Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONMICAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE BSICA PROFESSOR MAX ANDR AULA

10 PROVISES E RESERVAS H diferena entre proviso e reservas na contabilidade? O que cada um representa, e quando pode ser contabilizado? So dvidas comuns, que, resumidamente, tentarei solucionar adiante. PROVISO Proviso uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A proviso visa a cobertura de um gasto j considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrncia. Reunindo as definies dos autores, podemos concluir que as provises so feitas para cumprimento do principio da competncia e para estimar as obrigaes que sero exigidas at o trmino do exerccio social seguinte. Provises, segundo Fabretti (2007), "so valores que se abatem antecipadamente, como custo ou despesa operacional, para atender as despesas previstas ou previsveis que ocorrero no prximo perodo de apurao". Iudcibus e Marion (1990) definem: "Provises so estimativas que reduzem o Ativo ou aumentam o Passivo. Em outras palavras, representam perdas do Ativo ou obrigaes. Embora as provises tenham conotao negativa, so fundamentais para se cumprir rigidamente o Regime de Competncia". J Franco (1996): "Embora muitos confundam Provises com Reservas, aquelas no se destinam a reforar o capital da empresa, mas sim a registrar redues, certas ou provveis, do ativo, decorrentes de depreciaes, devedores duvidosos, sinistros etc., ou de aumentos do passivo, tais como variaes de cmbio, contingncias fiscais etc.". As provises representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda no efetivadas, derivam de fatos geradores contbeis j ocorridos. A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigaes se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provises, como por exemplo: a proviso para frias se transforma em salrios a pagar, a proviso para Imposto de Renda passa a ser Impostos de Renda a pagar. Alm das citadas provises de frias e do imposto de renda, temos outras provises bastante comuns, como: para pagamento do 13 salrio, participaes dos empregados nos resultados da empresa, contribuio social sobre o lucro, etc. Tratam-se de despesas que, ainda que no pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princpio de competncia contbil. Constituda por valores que no so ainda totalmente definidos representando diretamente uma Reduo do Patrimnio Lquido atravs do acrscimo de exigibilidade ou mesmo redues do Ativo.

Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa - Verificando-se as provveis perdas na cobrana das mesmas para, pela estimativa dessas perdas - constitui-se a proviso. Dados histricos, ou idade de vencimento de saldos (age) Proviso para Perda - Aplicvel a casos em que h uma previso de perda. Ex. Recuperar impostos devido a extravio de documentao hbil. Proviso para Dcimo Terceiro Salrio - Obrigaes Trabalhistas reconhecida contabilmente, pro rata temporis compreendendo o valor do principal e os encargos (FGTS e INSS) Proviso para Frias - Idem Proviso de Dcimo Terceiro Proviso para Grandes Revises - Situaes que requerem a constituio de uma Proviso para manuteno, como so os casos de grandes equipamentos: Altos-fornos de Siderrgicas, moendas de usinas, nestes casos alm das revises peridicas, ocorre as grandes paradas onde partes dos equipamentos so trocadas incidindo custos relevantes. A contabilizao ocorre em funo de um oramento rateado pelo tempo previsto para ocorrer a prxima reviso grande parada. Imposto de Renda: aspectos contbeis: Ao final de cada perodo, por ocasio de seu encerramento, o imposto deve ser calculado, considerando todas as adies e excluses necessrias e permitidas pela legislao, sendo o valor contabilizado a crdito de Proviso para Imposto de Renda. Classificao no balano: Deve ser apresentada destacadamente e no engloba com outros passivos. Para IOF: Incidente sobre operaes de cmbio quando da importao de bens e servios. Devido no ato da liquidao do contrato de cmbio. Para IOF nas importaes a Prazo: Nas importaes em que o cmbio contratado para liquidao futura, torna-se necessrio calcular o IOF correspondente e agreg-lo contabilmente ao custo do bem adquirido (estoque ou imobilizado), tendo como crdito a conta do Passivo Circulante de Proviso para IOF. O clculo se d pela multiplicao da alquota sobre o valor da importao calculada taxa de cmbio vigente na ocasio do recebimento da mercadoria.

EXEMPLO DE PROVISO: Contabilizao da proviso para participao dos empregados nos resultados da empresa: D Participao dos Trabalhadores nos Resultados (Conta de Resultado) C Participaes nos Resultados Empregados (Passivo Circulante) RESERVAS: CONCEITO: So parcelas que representam a diferena entre o Patrimnio Lquido e o Capital. Se positivas correspondem a valores recebidos dos scios ou de terceiros que representam aumento de capital e que no transitam pelo Resultado como receita (Reservas de Capital); ou se originam de lucros no distribudos aos scios (Reserva de Lucros ou Lucros Acumulados). So, em suma, a explicao da diferena entre o Capital Realizado e o Patrimnio Lquido. No tem nenhuma caracterstica de exigibilidade imediata ou remota. Se, em algum momento, houver essa caracterstica de exigibilidade, deixam de ser Reservas para passarem ao Exigvel, como no caso de deciso de distribuio de dividendo, utilizao de saldo para resgate de partes beneficirias etc.

RESERVAS DE CONTINGNCIA Contingncia uma condio ou situao cujo resultado final, favorvel ou desfavorvel, depende de eventos futuros incertos. Em contabilidade essa definio se restringe s situaes existentes data das demonstraes e informaes contbeis, cujo efeito financeiro ser determinado por eventos futuros que possam ocorrer ou deixar de ocorrer. De acordo com o artigo 195 da Lei n 6.404/76, a assembleia geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar parte do lucro lquido formao de reserva com a finalidade de compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor possa ser estimado. Nesse caso, a proposta dos rgos da administrao dever indicar a causa da perda prevista e justificar, com as razes de prudncia que a recomendem, a constituio da reserva. No exerccio em que ocorrer a perda efetivamente, ou deixarem de existir as razes que justificaram a sua constituio, efetua-se a reverso da Reserva para Contingncias anteriormente constituda para a conta de Lucros Acumulados. A perda contingente deve ser registrada sempre que: 1. for provvel que eventos futuros e/ou a experincia passada venham a confirmar a diminuio do valor de realizao ou de recuperao de um ativo ou a existncia de um passivo; e 2. a perda puder ser razoavelmente estimada. Ou seja, trata-se da possibilidade de ocorrncia de eventos futuros, cuja estimativa possa ser prevista no presente. Se no h possibilidade de estimativa, mesmo que sua ocorrncia seja provvel, no se contabiliza qualquer reserva para contingncias. Contudo, caso o montante envolvido no possa ser razoavelmente estimado, toda e qualquer informao relevante deve ser divulgada, pelo menos, em nota explicativa. Um exemplo de contingncia futura seria o encerramento de atividades de uma filial, cuja possibilidade esteja sendo estudada pela administrao, que gerar pagamento de multas do FGTS por rescises de contrato de trabalho. Neste caso, sugere-se que se efetive uma reserva de contingncia, visando atender tal provvel evento futuro, quantificando-o adequadamente com base nas estimativas das multas a serem pagas aos trabalhadores, da seguinte forma: D Lucros ou Prejuzos Acumulados (Patrimnio Lquido) C Reservas para Contingncias Futuras Multas Rescisrias Trabalhistas (Patrimnio Lquido) As reservas possuem finalidade distinta das provises, justamente uma espcie de poupana, onde a instituio antes da distribuio de lucros "prev" uma ou mais situaes que se ocorrerem seria necessrio dispndios financeiros e reserva determinada quantia para que cobrir estes gastos se vierem a ocorrer. Fabretti (2007) quanto s reservas, o mesmo ensina que "uma vez apurado o lucro lquido, ou seja, o resultado do perodo menos as provises para o IR e a CSL, a empresa pode, antes de distribuir o lucro aos scios ou dividendos aos acionistas, destinar parte desse lucro para a formao de reservas, ou seja, reforo do patrimnio lquido da empresa."

Iudcibus e Marion (1990) quanto s reservas, "se do total do Patrimnio Liquido se subtrai o Capital, normalmente se tem o valor correspondente s Reservas. Portanto, Reservas so valores que excedem o capital realizado, compondo o Patrimnio Liquido. Dessa forma, a Reserva caracteriza-se como um fato positivo, j que compe o Capital prprio, ao contrario das Provises que aumentam o Capital de Terceiros ou diminuem o Ativo". J Franco (1996) "Na distribuio dos lucros das empresas, destina-se uma parte para constituio de Reservas, com o fim de reforar o capital, evitando que este venha a ser afetado por eventuais resultados negativos de exerccios futuros". Resultados Vimos que as provises e reservas possuem caractersticas prprias, no entanto, se no forem bem analisadas pode ser so bem semelhantes em alguns aspectos. Podemos observar que a principal diferena entre proviso e reserva que a proviso vem para atender a um principio contbil, o Princpio da Competncia, conforme a resoluo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) n. 750 resolve no seu artigo 9: "As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento". Ou seja, necessrio reconhecer o fato gerador no momento em que o mesmo ocorrer, ainda que o desembolso efetivo para o pagamento do mesmo ocorra em perodo posterior a ocorrncia deste, utilizando o mesmo exemplo, uma empresa que por algum motivo pretende encerrar as atividades de uma filial, e decidiram em janeiro que isto ser feito em fevereiro, ser realizada uma proviso em janeiro e como a dispensa dos funcionrios ser feito apenas em fevereiro o pagamento destes, ocorrer consequentemente, tambm em fevereiro. As provises so despesas que sero deduzidas das receitas apuradas no exerccio. J as reservas referem-se destinao de parte do lucro, que tem por objetivo a proteo do patrimnio da entidade, elas no diminuem o patrimnio liquido da entidade como as provises, muito pelo contrrio, elas aumentam o capital prprio da empresa. Vimos que a reserva um reforo financeiro empresa feito mediante a destinao de parte do lucro do exerccio, j a proviso assume o reconhecimento de uma obrigao prevista ou previsvel, cujo fato gerador ocorreu no ms da proviso, mas o desembolso financeiro efetivo ocorrer apenas no futuro. Uma das principais dvidas entre os profissionais contbeis so as reservas e provises para contingncias (incerteza algo que pode ou no vir a se realizar) em que situao utiliza-las. A instruo n. 59/86 da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) nos ajuda a distinguir reserva da proviso para contingncias, e tambm nos ajuda a entender mais sobre o conceito de proviso e reserva. "Com o objetivo de dissipar eventuais dvidas quanto aplicabilidade da constituio de reservas ou de proviso para contingncias, estabelecemos a seguir as caractersticas de cada uma". REFERNCIA BIBLIOGRFICA Ribeiro, Osni Moura. Contabilidade Comercial. 16ed. Ampl. E atual. So Paulo: Saraiva, 2009. Iudicibus, et al. Manual de Contabilidade Societria. 1 ed. So Paulo: Atlas, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen