Sie sind auf Seite 1von 2

RESPOSTA CAPITULO 16 1) Defina moeda. Moeda o meio de troca aceito pela coletividade atravs do qual so efetuadas as transaes monetrias.

s. todo ativo que constitua forma imediata de solver dbitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata. 2) Quais so as funes da moeda? A moeda serve como: instrumento de troca, sem a moeda o sistema de troca seria atravs do escambo (meio de troca entre produtos ou servios); unidade de conta, sendo a moeda um denominador comum em relao aos produtos e servios; e reserva de valor, onde a moeda representa o direito que o consumidor tem sobre produtos. 3) Quais so os estgios da evoluo da moeda? Pr-economia ou Escambo: Corresponde a poucas trocas esparsas e espordicas, onde as trocas so diretas e a atividade produtiva no est voltada para o mercado. Moeda Mercadoria: As trocas so indiretas, existe uma venda e depois uma compra. O produtor troca seu produto pela moeda mercadoria, ou seja, vende, e, depois, troca a moeda pelo que deseja, portanto compra. Moeda Simblica: As dificuldades de pesar e avaliar o metal so superadas a partir de moedas cunhadas, em que o soberano garante o valor do metal. Moeda Escritural: As instituies depositrias recebiam os depsitos. Os recibos do depsito por sua vez eram negociados como substitutos da moeda fsica. Moeda Sofisticada: A moeda basicamente um conjunto de registro eletrnico que representam uma diversidade de ativos. 4) Quais so as qualidades dos metais que faz com que assumam destaque como moeda mercadoria? Quando o homem descobriu o metal, passou a utiliz -lo para fabricar utenslios e armas anteriormente feitos de pedra ou madeira. Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, beleza e facilidade de transporte, o metal foi eleito como principal padro de valor.

5) O que quase moeda? So ativos de grande liquidez que no so aceitos normalmente em troca de bens ou servios, mas que podem ser convertidos em moeda. 6) Quais so os agregados monetrios no Brasil? Os agregados monetrios do Brasil se definem em M0, M1, M2, M3 e M4. M0 o estoque de moeda metlica e papel-moeda que fica em poder das pessoas e empresas. M1 so os depsitos em contas correntes nos Bancos Comerciais. Tanto o M0 e o M1 no rendem juros e so pagamentos de liquidez imediata. M2, M3 e M4 incluem as quase moedas e rendem juros s pessoas que fazem aplicaes. 7) Como se dividem os intermedirios financeiros? A atividade de intermediao financeira se divide em duas, sendo uma a atividade financeira intermediada e outra a atividade financeira desintermediada. A primeira atividade executada por instituies intermedirias, normalmente instituies financeiras, que captam recursos junto aos agentes econmicos superavitrios, assumindo a obrigao de honrar a exigibilidade destes recursos e emprestam aos agentes econmicos deficitrios. A segunda atividade executada diretamente entre os agentes econmicos superavitrios e os agentes econmicos deficitrios, onde o papel das instituies financeiras simplesmente promover a corretagem de valores. 8) Quais so as funes dos bancos? Que instituies cumprem esse papel no Brasil? O dinheiro captado (depositado) dos clientes (pessoas fsicas, empresas, indstrias e/ou governo) utilizado pelos bancos para conceder emprstimos a outros clientes, desta forma os bancos cobram juros e assim ajudam para a circulao do dinheiro. No Brasil essas instituies so: Banco do Brasil, Ita, Bradesco, etc. 9) Quais so os mecanismos de transmisso da poltica monetria? So eles: mecanismo de equilbrio de carteira; mecanismo da riqueza; mecanismo de disponibilidade de crdito; e mecanismos de expectativas. 10) Defina:

A) Demanda por moeda Pode ser definida como a quantidade de riqueza que os agentes decidem manter na forma de moeda. B) Teoria quantitativa da moeda uma das duas principais teorias que analisam o equilbrio da economia do lado monetrio. Ela defende que o nvel dos preos determinado pela quantidade de moeda em circulao e pela sua velocidade de circulao. C) Velocidade-renda da moeda a frequncia mdia em que a unidade monetria gasta num certo perodo de tempo, isto , a quantidade de voltas que ela d durante um determinado perodo, criando renda.

Das könnte Ihnen auch gefallen