Sie sind auf Seite 1von 4

Laboratrio de Mecnica dos Solos Limites de Consistncia

ENSAIOS DE DETERMINAO DOS LIMITES DE CONSISTNCIA


OBJETIVO Apresentar aos alunos a forma de determinao dos limites de liquidez, plasticidade e contrao. Utilizar estes limites, alm da umidade do solo, para a anlise preliminar da consistncia, resistncia nodrenada e compressibilidade de um solo argiloso saturado. LIMITE DE LIQUIDEZ (NBR 06459-MB 30) Equipamentos Estufa capaz de manter a temperatura a 105C a 110C; Cpsula de porcelana; Esptula metlica (dimenses: 2 x 12 cm); Aparelho de Casagrande e cinzis; Balana que permita pesar nominalmente 200g com resoluo de 0,01 g e sensibilidade compatvel; Gabarito para verificao da altura de queda; Cpsulas de alumnio para determinao da umidade; Pra de borracha (para adicionar gua); Peneira no 40, almofariz e mo de gral. Procedimento 1. Destorroar uma quantidade suficiente de material seco ao ar e passar na peneira no 40 e obter uma amostra representativa de mais ou menos 250 g. Uma das maiores fontes de erro neste ensaio a presena de finos em torres. No se deve secar previamente o solo que em estufa, pois este procedimento poder reduzir os valores dos limites de consistncia do material. s vezes pode-se deixar o material, quando se constata que muito plstico, em contato com a gua por 24 horas ou mais, antes da realizao do ensaio. 2. Checar a altura de queda da concha do aparelho de Casagrande (deve ser exatamente 1 cm + 0,1 mm). Use o bloco calibrador do cabo do cinzel para isto. Deve-se checar tambm as condies da base do equipamento. A mesma deve apresentar-se em bom estado, dentro das especificaes da NBR 06459. Verifique as condies gerais do equipamento, como falhas, desnveis, parafusos frouxos etc. 3. Coloca-se uma quantidade de solo seco ao ar, destorroado e peneirado dentro da cpsula de porcelana (+ 70 g), adicione uma pequena quantidade de gua (sempre se deve comear o ensaio com o solo na condio mais seca para a mais mida) homogeneizando bem para que a distribuio de umidade na amostra seja uniforme. Outra fonte de erro importante do ensaio a mistura ineficiente da gua ao solo, que provoca a existncia de pontos de concentrao de umidade e outros mais secos. Quando o solo tiver consistncia cremosa e cor uniforme pode-se fazer a primeira determinao do nmero de golpes (a primeira determinao deve resultar mais ou menos 40 golpes). 4. Para a determinao do nmero de golpes coloca-se uma poro da pasta na concha do aparelho, tal que a espessura de material apresente 1 cm no mximo. Com o cinzel apropriado faz-se a ranhura padronizada dividindo a massa de solo em duas partes. 5. Girar a manivela com uma velocidade de 2 golpes/segundo e contar o nmero de golpes necessrio para que se feche a ranhura na parte central ao longo de 1 cm. A ranhura deve ser fechada por um fluxo de solo e no pelo deslizamento entre solo e concha. Caso o nmero de golpes resulte em um valor superior a 40, desta primeira determinao, retirar uma poro de mais ou menos 20 g de material e separar para a posterior determinao do LP.

10

Laboratrio de Mecnica dos Solos Limites de Consistncia


6. Tomar uma poro de solo, da parte onde se verificou o fechamento da ranhura, para determinao da umidade da primeira determinao. 7. Retirar a amostra da concha, misturar com o restante que ficou na cpsula de porcelana e adicionar mais um pouco de gua de forma que o nmero de golpes resultante seja menor que o anterior. 8. Repetir os itens 4, 5 e 6 de forma a se obter um nmero de 5 determinaes com nmeros de golpes variando entre um mximo de 50 e um mnimo de 15. OBS: A Norma Brasileira, tambm apresenta procedimento de ensaio utilizando amostra sem secagem prvia, desde que a amostra apresente umidade tal que permita a obteno do 1 ponto de ensaio. Cuidados Deve-se assegurar de que a concha esteja bem limpa e seca antes de cada determinao. O tempo de tomada de cada amostra e a pesagem da mesma deve ser minimizado ao mximo para evitar perdas de umidade por secagem ao ar. Caso isto no seja possvel deve-se proteger as amostras tampando as cpsulas ou substituindo as cpsulas de alumnio pelo sistema de vidros de relgio. No se deve deixar o solo dentro da concha por longos perodos de tempo pois isto pode fazer aumentar a adeso entre o solo e a concha prejudicando a contagem do nmero de golpes. Para o caso de uma das determinaes feitas em laboratrio resultar exatamente 25 golpes, no se deve tomar este como sendo o LL do solo, desconsiderar as outras determinaes ou interromper o ensaio pois pode haver algum erro de contagem, pesagem, mistura no adequada da amostra etc. Clculos a) Aps o clculo da umidade correspondente a cada nmero de golpes determinado, construir um grfico no qual as ordenadas (escala aritmtica) so os teores de umidade e as abcissas (escala logartmica) so os nmeros de golpes correspondentes e ajustar uma reta pelos pontos assim obtidos b) Obter na reta o teor de umidade correspondente a 25 golpes. Este ser o LL (limite de liquidez) do solo. LIMITE DE PLASTICIDADE Equipamentos Estufa capaz de manter a temperatura entre 105C e 110C; Cpsula de porcelana; Esptula metlica (dimenses: 2 x 12 cm); Balana que permita pesar nominalmente 200g com resoluo de 0,01 g e sensibilidade compatvel; Gabarito cilndrico para comparao com 3 mm de dimetro e cerca de 100 mm de comprimento (no laboratrio utiliza-se uma carga de caneta); Cpsulas de alumnio para determinao da umidade; Placa de vidro de superfcie esmerilhada, com cerca de 30 cm de lado. Procedimento 1. Tomar a poro de solo separada previamente do ensaio de LL e separar em pequenas pores do tamanho de um amendoim (cerca de 10 g). 2. Rolar o bolinho de solo com a presso da mo sobre uma placa de vidro esmerilhada at se formar um cilindro de solo com 3 mm de dimetro e mais ou menos 10 cm de comprimento. 3. Repetir a operao 2 at que se observe sinais de ruptura no cilindro. 4. Eliminar as extremidades do cilindro e ento coloc-lo em uma cpsula para determinao da umidade.

11

Laboratrio de Mecnica dos Solos Limites de Consistncia


5. Repetir os itens 2, 3 e 4 at que se obtenha no mnimo trs resultados OBS: A Norma Brasileira, tambm apresenta procedimento de ensaio utilizando amostra sem secagem prvia, desde que a amostra apresente umidade natural acima do LP. Resultado O LP ser a mdia das umidades dos cilindros considerados, em no mnimo trs determinaes, onde a diferena entre o maior e o menor valor determinado deve ser no mximo 5 %. LIMITE DE CONTRAO (NBR 7183) Equipamentos Cpsula de porcelana com cerca de 12 cm de dimetro e 5 cm de altura; Esptula; Cpsula Petri; Rgua de ao de 30 cm de comprimento; Cuba de vidro de 5 cm de dimetro e 2,5 cm de altura; Placa de vidro com trs pinos de metal; Proveta com 25 cm3 de capacidade, graduada de 0,1 em 0,1 cm 3; Balana que permita pesar 100 g, sensvel a 0,1 g; Mercrio; Estufa capaz de manter a temperatura entre 105C e 110C; Dissecador. Procedimento 1. Ao final do ensaio de LL tomar uma pequena parte do solo homogeneizado para aquele ensaio. A amostra estar ento com umidade muito superior ao LL e, conseqentemente, com consistncia mole. 2. Determinar o volume da cpsula de contrao (V 1), enchendo-a com mercrio, removendo o excesso por presso da placa de vidro com pinos contra a face superior da cpsula, e medindo o volume de mercrio que a encheu na proveta graduada de 25 cm 3; 3. Moldar uma pequena pastilha de solo, com a amostra separada no item 1 e com auxlio de uma cpsula de contrao. 4. Deixar a pastilha secar ao ar at que a cor escurea e posteriormente em estufa. Este procedimento para que a pastilha no trinque por secagem muito rpida; 5. Pesar a pastilha de solo, obtendo-se P1; 6. Colocar a cpsula de vidro cheia de mercrio dentro da cpsula de porcelana limpa; 7. Colocar a pastilha de solo seca sobre o mercrio e mergulhar a mesma com o auxlio da placa com pinos, que deve ficar faceando o topo da cpsula de vidro sem bolhas de ar presas. 8. Pesar o mercrio deslocado pela amostra e calcular o volume da pastilha com o peso especfico do mercrio, obtendo-se V2.

Clculos Calcular o limite de contrao pela frmula:

12

Laboratrio de Mecnica dos Solos Limites de Consistncia


V2 1 LC = P 100% S 1
CONCLUSO FINAL Com os resultados dos ensaios de limites de consistncia, aliados a observaes de campo (atravs de boletins de sondagens), alm da umidade e da granulometria do material, pode-se fazer uma avaliao preliminar das caractersticas de compressibilidade e resistncia de um solo saturado. Esta avaliao feita utilizando-se correlaes j desenvolvidas por vrios autores entre as propriedades ndice (w, LL, IP etc) e parmetros de solo como cv, Cc, , su e outros. Porm, a aplicao de parmetros obtidos a partir de correlaes em projetos de engenharia de solos e fundaes deve ser cuidadosa, criteriosa e responsvel, pois pode levar a erros grosseiros e problemas srios de estabilidade e recalques. Os alunos devem apresentar, dentro do possvel, a avaliao das propriedades do solo ensaiado , utilizando tabelas e anlises das apostilas de Mecnica dos Solos I e II e do livro de G.F. Sowers. Outras bibliografias tambm podem ser usadas.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen