Sie sind auf Seite 1von 28

COMBATE A INCNDIO

O fogo conhecido desde a pr-histria e desde aquele tempo tem trazido inmeros benefcios ao homem, ele nos aquece e serve para preparar alimentos, mas o fogo quando foge ao controle do homem recebe o nome de Incndio, e causa inmeros danos para as pessoas, o incndio exige pessoal e material especializado para extingui-los, por isso simultaneamente com as primeiras medidas de combate e salvamento chame os bombeiros com rapidez, ensine as crianas como salvarem-se no caso de incndio em sua residncia. TETRAEDRO DO FOGO - O Calor: o elemento que serve para dar incio a um incndio, mantm e aumenta a propagao. - O oxignio: necessrio para a combusto e esta presente no ar que nos envolve. - O combustvel: o elemento que serve de propagao do fogo, pode ser slido, lquido ou gasoso. - Reao em Cadeia: A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. MTODOS DE EXTINO - Abafamento: o abafamento ocorre com a retirada do oxignio, o mais difcil, a no ser em pequenos incndios. - Resfriamento: o resfriamento o mtodo de extino mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado. - Interrupo da Reao Qumica em Cadeia: caracterizada pela ao do p qumico seco que interrompe a reao da combusto. TRANSMISSO DO CALOR So trs as transmisses do calor: 1) Conduo: pelo contato direto de molcula a molcula. Por exemplo: uma barra de ferro levada ao fogo. 2) Conveco: a transmisso do calor por ondas calorficas. 3) Irradiao: a transmisso do calor por raios calorficos. CLASSIFICAO DAS CAUSAS DE INCNDIO So trs as classificaes das causas de incndio: 1) Causas Naturais: so aquelas que provocam incndios sem a interveno do homem. Exemplo: Vulces, terremotos, raios, etc.

2) Causas Acidentais: So inmeras. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc. 3) Causas Criminosas: so os incndios propositais ou criminosos, so inmeros e variveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingana, para receber seguros, loucura, etc. CAUSAS MAIS COMUNS DE INCNDIOS - Sobrecarga nas instalaes eltricas; - Vazamento de gs; - Improvisaes nas instalaes eltricas; - Crianas brincando com fogo; - Fsforos e pontas de cigarros atirados a esmo; - Falta de conservao dos motores eltricos; - Estopas ou trapos envolvidos em leo ou graxa abandonados em local inadequado. CLASSES DE INCNDIO Classe A: fogo em combustveis comuns que deixam resduos, o resfriamento o melhor mtodo de extino. Exemplo: Fogo em papel, madeira, tecidos, etc. Classe B: fogo em lquidos inflamveis, o abafamento o melhor mtodo de extino. Exemplo: Fogo em gasolina, leo e querosene, etc. Classe C: fogo em equipamentos eltricos energizados, agente extintor ideal o p qumico e o gs carbnico. Exemplo: Fogo em motores transformadores, geradores, etc. Classe D: fogo em metais combustveis, agente extintor ideal o p qumico especial. Exemplo: Fogo em zinco, alumnio, magnsio, etc. EXTINTORES So aparelhos portteis ou carroveis que servem para extinguir princpios de incndio. Os extintores devem estar em local bem visvel e de fcil acesso. O treinamento sobre o emprego correto do extintor parte eficaz contra incndio. Os extintores no so automticos ou auto ativados, se o incndio comea eles continuam pendurados, inertes no lugar e nada acontece, pois so as mos humanas que, precisam lev-los ao lugar necessrio, apont-los corretamente, ativ-los de modo a extinguir as chamas. Extintor de gua Pressurizada: Combate princpios de incndios de classe extingue o fogo por resfriamento, no dever ser usado em aparelhos eltricos energizados. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana e apontar o mangotinho para a base do fogo apertando o gatilho. Extintor de Gs Carbnico: pode ser usado em incndios de classe A, B e C, mais indicado para equipamentos eltricos energizados.

Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, retirar o pino de segurana, apontar o difusor para a base da chama e apertar o gatilho, movimentar o difusor de um lado para o outro. Extintor de P Qumico Seco: 1) P Qumico Pressurizado: pode haver perda de carga devido a petrificao do p. 2) P Qumico Especial: usado para incndios em classe D. Os extintores de p qumico seco podem ser usados em todas as classes de incndios, no devem ser usados em centrais telefnicas ou computadores porque deixam resduos. No tem boa atuao nos incndios da classe A e preciso completar a extino jogando gua. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana, apontar o difusor para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro. PREVENO

A preveno o conjunto de medidas que visam evitar que os sinistros surjam, mas no havendo essa possibilidade, que sejam mantidos sob controle, evitando a propagao e facilitando o combate. Ela pode ser alcanada por diversas formas: atividades educativas como palestras e cursos nas escolas, empresas, prdios residenciais; divulgao pelos meios de comunicao; elaborao de normas e leis que obriguem a aprovao de projetos de proteo contra incndios, instalao dos equipamentos, testes e manuteno adequados; formao, treinamento e exerccios prticos de brigadas de incndio.
COMBATE

O combate inicia-se quando no foi possvel evitar o surgimento do incndio, preferencialmente sendo adotadas medidas na seguinte ordem: salvamento de vidas; isolamento; confinamento; extino, e

rescaldo. (*) as operaes de proteo de salvados e ventilao podem ocorrer em qualquer fase.
NORMAS RELATIVAS A PREVENO DE INCNDIOS

NBR 10897 - Proteo contra Incndio por Chuveiro Automtico; NBR 10898 - Sistemas de Iluminao de Emergncia; NBR 11742 - Porta Corta-fogo para Sada de Emergncia; NBR 12615 - Sistema de Combate a Incndio por Espuma. NBR 12692 - Inspeo, Manuteno e Recarga em Extintores de Incndio; NBR 12693 - Sistemas de Proteo por Extintores de Incndio; NBR 13434: Sinalizao de Segurana contra Incndio e Pnico - Formas, Dimenses e cores; NBR 13435: Sinalizao de Segurana contra Incndio e Pnico; NBR 13437: Smbolos Grficos para Sinalizao contra Incndio e Pnico; NBR 13523 - Instalaes Prediais de Gs Liquefeito de Petrleo; NBR 13714 - Instalao Hidrulica Contra Incndio, sob comando. NBR 13714: Instalaes Hidrulicas contra Incndio, sob comando, por Hidrantes e Mangotinhos; NBR 13932- Instalaes Internas de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) Projeto e Execuo; NBR 14039 - Instalaes Eltricas de Alta Tenso NBR 14276: Programa de brigada de incndio; NBR 14349: Unio para mangueira de incndio - Requisitos e mtodos de ensaio NBR 5410 - Sistema Eltrico. NBR 5419 - Proteo Contra Descargas Eltricas Atmosfricas;

NBR 5419 - Sistema de Proteo Contra Descangas Atmosfrias (Pra-raios.) NBR 9077 - Sadas de Emergncia em Edificaes; NBR 9441 - Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio; NR 23, da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho: Proteo Contra Incndio para Locais de Trabalho; NR 23, da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho: Proteo Contra Incndio para Locais de Trabalho.
PROJETO DE PREVEO DE INCNDIOS

O projeto de proteo contra incndios deve nascer juntamente com o projeto de arquitetura, levando em conta as distncias para serem alcanadas as sadas, as escadas (largura, dimensionamento dos degraus, controle de fumaa, corrimos, resistncia ao fogo etc), a combustibilidade e a resistncia ao fogo das estruturas e materiais de acabamento, a vedao de aberturas entre pavimentos adjacentes, as barreiras para evitar propagao de um compartimento a outro, o controle da carga incndio e a localizao dos demais sistemas contra incndios. O primeiro passo a ser dado a classificao das ocupaes. Ele determina os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados na edificao; a partir da devem ser pesquisadas as Normas Tcnicas Brasileiras Oficiais para complemento do referido Decreto. importante, tambm a consulta Prefeitura Municipal, pois podem existir exigncias locais. Os riscos considerados so chamados de "A", "B" e "C", ou seja leve, mdio e pesado que so determinados com base na "Tarifa Seguro Incndio" do Instituto de Resseguros do Brasil. Existe um ndice de ocupaes que indicam uma rubrica e sub rubrica, de acordo com a rubrica determinado o risco: at 2 risco "A", 3 a 6 risco "B", 7 a 13 risco "C".
ERROS DE PROJETO MAIS FREQUENTES

Um projeto de proteo contra incndio deve iniciar-se juntamente com o projeto de arquitetura e perfeitamente integrado com o de estrutura, hidrulico, eltrico, etc. Um bom projeto deve contar com proteo passiva (conteno da propagao vertical e horizontal), ativa (equipamentos de combate), sistemas de alarme, pessoal treinado e principalmente sadas de emergncia com iluminao de segurana adequada. muito importe a limitao da carga de materiais combustveis no interior da edificao.

sistema de iluminao de emergncia - NBR 10898: o dificuldade de diferenciao entre aclaramento e balizamento. A primeira a luminosidade mnima para observao de objetos e obstrues passagem; a segunda a indicao clara e precisa da sadas e do sentido de fuga at local seguro; o no previso de pontos de luz nas mudanas de direo, patamares intermedirios de escadas e acima das sadas; o quando adotado gerador, deve manter condies idnticas aos sistemas alimentados por baterias (tempo de autonomia, localizao dos pontos de luz, altura, potncia, funcionamento automatizado aceitando-se partida at 15 segundos - no conjunto por baterias admite-se at 5 segundos); sistema de alarme - NBR 9441: localizao do painel central em locais como depsitos, sob escadas onde no h pessoas freqentemente ou isolados, de forma que no possam notar o aviso desencadeado dos acionadores destacados e tomar as providncias necessrias imediatamente; ideal seria que houvesse at telefone com linha externa nas proximidades para acionamento imediato do Corpo de Bombeiros; falta de acionadores manuais onde h deteco automtica (uma pessoa pode observar o surgimento de um foco de incndio e no pode ficar esperando o sistema automtico entrar em funcionamento, mas acionar o ponto manual imediatamente); sistema de hidrantes: localizao de registro de recalque dentro do ptio interno de empresas, sendo que deveria estar no passeio pblico prximo portaria; falta de tubulao de retorno de 6 mm de dimetro da expedio da bomba sua introduo, para evitar superaquecimento quando funcionar sem vazo exigida somente para vazes superiores a 600 l/min; falta de botoeira liga-desliga alternativa quando for projetado sistema automatizado de acionamento das bombas; o acionamento nesse caso automtico, mas a parada da bomba principal dever ser exclusivamente manual - tal procedimento visa evitar que uma pessoa que possa estar combatendo um incndio seja prejudicada pelo desligamento acidental;

no considerao de cotas altimtricas no dimensionamento da bomba de incndio; no localizao de hidrantes prximo s portas, sendo que em alguns casos teria uma pessoa que passar pelo incndio para chegar at um hidrante que sups-se utilizar para combater o mesmo. sadas de emergncia - NBR 9077/93: inexistncia de captao de ar externo para o duto de entrada de ar erroneamente sai diretamente do trreo, na laje e em local fechado. Deve haver prolongamento na mesma rea ou maior at o exterior do prdio de forma a aspirar ar puro que possa subir at os locais desejados; falta de corrimos em ambos os lados das escadas; arco de abertura da porta corta-fogo secando a curvatura da escada, sendo que no mximo pode tangenciar a mesma; a descarga de todos os pavimentos no pavimento trreo deve ser isolada da descida at os pavimentos mais baixos a fim de evitar a descida at eles e permitir que mais rapidamente se alcance local seguro; todas as portas de acesso s escadas de segurana devem ser do tipo cortafogo, que devem abrir no sentido da sada dos ocupantes; projeto de passagem de instalaes eltricas, hidrulicas, dutos de lixo, gs combustvel nas paredes da escada ou at mesmo dentro delas; as nicas permitidas so as instalaes eltricas da prpria escada; falta de barras anti-pnico nas portas de emergncia de locais de reunio como cinemas, teatros, casas de espetculos, sales de baile, danceterias, "karaoke" etc; falta de dimensionamento da largura e caminhamento para as portas de sada de acordo com o clculo da populao mxima possvel do local. extintores portteis e sobre-rodas (NBR 12692, 12693): no previso para riscos especiais como caldeiras, cabinas eltricas, casas de mquinas de elevadores, depsitos de gs combustvel que devero possuir aparelhos adequados e exclusivos para eles; no previso de tipos diferentes em um mesmo piso, de forma a atender princpios de incndio em materiais diversos;

normalmente quando exigido o extintor sobre-rodas (carretas) instala-se apenas um; sendo que devero ser projetados atendendo classe de material que vai queimar, caminhamento, rea de cobertura e atendimento exclusivamente no piso em que se encontram.
EQUIPAMENTOS

Classifica-se os sistemas e equipamentos como: Proteo Estrutural: compartimentao horizontal; compartimentao vertical; Meios de Fuga: escada de segurana; iluminao de emergncia; elevador de segurana. Meios de Alerta: deteco automtica; alarme manual contra incndios; sinalizao. Meios de Combate a Incndios: extintores portteis; extintores sobre rodas (ou carretas); instalaes fixas, semi-fixas, portteis, automticas e/ou sob comando, compreendendo: hidrantes; chuveiros automticos (sprinklers); espuma mecnica;

nebulizadores, canhes monitores e/ou esguichos regulveis; sistema fixo de gases.


EXIGNCIAS COMPLEMENTARES POSSVEIS

pessoal treinado no uso dos equipamentos; instalao de hidrantes pblicos de coluna em loteamentos; anlise de locais de diverses pblicas e reunies pblicas; credenciamento pelo Corpo de Bombeiros para empresas do ramo de fabricao, inspeo e recarga de extintores de incndio; atribui Poder de Polcia ao Corpo de Bombeiros para fiscalizao das edificaes; "Comisso Executiva de Segurana" para examinar, aprovar, vistoriar e interditar prdios antigos, com vistas proteo contra incndios.
ESTRUTURAS METLICAS

Em 1994 foi publicada uma Instruo Tcnica (IT) que trata do revestimento de estruturas metlicas para retardar a elevao de temperatura de forma a no atingir por volta de 550 graus Centgrados, quando perdem por volta de 50% da resistncia mecnica. Isto causou um revoluo no sistema e houve grande movimentao nacional porque para melhorar a segurana foi necessrio elevar os custos. Em 1999, a IT foi revisada, alterado o nome e a destinao a todas as estruturas, independentemente do tipo de material, como concreto armado, protendido, alvenaria estrutural, metlica e madeira, isto , qualquer edificao abrangida pelo regulamento deve possuir um tempo mnimo de resistncia ao calor, conforme o tipo de ocupao, rea ou altura.
INSTALAES DE ARMAZENAMENTO DE GS LIQUEFEITO DO PETRLEO

Est sendo adotada a Portaria 27, de 16 de setembro de 1996 do Departamento Nacional de Combustveis Ela estabelece condies mnimas de segurana das instalaes de armazenamento de recipientes transportveis de gs liquefeito de petrleo destinados comercializao.

Para instalaes de armazenamento em tanques estacionrios, deve servir de base o Decreto Estadual 38069/93 e a NBR 13523. Para tanque industriais, o CB-9 : Comit Brasileiro de Combustveis, da ABNT est preparando norma especfica. Pode ser seguida a NFPA 58. Para instalaes internas prediais foi publicada recentemente a NBR 13932 de Projeto e Instalao de Gs Liquefeito de Petrleo.
MANUTENO DE EQUIPAMENTOS

Os materiais utilizados nas instalaes devero ser testados, aprovados e instalados conforme ABNT, INMETRO, IPT ou demais organismos capacitados para certificao. Na falta das normas devero ser atendidas as recomendaes dos fabricantes.
PROFISSIONAIS HABILITADOS

Os projetos de proteo contra incndios devero ser elaboradas e assinadas por profissionais habilitados e com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. A Resoluo Federal No. 218 de 29 de junho de 1973 especifica as competncias para cada profissional envolvido para a elaborao do projeto e para a sua execuo.

TERMINOLOGIA DE PROTEO CONTRA INCNDIO


O Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo, na Instruo Tcnica 03* apresenta uma sria de termos e seus significados, a seguir. Abertura desprotegida: Porta, janela ou qualquer outra abertura no dotada de vedao com o exigido ndice de proteo ao fogo, ou qualquer parte da parede externa da edificao com ndice de resistncia ao fogo menor que o exigido para a face exposta da edificao. Adutora: Canalizao, geralmente de grande dimetro, que tem como finalidade conduzir a gua da Estao de Tratamento de guas (ETA), at as redes de distribuio. Agente extintor: Produto utilizado para extinguir o fogo. Alarme de incndio: Dispositivo de acionamento automtico e desligamento manual,

destinado a alertar as pessoas sobre a existncia de um incndio no risco protegido. Altura ascendente: Medida em metros entre o ponto que caracteriza a sada ao nvel da descarga, sob a projeo do parmetro externo da parede da edificao, ao ponto mais baixo do nvel do piso do pavimento mais baixo da edificao (subsolo). Anemmetro: Instrumento que realiza a medio da velocidade de gases. Anemmetro de fio quente ou termo anemmetro: Tipo de anemmetro que opera associando o efeito de troca de calor convectiva no elemento sensor (fio quente) com a velocidade do ar que passa pelo mesmo. Possibilita realizar medies de valores baixos de velocidade, em geral com valores em torno de 0,1 m/s. Antecmara: Recinto que antecede a caixa da escada, com ventilao natural garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e sada de ar ou por ventilao forada (pressurizao). Aplicao por espuma: Tipo I: utiliza aplicador que deposita a espuma suavemente na superfcie do lquido, provocando o mnimo de submergncia;Tipo II: Utiliza aplicadores que no depositam a espuma suavemente na superfcie do lquido, mas que so projetados para reduzir a submergncia e agitar a superfcie do lquido;Tipo III: Utiliza equipamentos que aplicam a espuma por meio de jatos que atingem a superfcie do lquido em queda livre. rea de refgio: Local seguro que utilizado temporariamente pelo usurio, acessado atravs das sadas de emergncia de um setor ou setores, ficando entre este (s) e o logradouro pblico ou rea externa com acesso aos setores. rea de Risco: Ambiente externo edificao que contm armazenamento de produtos inflamveis, produtos combustveis e/ou instalaes eltricas e de gs. Aspersor: Dispositivo utilizado nos chuveiros automticos ou sob comando, para aplicao de agente extintor. Avisador: Dispositivo previsto para chamar a ateno de todas as pessoas dentro de uma rea de perigo, controlado pela central. Avisador sonoro: Dispositivo que emite sinais audveis de alerta. Avisador sonoro e visual: Dispositivo que emite sinais audveis e visveis de alerta combinados. Avisador visual: Dispositivo que emite sinais visuais de alerta. Bacia de conteno de leo isolante : Dispositivo constitudo por grelha, duto de coleta e dreno, preenchido com pedra britada, com a finalidade de coletar vazamentos de leo isolante. Bacia de conteno: Regio delimitada por uma depresso do terreno ou diques destinada a conter integralmente o vazamento de produtos lquidos dos tanques. Bomba de pressurizao (jockey): Dispositivo hidrulico centrfugo destinado a manter o sistema pressurizado em uma faixa preestabelecida.

Bomba de reforo: Dispositivo hidrulico destinado a fornecer gua aos hidrantes ou mangotinhos mais desfavorveis hidraulicamente, quando estes no puderem ser abastecidos pelo reservatrio elevado. Bomba principal: Dispositivo hidrulico centrifugo destinado a recalcar gua para os sistemas de combate a incndio. Bombeiro profissional civil: Pessoa pertencente a uma empresa especializada, ou da prpria administrao do estabelecimento, com dedicao exclusiva, que presta servios de preveno de incndio e atendimento de emergncia em edificaes e eventos, e que tenha sido aprovado no curso de formao, de acordo com a norma especfica. Bombeiro pblico (Militar ou civil) : Pessoa pertencente a uma corporao de atendimento s emergncias pblicas. Bombeiro voluntrio: Pessoa pertencente a uma organizao no governamental que presta servios de atendimento s emergncias pblicas. Brigada de incndio: Grupo organizado de pessoas, voluntrias ou no, treinadas e capacitadas para atuar na preveno, abandono da edificao, combate a um princpio de incndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea preestabelecida. Camada de fumaa (smoke layer) : Espessura acumulada de fumaa abaixo de uma barreira fsica ou trmica. Cmara de espuma: Dispositivo dotado de selo de vapor destinado a conduzir a espuma para o interior do tanque de armazenamento de teto cnico. Carga de incndio: Soma das energias calorficas possveis de serem liberadas pela combusto completa de todos os materiais combustveis contidos em um espao, inclusive o revestimento das paredes, divisrias, pisos e tetos. Carga de incndio especfica : Valor da carga de incndio dividido pela rea de piso do espao considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m 2). Carretel axial: Dispositivo rgido destinado ao enrolamento de mangueiras semi-rgidas. Central de alarme: Equipamento destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de deteco, convert-los em indicaes adequadas, comandar e controlar os demais componentes do sistema. Central de gs: rea devidamente delimitada, que contm os recipientes transportveis ou estacionrio(s) e acessrios, destinados ao armazenamento de gs liquefeito de petrleo (GLP) para consumo. Classificao segundo sua capacidade mxima de armazenamento de recipientes: Classe I: at 520 kg de GLP (equivalente a 40 botijes); Classe II: at 1.560 kg de GLP (equivalente a 120 botijes);

Classe III: at 6.240 kg de GLP (equivalente a 480 botijes); Classe IV: at 24.960 kg de GLP (equivalente a 1.920 botijes); Classe V: at 49.920 kg de GLP (acima de 3.840 botijes). Combate a incndio: Conjunto de aes tticas destinadas a extinguir ou isolar o incndio com uso de equipamentos manuais ou automticos. Combustibilidade dos elementos de revestimento das fachadas das edificaes: Caracterstica de reao ao fogo dos materiais utilizados no revestimento das fachadas dos edifcios, que podem contribuir para a propagao e radiao do fogo, determinados nas normas tcnicas em vigor. Compartimentao vertical e horizontal: Medidas de proteo passiva, constituda de elementos de construo resistentes a fogo, destinados a evitar ou minimizar a propagao do fogo, calor e gases, interna ou externamente ao edifcio, no mesmo pavimento ou para pavimentos elevados consecutivos. Incluem-se neste conceito os elementos de vedao abaixo descritos: Compartimentao vertical entrepisos ou lajes corta fogo de compartimentao de reas; vedadores corta fogo nos entrepisos ou lajes corta fogo; enclausuramento de dutos (shafts) por meio de paredes corta fogo; enclausuramento das escadas por meio de paredes e portas corta fogo; selagem corta fogo dos dutos (shafts) na altura dos pisos e/ou entrepisos; paredes resistentes ao fogo na envoltria do edifcio; parapeitos ou abas resistentes ao fogo, separando aberturas de pavimentos consecutivos; registros corta fogo nas aberturas em cada pavimento dos dutos de ventilao e de ar condicionado. Compartimentao horizontal paredes corta fogo de compartimentao de reas; portas e vedadores corta fogo nas paredes de compartimentao de reas; selagem corta fogo nas passagens das instalaes prediais existentes nas paredes de compartimentao; registros corta-fogo nas tubulaes de ventilao e de ar condicionado que transpassam as paredes de compartimentao;

paredes corta-fogo de isolamento de riscos entre unidades autnomas; paredes corta-fogo entre unidades autnomas e reas comuns; portas corta-fogo de ingresso de unidades autnomas. Compartimentao: Medidas de proteo passiva, constitudas de elementos de construo resistentes ao fogo, destinados a evitar ou minimizar a propagao do fogo, calor e gases, interna ou externamente ao edifcio, no mesmo pavimento ou para pavimentos elevados consecutivos. Compartimentao horizontal: Medida de proteo, constituda de elementos construtivos resistentes ao fogo, separando ambientes, de tal modo que o incndio fique contido no local de origem e evite a sua propagao no plano horizontal. Compartimentao vertical: Medida de proteo, constituda de elementos construtivos resistentes ao fogo, separando pavimentos consecutivos, de tal modo que o incndio fique contido no local de origem e dificulte a sua propagao. Compartimentar: Separar um ou mais locais do restante da edificao por intermdio de paredes resistentes ao fogo, portas, selos e dampers corta-fogo. Compartimento: Parte de uma edificao, compreendendo um ou mais cmodos, espaos ou andares, construdos para evitar ou minimizar a propagao do incndio de dentro para fora de seus limites. Compensadores Sincronos: Equipamento que compensa reativos do sistema, trabalhando como carga quando o sistema est com a tenso alta, e trabalhando como gerador quando o sistema est com a tenso baixa. Cor de contraste: Aquela que contrasta com a cor de segurana a fim de fazer com que a ltima se sobressaia. Cor de segurana: Aquela para a qual atribuda uma finalidade ou um significado especfico de segurana ou sade. Descarga: Parte da sada de emergncia de uma edificao que fica entre a escada e o logradouro pblico ou rea externa com acesso a este. Deslizador de espuma: Dispositivo destinado a facilitar a aplicao suave da espuma sobre lquidos combustveis armazenados em tanques. Destravadores eletromagnticos: Dispositivo de controle de abertura com travamento determinado pelo acionamento magntico, decorrente da passagem de corrente eltrica. Detector automtico de incndio: Dispositivo que, quando sensibilizado por fenmenos fsicos e/ou qumicos, detecta princpios de incndio podendo ser ativado, basicamente, por calor, chama ou fumaa. Dispositivo de recalque: Registro para uso do Corpo de Bombeiros, que permite o recalque de gua para o sistema, podendo ser dentro da propriedade quando o acesso do Corpo de Bombeiros estiver garantido.

Dispositivos de descarga: Equipamentos que aplicam a espuma sob forma de neblina e que aplicam o agente numa corrente compacta de baixa velocidade. Podem ser:Dispositivos que descarregam a espuma sob a forma de asperso e terminam em um defletor ou uma calha que distribui a espuma; dispositivos que descarregam a espuma sob a forma de uma corrente compacta de baixa velocidade; podem ter ou no defletores ou calhas includos como partes integrantes do sistema. Estes dispositivos podem ter formas como as de tubos abertos, esguichos de fluxo direcional, ou pequenas cmaras de gerao com bocas de sadas abertas. Distncia de segurana: Afastamento entre uma face exposta da edificao ou de um local compartimentado diviso do lote, ao eixo da rua ou a uma linha imaginria entre duas edificaes ou reas compartimentadas do mesmo lote, medida perpendicularmente face exposta da edificao. Distncia mxima horizontal de caminhamento : Afastamento mximo a ser percorrido pelo espectador para alcanar um acesso. Distncia mnima de segurana: Afastamento mnimo entre a rea de armazenamento de recipientes transportveis de gs liquefeito de petrleo (GLP) e outra instalao necessria para a segurana do usurio, do manipulador, de edificao e do pblico em geral, estabelecida a partir do limite de rea de armazenamento. Dosador: Equipamento destinado a misturar quantidades determinadas de extrato formador de espuma e gua. DPI: Diviso de Preveno de Incndio. Duto de entrada de ar (DE) : Espao no interior da edificao, que conduza ar puro, coletado ao nvel inferior desta, s escadas, antecmaras ou acessos, exclusivamente, mantendo-os, com isso, devidamente ventilados e livres de fumaa em caso de incndio. Duto de sada de ar (DS): Espao vertical no interior da edificao, que permite a sada, em qualquer pavimento, de gases e fumaa para o ar livre, acima da cobertura da edificao. Duto plenum: Condio de dimensionamento do sistema de pressurizao no qual se admite apenas um ponto de pressurizao, dispensando-se o duto interno e/ou externo para pressurizao. Edificao em exposio: Construo que recebe a radiao de calor, conveco de gases quentes ou a transmisso direta de chama. Edificao expositora: Construo na qual o incndio est ocorrendo, responsvel pela radiao de calor, conveco de gases quentes e ou transmisso direta de chamas. Efeito chamin (Stack effect) : Fluxo de ar vertical dentro das edificaes, causado pela diferena de temperatura interna e externa. Emergncia: Situao crtica e fortuita que representa perigo vida, ao meio ambiente e ao patrimnio, decorrente de atividade humana ou fenmeno da natureza que obriga a uma rpida interveno operacional.

EPI: Equipamentos de proteo individual. EPI de nvel A: o nvel mximo de proteo para todas as possveis vias de intoxicao, sendo por inalao, ingesto ou absoro cutnea. Utiliza-se roupa encapsulada de proteo qumica, com proteo respiratria de presso positiva. EPI de nvel B: o nvel de proteo intermedirio, para exposies de produtos com possibilidade de respingos. Utiliza-se roupa de proteo qumica conforme especificao da tabela de compatibilidade da roupa. EPI de nvel C: o nvel mnimo necessrio a qualquer tipo de acidente envolvendo produtos qumicos. EPR: Equipamentos de proteo respiratria. Escada aberta: Escada no enclausurada por paredes e porta corta fogo. Escada aberta externa (AE): Escada de emergncia precedida de porta corta-fogo (PCF) no seu acesso, cuja projeo esteja fora do corpo principal da edificao, sendo dotada de guarda corpo ou gradil (Barreiras) e corrimos em todas sua extenso (degraus e patamares), permitindo desta forma eficaz ventilao, propiciando um seguro abandono. Escada prova de fumaa pressurizada (PFP) : Escada prova de fumaa, cuja condio de estanqueidade fumaa obtida por intermdio de pressurizao. Escada enclausurada: Escada protegida com paredes resistentes ao fogo e portas cortafogo. Escada enclausurada prova de fumaa (EPF) : Escada cuja caixa envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso por antecmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaa em caso de incndio. Escada enclausurada protegida (EP) : Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes resistentes ao fogo e dotada de portas corta-fogo. Escada no enclausurada ou escada comum (NE) : Escada que embora possa fazer parte de uma rota de sada, comunica-se diretamente com os demais ambientes como corredores, halls e outros, em cada pavimento, no possuindo portas corta-fogo. Escoamento (E): Nmero mximo de pessoas possveis de abandonar um recinto dentro do tempo mximo de abandono. Esguicho: Dispositivo adaptado na extremidade das mangueiras, destinado a dar forma, direo e controle ao jato, podendo ser do tipo regulvel (neblina ou compacto) ou de jato compacto. Esguicho regulvel: Acessrio hidrulico que d forma ao jato, permitindo o uso dgua em forma de chuveiro de alta velocidade. Espao confinado: Local onde a presena humana apenas momentnea para prestao de um servio de manuteno em mquinas, tubulaes e sistemas.

Espao livre exterior: Espao externo edificao para o qual abram seus vos de ventilao e iluminao. Pode ser constitudo por logradouro pblico ou ptio amplo. Espaos comuns (communicating space) : Espaos dentro de uma edificao com comunicao com espaos amplos adjacentes, nos quais a fumaa proveniente de um incndio pode propagar-se livremente. Os espaos comuns podem permitir aberturas diretamente dentro dos espaos amplos ou podem conectar-se por meio de passagens abertas. Espaos comuns e amplos (large volume spaces) : Espao descompartimentado, geralmente com dois ou mais pavimentos que se comunicam internamente, dentro do qual a fumaa proveniente de um incndio, tanto no espao amplo como no espao comum, pode mover-se ou acumular-se sem restries. Os trios e shoppings cobertos so exemplos de espaos amplos. Espaos separados (separated spaces) : Espaos dentro de edificaes que so isolados das reas grandes por barreiras de fumaa, os quais no podem ser utilizados no suprimento de ar, visando restringir o movimento da fumaa. Espuma mecnica: Agente extintor constitudo por um aglomerado de bolhas produzidas por agitao da gua com extrato formador de espuma (EFE) e ar. Estao fixa de emulsificao: Local onde se situam bombas, dosadores, vlvulas e reservatrios de extrato formador de espuma. Estao mvel de emulsificao: Veculo especificado para transporte de extrato formador de espuma (EFE) e o seu emulsionamento com a gua. Estado de flutuao: Condio em que a bateria de acumuladores eltricos recebe uma corrente necessria para a manuteno de sua capacidade nominal. Estado de funcionamento do sistema : Condio na qual a(s) fonte(s) de energia alimenta(m), efetivamente, os dispositivos da iluminao de emergncia. Estado de repouso do sistema: Condio na qual o sistema foi inibido de iluminar propositadamente. Tanto inibido manualmente com religamento automtico ou por meio de clula fotoeltrica, para conservar energia e manter a bateria em estado de carga para uso em emergncia, quando do escurecimento da noite. Estado de viglia do sistema : Condio em que a fonte de energia alternativa (sistema de iluminao de emergncia) est pronta para entrar em funcionamento na falta ou na falha da rede eltrica da concessionria. Exausto: Princpio pelo qual os gazes e produtos de combusto so retirados do interior do tnel. Explosivos: Substncias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e presses elevadas. Extintor de incndio: Aparelho de acionamento manual, porttil ou sobre rodas, destinado a combater princpios de incndio. Fator de massividade (fator de forma) (m -1): Razo entre o permetro exposto ao

incndio e a rea da seo transversal de um perfil estrutural. Fluxo luminoso nominal: Fluxo luminoso medido aps 2 min de funcionamento do sistema. Fluxo luminoso residual: Fluxo luminoso medido aps o tempo de autonomia garantida pelo fabricante no funcionamento do sistema. Fumaa (smoke): Partculas de ar transportadas na forma slida, lquida e gasosa, decorrente de um material submetido a pirlise ou combusto, que juntamente com a quantidade de ar que conduzida, ou de qualquer outra forma, misturada formando uma massa. Gs liquefeito de petrleo (GLP) : Produto constitudo de hidrocarbonetos com trs ou quatro tomos de carbono (propano, propeno, butano, buteno), podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas fraes de outros hidrocarbonetos. Gs natural liqefeito (GNL): Fluido no estado lquido em condies criognicas, composto predominantemente de metano e que pode conter quantidades mnimas de etano, propano, nitrognio ou outros componentes normalmente encontrados no gs natural. Gases limpos: Agentes extintores na forma de gs que no degradam a natureza e no afetam a camada de oznio. So inodoros, incolores, maus condutores de eletricidade e no corrosivos. Gerador de espuma: Equipamento que se destina a facilitar a mistura da soluo com o ar para a formao de espuma. Guarda ou guarda-corpo: Barreira protetora vertical, macia ou no delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraos, balces, galerias e assemelhados, servindo como proteo contra eventuais quedas de um nvel para outro. Hidrante: Ponto de tomada de gua onde h uma (simples) ou duas (duplo) sadas contendo vlvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampes, mangueiras de incndio e demais acessrios. Hidrante de coluna: Aparelho ligado rede pblica de distribuio de gua, que permite a adaptao de bombas e/ou mangueiras para o servio de extino de incndios. Hidrante de parede: Ponto de tomada de gua instalado na rede particular, embutido em parede, podendo estar no interior de um abrigo de mangueira. Hidrante para sistema de espuma: Equipamento destinado a alimentar com gua ou soluo de espuma as mangueiras para combate a incndio. Hidrante urbano: Ponto de tomada de gua provido de dispositivo de manobra (registro) e unio de engate rpido, ligado rede pblica de abastecimento de gua, podendo ser emergente (de coluna) ou subterrneo (de piso). Iluminao de ambiente ou aclaramento : Iluminao com intensidade suficiente para garantir a sada segura de todas as pessoas do local em caso de emergncia.

Iluminao de balisamento: Sistema composto por smbolos iluminados que indicam a rota de fuga em caso de emergncia. Iluminao de balizamento ou de sinalizao : Iluminao de sinalizao com smbolos e/ou letras que indicam a rota de sada que pode ser utilizada neste momento. Iluminao de emergncia e de aclaramento : Sistema composto por dispositivos de iluminao de ambientes para permitir a sada fcil e segura das pessoas para o exterior da edificao, bem como proporcionar a execuo de interveno ou garantir a continuao do trabalho em certas reas, em caso de interrupo da alimentao normal. Incndio natural: Variao de temperatura que simula o incndio real, em funo da geometria, ventilao, caractersticas trmicas dos elementos de vedao e da carga de incndio especfica. Incndio-padro: Elevao padronizada de temperatura em funo do tempo, dada pela seguinte expresso: g=o + 345 log (8t+1) onde: t o tempo, expresso em minutos; o a temperatura do ambiente antes do incio do aquecimento em graus Celsius, geralmente tomada igual a 20 C; e g a temperatura dos gases, em graus Celsius no instante t. Inibidor de vrtice: Acessrio de tubulao destinado a eliminar o efeito do vrtice dentro de um reservatrio. Instalaes fixas de aplicao local: Dispositivos com suprimento de gs permanentemente conectados a uma tubulao que alimenta esguichos difusores distribudos de maneira a descarregar o gs carbnico diretamente sobre o material que queima. Podem ser de comando automtico ou manual. Instalaes fixas de mangotinhos: Dispositivo com suprimento fixo de gases compreendendo um ou mais cilindros que alimentam um mangotinho acondicionado em um carretel de alimentao axial, equipado na sua extremidade livre um esguicho difusor com vlvula de comando manual de jato. Este equipamento de comando manual. Instalaes sob comando: O agente extintor fica armazenado em depsitos fixos e conduzido atravs de tubulaes rgidas at pontos tticos, onde existem vlvulas terminais (difusores). Destes pontos, por meio da interveno do homem, as tubulaes so complementadas com mangotinhos at o local do foco de incndio onde o agente aplicado. Interface da camada de fumaa (smoke layer interface) : Limite terico entre uma camada de fumaa e a fumaa provinda do ar externo (livre). Na prtica, a interface da camada de fumaa um limite efetivo dentro da zona de diminuio de impacto, que pode ter vrios metros de espessura. Abaixo desse limite efetivo, a densidade da fumaa na

zona de transio cai a zero. Inundao total: Descarga de gases limpos, por meio de difusores fixos no interior do recinto que contm o equipamento protegido, de modo a permitir uma atmosfera inerte com uma concentrao determinada de gs a ser atingida em tempo determinado. Isolamento de riscos: Medidas de proteo passiva por meio de compartimentao (vedos fixos resistentes ao fogo) ou afastamentos entre blocos, destinados a evitar a propagao do fogo, calor e gases, entre os blocos isolados. Jato compacto: Tipo de jato de gua caracterizado por linhas de corrente de escoamento paralelas, observado na extremidade do esguicho. Jato de espuma de monitor (canho) : Jato de grande capacidade de esguicho, que est apoiado em posio e que pode ser dirigido por um homem. O fluxo de soluo de 1200L/min ou mais pode ser usado. Jato de fumaa sob o teto (ceiling jet) : Fluxo de fumaa sob o teto, estendendo-se radialmente do ponto de choque da coluna de fogo contra o teto. Normalmente, a temperatura do jato de fumaa sob o teto ser maior que a camada de fogo adjacente. Jato de linha de mangueira: Jato de espuma de um esguicho que pode ser segurado e dirigido manualmente. A reao do esguicho usualmente limita o fluxo da soluo a aproximadamente 1000L/min no mximo. Linha de espuma: Tubulao ou linha de mangueiras destinada a conduzir a espuma. Linha de soluo: Tubulao ou linha de mangueiras destinada a conduzir a soluo de espuma mecnica. Lquido combustvel: Lquido que possui ponto de fulgor igual ou superior a 37,8 C, subdividido como segue: Classe II: lquidos que possuem ponto de fulgor igual ou superior a 37,8 C e inferior a 60 C; Classe IIIA: lquidos que possuem ponto de fulgor igual ou superior a 60 C e inferior a 93,4 C; Classe IIIB: Lquidos que possuem ponto de fulgor igual ou superior a 93,4C. Lquido inflamvel: Lquido que possui ponto de fulgor inferior a 37,8 C, tambm conhecido como lquido Classe I, subdividindo-se em: Classe IA: lquido com ponto de fulgor abaixo de 22,8 C e ponto de ebulio abaixo de37,8C; Classe IB: lquido com ponto de fulgor abaixo de 22,8 C e ponto de ebulio igual ou acima de 37,8C; Classe IC: lquido com ponto de fulgor igual ou acima de 22,8 C e ponto de ebulio

abaixo de 37,8 C. Local de sada nica: Condio de um pavimento da edificao, onde a sada possvel apenas em um sentido. Maior risco: Aquele que possa existir oriundo de instalaes projetadas ou existentes que requeira a maior demanda de gua para o combate a incndio. Mangotinho: Ponto de tomada de gua onde h uma simples sada contendo vlvula de abertura rpida, adaptador (se necessrio), mangueira semi-rgida, esguicho regulvel e demais acessrios. Mangueira de incndio: Tubo flexvel, fabricado com fios naturais ou artificiais, usado para canalizar gua, soluo ou espuma. Mangueira flexvel: Tubo flexvel de material sinttico com caractersticas comprovadas para uso do gs liquefeito de petrleo (GLP), podendo ou no possuir proteo metlica ou txtil. Manmetro: Instrumento que realiza a medio de presses efetivas ou relativas. Manmetro de lquido ajustvel: Tipo de manmetro que permite a realizao da avaliao da diferena de presso entre dois ambientes por meio da comparao entre alturas de colunas de lquido dito manomtrico. Permite o ajuste do valor inicial, antes do incio da medio (ajuste do zero). Mapeamento de risco: Estudo desenvolvido pelo responsvel por uma edificao em conjunto com o Corpo de Bombeiros, visando relacionar os meios humanos e materiais disponveis por uma empresa, seguido da qualificao e otimizao da capacidade de reao. Materiais combustveis: Produtos ou substncias (no resistentes ao fogo) que sofrem ignio ou combusto quando sujeitos a calor. Materiais fogo-retardantes: Produtos ou substncias que, em seu processo qumico, recebem tratamento para melhor se comportarem frente a ao do calor, ou ainda aqueles protegidos por produtos que dificultem a queima. Materiais incombustveis: Produtos ou substncias que, submetidos ignio ou combusto, no apresentam rachaduras, derretimento, deformaes excessivas e no desenvolvem elevada quantia de fumaa e gases. Materiais semicombustveis: Produtos ou substncias que, submetidos `a ignio ou combusto, apresentam baixa taxa de queima e pouco desenvolvimento de fumaa. Medidas de segurana contra incndio : Conjunto de dispositivos ou sistemas a serem instalados nas edificaes e reas de risco necessrios para evitar o surgimento de um incndio, limitar sua propagao, possibilitar sua extino e ainda propiciar a proteo vida, ao meio ambiente e ao patrimnio. Meio defensvel (tenable environment) : Meio no qual a fumaa e o calor esto limitados e restritos, visando preservar os ocupantes num nvel que no exista ameaa de

vida. Monitor: Equipamento destinado a formar e orientar jatos de gua ou espuma de grande volume e alcance. Monitor fixo (Canho): Equipamento que lana jato de espuma e est montado num suporte estacionrio fixo ao nvel do solo ou em elevao. O monitor pode ser alimentado com a soluo mediante tubulao permanente ou mangueiras. Monitor porttil (canho): Equipamento que lana jato de espuma e encontra-se num suporte mvel ou sobre rodas, de modo que pode ser transportado para cena do incndio. Neblina de gua: Jato de pequenas partculas dgua, produzido por esguichos especiais. Nvel de descarga: Nvel no qual uma porta externa conduz a um local seguro no exterior. NPI: Ncleo de Preveno de Incndio. Parede corta-fogo: Elemento construtivo que, sob a ao do fogo, conserva suas caractersticas de resistncia mecnica, estanque propagao da chama e proporciona um isolamento trmico tal que a temperatura medida sobre a superfcie no exposta no ultrapasse 140C durante um tempo especificado. Parede corta-fogo portante: Elemento construtivo, com caractersticas de resistncia ao fogo (estanqueidade, isolao trmica e estabilidade), visando a separar uma edificao em relao a outra. Parede resistente ao fogo (parede de compartimentao): Elemento estrutural resistente ao fogo por um determinado perodo de tempo, mantendo sua integridade e as caractersticas de vedao contra gases e fumaa. Pavimento de descarga: Parte da sada de emergncia de uma edificao que fica entre a escada e o logradouro pblico ou rea externa com acesso a este. Plano de Auxlio Mtuo (PAM) : Plano que tem por objetivo conjugar os esforos dos rgos pblicos (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polcia etc) e brigadas de incndio e de abandono das empresas privadas, em caso de sinistro. Plano de interveno de incndio : Plano estabelecido em funo dos riscos da edificao para definir a melhor utilizao dos recursos materiais e humanos em uma situao de emergncia. Plano global de segurana: Integrao de todas as medidas de preveno contra incndios e pnico que garantam a segurana efetiva das pessoas (aspecto humano) e do edifcio, envolvendo as medidas de proteo ativa e passiva. Plano particular de interveno (PPI): Procedimento peculiar de atendimento de emergncia em locais previamente definidos, elaborado por profissionais de grupo multidisciplinar (Engenheiros ou Tcnicos que atuem na rea de segurana de incndio e ambiental), em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Planta de bombeiro: Representao grfica da edificao, contendo informaes atravs de legenda especfica da localizao, arranjo e previso dos meios de segurana contra

incndio e riscos existentes. Planta de risco: Mapa simplificado no formato A2, A3 ou A4, em escala padronizada, podendo ser em mais de uma folha, indicando: principais riscos; paredes corta-fogo e de compartimentao; hidrantes externos; nmero de pavimentos; registro de recalque; reserva de incndio; armazenamento de produtos perigosos; vias de acesso s viaturas do Corpo de Bombeiros; hidrantes pblicos prximos da edificao (se houver). Ponto de abastecimento: Ponto de interligao entre o engate de enchimento da mangueira de abastecimento e a vlvula do recipiente que deve ser abastecido. Porta corta-fogo (PCF): Dispositivo mvel que, vedando aberturas em paredes, retarda a propagao do incndio de um ambiente para outro sob condies de ensaio. Porta corta-fogo (PCF): Conjunto de folha de porta, marco e acessrios, que atende NBR 11742/97. Porta corta-fogo (PCF): Dispositivo construtivo com tempo mnimo de resistncia ao fogo, instalado nas aberturas da parede de compartimentao, destinadas circulao de pessoas e de equipamentos. PPI: Plano Particular de Interveno. Preveno de incndio: Conjunto de medidas que visam: evitar o incndio; permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificao e reas de risco; dificultar a propagao do incndio; proporcionar meios de controle e extino do incndio e permitir o acesso para as operaes do Corpo de Bombeiros. Produtos perigosos: Substncias qumicas com potencial lesivo sade humana e ao meio ambiente. Propagao por conduo: Decorrente do contato direto de chamas pela fachada ou pela cobertura (em colapso) de um incndio em uma edificao, que se propaga para outra edificao contgua. Propagao por conveco: Decorrente de gases quentes emitidos pelas aberturas existentes na fachada ou pela cobertura da edificao incendiada, que atingem a fachada

da outra edificao adjacente. Propagao por radiao trmica: Aquela emitida por um incndio em uma edificao, que se propaga por radiao por meio de aberturas existentes na fachada, pela cobertura (em colapso), ou pela prpria fachada (composta de material combustvel) para uma outra edificao adjacente. Rede de deteco, sinalizao e alarme: Conjunto de dispositivos de atuao automtica destinados a detectar calor, fumaa ou chama e a atuar equipamentos de proteo e dispositivos de sinalizao e alarme. Registro (dumper) de sobrepresso : Dispositivo que atua como regulador em ambiente que deva ser mantido em determinado nvel de presso, evitando que a presso assuma valores maiores por onde ocorra escape do ar. Registro de fluxo: Dispositivo com a funo de direcionar o fluxo de ar, normalmente utilizado na sada dos grupos moto-ventiladores, quando utilizado duplicidade de equipamentos. Registro de fumaa (smoke damper) : Dispositivo utilizado no sistema de controle de fumaa, projetado para resistir passagem de ar ou fumaa. Um registro de fumaa pode ser combinado, atendendo a requisitos de resistncia a fogo e fumaa. Registro de paragem: Dispositivo hidrulico manual, destinado a interrromper o fluxo de gua das instalaes hidrulicas de combate a incndio em edificaes. Registro de recalque: Dispositivo hidrulico destinado a permitir a introduo de gua proveniente de fontes externas, na instalao hidrulica de combate a incndio das edificaes. Registros corta-fogo (dampers): Dispositivos construtivos com tempo mnimo de resistncia ao fogo, instalados nos dutos de ventilao e dutos de exausto, que cruzam as paredes de compartimentao ou entrepisos. Reserva de incndio: Volume de gua destinado exclusivamente ao combate a incndio. Reservatrio ao nvel do solo : Reserva de incndio cujo fundo se encontra instalado no mesmo nvel do terreno natural. Reservatrio de escorva: Reservatrio de gua com volume necessrio para manter a tubulao de suco da bomba de incndio sempre cheia dgua. Reservatrio elevado: Reserva de incndio cujo fundo se encontra instalado acima do nvel do terreno natural com a tubulao formando uma coluna dgua. Reservatrio enterrado ou subterrneo: Reserva de incndio cuja parte superior encontra-se instalada abaixo do nvel do terreno natural. Reservatrio semi-enterrado: Reserva de incndio cujo fundo se encontra instalado abaixo do nvel do terreno natural e com a parte superior acima do nvel do terreno natural. Resistncia ao fogo: Propriedade de um elemento construtivo, de resistir ao do fogo por um determinado perodo de tempo, mantendo sua integridade, estanqueidade e

isolao e/ou caractersticas de vedao aos gases e chamas. Risco: Propriedade de um perigo se materializar causando um dano. O risco a relao entre a probabilidade e a conseqncia. O risco pode ser fsico (rudos, vibraes, radiaes, presses anormais, temperaturas extremas, umidade e iluminao deficiente). Pode ser qumico ( poeiras, fumos, vapores, gases, lquidos e neblinas provenientes de produtos qumicos). Pode ainda ser biolgicos (vrus, bactrias, protozorios, fungos, bacilos, parasitas e animais peonhentos). Risco iminente: Possibilidade de ocorrncia de sinistro que requer ao imediata. Risco isolado: Condio que possibilita isolar por todos os lados, por meio de equipamentos, pessoal de combate a incndio ou por meios do extravasamento de produto para reas externas ao risco. Risco isolado de central de GLP : Distncia da central de gs liquefeito de petrleo (GLP) projeo da edificao. Risco predominante: Maior risco determinado pela carga de incndio dentre as ocupaes, em funo da rea dos pavimentos. Notas: a) Ocorrendo equivalncia na somatria da carga de incndio, adotar-se- para efeito da classificao do maior risco, a ocupao que possuir maior carga de incndio pr m. b) Ocorrendo concentrao de pblico, prevalecer como sendo o maior risco, para o dimensionamento das sadas de emergncias. Risco primrio: Risco principal do produto de acordo com tabela do Decreto 96.044, 18Mai88, Regulamento Federal para o transporte rodovirio de produtos perigosos. Risco secundrio: Risco subsidirio do produto de acordo com tabela do Decreto 96.044, 18Mai88, Regulamento Federal para o transporte rodovirio de produtos perigosos. Sada de emergncia, rota de fuga, rota de sada ou sada : Caminho contnuo, devidamente protegido e sinalizado, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balces, vestbulos, escadas, rampas, conexes entre tneis paralelos ou outros dispositivos de sada ou combinaes desses, a ser percorrido pelo usurio em caso de emergncia, de qualquer ponto da edificao, recinto de evento ou tnel, at atingir a via pblica ou espao aberto (rea de refgio) com garantia de integridade fsica. Sada horizontal: Passagem de um edifcio para outro por meio de porta corta-fogo, vestbulo, passagem coberta, passadio ou balco. Sada nica: Local em um setor do recinto de evento, onde a sada possvel apenas em um sentido. Segurana contra incndio: Conjunto de aes e recursos, internos e externos edificao e reas de risco, que permitam controlar a situao de incndio. Segurana: Compromisso a cerca da relativa proteo da exposio a riscos.

Selos corta-fogo: Dispositivos construtivos com tempo mnimo de resistncia ao fogo, instalados nas passagens de eletrodutos e tubulaes que cruzam as paredes de compartimentao ou entrepisos. Separao corta-fogo: Elemento de construo que funciona como barreira contra a propagao do fogo, avaliado conforme norma existente. Separao de riscos de incndio : Recursos que visam a separar fisicamente edificaes ou equipamentos. Podem ser reas livres, barreiras de proteo, anteparos e/ou paredes de material incombustvel, com resistncia mnima exposio ao fogo de 2 horas. Setor: Espao delimitado por elementos construtivos que condicionam a circulao das pessoas para outras partes do recinto, permitindo ainda a lotao ordenada do local. Severidade da exposio: Soma total da energia produzida com a evoluo de um incndio, que resulta na intensidade de uma exposio. Shaft: Abertura existente na edificao, vertical ou horizontal, que permite a passagem e interligao de instalaes eltricas, hidrulicas ou de demais outros dispositivos necessrios. Sinais visuais: Compreendem geomtricas, dimenses e cores. a combinao de smbolos, mensagens, formas

Sinalizao de emergncia: Conjunto de sinais visuais que indicam, de forma rpida e eficaz, a existncia, a localizao e os procedimentos referentes a sadas de emergncia, equipamentos de segurana contra incndios e riscos potenciais de uma edificao ou reas relacionadas a produtos perigosos. Sinistro: Ocorrncia de prejuzo ou dano, causado por incndio ou acidente, exploso etc. Sistema de asperso de espuma: Sistema especial, ligado fonte da soluo produtora, estando equipado com aspersores de neblina para descarga e distribuio na rea a ser protegida. Sistema de chuveiros automticos: Conjunto integrado de tubulaes, acessrios, abastecimento de gua, vlvulas e dispositivos sensveis elevao de temperatura, de forma a processar gua sobre o foco de incndio em uma densidade adequada para extingu-lo ou control-lo em seu estgio inicial. Sistema de controle de fumaa (smoke management system) : Um sistema projetado, que inclui todos os mtodos isolados ou combinados, para modificar o movimento da fumaa. Sistema de deteco e alarme: Conjunto de dispositivos que visa a identificar um princpio de incndio, notificando sua ocorrncia a uma central, que repassar este aviso a uma equipe de interveno, ou determinar o alarme para a edificao, com o conseqente abandono da rea. Sistemas de hidrantes ou de mangotinhos : Conjunto de dispositivos de combate a incndio composto por reserva de incndio, bombas de incndio (quando necessrio), rede de tubulao, hidrantes ou mangotinhos e outros acessrios descritos nesta norma.

Solicitao de vistoria por autoridade pblica : Instrumento administrativo, utilizado para atender solicitao de autoridade pblica, no setor de preveno de incndio do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo para realizao de vistoria na edificao. SPI: Seo de preveno de incndio. Superviso (supervision): Auto-teste do sistema de controle de fumaa, na qual o circuito de condutores ou dispositivos de funo, so monitorados para acompanhar a falha ou integridade dos condutores e dos equipamentos controlam o sistema. Taxa de aplicao: Vazo de soluo de espuma a ser lanada sobre a rea da superfcie lquida em chamas. Temperatura crtica: temperatura que causa o colapso no elemento estrutural. Tempo de comutao: Intervalo de tempo entre a interrupo da alimentao da rede eltrica da concessionria e a entrada em funcionamento do sistema de iluminao de emergncia. Tempo mximo de abandono (t): Durao considerada para que todos os ocupantes do recinto consigam atingir o espao livre exterior. Tempo requerido de resistncia ao fogo (TRRF) : Durao de resistncia ao fogo dos elementos construtivos de uma edificao, estabelecida pelas normas. Teste: Verificao ou prova (fazer funcionar experimentalmente), para determinar a qualidade ou comportamento de um sistema de acordo com as condies estabelecidas na Instruo Tcnica. Torre de espuma: Equipamento porttil destinado a facilitar a aplicao da espuma em tanques. Trajetrias de escape: Vazo de ar que sai dos ambientes pressurizados, definida no projeto do sistema, e atravs deste fluxo de ar que so estabelecidas as trajetrias que sero percorridas pelo ar que gera a pressurizao. Tubo-luva de proteo: Dispositivo no interior do qual a tubulao de gs (GLP, nafta, natural ou outro similar) montada, e cuja finalidade diminuir o risco de um princpio de incndio, prximo s juntas, soldas e conexes; atingir a proteo contra incndio existente nos dutos de suco e/ou pressurizao, visando ainda ao no confinamento de gs em locais no ventilados. Tubulao: Conjunto de tubos, conexes e outros acessrios destinados a conduzir gua, desde a reserva de incndio at os hidrantes ou mangotinhos. Tubulao seca: Parte do sistema de hidrantes, que por condies especficas, fica permanentemente sem gua no seu interior, sendo pressurizada por viatura de combate a incndios. Vedadores corta-fogo: Dispositivos construtivos com tempo mnimo de resistncia ao fogo, instalados nas aberturas das paredes de compartimentao ou dos entrepisos,

destinadas passagem de instalaes eltricas e hidrulicas etc. Veneziana de tomada de ar: Dispositivo localizado em local fora do risco de contaminao por fumaa proveniente do incndio e por partculas que proporcionam o suprimento de ar adequado para o sistema de pressurizao. * A Instruo Tcnica 03, na forma integral, assim como outras, esto disponveis para download em http://www.polmil.sp.gov.br/ccb/ativtec/q_atividades_tec.htm .

Das könnte Ihnen auch gefallen