Sie sind auf Seite 1von 16

Repblica Federativa do Brasil Luiz Incio Lula da Silva - Presidente do Brasil Jos Alencar Gomes da Silva - Vice -Presidente

do Brasil

Ministrio do Meio Ambiente Marina Silva - Ministra do Meio Ambiente Cludio Langone - Secretrio Executivo Gilney Amorim Viana - Secretrio de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel Roberto Vizentin - Diretor de Programa Pedro Ivo de Souza Batista - Coordenador da Agenda 21

Equipe Agenda 21 Antonio Carlo Brando Ary da Silva Martini Karla Matos Kelly Anne Campos Aranha Leonardo Cabral Luciana Chueke Pureza Luis Dario Gutierrez Marcia Facchina Michelle Silva Milhomem Patrcia Kranz Pedro Ivo de Souza Batista Raquel Monti Henkin

Diagramao Emival Sizino dos Santos

Ministrio do Meio Ambiente Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel Coordenao da Agenda 21 Esplanada dos Ministrios - Bloco B Sala 830 - 8 andar 70068-900 - Braslia DF Tel.: 55 61 317-1142 Fax: 55 61 226-7047 Site: http://www.mma.gov.br e-mail: agenda21@mma.gov.br

APRESENTAO

A minerao um setor importante para a economia de muitos pases. Essa afirmao encontra ressonncia no documento da Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio + 10, realizada em Joanesburgo em 2002, que teve como um de seus objetivos reafirmar compromissos definidos nos acordos assinados na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio 92, principalmente a Agenda 21.

No caso brasileiro o aproveitamento dos recursos minerais faz parte da ocupao territorial e, portanto, da histria nacional. Entretanto, no se pode dizer que essa atividade tenha mantido distncia do modelo de crescimento econmico insustentvel adotado no processo histrico de nosso pas.

Reconhece-se a importncia da atividade mineral na construo de nossa sociedade. Mas, com base nos conceitos e diretrizes da sustentabilidade definidos na Agenda 21 e referendados na Conferncia de Joanesburgo, conforme acima mencionado, temos, tambm, que reconhecer e enfrentar os efeitos adversos da minerao. Seus impactos e a competio pelo uso e ocupao do solo tm causado srios conflitos socioambientais.

dentro desse contexto que as diretrizes do atual governo e os princpios da Agenda 21 encontram terreno frtil para se exercitar. Superar padres arraigados em nossa sociedade com a supremacia do poder econmico o desafio que estamos assumindo, desafio que exige determinao poltica, onde o poder passa a ser reconhecido como patrimnio da sociedade.

Essa forma de fazer poltica, de exercer mandato pblico, tem como eixo a sustentabilidade que compatibiliza a preservao do meio ambiente, a justia social, o crescimento econmico. Esse compromisso fortalece a participao da sociedade civil por meio da cidadania ativa, contribuindo, portanto, para a construo da democracia participativa em nosso pas.

Assim, integrao e participao so palavras-chave para o Ministrio do Meio Ambiente, assumidas em todas suas nuances pela Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel e Coordenao da Agenda 21.

Nossa prtica se efetiva nas diferentes parcerias com instituies pblicas e da sociedade civil, que resultam na implementao das diretrizes da Agenda 21 Brasileira e em novos processos de agendas 21 locais. Como exemplo neste caderno colocamos em debate a necessidade de compatibilizarmos a atividade de minerao com os princpios da sustentabilidade.

Assim, em consonncia com as demais iniciativas de integrao entre o MMA e o MME, a Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel - Coordenao Agenda 21 e a Secretaria de Minas e Metalurgia/MME constituram uma Comisso para integrar aes do setor mineral em processos de agendas 21 locais em diferentes localidades do pas.

Temos a inteno de viabilizar o debate qualificado em nossa sociedade para que a minerao se integre s necessidades e desejos da populao das regies onde se situam as minas. Precisamos de leis e polticas pblicas que considerem com mesmo peso o social, o econmico e o ambiental e que essas dimenses sejam estruturadas dentro de um processo verdadeiramente participativo.

Aqui est uma valiosa contribuio para esse debate qualificado que precisamos inserir no dia a dia de nossa sociedade. O texto do Professor Cludio Scliar, especialista no setor minerao, com certeza levar o leitor reflexo, pois mostra que os efeitos no desejados as externalidades da atividade mineral podem deixar de ocupar lugar de destaque em nossos cenrios. A atividade pode ser exercida segundo os princpios da sustentabilidade. Resta a participao de cada um de ns para que o projeto saia das intenes e se transforme em realidade.

Gilney Amorim Viana Secretrio de Polticas para o Desenvovlimento Sustentvel

Pedro Ivo de Souza Batista Coordenador da Agenda 21

CADERNO DE DEBATE AGENDA 21 E SUSTENTABILIDADE

AGENDA 21 E O SETOR MINERAL

O texto aqui apresentado tem como marcos de referncia os resultados do Plano de Implementao da Agenda 21, aprovado na Conferncia de Joanesburgo em 2002, e da Conferncia Nacional do Meio Ambiente conforme apresentado nos quadros a seguir:

Plano

de

implementao

da

Agenda

21

aprovado

na

Cpula

Mundial

sobre

Desenvolvimento Sustentvel - Rio + 10

Pargrafo 46

A minerao, os minerais e os metais so importantes para o desenvolvimento econmico e social de muitos pases. Os minerais so essenciais para a vida moderna. Para potencializar sua contribuio ao desenvolvimento sustentvel, necessrio que sejam adotadas medidas em todos os nveis a fim de: (a) apoiar os esforos envidados para tratar dos impactos e benefcios ambientais, econmicos, sociais e da sade advindos da minerao, dos minerais e metais durante o seu ciclo de vida, incluindo a sade e segurana dos trabalhadores, e fazer uso de diversas parcerias, aumentando as atividades existentes em mbito nacional e internacional entre Governos, organizaes intergovernamentais, empresas de minerao e mineiros, bem como outros grupos de interesse, a fim de promover transparncia e responsabilidade (accountability) para alcanar a sustentabilidade da minerao e o desenvolvimento sustentvel dos minerais; (b) aumentar a participao dos grupos de interesse, inclusive as comunidades locais e indgenas e as mulheres, para que desempenhem um papel ativo no desenvolvimento sustentvel dos minerais, metais e minerao durante todo o ciclo de vida das operaes de minerao, inclusive aps o encerramento de suas atividades para fins de reabilitao, em conformidade com as normas nacionais e levando em conta os impactos transfronteirios significativos; (c) fomentar prticas de minerao sustentveis prestando apoio financeiro, tcnico e de capacitao aos pases em desenvolvimento e aos pases com economias em transio, a fim de otimizar a minerao e o beneficiamento de minerais, inclusive a explorao em pequena escala e, quando possvel e adequado, melhorar o beneficiamento que agregue valor, atualizar as informaes cientficas e tecnolgicas e recuperar e reabilitar os locais degradados.

Relatrio final da I Conferncia Nacional do Meio Ambiente, 2003 - Tpicos selecionados de Minerao:

Polticas e Prticas

Promover polticas de controle ambiental e de recomposio do meio fsico e bitico de reas impactadas pela minerao, estimulando a reutilizao, a reciclagem e o aproveitamento de resduos e rejeitos de minerao na construo civil, na produo de artesanato mineral e de materiais agrogeolgicos.

Fiscalizao, Monitoramento, Licenciamento e Certificao.

Articular o recebimento e o acompanhamento dos licenciamentos ambientais e de seus relatrios com os relatrios obrigatrios para a outorga dos direitos minerrios. Realizar levantamento dos passivos ambientais gerados pela minerao, em especial nas minas abandonadas, e implementar polticas voltadas para a sua recuperao.

Legislao e Aplicao da Lei

Definir critrios, condicionantes e compensaes para extrao mineral em unidades de conservao e no seu entorno, em especial nas reas de preservao permanente (APPs).

Transversalidade no Governo (tpicos selecionados)

Implementar agenda comum entre o Ministrio de Minas e Energia e o Ministrio do Meio Ambiente; articular aes para o conhecimento do espao fsico brasileiro, de maneira a garantir o aproveitamento sustentvel dos recursos ambientais, em especial dos bens minerais e hdricos;

estimular e promover amplo debate sobre como efetuar o Zoneamento Ecolgico Econmico com inventrio do patrimnio mineral e outros bens de capital natural previamente definio de reas de desenvolvimento da produo mineral, de forma a preservar os outros recursos naturais associados e as populaes vizinhas;

uniformizar, entre os rgos reguladores e licenciadores das atividades de energia e minerao, as bases cartogrficas utilizadas nos processos de licenciamento ambiental que definem as zonas de excluso;

implantar Plano Diretor de minerao, visando pesquisar a ocorrncia de recursos minerais na regio onde sero implantadas obras de infra-estrutura, objetivando seu

minerais na regio onde sero implantadas obras de infra-estrutura, objetivando seu aproveitamento racional; apoiar as polticas de formalizao das pequenas unidades produtivas de base mineral, fomentando a agregao de valor, por meio da articulao de arranjos produtivos locais; estimular a gerao e a difuso de tecnologias sustentveis para lavra, beneficiamento e procedimentos de recuperao das reas minerrias, destacando a agregao de valor em todo o material movimentado, desde a fase de pesquisa mineral at o fechamento da mina; formular e implementar estudos preventivos e corretivos em reas de risco geolgico; definir polticas que regulamentem a minerao subaqutica marinha, fluvial e lacustre; incentivar o geoturismo socioambientalmente sustentvel nos stios arqueolgicos, geolgicos e mineiros naturais (grutas, formataes geolgicas) e antrpicos (minas subterrneas); definir polticas para a geologia mdica, de maneira a contribuir no ordenamento de solos e rochas potencialmente geradoras de substancias poluidoras do meio ambiente, assim como aquelas fornecedoras de minerais e elementos qumicos indispensveis ao equilbrio bioqumico dos seres humanos, da fauna e da flora.

Minerao e sociedade

A sociedade contempornea enfrenta problemas que colocam em risco a sobrevivncia da nossa espcie. Alguns no so possveis de controlar, como o caso da queda de meteoros na

superfcie terrestre ou o aumento da temperatura atmosfrica por causa das exploses solares.

Outros expressam situaes econmicas e sociais que podem ser resolvidas por aes polticas. Por exemplo, as condies degradantes de vida e trabalho, a poluio do meio ambiente, a desigualdade no consumo e, aqui queremos destacar, os impactos negativos causados pela extrao dos bens minerais.

O aumento da populao mundial, que passou de 2 bilhes de pessoas em 1900 para 6,5 bilhes em 2000, associado industrializao e urbanizao, multiplicou a extrao de substncias minerais, intensivamente empregadas na produo de equipamentos e obras de infra-estrutura que servem de base para o estilo de vida da sociedade moderna.

A ampliao da demanda por materiais se sustentou no emprego de enorme quantidade e grande variedade de substncias minerais.

Em termos relativos, a minerao tem diminudo sua participao no produto industrial bruto mundial, se situando em torno de 0,9% em 1998, segundo o Banco Mundial, mas isso no significa a reduo absoluta do consumo de bens minerais. Por exemplo, entre 1950 e 1999, a demanda global de ao cresceu de 190 para 788 milhes de toneladas e a demanda de alumnio cresceu de 1,6 milhes para 23 milhes de toneladas.

Ao olhar no entorno e procurar a origem dos materiais utilizados cotidianamente constatamos que os bens minerais fazem parte da maioria deles, a comear dos pigmentos minerais que do cor s letras e do caulim que propicia a resistncia do papel em que a maioria das publicaes so impressas.

Mesmo estando presentes em quase todos os produtos e servios utilizados no dia a dia, muitas vezes as substncias minerais esto ocultas, no sendo percebidas pelas pessoas, por exemplo: Quem pensa nos garimpos de quartzo de Minas Gerais e Bahia ao olhar o vidro de uma janela ou nas minas de alumnio de Poos de Caldas, em Minas Gerais ou Oriximin e Paragominas, no Par, ao beber refrigerante ou cerveja em lata? Quem entra num carro, nibus ou avio lembrando das minas de ferro e mangans do Quadriltero Ferrfero/MG, Carajs/PA ou Corumb/MS e das dezenas de mineraes que viabilizaram a produo do titnio, cromo, chumbo, zinco e tantos outros minrios responsveis pela sua estrutura, conforto e segurana? Quem come uma hortalia ou cereal percebendo a importncia dos corretivos de solo lavrados nas rochas calcrias onde tambm se localizam lindas grutas? Quem se protege do vento, da chuva, do frio ou do calor sem a proteo de paredes, pisos ou estruturas das casas e prdios construdas com areia, brita e argilas extradas em pedreiras e areais encontrados no entorno de todas as cidades? Quem sabe que o amianto presente nas telhas e caixas dgua um mineral como qualquer outro e se encontra disperso em milhares de afloramentos dispersos em todo territrio nacional, estando naturalmente na atmosfera e nas guas pela ao do intemperismo e da eroso? Quem usa uma jia pensando nos milhares de mineiros que, muitas vezes, trabalham a centenas de metros de profundidade nas minas de prata, ouro e gemas, propiciando sua fabricao?

Debates sobre minerao e recursos minerais

Em 1972, o relatrio Os limites do crescimento preparado para o Clube de Roma, por uma equipe de professores do Massachussets Institute of Technology (MIT), dos EUA, concluiu que at o ano

2000 a reserva de chumbo, zinco, cobre, platina e cobalto, estariam exauridas.

Segundo os

mesmos autores, as reservas mundiais de estanho, prata, urnio e outros metais, mesmo alcanando altos preos, tambm durariam pouco tempo.

A exausto dos bens minerais conforme projetada no documento adotado pelo Clube de Roma foi desmentida pelas estatsticas que mostram o incremento das reservas e produo da maioria dos bens minerais.

Confirmando que as previses do Clube de Roma no estavam corretas a tabela abaixo mostra a ampliao da Vida Esttica (durao das reservas conhecidas, em anos: razo entre a reserva conhecida e a produo num determinado ano) para alguns metais em 1969 e 2000.

Tabela: Vida Esttica (exausto prevista em anos) mundial de bens minerais 1969-2000
600 500 400 300 200 100 0 Bauxita Chunbo Cobre Cromo Ferro Zinco 1969 2000

Fonte: Sumrio Mineral, DNPM, 1970 e 2001

A proposta mais criticada do relatrio divulgado pelo Clube de Roma era o congelamento do consumo mundial dos bens minerais o que significava, na realidade, a manuteno da enorme desigualdade de consumo de bens minerais entre os povos dos pases industrializados em relao aos povos dos pases pobres e em desenvolvimento.

De qualquer forma, o relatrio teve papel importante ao tornar pblico o debate sobre a necessidade de racionalizar a extrao e o consumo dos minrios.

Para discutir o problema da exausto preciso aprofundar o entendimento dos limites fsicos, econmicos e ambientais do aproveitamento dos bens minerais e seus depsitos.

As substncias minerais so, comumente, classificadas como recursos no renovveis, pois sua gerao e concentrao dependem de complexos processos geolgicos que ocorrem no decorrer

de milhes de anos. Por outro lado, as plantas e os animais seriam recursos renovveis porque possuem ciclos de vidas contados em meses ou anos.

Costuma-se apontar a exausto como atributo exclusivo dos recursos no renovveis. No entanto, enquanto a degradao do meio ambiente e o manejo incorreto de recursos renovveis tm provocado a extino de muitas espcies de animais e plantas, no conhecida nenhuma substncia mineral que esteja exaurida na superfcie terrestre.

Para melhor implementar as polticas pblicas necessrias para o uso dos bens minerais considera-se apropriado classificar os recursos naturais em sustentveis e no sustentveis, segundo descrio abaixo: recursos sustentveis so aqueles que no se exaurem fsica, econmica ou ambientalmente se houver manejo racional como, por exemplo, a grande maioria das plantas e dos animais, mas tambm as rochas e os minerais usados na construo civil, as substncias minerais que participam de ciclos naturais como a gua, os sais e gases da hidrosfera e atmosfera, os metais e outras substncias minerais passveis de reciclagem e reuso: recursos no sustentveis so aqueles cujo aproveitamento se torna impeditivo por razes como reduo da quantidade (exausto fsica), falta de economicidade (exausto econmica) e inviabilidade ambiental para iniciar ou continuar o aproveitamento (exausto ambiental). Por exemplo, os animais e plantas em extino porque seu ambiente natural sofreu mudana radical ou foram destrudos pela ao humana e os recursos minerais para os quais no existem tecnologias para reciclagem ou reuso, como o caso dos combustveis fsseis e outras substncias.

Tendo-se como referncia esses conceitos, o enfrentamento pela sociedade da exausto dos recursos naturais depender de polticas pblicas que garantam manejos sustentveis para todos os recursos durante seu ciclo de vida, sejam plantas, animais, rochas ou minerais.

A minerao tem sido citada como atividade agressora do meio ambiente, que no pode contribuir para o desenvolvimento sustentvel das regies onde se localiza.

Essa viso retrata a reao ao aproveitamento destrutivo dos recursos ambientais pela sociedade moderna que degradou e poluiu em nome do progresso. A indstria mineral, da mesma forma que outros setores industriais, se organizou para ampliar a rentabilidade do capital investido, sem preocupao com os efeitos ambientais e sociais provocados pela sua ao.

10

A exploso demogrfica dos ltimos 200 anos, a crescente urbanizao e industrializao intensificaram as disputas pela posse da superfcie terrestre que pode cumprir diversas funes concorrentes, como provedora de recursos naturais, entre os quais os bens minerais; agricultura e pecuria; fonte de lazer, contemplao, proteo e conservao da natureza; construo de obras de engenharia e arquitetnicas na cidade e no campo; assimiladora de resduos domsticos e industriais.

Ao se entender sustentabilidade como a articulao de polticas sociais, ambientais e econmicas que viabilizem a qualidade de vida da sociedade hoje e no futuro fundamental encontrar consensos para realizar ou no extrao mineral numa determinada regio. A convivncia da minerao com outros usos do solo depende do ordenamento territorial onde estejam previstas as prioridades e necessidades da sociedade.

Nesse aspecto importante ressaltar que a disseminao dos impactos ambientais negativos causados pela extrao mineral depende da fase do empreendimento. As atividades envolvidas nas pesquisas para descobrir as reas com concentrao anmala de bens minerais se realizam em extensas regies, sendo poucas as aes que acarretam algum dano ao meio ambiente.

Por outro lado, os empreendimentos organizados para extrao e beneficiamento do minrio ocorrem em reas circunscritas onde so gerados rejeitos, efluentes, aerosis e rudos que no se dispersam se houver controle adequado.

Publicao do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA mostra que a degradao ambiental do solo na superfcie terrestre p rovocada, principalmente, pela pecuria (35%), derrubada de florestas (30%) e agricultura (27%). A industria, onde se inclui a minerao, afeta em torno de 1% da superfcie terrestre (UNEP: Global Environmental Outlook, 2002).

E o futuro?

Algumas caractersticas realimentam a viso negativa da minerao brasileira como, por exemplo: Os passivos ambientais, sociais e econmicos fazem parte da paisagem e histria das comunidades mineiras mesmo quando a lavra se encerrou h dezenas de anos; grandes minas a cu aberto do pas so visveis por todos que transitam nas principais estradas de, por exemplo, Minas Gerais, Bahia e Gois, pois foram historicamente construdas para servir a esses depsitos minerais; o desconhecimento da populao sobre a importncia dos bens minerais na construo do mundo artificial que nos cerca;

11

a disseminao desorganizada da minerao informal de areia, brita e argila nos arredores dos centros urbanos e dos garimpos de gemas, ouro, cassiterita e outras substncias minerais acarretando srios problemas sociais, econmicos e ambientais amplamente divulgados na imprensa;

o alto nvel de acidentes de trabalho nas minas legalizadas e, principalmente, nas extraes informais.

Da mesma forma que outras indstrias, a minerao tambm pode ser menos agressiva ao meio ambiente desde que haja polticas pblicas aplicveis, investimentos para fiscalizao, controle e, no caso das pequenas unidades produtivas, apoio no acesso e uso racional dos bens minerais necessrios para a sociedade, em todo seu ciclo de vida.

No Brasil, o territrio continental, a grande populao, a geodiversidade conhecida e potencial, as polticas de substituio de importaes e a ampliao das exportaes apontam para o aumento da produo mineral. Por isso, fundamental realizar o zoneamento ecolgicoeconmico das regies mineradas, ou com potencial de minerao, para organizar a convivncia com outras atividades, a reduo dos impactos negativos e planejar o uso e ocupao do solo e subsolo hoje e no futuro.

Um primeiro desafio a articulao entre os rgos federais e estaduais de controle e licenciamento ambientais com o Servio Geolgico do Brasil - CPRM e o Departamento Nacional de Produo Mineral - DNPM, responsveis, respectivamente, pelo mapeamento geolgico e gesto dos recursos minerais do pas.

Essa articulao depende do encadeamento lgico e racional dos projetos e estudos obrigatrios para obter os licenciamentos ambientais, como o Estudo de Impacto Ambiental, EIA e o Relatrio de Impacto Ambiental, RIMA e os documentos para outorgas minerrias, como o Relatrio Final de Pesquisa, o Plano de Aproveitamento Econmico, PAE e o Programa de Gerenciamento de Risco, PGR-NRM exigidos pelos rgos ambientais e o Departamento Nacional de Produo Mineral DNPM.

No futuro prximo ser fundamental estabelecer polticas consistentes para a definio de zonas preferenciais, controladas ou bloqueadas para a minerao, em especial nas regies metropolitanas, de maneira a garantir o fornecimento dos materiais geolgicos para a construo civil.

12

Da mesma forma, o potencial mineral nas unidades de conservao precisa ser conhecido para que a sociedade brasileira possa decidir quando e como deve ser aproveitado, com todos condicionantes necessrios para garantir sua integridade.

Os bens minerais so formados em processos que levaram centenas de milhes de anos para se completarem e todos os jazimentos so raridades da natureza encontrados em poucos lugares. Por exemplo, se as minas de nibio em Arax/MG, nquel em Niquelandia/GO, magnesita em Brumado/BA, amianto em Minau/GO ou grafita em Pedra Azul/MG no estivessem produzindo, o Brasil teria que importar essas substncias minerais.

No entanto, como qualquer outra atividade que usa recursos naturais, a minerao precisa estar em consonncia com a vontade e necessidade da populao das regies onde se situam as minas, do estado e do pas o que deve ser expresso por fruns colegiados representativos e bem informados, que balizem e orientem a convenincia e convivncia da minerao com outras atividades.

O Quadro abaixo apresenta, de forma resumida, propostas de polticas e prticas para garantir o aproveitamento sustentvel dos bens minerais no Brasil.

Polticas e prticas para gesto sustentvel dos recursos minerais no Brasil.

Formalizao

Sade e segurana Levantamento geolgico bsico Ordenamento das reas mineradas Sisnama Indicadores de sustentabilidade Relao com comunidade Extensionismo mineral Aproveitamento dos materiais lavrados

Polticas e prticas urgentes Apoio e fomento organizao das pequenas unidades produtivas minerais em pequenas empresas ou cooperativas dependendo da sua aptido Aplicao das Normas Regulamentadoras da Minerao (DNPM) e Norma Regulamentadora 22 (MTE) implantando Comisses tripartites nas principais regies mineiras do pas Incentivo ao mapeamento geolgico em escala compatvel para a realizao de zoneamento ecolgico-econmico nas regies mineiras Promover zoneamento ecolgicoeconmico nas regies mineradas e com potencial mineral para estabelecer a convivncia no tempo e espao com outras atividades Fortalecer o pacto federativo (Unio, Estados e Municpios) eficiente e propositivo nas polticas ambientais Construir parmetros qualitativos e quantitativos que permitam atitudes proativas de apoio, fiscalizao e controle da minerao Apoiar e fomentar a criao de fruns envolvendo governos, empresas, trabalhadores e comunidade para definir e acompanhar a implementao das polticas pblicas no setor mineral Interiorizar aes que contribuam no desenvolvimento de prticas e mtodos racionais nas pequenas unidades produtivas de base mineral Apoiar e fortalecer polticas tecnolgicas e comerciais que viabilizem ampliar a rentabilidade do material removido das minas e reduzir a quantidade de rejeito produzido na extrao mineral

13

Reaproveitamento Minerao em terras indgenas Fechamento de mina Minas rfs

Tributao

Articulao entre licena ambiental e outorga minerria gua Arranjos produtivos locais de base mineral

Agenda 21 do setor mineral

Ampliar as pesquisas cientificas e tecnolgicas para a reciclagem e reuso de maneira a reduzir a necessidade de lavra de minrios virgens Aprovao de legislao que garanta a minerao rudimentar pelos ndios e terceiros atravs da regulamentao do artigo 231 da Constituio Federal Estabelecer prticas sociais e econmicas que garantam a qualidade de vida dos trabalhadores e da comunidade aps o fechamento da mina Cadastrar as minas abandonadas para determinar responsabilidades privadas e estabelecer polticas de recuperao ambiental, social e econmica da regio Aprovar legislao que no prejudique a competividade, fomente a agregao de valor e contribua para o desenvolvimento sustentvel das regies mineradas Articular os procedimentos de licenciamento ambiental fornecido pelos rgos ambientais com as outorgas de direitos minerrios concedidos pelo DNPM Articular aes do governo federal, estaduais e municipais que garantam estudos dos aqferos para viabilizar seu controle e fiscalizao Fomentar a sinergia de cadeias produtivas que aproveitem os recursos minerais conhecidos ou potenciais, garantindo a maximizao do aproveitamento do material geolgico movimentado e a agregao de valor Criar fruns e estabelecer compromissos entre governos, empresas, trabalhadores e comunidades para o desenvolvimento de aes visando a minerao sustentvel, articuladas com a Agenda 21 local

Trabalhar na perspectiva da construo da Agenda 21 do setor mineral significa desenvolver aes em todos os nveis de governo e da sociedade civil, para recuperar os passivos ambientais e sociais deixados pelas minas abandonadas e, ao mesmo tempo, estabelecer normas que garantam prticas racionais no aproveitamento dos recursos existentes no territrio, entre os quais os bens minerais.

Indicadores para a sustentabilidade da minerao

A definio de indicadores quantitativos e qualitativos de sustentabilidade tem sido amplamente utilizada como instrumento para nortear as polticas pblicas dos governos e a agenda da sociedade civil no acompanhamento dos impactos, positivos e negativos, provocados por uma determinada atividade econmica.

No caso da indstria mineral, as profundas diferenas de porte, substncias extradas e impactos econmicos, sociais e ambientais dificulta a escolha de um conjunto nico de indicadores para acompanhar todas as fases da atividade extrativa mineral.

Alguns indicadores j utilizados podem servir de parmetro, pois nas discusses para construo e implementao da Agenda 21 no setor mineral, cada estado, municpio ou regio precisar construir um conjunto prprio de indicadores de sustentabilidade levando em conta as suas

14

especificidades, potencialidades e vulnerabilidades. A seguir apresentam-se alguns exemplos de indicadores para o setor em pauta:

1.

Poltica pblica e empresarial debatida com a comunidade visando o ordenamento do territrio para outros usos simultneos ou aps o fechamento da mina (Planos diretores, fruns constitudos, audincias pblicas, outras atividades apoiadas pelo poder pblico ou empresas do setor);

2.

condies de sade e segurana dos trabalhadores (acidentes, servios mdicos e hospitalares);

3.

maximizao da recuperao e aproveitamento das rochas movimentadas na lavra (inovao em todas as fases, relao estril x metal, aproveitamento de subprodutos);

4.

eliminao da disseminao de aerosis, rudos e efluentes (controles da emisso na mina e na vizinhana x padres oficiais);

5.

sustentabilidade da substncia mineral no seu ciclo de vida at o ps-consumo (uso seguro, reciclagem e reuso);

6.

gerao de renda e emprego em atividades associadas minerao (empregados, dependentes, fornecedores e prestadores de servio na regio, agregao de valor na cadeia produtiva);

7.

retorno social e econmico para a regio minerada via tributos ou outros investimentos realizados em funo da minerao (obras assistenciais, atividades culturais, infraestrutura bsica, estradas, rede eltrica);

8.

cumprimento da legislao mineral, ambiental e trabalhista (multas, processos e advertncias dos rgos pblicos e denncias da sociedade);

9. 10.

consumo e economia de energia e gua (litros e quilowatts fornecidos e 9 usados); programas de educao ambiental para os trabalhadores e a comunidade (percentual dos trabalhadores e da populao envolvidos, quantidade de cursos).

Neste texto procuramos apresentar alguns aspectos sociais, econmicos e ambientais da minerao, tendo como referncia a importncia e a necessidade dessa atividade; os possveis agravos, sobretudo socioambientais, decorrentes; as formas de organizao no passado, presente e como podemos agir, intervir, de forma a contribuir para um novo futuro da sociedade humana.

A implantao da Agenda 21 no setor mineral ser um excelente instrumento para viabilizar o debate qualificado da sociedade em geral e, em especial, dos trabalhadores, empresrios, gestores pblicos e comunidades dos municpios mineradores sobre os impactos positivos e negativos da atividade extrativa mineral.

15

BIBLIOGRAFIA

MMA CPULA MUNDIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL, Braslia: MMA, 2003; MMA DELIBERAES DA CONFERNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE E DA

CONFERNCIA INFANTO -JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE Braslia, abril de 2004. Salgado-Labouriau, M.L. HISTRIA ECOLGICA DA TERRA. So Paulo: Editora Edgard Blucher, 1994; Scliar, C. GEOPOLTICA DAS MINAS DO BRASIL. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1996; Scliar, C. MINERAO: BASE MATERIAL DA AVENTURA HUMANA, 2004, no prelo.

Texto elaborado por Claudio Scliar - Professor do Departamento de Geologia do Instituto de Geocincias da UFMG e Secretrio-Adjunto de Minas e Metalurgia/MME.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen