Sie sind auf Seite 1von 68

Empilhadeira srie R, para cargas de 1 a 3,5 t com motor de combusto interna

MANUAL de OPERAO E MANUTENO

! Ateno
O operador e o supervisor devem ler este manual com ateno. Apenas o operador treinado e autorizado tem permisso para utilizar o veculo. Se o veculo for usado de modo inadequado, podero ocorrer acidentes, inclusive com risco de morte. Este manual deve ser conservado para sempre, para consulta e exame pelos operadores e encarregados da manuteno.

ZHEJIANG HANGCHA ENGINEERING MACHINERY CO., LTD.

Introduo
Obrigado por adquirir nossa empilhadeira. Este manual de operao explica como usar corretamente a empilhadeira srie R. Vai ensin-lo a como empregar o equipamento com segurana e fazer a manuteno preventiva. Todos os responsveis pela operao, manuteno e superviso devem ler e compreender perfeitamente este manual. S dessa maneira ser possvel tirar o mximo proveito do veculo e us-lo com segurana. Este manual tambm se aplica a outros tipos de empilhadeiras. Se voc tiver quaisquer dvidas, por favor, entre em contato com o departamento de vendas da ZHEJIANG HANGCHA ENGINEERING MACHINERY CO., LTD., ou com seus representantes. Devido atualizao constante do projeto, talvez existam muitas diferenas entre as explicaes e as empilhadeiras de sua propriedade. O desempenho da empilhadeira tambm pode ser diferente em virtude do pedido do cliente.

Os smbolos neste manual advertem ao operador e ao encarregado da manuteno a respeito de um ambiente potencial de risco.

Este smbolo significa ateno, cuidado e sua segurana.

Ateno! Este smbolo significa perigo ou a existncia de algum fator que causa perigo. Se no for levado em considerao, podem ocorrer acidentes, inclusive com risco de morte.

Certificao CE

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DIREITOS AUTORAIS @2005.8 1a EDIO ZHEJIANG HANGCHA ENGINEERING MACHINERY CO., LTD.

Sumrio
Introduo 1. Regras gerais 2. Nomenclatura das principais peas ou componentes Instrumentos Controles Carroceria e outros 3. Instrues de segurana 4. Reviso de oito horas (diria ou em cada troca de turno) 5. Estrutura e estabilidade 6. Operao 7. Depsito 8. Manuteno 9. Transporte, iamento e reboque do veculo 10. Caractersticas tcnicas dos modelos 2 4 5 5 8 11 14 20 30 32 36 38 47 48

1. Regras gerais
Para usar o veculo e garantir sua segurana, o operador deve obedecer as regras a seguir: 1. Apenas um operador treinado e autorizado tem permisso para usar o veculo. 2. Antes de dar a partida, todos os controles e alarmes devem ser verificados. Em caso de defeito ou avaria, a empilhadeira s poder ser usada aps o conserto. 3. Na operao de carregamento, evitar excesso de peso. Os garfos devem apanhar a carga por inteiro e de modo bem-proporcionado. proibido o uso de apenas um garfo nessa operao. 4. O veculo deve ser operado de modo suave na partida, nas curvas, em movimento, no freamento e no estacionamento. Num pavimento liso ou molhado, a velocidade deve ser reduzida nas mudanas de direo. 5. A carga deve ser transportada com os garfos abaixados e o mastro retrado. 6. A movimentao em rampas exige cuidado. Se o ngulo da rampa for superior a 10%, a empilhadeira deve subi-la de frente e desc-la de r. Deve-se evitar virar para os lados e empilhar a carga sobre um plano inclinado. 7. Preste ateno nos passageiros de p, nos obstculos, nos buracos e nos vos livres nas partes superiores. 8. proibido ser transportado ou ficar em p sobre o garfo. 9. proibido ficar ou caminhar sob o garfo. 10. O veculo no pode ser operado em outra posio a no ser do assento do operador. 11. A carga no deve ser transportada desempacotada. O transporte de cargas de grande tamanho exige cuidados. 12. Nos veculos em que a altura de levantamento superior a trs metros, no deixe que a carga caa do suporte de carga. Se necessrio, adote medidas de proteo. 13. A carga deve ser transportada o mais prximo possvel do solo, e com o mastro retrado. 14. Antes de se mover sobre uma tbua ou placa suspensa, verifique a condio de segurana do local em termos de resistncia ao peso. 15. Prximo da rea de trabalho, no devem existir chamas sem proteo. proibido fumar. No abastecimento de combustvel, o condutor deve deixar o assento da empilhadeira. 16. A empilhadeira com reboques ser considerada carregada. 17. No trmino do trabalho, deve-se abaixar o garfo, pr a alavanca do cmbio no ponto morto, desligar o motor e cortar a energia. Se estacionar sobre uma rampa, puxe bem o freio de mo. Se necessrio, utilize um calo quando estacionar sobre uma rampa por muito tempo. 18. Se o veculo apresentar um defeito repentino, seja por vazamento de eletrlito, leo hidrulico ou leo de freio, ou no levantamento da carga ou na subida de uma rampa, ser necessrio reparo imediato para deix-lo em condies seguras de uso. Depois, contacte os responsveis pela manuteno ou o representante de vendas.

2. Nomenclatura das principais peas e componentes

1. Mastro 4. Garfo 7. Assento 10. Roda traseira Instrumentos

2. Cilindro de levantamento 5. Proteo superior 8. Cap de proteo 11. Cilindro de inclinao

3. Apoio posterior 6. Volante 9. Contrapeso 12. Roda dianteira

Medidor de horas [1] Este medidor registra as horas de funcionamento do motor. usado para a programao dos perodos de lubrificao e manuteno. Indicador da temperatura do leo [2] Este indicador informa a temperatura do leo no conversor de torque da caixa de transmisso. Em condies normais, o ponteiro fica na faixa verde (de 60C a 120C). Ateno Se o ponteiro entrar na faixa vermelha, pare o veculo imediatamente. Reduza a rotao do motor para esfri-lo. Verifique a quantidade de lquido de arrefecimento e a elasticidade da correia do ventilador. Indicador do nvel de combustvel [3] Este indicador informa o nvel de combustvel no tanque quando a chave est na posio ON. Carga da bateria (A) Esta lmpada indica a condio de carga da bateria. A lmpada se acende quando a chave de ignio est na posio ON, mas se apaga quando o motor comea a funcionar, e o pedal do acelerador pressionado. Ateno Se a lmpada continuar acesa ou se acender durante a operao, a carga est baixa, e a bateria deve ser verificada o quanto antes. Lmpada de alerta da presso do leo (B) Esta lmpada indica a condio de presso do leo lubrificante do motor. Acende-se com a chave de ignio na posio ON, apagando-se quando o motor comea a funcionar e o pedal do acelerador pressionado.
6

Ateno Se a lmpada continuar acesa ou se acender durante a operao, a presso est abaixo de 0,05 Mpa, e deve ser verificada imediatamente. Indicador de incandescncia (C) [motor diesel] Ao girar a chave para a posio ON, o indicador se acende por um instante. Depois de se apagar, gire a chave para a posio START. Indicador do sedimentador (D) [Uso nos modelos a diesel W9, W13 e W15A] Em condies normais, a lmpada se acende com a chave de ignio na posio ON. Depois da partida do motor, ela se apaga. Essa lmpada se acende quando a gua do sedimentador atinge um determinado nvel, enquanto o motor est em funcionamento. Se essa lmpada continuar acesa ou se acender durante o funcionamento do motor, desligue o motor e escoe a gua imediatamente. Temperatura do lquido de arrefecimento do motor [E] Em condies normais, a lmpada se acende com a chave de ignio na posio ON. Depois da partida do motor, ela se apaga. Durante o perodo de trabalho, se a temperatura do leo superar a faixa normal (de 60C a 120C), o indicador se acende.
Ateno

Se o ponteiro entrar na faixa vermelha, interrompa a operao imediatamente e reduza a rotao do motor para esfriar o lquido de arrefecimento. Espere at o ponteiro voltar faixa verde, e faa uma verificao.

Comutadores

acionado. Ao se retirar a mo da chave, esta retorna automaticamente para a posio ON pela ao da mola. Motor diesel Gire a chave para a posio ON e o indicador se acende por um instante. Depois de se apagar, gire a chave para a posio START. Ateno 1. No manter a chave de ignio na posio (ON) se o motor no estiver em funcionamento, pois a bateria pode se descarregar. 2. Com o motor em funcionamento, no gire a chave de ignio para a posio (START), pois h o risco do motor de arranque ficar avariado. No deixe o motor de arranque funcionar por mais do que cinco segundos por vez. Espere cerca de 120 segundos antes de tentar novamente. Alavanca das luzes de direo [5] Use essa alavanca situada do lado direito da coluna de direo para indicar a mudana de direo da empilhadeira.

Chave [4] OFF (0) Essa a posio em que a chave inserida ou removida. O motor gasolina e o motor diesel param de funcionar nessa posio. ON ( ) O circuito eltrico fechado com a chave de ignio na posio (ON). Depois do motor comea a funcionar, a chave fica nessa posio. START ( ) Quando a chave colocada na posio START, o motor de arranque

R: virar direita; N: posio neutra; L: virar esquerda. A alavanca das luzes de direo no retorna automaticamente para a posio neutra como nos carros de passageiros. O retorno manual. Interruptor das luzes [6] O interruptor das luzes pode ser acionado em duas etapas.

Luzes Etapa

Energia

Lanterna

Farol

Segurana

0 a 1 a 2 () significa conectado

Boto da buzina [7] Pressionar a cobertura de borracha no centro do volante para acionar a buzina.

Controles

8. Pedal da embreagem (tipo embreagem friccional) 9. Pedal de avano lento (tipo conversor de torque) 10. Pedal do freio 11. Pedal do acelerador 12. Alavanca de marcha frente e r (tipo embreagem friccional) 13. Alavanca do seletor de velocidade (tipo embreagem friccional) 14. Alavanca da inclinao 15. Alavanca do levantamento 16. Volante 17. Alavanca do freio de mo 18. Alavanca de marcha frente e r (tipo conversor de torque) 19. Afogador

Pedal da embreagem [8] (tipo embreagem friccional) Pise no pedal da embreagem a fundo; o motor desacoplado da transmisso. Depois do pedal ser solto, ocorre a transferncia da potncia do motor para a transmisso atravs da embreagem. Ateno: Tanto quanto possvel, evite conduzir a empilhadeira com a embreagem em meio-curso. Pedal do avano lento [9] (tipo conversor de torque) Depois do pedal do avano lento ser pressionado, a presso do leo na embreagem hidrulica diminui proporcionalmente (o ponteiro do indicador da presso de leo move-se para a esquerda), permitindo que o operador realize a operao de avano lento. Use esse pedal para avanar gradualmente o veculo enquanto o sistema de levantamento operado em alta velocidade. Ao ser pressionado a fundo, o pedal do avano lento tambm serve como pedal do freio. Ateno: No use em excesso o pedal do avano lento. Muito tempo de uso, ou sua utilizao como repouso, causa elevao da temperatura do leo de transmisso, ou resulta na patinagem da embreagem. Pedal do acelerador [11] Com o pedal do acelerador pressionado, a rotao do motor sobe, e a velocidade do veculo aumenta. Ao
10

contrrio, ao se aliviar o pedal, a rotao do motor e a velocidade do veculo vo diminuir. Alavanca de marcha frente e r [12] Alavanca do seletor de velocidade [13]

Com embreagem friccional [12] F frente N ponto morto R r [13] 1 baixa N ponto morto 2 alta O controle de transmisso do tipo montado no assoalho, e possui duas marchas: frente e r. Antes de usar a alavanca do cmbio, pisar no pedal da embreagem a fundo. Sempre freie at a parada completa antes de inverter a direo do movimento. Ao engrenar a marcha r, as luzes da marcha r se acendem. Alavanca da inclinao [14] O mastro pode ser inclinado atravs da operao da alavanca da inclinao: puxar a alavanca para trs inclinar o mastro para trs, e empurr-la para frente inclinar o mastro para frente. A velocidade de inclinao pode ser controlada por meio do ngulo de inclinao da alavanca e da presso sobre o pedal do acelerador.

Ateno
O mecanismo de bloqueio de inclinao existente na vlvula de controle hidrulico no deixa o mastro se inclinar para frente enquanto o motor est sendo desligado, mesmo se a alavanca de inclinao estiver empurrada para frente.

Lowered: Abaixamento Lifting: Levantamento

Volante [16] O volante usado de maneira convencional; isto , quando virado direita, o veculo move-se para a direita; quando virado esquerda, o veculo move-se para a esquerda. As rodas de direo situam-se na parte posterior, fazendo o veculo sair de traseira quando ocorre uma mudana de direo. Cuidado A empilhadeira dispe de direo mecnica. Assim, se o motor parar de funcionar, o uso do volante demandar grande esforo. Para a direo mecnica voltar a funcionar, religue o motor sem demora. Alavanca do freio de mo [17]

Forward tilting: Inclinao para frente Backward tilting: Inclinao para trs

Alavanca do levantamento [15] Para controlar o levantamento ou abaixamento dos garfos, Puxo: levantamento; empurro: abaixamento. A velocidade de levantamento pode ser controlada por meio da inclinao para trs do ngulo da alavanca e da presso sobre o pedal do acelerador, enquanto a velocidade de abaixamento pode ser controlada por meio da inclinao para frente da alavanca. A rotao do motor ou o pedal do acelerador no tm nada a ver com a velocidade de abaixamento dos garfos.

Tighten: puxar com firmeza Loosen: desengatar

Use a alavanca do freio de mo para estacionar a empilhadeira. Os freios de estacionamento so aplicados sobre as duas rodas dianteiras ao se puxar para cima a alavanca. Para desengatar o freio de mo, mover a alavanca para frente. Alavanca de marcha frente e r [18] (com conversor de torque) F frente N ponto morto R r
11

A empilhadeira dotada de conversor de torque possui uma marcha frente e uma marcha r. Antes de mudar de marcha, o veculo deve ser parado. Ateno Posicione a alavanca de cmbio no ponto morto antes de dar a partida no motor.

Assento e alavanca de regulagem do assento [8]

Alavanca de regulagem do assento

Forward: frente; Backward: r; Neutral: ponto morto; Two shift type: tipo duas marchas; one shift type: tipo uma marcha

O assento do operador deve ser regulado numa posio capaz de proporcionar conforto e fcil acesso a todos os controles de mo e de p. O assento destravado ao se mover a alavanca de regulagem para a direita. Antes de iniciar o trabalho, regule o assento do operador e verifique se ele est bem travado. Cuidado! a. Antes de regular o assento, desligue a chave de ignio. b. Pare a empilhadeira para regular o assento.

Nota: A alavanca de mudana de marcha com inverso eletrnica est instalada esquerda da coluna de direo. F frente; N ponto morto; R r. Afogador [19] Para acionar o afogador, o motor dever estar desligado. Ao desligar a chave de ignio, o motor pra de funcionar. Carroceria e outros Suporte de carga [4] O suporte assegura a estabilidade no transporte da carga. proibido usar a empilhadeira sem o suporte de carga.

12

Regulagem do assento ao peso do corpo Use uma chave inglesa para regular o parafuso Allen situado na parte posterior do assento, ou regule o boto situado do lado esquerdo do assento para ajustar o assento ao peso do corpo. conveniente sentar-se sobre o assento durante a regulagem. Proteo superior [5] A proteo superior satisfaz os padres de segurana, e protege o operador da queda de materiais. Pode-se usar a empilhadeira sem a proteo superior. Cap e fecho com mola Para evitar a abertura do cap, h um fecho com mola. Abra o fecho primeiro; depois o cap pode ser aberto. Cap [8] O cap pode ser aberto inteiramente, facilitando o servio de manuteno. Ele pode ser erguido com pouco esforo com a ajuda de um amortecedor. Para fech-lo, empurre para baixo sua parte dianteira, at tampar. Ateno Antes de abrir o cap, a ala do fecho com mola deve ser puxada. Cuidado para no prender os dedos no cap ao fech-lo.
Radiator cover hood: Tampa de proteo do radiador

Button: boto

Tampa de proteo do radiador Para verificar o fludo de arrefecimento, pode-se abrir a tampa de proteo do radiador mesmo com o cap do motor fechado.

Ateno Reaperte os parafusos da tampa de proteo. Tampa do radiador e reservatrio do fludo de arrefecimento O reservatrio est situado dentro do cap. O radiador est situado sob a tampa de proteo, na parte posterior do cap.

13

Cuidado! No tire a tampa do radiador abruptamente se a temperatura da gua estiver acima de 70C. Gire a tampa ligeiramente esquerda para aliviar a presso, e depois a remova. No use luvas quando tirar a tampa do radiador. O fludo anticongelante perigoso para a sade. Se a pele for atingida, lave-a com gua. Travo do garfo Usa-se para regular o espaamento entre os garfos, e para trav-los na posio. Puxe para cima os traves, gire-os em 90, de acordo com as cargas a manipular no espaamento entre os garfos.

Regulagem do ngulo de inclinao da coluna de direo

Lock rod: alavanca; Unlock: destravar; Lock: travar

O ngulo de inclinao da coluna de direo regulvel, ajustando-se a cada operador. A coluna de direo destravada empurrando-se para baixo a alavanca situada no lado esquerdo da coluna de direo. Depois, regula-se o ngulo ideal para o operador, e se trava a coluna de direo puxando-se para cima a alavanca.
Open: Abrir; Lock: Trava

Cuidado! Os garfos devem ser ajustados simetricamente em relao linha de centro do veculo, e os traves do garfo devem estar sempre ajustados. As vigas inferiores dos garfos possuem uma abertura para carregar ou descarregar os garfos. proibido fixar o garfo onde se situa a abertura. Verifique o parafuso no centro do suporte do garfo usado para impedir a fixao do garfo na abertura.

Ateno: a. Depois de parar a empilhadeira e puxar para cima a alavanca do freio de mo, regule o ngulo de inclinao da coluna de direo. b. Depois de regular o ngulo e puxar o volante, trave a coluna de direo. Degrau de segurana e ala de segurana Os degraus de segurana ficam em ambos os lados da carroceria da empilhadeira. A ala de segurana fica na coluna esquerda frontal da proteo superior. Use o degrau de segurana e a ala de segurana para subir e descer da empilhadeira.
14

A tampa do reservatrio de combustvel fica do lado esquerdo traseiro da carroceria. A tampa do reservatrio de combustvel possui um respiro interno, permitindo a entrada de ar no reservatrio. Verifique as condies do respiro em todos os abastecimentos.

Reservatrio do lquido do freio O reservatrio do lquido do freio fica na parte interna esquerda da cabine. Tampa do reservatrio do fludo hidrulico A tampa do reservatrio de fludo hidrulico fica do lado direito, no cap. Encha o reservatrio atravs dessa tampa. A tampa possui uma vareta medidora de nvel. Depois de encher com fludo hidrulico novo, feche a tampa.

Cuidado! --- Manejo do combustvel --1. Pare a empilhadeira, desligue o motor e acione o freio de mo. Prximo da rea, no devem existir chamas sem proteo. proibido fumar. No abastecimento, o condutor deve deixar o assento da empilhadeira. 2. Depois do abastecimento, feche a tampa do reservatrio. Uma tampa solta pode causar vazamento de combustvel, ou, na pior hiptese, risco de fogo. 3. Antes de tentar dar a partida no motor, certifique-se de que a tampa do reservatrio de combustvel esteja bem fechada, e de que nenhum combustvel vazou ou est em torno da empilhadeira. 4. Para verificar o nvel do combustvel, nunca use chama sem proteo, como a de um palito de fsforo ou isqueiro. Espelho retrovisor Na proteo, h dois espelhos retrovisores, permitindo que o operador veja os obstculos traseiros.

Tampa do reservatrio de combustvel

3. Instrues de segurana
1. Apenas o operador treinado e autorizado tem permisso para usar o veculo. 2. Inspecione a empilhadeira periodicamente em relao a vazamentos
15

de leo ou gua, deformao, defeitos, etc. Caso contrrio, a vida til dos componentes ser menor, e, na pior das hipteses, poder ocorrer um acidente fatal. Troque as peas de segurana principais na inspeo peridica. Em caso de necessidade, limpe o leo, a graxa ou gua do assoalho e dos controles de p e mo. Desligue o motor antes da sua inspeo e dos componentes afins. Em especial, tome cuidado com o ventilador do motor. Ao vistoriar o radiador ou silencioso, tome cuidado para no se queimar. 3. Sempre que a empilhadeira no funcionar adequadamente, a operao deve ser suspensa e o problema comunicado ao supervisor. Ao fazer a manuteno num ponto elevado, como o mastro, e as luzes dianteiras e traseiras, tome cuidado para no escorregar e ficar preso. Se uma lmpada de advertncia se acender, dirija-se a um local seguro, e verifique ou conserte o problema. Na manuteno, cuidado com as bordas e cantos que podem cortar as mos, a cabea ou outras partes do corpo. Um sinal de defeito deve ser posto sobre a empilhadeira com defeito. 4. No use chama sem proteo para verificar o nvel, ou o vazamento, de combustvel, eletrlito ou gua de arrefecimento. proibido fumar na inspeo da bateria, no manejo do combustvel ou no trabalho com o sistema de combustvel. H o risco de exploso. No local de trabalho, deve haver
16

extintor de incndio. Nunca abastea o tanque de combustvel com o motor em funcionamento. 5. Aquea a temperatura da gua at 70C antes do trabalho; e deixe a temperatura da gua cair para menos de 70C depois do trabalho. Se a temperatura do reservatrio de gua estiver acima de 70C, no abra a tampa do reservatrio. 6. Ao usar o veculo num espao fechado, deve haver suficiente ventilao. Se necessrio, utilize um ventilador. No trabalhe em espaos fechados, pois a mistura dos gases do escapamento prejudicial sade. proibido usar a empilhadeira em ambientes inflamveis e fceis de explodir. 7. Nunca desa ou suba com a empilhadeira em movimento. Utilize o(s) degrau(s) de segurana e a ala de segurana ao subir e descer.

8. Nunca tente usar os controles a menos que adequadamente sentado. Antes de comear, regule o assento, para ter acesso fcil a todos os controles de mo e p. 9. Antes de comear, certifique-se de que no h ningum debaixo, sobre ou perto da empilhadeira.

A alavanca de cmbio deve estar no ponto morto. 10. Estacione a empilhadeira numa superfcie plana, e acione o freio de mo. Se tiver de estacionar numa rampa, calce as rodas. Ponha os garfos sobre a superfcie ou piso, e incline o mastro um pouco para frente. Desligue o motor e retire a chave. 11. Opere os controles com suavidade; no gire abruptamente o volante. Evite paradas, partidas ou mudanas de direes bruscas. 12. Observe os sinais de velocidade e de controle de trnsito. Ao andar em rodovias ou ruas, obedea as normas de trnsito locais. 13. Preste ateno no rumo da empilhadeira. Faa uma observao panormica.

15. Antes de se mover sobre uma tbua ou placa suspensa, verifique a condio de segurana do local em termos de resistncia ao peso. Verifique antecipadamente a condio da superfcie ou piso da rea de trabalho.

16. Concentre-se no trabalho. 17. Mantenha a cabea, mos, braos, ps e pernas dentro dos limites do compartimento do operador. Nunca fique de p.

Cuidado: ao dar marcha r, preste ateno.

14. Nunca permita que a(s) pessoa(s) ande(m) sobre os garfos, paletes ou veculo.

18. Ao transportar cargas volumosas, que restringem a viso, opere a mquina em marcha r ou tenha um guia. 19. Desacelere e toque a buzina ao cruzar corredores e outros locais onde a viso limitada. A velocidade dever ser inferior a um tero da velocidade mxima.

17

20. Mantenha latas com lquidos, fileiras de algodo, papel ou produtos qumicos longe da empilhadeira durante a operao, pois h o risco de pegarem fogo ou explodirem devido ao escape de gases do silencioso. 21. Utilize luzes, a luz de trabalho necessria e luzes de segurana noite. Alm disso, movimente-se em baixa velocidade. 22. A superfcie de trabalho deve ser resistente e nivelada, tais como superfcies de rodagem de cimento, de macadame betuminoso e de concreto. As condies climticas para as quais a empilhadeira foi projetada so: temperaturas entre 20C e 50C. velocidade do vento menor do que 5 m/s; umidade relativa do ar inferior a 90% (em 20C). Inspecione a superfcie sobre a qual o veculo vai se mover. Procure buracos, declives acentuados, obstculos e locais acidentados. Procure tudo que possa causar perda de controle, atolamento ou capotagem. Retire o lixo e os entulhos. Recolha qualquer coisa que possa furar um pneu ou que desequilibre a carga. Desacelere em pavimentos molhados ou escorregadios. Fique afastado da beira do caminho. Se no for possvel, seja extremamente cauteloso. Na velocidade mxima sem carga, a
18

acelerao de vibrao sinttica da carroceria de 0,95 m/s2. Na velocidade mxima de levantamento, com carga mxima, a acelerao de vibrao sinttica da carroceria de 0,68 m/s2. A superfcie irregular causa vibrao da empilhadeira e rudo. A presso elevada dos pneus tambm provoca vibrao e rudo. No use a empilhadeira quando o tempo estiver muito ruim, como em tempestades, neve, etc. O rudo durante o trabalho no deve ser superior a 100 dB; utilize nvel de potncia razovel. O rudo em torno do condutor no deve ser superior a 95 dB; utilize nvel de presso sonora EN12053: 2000.

23. Ao operar com a empilhadeira carregada, dirija com a traseira da mquina apontada para baixo. Ao operar com a empilhadeira sem carga, dirija com a traseira apontado para cima. Nunca vire para os lados sobre uma rampa. A empilhadeira pode capotar.

26. Trafegue com a carga o mais baixo possvel e inclinada para trs. 27. Evite frear bruscamente ou descer uma rampa em alta velocidade. H o risco de queda da carga ou de capotagem da empilhadeira. 24. Ao descer uma rampa, use o motor em marcha lenta. Ao mesmo tempo, pise no freio de modo intermitente. 25. perigoso trafegar com os garfos numa altura maior do que a apropriada, independentemente de estarem carregados ou no. Mantenha uma postura de movimento adequada. (Em movimento, os garfos devem estar de 15 cm a 30 cm acima da superfcie ou do solo). No utilize o mecanismo de deslocamento lateral, se houver, com os garfos levantados e carregados, j que isso provocar o desequilbrio da empilhadeira. Uma empilhadeira com reboques ser considerada carregada.

28 Sempre freie at a parada completa antes de inverter a direo do movimento. 29. Leve em conta a forma e o material da carga a ser manejada; utilize acessrios e ferramentas adequados. Evite iar a carga com o cabo de ao pendurado nos garfos ou no acessrio, pois o cabo pode escorregar para fora. Se necessrio, deve-se usar pessoal qualificado para a operao de iamento, usando-se um gancho ou um brao de grua. Tome cuidado para no estender os garfos para fora da carga. As pontas dos garfos estendidos podem danificar ou virar
19

as cargas prximas.

30. Esteja a par da capacidade da empilhadeira e dos seus acessrios, se existirem, e nunca a exceda.

No use um homem como contrapeso adicional. perigoso. 31. A ZHEJIAN HANGCHA ENGINEERING MACHINEARY CO., LTD. oferece diversos acessrios, tais como: garfos, suportes, braadeira de enrolar, caamba de carga ou garfos articulados. Utilize tais acessrios e veculos especiais somente nas aplicaes especificadas. 32. Usa-se um apoio posterior para impedir o choque contra as cargas mais altas. O suporte de carga utilizado para assegurar um carregamento estvel. A empilhadeira sem esses dois itens no pode ser empregada. 33. No permitido que uma pessoa fique parada ou caminhe sob os garfos ou outros acessrios (se existirem) levantados.

No permitido que uma pessoa fique sobre os garfos. 34. No coloque a cabea ou o corpo no espao entre o mastro e o apoio posterior, o que pode causar risco de morte. No coloque a mo no espao entre o mastro interno e o mastro externo.

35. Quando a carga estiver numa pilha, entre na rea de frente. Encaixe os garfos no palete com cuidado.

20

de maneira que o ponto mais alto da carga ultrapasse a altura do apoio posterior. Caso contrrio, estabilize a carga da maneira mais segura possvel. Ao transportar cargas volumosas, que restringem a viso, movimente a empilhadeira em marcha r ou com a ajuda de um guia.

36. No apanhe a carga em alta velocidade. Sempre se certifique da estabilidade da carga antes de levantar os garfos. Pare em frente da carga, e, depois de verificar a inexistncia de obstculos, apanhe a carga movendo o veculo para frente.

37. A carga deve estar bem empilhada, e posicionada exatamente entre ambos os garfos. No tente levantar a carga com apenas um garfo. Numa empilhadeira dotada de um acessrio, tal como uma caamba de carga, a carga deve estar segura e corretamente coletada. Puxe a alavanca de controle de carga at o fim do curso (aumente para aliviar a presso). 38. Nunca levante a carga com a empilhadeira inclinada. Evite o trabalho de carregamento sobre uma rampa. 39. No empilhe a carga sobre os garfos
21

40. Utilize inclinao mnima para frente e para trs ao carregar e descarregar a carga. Nunca incline para frente, a no ser que a carga esteja sobre uma pilha ou numa baixa altura de levantamento. Ao empilhar a carga sobre um lugar alto, deixe o mastro vertical numa altura de 15 cm a 20 cm acima da superfcie, e depois levante a carga para a posio superior. Nunca tente inclinar o mastro alm da posio vertical com a carga muita levantada. Para descarregar cargas de um lugar alto, encaixe os garfos no palete, e retroceda o veculo, e depois abaixe a carga. Retraa o mastro depois de abaixar a carga. Nunca tente inclinar o mastro com a carga muito levantada.

41. No reboque a empilhadeira com motor defeituoso, sistema de direo deficiente ou sistema de freio avariado. Obedea aos sinais de comunicao existentes no caminho ao rebocar a empilhadeira. 42. Use o macaco ou outros uniformes de proteo, tais como capacete, sapatos de segurana, etc. No use gravatas ou outros trajes. 43. As marcaes na empilhadeira descrevem os cuidados e os mtodos para operar o veculo. Ao operar a mquina, observe e siga todas as marcaes, alm das instrues contidas neste manual. Substitua os decalques e as plaquetas de identificao danificados ou ausentes.

2. Verificao do nvel de gua do radiador No pequeno reservatrio, o nvel do lquido de arrefecimento deve estar entre as referncias Min e Max com o motor frio. Se no houver mais lquido de arrefecimento no tanque do reservatrio, adicione lquido no radiador. Caso contrrio, o motor pode sofrer danos.

Cuidado! Se a temperatura da gua do motor ficar acima de 70C, no abra tampa do radiador. Afrouxe lentamente a tampa para permitir a sada do vapor. Depois disso, recoloque a tampa, apertando-a. uma prtica recomendada usar um pano grosso ou similar ao retirar a tampa. No use luvas, pois a mo pode se queimar se gua quente espirrar nela. Ateno Adicionar gua limpa no radiador. Se usar fludo anticongelante, utilize sempre a mesma marca.

4. Reviso de oito horas (diria ou em cada troca de turno)


1. Verificao dos vazamentos de leo, combustvel ou gua

! Cuidado!
No opere a empilhadeira se for constatado vazamento de combustvel na inspeo pr-operao. Conserte o vazamento antes de ligar o motor. Verifique se o motor, o conector da tubulao hidrulica, o radiador e o sistema de direo apresentam vazamento. No use uma chama sem proteo para verificar o nvel, ou o vazamento, do combustvel, do eletrlito ou da gua de arrefecimento.

22

3. Substituio do fludo de arrefecimento do motor

4.

Verificao do nvel de combustvel

Cap: tampa

1. Abra a tampa do radiador e solte a bujo do dreno. Deixe o leo sair, depois lave o sistema de arrefecimento. 2. Reaperte o bujo do dreno. 3. Adicione fludo de arrefecimento no radiador, at ele vazar. 4. Deixe o motor funcionar plenamente. 5. Desligue o motor. Depois da temperatura baixar totalmente, adicione mais fludo de arrefecimento no radiador, at ele vazar, e adicione fludo no reservatrio de arrefecimento, at a referncia Max. 6. Verifique o bujo do dreno em relao a vazamentos.

O indicador do nvel do combustvel encontra-se no painel de instrumentos. Verifique se o nvel de combustvel suficiente para o trabalho do dia. A tampa do tanque de combustvel situa-se na coluna esquerda traseira da proteo superior. 5. Verificao do nvel de leo do motor Ateno Ao verificar o nvel do leo, a empilhadeira deve estar numa superfcie plana. Ao verificar o nvel do leo, o motor deve estar frio. Retire a vareta, limpe-a e reinstale-a. Volte a retir-la, e verifique o nvel do leo. O nvel deve estar dentro das marcas de referncia existentes na vareta.

Cuidado!

Se a temperatura da gua do motor atingir mais de 70C , no abra a tampa do radiador, evitando queimaduras.

23

6. Verificao do nvel do lquido do freio Verifique o nvel no reservatrio do lquido do freio. O nvel deve estar entre os dois sulcos de referncia do reservatrio. Ao adicionar lquido, tome cuidado para no deixar entrar ar no tubo do freio. Ateno Ao adicionar lquido, evite a entrada de sujeira ou gua no reservatrio. O lquido do freio perigoso para a sade; evite o contato com a pele. 7. Verificao do eletrlito da bateria A caixa da bateria possui marcas de nvel superior e inferior, permitindo que o operador verifique o nvel do eletrlito. O nvel deve ficar entre as duas marcas. Caso contrrio, adicione gua limpa at atingir o nvel superior.

9.

Nvel do leo hidrulico Verifique o nvel do leo no tanque de leo hidrulico. O nvel do leo deve estar entre as duas ranhuras.

High: Alto; Low: Baixo

10. Verificao do pedal do freio, pedal do avano lento e pedal da embreagem


Correct range: Faixa correta

8. Nvel do lquido da transmisso de fora Abra a tampa de inspeo e retire a tampa do reservatrio. Verifique o indicador de nvel. O nvel do lquido deve estar na marca superior do indicador. Com o motor em funcionamento, pise no pedal de freio a fundo. A distncia entre o pedal do freio e o apoio frontal da sola do
24

p deve ser maior do que 60 mm. Verifique o pedal de avano lento e o pedal da embreagem usando o mesmo procedimento. Altura e o espao livre H:
Altura livre Pedal do freio 120 a 130 Altura se pressionado 60 Jogo livre 1a3
parafuso de contato do pedal de avano lento/ pedal de freio: 1 0,9 a 3,4 mm (NW15A, QNW11A) 2 0 mm (exceto NW15A, QNW11A)

Pulling force: Fora de acionamento; Loosen: Destravado; Parking: Estacionado

Pedal do avano lento

12. Verificao da tenso da correia do ventilador

120 a 130

60

Pedal da embreagem

120 a 130

60

2a5

Observao: QN-RW11A a abreviatura de CPQD20/25/30/35N-RW11A. RW15A a abreviatura de CPCD20/25/30/35N-RW15A.

Desligue o motor. Utilize o dedo para pressionar a parte da correia situada entre a polia da bomba de gua e a polia do alternador, com uma fora de 10 kg, aproximadamente, e verifique se a distncia de abaixamento est de acordo com o padro.
Motor NB485BPG 490BPG, A490BPG A495BPG 4JG2P H20-II,H25 C240 TD27 Distncia de abaixamento (mm) 10-12 10-15 10-15 / 12-14 8-12 Nova 9-11, Velha 11-13

11. Alavanca do freio de mo A alavanca do freio de mo deve retornar para trs adequadamente depois da utilizao. A fora aplicada sobre essa alavanca deve ficar entre 147 N e 196 N.

25

Cuidado! Se a correia j foi esticada, cortada, ou se no possui material excedente, deve ser trocada. Se o motor ainda estiver em funcionamento, pode-se realizar essa verificao, evitando-se que os dedos ou as mangas da roupa sejam apanhados. 13. Buzina Aperte o boto da buzina para verificar seu funcionamento. 14. Regulagem do assento do motorista O assento do motorista deve estar regulado adequadamente. Caso contrrio, puxe a alavanca de regulagem para trs, e mova o assento a uma posio capaz de proporcionar acesso a todos os controles de mo e do p. 15. Verificao da(s) alavanca(s) de cmbio Verifique a(s) alavanca(s) de cmbio em termos de operao com folga e suavidade. 16. Verificao da alavanca de levantamento, alavanca de inclinao e da alavanca do acessrio Verifique as alavancas de carregamento (para levantamento, inclinao e acessrio opcional) em termos de operao com folga e suavidade. Aumente a rotao do motor, e verifique se a alavanca de levantamento, a alavanca de inclinao e a alavanca do acessrio funcionam em boas condies. 17. Verificao das lmpadas de advertncia As lmpadas de advertncia devem se acender com a chave na posio ON.

18. Verificao das luzes de direo Verifique o funcionamento das luzes de direo movendo a alavanca de comando. 19. Instrumentos e indicadores Verifique o funcionamento do medidor de horas, do indicador da temperatura da gua, do indicador da temperatura do leo, do sensor do fludo da transmisso, etc. 20. Mastro e garfos Verifique o mastro e os garfos em termos de: 1 Ausncia de fissuras e dobras nos garfos, e se os garfos esto instalados sobre o suporte de garfos. 2 Vazamentos do cilindro e na tubulao de leo. 3 Rotao dos roletes. 4 Fissuras e dobras no mastro. 5 Condies das alavancas de levantamento, inclinao e acessrio; do mastro; e da operao do sistema. 21. Verificao da tenso da corrente de levantamento 1 Eleve os garfos de 10 cm a 15 cm acima do nvel do solo, posicionando-os na vertical. 2 Pressione o centro da corrente com o polegar. As tenses das correntes direita e esquerda devem estar iguais. 3 Regule a tenso: desaperte a porca de travamento 1, aperte a porca 2, e regule a corrente para igualar a tenso, girando a porca 1 de ajuste do pino de segurana da corrente.

26

pesado, aplique muito mais graxa sobre o mastro.

Slide support: Suporte de deslizamento

b) De acordo com a operao do empilhadeira, aplique graxa de lubrificao sobre a superfcie de contato entre a polia louca e a parte interna e externa dos mastros. 23. Direo 1 Movimente a empilhadeira em baixa velocidade. 2 Gire o volante para esquerda e para direita, dando trs voltas, respectivamente. 3 As foras de direo devem ser iguais, tanto para a direita, como para a esquerda. 24. Verificao dos gases de escapamento Sem cor Normal: combusto ou azulado completa Anormal: combusto Preto incompleta Anormal: gua na cmara Branco de combusto Azul Anormal: queima de leo

22. Lubrificao do mastro A lubrificao aqui apresentada refere-se figura abaixo:

Mastro Aplique a graxa de lubrificao no suporte de deslizamento. Observao: a) Os perodos de aplicao da graxa lubrificante dependem da condio de trabalho da empilhadeira. Se o trabalho for
27

Cuidado! No d a partida na empilhadeira em locais com pouca ventilao. Os gases de escapamento contm monxido de carbono, que muito perigoso. 25. Verificao da operao da embreagem e do avano lento a) Verificao da operao da embreagem Veculo com embreagem friccional Pise no pedal da embreagem. A embreagem deve desacoplar sem patinar. b) Verificao do pedal do avano lento Veculo com conversor de torque Pise levemente no pedal de avano lento. A velocidade da empilhadeira deve diminuir. 26. Teste do freio Movimente a empilhadeira em baixa velocidade, e pise no pedal do freio para verificar o efeito. A luz de freio dever se acender se o pedal de freio for acionado. 27. Teste do freio de mo 1 Movimente a empilhadeira em baixa velocidade. 2 O veculo dever parar se a alavanca do freio de mo for puxada, sem derrapagem. 28. Verificao da luz de marcha r e do sinal sonoro A luz de marcha r acende e o sinal sonoro dispara quando a alavanca de cmbio, ou a alavanca de controle direcional, engrenada na posio de marcha r. 29. Escoamento da gua do sedimentador (modelos W9, W13, W15A, etc.) Se a lmpada do indicador do sedimentador se acender, a gua dever se escoada. 1 Coloque um recipiente sob o filtro de
28

combustvel. 2 Desaperte o parafuso do dreno (W15A), depois desaperte o bujo do escoamento, dando quatro ou cinco voltas, para escoar a gua. 3 Atarraxe o parafuso do dreno (W15A) e o bujo depois do escoamento.

30. Sangria de ar do sistema de combustvel (diesel) No abastecimento de combustvel ou no escoamento da gua do sedimentador, tambm necessrio sangrar o ar do sistema de combustvel. 1 Desaperte o bujo da sangria. 2 Pressione a bomba injetora at o combustvel no bujo da sangria no conter bolhas de ar. 3 Atarraxe o bujo da sangria. 31. Caixa de fusveis A caixa de fusveis situa-se do lado esquerdo do painel de instrumentos. Antes de trocar um fusvel, verifique a causa do problema. Troque por um fusvel da mesma capacidade.

Presso dos pneus 32. Presso dos pneus Gire a tampa da vlvula de enchimento no sentido anti-horrio at solt-la. Usando um calibrador de presso dos pneus, mea a presso. Se necessrio, calibre o pneu na presso especificada. Se no houver vazamento de ar atravs da vlvula de enchimento, recoloque a tampa. Verifique se os pneus no esto danificados nas bandas de rodagem ou nas laterais, e se os aros das rodas no esto curvados.
Modelo de 1 t a 1,8 t de 2 t a 2,5 t de 3 a 3,5 t Rodas motrizes (dianteiras) 790 Kpa 860 Kpa 830 Kpa Rodas de direo (traseiras) 1000 Kpa 860 Kpa 790 Kpa

! Cuidado!
Todas as porcas e parafusos devem ser adequadamente instalados e apertados antes do enchimento do pneu. Um pneu cheio contm potencialmente energia explosiva. No o calibre com excesso de presso. 33. Verificao do torque da porca do cubo da roda As porcas do cubo da roda devem ser apertadas de acordo com o torque especificado. 1 Porca do cubo da roda 2 Parafuso do aro segmentado (alguns veculos no dispem) 3 Parafuso do eixo motor 4 Porca do cubo da roda traseira 5 Parafuso do aro segmentado

! Cuidado!
Como a empilhadeira precisa de pneus com presso elevada para mover cargas pesadas, mesmo pequenas dobras nos aros das rodas ou pequenos danos na banda de rodagem podem provocar um acidente.

! Cuidado!
Se utilizar um compressor de ar, regule primeiro a presso do ar no compressor. Caso contrrio, isso causar um grave acidente, pois o compressor libera a presso mxima.

29

Roda motriz (dianteira)

calos de madeira adicionais sob cada lado da estrutura dianteira, tal como mostrado abaixo. Desligue o motor. 8) Solte as porcas da roda e troque o pneu da roda dianteira. Cuidado! a. Ao remover o pneu do aro da roda, no remova os parafusos e porcas da roda antes de esvaziar o pneu. b. Os calos de madeira usados para apoiar a empilhadeira devem ser calos slidos, numa pea nica. c. Nunca fique sob a empilhadeira com ela apoiada apenas por calos de madeira. 9) Atarraxe as porcas da roda temporariamente. 10) Acione o motor, e retire os calos de madeira. 11) Retraa o mastro e abaixe-o lentamente. Depois, remova os calos de madeira sob o mastro externo e as rodas traseiras.

Roda de direo (traseira)

Torque de aperto refere-se <<Tabela da fora de torque de aperto do parafuso>> 34. A troca do pneu Roda dianteira 1) Pare a empilhadeira em superfcie plana de concreto. 2) Ligue o motor e suspenda o veculo at uma altura de 100 mm, aproximadamente. 3) Calce as rodas traseiras na sua parte posterior, para impedir o movimento da empilhadeira. 4) Desaperte cerca de uma a duas voltas as porcas da roda, no sentido anti-horrio. 5) Retraa totalmente o mastro, e ponha um bloco de madeira sob cada lado do mastro externo. 6) Incline o mastro para frente at os pneus dianteiros ficarem suspensos no ar. Ateno: No desparafuse completamente as porcas antes das rodas dianteiras ficarem suspensas no ar. 7) Apie a empilhadeira colocando
30

Cuidado!

No desparafuse completamente as porcas antes das rodas traseiras ficarem suspensas no ar. 5) Levante a empilhadeira acionando o macaco, de maneira que as rodas fiquem suspensas no ar. Apie a empilhadeira colocando calos de madeira adicionais sob cada lado da estrutura frontal, como mostrado abaixo. 6) Solte as porcas da roda e troque o pneu traseiro.

12) Aperte as porcas da roda com o torque de aperto correto. 13) Calibre o pneu na presso correta.

! Cuidado!
a. Ao remover o pneu do aro da roda, no remova os parafusos e porcas da roda antes de esvaziar o pneu. b. Os calos de madeira usados para apoiar a empilhadeira devem ser calos slidos, numa pea nica. c. Nunca fique sob a empilhadeira com ela apoiada apenas por calos de madeira. 7) Atarraxe as porcas na seqncia mostrada na figura abaixo. 8) Remova o calo de madeira sob o chassi. Abaixe a empilhadeira lentamente. Depois, remova os calos diante das rodas dianteiras. 9) Aperte as porcas da roda com o torque de aperto correto. 10) Calibre o pneu na presso correta.

Roda traseira 1) Pare a empilhadeira em superfcie plana de concreto. 2) Puxe o freio de mo e calce as rodas dianteiras na sua parte frontal, para evitar o movimento da empilhadeira. 3) Coloque o macaco sob o contrapeso. Cuidado: A capacidade do macaco deve ser superior a dois teros do peso de servio da empilhadeira. 4) Desaperte cerca de uma a duas voltas as porcas da roda, no sentido anti-horrio.

31

32

5. Estrutura e estabilidade da empilhadeira


O operador deve conhecer a estrutura do veculo e a relao entre carga e estabilidade. Ateno A estrutura do veculo A estrutura bsica do veculo inclui o mastro (com mastro e garfos) e a carroceria (com pneus). A empilhadeira mantm o equilbrio de peso entre a carroceria e a carga sobre os garfos, com o centro das rodas dianteiras como fulcro no posicionamento da carga. Deve-se dar ateno ao peso e ao centro de gravidade das cargas, para manter a estabilidade do veculo.

Ateno Centro de carga H diferena por causa da forma e peso das cargas, tais como caixas, tbuas e rolos. muito importante considerar a diferena e o centro de gravidade das cargas. Cuidado! Se o veculo tombar, no tente sair, pois a velocidade do tombamento muito mais rpida do que a sua. Voc deve segurar o volante, e isso vai mant-lo no assento.
Turn over: Tombamento Tighten the steer wheel: Segurar o volante Tighten feet: Firmar os ps Dont jump: No saltar

Ateno Gravidade e estabilidade O centro combinado, composto pelo baricentro e o centro da carga, determina a estabilidade da empilhadeira. Sem carga, o baricentro no muda; com carga, o baricentro determinado pelo centro do veculo e da carga. O baricentro tambm determinado pela inclinao e levantamento do mastro O centro combinado determinado por esses fatores: Tamanho, peso e forma da carga; altura de levantamento; ngulo de inclinao; presso dos pneus; raio de giro; inclinao do caminho e da rampa; os acessrios.
Load gravity center: Centro de gravidade da carga; Combined gravity center: Centro de gravidade combinado; Truck gravity center: Centro de gravidade do veculo

33

Ateno A zona de estabilidade do baricentro Para deixar o veculo estvel, o centro combinado deve estar no tringulo formado pelos dois pontos em que as duas rodas dianteiras entram em contato com o solo, e pelo ponto central do eixo motor traseiro. Se o centro combinado ficar no eixo motor dianteiro, as duas rodas dianteiras tornam-se dois fulcros, e o veculo tombar. Se o centro combinado sair do tringulo, o veculo tombar na direo correspondente.

Ateno A carga mxima A distncia entre o centro de carga e a superfcie frontal da empilhadeira ou o suporte de carga (selecione a menor) chamada de DISTNCIA DO CENTRO DE CARGA. O peso mximo suportado pelo veculo chamado de CARGA MXIMA, na condio de que a carga se situe na distncia do centro de carga. A relao entre CARGA MXIMA e DISTNCIA DO CENTRO DE CARGA especificada no grfico de capacidade de carga. Se o centro de carga se mover para prximo da dianteira da empilhadeira, a carga dever ser reduzida.

Ateno O grfico de capacidade de carga Esse grfico representa a relao entre CARGA MXIMA e a localizao da DISTNCIA DO CENTRO DE CARGA. Verifique se a carga e a distncia do centro de carga est na faixa apresentada pelo grfico. Posicione as partes mais importantes perto do suporte de carga se a forma da carga complexa.

Ateno Velocidade e acelerao muito perigoso pisar no freio subitamente. Pode resultar na emborcao ou deslizamento da carga devido grande fora para frente. A fora centrfuga surgir nos movimentos em curva, e sua direo vai do centro para fora. A fora pode resultar na capotagem do veculo. A zona estvel direita e esquerda muito pequena; assim, a velocidade do veculo deve ser reduzida nas mudanas de direo, impedindo a capotagem. Se a empilhadeira transportar carga numa posio elevada, a possibilidade de capotagem muito grande.
34

6. Operao

! Cuidado!
Antes de dar a partida, todos os controles e alarmes devem ser verificados. Em caso de defeito ou avaria, o veculo s poder ser operado aps o conserto. 1. Partida do motor Partida do motor diesel 1 A alavanca de cmbio e as alavancas de carregamento devem estar na posio neutra. 2 Gire a chave de ignio at a posio ON; depois, gire para a posio START. Ateno Se o motor no funcionar em cinco segundos, volte a chave para a posio OFF. Espere dois minutos, e d nova partida. Se o motor no funcionar trs vezes seguidas, o veculo dever ser revisado. Ateno Se a temperatura estiver abaixo de 5C, acione o motor girando a chave de ignio para a posio START. Solte a chave no momento em que o motor funcionar. Partida do motor gasolina 1 A alavanca de cmbio e as alavancas de carregamento devem estar na posio neutra. 2 Motor frio Puxe o boto do afogador at o fim do curso. Bombeie o pedal do acelerador at o assoalho duas ou trs vezes, e o solte. Com o p FORA do pedal, acione o motor girando a chave de ignio para a posio START. Solte a chave no momento em que o motor funcionar.
32

3 Motor quente No puxe o boto do afogador. Pise no pedal do acelerador at o meio do curso. Acione o motor girando a chave de ignio para a posio START. Solte a chave no momento em que o motor funcionar.

Ateno No pise no pedal do acelerador at o fim do curso quando der a partida com o motor quente. Essa operao pode dificultar a partida do motor. Pisar no pedal do acelerador diversas vezes dificultar a partida. Ateno O tempo de partida deve ser menor do que cinco segundos por vez; o intervalo entre duas partidas deve ser superior a quinze segundos. Depois da partida do motor 1 Aquea o motor (durante cerca de cinco minutos). 2 Verifique a rotao (som ou funcionamento) do motor. Ateno Motor diesel Depois da partida do motor, acelere at atingir uma rotao entre 1800 rpm e 2000 rpm, e aquea-o sem operar o veculo. Motor gasolina Depois de acionar o motor, empurre o boto do afogador gradualmente, observando a condio de aquecimento e a estabilidade da rotao do motor. Aps o aquecimento do motor, empurre o boto do afogador at o fim. Verifique o som da combusto (ou falha na ignio). Verifique a condio (densidade) do escapamento. As lmpadas do aquecimento devem estar

todas apagadas. Depois de aquecer o motor, opere as alavancas de carregamento de duas a trs vezes at o fim do curso, e verifique as condies de funcionamento. 2. Em movimento 1 Segure o volante com a mo esquerda, e deixe a mo direita para o trabalho de carregamento, pousando-a levemente sobre o volante. 2 Deixe a parte mais baixa do garfo de 15 cm a 20 cm acima do solo, e retraa totalmente o mastro.

Mudana de marcha Com embreagem Sempre pare o veculo antes de inverter a direo do movimento. Ao mudar a marcha da velocidade alta para baixa, ou vice-versa, aumente a rotao do motor e solte o pedal do acelerador. Ao mesmo tempo, pise no pedal de embreagem ao mover a alavanca de cmbio para a posio desejada. Depois, pise no pedal do acelerador e solte o pedal da embreagem. Com conversor de torque Sempre pare o veculo antes de inverter a direo do movimento. Mova a alavanca de mudana de marcha. Reduo de marcha Com embreagem Como o veculo utiliza a transmisso sincronizada, no necessrio realizar a operao de desengate duplo. Tire o p do pedal do acelerador, pise no pedal de embreagem a fundo, e posicione a alavanca de mudana de marcha na posio correspondente primeira velocidade. Depois, pise no pedal do acelerador e solte o pedal da embreagem. Com conversor de torque Se necessrio, solte ligeiramente o pedal do acelerador, e pise no pedal de freio. Direo Ao contrrio dos carros de passageiros, as rodas de direo ficam na traseira do veculo. Assim, numa curva, o veculo sai de traseira. Desacelere o veculo, direcionando-o para o lado da curva a ser realizada. O volante deve ser virado um pouco antes do que em relao aos veculos com rodas de direo dianteiras.

3 Verifique a segurana em torno do veculo, e sinalize ao dar a partida no motor. Com embreagem 1 Pise no pedal da embreagem e engate a marcha. 2 Desengate a alavanca do freio de mo. 3 Solte gradualmente o pedal da embreagem, e pise no pedal do acelerador para pr em movimento o veculo. Ateno No repouse o p no pedal da embreagem enquanto estiver dirigindo. Com conversor de torque 1 Pise no pedal de freio e engate a alavanca de marcha frente e r. 2 Desengate a alavanca do freio de mo. 3 Solte o pedal de freio e pise no pedal do acelerador para pr em movimento o veculo.

33

Parando ou estacionando o veculo 1. Desacelere e pise no pedal de freio para parar o veculo (no veculo com embreagem, use o pedal da embreagem). 2. Posicione a alavanca de cmbio no ponto morto. 3. Acione o freio de mo puxando para cima a alavanca do freio de mo. 4. Abaixe os garfos sobre o solo, e incline ao mximo o mastro para frente. 5. Gire a chave para a posio OFF para desligar o motor. No caso do veculo a diesel, puxe o boto de interrupo do motor. Retire a chave e a guarde. Ateno Nunca desembarque com o veculo em movimento. Nunca salte para fora do veculo.

3.

Coleta da carga Os garfos devem ser ajustados lateralmente, para manter o equilbrio adequado da carga. Posicione o veculo bem em frente da carga a ser coletada. O palete deve ser posicionado sobre ambos os garfos. Introduza os garfos no palete o mximo possvel. Para levantar as cargas do piso:

1 Inicialmente, levante os garfos de 5 cm a 10 cm acima da superfcie ou solo. A carga deve permanecer estvel. 2 Depois, retraa totalmente o mastro, e levante os garfos de 15 a 20 cm acima do solo. Depois, coloque o veculo em movimento. Ao transportar cargas volumosas, que restringem a viso, opere o veculo em marcha r, exceto na subida de rampas. Empilhando a carga Ao se aproximar da rea de armazenamento, desacelere o veculo. Pare o veculo bem em frente da rea onde a carga ser armazenada. Verifique a condio relativa posio do armazenamento. Incline o mastro para frente, posicionando os garfos na horizontal. Eleve os garfos at ficarem
34

4.

um pouco mais altos do que a posio do armazenamento. Avance o veculo, para colocar a carga diretamente sobre a rea desejada, e pare o veculo. Certifique-se de que a carga fique diretamente sobre a rea desejada. Lentamente, abaixe a carga na posio. Certifique-se de que a carga fique seguramente empilhada. Retire os garfos da carga, usando a necessria operao de levantamento e inclinao. Depois, retroceda o veculo. Depois de verificar se as extremidades dos garfos liberaram a carga, abaixe os garfos para a posio bsica (de 15 cm a 20 cm acima da superfcie). Retraa o mastro. Cuidado! Nunca incline o mastro com a carga levantada em altura igual ou superior a 2 metros. No saa do veculo com a carga levantada em grande altura.

Ateno Se houver dificuldade para encaixar os garfos, use o seguinte procedimento: avance o veculo, e encaixe trs quartos dos garfos. Eleve os garfos de 5 cm a 10 cm, e retroceda o veculo de 10 cm a 20 cm, com o palete sobre os garfos. Em seguida, abaixe o palete sobre o pilha. Volte a avanar com o veculo, inserindo os garfos inteiramente. Eleve os garfos de 5 cm a 10 cm acima da pilha. Verifique se o caminho est desobstrudo, e retroceda lentamente. Abaixe os garfos at uma altura de 15 cm a 20 cm acima da superfcie. Retraa totalmente o mastro, e mova o veculo para a rea desejada. 6. Medidas temperaturas contra altas e baixas

5.

Mudando a carga de lugar Ao se aproximar da rea onde a carga ser coletada, desacelere o veculo. Pare o veculo em frente da carga, numa distncia de 30 cm, aproximadamente, entre a carga e as extremidades dos garfo. Verifique a condio da carga. Incline o mastro para frente, deixando os garfos na posio horizontal. Eleve os garfos at a posio do palete. Os garfos devem ficar posicionados de modo adequado em relao ao palete. Avance lentamente o veculo, introduzindo os garfos no palete o mximo possvel. Depois, pare o veculo.

leo Utilize leo adequado para a temperatura ambiente. Bateria Em tempo frio Para impedir o congelamento, a carga deve estar no mnimo em 75% da capacidade total. Tambm eficaz manter a massa especfica em at 1260, mas no superior a esse valor. Em tempo quente Como a gua do eletrlito tende a evaporar em tempo quente, reabastea com gua destilada de vez em quando. Numa regio onde a temperatura ambiente muito quente, adequado reduzir a massa especfica de uma bateria completamente carregada abaixo de 1220 0,01. Anticongelante do radiador Cuidado! O anticongelante prejudicial sade; no o ingira. Mantenha-o longe das crianas.
35

Em geral, o veculo fornecido com o sistema de arrefecimento abastecido de lquido de arrefecimento de longa vida com mistura volumtrica de 50%. O ponto de congelamento do lquido de arrefecimento com tal proporo de mistura de 36,5C. Se o lquido de arrefecimento no for suficiente, poder-se- adicionar o anticongelante CALTEX ELC6280 no tanque. Em tempo quente: para manter um arrefecimento adequado, deve-se dedicar ateno especial ao radiador e ao sistema de arrefecimento. Limpeza do radiador Cuidado! Se no for utilizado culos de proteo, os olhos podero ser atingidos pela poeira. Se a poeira entupiu o radiador, ele pode superaquecer. Use ar comprimido, gua ou vapor em alta presso para limpar o radiador. Ateno! Ao usar ar comprimido ou vapor para limpar as partes com superaquecimento, posicione o bico ejetor na posio vertical em relao a essas partes.

ventilador. 3. Quando a temperatura da gua abaixar, pare o motor. 4. Verifique o radiador; adicione gua ou anticongelante, se necessrio.

7. Depsito
Depsito dirio 1 De preferncia, estacione o veculo numa superfcie plana, numa rea ampla. Se tiver de estacionar numa rampa, posicione o veculo de travs sobre a mesma, calando as rodas para impedir um acidente. 2 Posicione a alavanca de cmbio no ponto morto. 3 Puxe a alavanca do freio de mo. 4 Desligue o motor, e controle o nvel de levantamento e inclinao diversas vezes, para reduzir a presso interna no circuito hidrulico. 5 Tire a chave, deixando-a num lugar seguro. Cuidado! Se o veculo apresentar algum defeito, o supervisor dever ser comunicado, e o conserto feito imediatamente. Faa o seguinte: 1 Limpe o leo e a graxa sobre a carroceria com pano e gua. 2 Verifique a situao geral do veculo, em especial os pneus. 3 Encha o reservatrio de leo com leo apropriado. 4 Verifique se o leo hidrulico, o leo do motor, o combustvel e o lquido de arrefecimento esto vazando. 5 Passe graxa lubrificante. 6 Verifique se a juno entre as porcas da roda-mestre e o pisto do hidrocilindro est frouxa, e se a superfcie do pisto ficou esgarada.
36

Verificar a tenso da correia do ventilador Se a correia afrouxar, ela deve ser regulada. Em caso de motor muito quente... Se o motor esquentar em demasia, no pare imediatamente. Faa o seguinte: 1. Use o motor em baixa rotao. 2. Abra o cap para aumentar a velocidade do

7 Verifique se os roletes do mastro giram com estabilidade. 8 Erga o cilindro de levantamento at o mximo, enchendo-o com leo. 9 Em tempo frio, no necessrio escoar o anticongelante, mas a gua fria deve ser escoada completamente. Inatividade do veculo por muito tempo Se o veculo ficar inativo por muito tempo, apie a carroceria e o contrapeso sobre calos, reduzindo assim a carga sobre as duas rodas traseiras.

! Cuidado!
a. O calo deve ser uma pea nica e resistente o suficiente para suportar o veculo. b. No use um calo com altura superior a 300 mm. c. Levante o veculo at a altura de posicion-lo sobre os calos de apoio. d. Posicione dois calos do mesmo tamanho sob os lados esquerdo e direito do veculo. e. Depois da apoiar o veculo sobre os calos, balance-o para frente, para trs, para esquerda e para direita, verificando sua segurana.

Alm disso, as seguintes verificaes e manutenes adicionais so recomendveis: 1. Retire a bateria e a recarregue uma vez por semana; guarde-a num lugar sombreado. 2. Passe leo antiferrugem nas peas expostas, tais como eixo e haste do pisto. 3. Coloque um pano sobre o respiro e o limpador de ar. 4. Ligue o motor uma vez por semana. Se a gua foi escoada, adicione gua no radiador. Depois, acione os garfos com suavidade. 5. No vero, no recomendvel estacionar o veculo sobre superfcies asflticas. Movimentando o veculo depois de muito tempo de inatividade 1. Tire o leo antiferrugem das peas expostas. 2. Escoe o leo para engrenagens do crter, do eixo motriz, e da caixa de transmisso (com embreagem) ou da caixa de transmisso hidrulica (com conversor de torque); limpe-os, e adicione leo novo. 3. Limpe as superfcies sujas, e lave com gua o reservatrio de leo hidrulico e o reservatrio de combustvel. Coloque leo hidrulico novo. 4. Verifique a folga das vlvulas, da tampa da vlvula da gasolina e de outras partes do motor. 5. Adicione anticongelante ou gua. 6. Recarregue a bateria, e a reinstale no veculo. 7. Verifique outros itens com cuidado, tais como: partida, movimento, direo, levantamento, etc. 8. Esquente o motor do veculo.

37

8. Manuteno
1. Programao da manuteno preventiva

Verificao, reviso, regulagem Troca

Observao: (1) Se o local de trabalho tiver muito servio ou muitos poluentes, as manutenes devero ser mais freqentes. (2) Se ocorrer alguma anormalidade antes do tempo de troca, como reduo da potncia do motor, emisso de fumaa preta ou aumento de rudo, essa anormalidade dever ser verificada. s vezes, a presso do injetor de combustvel e a atomizao do combustvel tm de ser reguladas. Observao: 1. A empilhadeira precisa de inspeo e manuteno peridicas, visando uma boa condio de trabalho. 2. Se, em geral, a inspeo e a manuteno no so realizadas, os problemas precisam ser descobertos e solucionados no momento adequado. 3. Utilize peas sobressalentes originais da HANGZHOU. 4. No use leo de marca diferente quando trocar ou adicionar leo. 5. No jogue fora o leo ou o lquido eletroltico residual sem levar em considerao a legislao de proteo ambiental local. 6. A manuteno deve seguir a programao. 7. Depois da realizao da manuteno, elabore um registro. 8. A empilhadeira no deve ser consertada por pessoal sem treinamento. Peso do contrapeso (em Kg)

Modelo Peso do contrapeso

1t 610

1,5 t 855

1,8 t 1018

2t 1192

2,5 t 1534

3,0 t 1800

3,5 t 2100

38

Item de verificao

Servio necessrio 1. Verifique se a folga da vlvula est correta 2. Verifique a tenso da correia do ventilador 3. Reaperte o parafuso da cabea do cilindro 4. Limpe a superfcie externa do radiador (1) 5. Troque o leo do motor (1) 6. Troque o limpador de leo (motor diesel) (1) 7. Troque o fludo arrefecimento do motor de

Ferramentas Aferidor de folga

Mensal (200 h)

Trimestral (600 h)

Semestral (1200 h)

Anual (2400 h)

8. Limpe o elemento do limpador de ar (motor gasolina) Troque o elemento do limpador de ar (motor diesel) 9. Escoe a gua do separador de gua oleosa (motor diesel) Motor 10. Limpe ou troque o elemento filtrante do limpador de ar 11. Marcha lenta 12. Regulagem de ignio (motor gasolina) 13. Vela de ignio (motor gasolina) 14. Verificar ponto, tampa e rotor do distribuidor (motor gasolina) (1) 15. Revestimento do distribuidor (sistema de ignio IC) (1) 16. Verificar injetor de combustvel; regular a presso (motor diesel) (2) 17. Entupimento ou dano da tubulao e vlvula P. C. 18. Massa eletrlito especfica do Tacmetro

39

2.

Manuteno do chassi e da carroceria


Servio necessrio Ferramentas Mensal Trimestral (200 h) (600 h) Semestral (1200 h) Primeira vez Anual (2400 h)

Item de verificao

Verifique o pedal da embreagem em relao ao curso livre e folga entre a Embreagem superfcie do pedal e o assoalho, quando a embreagem estiver destravada Alivie o mancal lubrificado Transmisso Cheque o nvel de leo, trocando-o, se mecnica necessrio Transmisso Limpe o elemento do filtro de leo com conversor de Troque o leo (1) torque Cheque o leo do diferencial, trocando-o, Eixo motor se necessrio (eixo dianteiro) Verifique a conexo e reaperte Verifique e regule o pedal de freio em relao ao curso livre e folga Freio e Troque o fluido de freio sistema de avano lento Verifique o funcionamento do freio Verifique e regule o pedal do avano lento em relao ao curso livre e folga Verifique o nvel de leo. Troque o leo (1) Limpe o filtro de suco e retorno do leo (1) Funcionamento adequado da bomba hidrulica de leo Funcionamento adequado da vlvula de controle Controle vazamentos de leos, frouxido, colapso, deformao e danos Limpe o reservatrio de leo hidrulico Controle a tenso da corrente Lubrificao das correntes Verifique a corrente e os mancais com respeito a danos ou deformaes Sistema de Cheque os cilindros de levantamento levantamento quanto operao e conexo adequadas Cheque os cilindros de inclinao quanto operao e conexo adequadas Verifique os garfos e os pinos do travo quanto a danos ou desgaste Verifique a base do garfo e a solda do gancho quanto a fissuras ou desgaste

Sistema hidrulico

40

Verifique o rolete do mastro e as peas do suporte de levantamento quanto a fissuras ou danos

41

3.

Tabela do momento de aperto do parafuso

unidade: Nm

Dimetro do parafuso

Grau de resistncia
4,6 4~5 10~12 20~25 35~44 54~69 88~108 118~147 167~206 225~284 294~370 441~519 5,6 5~7 12~15 25~31 44~54 69~88 108~137 147~186 206~265 284~343 370~441 539~686 6,6 6~8 14~18 29~39 49~64 83~98 127~157 176~216 245~314 343~431 441~539 637~784 8,8 9~12 22~29 44~58 76~107 121~162 189~252 260~347 369~492 502~669 638~850 933~1244

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 27

Observao: Use apenas parafuso com grau de resistncia 8,8 nas junes importantes. O grau de resistncia do parafuso pode ser encontrado no cabealho da tabela. Se no puder ser encontrado, o grau 8,8.

42

4.

Troca peridica das peas-chave de segurana Algumas peas podem sofrer danos mesmo com manuteno programada. Para garantir a segurana do veculo, troque periodicamente as peas relacionadas na tabela a seguir. Se algo anormal acontecer com essas peas antes do tempo previsto de troca, ela dever ser substituda. Pea Mangueira ou tubo rgido do freio Mangueira hidrulica de borracha para o sistema de levantamento Corrente do sistema de levantamento Mangueira de borracha ou tubo de alta presso para o sistema hidrulico Graxeira para o fludo do freio Tubo para o combustvel Vedaes e artigos de borracha no interior do sistema hidrulico Tempo de servio (anos) 1~2 1~2 2~4 2 2~4 2 2

43

5.

Tabela dos leos usados no veculo


Descrio Marca Cdigo 90 Capacidade 45 60 45 60 5 6,5-7,5 5 6,5-7,5 35~40 45~50 6 8 Observao 1~1,8 t 2~3,5 t 1~1,8 t 2~3,5 t 1~1,8 t 2~3,5 t 1~1,8 t 2~3,5 t 1~1,8 t 2~3,5 t 1~1,8 t 2~3,5 t Especial para RW15A, QN-RW11A, RW15B, QN-RW11B 1~1,8t 2~3,5t Uso especial

Gasolina Diesel

0# (vero) -10# ~ -35# (inverno) Mais do que grau 10W/30 CD, ou de acordo com o leo para motor manual de servio do motor diesel (ambiente muito frio: 5W/30 CD, ou de acordo com o manual de servio do motor) Mais do que grau 15W/40 DE, ou de acordo com o leo para motor manual de servio do motor (ambiente muito frio: gasolina Caltex API SAE 5W-30) L-HM32 leo hidrulico (ambiente muito frio: L-HV32) leo da transmisso hidrodinmica6# (inverno) leo da transmisso hidrodinmica de fora DEXRON-III (Caltex)

leo do cmbio Lquido do freio Lquido anticongelante e antiferrugem Vaselina industrial Graxa lubrificante

GL-5 85W/90 API GL-5 80 W/90 (Caltex) Caltex DOT3 Caltex 2# Graxa lubrificante do grupo de ltio

5,5 8 6,5 1,5 10~11

Eletrodo da bateria

Observaes: Se a empilhadeira para cargas de 1 t a 3,5 t for fornecida com lquido anticongelante e antiferrugem, esse lquido no poder faltar no inverno rigoroso. Se necessrio, complete de acordo com a necessidade. Em geral, o lquido trocado num perodo entre dois e quatro anos. Se a empilhadeira no for fornecida com o lquido anticongelante e antiferrugem, o usurio poder us-lo de acordo com a necessidade. Se o veculo no for fornecido com o lquido, a gua de arrefecimento ter de ser retirada no inverno. QN-RW11A a abreviao para CPQD20/25/30/35N-RW11A, RW15A a abreviao para CPCD20/25/30/35N-RW15A. QN-RW11B a abreviao para CPQD20/25/30/35N-RW11B, RW15B a abreviao para CPCD20/25/30/35N-RW15B.

44

6.

Esquema do sistema de lubrificao

45

Legendas
No sentido horrio, a partir de: 1. Cada 1200 horas 2. Cada 600 horas 3. Cada 300 horas 4. Cada 100 horas 5. Todos os dias 6. Juntas 7. Crter 8. Distribuidor (para motor gasolina) 9. Cilindro de direo 10. Bomba injetora (para motor diesel) 11. Pino traseiro do cilindro de inclinao 12. Lquido do freio 13. Eixo de transmisso 14. Cobertura do suporte do mastro 15. Diferencial 16. Corrente do sistema de levantamento 17. Alavanca do controle de mudana de marcha 18. Pino dianteiro do cilindro de inclinao 19. Pedal da embreagem 20. Mancal do freio da roda dianteira 21. Sistema de transmisso (com embreagem) 22. leo do conversor de torque (com conversor de torque) 23. leo hidrulico 24. Bomba da gua de arrefecimento 25. Mancal (pneu traseiro)
46

26. Radiador

Smbolos
Graxa lubrificante Graxa lubrificante do mancal do pneu Graxa lubrificante da bomba de arrefecimento Complemento leo lubrificante do motor leo do cmbio leo hidrulico Lquido do freio leo do conversor de torque gua limpa

Troca

47

7.

Parmetros tcnicos do motor

Outros parmetros de motores importados so apresentados no Manual de Servio do Motor Motor diesel Marcha lenta (rpm) Rotao mxima (rpm) Seqncia de ignio Tempo de injeo (/rpm) Presso da abertura de injeo (Kg/cm2) Folga da vlvula (motor frio) (mm) TD27 700 2600~2700 1-3-4-2 BTDC5/700 100 0,35 C240-PKJ 675~725 2700~2800 1-3-4-2 BTDC9 120 0,43-0,47 4JG2P 675~725 2690 1-3-4-2 BTDC6 150 0,40

Motor gasolina Marcha lenta (rpm) Rotao mxima (rpm) Seqncia de ignio Tempo de injeo (/rpm) Presso compressiva (Kg/cm2) Vela de ignio Abertura da vela mm

H20II 700 3000 1-3-4-2 BTDC4/700 13/300 BP4ES 0,8~0,9 0,38

H25 700 3000 1-3-4-2 BTDC4/700 13/300 BP4ES 0,8~0,9 0,38

Folga da vlvula (motor quente) (mm)

48

9. Transporte, iamento e reboque do veculo


Iamento do veculo Amarre cabos de ao nos orifcios situados nos dois lados das vigas externas do mastro e no gancho localizado no contrapeso. Em seguida, use o equipamento de levantamento para iar o veculo. Cuidado Ao iar o veculo, no enrole o cabo de ao na proteo superior. Os cabos de ao e o equipamento de levantamento devem ser muito resistentes para suportar o veculo, pois ele muito pesado. No ie o veculo pela proteo superior. Ao iar o veculo, no fique debaixo dele. Transporte A empilhadeira projetada apenas para manipulao de material e transporte de curta distncia. No adequada para transporte de longa distncia. A empilhadeira deve ser transportada por navio, trem ou vago aberto, relativamente carga de 5 t. Puxe o freio de mo, calce as rodas dianteiras e traseiras, e amarre a carroceria, evitando assim deslocamentos durante o transporte. Reboque A barra para reboque, na parte inferior do contrapeso, usada para puxar o veculo. Para instalar a barra, remova primeiro a barra de reboque e depois instale as cordas. Depois disso, afrouxe a barra. Observao: Desengate a alavanca do freio de mo. Cuidado No amarre os cabos de ao em lugares soltos. No transfira subitamente uma carga para cabos de ao.

49

50

10.

Caractersticas tcnicas dos modelos


Modelo CPC10/15/18N-RG26 CPC10/15/18N-RG26-J CPCD10/15/18N-RG26 CPCD10/15/18N-RG26-J CPC10/15/18N-RW9 CPCD10/15/18N-RW9 CPQ10/15/18N-RW20 CPQD10/15/18N-RW20 CPYD10/15/18N-RW20 CPC20/25N-RW6 CPC30/35N-RW6 CPCD20/25N-RW6 CPCD30/35N-RW6 CPC20/25N-RW9 CPC30/35N-RW9 CPCD20/25N-RW9 CPCD30/35N-RW9 CPQ20/25N-RW11 CPQ30/35N-RW11 CPQD20/25N-RW11 CPYD20/25N-RW11 CPQD30/35N-RW11 CPYD30/35N-RW11 CPC20/25N-RW13 CPC30/35N-RW13 CPCD20/25N-RW13 CPCD30/35N-RW13 diesel 4JG2P (ISUZU) gasolina H25 (NISSAN) diesel C240PKJ-20 (ISUZU) diesel Yama Japan 4TNV94L Motor Transmisso principal Transmisso mecnica JDS18 NB485BPG Transmisso hidrodinmica de fora YQX18 Transmisso mecnica JDS18 Transmisso hidrodinmica de fora YQX18 Transmisso mecnica JDS18 Transmisso hidrodinmica de fora YQX18 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2, 5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 Capacidade(t)/ Centro de carga(mm) 1/500; 1,5/500; 1,8/500

diesel C240PKJ-20 (ISUZU) gasolina H20-II (NISSAN)

1/500; 1,5/500; 1,8/500 1/500; 1,5/500; 1,8/500

51

Modelo

Motor diesel TD27 (NISSAN) gasolina H25 (NISSAN) diesel C240PKJ-20 (ISUZU) gasolina H25 (NISSAN)

Transmisso principal Transmisso hidrodinmica de fora NISSAN 2STF150 Transmisso hidrodinmica de fora NISSAN 2STF150

Capacidade (t)/ Centro de carga(mm) 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500

CPCD20/25/30/35N-RW15A CPQD20/25/30/35N-RW11A CPYD20/25/30/35N-RW11A CPCD20/25N-RW9B CPCD30/35N-RW9B CPQD20/25N-RW11B CPYD20/25N-RW11B CPQD30/35N-RW11B CPYD30/35N-RW11B CPCD20/25N-RW13B CPCD30/35N-RW13B CPC20/25N-RG5 CPC30/35N-RG5

OKAMURA

OKAMURA

diesel 4JG2P (ISUZU)

OKAMURA

2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500

Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 diesel A490BPG Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 diesel 490BPG Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 Transmisso mecnica JDS25 Transmisso mecnica JDS30 diesel A495BPG Transmisso hidrodinmica de fora YQX25 Transmisso hidrodinmica de fora YQX30 2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500

CPCD20/25N-RG5 CPCD30/35N-RG5 CPC20/25N-RG6 CPC30/35N-RG6 CPCD20/25N-RG6 CPCD30/35N-RG6 CPC20/25N-RG1 CPC30/35N-RG1 CPCD20/25N-RG1 CPCD30/35N-RG1

2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500

2/500; 2,5/500; 3,0/500; 3,5/500

52

Empilhadeira srie R, para cargas de 1 t a 1,8 t, com motor de combusto interna


Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso Mecnico em servio Hidrodinmico (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria (V)/Capacidade (Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) CPQ10N-RW20 CPQD10N-RW20 1000 500 3000 155 460 6/12 14,5 115 1925 20 1400 890/900 2395 2450 314510802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/60/20h CPQ15N-RW20 CPQD15N-RW20 1500 500 3000 155 500 6/12 14,5 115 1970 20 1400 890/900 2685 2740 318510802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/60/20h NISSAN H20 32,3 KW / 2300 rpm 142 Nm / 1600 rpm 1982 CPQ18N-RW20 CPQD18N-RW20 1800 500 3000 155 500 6/12 14,5 115 2005 20 1400 890/900 2875 2930 322010802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/60/20h

53

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade Mecnico mxima de movimento Hidrodinmico (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Mecnico Hidrodinmico

CPC10N-RW9 CPCD10N-RW9 1000 500 3000 155 470 6/12 14,5 14,5 115 1925 20 1400 890/900 2395 2450 314510802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h

CPC15N-RW9 CPCD15N-RW9 1500 500 3000 155 510 6/12 14,5 14,5 115 1970 20 1400 890/900 2685 2740 318510802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h ISUZU C240PKJ-20 34,5 KW / 2500 rpm 139,3 Nm / 1800 rpm 2369

CPC18N-RW9 CPCD18N-RW9 1800 500 3000 155 510 6/12 14,5 14,5 115 2005 20 1400 890/900 2875 2930 322010802110 6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h

Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria (V)/ Capacidade (Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3)

54

Modelo

CPC10N-RG26 CPCD10N-RG26 CPC10N-RG26-J CPCD10N-RG26-J 1000 500 3000 155 460 6/12 14,5 115 1925 20 1400 890/900 2395 2450

CPC15N-RG26 CPCD15N-RG26 CPC15N-RG26-J CPCD15N-RG26-J 1500 500 3000 155 510 6/12 14,5 115 1970 20 1400 890/900 2685 2740

CPC18N-RG26 CPCD18N-RG26 CPC18N-RG26-J CPCD18N-RG26-J 1800 500 3000 155 510 6/12 14,5 115 2005 20 1400 890/900 2875 2930

Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso Mecnico em servio Hidrodinmico (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria (V)/ Capacidade (Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3)

314510802110

318510802110

322010802110

6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h

6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h NB485BPG 30KW /2600 rpm 131 Nm / 1800 rpm 2270

6,5-10-10PR/2 5,00-8-10PR/2 12/90/20h

55

Empilhadeira srie R, para cargas de 2 t a 3,5 t, com motor de combusto interna


Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria (V)/ Capacidade (Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) Transmisso (Dianteira/Traseira CPCD20N-RW1 5A 2000 500 3000 150 500 6/12 18 105 2175 25 1650 965/970 3440 36151150 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h CPCD25N-RW15 A 2500 500 3000 150 500 6/12 18 105 2235 25 1650 965/970 3765 36901150 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h TD27 44.1KW / 2500 rpm 171,6 Nm /1600 rpm 2663 NISSAN 1/1 CPCD30N-RW15 A 3000 500 3000 155 460 6/12 18 130 2375 25 1760 1005/975 4255 38701225 2010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h CPCD35N-RW15 A 3500 500 3000 155 360 6/12 18 130 2415 25 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h

56

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro)

CPQD20N-RW1 1A 2000 500 3000 150 570 6/12 19,5 105 2175 25 1650 965/970 3440 36151150 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

CPQD25N-RW11 A 2500 500 3000 150 570 6/12 19,5 105 2235 25 1650 965/970 3765 36901150 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

CPQD30N-RW11 A 3000 500 3000 155 450 6/12 19,5 130 2375 25 1760 1005/975 4255 38701225 2010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

CPQD35N-RW11 A 3500 500 3000 155 350 6/12 19,5 130 2415 25 1760 1005/975 4555 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

Bateria (V) / Capacidade (Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3)

12/60/20h

12/60/20h H25

12/60/20h

12/60/20h

41,2KW /2500 rpm 179 Nm /1600 rpm 2472

57

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) 1a marcha 2a marcha Mecnico

CPC20N-RW9 CPCD20N-RW9 2000 500 3000 150 410 6/12 9 20,5 20,5 105 2175 20 1650 965/970 3440

CPC25N-RW9 CPCD25N-RW9 2500 500 3000 150 410 6/12 9 20,5 20,5 105 2235 18 1650 965/970 3765

CPC30N-RW9 CPCD30N-RW9 3000 500 3000 155 380 6/12 8 19 19 130 2375 18 1760 1005/975 4255

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria (V) / Capacidade (Ah) Modelo Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) Motor

361511551985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/100/20h

369011551985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/100/20h ISUZU C240PKJ-20 34,5 KW / 2500 rpm 139,3 Nm /1800 rpm 2369

387012252010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/100/20h

58

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Mecnico Velocidade mxima de movimento (Km/h) 1a marcha 2a marcha

CPC20N-RW13 CPCD20N-RW1 3 2000 500 3000 150 580 6/12 9 20

CPC25N-RW13 CPCD25N-RW13 2500 500 3000 150 580 6/12 9 20 20

CPC30N-RW13 CPCD30N-RW13 3000 500 3000 155 460 6/12 8 18,5 18,5 130 2375 25 1760 1005/975 4255 387012252010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 6QA-90A 12/90/20h

CPC35N-RW13 CPCD35N-RW13 3500 500 3000 155 460 6/12 8 18,5 18,5 130 2430 20 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 6QA-90A 12/90/20h

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Modelo Bateria Voltagem V/ Ah Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) 12/90/20h 105 2175 25 1650 965/970 3440 36151155 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 6QA-90A

105 2235 25 1650 965/970 3765 369011551985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 6QA-90A 12/90/20h

ISUZU 4JG2P 44,9 KW / 2450 rpm 186,3 Nm /1700 rpm 3059

59

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Mecnico Velocidade mxima de movimento (Km/h) 1a marcha 2a marcha

CPQ20N-RW11 CPQD20N-RW11 2000 500 3000 150 570 6/12 9 20

CPQ25N-RW11 CPQD25N-RW11 2500 500 3000 150 570 6/12 9 20 20

CPQ30N-RW11 CPQD30N-RW11 3000 500 3000 155 450 6/12 8 18.5 18.5 130 2375 25 1760 1005/975 4255 38701225 2010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

CPQ35N-RW11 CPQD35N-RW11 3500 500 3000 155 450 6/12 8 18.5 18.5 130 2430 20 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria Voltagem (V/Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) 105 2175 25 1650 965/970 3440 36151155 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

105 2235 25 1650 965/970 3765 36901155 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

12/60/20h H25 41,2 KW / 2500 rpm 179 Nm/1600 rpm 2472

60

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Voltagem V/ Ah Modelo Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) Modelo Marcha ( frente/ r) Transmisso Motor

CPCD20N-RW9B

CPCD25N-RW9B

CPCD30N-RW9B

CPCD35N-RW9B

2000 500 3000 150 410 6/12 20,5 105 2175 20 1650 965/970 3440 36151155 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/100/20h

2500 500 3000 150 410 6/12 20,5 105 2235 18 1650 965/970 3765 36901155 1985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/100/20h

3000 500 3000 155 380 6/12 20,5 130 2375 18 1760 1005/973.5 4255 387012252010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/100/20h ISUZU C240PKJ-20 34,5 KW / 2500 rpm 139,3 Nm /1800 rpm 2369 OKAMURA Power shift 1/1

3500 500 3000 155 300 6/12 20,5 130 2415 15 1760 1005/973.5 4555 391512252160 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/100/20h

61

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria Voltagem V/ Ah Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3)

CPQD20N-RW11B 2000 500 3000 150 500 6/12 23 105 2175 25 1650 965/970 3440 361511551985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

CPQD25N-RW11B 2500 500 3000 150 570 6/12 23 105 2235 25 1650 965/970 3765 369011551985 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR

CPQD30N-RW11B 3000 500 3000 155 450 6/12 21.5 130 2375 20 1760 1005/975 4255 387012252010 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

CPQD35N-RW11B 3500 500 3000 155 350 6/12 21.5 130 2430 20 1760 1005/975 4755 391512252145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2

12/60/20h H25 41,2 KW / 2500 rpm 179 Nm / 1600 rpm 2472

62

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) 1a marcha 2a marcha Mecnico

CPC20N-RG1 CPCD20N-RG1 2000 500 3000 140 540 6/12 9 20.5

CPC25N-RG1 CPCD25N-RG1 2500 500 3000 140 540 6/12 9 20.5 20.5

CPC30N-RG1 CPCD30N-RG1 3000 500 3000 145 430 6/12 8 19 19 130 2375 20 1760 1005/975 4280 38201225 2150 28 9-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h

CPC35N-RG1 CPCD35N-RG1 3500 500 3000 155 430 6/12 8 19 19 130 2430 18 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria Motor diesel Voltagem (V/ Ah) Modelo Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) 105 2190 25 1650 965/970 3440 36751155 2120 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h

105 2235 20 1650 965/970 3765 36751155 2120 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h

A495BPG 39 KW / 2500 rpm 168 Nm / 1800 rpm 2980

63

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (Para frente/Para trs) Velocidade mxima de movimento (Km/h) 1a marcha 2a marcha Mecnico

CPC20N-RG5 CPCD20N-RG5 2000 500 3000 140 540 6/12 9 20,5 20,5 105 2190 20 1650 965/970 3440 36751155 2120 7.00-12-12PR 6.00-9-10PR 12/100/20h

CPC25N-RG5 CPCD25N-RG5 2500 500 3000 140 540 6/12 9 20,5 20,5 105 2235 20 1650 965/970 3765 36751155 2120 7.00-12-12PR 6.00-9-10PR 12/100/20h

CPC30N-RG5 CPCD30N-RG5 3000 500 3000 145 430 6/12 8 19 19 130 2375 15 1760 1005/975 4280 38201225 2150 28 9-15-12PR/2 6.50-10-10PR/2 12/100/20h

CPC35N-RG5 CPCD35N-RG5 3500 500 3000 155 430 6/12 8 19 19 130 2430 15 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6.50-10-10PR/2 12/100/20h

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria Motor diesel Voltagem (V/ Ah) Modelo Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3)

A490BPG 37 KW / 2650 rpm 148 Nm /1900 rpm 2540

64

Modelo Capacidade (Kg) Centro de carga (mm) Altura mxima de levantamento (mm) Altura livre de levantamento (mm) Velocidade mxima de levantamento (mm/s) ngulo de inclinao (para frente/para trs) 1a marcha 2a marcha Mecnico

CPC20N-RG6 CPCD20N-RG6 2000 500 3000 140 540 6/12 9 20,5

CPC25N-RG6 CPCD25N-RG6 2500 500 3000 140 540 6/12 9 20,5 20.5

CPC30N-RG6 CPCD30N-RG6 3000 500 3000 145 430 6/12 8 19 19 130 2375 15 1760 1005/975 4280 38201225 2150 28 9-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h

CPC35N-RG6 CPCD35N-RG6 3500 500 3000 155 430 6/12 8 19 19 130 2430 15 1760 1005/975 4755 39151225 2145 289-15-12PR/2 6,50-10-10PR/2 12/90/20h

Velocidade mxima de movimento (Km/h)

Hidrodinmico Distncia livre do solo (mm) Raio mnimo de giro (mm) Rampa mxima supervel (%) Distncia entre eixos (mm) Rosca da roda (Dianteira/Traseira) (mm) Peso em servio (Kg) Dimenso geral (ComprimentoLargura Altura ) (incluindo garfos) Pneu (Dianteiro/Traseiro) Bateria Voltagem (V/ Ah) Modelo Motor diesel Capacidade/rpm Torque mximo/rpm Cilindrada (cm3) 105 2190 20 1650 965/970 3440 36751155 2120 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h

105 2235 20 1650 965/970 3765 36751155 2120 7,00-12-12PR 6,00-9-10PR 12/90/20h

490BPG 37 KW / 2650 rpm 148 Nm /1900 rpm 2540

65

66

Das könnte Ihnen auch gefallen