Sie sind auf Seite 1von 4

FACULDADE ATENAS MARANHENSE FAMA CURSO DE SERVIO SOCIAL

CAMILA ABREU MENDES CLEIDIMAR COELHO NOGUEIRA FRANCINEIDE DE OLIVEIRA FERNANDES LAYSA CRISTINA COELHO COSTA LUCILENE DA SILVA MARIA RISALVA COSTA SOUSA RENATA WANESSA

QUESTES SOCIAIS NO MEIO AMBIENTE EM SO LUIS

SO LUIS 2012

QUESTES SOCIAIS NO MEIO AMBIENTE EM SO LUIS Independente do processo natural de degradao ambiental, a exploso populacional contribui para esse desgaste devido proliferao de modos precrios e segregados de moradia, bem como a insuficincia da rede de servios relativos sade e ao saneamento bsico que contribui para o desequilbrio ambiental acentuando a situao de vulnerabilidade tanto do espao urbano quanto da populao usuria. A cidade , como se sabe, o espao das diferentes manifestaes sociais, resultantes dos diferentes interesses econmicos de uma dada sociedade num determinado tempo e lugar. Ela representa as necessidades, os desejos e anseios do homem revelando a sua histria. Assim sendo, o ambiente urbano no apenas a imagem da cidade, ele a expresso das relaes socioculturais a presentes. A forma acelerada como vem se dando a urbanizao faz com que os aglomerados cresam de maneira desordenada e catica, com infraestrutura fsica, habitaes e servios altamente vulnerveis, avolumando ainda mais os problemas ambientais, sendo precisamente nestes locais onde maiores condies de risco existem para a populao. cada vez mais notrio um cenrio urbano crescentemente no s ameaado, mas diretamente afetado por riscos e problemas ambientais. Umas das categorias bsicas do ambientalismo o espao construdo socialmente derivando das inter-relaes entre a sociedade e a natureza. Assim, para entender a concretizao de formas e estruturas espaciais em um momento e lugar historicamente determinado, necessrio integrar a anlise social com a evoluo histrica dessa sociedade e seu territrio, suas caractersticas fisiogrficas e os fatores externos que tem influenciado tanto na sociedade como territrio. A noo de meio ambiente urbano remete a uma multiplicidade de fenmenos, percebidos como que gerados de problemas na cidade, como a qualidade da gua, o saneamento, as condies de habitao e de vida na cidade, entre outros. Sua deteriorao representa riscos nem sempre identificados que afetam direta e continuamente o cotidiano das famlias. Aqui enfocaremos as praias, rios e mangues como espao visivelmente modificados e deteriorados com a ao do homem. O que se tem observado nas praias de So Lus/MA um processo intenso de expanso urbana, iniciado a partir da dcada de 1970, nem sempre acompanhado por uma estruturao e planejamento do espao urbano, o que ocasionou inmeros problemas ambientais e principalmente no que concerne ao saneamento ambiental.

Soma-se a isto um cenrio local de grande procura turstica, sobretudo no perodo de frias e na estao seca (vero); de crescimento urbano, representado pela expanso imobiliria e populacional; de precariedade do planejamento urbano, no que tange principalmente ao saneamento bsico e da inaplicabilidade da Educao Ambiental no comportamento dos usurios das praias de So Luis. As praias tm sua importncia ligada primeiramente ao lazer, como forma de diverso, tanto para o banho quanto para prtica de inmeras atividades. Porm, toda essa recreao beira-mar faz com que a degradao desse ambiente costeiro se d de forma bem acentuada, afinal, a maioria dos municpios da zona costeira desprovida de sistemas adequados para coleta e disposio final dos efluentes lquidos produzidos pelas pessoas que ali se encontram. Consequentemente, o lanamento desses sedimentos se dar no mar, interferindo na balneabilidade destas praias. Possui tambm importante funo paisagstica, o que gera grande especulao imobiliria, pois a disputa por imveis de frente para o mar grande, apesar de terem um valor mais elevado. Portanto, do ponto de vista econmico, se faz necessrio que a praia se mantenha com suas caractersticas naturais. Em So Lus, as bacias hidrogrficas apresentam extensas reas de manguezais como as do Tibiri, Anil e Bacanga. No entanto, esse ecossistema vem sofrendo degradao como aponta o Imesc (2011, p. 48), a apropriao indevida dos manguezais causa a impermeabilizao e a compactao do solo, alm de promover o assoreamento com a retirada da vegetao, proporciona tambm, srios impactos e alteraes na dinmica da paisagem. Outro aspecto que gera srios impactos aos manguezais so as ocupaes em seu entorno, como observamos nos bairros do Sacavm, Barreto, Coroadinho e Vila Conceio da cidade de So Lus. Contudo, muitas famlias no tm onde morar e acabam optando pelas reas de mangues e sofrem com o seu desaparecimento, pois vivem base da extrao de caranguejos, ostras e sururus necessrios sua subsistncia e gerao de renda. A questo social se apresenta na sociedade de inmeras formas, as quais chamaram de expresses. Ela se caracteriza como fruto das contradies entre capital x trabalho e suas desigualdades so refraes desta questo. Por esse motivo, referindo-se ao meio ambiente podemos afirmar que sua relao com o homem marcada por inmeras contradies inerentes ao modo de produo capitalista, cujo propsito maior a extrao de lucro e da mais-valia. As

especulaes do capital trazem srios danos ao ambiente e, alm disso, as classes pauperizadas so as que mais sofrem com estes impactos. Assim, o Assistente Social como um profissional na luta pela garantia e efetivao de direitos sociais aos indivduos tem em seu fazer profissional um grande embate a ser travado, de modo que precisam mediar os interesses da classe subalterna com o Estado. Este profissional no deve ser somente um mero executor, deve tambm propor estratgias de ao para as questes que se apresentam no dia-a-dia, de modo a superar os desafios da lgica capitalista e das dificuldades na realizao de seu trabalho. A partir de anlises realizadas sobre a realidade ambiental da cidade de So Lus, observamos que esta tem sofrido com a degradao de seus ecossistemas a exemplo das praias, rios e mangues devido poluio, s construes civis que contribuem para o assoreamento dos rios e morte de peixes, a destruio da vegetao de manguezais, a falta de moradia que abrigue as inmeras famlias que se encontram em situao de pobreza, dentre outros aspectos. Constatamos na ida a campo, a aglomerao de lixos s margens de mangues, rios e praias da capital, o despejo de esgoto nestas pela falta de saneamento bsico na cidade, oriundos de prdios e residncias e tambm a deficiente proposta de educao ambiental para a populao. Ainda observamos que com o inchao populacional na cidade, h a m distribuio de seu espao fsico o que gera aglomerados de moradias precrias contribuindo para a situao de pobreza, a vulnerabilidade na sade, educao e assistncia social. O desequilbrio ambiental deve ser analisado a partir da reestruturao do espao urbano e tambm pelo desnivelamento (ou disparidade) nos padres sociais, em que uns tm acesso a determinados meios e modificam o ambiente a seu favor e outros ficam merc desse sistema excludente.

Camila Abreu Mendes, Cleidimar Coelho Nogueira, Francineide de Oliveira Fernandes, Laysa Cristina Coelho Costa, Lucilene da Silva, Maria Risalva Costa Sousa, Renata Wanessa.

Alunas do Curso do 4 perodo de Servio Social da Faculdade Atenas Maranhense

Das könnte Ihnen auch gefallen