Sie sind auf Seite 1von 5

Histria do BC BANCO CENTRAL

O Banco Central teve um longo processo de maturao at a sua criao. Desde antes do incio do sculo XX, j se tinha a conscincia, no Brasil, da necessidade de se criar um banco dos bancos com poderes de emitir papel-moeda com exclusividade, alm de exercer o papel de banqueiro do Estado. A necessidade de se encontrar uma instituio financeira que organizasse o sistema monetrio do Brasil pode ser observada desde 1694, com a criao da Casa da Moeda. Em 1808, quando o prncipe regente de Portugal, D. Joo, desembarcou no Brasil colnia, j se tinha a ideia de se criar um banco com funes de banco central e banco comercial. A criao do Banco do Brasil no mesmo ano buscava suprir essa necessidade. O Banco do Brasil foi organizado com funes de banco central misto, onde exercia o papel de banco de depsitos, desconto e emisso. Alm disso, era encarregado da venda de produtos privativos da administrao e contratos reais. Esse duplo papel exercido pelo Banco do Brasil colocado como um dos fatores que explica a longa demora at a criao de um banco central propriamente dito no pas. Os anos mostraram ao Brasil que era necessrio possuir um sistema capaz de acompanhar as evolues econmicas que se observavam no mundo. Entretanto, at 1945, no existia nenhuma organizao institucional para o controle da oferta de moeda, sendo todas as funes de autoridade monetria exercidas pelo Banco do Brasil. Naquele ano, o governo do presidente Getlio Vargas cria, em 2 de fevereiro, por meio do Decreto n 7.293, a Superintendncia da Moeda e do Crdito (Sumoc), que recebeu as funes imediatas de exercer o controle sobre o conturbado mercado financeiro e de combater a inflao que ameaava o pas, bem como preparar o cenrio para a criao de um banco central. A Sumoc tinha a responsabilidade de fixar os percentuais de reservas obrigatrias dos bancos comerciais, as taxas do redesconto e da assistncia financeira de liquidez, bem como os juros sobre depsitos bancrios. Alm disso, supervisionava a atuao dos bancos comerciais, orientava a poltica cambial e representava o Pas junto a organismos internacionais. O Banco do Brasil desempenhava as funes de banco do governo, mediante o controle das operaes de comrcio exterior, o recebimento dos depsitos compulsrios e voluntrios dos bancos comerciais e a execuo de operaes de cmbio em nome de empresas pblicas e do Tesouro Nacional, de acordo com as normas estabelecidas pela Sumoc e pelo Banco de Crdito Agrcola, Comercial e Industrial.

O Tesouro Nacional era o rgo emissor de papel-moeda. Em dezembro de 1964 instituda a Lei n 4.595, criando o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que iniciou suas atividades em maro de 1965. Aps a criao do Banco Central buscou-se dotar a instituio de mecanismos voltados para o desempenho do papel de "banco dos bancos". Em 1985 foi promovido o reordenamento financeiro governamental com a separao das contas e das funes do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Em 1986 foi extinta a conta movimento e o fornecimento de recursos do Banco Central ao Banco do Brasil passou a ser claramente identificado nos oramentos das duas instituies, eliminando-se os suprimentos automticos. O processo de reordenamento financeiro governamental se estendeu at 1988, quando as funes de autoridade monetria foram transferidas progressivamente do Banco do Brasil para o Banco Central, enquanto as atividades atpicas exercidas por esse ltimo, como as relacionadas ao fomento e administrao da dvida pblica federal, foram transferidas para o Tesouro Nacional. A Constituio Federal de 1988 estabeleceu dispositivos importantes para a atuao do Banco Central, dentre os quais destacam-se o exerccio exclusivo da competncia da Unio para emitir moeda e a exigncia de aprovao prvia pelo Senado Federal, em votao secreta, aps arguio pblica, dos nomes indicados pelo Presidente da Repblica para os cargos de presidente e diretores da instituio. Alm disso, vedou ao Banco Central a concesso direta ou indireta de emprstimos ao Tesouro Nacional. A Constituio de 1988 prev ainda, em seu artigo 192, a elaborao de Lei Complementar do Sistema Financeiro Nacional, que dever substituir a Lei n 4.595/64 e redefinir as atribuies e estrutura do Banco Central do Brasil. Primeiros anos no Rio de Janeiro Embora o edifcio da Caixa de Amortizao tenha sido cedido para ser a futura sede , aps a criao do Banco Central seus servios localizavam-se em prdios distintos na cidade do Rio de Janeiro. Os gabinetes do Presidente e Diretores funcionaram no Edifcio Leonardo Truda, em salas cedidas pelo Banco do Brasil. Os demais setores encontravam-se em mais de uma dezena de endereos. Havia, na poca, inteno de desapropriar os imveis circunvizinhos Caixa de Amortizao, de modo a compor o conjunto da sede do Banco Central no Rio de Janeiro. Contudo, a promulgao da Constituio de 1967 mudou o rumo da histria da autarquia. O projeto foi abandonado e as desapropriaes, que estavam em andamento, foram interrompidas pela publicao do Decreto n 60.871, de 19 de junho de 1967, que, a propsito, afirmou categoricamente: a sede do Banco Central do Brasil, por fora de lei, a Capital da Repblica.

Em Braslia Em junho de 1967, foi criado Grupo de Trabalho para estudar a transferncia da sede do Banco Central para Braslia, tendo em vista o que foi disposto nos arts. 2 e 183 da Constituio de 1967: Art 2 - O Distrito Federal a Capital da Unio. Art 183 - Dentro de cento e oitenta dias, a partir da vigncia desta Constituio, o Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional projeto de lei regulando a complementao da mudana, para a Capital da Unio, dos rgos federais que ainda permaneam no Estado da Guanabara. A princpio, cogitou-se construir o edifcio-sede do Banco Central no Setor Bancrio Norte, em lote doado pela Prefeitura de Braslia, em outubro de 1967. Descartou-se a vinda em massa dos funcionrios, com base nas orientaes da Lei 5.363, de 30 de novembro de 1967, que falava em transferncia de ncleos centrais da Administrao Federal, e devido ao processo de descentralizao pela qual passava o Banco Central. A primeira Unidade a funcionar em Braslia foi uma seo do Departamento Jurdico. Em 31 de janeiro de 1969, comea a funcionar uma subchefia do Gabinete da Presidncia. Em maro de 1970, durante o Governo Medici, aps expressas recomendaes do Presidente da Repblica, ficou assentado que a transferncia do Banco Central se daria em duas etapas: at julho de 1970, na Capital deveriam estar funcionando a Diretoria e respectivos gabinetes; at dezembro de 1970, os demais setores do BC, exceto a Delegacia da Guanabara. A coordenao da transferncia ficou a cargo do Diretor Fernando Roquette Reis. A primeira reunio da Diretoria do Banco Central, em Braslia, ocorreu em setembro de 1970. Por algum tempo, procurou-se lote com boa localizao e dimenses necessrias para a construo do edifcio. Embora dono do terreno no SBN, o Banco Central comprou um lote no Setor Bancrio Sul, prximo da atual sede do Banco do Brasil, onde cogitou-se a construo de um edifcio de 20 pavimentos, para 970 funcionrios. Em agosto de 1972, a Novacap apresentou proposta de permuta de lotes, o que foi aceito pelo Banco Central, ficando escolhida a Projeo 32 do Setor Bancrio Sul como localizao do futuro edifcio-sede. Em novembro de 1973 foi firmado Convnio entre o BC e a Novacap para seleo de arquitetos para elaborao do projeto do edifcio-sede, com premiao para os primeiros classificados, mas nenhum dos anteprojetos satisfez as necessidades e convenincias do Banco. Em agosto de 1974 foi comprado terreno do BNH, localizado no lote 33 do prolongamento do SBS, ex-SQS 201. O lote 32, que antes havia sido definido como local da futura sede, foi permutado, com o Banco do Brasil, por quadras residenciais no Plano Piloto.

Antes da construo do Edifcio-Sede de Braslia, o Banco chegou a funcionar em 12 locais diferentes na capital federal, no mesmo perodo. Os servidores da instituio estavam distribudos por seis prdios localizados no Setor Comercial Sul, dois no Setor Bancrio Norte e em 2 andares do edifcio do Banco do Brasil, onde ficava a diretoria do Banco. Os outros trs ambientes de trabalho ficavam no Setor de Indstria e Abastecimento, onde funcionavam a garagem, o galpo de mveis usados e marcenaria; e um almoxarifado, que tambm j abrigou a grfica do BC e hoje utilizado para guarda dos arquivos intermedirio e histrico. A maior parte dos servidores trabalhava em um dos prdios do Setor Bancrio Norte, o edifcio Palcio da Agricultura. No Setor Comercial Sul, o edifcio Vera Cruz abrigou uma Diretoria, o Departamento de Processamento de Dados (Depro) e o primeiro Centro de Processamento de Dados (CPD), hoje Centro de Servio de Informtica (CSI). " O Edifcio-Sede do Banco Central, inaugurado em 1981, representou, como nenhum outro, a evoluo da economia brasileira nas ltimas dcadas, com estabilizao da moeda e controle da inflao. Reconhecido em todo o pas, visto de qualquer ponto da capital federal e smbolo de uma instituio respeitada nacional e internacionalmente, tambm um dos mais importantes monumentos do conjunto arquitetnico de Braslia. O projeto arquitetnico do Edifcio-Sedea de autoria do escritrio Hlio Ferreira Pinto. Iniciada em 11 de agosto de 1975 e concluda em 20 de maio de 1981, a construo utilizou processos revolucionrios para a engenharia brasileira da poca. Foram tantos os detalhes que o Banco Central realizou trs licitaes: para a escavao das fundaes, para a cortina atirantada e para a execuo da obra do prdio. Formato do prdio foi inspirado em moeda antiga O dobro do Imprio, de 1725, serviu de inspirao para o projeto arquitetnico do Edifcio-Sede. O arquiteto Hlio Ferreira Pinto modificou geometricamente as pontas da haste de Cruz de Cristo gravada na moeda e conferiu-lhe formas mais quadradas: da surgiu a forma do prdio. J a ideia das torres, que abrem espao para os elevadores, nasceu dos quatro cantos da cruz. Tambm foi levada em conta a semelhana do projeto com a moeda do Cruzado, em vigor na poca da construo: representada por uma cruz estilizada, incorporava adequadamente o que Hlio Ferreira j havia elaborado. A logomarca do Banco foi concebida na mesma poca, pelo designer carioca Alosio Magalhes, membro da equipe. Apesar de o prdio ainda estar na maquete, a logomarca foi inspirada na vista area da sombra projetada pelo edifcio.

Curiosidades

Quatro presidentes passaram pelo BC durante os quase seis anos da construo do Edifcio-Sede. Paulo H. Pereira Lira, Carlos Brando, Ernane Galvas e Carlos Langoni, que estava frente da instituio poca da inaugurao. O Edifcio-Sede foi ocupado oficialmente em setembro de 1981. Mas o presidente Carlos Langoni e os diretores passaram a trabalhar no prdio, ainda provisoriamente, cerca de um ano e meio antes. O BC contratou os servios de uma empresa norte-americana especializada em planejamento de bancos centrais. Essa companhia forneceu informaes tcnicas sobre segurana, manuseio de valores e comunicao. A rea da plataforma para baixo do prdio maior que a da plataforma para cima. Os seis subsolos ocupam a projeo total do terreno, de cerca de 10 mil m. Os 21 andares superiores tm rea construda em torno de 1,8 mil m cada. Saiba mais Octvio Gouva de Bulhes: Depoimento, Banco Central do Brasil, 1990 (livro disponvel na Biblioteca do Banco Central). Denio Nogueira: Depoimento, Banco Central do Brasil, 1993 (livro disponvel na Biblioteca do Banco Central). A Sumoc como embrio do Banco Central: sua influncia na conduo da poltica econmica, 1945-1965, dissertao de mestrado do Sr. Pedro Aranha Corra do Lago, PUC-Rio, 1982. (em PDF) Polticas Monetria, Cambial e Bancria no Brasil sob a gesto do Conselho da Sumoc, de 1945 a 1955, dissertao de mestrado do Sr. Joo Sidney de Figueiredo Filho, UFF, 2005. (em PDF)

Das könnte Ihnen auch gefallen