Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR Reconhecida pela Portaria - MEC n 1580, de 09/11/93 - D.O.U. 10/11/93.

Mantenedora Associao Paranaense de Ensino e Cultura - APEC CAMPUS UMUARAMA

CURSO DE NUTRIO ESTGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIO EM SADE PBLICA

MINI PROJETO: OBESIDADE

Acadmica: Fernanda Brigato RA. 35345

Umuarama, Pr 2008

MINI PROGETO: GRUPO DE OBESOS. Introduo. A obesidade, definida como uma condio caracterizada por excesso de gordura corporal, regionalizada ou em todo o corpo, uma doena complexa, com etiologia multifatorial, desenvolvendo-se quando h um desequilbrio crnico entre gasto energtico e a energia consumida (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 1998). Esta associada com a falta de inatividade fsica e ingesto aumentada de alimentos, principalmente refrigerantes, lanches e guloseimas. E durante os primeiros anos de vida, quando a criana est crescendo, ela tem uma capacidade muito grande de aumentar o nmero de clulas adiposas, o que chamamos de hiperplasia, que quando a criana comea a se alimentar e no gasta o adipcito cresce e consegue armazenar gordura, porm quando a criana armazena muita gordura esta tem a capacidade de induzir a multiplicao, e uma vez que aumentou o nmero de clulas adiposas, ela vai ter esse nmero para o resto da vida (CINTRA, 2001). A Pesquisa Nacional sobre Sade e Nutrio (PNSN), realizada em 1989, indica um declnio da prevalncia da desnutrio infantil no Brasil e um surpreendente aumento dos casos de obesidade, definida por Fisberg (2002) como um aumento do peso em relao estatura, associado a um aumento da massa gordurosa. Manifesta-se tanto entre ricos como nas camadas mais pobres e em todas as faixas etrias, sendo decorrente de uma significativa mudana de hbitos alimentares, que determina tanto a seleo dos alimentos consumidos, de acordo com os nveis socioeconmicos das famlias, como as praticas no modo de preparo dos alimentos (S de Mello, 2003). A obesidade pode ser o reflexo da dificuldade que os homens ainda enfrentam de se alimentar para se sentirem melhor e mais saudveis. Contudo, em se tratando de uma doena multifatorial, alm dos fatores nutricionais, os aspectos genticos, metablicos, psicossociais, culturais, entre outros, atuam na origem e na manuteno da obesidade (Cuppari, 2005). O ganho de peso na infncia deve ocorrer com o seguinte peso: primeiro ano de vida a criana deve triplicar o seu peso (peso ao nascer); segundo ano de vida dev ganhar de 3,5 a 4,5 kg; terceiro ano de vida de 2 a 3 kg; nos anos subseqentes deve ganhar

de 2 a 3 kg at os 6 anos de idade as clulas adiposas, aumenta (hiperplasia). Aps os 6 anos de idade as clulas adiposas aumentam (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 1998). na infncia que se estabelecem os hbitos alimentares e sabe-se que a alimentao pode ter influncia importante na sade do adulto; e que a nutrio est relacionada com a preveno e o aparecimento de determinadas doenas no transmissveis (GONZLES,2002). A prevalncia crescente da obesidade em crianas um problema de sade pblica significante e alarmante. A Pesquisa Nacional de Avaliao de Nutrio e Sade NHANES mais recente documentou uma prevalncia de sobrepeso (isto , IMC > percentil 95) de 11% nas crianas de 6 a 11 anos de idade em 1999 (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 1998).

Participaram do projeto 15 crianas matriculadas no Colgio Malba Tahan, em idade entre 9 e 11 anos que cursam a 4 srie vespertina diagnosticados com risco para sobrepeso/ou obesidade e porcentagem de gordura corporal alta/ou excessivamente alta.

Atividade desenvolvida. Foi aplicado um questionrio para as crianas contendo 10 perguntas sobre os hbitos alimentares das crianas. Sendo as respostas sim ou no.

Objetivo. O objetivo do projeto baseia-se no esclarecimento de que uma alimentao inadequada leva a um maior ganho de peso corporal, e a eventuais doenas associadas, fazendo com que as crianas entendam de forma clara e simples que a alimentao tem fundamental importncia no estado de sade do indivduo.

Concluso. Com o questionrio aplicado que as crianas comem demais em suas refeies, e se alimentam com frituras apesar de gostarem de frutas e verduras. Elas dizem tambm que no consomem muitos lanches, refrigerantes, sucos, doces e guloseimas durante a semana o que pode ser atribudo a um baixo poder aquisitivo das famlias. Conclui-se que com o trabalho desenvolvido, as crianas adquiriram conhecimento quanto ao consumo alimentar correto, as mesmas afirmaram que no consomem muitas guloseimas provenientes do acar (CHO simples), mas tem um alto ndice de consumo de carboidratos complexos e frituras. Apesar de serem alunos de escola municipal, as crianas consomem uma quantidade de guloseimas e frituras relativamente grande. Atravs da discusso e palestra foi mostrado os riscos e malefcios que uma alimentao errnea causa, porm este um processo lento, que deve ser feito sem cessar, afim de moldar os hbitos dessas crianas.

ANEXO

Das könnte Ihnen auch gefallen