Sie sind auf Seite 1von 7

http://www.efdeportes.com/efd112/abordagens-metodologicas-do-ensino-da-educacaofisica-escolar.htm Metodologia do Ensino Aberto Idealizadores: Reiner Hildebrandt & Ralf Laging (Alemanha) e Grupo de Trabalho Pedaggico (Brasil).

Referencial Terico

Teoria Sociolgica do Interacionismo Simblico (Mead/Blumer). Teoria Libertadora (Paulo Freire). Interacionismo Simblico (Blumer).

a. O atributo simblico justificado pela premissa de que os homens agem baseados nos significados em relao a coisas e pessoas; b. Estes significados so adquiridos em interaes sociais; c. Estes significados podem ser modificados atravs de processos interpretativos. Berger e Luckman (1985, p. 98) ao falarem dos significados/smbolos afirmam:

Os significados institucionais devem ser impressos poderosa e inesquecivelmente na conscincia do indivduo. Como os seres humanos so freqentemente preguiosos e esquecidos, deve tambm haver procedimentos mediante os quais estes significados possam ser reimpressos e rememorizados, se necessrio, por meios coercitivos geralmente desagradveis. Alm disto, como os seres humanos so freqentemente estpidos, os significados institucionais tendem a ser simplificados no processo de transmisso, de modo que uma determinada coleo de "frmulas" institucionais possa ser facilmente aprendida e guardada na memria pelas geraes sucessivas. O carter de "frmula" dos significados institucionais assegura sua possibilidade de memorizao.
Objeto de Estudo: O mundo do movimento e suas implicaes sociais. Objetivos Gerais: Trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a inteno de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ao. Seriao Escolar: Pode ser trabalhada dentro da atual estrutura curricular escolar. Preocupa-se mais em como trabalhar, acessar e tornar significativo os contedos aos participantes. Contedos Bsicos: O mundo do movimento e suas relaes com os outros e as coisas.

Enfoque Metodolgico:

Os contedos so construdos por meio da definio de Temas Geradores e so desenvolvidos promovendo-se aes problematizadoras; As aes metodolgicas so organizadas de forma a conduzir a um aumento no nvel de complexidade dos temas tratados e realiza-se em uma ao participativa, onde professor e alunos interagem na resoluo de problemas e na definio dos temas geradores; O ensino aberto exprime-se pelo estmulo "subjetividade" dos participantes. Aqui entram as intenes do professor e os objetivos de ao dos alunos.

O Grupo de Trabalho Pedaggico defende uma aula de Educao Fsica que: a. procura uma ligao do aprender escolar com a vida de movimento dos alunos; b. no olha para o esporte s como rendimento; c. considera as necessidades e interesses, medos e aflies dos alunos, e que no os reduz a condies prvias de aprendizagem motora; d. mantm o carter de brincadeira no movimento e na forma natural dos alunos, isto , que faa com que isso se desenvolva na discusso social; e. considera a relao entre movimento, percepo e realizao; f. possibilite aos alunos a participao em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem. Relao Professor-Aluno: Estabelece-se dentro de uma ao coparticipativa que se amplia conforme o amadurecimento e responsabilidade assumida pelos integrantes do grupo. O engajamento, competncia e responsabilidade docente so fatores fundamentais para a efetivao e ampliao das aes pedaggicas no ensino aberto. Avaliao: Privilegia a avaliao do processo ensino-aprendizagem. Livros que tratam do assunto

Concepes Abertas no ensino da Educao Fsica (Hildebrandt & Laging, 1986). Viso Didtica da Educao Fsica (Grupo de Trabalho Pedaggico, 1991). Criatividade nas aulas de Educao Fsica (Taffarel, 1985).

Metodologia Construtivista Apesar de o trabalho no ser considerado totalmente construtivista, pelo prprio autor que no gosta de classificao, denominou-se o mesmo como tal por apresentar, dentro da rea da Educao Fsica, a ligao mais prxima a

esta metodologia educacional. A pessoa que iniciou esta tendncia foi Emilia Ferreiro, seguida por Ana Teberosky. Hoje, vrios grupos de educadores esto trabalhando nesta tendncia com o propsito de redirecion-la e aperfeio-la. Na educao j se trabalha com a linha denominada de scioconstrutivismo, um avano, segundo os educadores, do construtivismo original. Idealizador: Joo Batista Freire (na Educao Fsica). Referencial Terico: Piaget, especialmente com as obras "O nascimento da inteligncia na criana" e "O possvel e o necessrio, fazer e compreender". Tendncia Educacional: Construtivista (com tendncia ao sciointeracionismo - socioconstrutivismo). Objeto de Estudo: Motricidade Humana, entendida como o conjunto de habilidades que permitem ao homem produzir conhecimento e se expressar. Objetivos Gerais: Ensinar as pessoas a se saberem corpo. Ou seja, terem conscincia de que so corpo. Mais especificamente seria ensinar as habilidades que permitem as expresses no mundo. Seriao Escolar: Pode ser adaptada ao currculo atual, mas aponta, para alteraes no currculo, inclusive na seriao. Contedos Bsicos: Trabalhar, inicialmente, com a cultura dos prprios participantes, de modo a tornar, o conhecimento significativo. Trabalhar com a educao dos sentidos, educao da motricidade, educao do smbolo. Enfoque metodolgico: Trabalha com a metodologia do conflito. A partir do que o sujeito sabe, sugerir mudanas no contedo, criando o conflito entre o que se sabe e o que preciso ser aprendido. Do conflito viria a conscincia do fazer. Relao Professor-Aluno: Todos participam do processo de construo do conhecimento. Avaliao: Este aspecto necessita ser ainda melhor trabalhado. O autor da proposta no se sente vontade para falar do tema, o que no quer dizer que no o domine, apenas ressalta que para uma tomada de posio seria necessrio uma dedicao especial ao estudo do mesmo. Livro que trata do assunto

Educao de corpo inteiro (FREIRE, 1989).

Metodologia Crtico-Superadora

Idealizadores: Coletivo de Autores (1992). Referencial Terico: Teoria do Materialismo Histrico-Dialtico denominada Crtico-Superadora porque tem a Concepo Histrico-Crtica como ponto de partida. Assim como ela, entende ser o conhecimento elemento de mediao entre o aluno e o seu apreender (no sentido de construir, demonstrar, compreender e explicar para poder intervir) da realidade social complexa em que vive. Porm, diferentemente dela, privilegia uma dinmica curricular que valoriza, na constituio do processo pedaggico, a inteno dos diversos elementos (trato do conhecimento, tempo e espao pedaggico...) e segmentos sociais (professores, funcionrios, alunos e seus pais, comunidade e rgos administrativos...). Objeto de Estudo: Temas inerentes Cultura Corporal do Homem e da Mulher brasileiros, entendendo-a como uma dimenso da cultura. Busca desenvolver a apreenso, por parte do aluno - da Cultura Corporal, como parte constitutiva da sua realidade social complexa. Objetivos Gerais: Desenvolver a apreenso, por parte do aluno, da sua Cultura Corporal, entendendo-a como parte constitutiva da sua realidade social complexa. Seriao Escolar: Prope a estruturao em ciclos de escolarizao: 1 Ciclo: (pr 3a. srie) - ciclo de organizao da identificao dos dados da realidade; 2 Ciclo: (4a 6a srie) - ciclo de iniciao sistematizao do conhecimento; 3 Ciclo: (7a 8a srie) - ciclo de aplicao da sistematizao do conhecimento; 4 Ciclo: (2o grau) - ciclo de aprofundamento da sistematizao do conhecimento. Contedos Bsicos: So os temas que, historicamente, compem a Cultura Corporal do Homem e da Mulher brasileiros: Jogo / Ginstica / Dana e Esportes. Enfoque Metodolgico: Prope olhar para as prticas constitutivas da Cultura Corporal, como "Prticas Sociais", vale dizer, produzidas pela ao (trabalho) humana com vistas a atender determinadas necessidades sociais. Dessa forma, as atividades corporais, esportivas ou no, componentes da nossa Cultura Corporal, so vivenciadas - tanto naquilo que possuem de "fazer" corporal, quanto na necessidade de se refletir sobre o significado/sentido desse mesmo "fazer". Relao Professor-Aluno: Defende o prevalecer da Diretividade Pedaggica (Snyders). Cabe ao professor explicar, a priori, a intencionalidade

de suas aes pedaggicas, pois ela no neutra. Diagnstica (parte de uma leitura/interpretao da realidade, de uma determinada forma de estar no mundo), Judicativa (estabelece juzo de valor) e Teleolgica ( ensopada de intenes, metas, fins a alcanar). Tal ao pedaggica tem no conhecimento sobre a realidade, manifesta pelo aluno, o seu ponto de partida. Como seu horizonte de trabalho pedaggico, tem o de qualificar o conhecimento do aluno sobre aquela mesma realidade - no sentido de dot-lo de maior complexidade -, de tal forma que ela, realidade, a mesma... e diferente! Avaliao: Privilegia a avaliao do processo Ensino-Aprendizagem. Livros que tratam do assunto

Metodologia do ensino da Educao Fsica (Coletivo de Autores, 1992). Educao Fsica e Aprendizagem Social (BRACHT, 1992).

Metodologia Crtico-Emancipadora Idealizador: Elenor Kunz (1994). Referencial Terico: Teoria Sociolgica da Razo Comunicativa (Habermas). Objeto de Estudo: Movimento Humano - esporte e suas transformaes sociais. Objetivos Gerais:

Conhecer e aplicar o movimento conscientemente, libertando-se de estruturas coercitivas; Refuncionalizar o movimento.

Seriao Escolar: No aponta e/ou trabalha alguma proposta neste sentido Contedos Bsicos: O movimento humano atravs do esporte, da dana e das atividades ldicas. Enfoque Metodolgico: Defende a idia de que necessrio que cada disciplina se torne um verdadeiro campo de estudos e de pesquisa. Tambm para a Educao Fsica. Afinal de contas os alunos visitam a escola para estudar e no para se divertir (embora o estudo possa se tornar algo divertido) ou para praticar esportes e jogos (embora esta prtica, tambm tenha a sua importncia). Assim, optou-se por uma estratgia didtica com as seguintes categorias de ao: trabalho, interao e linguagem. Uma aula deve ter como caminho a ser percorrido em seu desenvolvimento:

1. 2. 3. 4.

Arranjo material; Transcendncia de limites pela experimentao; Transcendncia de limites pela aprendizagem; Transcendncia de limites, criando.

Relao Professor-Aluno: Fundamenta-se na ao comunicativa problematizadora, visando uma interao humana responsvel e produtiva. Avaliao: Privilegia a avaliao do processo Ensino-Aprendizagem. Livros que tratam do assunto

Educao Fsica: ensino e mudanas (KUNZ, 1991). Transformao didtico-pedaggica do esporte (KUNZ, 1994).

Das könnte Ihnen auch gefallen