dB por dcada.

Grco de Bode Ideal


A Figura 16-11b mostra a resposta em freqncia numa forma ideal. Muitas pessoas preferem usar um grco de Bode ideal, porque mais fcil de desenhar e apresenta aproximadamente a mesma informao. Qualquer um observando esse grco ideal sabe que o ganho de tenso em decibel est 3 dB abaixo nas freqncias de corte. O grco de Bode ideal contm todas as informaes originais sendo a correo de 3 dB inserida mentalmente. Grcos de Bode ideais so aproximaes que nos permitem desenhar a resposta em freqncia de um amplicador de forma rpida e fcil. Eles fazem-nos concentrar nas questes principais em vez de nos atermos aos detalhes dos clculos exatos. Por exemplo, um grco de Bode ideal como o da Figura 16-12 nos fornece uma resumo visual rpido da resposta em freqncia de um amplicador. Podemos ver o ganho de tenso na banda mdia (40 dB), as freqncias de corte (1 kHz e 100 kHz) e a taxa de decaimento (20 dB por dcada). Observe tambm que o ganho de tenso igual a 0 dB (unitrio ou 1) em 10 Hz e 10 MHz. Os grcos ideais como esse so muito comuns na indstria. Provavelmente, muitos tcnicos e engenheiros usam o termo freqncia de canto em vez de freqncia de corte. Isso porque o grco ideal apresenta um formato de canto em cada freqncia de corte. Um outro termo normalmente usado freqncia de quina. Isso porque a linha do grco muda de direo em cada freqncia de corte passando a diminuir a uma taxa de 20 dB por dcada.

Efeitos de Freqncia

21

Figura 1612

Grco de Bode ideal de um amplicador ca.

50 dB

40 dB Av(dB)

30 dB

20 dB

10 dB

0 dB 10 Hz

100 Hz

1 kHz

10 kHz f

100 kHz

1 MHz

10 MHz

Exemplo 1613
A folha de dados para o amp-op 741C nos fornece um ganho de tenso em banda mdia de 100.000, uma freqncia de corte de 10 Hz e uma taxa de decaimento de 20 dB por dcada. Desenhe o grco de Bode ideal desse CI. Qual o ganho de tenso comum em 1 MHz?
SOLUO Conforme mencionado na Seo 16-1, os amp-ops so amplicadores cc, de forma que eles tm apenas a freqncia de corte superior. Para um 741C, f2 = 10 Hz. O ganho de tenso na banda mdia em decibis :

Av(dB) = 20 log 100.000 = 100 dB O grco de Bode ideal tem um ganho de tenso na banda mdia de 100 dB at 10 Hz. Em seguida, ele diminui 20 dB por dcada. A Figura 16-13 mostra o grco de Bode ideal. Aps a quebra em 10 Hz, a resposta decai 20 dB por dcada at ser igual a 0 dB em 1 MHz. A tenso comum unitria (1) nessa freqncia. As folhas de dados normalmente contm a freqncia de ganho unitrio (simbolizada por funitrio) porque ela nos informa imediatamente a limitao de freqncia do amp-op. O dispositivo pode fornecer ganho de tenso at a freqncia de ganho unitrio, porm no alm dela.
Figura 1613 Grco de Bode ideal de um amplicador cc.

100 dB

80 dB Av(dB)

60 dB

40 dB

20 dB

0 dB 1 Hz

10 Hz

100 Hz

1 kHz f

10 kHz

100 kHz

1 MHz

22

Captulo 16

16-7 Mais Grcos de Bode


Os grcos de Bode ideais so aproximaes teis para uma anlise preliminar. Porm, algumas vezes precisamos de respostas mais exatas. Por exemplo, o ganho de tenso de um amp-op diminui gradualmente entre a banda mdia e a freqncia de corte. Vamos ater-nos mais a essa regio de transio.

Entre a Banda Mdia e a Freqncia de Corte


Na Seo 16-1, introduzimos a seguinte equao para o ganho de tenso de um amplicador acima da banda mdia:
Av = Av (md) 1 + ( f / f 2 )2

(16-20)

Com essa equao, podemos calcular o ganho de tenso na regio de transio entre a banda mdia e o corte. Por exemplo, aqui esto os clculos para f / f2 = 0,1, 0,2 e 0,3:
Av = Av = Av = Av (md) 1 + (0,1) 2 Av (md) 1 + (0, 2) 2 Av (md) 1 + (0,3) 2 = 0, 995 Av (md) = 0, 981 Av (md) = 0, 958 Av (md)

Continuando dessa forma, podemos calcular os valores restantes mostrados na Tabela 16-6. A Tabela 16-6 inclui os valores em dB para Av / Av(md). As entradas em decibel so calculadas como a seguir: (Av / Av(md)dB = 20 log 0,995 = 0,04 dB (Av / Av(md)dB = 20 log 0,981 = 0,17 dB (Av / Av(md)dB = 20 log 0,958 = 0,37 dB

Tabela 16-6
f / f2
0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1

Entre a Banda Mdia e o Corte


Av / Av(md)
0,995 0,981 0,958 0,928 0,894 0,857 0,819 0,781 0,743 0,707

Av/Av(md)dB, dB
0,04 0,17 0,37 0,65 0,97 1,3 1,7 2,2 2,6 3

Efeitos de Freqncia

23

e assim por diante. Raramente precisamos dos valores dados na Tabela 16-6. Mas, ocasionalmente, podemos querer consultar essa tabela para obter um valor preciso do ganho de tenso na regio entre a banda mdia e o corte.

Circuito de Atraso
A maioria dos amp-ops incluem um circuito de atraso RC que provoca o decaimento do ganho de tenso a uma taxa de 20 dB por dcada. Isso evita oscilaes, sinais indesejados que podem aparecer sob certas condies. Em captulos posteriores explicaremos as oscilaes e como o circuito de atraso interno de um ampop evita esses sinais indesejados. A Figura 16-14 mostra um circuito com capacitor de desvio. Conforme discutido na Seo 9-2, R representa a resistncia thevenizada vista pelo capacitor. Esse circuito normalmente denominado circuito de atraso, porque a tenso de sada atrasada em relao tenso de entrada em altas freqncias. Dizendo de uma outra forma: se a tenso de entrada tem um ngulo de fase de 0, a tenso de sada tem uma ngulo de fase entre 0 e 90. Em baixas freqncias, a reatncia capacitiva se aproxima do innito e a tenso de sada igual tenso de entrada. medida que a freqncia aumenta, a reatncia capacitiva diminui, o que faz que a tenso de sada diminua. Lembrando do curso de eletricidade bsica, a tenso de sada para o circuito :
Vout = XC R2 + X C 2 Vin

Figura 1614

Um circuito de desvio RC.


R

Vin

Vout

Se rearranjarmos a equao anterior, o ganho de tenso do circuito visto na Figura 16-14 :


Av = XC R2 + X C 2

(16-21)

Como o circuito tem apenas dispositivos passivos, o ganho de tenso sempre menor ou igual a 1. A freqncia de corte de um circuito de atraso ocorre quando o ganho de tenso 0,707. A equao para o clculo da freqncia de corte :
f2 = 1 2RC

(16-22)

Nessa freqncia, XC = R e o ganho de tenso 0,707.

Grco de Bode do Ganho de Tenso


Substituindo XC = 1/2fC na Equao (16-21) e rearranjando, podemos deduzir essa equao:
Av = 1 1 + ( f / f 2 )2

(16-23)

Esta equao similar Equao (16-20), onde Av(md) igual a 1. Por exemplo, quando f / f2 = 0,1, 0,2 e 0,3, obtemos:
Av = Av = Av = 1 = 0, 995 1 + (0,1) 2 1 = 0, 981 1 + (0, 2) 2 1 = 0, 958 1 + (0, 3) 2
Captulo 16

24

Continuando dessa maneira e convertendo em decibis, obtemos os valores mostrados na Tabela 16-7.

Tabela 16-7
f / f2
0,1 1 10 100 1.000

Resposta do Circuito de Atraso


Av
0,995 0,707 0,1 0,01 0,001

Av(dB), dB
0,04 3 20 40 60

Figura 1615 Grco de Bode ideal de um circuito de atraso.


Av(dB) 0 20 dB 40 dB 60 dB f2 10f2 f 20 dB POR DCADA 100f2 1000f2

A Figura 16-15 mostra o grco de Bode ideal para um circuito de atraso. Na banda mdia, o ganho de tenso em decibel 0 dB. A curva de resposta muda de direo em f2 decaindo a uma taxa de 20 dB por dcada.

6 dB por Oitava
Acima da freqncia de corte, o ganho de tenso em decibel de um circuito de atraso diminui 20 dB por dcada. Isso equivale a 6 dB por oitava, que facilmente provado como mostramos a seguir: quando f / f2 = 10, 20 e 40, o ganho de tenso :
Av = Av = Av = 1 = 0,1 1 + (10) 2 1 = 0, 05 1 + (20) 2 1 = 0, 025 1 + (40) 2

Os ganhos de tenso em decibel correspondentes so: Av(dB) = 20 log 0,1 = 20 dB Av(dB) = 20 log 0,05 = 26 dB Av(dB) = 20 log 0,025 = 32 dB Em outras palavras, podemos descrever a resposta em freqncia de um circuito de atraso acima da freqncia de corte de duas formas: podemos dizer que o ganho de tenso em decibel diminui a uma taxa de 20 dB por dcada ou que ele diminui a uma taxa de 6 dB por oitava.

Efeitos de Freqncia

25

Figura 1616 Diagrama fasorial de um circuito de atraso.

Vin f AUMENTA Vout

ngulo de Fase
A carga e descarga de um capacitor produz um atraso na tenso de sada de um circuito de desvio RC. Em outras palavras, a tenso de sada atrasada em relao tenso de entrada em um ngulo de fase . A Figura 16-16 mostra como varia com a freqncia. Em 0 hertz (0 Hz), o ngulo de fase 0. medida que a freqncia aumenta, o ngulo de fase da tenso de sada muda gradualmente de 0 para 90. Em freqncias muito altas, = 90o. Quando necessrio, podemos calcular o ngulo de fase com esta equao aprendida num curso bsico:
= arctg R XC

(16-24)

Substituindo XC = 1/2fC na Equao (16-24) e rearranjando, podemos deduzir essa equao:


= arctg f f2

(16-25)

Com uma calculadora que tenha a funo tangente (tecla tan) e a funo inversa (2nd tan), podemos facilmente calcular o ngulo de fase para qualquer valor de f / f2. A Tabela 16-8 mostra alguns valores para . Por exemplo, f / f2 = 0,1, 1 e 10, os ngulos de fase so: = arctg 0,1 = 5,71 = arctg 1 = 45 = arctg 10 = 84,3

Grco de Bode do ngulo de Fase


A Figura 16-17 mostra como o ngulo de fase de um circuito de atraso varia com a freqncia. Em freqncias muito baixas, o ngulo de fase zero. Quando f = 0,1 f2, o ngulo de fase aproximadamente 6. Quando f = f2, o ngulo de fase igual a 45. Quando f = 10f2, o ngulo de fase aproximadamente 84. Aumentos posteriores na freqncia produzem uma pequena mudana devido ao valor-limite ser 90. Como podemos ver, o ngulo de fase de um circuito de atraso est entre 0 e 90. A Figura 16-17a ilustra um grco de Bode do ngulo de fase. Sabendo que o ngulo de fase 6 em 0,1f2 e 84 em 10f2, esse grco no to importante, exceto para indicar quanto o ngulo de fase est prximo do valor-limite. O grco

Tabela 16-8
f / f2
0,1 1 10 100 1000

Resposta de um Circuito de Atraso

5,71 45 84,3 89,4 89,9

26

Captulo 16

Figura 1617

Grcos de Bode do ngulo de fase.

0,1f2 6 45 84 90

f2

10f2 f

(a)

0 45 90 (b) 0,1f2 f2 10f2 f

de Bode ideal da Figura 16-17b mais usado para anlises preliminares. Esse um grco para ser lembrado porque reala as seguintes idias: 1. Quando f = 0,1f2, o ngulo de fase aproximadamente zero. 2. Quando f = f2, o ngulo de fase 45. 3. Quando f = 10f2, o ngulo de fase aproximadamente 90. Uma outra forma de resumir o grco de Bode do ngulo de fase essa: na freqncia de corte, o ngulo de fase igual a 45. Uma dcada abaixo da freqncia de corte, o ngulo de fase aproximadamente 0. Uma dcada acima da freqncia de corte, o ngulo de fase aproximadamente 90.

Exemplo 1614
Desenhe o grco de Bode ideal para o circuito de atraso da Figura 16-18a.

Figura 1618 Um circuito de atraso e o seu grco de Bode.


5 k

Av(dB) 318 kHz

Vin

100 pF

Vout

0 dB

f 20 dB DCADA

(a) (b)

Efeitos de Freqncia

27

SOLUO

Usando a Equao (16-22) podemos calcular a freqncia de corte:


1 = 318 KHz 2(5 K) (100 pF)

f2 =

A Figura 16-18b mostra o grco de Bode ideal. O ganho de tenso 0 dB em baixas freqncias. A curva de resposta em freqncia muda de direo em 318 kHz decaindo a uma taxa de 20 dB/dcada.
PROBLEMA PRTICO 1614

Usando a Figura 16-18, altere R para 10 k e

calcule a freqncia de corte.

Exemplo 1615
O estgio do amplicador cc, visto na Figura 16-19, tem um ganho de tenso na banda mdia de 100. Se a resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de desvio 2 k, qual o grco de Bode ideal? Ignore todas as capacitncias internas ao estgio amplicador.

Figura 1619 (a) Amplicador cc e capacitor de desvio; (b) grco de Bode ideal; (c) grco

de Bode com a segunda freqncia de corte.

vin

ESTGIO AMPLIFICADOR CC Av(md) = 100


RTH = 2 k

500 pF

vout

(a) Av(dB) 40 dB 20 dB DCADA

20 dB

0 dB 159 kHz (b) Av(dB) 40 dB 20 dB DCADA 40 dB DCADA 1,59 MHz 15,9 MHz

20 dB

0 dB 159 kHz (c) 1,59 MHz 15,9 MHz

28

Captulo 16

SOLUO A resistncia de Thvenin e o capacitor de desvio formam um circuito de atraso com uma freqncia de corte de:

f2 =

1 = 159 KHz 2(2 k) (500 pF)

O amplicador tem um ganho de tenso de banda mdia de 100, que equivalente a 40 dB. A Figura 16-19b mostra o grco de Bode ideal. O ganho de tenso em decibel 40 dB de zero at a freqncia de corte de 159 kHz. Em seguida a curva de resposta decai a uma taxa de 20 dB por dcada at alcanar a funitrio (freqncia de ganho unitrio) de 15,9 MHz.
PROBLEMA PRTICO 1615

Repita o Exemplo 16-15 usando uma resistncia

Thvenin de 1 k.

Exemplo 1616
Suponha que o estgio amplicador mostrado na Figura 16-19a tenha um circuito de atraso com uma freqncia de corte de 1,59 MHz. Qual o efeito no grco de Bode ideal?
SOLUO A Figura 16-19c mostra a resposta em freqncia. A curva de resposta muda de direo em 159 kHz, a freqncia de corte produzida pelo capacitor externo de 500 pF. O ganho de tenso decai 20 dB por dcada at a freqncia de 1,59 MHz. Neste ponto, a curva de resposta muda de direo novamente por causa da freqncia de corte do circuito de atraso interno. Em seguida, o ganho decai a uma taxa de 40 dB por dcada.

16-8 Efeito Miller


A Figura 16-20a mostra um amplicador inversor com um ganho de tenso de Av. Lembre-se de que um amplicador inversor produz uma tenso de sada que est 180 fora da fase em relao tenso de entrada.

Figura 1620 (a) Amplicador inversor; (b) o efeito Miller produz um capacitor de entrada maior.
+ Vin

AMPLIFICADOR INVERSOR Av (a) Vout +

+ Vin Cin(M) AMPLIFICADOR INVERSOR Av Cout(M)

Vout +

(b)

Efeitos de Freqncia

29

Capacitor de Realimentao
Na Figura 16-2a, o capacitor entre os terminais de entrada e sada denominado capacitor de realimentao (feedback) porque o sinal de sada do amplicador realimentado na entrada. Um circuito como esse difcil de analisar, pois o capacitor de realimentao afeta os circuitos de entrada e sada simultaneamente.

Converso do Capacitor de Realimentao


Felizmente, existe um artifcio denominado teorema de Miller que converte o capacitor em dois capacitores separados, como mostra a Figura 16-20b. Esse circuito equivalente mais fcil porque o capacitor de realimentao se apresenta dividido em duas novas capacitncias, Cin(M) e Cout(M). Com o uso de lgebra complexa possvel deduzir as seguintes equaes: Cin(M) = C(Av + 1)
A + 1 v Cout ( M ) = C Av

(16-26) (16-27)

O teorema de Miller converte o capacitor de realimentao em dois capacitores equivalentes, um na entrada e outro na sada. Isso cria dois problemas simples em vez de um grande problema. As Equaes (16-20) e (16-27) so vlidas para qualquer amplicador inversor tal como um amplicador emissor comum, um amplicador emissor comum com realimentao parcial ou um amp-op inversor. Nessas equaes, Av o ganho de tenso em banda mdia. Geralmente, Av muito maior que 1 e Cout(M) aproximadamente igual capacitncia de realimentao. O que notvel no uso do teorema de Miller o efeito sobre a capacitncia de entrada Cin(M). Ela mostra-se como se a capacitncia de realimentao fosse amplicada obtendo-se uma nova capacitncia que Av + 1 vezes maior. Esse fenmeno, conhecido como efeito Miller, tem aplicaes teis porque cria capacitores articiais ou virtuais muito maiores que o capacitor de realimentao.

Compensao em um Amp-Op
Conforme discutimos na Seo 16-7, a maioria dos amp-ops so internamente compensados, o que signica que incluem um capacitor de desvio dominante que
C

Figura 1621 O efeito Miller produz um circuito de atraso de entrada.


R

AMPLIFICADOR INVERSOR Av

RL

(a) R AMPLIFICADOR INVERSOR Av

Cin(M)

Cout(M)

RL

(b)

30

Captulo 16

provoca o decaimento do ganho de tenso a uma taxa de 20 dB por dcada. O efeito Miller usado para produzir esse capacitor de desvio dominante. Essa a idia bsica: um dos estgios amplicadores em um amp-op tem um capacitor de realimentao, como mostra a Figura 16-21a. Com o teorema de Miller, podemos converter esse capacitor de realimentao em dois capacitores equivalentes, mostrados na Figura 16-21b. Agora, existem dois circuitos de atraso, um na entrada e outro na sada. Devido ao efeito Miller, o capacitor de desvio na entrada muito maior do que o capacitor de desvio na sada. Como resultado, o circuito de atraso dominante; ou seja, ele determina a freqncia de corte do estgio. O capacitor de desvio de sada geralmente no tem efeito at que a freqncia de entrada seja vrias dcadas maior. Em um amp-op tpico, o circuito de atraso de entrada visto na Figura 16-21b produz uma freqncia de corte dominante. O ganho de tenso cai na freqncia de corte a uma taxa de 20 dB por dcada at que a freqncia de entrada alcance a freqncia de ganho unitrio.

Exemplo 1617
O amplicador da Figura 16-22a tem um ganho de tenso de 100.000. Desenhe o grco de Bode ideal.
Figura 1622 Amplicador com capacitor de realimentao e o seu grco de Bode.
30 pF

5,3 k AMPLIFICADOR INVERSOR Av = 100.000

10 k

(a) 5,3 k AMPLIFICADOR INVERSOR Av = 100.000

3 F

30 pF

10 k

(b) Av(dB) 100 dB 20 dB DCADA

0 dB 10 Hz (c) 1 MHz

Efeitos de Freqncia

31

SOLUO

Comece convertendo o capacitor de realimentao nos seus componentes Miller. Visto que o ganho de tenso muito maior que 1: Cin(M) = 100.000(30 pF) = 3 F Cout(M) = 30 pF A Figura 16-22b mostra as capacitncias Miller de entrada e sada. O circuito de atraso dominante na entrada tem uma freqncia de corte de:
f2 = 1 1 = = 10Hz 2 RC 2 (5, 3 K)(3 F)

Como o ganho de tenso de 100.000 equivalente a 100 dB, podemos desenhar o grco de Bode mostrado na Figura 16-22c.
PROBLEMA PRTICO 1617 Usando a Figura 16-22a, determine Cin(M) e Cout(M) se o ganho de tenso for 10.000.

16-9 Relao Tempo de Subida-Largura de Banda


O teste com onda senoidal de um amplicador signica que usamos uma tenso de entrada senoidal e medimos uma tenso de sada senoidal. Para determinarmos a freqncia de corte superior, precisamos variar a freqncia at que o ganho de tenso caia 3 dB em relao ao valor na banda mdia. O teste com onda senoidal gera resultados aproximados. Porm, existe uma forma mais rpida e mais simples de testar um amplicador usando uma onda quadrada em vez de uma onda senoidal.

Tempo de Subida
No circuito visto na Figura 16-23a, o capacitor est inicialmente descarregado. Ao fecharmos a chave, a tenso no capacitor sobe exponencialmente em direo ao valor V da fonte de alimentao. O tempo de subida TR (risetime) o tempo que a tenso no capacitor leva para ir de 0,1V (denominado ponto de 10%) para 0,9V (denominado ponto de 90%). Se a forma de onda exponencial gastar 10 s para ir do ponto de 10% ao ponto de 90%, ela tem um tempo de subida de: TR = 10 s Em vez de usarmos uma chave para aplicar um degrau de tenso, podemos usar um gerador de onda quadrada. Por exemplo, a Figura 16-23b mostra a borda de subida de uma onda quadrada acionando o mesmo circuito RC de antes. O tempo de subida continua sendo o tempo gasto para a tenso ir do ponto de 10% para o ponto de 90%. A Figura 16-23c mostra a resposta para alguns ciclos. Embora a tenso de entrada varie quase instantaneamente de um nvel de tenso para outro, a tenso de sada gasta um tempo muito maior para realizar as transies por causa do capacitor de desvio. A tenso de sada no pode variar em degraus, porque o capacitor tem que carregar e descarregar atravs da resistncia.

Relao entre TR e RC
Analisando a carga exponencial de um capacitor, possvel deduzir a equao a seguir para o tempo de subida: Tr = 2,2RC (16-28)

32

Captulo 16

Figura 1623 (a) Tempo de subida; (b) um degrau de tenso produz uma sada exponencial;

(c) teste com onda quadrada.


R + V (a) C 0,9V 0,1V 0 TR
+V

R
+V

90% C 10% 0 TR (b)

+V

R
+V +V

C 0 (c) 0

A equao mostra que o tempo de subida um pouco maior do que duas constantes de tempo RC. Por exemplo, se R for igual a 10 k e C for 50 pF, ento: RC = (10 k)(50 pF) = 0,5 s O tempo de subida da forma de onda de sada igual a: TR = 2,2RC = 2,2(0,5 s) = 1,1 s As folhas de dados normalmente especicam o tempo de subida, porque ele til para sabermos a resposta a um degrau de tenso quando analisamos circuitos de comutao.

Uma Relao Importante


Conforme mencionamos, um amplicador cc tem tipicamente um circuito de atraso dominante que provoca o decaimento do ganho de tenso a uma taxa de 20 dB por dcada, at que a funitrio (freqncia de ganho unitrio) seja alcanada. A freqncia de corte desse circuito de atraso dada por:
f2 = 1 2 RC

que pode ser resolvida para RC obtendo:


RC = 1 2 f 2

Quando substitumos essa equao na Equao (16-28) e simplicamos, obtemos a seguinte equao bastante usada:
f2 = 0, 35 TR

(16-29)

Efeitos de Freqncia

33

Esse resultado importante porque ele converte o tempo de subida para a freqncia de corte. Isso signica que podemos testar um amplicador com uma onda quadrada para determinar a freqncia de corte. Como o teste de onda quadrada muito mais rpido que o teste de onda senoidal, muitos engenheiros e tcnicos usam a Equao (16-29) para determinar a freqncia de corte superior de um amplicador. A Equao (16-29) denominada relao tempo de subida-largura de banda. Em um amplicador cc, o termo largura de banda se refere a todas as freqncias de zero at a freqncia de corte. Geralmente o termo usado como sinnimo para freqncia de corte. Se a folha de dados registra uma largura de banda de 100 kHz, signica que a freqncia de corte superior igual a 100 kHz.

Exemplo 1618
Qual a freqncia de corte superior para o circuito mostrado na Figura 16-24a?
SOLUO

Na Figura 16-24a, o tempo de subida 1 s. Usando a Equao (160, 35 = 350 KHz 1s

29) temos:
f2 =

Portanto, o circuito da Figura 16-24a tem uma freqncia de corte superior de 350 kHz. Uma declarao equivalente que o circuito tem uma largura de banda de 350 kHz. A Figura 16-24b ilustra o signicado do teste de onda senoidal. Se trocarmos a tenso de entrada de uma onda quadrada para uma onda senoidal, obteremos uma sada senoidal. Aumentando a freqncia de entrada, podemos eventualmente determinar a freqncia de corte de 350 kHz. Em outras palavras, obteremos o mesmo resultado com o teste de onda senoidal, exceto que ele mais demorado que o teste de onda quadrada.
Figura 1624 O tempo de subida e a freqncia de corte so relacionados.
0,9 V vin 0 AMPLIFICADOR CC RL 0,1 V 1s (a)
+V

+V

vin

AMPLIFICADOR CC

RL

CAI 3 dB EM 350 kHz

(b)

PROBLEMA PRTICO 1624

Um circuito RC tem R = 2 k e C = 100 pF. Determine o tempo de subida da forma de onda de sada e a sua freqncia de corte superior.

34

Captulo 16

16-10 Anlise de Freqncia de Estgios TJB


Uma ampla variedade de amp-ops so comercializadas hoje em dia com freqncias de ganho unitrio de 1 at mais de 200 MHz. Por causa disso, a maioria dos amplicadores construda usando-se amp-ops. Como os amp-ops so o corao dos sistemas analgicos, a anlise de estgios de um amplicador discreto tem menos importncia do que j teve. A prxima seo discute brevemente as freqncias de corte inferior e superior de um estgio EC com polarizao por divisor de tenso. Vamos nos ater aos efeitos de componentes individuais na resposta em freqncia do circuito, comeando no ponto da freqncia de corte inferior.

Capacitor de Acoplamento de Entrada


Quando um sinal ca acoplado num estgio de um amplicador, o circuito equivalente se assemelha ao da Figura 16-25a. A resistncia do gerador e a resistncia de entrada do estgio so vistas pelo capacitor. Esse circuito de acoplamento tem uma freqncia de corte de:
f1 = 1 2RC

(16-30)

onde R a soma de RG e Rin. A Figura 16-25b mostra a resposta em freqncia.

Capacitor de Acoplamento de Sada


A Figura 16-26a mostra a sada de um estgio TJB. Aps a aplicao do teorema de Thvenin, obtemos o circuito equivalente da Figura 16-26b. A Equao (16-30) pode ser usada para calcular a freqncia de corte, onde R a soma de RC e RL.

Capacitor de Desvio do Emissor


A Figura 16-27a mostra um amplicador EC. A Figura 16-27b mostra o efeito que o capacitor de desvio do emissor tem na tenso de sada. O circuito de Thvenin
Figura 1625 freqncia. Circuito de acoplamento e sua resposta em
RG C + VG Rin
Vout

Figura 1626

Capacitor de acoplamento de sada.


Cout

ic

RC

RL

(a)

(a)

Vout Vmx 0,707 Vmx vth

RC

Cout

RL

f1 (b) Efeitos de Freqncia

10f1

f (b)

35

Figura 1627

Efeito do capacitor de desvio do emissor.


Vout

+VCC
R1 RC

Vmx 0,707 Vmx

RG

Cin
Cout

f1 (b) VG
R2

RL RE CE zout

(a)

CE

(c)

visto pelo capacitor de desvio do emissor mostrado na Figura 16-27c. A freqncia de corte dada por:
f2 = 1 2zC E

(16-31)

A impedncia de sada (zout) foi discutida no Captulo 11, dada pelas Equaes (11-5) e (11-6). Cada um dos capacitores de acoplamento de entrada, de acoplamento de sada e de desvio do emissor produz uma freqncia de corte. Geralmente uma dessas dominante. Quando a freqncia diminui, o ganho cai a partir dessa freqncia de corte dominante, a uma taxa de 20 dB por dcada at a prxima freqncia de corte, quando passa a decair a uma taxa de 40 dB por dcada at atingir a terceira freqncia de corte, passando a decair a uma taxa de 60 dB por dcada.

Exemplo 1619
Usando os valores do circuito mostrado na Figura 16-28a, calcule a freqncia de corte inferior para cada capacitor de acoplamento e desvio. Compare os resultados com as medidas usando um grco de Bode. (Use o valor de 150 para os betas ca e cc.)
SOLUO Na Figura 16-28a, analisamos cada capacitor de acoplamento e cada capacitor de desvio separadamente. Quando analisamos cada capacitor, tratamos os outros dois com curtos-circuitos ca.

Dos clculos cc anteriores desse circuito, re = 22,7 . A resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de entrada : R = RG + R1||R2||Rin(base) onde Rin(base) = ()(r e) = (150)(22,7 ) = 3,41 k Portanto, R = 600 + (10 k)||2,2 k || 3,41 k) R = 600 + 1,18 k = 1,78 k

36

Captulo 16

Figura 1628 (a) Amplicador EC usando o MultiSim; (b) resposta em freqncia (freqncias baixas); (c) resposta em freqncia (freqncias altas).

(a)

(b)

(c) Efeitos de Freqncia

37

Usando a Equao (16-30), o circuito de acoplamento de entrada tem uma freqncia de corte de:
f1 = 1 1 = = 190 Hz 2 RC (2 ) (1, 78 k) (0, 47 F)

Em seguida, a resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de acoplamento de sada : R = RC + RL = 3,6 k + 10 k = 13,6 k O circuito de acoplamento de sada tem uma freqncia de corte de:
f1 = 1 1 = = 5, 32 Hz 2 RC (2 ) (13, 6 k) (2, 2 F)

Agora, a resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de desvio do emissor determinada por:
Z out = 1 k || 22, 7 + Z out 10 k || 2, 2 k || 600 150 = 1 k || (22,7 + 3,0 )

Z out = 1 k || 25,7 = 25,1

Portanto, a freqncia de corte para o circuito de desvio :


f1 = 1 1 = = 635 Hz (2 ) (25,1 ) (10 F) 2 Z out CE

Os resultados mostram que: f1 = 190 Hz f1 = 5,32 Hz f1 = 635 Hz capacitor de acoplamento de entrada capacitor de acoplamento de sada capacitor de desvio do emissor

Como podemos ver pelos resultados, o circuito de desvio do emissor proporciona o valor de freqncia de corte inferior dominante. O ganho de tenso medido no ponto mdio, Av(md), no grco de Bode da Figura 16-28b, 37,1 dB. O grco de Bode mostra uma queda aproximada de 3 dB na freqncia de 673 Hz. Esse valor est prximo do nosso clculo.
PROBLEMA PRTICO 1619 Usando a Figura 16-28a, troque o capacitor de acoplamento de entrada por um de 10 F e o capacitor de desvio do emissor por um de 100 F. Determine a nova freqncia de corte dominante.

Circuito de Desvio do Coletor


A resposta em freqncia (freqncias altas) de um amplicador envolve uma quantidade signicativa de detalhes e requer valores precisos para se obter bons resultados. Usaremos alguns detalhes em nossas discusses, porm resultados mais precisos podem ser obtidos com software de simulao de circuito. A Figura 16-29a mostra um estgio EC com a capacitncia parasita (stray) da ao (Cstray). Mais esquerda est Cc , que uma quantidade geralmente especicada na folha de dados do transistor. Essa uma capacitncia interna entre o coletor e a base. Embora Cc e Cstray sejam muito pequenas, elas tero efeito quando a freqncia de entrada for sucientemente alta. A Figura 16-29b mostra o circuito equivalente ca e a Figura 16-29c mostra o circuito equivalente de Thvenin. A freqncia de corte do circuito de atraso :
f2 = 1 2 RC

(16-32)

38

Captulo 16

Figura 1629

As capacitncias interna e parasita da ao produzem a freqncia de corte superior.


+VCC R1 RG Cin C c RC Cout

Cstray

RL

VG R2 RE CE

(a) R

ic

RC

C c

Cstray

RL

vth

(b)

(c)

onde R = RC || RL e C = Cc + Cstray. importante manter os os to curtos quanto possvel em freqncias altas, porque a capacitncia parasita da ao degrada a largura de banda com a diminuio da freqncia de corte.

Circuito de Desvio da Base


O transistor tem duas capacitncias internas, Cc e Ce , como mostra a Figura 1630. Como Cc um capacitor de realimentao, ele pode ser convertido em dois componentes. O componente Miller de entrada aparece em paralelo com Ce . A freqncia de corte desse circuito de desvio da base dado pela Equao (16-32), onde R a resistncia de Thvenin vista pela capacitncia. A capacitncia a soma de Ce com o componente Miller de entrada. O capacitor de desvio do coletor e a capacitncia Miller de entrada produzem duas freqncias de corte. Normalmente uma delas dominante. Quando a freqncia aumenta, o ganho muda de inclinao nessa freqncia de corte dominante. Ento, ele decai a uma taxa de 20 dB por dcada at mudar de inclinao novamente na segunda freqncia de corte. Diminuindo mais a freqncia, o ganho de tenso decai 40 dB por dcada.
Figura 1630 A anlise de alta freqncia inclui as capacitncias internas do transistor.
rg rc Ce Cc

Efeitos de Freqncia

39

Figura 1631

Dados do 2N3904; (a) capacitncia interna; (b) mudanas com a tenso reversa.

Caractersticas de Pequeno Sinal


fT Cobo Cibo NF Produto ganho de corrente-largura de banda IC = 10 mA, VCE = 20 V, f = 100 MHz VCB = 5,0 V, IE = 0, f = 1,0 MHz VEB = 0,5 V, IC = 0, f = 1,0 MHz IC = 100 A, VCE = 5,0 V, RS = 1,0 k, f = 10 Hz para 15,7 kHz (a)
Capacitncia versus tenso de polarizao
10
f = 1,0 MHz

300

MHz

Capacitncia de sada

4,0

pF

Capacitncia de entrada

8,0

pF

Figura de rudo

5,0

pF

Capacitncia (pF)

5 4 3 2
Cibo

Cobo

1 0,1

10

100

Tenso de polarizao reversa (V) (b)

Nas folhas de dados, CC pode ser indicada como Cbc, Cob ou Cobo. Esse valor especicado para uma condio de operao particular do transistor. Por exemplo, o valor de Cobo para um 2N3904 especica um valor de Cibo de 4 pF quando VCB = 5,0 V, IE = 0, sendo a freqncia de 1 MHz. Ce normalmente indicada como Cbe, Cib ou Cibo nas folhas de dados. A folha de dados para um 2N3904 especica um valor de Cibo de 4 pF quando VCB = 5,0 V, IE = 0, sendo a freqncia de 1 MHz. Esses valores so mostrados na Figura 16-31a sob as caractersticas de pequeno sinal. Cada um dos valores de capacitncia interna varia dependendo da condio do circuito. A Figura 16-31b mostra como Cobo varia conforme a intensidade da polarizao reversa VCB. Alm disso, Cbe dependente do ponto de operao do transistor. Quando Cbe no for fornecido nas folhas de dados, pode ser aproximado por:
Cbe 1 2fT re

(16-33)

onde fT o produto ganho de corrente-largura de banda normalmente indicado na folha de dados. O valor rg, mostrado na Figura 16-30, igual a: rg = RG || R1 || R2 e rc determinado por: rc = RC || RL 40 (16-35)
Captulo 16

(16-34)

Exemplo 1620
Usando os valores do circuito mostrado na Figura 16-28a, calcule os valores para as freqncias de corte superiores para o circuito de desvio da base e o circuito de desvio do coletor. Use 150 para o beta e 10 pF para a capacitncia parasita de sada. Compare os resultados com o grco de Bode usando um software de simulao.
SOLUO Primeiro determine os valores das capacitncias de entrada e sada do transistor. Nos nossos clculos cc anteriores para esse circuito, determinamos que VB = 1,8 V e VC = 6,04 V. Isso resulta em uma tenso reversa coletor-base de aproximadamente 4,2 V. Usando o grco da Figura 16-31b, o valor de Cobo ou Ce nesta tenso reversa 2,1 pF. O valor de Ce pode ser determinado usando a Equao (16-33) como a seguir:

Ce =

1 = 23, 4 pF (2 )(300 MHz)(22, 7 )

Como o ganho de tenso para esse circuito amplicador :


Av = rc re = 2, 65 k = 117 22, 7

A capacitncia Miller de entrada determinada por:


( A + 1) = 2,1 pF (117 + 1) = 248 pF Cin ( M ) = CC v

Portanto, a capacitncia de desvio da base igual a:


C = Ce + Cin ( M ) = 23, 4 pF + 248 pF = 271 pF

O valor da resistncia vista pela capacitncia : R = rg || Rin(base) = 450 || (150)(22,7 ) = 397 Agora, usando a Equao (16-32), a freqncia de corte do circuito de desvio da base :
f2 = 1 = 1, 48 MHz (2 )(397 ) (271 pF)

A freqncia de corte do circuito de desvio do coletor calculada determinando-se primeiro a capacitncia total de desvio da sada:
+C C = CC stray

Usando a Equao (16-27), a capacitncia Miller de sada determinada por:


A + 1 117 + 1 v 2,1 pF Cout ( M ) = CC = 2,1 pF 117 A v

A capacitncia de desvio de sada total : C = 2,1 pF + 10 pF = 12,1 pF A resistncia vista por essa capacitncia : R = RC || RL = 3,6 k || 10 k = 2,65 k

Efeitos de Freqncia

41

Portanto, a freqncia de corte do circuito de desvio do coletor :


f2 = 1 = 4, 96 MHz (2 )(2, 65 k)(12,1 pF)

A freqncia de corte dominante determinada pela mais baixa das duas freqncias de corte. Na Figura 16-28a, o grco de Bode usando o MultiSim mostra uma freqncia de corte superior de aproximadamente 1,5 MHz.
PROBLEMA PRTICO 1620 Se a capacitncia parasita no Exemplo 16-20 for 40 pF, determine a freqncia de corte do desvio do coletor.

16-11 Anlise de Freqncia em Estgios FET


A anlise da resposta em freqncia de circuitos FET muito similar de circuitos TJB. Na maioria dos casos, o FET tem um circuito de acoplamento de entrada e um circuito de acoplamento de sada, e um deles vai determinar o ponto da freqncia de corte inferior. A porta e o dreno tm um circuito de desvio indesejado principalmente como resultado das capacitncias internas do FET. Juntamente com a capacitncia parasita da ao, eles determinaro o ponto da freqncia de corte superior.

Anlise de Freqncia Baixa


A Figura 16-32 mostra um circuito amplicador com E-MOSFET usando polarizao por divisor de tenso. Devido resistncia de entrada do MOSFET ser muito alta, a resistncia R vista pelo capacitor de acoplamento de entrada : R = RG + R1 || R2 (16-36)

e a freqncia de corte referente ao acoplamento de entrada determinada por:


f1 = 1 2 RC

A resistncia de sada vista pelo capacitor de acoplamento de sada : R = RD + RL e a freqncia de corte referente ao acoplamento de sada determinada por:
f1 = 1 2 RC

Como podemos ver, a anlise de baixa freqncia do circuito FET muito similar ao circuito TJB. Devido resistncia de entrada do FET ser muito alta, podem ser usados valores muito altos de resistncia no divisor de tenso. Isso resulta na possibilidade de ser usada capacitncias de acoplamento de entrada muito menores.

42

Captulo 16

Figura 1632 Anlise de freqncia em circuito FET; (a) amplicador E-MOSFET; (b) resposta

em baixa freqncia; (c) resposta em alta freqncia.

(a)

(b)

(c)

Efeitos de Freqncia

43

Exemplo 1621
Usando o circuito mostrado na Figura 16-32, determine o circuito de acoplamento de entrada e o circuito de acoplamento de sada nos pontos de corte em baixa freqncia. Compare os valores calculados com o grco de Bode usando o MultiSim.
SOLUO

A resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de acoplamento de en-

trada : R = 600 + 2 M || 1 M = 667 k e a freqncia de corte referente ao acoplamento de entrada :


f1 = 1 = 2, 39 Hz (2 )(667 k)(0,1 F)

Em seguida, a resistncia de Thvenin vista pelo capacitor de acoplamento de sada determinada por: R = 150 + 1 k = 1,15 k e a freqncia de corte relativa ao acoplamento de sada :
f1 = 1 = 13, 8 Hz (2 )(130 )(10 F)

Portanto, o valor da freqncia de corte inferior dominante 13,8 Hz. O ganho de tenso no ponto mdio desse circuito 22,2 dB. O grco de Bode na Figura 16-32b mostra uma queda de 3 dB em aproximadamente 14 Hz. Esse valor bem prximo do calculado.

Anlise em Alta Freqncia


Assim como na anlise em alta freqncia de um circuito TJB, a determinao do ponto de corte em alta freqncia de um circuito FET envolve uma quantidade signicativa de detalhes e requer o uso de valores precisos. Da mesma forma que os TJBs, os FETs tm as capacitncias internas Cgs, Cgd e Cds, como mostra a Figura 16-33a. Esses valores de capacitncias no so importantes em baixas freqncias, porm se tornam signicativos em altas freqncias. Como as capacitncias so difceis de medir, os fabricantes medem e registram os valores das capacitncias sob condies de curto-circuito. Por exemplo, Ciss a capacitncia de entrada com um curto-circuito ca na sada. Quando isso feito, Cgd aparece em paralelo com Cgs (Figura 16-33b), assim Ciss determinada por: Ciss = Cds + Cgd

Figura 1633

Medio das capacitncias FET.


Cgd Cgd Cgd Coss

Cds

Ciss

Cds

Cgs

Cgs

curtocircuito

(a)

(b)

(c) Captulo 16

44

As folhas de dados normalmente apresentam Coss, que a capacitncia do FET com um curto-circuito nos terminais de entrada (Figura 16-33c), como: Coss = Cds + Cgd As folhas de dados tambm apresentam normalmente a capacitncia de realimentao Crss. Essa capacitncia igual a: Crss = Cgd Usando essas equaes podemos determinar que: Cgd = Crss Cgs = Ciss Crss Cds = Coss Crss (16-37) (16-38) (16-39)

A capacitncia porta-fonte Cgd usada para determinar a capacitncia Miller de entrada Cin(M) e a capacitncia Miller de sada Cout(M). Esses valores so determinado por: Cin(M) = Cgd(Av + 1) e
A + 1 v Cout ( M ) = C gd A v

(16-40)

(16-41)

onde Av = gmrd para o amplicador fonte comum.

Exemplo 1622
No circuito amplicador MOSFET da Figura 16-32, o 2N7000 tem as seguintes capacitncias obtidas da folha de dados: Ciss = 60 pF Coss = 25 pF Crss = 5,0 pF Se gm = 97 mS, quais so os valores de corte em altas freqncias para os circuitos de porta e dreno? Compare os clculos com o grco de Bode.
SOLUO Usando os valores de capacitncias fornecidos pela folha de dados, podemos determinar as capacitncias internas do FET por:

Cgd = Crss = 5,0 pF Cgs = Ciss Crss = 60 pF 5 pF = 55 pF Cds = Coss Crss = 25 pF 5 pF = 20 pF Para determinarmos a capacitncia de entrada Miller, primeiro temos que determinar o ganho de tenso do amplicador. Isso feito por: Av = gmrd = (93 mS)(150 || 1 k) = 12,1 Portanto, Cin(M) : Cin(M) = Cgd(Av + 1) = 5,0 pF (12,1 + 1) = 65,5 pF A capacitncia de desvio da porta determinada por: C = Cgs + Cin(M) = 55 pF + 65,5 pF = 120,5 pF
Efeitos de Freqncia

45

A resistncia vista por C : R = RG || R1 || R2 = 600 || 2 M || 1 M = 600 A freqncia de corte relativa ao desvio da porta :
f2 = 1 = 2, 2 MHz (2 )(600 )(120, 5 pF)

Em seguida, a capacitncia relativa ao desvio do dreno determinada por: C = Cds + Cout(M)


12,1 + 1 C = 20 pF + 5, 0 pF = 25, 4 pF 12,1

A resistncia rd vista por essa capacitncia : rd = RD || RL = 150 || 1 k = 130 A freqncia de corte relativa ao desvio do dreno , portanto:
f2 = 1 = 48 MHz (2 )(130 )(25, 4 pF)

Conforme mostra a Figura 16-32c, a freqncia de corte superior medida usando o MultiSim aproximadamente 638 kHz. Como podemos ver, essa medida difere signicativamente dos nossos clculos. Esse resultado com um pouco de impreciso demonstra a diculdade da escolha correta dos valores de capacitncia interna do dispositivo, os quais so crticos para os clculos.
PROBLEMA PRTICO 1622 Dado que Ciss = 25 pF, Coss = 10 pF e Crss = 5 pF, determine os valores de Cgd , Cgs e Cds.

A Tabela 16-1 resume algumas das equaes usadas para a anlise de freqncia de um estgio amplicador TJB emissor comum e de um estgio amplicador FET de fonte comum.

Concluso
Analisamos algumas questes que envolvem a anlise de freqncia de estgios amplicadores TJB e FET. Sendo feita manualmente, a anlise pode ser tediosa e consumir tempo. A discusso foi deliberadamente breve, porque a anlise de freqncia de amplicadores discretos feita hoje em dia principalmente com o uso do computador. Esperamos que o leitor possa ver como os componentes individuais determinam a forma da resposta em freqncia. Se o leitor precisar analisar um estgio amplicador discreto, use o MultiSim ou um simulador de circuito equivalente. O MultiSim carrega todos os parmetros , C, C do TJB ou FET, grandezas como CC rss e Coss, bem como as grandezas de e banda mdia como , re e gm. Em outras palavras, o MultiSim contm as folhas de dados dos dispositivos. Por exemplo, quando selecionamos um 2N3904, o MultiSim carrega todos os parmetros (incluindo os de altas freqncias) para o 2N3904. Isso uma tremenda economia de tempo. Alm disso, o leitor pode usar o gerador de grco de Bode no MultiSim para ver a resposta em freqncia. Com um gerador de grco de Bode, podemos medir o ganho de tenso na banda mdia e as freqncias de corte. Em suma, o uso do MultiSim ou outro software de simulao de circuito torna mais rpida e precisa a anlise da resposta em freqncia de um amplicador TJB ou FET discreto.

46

Captulo 16

Tabela Resumo 16-1


+VCC

Anlise de Freqncia de um Amplicador


+VDD

R1

RC Cout

R1

RD Cout

RG

Cin

RG

Cin

+
VG R2

RL
VG

+
R2

RL

RE

CE

Anlise em baixas freqncias


Entrada da base: R = RG + R1 || R2 || Rin(base)

Entrada da base
Entrada da porta:

R = RG + R1 || R2 f1 = 1 2(R )(C out )

f1 =

1 2(R )(C in )

Sada do coletor: R = RC + RL

Sada do dreno:

f1 =

1 2(R )(C out )

R = RD + RL f1 = 1 2(R )(C out )

Desvio do emissor:

Z out = RE || re + f1 = 1 2(R )(C E )

R1 || R2 || RG

Anlise em altas freqncias


Desvio da base: R = RG || R1 || R2 || Rin(base) Cin(M) = CC(Av + 1) C = C e + Cin(M)

Anlise em altas freqncias


Desvio da porta: R = RG || R1 || R2 || Cin(M) = Cgd (Av + 1) C = Cgs + Cin(M)

f2 =

1 2(R )(C )

f2 =

1 2(R )(C )

Desvio do coletor:

Desvio do dreno:

R = RC || RL Av + 1 C out(M) = C C Av C = C out(M) + C stray f2 = 1 2 (R )(C )

R = RD || RL A + 1 v C out(M ) = C gd A v C = Cds = C out(M ) + C stray f2 = 1 2(R )(C )

Efeitos de Freqncia

47

16-12 Efeitos de Freqncia em Circuitos com Dispositivos de Montagem em Superfcie (SMDs)


A capacitncia e a indutncia parasitas tornam-se consideraes importantes para dispositivos discretos e CIs que operam acima de 100 kHz. Com os componentes convencionais (PTH) existem trs fontes de efeitos parasitas: 1. A geometria e a estrutura interna do dispositivo. 2. O layout da placa de circuito, incluindo a orientao dos dispositivos e as trilhas condutoras. 3. Os terminais externos dos dispositivos. Usando SMDs (dispositivos de montagem em superfcies) elimina-se virtualmente o item 3 da lista, aumentando assim o controle que a engenharia de projetos tem sobre os efeitos parasitas nos componentes em uma placa de circuito.

Resumo
SEO 161 RESPOSTA EM FREQNCIA DE UM AMPLIFICADOR

A resposta em freqncia o grco do ganho de tenso versus a freqncia de entrada. Um amplicador ca apresenta uma freqncia de corte inferior e outra superior. Um amplicador cc apresenta apenas uma freqncia de corte superior. Os capacitores de acoplamento e desvio (bypass) so responsveis pela freqncia de corte inferior. As capacitncias internas do transistor e as capacitncias parasitas da ao so responsveis pela freqncia de corte superior.
SEO 162 GANHO DE POTNICA EM DECIBEL

ganho de tenso. Quando o ganho de tenso aumenta por um fator de 2, o ganho de tenso em decibel aumenta de 6 dB. Quando o ganho de tenso aumenta por um fator de 10, o ganho de tenso em decibel aumenta de 20 dB. O ganho de tenso em decibel total de estgios em cascata igual soma dos ganhos de tenso individuais.
SEO 164 CASAMENTO DE IMPEDNCIA

denominado grco de Bode. Grcos de Bode ideais so aproximaes que nos permitem desenhar a resposta em freqncia de forma rpida e fcil.
SEO 167 MAIS GRFICOS DE BODE

Em muitos sistemas, todas as impedncias so casadas porque dessa forma obtm-se a mxima transferncia de potncia. Num sistema com impedncia casada, os ganhos de potncia e tenso em decibis so iguais.
SEO 165 DECIBIS ACIMA DE UMA REFERNCIA

Em um circuito de atraso, o ganho de tenso muda de inclinao na freqncia de corte superior passando a decair a taxa de 20 dB por dcada, que equivale a 6 dB por oitava. Podemos desenhar tambm um grco de Bode do ngulo de fase versus a freqncia. Em um circuito de atraso, o ngulo de fase est entre 0 e -90.
SEO 168 EFEITO MILLER

O ganho de potncia em decibel denido como 10 vezes o logaritmo comum do ganho de potncia. Quando o ganho de potncia aumenta por um fator de 2, o ganho de potncia em decibel aumenta de 3 dB. Quando o ganho de potncia aumenta por um fator de 10, o ganho de potncia aumenta de 10 dB.
SEO 163 GANHO DE TENSO EM DECIBEL

Alm do uso de decibis em ganhos de potncia e tenso, podemos usar decibis acima de uma referncia. Duas referncias populares so o miliwatt e o volt. Decibis com 1 miliwatt de referncia so indicados por dBm e decibis com 1 volt de referncia so indicado por dBV.
SEO 166 GRFICOS DE BODE

Um capacitor de realimentao da sada para a entrada de um amplicador inversor equivalente a dois capacitores: um capacitor nos terminais de entrada e o outro nos terminais de sada. O efeito Miller se refere capacitncia de entrada ser Av + 1 vezes a capacitncia de realimentao.
SEO 169 RELAO TEMPO DE SUBIDALARGURA DE BANDA

O ganho de tenso em decibel denido como 20 vezes o logaritmo comum do

Uma oitava se refere a uma variao na freqncia por um fator de 2. Uma dcada se refere a uma variao na freqncia por um fator de 10. Um grco do ganho de tenso em decibel versus a freqncia

Quando um degrau de tenso usado como o sinal de entrada de um amplicador cc, o tempo de subida o tempo entre os pontos de 10% e 90%. A freqncia de corte superior igual a 0,35
Captulo 16

48

dividido pelo tempo de subida. Essa uma forma rpida e fcil de medir a largura de banda de um amplicador cc.
SEO 1610 ANLISE DE FREQNCIA DE ESTGIOS TJB

capacitncia Miller de entrada so responsveis pelas freqncias de corte superiores. A anlise de freqncia de estgios bipolar e FET feita tipicamente com o MultiSim ou outro simulador de circuito equivalente.
SEO 1611 ANLISE DE FREQNCIA DE ESTGIOS FET

Os capacitores de acoplamento de entrada, de acoplamento de sada e de desvio do emissor so responsveis pelas freqncias de corte inferiores. O capacitor de desvio do coletor e a

Os capacitores de acoplamento de entrada e de sada de um estgio FET so

responsveis pelas freqncias de corte inferiores (semelhante a um estgio TJB). As capacitncias de desvio do dreno, juntamente com a capacitncia da porta e a capacitncia Miller de entrada so responsveis pelas freqncias e corte superiores. As anlises de freqncia de estgios TJB e FET so feitas tipicamente com o MultiSim ou outro simulador de circuito equivalente.

Denies
(16-8) Ganho de potncia em decibel:
10 dB 0,1 3 dB 0 dB 3 dB 0,5 1 2 10 dB 10

(16-16) Decibel referenciado a 1 mW:


10 dBm 0,1 mW 3 dBm 0 dBm 3 dBm 0,5 mW 1 mW 2 mW 10 dBm 10 mW

Ap(db) = 10 log Ap (16-9) Ganho de tenso em decibel: (16-18) Decibel referenciado a 1 V:


20 dB 0,1 6 dB 0 dB 6 dB 0,5 1 2 20 dB
20 dBV 6 dBV 0 dBV 6 dBV 0,5 V 1V 2V 20 dBV 10 V

PdBm = 10 log

P 1 mW

10

Av(db) = 20 log Av

0,1 V

VdBV = 20 log V

Derivaes
(16-3) Abaixo da banda mdia:
Av Av(md) 0,707 Av(md)

(16-10) Ganho de tenso total:

vin

Av1

Av2

vout

Av = (Av1)(Av2)
f1 f

(16-11) Ganho de tenso total em decibel:

A v=
(16-4) Acima da banda mdia:
Av Av(md) 0,707 Av(md)

A v (md) 1 + (f 1 / f )2

vin

Av1(dB)

Av2(dB)

vout

Av(dB) = Av1(dB) + Av2(dB) (16-13) Sistema com impedncia casada:


R

AMPLIFICADOR

f2

A v=

A v (md) 1 + (f / f2 )2

Ap(dB) = Av(dB)

Efeitos de Freqncia

49

(16-22) Freqncia de corte:


R

(16-33) Capacitncia emissor-base de um TJB:

Cbe
vin C vout

f2 =

1 2RC

1 2fT re

(16-26) Efeito Miller: e

Cin(M) = C(Av + 1)

(16-37) Capacitncia interna de um FET: Cgd = Crss (16-38) Capacitncia interna de um FET: Cgs = Ciss Crss (16-39) Capacitncia interna de um FET: Cds = Coss Crss

(16-27)

Av + 1 C out(M) = C A v
C

RG
AMPLIFICADOR INVERSOR Av

RL

(16-29) Tempo de subida-largura de banda:


Av Av(md) 0,707 Av(md) f 10% TR

90%

f2

f2 =

0, 35 TR

Atividades para o Estudante


1. A resposta em freqncia um grco do ganho de tenso versus a. a freqncia b. o ganho de potncia c. a tenso de entrada d. a tenso de sada 2. Em baixas freqncias, os capacitores de acoplamento produzem uma diminuio a. b. c. d. na resistncia de entrada no ganho de tenso na resistncia do gerador na tenso do gerador 3. A capacitncia parasita da ao tem um efeito a. na freqncia de corte inferior b. no ganho de tenso na banda mdia c. na freqncia de corte superior d. na resistncia de entrada 4. Nas freqncias de corte inferior ou superior, o ganho de tenso a. b. c. d. 0,35Av(md) 0,5Av(md) 0,707Av(md) 0,995Av(md) 5. Se o ganho de potncia dobrar, o ganho de potncia em decibel aumenta a. um fator de 2 b. de 3 dB c. de 6 dB d. de 10 dB 6. Se o ganho de tenso dobrar, o ganho de tenso em decibel aumenta a. um fator de 2 b. de 3 dB c. de 6 dB d. de 10 dB

50

Captulo 16

7. Se o ganho de tenso for 10, o ganho de tenso em decibel a. 6 dB b. 20 dB c. 40 dB d. 60 dB 8. Se o ganho de tenso for 100, o ganho de tenso em decibel a. 6 dB b. 20 dB c. 40 dB d. 60 dB 9. Se o ganho de tenso for 2000, o ganho de tenso em decibel a. 40 dB b. 46 dB c. 66 dB d. 86 dB 10. Dois estgios apresentam ganhos de tenso em decibel de 20 dB e 40 dB. O ganho de tenso comum total a. 1 b. 10 c. 100 d. 1.000 11. Dois estgios apresentam ganhos de 100 e 200. O ganho de tenso total em decibel a. 46 dB b. 66 dB c. 86 dB d. 106 dB

12. Uma freqncia 8 vezes uma outra. Quantas oitavas separam uma freqncia da outra? a. 1 c. 3 b. 2 d. 4 13. Se f = 1 MHz e f2 = 10 Hz, a razo f/f2 representa quantas dcadas? a. 2 c. 4 b. 3 d. 5 14. Se um papel semilogartmico signica que a. Um eixo linear e o outro logartmico b. Um eixo linear e o outro semilogartmico c. Os dois eixos so semilogartmicos d. Nenhum eixo linear 15. Se desejamos melhorar a resposta em altas freqncias de um amplicador, qual das abordagens a seguir poderamos tentar? a. Diminuir as capacitncias de acoplamento b. Aumentar a capacitncia de desvio do emissor c. Diminuir, dentro do possvel, o tamanho dos terminais d. Aumentar a resistncia do gerador 16. O ganho de tenso de um amplicador diminui 20 dB por dcada acima de 20 kHz. Se o ganho de tenso na banda mdia 86 dB, qual o ganho de tenso comum em 20 MHz? a. 20 c. 2000 b. 200 d. 20.000

17. Num circuito amplicador com TJB, Ce o mesmo que a. Cbe b. Cib c. Cibo d. Nenhuma das alternativas anteriores 18. Num circuito amplicador comTJB, aumentando os valores de Cin e Cout teremos a. uma diminuio de Av em baixas freqncias b. um aumento de Av em baixas freqncias c. uma diminuio de Av em altas freqncias d. um aumento de Av em altas freqncias 19. Os capacitores de acoplamento de entrada em circuitos FET a. So normalmente maiores que nos circuitos TJB b. Determinam a freqncia de corte superior c. So normalmente menores que nos circuito TJB d. So tratados como circuitos abertos em ca 20. Nas folhas de dados de FETs, Coss a. Igual a Cds + Cgd b. Igual a Cgs Crss c. Igual a Cgd d. Igual a Ciss Crss

Problemas
SEO 161 RESPOSTA EM FREQNCIA DE UM AMPLIFICADOR SEO 162 GANHO DE POTNCIA EM DECIBEL

161

Um amplicador tem um ganho de tenso na banda mdia de 1000. Se as freqncias de corte so f1 = 100 Hz e f2 = 100 kHz, qual o aspecto da resposta em freqncia? Qual o ganho de tenso se a freqncia de entrada for 20 Hz? E se for 300 kHz? Suponha que um amp-op tenha um ganho de tenso em banda mdia de 500.000. Se a freqncia de corte superior for 15 Hz, qual o aspecto da resposta em freqncia? Um amplicador cc tem um ganho de tenso na banda mdia de 200. Se a freqncia de corte superior for 10 kHz, qual o ganho de tenso para cada uma das seguintes freqncias: 100 kHz, 200 kHz, 500 kHz e 1 MHz?

164 165 166 167

Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap = 5, 10, 20 e 40. Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap = 0,4, 0,2, 0,1 e 0,05. Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap = 2, 20, 200 e 2000. Calcule o ganho de potncia em decibel para Ap = 0,4, 0,04, e 0,004.
GANHO DE TENSO EM DECIBEL

162

163

SEO 163

168

Qual o ganho de tenso total na Figura 16-34a? Converta a resposta para decibis.

Efeitos de Freqncia

51

Figura 16-34

SEO 164

CASAMENTO DE IMPEDNCIA

1615 Se o circuito da Figura 16-35 for um sistema de impedncia casada, qual o ganho de tenso total em decibel? Qual o ganho de tenso em decibel de cada estgio?
vin Av1= 200 Av2= 100 vout

1616 Se os estgios do circuito da Figura 16-35 so de impedncia casada, qual a tenso na carga? Qual a potncia na carga?
SEO 165 DECIBIS ACIMA DE UMA REFERNCIA

(a)

1617 Se a potncia de sada de um pr-amplicador for 20 dBm, qual a potncia em miliwatts?


vin Av
1(dB)

= 30 dB

Av

2(dB)

= 52 dB

vout

1618 Qual tenso de sada tem um microfone quando sua sada for 45 dBV? 1619 Converta as potncias a seguir para dBm: 25 mW, 93,5 mW e 4,87 W.

(b)

1620 Converta as seguintes tenses para dBV: 1 V, 34,8 mV, 12,9 V e 345 V.
SEO 166 GRFICOS DE BODE

169

Converta o ganho de cada estgio na Figura 16-34a para decibis.

1610 Qual o ganho total em decibel na Figura 16-34b? Converta esse ganho de tenso para ganho comum. 1611 Qual o ganho de tenso comum de cada estgio na Figura 16-34b? 1612 Qual o ganho de tenso em decibel de um amplicador, se ele tem um ganho de tenso comum de 100.000? 1613 A folha de dados do LM380, que um amplicador de potncia de udio, fornece um ganho de tenso em decibel de 34 dB. Converta esse valor para um ganho comum. 1614 Um amplicador de dois estgios tem os seguintes ganhos: Av1 = 25,8 e Av2 = 117. Qual o ganho de tenso em decibel de cada estgio? Qual o ganho de tenso total em decibel?

1621 A folha de dados de um amp-op fornece um ganho de tenso na banda mdia de 200.000, uma freqncia de corte de 10 Hz e uma taxa de decaimento de 20 dB por dcada. Desenhe o grco de Bode ideal. Qual o ganho de tenso comum em 1 MHz? 1622 O CI LF351 um amp-op com um ganho de tenso de 316.000, uma freqncia de corte de 40 Hz e uma taxa de decaimento de 20 dB por dcada. Desenhe o grco de Bode ideal.
SEO 167 MAIS GRFICOS DE BODE

1623 1624

Desenhe o grco de Bode ideal para o circuito de atraso da Figura 16-36a. Desenhe o grco de Bode ideal para o circuito de atraso da Figura 16-36b.

1625 Qual o grco de Bode ideal para o estgio da Figura 16-37?

Figura 1635
300

10 V

23 dB

18 dB

300

Figura 1636
10 k 1 k

1.000 pF

50 pF

(a)

(b)

52

Captulo 16

Figura 1637

vent

AMPLIFICADOR CC Av(md) = 400

100 pF

vout

RTH = 15 k

SEO 168

EFEITO MILLER

SEO 169

RELAO TEMPO DE SUBIDA-LARGURA DE BANDA

1626 Qual a capacitncia Miller de entrada na Figura 16-38 se C = 5 pF e Av = 200.000? 1627 Desenhe o grco de Bode ideal para o circuito de atraso de entrada da Figura 16-38 com Av = 250.000 e C = 15 pF. 1628 Se o capacitor de realimentao da Figura 16-38 de 50 pF, qual a capacitncia Miller de entrada quando Av = 200.000? 1629 Desenhe o grco de Bode ideal para a Figura 16-38 com uma capacitncia de realimentao de 100 pF e um ganho de tenso de 150.000.

1630 Um amplicador apresenta a resposta ao degrau mostrada na Figura 16-39a. Qual a freqncia de corte superior? 1631 Qual a largura de banda de um amplicador se o tempo de subida for de 0,25 s? 1632 A freqncia de corte superior de um amplicador 100 kHz. Ao fazermos o teste de onda quadrada, qual deve ser o tempo de subida da sada do amplicador? 1633 Na Figura 16-40, qual a freqncia de corte inferior para o circuito de acoplamento da base?

Figura 1638
C

1 k 10 k

Av

Figura 1639
90% vin 0 AMPLIFICADOR COM UM CIRCUITO DE ATRASO 10% 10 s (a) Av(md)vin

4 k 0

50 pF 10%

90%

TR

(b)

Efeitos de Freqncia

53

Figura 1640
+VCC 10 V

R1 RC 10 k 3,6 k

Cout 4,7 F

Vout

RG 50

Cin 1 F

B = 200 2N3904
RL 10 k

+
VG R2 2,2 k

1 k RE

CE 25 F

1634 Na Figura 16-40, qual a freqncia de corte inferior para o circuito de acoplamento do coletor? 1635 Na Figura 16-40, qual a freqncia de corte inferior para o circuito de desvio do emissor? 1636 Na Figura 16-40, Cc dado como 2 pF, Ce = 10 pF e Cstray 5 pF. Determine a freqncia de corte superior para os circuitos de entrada da base e de sada do coletor. 1637 O circuito da Figura 16-41 usa um E-MOSFET com essas especicaes: gm = 16,5 mS, Ciss = 30 pF, Coss = 20 pF e

Crss = 5,0 pF. Determine os valores das capacitncias internas do FET (Cgd, Cgs e Cds). 1638 Na Figura 16-41, qual a freqncia de corte inferior dominante? 1639 Na Figura 16-41, determine os valores das freqncias de corte superiores para os circuitos de entrada da porta e sada do dreno.

Figura 1641
+VDD 20 V

2 M

1 k 1 F
Vout

50

0,01 F

Q1 2N7000 10 k 1 M

+
Vin

54

Captulo 16

Raciocnio Crtico
1640 Na Figura 16-42a, qual o ganho de tenso em decibel quando f = 20 kHz? E quando f = 44,4 kHz? 1641 Na Figura 16-42b, qual o ganho de tenso em decibel quando f = 100 kHz? 1642 O amplicador da Figura 16-39a tem um ganho de tenso na banda mdia de 100. Se a tenso de entrada for um degrau de 20 mV, qual a tenso de sada no ponto de 10%? E no ponto de 90%? 1643 A Figura 16-39b um circuito equivalente. Qual o tempo de subida da tenso de sada? 1644 Suponha que voc tenha duas folhas de dados para amplicadores. A primeira mostra uma freqncia de corte de 1 MHz. A segunda fornece um tempo de subida de 1 s. Qual dos amplicadores tem uma maior largura de banda?

Figura 1642
Av(dB) 80 dB 20 dB DCADA Av(dB) 120 dB 20 dB DCADA 40 dB DCADA 0 dB 100 Hz (a) 1 MHz f 0 dB 100 Hz 10 kHz 1 MHz (b) f

Questes de Entrevista
1. Esta manh montei um estgio amplicador num protoboard (matriz de contatos) usando diversos os. A freqncia de corte superior medida nesse circuito mostrou-se bem menor que deveria ser. Voc tem alguma explicao para isso? 2. Na minha bancada de laboratrio tem um amplicador cc, um osciloscpio e um gerador de funes que pode gerar ondas senoidal, quadrada e triangular. Descreva uma maneira de determinar a largura de banda do amplicador. 3. Sem utilizar calculadora, converta um ganho de tenso de 250 para o equivalente em decibel. 4. Desenhe um amplicador inversor com um capacitor de realimentao de 50 pF e um ganho de tenso de 10.000. Em seguida, desenhe o grco de Bode ideal para o circuito de atraso de entrada. 5. Considere que o painel frontal do seu osciloscpio indique que o seu amplicador vertical tem um tempo de subida de 7 ns. Com base nesse valor, o que se pode dizer da largura de banda do instrumento? Como voc mediria a largura de banda de um amplicador cc? Por que o ganho de tenso em decibel usa um fator de 20 e o ganho de potncia usa um fator de 10? Por que o casamento de impedncia importante em alguns sistemas? Qual a diferena entre dB e dBm? Por que um amplicador cc recebe essa denominao? Um engenheiro de estao de rdio precisa testar o ganho de tenso ao longo de vrias dcadas de freqncia. Que tipo de papel grco seria mais til nessa situao? Alguma vez voc j ouviu falar do MultiSim (EWB)? Em caso armativo, o que ele ?

6. 7. 8. 9. 10. 11.

12.

Respostas Atividades para o Estudante


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. a b c c b c b 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. c c d c c d a 15. 16. 17. 18. 19. 20. c a d b c a

Efeitos de Freqncia

55

Respostas dos Problemas Prticos


16-1 16-2 16-3 Av(md) = 70,7; Av a 5 Hz = 24,3; Av a 200 kHz = 9,95 Av a 10 Hz = 141 20.000 a 100 Hz; 2000 a 1 kHz; 200 a 10 kHz; 20 a 100 kHz; 2,0 a 1 MHz 10 Ap = 10 dB; 20 Ap = 13 dB; 40 Ap = 16 dB 4 Ap = 6 dB; 2 Ap = 3 dB; 1 Ap = 0 dB; 0,5 Ap = 3 dB 16-6 16-7 16-8 16-9 5 Ap = 7 dB; 50 Ap = 17 dB; 500 Ap = 27 dB; 5000 Ap = 37 dB 20Ap = 13 dB; 2 Ap = 3 dB; 0,2 Ap = 7 dB; 0,02 Ap = 17 dB 50 Av = 34 dB; 200 Av = 46 dB; AvT = 10.000; Av(dB) = 80 dB Av(dB) = 30 dB; Ap = 1.000; Av = 31,6 16-12 Vout = 1,88 mV 16-14 f2 = 159 kHz 16-15 f2 = 318 kHz; funitrio = 31,8 MHz 16-17 Cin(M) = 0,3 F; Cout(M) = 30 pF 16-18 TR = 400 ns; f2 = 795 kHz 16-19 f1 = 63 Hz 16-20 f2 = 1,43 MHz 16-22 Cgd = 5 pF; Cgs = 20 pF; Cds = 5 pF

16-4 16-5

16-10 Av1 = 3,16; Av 2 = 0,5; Av 3 = 20 16-11 P = 1000 W

56

Captulo 16

Das könnte Ihnen auch gefallen