Sie sind auf Seite 1von 7

TABELA PERIDICA

A partir do sculo XIX, cientistas comearam a perceber que os elementos qumicos poderiam ser agrupados em colunas, formadas pela reunio de elementos com propriedades semelhantes. O nmero de elementos qumicos conhecidos pelo homem aumentou com o passar dos sculos, principalmente no XIX. Observe a tabela: AT O FINAL DO SCULO: XVI XVII XIX XX N DE ELEMENTOS QUMICOS 14 33 83 112

Alguns elementos que j eram conhecidos antes de 1650, como Ag, C, As, Au, Hg, Pb, Sn, Sb, Cu, S. Depois de tantos qumicos tentarem classificar os elementos qumicos, Dimitri Ivanovitch Mendeleyev foi o que mais se destacou. Seu trabalho em classificar os elementos usado at hoje. Ele criou uma tabela peridica dos elementos, que serviu de base para organizar a que temos hoje. Mendeleyev observou que h uma periodicidade das propriedades quando os elementos qumicos eram colocados em ordem crescente de suas massas atmicas.

Lei da periodicidade muitas propriedades fsicas periodicamente na sequncia de seus nmeros atmicos.

qumicas

dos

elementos

variam

Como utilizar a Tabela Peridica? Cada quadro da tabela fornece os dados referentes ao elemento qumico: smbolo, massa atmica, nmero atmico, nome do elemento, eltrons nas camadas e se o elemento radioativo. As filas horizontais so denominadas perodos. Neles os elementos qumicos esto dispostos na ordem crescente de seus nmeros atmicos. O nmero da ordem do perodo indica o nmero de nveis energticos ou camadas eletrnicas do elemento.

A tabela peridica 1 perodo 2 perodo 3 perodo 4 perodo 5 perodo 6 perodo 7 perodo at agora 30 elementos

apresenta 2 8 8 18 18 32

sete

perodos: elementos elementos elementos elementos elementos elementos

As colunas verticais constituem as famlias ou grupos, nas quais os elementos esto reunidos segundo suas propriedades qumicas. As famlias ou grupos vo de 1 a 18. Algumas famlias possuem nome, como por exemplo: 1 alcalinos 2 alcalinos terrosos 13 famlia do boro 14 famlia do carbono 15 famlia do nitrognio 16 famlia dos calcognios 17 famlia dos halognios 18 gases nobres Da famlia 1 e 2 e 13 at 18 chamamos de elementos representativos. Da famlia do 3 at 12 chamamos de elementos de transio. Os elementos que ficam na srie dos lantandeos e actindeos so os elementos de transio. Como eles esto no grupo 3, como se estivessem numa caixinha para dentro da tabela, so chamados de elementos de transio interna. E os demais so chamados de elementos de transio externa.

Os elementos qumicos esto reunidos em trs grandes grupos: metais, no-metais e gases nobres. O hidrognio (H) no se encaixa em nenhuma dessas classificaes porque possui caractersticas prprias. Algumas tabelas mostram esta diviso. Os metais so elementos qumicos que possuem vrias propriedades especficas, como brilho, condutividade trmica e eltrica, maleabilidade e ductibilidade. Todos os metais so slidos temperatura de 25C e presso de 1atm, exceto o mercrio (Hg) que lquido nestas condies.

Quase todos os metais tm brilho, pois so capazes de refletir muito bem a luz. Ouro, prata e alumnio so exemplos de metais com muito brilho. Os metais so bons condutores eltricos. Como em geral apresentam ductibilidade, ou seja, podem ser reduzidos a fios, so usados como tal na conduo de eletricidade. Os metais conduzem bem o calor. Nem sempre um metal puro apresenta as propriedades desejveis para determinadas aplicaes. Por isso so produzidas as ligas metlicas, onde dois ou mais metais so misturados. So exemplos o bronze e o lato. O bronze uma mistura de cobre, estanho e o lato resultado da mistura de cobre e zinco. A maioria das ligas formada por dois ou mais metais, mas algumas contm no-metais, como o carbono. A liga mais usada desse tipo o ao. Os no-metais so maus condutores de eletricidade, quase no apresentam brilho, no so maleveis e nem dcteis. Tendem a formar nions (ons negativos). Os gases nobres ou inertes, ou ainda raros, constituem cerca de 1% do ar. muito difcil se conseguir compostos com estes gases. Raramente eles reagem porque so muito estveis. Suas camadas exteriores esto completamente preenchidas de eltrons. Esto todos no grupo 18 da tabela peridica. Na tabela peridica atual, existem elementos naturais e artificiais. Os naturais so os elementos encontrados na natureza e os artificiais so produzidos em laboratrios. Dois esto localizados antes do urnio (U-92), os chamados elementos cisurnicos, que so o tecncio (Tc 43) e o promcio (Pm 61). Outros elementos artificiais vm depois do urnio, chamamos de transurnicosque so todos os outros aps o U 92. Dentre eles: Pu, Am, Bk, Fm, No, Sg, Ds.

Alguns elementos e suas descobertas: Muitos elementos so conhecidos desde a Antiguidade, como por exemplo: - Fe ferro - Pb chumbo - Cu cobre - S enxofre A partir do sculo XVII foram descobertos outros elementos. Seus nomes eram homenagem ao cientista que produzia esse novo elemento ou sua regio de origem: - Mg magnsio Magnsia, regio da Grcia. - Al alumnio do latim alumen, sal de alumnio. - Br bromo do grego bromos, mau cheiro. - Rb rubdio do latim rubidium, cor vermelho-escuro. -He hlio do grego hlios (Sol), por ter sido descoberto a partir do espectro da luz do Sol. - Po polnio aluso Polnia, terra natal de Marie Curie.

No sculo XX, com a produo de elementos artificiais foram utilizados nomes dos planetas do Sistema Solar: - Np netnio - Pu plutnio Homenagem tambm a continente: - Am amercio Homenagem a um estado norte-americano: - Cf califrnio Homenagem a cientistas: - Bh bhrio - Cm crio - Es einstnio - No noblio - Md mendelvio - Rf rutherfrdio

PROPRIEDADES PERIDICAS E APERIDICAS


Muitas propriedades dos elementos qumicos vaiam periodicamente ao longo da Tabela peridica. So as chamadas Propriedades Peridicas. As propriedades peridicas podem ser: raio atmico, volume atmico, densidade absoluta, eletronegatividade, eletropositividade, eletroafinidade. Esse fato obedece a Lei da Periodicidade de Moseley: Muitas propriedades fsicas e qumicas dos elementos variam periodicamente na sequncia de seus nmeros atmicos. Para as propriedades onde os valores s aumentam com o nmero atmico e outras onde os valores s diminuem chamamos de Propriedades Aperidicas. So propriedades aperidicas, o calor especfico. Raio Atmico O raio atmico dos elementos uma propriedade peridica porque seus valores s variam periodicamente, ou seja, aumentam e diminuem seguidamente, com o aumento do nmero atmico. O raio atmico (r) a metade da distncia internuclear mnima (d) que dois tomos desse elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente. Para medir o raio atmico, usa-se a tcnica da difrao por Raios-X.

Em uma famlia, da tabela peridica, o raio atmico aumenta de cima para baixo e no perodo aumenta da direita para esquerda. Para esta regra no admitido os gases nobres, j que possuem o maior raio atmico em cada perodo. Observando a tabela peridica, podemos verificar que o frncio (Fr) tem maior raio atmico. Se o tomo se transforma em on ction ou nion, o seu raio sofre alterao. - o raio do tomo sempre maior que o raio do seu on ction porque perde eltrons. - o raio do tomo sempre menor que o raio do seu on nion porque ganha eltrons. Volume Atmico O volume atmico uma propriedade peridica porque varia periodicamente com o aumento do nmero atmico.

Volume atmico a relao entre a massa de uma quantidade de matria (1 mol = 6,02.1023 tomos ) e a densidade da substncia simples formada por esse elemento na fase slida. No o volume de um tomo, mas de um conjunto de tomos. No volume atmico influi no s o volume de cada tomo, como tambm o espaamento que existe entre esses tomos. Na tabela peridica, os valores do volume atmico aumentam de cima para baixo nas famlias e em um perodo, do centro para as extremidades da tabela. Densidade Absoluta Densidade ou Massa Especfica a relao entre a massa (m) de uma substncia e o volume (V) ocupado por essa massa.

Esta variao, no estado slido uma propriedade peridica. Na tabela peridica, os valores de densidades aumentam, nas famlias de cima para baixo e nos perodos, das extremidades para o centro. Desta forma, pode-se notar que os elementos mais densos esto no centro e na parte de baixo da tabela peridica. Exemplos: - Os (smio) d=22,5g/mL - Ir (irdio) d=22,4g/mL Ponto de Fuso e Ponto de Ebulio Ponto de Fuso a temperatura onde a matria passa da fase slida para a fase lquida. Ponto de Ebulio a temperatura onde a matria passa da fase lquida para a gasosa. Na tabela peridica, os valores de PF e de PE variam numa famlia, esquerda da tabela, aumenta de baixo para cima e direta da tabela, aumenta de cima para baixo. Nos perodos, aumenta das extremidades para o centro. Na tabela peridica h elementos de diferentes estados fsicos. - fase gasosa: H, N, O, F, Cl, Ne, Ar, Kr, Xe, RN - fase lquida: Hg e Br - fase slida: demais elementos Imagine os elementos: X = fase slida Y = fase lquida Z = fase gasosa Ento, temos: X com PF e PE maior que Y e Y com PF e PE maior que Z O carbono (C) uma exceo para esta regra. Possui PF igual a 3800C. O tungstnio (W) o metal com maior PF, 3422C, sendo utilizado em filamentos de lmpadas incandescentes. Potencial de Ionizao a energia mnima necessria para arrancar um eltron de um tomo isolado no seu estado gasoso. O primeiro potencial de ionizao considerado o mais importante porque a energia necessria para arrancar o primeiro eltron da camada mais externa do tomo. De acordo com o SI (Sistema Internacional) deve-se ser expresso em Kj/mol. O potencial de ionizao uma propriedade peridica, que na tabela peridica, se comporta exatamente ao contrrio do raio atmico. Quanto maior o raio atmico, menor a atrao do ncleo com o seu eltron mais afastado. Ento mais fcil de arrancar o eltron. Consequentemente menor a energia de ionizao. O potencial de ionizao aumenta, nas famlias de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita. Eletronegatividade a tendncia que um tomo tem de atrair eltrons. muito caracterstico dos no-metais. Linus Pauling,

atravs de experimentos, tentou quantificar esta tendncia e criou uma escala de eletronegatividade. Essa escala existe em muitas tabelas peridicas. A eletronegatividade aumenta conforme o raio atmico diminui. Quanto maior o raio atmico, menor ser a atrao do ncleo pelos eltrons mais afastados e ento, menor a eletronegatividade. Na tabela peridica, os gases nobres no so considerados, j que no tem tendncia a ganhar ou perder eltrons. J esto estabilizados. A eletronegatividade aumenta nas famlias, de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita. O elemento mais eletronegativo o flor (F), com valor de eletronegatividade 3,98. Eletropositividade a tendncia que um tomo tem de perder eltrons. muito caracterstico dos metais. Pode ser tambm chamado de carter metlico. o inverso da eletronegatividade. A eletropositividade aumenta conforme o raio atmico aumenta. Quanto maior o raio atmico, menor ser a atrao do ncleo pelo eltron mais afastado, maior a facilidade do tomo em doar eltrons, ento, maior ser a eletropositividade. Os gases nobres tambm no so considerados, por conta da sua estabilidade. A eletropositividade aumenta nas famlias, de cima para baixo, e nos perodos, da direita para a esquerda. O elemento mais eletropositivo o frncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70. Tabela de eletronegatividade Lembrando que o menor valor o mais eletropositivo Elementos F O Cl N Br I S C Metais Nobres H P Semi-metais Metais Comuns Fr Eletronegatividade 3,98 3,44 3,16 3,04 2,96 2,66 2,58 2,55 2,54 a 2,28 2,20 2,19 2,04 a 1,18 2,20 a 0,79 0,70

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrnica a quantidade de energia liberada quando um tomo isolado no seu estado fundamental (fase gasosa) recebe 1. Um tomo isolado no seu estado fundamental pode receber 1, transformando-se em um nion. Isso pode levar ao tomo um estado de maior estabilidade e ento ocorre a liberao de energia.

A afinidade eletrnica aumenta conforme o raio atmico diminui. importante para os no-metais. Os elementos mais eletroafins so os halognios e o oxignio. A eletroafinidade, na tabela peridica, aumenta nas famlias de baixo para cima e nos perodos da esquerda para a direita.

Seus valores so dados em Kj/mol e so muito difceis de serem medidos. Calor Especfico uma propriedade aperidica. O calor especfico do elemento no estado slido sempre diminui com o aumento do nmero atmico. O calor especfico a quantidade de calor necessria para elevar a 1C a temperatura de 1g do elemento.

Das könnte Ihnen auch gefallen