Sie sind auf Seite 1von 10

15 Exame de Ordem - 1 fase - 2001

Direito Civil
1. No que diz respeito posse correto afirmar: (a) A companheira tem justo ttulo na posse de bens comuns do casal, quando do falecimento do companheiro; (b) Para que haja composse necessrio que todos os compossuidores tenham cincia da posse dos demais; (c) O possuidor direto pode exercitar a repulsa legtima invaso de sua esfera possessria por parte do possuidor indireto, ainda que no mais vigente o ttulo jurgeno autorizador do desdobramento da posse; (d) No se caracteriza a posse violenta quando algum se apossa de propriedade onde no encontrou ningum e depois to-somente impede o dono de nela reentrar.

2. Assinale a alternativa incorreta: (a) Negcio jurdico uma declarao de vontade privada das partes destinada a produzir efeitos que os agentes pretendem e que o direito reconhece; (b) Efeitos do negcio jurdico so a constituio, modificao ou extino de relaes jurdicas, de modo vinculante, obrigatrio para as partes intervenientes; (c) No negcio jurdico os efeitos so os que a parte lhe conferem, no exerccio de sua autonomia, desde que conforme lei, ordem pblica e aos bons costumes; (d) No negcio jurdico a vontade que se exprime no se dirige produo de efeitos jurdicos especficos. Estes efeitos dependem de lei, onde j esto completa e integralmente previstos.

3. Em relao responsabilidade por fato de terceiro correto afirmar: (a) O mdico responde pelos atos ilcitos de seus auxiliares, enfermeiros etc., que agirem sob sua orientao, mas no responde pelo ato culposo, independente, do enfermeiro ou auxiliar, caso em que a responsabilidade do nosocmio. (b) O ascendente que tiver ressarcido o dano tem o direito de regresso contra o respectivo descendente, agente do dano. (c) Os maiores de dezesseis anos e menores de vinte e um anos no respondem diretamente por obrigaes resultantes de atos ilcitos, em que forem culpados, sendo essa responsabilidade direta e exclusiva de seus pais, tutores ou curadores. (d) Os patres, amos ou comitentes s respondem pelos atos dos seus empregados, serviais e prepostos se ficar provado que eles concorreram para o dano por culpa, ou negligncia de sua parte.

4. O estado de famlia tem como caractersticas: (a) transmissvel, personalssimo, intransigvel, irrenuncivel, imprescritvel, universal, indivisvel, correlativo e oponvel inter partes; (b) intransmissvel, personalssimo, intransigvel, irrenuncivel, imprescritvel, universal, indivisvel, correlativo e oponvel erga omnes; (c) intransmissvel, personalssimo, transigvel, irrenuncivel, imprescritvel, universal, indivisvel, correlativo e oponvel erga omnes; (d) intransmissvel, personalssimo, intransigvel, irrenuncivel, prescritvel, universal, divisvel, correlativo e oponvel erga omnes.

5. A prtica de ato incompatvel com a inteno de recorrer configura: (a) Precluso consumativa; (b) Caducidade; (c) Decadncia; (d) Precluso lgica.

6. A ao regressiva, exercida como modalidade de interveno de terceiros, configura o(a): (a) Chamamento ao processo; (b) Nomeao autoria; (c) Denunciao da lide; (d) Oposio.

7. A deciso que releva a desero : (a) Atacvel por agravo de instrumento; (b) Passvel de oferecimento de apelao cvel; (c) Impugnvel por recurso em sentido estrito; (d) Irrecorrvel.

8. A preveno entre dois Juzos de mesma competncia territorial se estabelece para causas conexas: (a) Pela citao vlida; (b) Pelo despacho positivo, em primeiro lugar, da petio inicial; (c) Pela data da propositura da ao;

(d) Pela sentena proferida em primeiro lugar.

Direito Penal
9. Tinoco, responsvel pelo almoxarifado de uma repartio pblica, vendo que o seu subordinado Alfredo, com constncia, era procurado por vrias mulheres, acabou por descobrir que o mesmo era bgamo. Entretanto, Tinoco, por considerar que seu subordinado era um exemplar funcionrio e que prestava assistncia material a todas as mulheres que o procuravam, por indulgncia, deixou de levar o fato ao conhecimento de seu superior. Responda: (a) Tinoco cometeu o crime de condescendncia criminosa; (b) Tinoco no cometeu delito; (c) Tinoco cometeu o crime de favorecimento pessoal; (d) Tinoco cometeu o crime de prevaricao.

10. Bacharel em Direito que teve suspensa a sua inscrio perante a OAB, mas, que continuou, normalmente, exercendo a profisso de Advogado, comete: (a) Mera infrao de carter disciplinar; (b) Crime contra a organizao do trabalho; (c) Contraveno penal; (d) Infrao trabalhista.

11. A teoria da fico aplicada: (a) Crime continuado; (b) Concurso de crimes; (c) Concurso material; (d) Concurso formal.

12. Aberratio ictus e aberratio criminis significam: (a) A mesma coisa; (b) Erro de execuo e resultado diverso do pretendido; (c) Casos de crimes diversos, em prejuzo de pessoa diversa; (d) Resultado diverso do pretendido.

13. Dentre as alternativas abaixo possvel afirmar que a priso temporria poder ser decretada: (a) Somente durante a fase do inqurito policial. (b) Somente durante a fase da instruo criminal. (c) No inqurito policial e na instruo criminal. (d) Todas as respostas acima esto incorretas.

14. Em hiptese de flagrante delito quem dever proceder respectiva priso: (a) Somente os agentes policiais. (b) Somente as autoridades policiais. (c) As autoridades policiais e seus agentes. (d) Qualquer pessoa do povo, as autoridades policiais e seus agentes.

15. A mtua relao existente entre a sentena e o pedido constante da denncia delimita a apreciao judicial com fundamento no seguinte princpio: (a) Princpio da indisponibilidade; (b) Princpio da identidade fsica do juiz; (c) Princpio da correlao; (d) Todas as respostas acima esto incorretas.

16. O procedimento estabelecido na Lei n 9.099/95, para o julgamento dos crimes de menor potencial ofensivo, o: (a) Comum para os crimes apenados com recluso; (b) Sumrio; (c) Sumarssimo; (d) Todas as respostas acima esto incorretas.

Direito Trabalhista
17. Qual o quorum mnimo para o funcionamento de Turma no TRT/1 Regio: (a) 2 juizes; (b) 4 juizes; (c) 3 juizes; (d) nenhuma das respostas anteriores.

18. No Recurso de Revista, dentre as premissas abaixo apontadas, quais so as exigveis: (a) Depsito judicial complementar e diferena de custas (se acrescida a condenao pelo Acrdo), mais o prequestionamento das matrias

recorridas; (b) Tais nus (depsito complementar e dif. de custas) no so exigveis em nenhuma hiptese (porque no Recurso Ordinrio a parte j os atendera) e a demonstrao da literal violao a texto legal; (c) Demonstrar a divergncia jurisprudencial existente dentro do mesmo Tribunal Regional e juntar as xerox das peas principais do processo ao Recurso; (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

19. O gerente bancrio faz ou no jus s horas extras em percebendo a gratificao mnima de 1/3 do seu salrio bsico: (a) Nunca, pois exerce funo gerencial; (b) Aps a 8 hora trabalhada ter o direito percepo; (c) Aps a 5 hora trabalhada dever perceber extras; (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

20. A empregada domstica tem direito, obedecidos os preceitos legais, a: (a) Frias anuais, FGTS obrigatrio e 13. salrio; (b) FGTS obrigatrio, 13. salrio e aviso prvio sempre igual a 45 dias; (c) Frias anuais, 13 salrio e ao FGTS facultativo; (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

21. Em que casos os Recursos ou o meio de impugnao ou de defesa (no caso dos Embargos abaixo) so interponveis no prazo de at 8 dias: (a) Ordinrio, Agravo de Petio e Embargos Execuo (ou penhora); (b) Revista, Ordinrio e Embargos de Declarao (para estes, autores o classificam tambm como Recurso); (c) Extraordinrio, Ordinrio e Embargos de Terceiro; (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

22. Na Justia do Trabalho qual o Recurso que sucedneo da Apelao, esta, cabvel nas demais esferas do Judicirio: (a) Extraordinrio; (b) Revista; (c) Ordinrio; (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Direito Comercial
23. Assinale a afirmao correta, a respeito das sociedades mercantis existentes no Brasil: (a) O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos scios limitada, a sociedade annima; (b) O tipo mais antigo de sociedades em que a responsabilidade dos scios limitada, a sociedade por quotas de responsabilidade limitada; (c) Na sociedade de capital e indstria, o scio de capital tem o mesmo tipo de responsabilidade que o scio de indstria; (d) Na sociedade em conta de participao, o ato constitutivo deve ser levado a registro na Junta Comercial.

24. Assinale a resposta correta, a respeito do Decreto n 3.708/19, que regula a constituio das sociedades por quotas de responsabilidade limitada: (a) Esse decreto disciplina tambm as sociedades por aes, complementando a respectiva legislao;

(b) Esse decreto to antigo, que deixa os scios inteiramente livres para estabelecerem o que desejarem, no contrato social; (c) Esse decreto foi baseado na lei portuguesa do incio do sculo XX e estabelece que, para suprir as omisses do contrato social, devem-se observar os dispositivos cabveis, da lei de Sociedades Annimas; (d) Esse decreto autoriza a que uma sociedade por quotas seja unipessoal por tempo indefinido.

25. Assinale a resposta correta, a respeito do consrcio de empresas regulado pela Lei n 6.404/76: (a) uma figura criada pelo Direito Administrativo, somente para atender s necessidades de segurana da administrao pblica, quando esta pretende licitar obras; (b) Tem personalidade e capacidade jurdicas, podendo contratar e ser demandado em juzo; (c) um contrato que deve ser objeto do registro pblico contemplado na Lei n 8.934/94; (d) Acarreta a presuno de solidariedade entre as consorciadas.

26. Assinale a afirmao correta: (a) Mandato mercantil e comisso mercantil so, na realidade, um mesmo contrato; (b) Alienao fiduciria em garantia e compra e venda com reserva de domnio so institutos idnticos; (c) A nota promissria soluto acarreta para o seu emitente os mesmos efeitos que a nota promissria solvendo; (d) Uma debnture com garantia real assegura ao seu detentor um crdito quirografrio na falncia da empresa emitente.

Direito Tributrio
27. A tempestiva declarao do imposto de renda entregue at abril de 2001, deve referir-se ao exerccio financeiro de: (a) 1999; (b) 2000; (c) 2001; (d) 2002.

28. A "Taxa de Incndio" cobrada nos Municpios do Estado do Rio de Janeiro instituda e cobrada por qual ente: (a) Unio; (b) Estado; (c) Municpio; (d) Distrito Federal.

29. A coisa julgada, com relao ao crdito tributrio, causa de: (a) Suspenso; (b) Interrupo; (c) Extino; (d) Excluso.

30. Quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito tributrio ocorrer quantos dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento: (a) 5; (b) 10;

(c) 2; (d) 30.

Direito Internacional
31. Antonio, nacional de Cabo Verde, se casou com Ana, brasileira, em 1990, tendo adquirido o visto permanente para o Brasil em 1991 e atualmente vive na cidade do Rio de Janeiro, tendo dessa unio nascido Bia, em 1997. O casal se separou em 1998, tendo a sentena da separao judicial fixado alimentos. Ocorre que Antonio deixou de pagar os alimentos devidos a sua ex-mulher e filha, tendo sido determinado a sua priso, nos termos do texto Constitucional. Diante de tal fato leia as alternativas abaixo e marque a opo correta:

I - Antonio para requerer sua naturalizao ter que aguardar 15 anos de residncia no Brasil.

II - Antonio no poder se naturalizar tendo em vista que sua priso foi determinada em razo de ser devedor de alimentos fixados por sentena judicial.

III - Antonio no poder se naturalizar porque se separou de sua mulher que possui a nacionalidade brasileira. (a) I e II so verdadeiras. (b) I, II e III so verdadeiras. (c) I e III so verdadeiros. (d) Todas as alternativas so falsas.

32. Sabendo-se que Pedro Paulo, brasileiro, condenado pela Justia brasileira por envolvimento em trfico de drogas, foi preso em um pas com o qual o Brasil mantm tratado de extradio e onde se encontra de forma irregular, pergunta-se: O que fazer para que possa o criminoso cumprir a pena que lhe foi imposta no Brasil? (a) Aguardar a espontnea iniciativa do governo estrangeiro na extradio do brasileiro; (b) Solicitar do Governo estrangeiro a expulso do brasileiro; (c) Enviar original da sentena condenatria para execuo no local onde ele est preso;

(d) Todas as respostas esto erradas.

33. A lei de Introduo ao Cdigo Civil estabelece regras relativas ao Direito Internacional. Tendo em vista tal diploma legal, marque a alternativa correta: (a) Realizando-se o casamento de estrangeiros no Brasil, ser aplicada a sua lei de origem aos impedimentos dirimentes e s formalidades da celebrao; (b) A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser sempre regulada pela lei pessoal do de cujus; (c) As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes; (d) Os Governos estrangeiros, bem como as organizaes de qualquer natureza, que eles tenham constitudo, dirijam ou hajam investido de funes pblicas, podero adquirir no Brasil bens imveis ou suscetveis de desapropriao.

34. Determinado pas nomeia um novo Embaixador para o Brasil. Seu nome e de sua esposa, tambm estrangeira, so acreditados perante Ministrio das Relaes Exteriores que determina a concesso dos seguintes vistos ao casal:

(a) Permanente para o Embaixador e temporrio para sua mulher; (b) Oficial para o Embaixador e de turista para sua mulher; (c) Ambos recebero o visto Diplomtico;

(d) Oficial para o embaixador e o de cortesia para sua esposa.

Direito Constitucional
35. Identifique, dentre as hipteses abaixo, a alternativa verdadeira: (a) O Poder Constituinte originrio deferido aos Estados Federados, de sorte a que se auto-organizem, inicial, permanente, ilimitado e incondicionado; (b) A rigidez constitucional, identificada nas Constituies escritas, est apoiada na idia da imutabibilidade do Texto Fundamental por processo ordinrio de elaborao legislativa; (c) A recepo, como fenmeno da norma legal no tempo, corresponde restaurao de vigncia de lei revogada, pela perda de vigncia da lei revogadora; (d) A norma contida no art. 5, inciso XIII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil em vigor, enunciando que "livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer", constitui exemplo, segundo a classificao de Jos Afonso da Silva, de norma constitucional de eficcia limitada.

36. Com pertinncia ao Estado, ao Estado Federal e Federao brasileira, indique a alternativa INCORRETA dentre as que se seguem: (a) Constituem elementos integrativos do Estado o povo, o territrio, o Poder Pblico, a soberania e a finalidade; (b) O Estado Federal, como expresso do Direito Constitucional, nascido com a Constituio norte-americana de 1787, baseia-se na unio de coletividades polticas autnomas; (c) A secesso, como instituto tpico do Estado Federal, permite a que os Estados Federados se desliguem da estrutura federativa; (d) A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos.

37. Em tema de controle de constitucionalidade, lcito afirmar que: (a) competente o Supremo Tribunal Federal para processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual em face da Constituio Federal; (b) A argio de descumprimento de preceito fundamental poder ser proposta, exclusivamente, pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Cmara dos Deputados ou pelo Procurador-Geral da Repblica; (c) Cabe aos Estados Federados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual e Federal; (d) invivel o deferimento de pedido de medida cautelar em ao declaratria de constitucionalidade, por incompatvel com a natureza do instituto.

38. Aponte, em meio s proposies elencadas a seguir, versando acerca dos Poderes, aquela formulada com INCORREO diante do Texto Constitucional: (a) Inclui-se entre as competncias exclusivas do Congresso Nacional a de aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; (b) O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substitudo no

curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente; (c) Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade; (d) Os juizes gozam da garantia da vitaliciedade que, no segundo grau, s ser adquirida aps um ano de exerccio, da inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, e da irredutibilidade de subsdios.

39. Sobre ser do processo legislativo, assinale o enunciado correto: (a) A proposta de emenda Constituio ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros; (b) A iniciativa das leis complementares, sem que os respectivos projetos possam ser objeto, em qualquer hiptese, de emenda parlamentar, cabe, com exclusividade, ao Presidente da Repblica; (c) Incumbe ao Tribunal de Contas da Unio, inserido na estrutura institucional do Poder Judicirio, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial na Unio e das entidades da administrao direta e indireta; (d) O veto do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelo congresso Nacional, sendo retratvel por natureza, no carece de motivao.

40. Marque a opo correta: (a) O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa fsica, desde que nacional, sendo vedada a sua utilizao por pessoa jurdica, ainda que em favor de pessoa fsica, e pelo Ministrio Pblico; (b) Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais; (c) Conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, assim como para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; (d) Qualquer pessoa, fsica ou jurdica, parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico.

Direito Administrativo
41. O princpio legalmente estabelecido obedincia pela Administrao Pblica e traduzido na observncia, que lhe prescrita, do critrio segundo o qual lhe vedada aplicao retroativa de nova interpretao de uma norma administrativa, denomina-se: (a) Razoabilidade; (b) Proporcionalidade; (c) Segurana jurdica;

(d) Impessoalidade.

42. No entidade de administrao indireta de natureza autrquica: (a) A Caixa Econmica Federal; (b) A Agncia Nacional de Energia Eltrica; (c) O Banco Central do Brasil; (d) A Comisso de Valores Mobilirios.

43. A criao de subsidirias de uma sociedade de economia mista depende de: (a) Lei; (b) Autorizao legislativa; (c) Lei especfica; (d) Autorizao legislativa em cada caso.

44. O vcio que torna nulo o ato administrativo praticado em contrariedade a ato normativo conceituado legalmente como de: (a) Incompetncia; (b) Desvio de finalidade; (c) Ilegalidade do objeto; (d) Inexistncia do motivo.

Deontologia Jurdica
45. Um Advogado militante, inscrito na OAB-RJ, escolhido em lista trplice (p/quinto constitucional), foi nomeado e empossado como Desembargador do Tribunal Regional Federal - 2a Regio. Pergunta-se: Como fica a situao daquele Advogado junto OAB-RJ e no exerccio da advocacia? (a) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia normalmente; (b) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia; (c) Ser licenciado pela OAB-RJ e no poder exercer a advocacia enquanto estiver licenciado; (d) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, proibido de advogar contra a Fazenda Pblica que o remunera.

46. O Advogado FRANCISCO ROCHA foi processado pela OAB-RJ por manter-se constantemente embriagado. Pergunta-se: Sendo ele primrio, qual punio disciplinar cabvel na hiptese? (a) Excluso do quadro da OAB-RJ; (b) Suspenso, simples ou com multa; (c) Censura, simples ou com multa; (d) Advertncia.

47. Qual das afirmaes abaixo est em perfeito acorde com o disposto pelo Cdigo de tica e Disciplina da OAB? (a) Concluda a causa que patrocinava, o Advogado obrigado a devolver ao cliente os documentos e valores recebidos, no podendo ret-los mesmo quando tem honorrios a receber daquele cliente; (b) Concluda a causa que patrocinava, o Advogado s poder reter documentos e valores recebidos em nome do cliente, quando tiver honorrios a receber do mesmo cliente; (c) O Advogado obrigado a preservar o sigilo profissional, no podendo viol-lo em hiptese alguma; (d) O Advogado pode recusar a defesa de uma causa criminal, quando se tratar de crime hediondo.

48. O Advogado ROBERTO RIBEIRO, com escritrio no Rio de Janeiro e inscrio apenas na OAB-RJ, quer ingressar com uma ao cvel na Comarca de Vitria-ES. Para tanto, o que deve fazer Roberto Ribeiro? (a) Deve pedir autorizao OAB-ES (ou Subseo de Vitria-ES), para poder ingressar com a referida ao naquele Estado; (b) Deve fazer a transferncia de sua inscrio para a OAB-ES; (c) Deve fazer uma inscrio suplementar na OAB-ES;

(d) Pode ingressar com a referida ao, sem necessidade de autorizao, de transferncia ou de inscrio suplementar na OAB-ES.

49. Para que uma Sociedade de Advogados adquira personalidade jurdica necessrio: (a) Apenas o registro de seu Contrato ou Estatuto social na OAB; (b) Apenas o registro de seu Contrato ou Estatuto Social na Junta Comercial; (c) Apenas o registro de seu Contrato ou Estatuto social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas; (d) O registro de seu Contrato ou Estatuto Social na OAB, no Registro Civil das Pessoas Jurdicas e no C.N.P.J. (Ministrio da Fazenda).

50. Jos da Silva firmou contrato de prestao de servios com Manoel dos Santos, cujo valor total era de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais). No curso do contrato, Manoel dos Santos pagou a Jos da Silva parcelas totalizando R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Terminado o servio contratado, Manoel dos Santos no pagou seu dbito e Jos da Silva constituiu o Advogado ALBERTO SANTANA, que ingressou em juzo com ao contra Manoel dos Santos, cobrando deste a quantia de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais) pelos servios prestados. Pergunta-se: Como se denomina tal procedimento do Advogado ALBERTO SANTANA? (a) Patrocnio Infiel; (b) Tergiversao; (c) Lide Temerria; (d) Exerccio Ilegal da Advocacia.

Das könnte Ihnen auch gefallen