Sie sind auf Seite 1von 2

Atividades Econmicas Civis As atividades empresariais no abrangem todas as atividades econmicas possveis, existindo outras que no so regulamentadas pelas

mesmas disposies legais que regulamentam os empresrios, so as denominadas atividades econmicas civis. Sendo estas atividades civis, seus exercentes no podem, por exemplo, requerer a recuperao judicial, nem falir. Podemos falar que so quatro as categorias de atividades econmicas civis: aquelas exploradas por quem no se enquadra no conceito legal de empresrio; quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica; produtores rurais no inscritos no Registro de Empresas (Junta Comercial) e Cooperativas. A atividade rural no Brasil, regra geral, explorada, principalmente, de duas formas distintas: pelos titulares de grandes negcios rurais (agroindstria ou agronegcio) e pela famlia que explora uma agricultura de sobrevivncia. Diante disso, nosso legislador deixou a critrio do ruralista a sua condio, de conformidade com o art. 971 do Cdigo Civil Brasileiro: Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. Por fora do art. 982 do Cdigo Civil, as Cooperativas sero sempre sociedades simples (sociedades civis), independentemente da atividade que explorem.

Impedimentos ao Exerccio da Empresa O artigo 972 do Cdigo Civil estabelece: Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos. Alguns exemplos de pessoas Legalmente Impedidas de exercer a atividade empresarial: Militares da ativa, inclusive constituindo crime militar; Corretores e leiloeiros so proibidos de exercer; Mdicos em relao farmcia e laboratrios. Os proibidos de exercer empresa so plenamente capazes para a prtica dos atos e negcios jurdicos, mas vedados do exerccio dessa atividade profissional. Assim, caso o impedido venha a exercer atividade empresaria, responder pelas obrigaes contradas, ou seja, o ato praticado se mostra vlido e eficaz. Sendo, portanto, o exerccio da atividade empresarial irregular ou de fato. A violao desta proibio implicar em punies de ordem administrativa e criminal para o infrator. O Cdigo Civil em vigor no procurou buscar uma definio das atividades funcionais incompatveis com o exerccio da atividade de empresrio, sendo regulada atualmente em leis esparsas, que vo desde a Constituio Federal at os Estatutos do Funcionalismo Civil e Militar. Assim sendo, salvo excees expressamente capituladas em lei, podem ditas pessoas integrar uma sociedade empresria, na condio de scio.

No caso do funcionrio pblico (Lei 8112/90) o respectivo estatuto permite sua participao como scio cotista ou acionista, vedando-lhe o exerccio de cargo de administrao. Os magistrado tambm podero ser scios cotistas ou acionistas, sendo vedada a funo de administrador, conforme lei orgnica da magistratura. O Cdigo Penal Militar probe o oficial da ativa de comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade comercial ou dela ser scio ou participar, veja: Art. 204 - Comerciar o Oficial da ativa, ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade comercial, ou dela ser scio ou participar, exceto como acionista ou cotista em sociedade annima, ou por cotas de responsabilidade limitada: Pena: suspenso do exerccio do posto, de seis meses a dois anos, ou reforma. A razo histrica da tipificao desta conduta como ilcita est relacionada ao dever de lealdade e dedicao nica ao servio militar por parte do Oficial em situao de atividade, sendo este o sujeito ativo deste crime. Muito embora no seja crime militar os praas praticarem as condutas descritas no artigo 204 do CPM, tambm lhes vedado por lei comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio, conforme dispe a Lei n.6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares). Verifica-se que no caso dos praas, a questo deve ser resolvida no campo administrativo disciplinar, isto , com base no que dispe o respectivo regulamento disciplinar. No impedimento referente ao scio declarado falido, este ser, de pleno direito, excludo da sociedade (artigo 1.030, Pargrafo nico, do Cdigo Civil). E por se tratar de uma excluso, a mesma dever ser deliberada atravs de uma Assembleia ou Reunio de Scios, conforme opo existente no contrato social e simultaneamente, tambm, dever ser arquivada a alterao contratual que consolidar a excluso; dando nova redao s clusulas contratuais.

Referencias:

COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. So Paulo: Saraiva, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen