Sie sind auf Seite 1von 3

ATENO! ESSAS RESPOSTAS NO SO DO GABARITO OFICIAL! SO DE UM ALUNO QUE RECEBEU CONCEITO 10,0 NESSA AD.

DINMICA DA TERRA Questo 1 - Resposta

on Hadeano compreende o perodo entre 4.6 e 3.9 bilhes de anos atrs.

on Arqueano compreende o perodo entre 3.9 e 2.5 bilhes de anos atrs.

on Proterozico Perodo entre 2.5 bilhes e 570 milhes de anos atrs.

on Fanerozico teve seu incio h 570 milhes de anos atrs e continua at o presente.

O on Fanerozico tem suas subdivises em eras que so: Paleozica com perodo chamado Cambriano que teve incio a 570 milhes de anos atrs; perodo Ordoviciano que teve incio a 510 milhes de anos atrs; perodo Siluriano que teve incio a 439 milhes de anos atrs; perodo Devoniano que teve incio a 408 milhes de anos atrs; perodo Carbonfero com incio a 362 milhes de anos atrs e perodo Permiano que teve incio a 290 milhes de anos atrs. A outra era foi: Era Mesozica com perodo chamado Trissico com incio a 248 milhes de anos atrs; depois perodo Jurssico com incio a 206 milhes de anos atrs; perodo Cretceo com incio a 144 milhes de anos atrs. A outra era foi Cenozica com perodo chamado de Tercirio com incio a 65 milhes de anos atrs (Paleoceno, Eoceno, Oligoceno, Mioceno e Plioceno); perodo Quaternrio com incio a 1.6 milhes de anos atrs ( Plestoceno e Holoceno). O on Hadeano corresponde a formao do planeta. No on Arqueano a atmosfera no tinha oxignio e tinha muito metano, amnio e outros gases txicos. O on Proterozico corresponde ao perodo em que se formaram continentes estveis, os organismos existentes eram algas e bactrias. No on Fanerozico, na era Paleozica dentro do perodo cambriano houve a exploso cambriana (diversificao das algas e dos invertebrados com

aparecimento dos primeiros animais dotados de esqueleto); no perodo Ordoviciano surgiu os vertebrados (continuidade da diversificao das algas e grande expanso dos invertebrados e dos peixes sem mandbula); no perodo Siluriano aparecimento das primeiras plantas vasculares em ambientes de terra firme e dos primeiros peixes dotados de mandbula; perodo Devoniano surgiram os anfbios; perodo Carbonfero diversificao dos anfbios, aparecimento dos rpteis, expanso dos insetos e de florestas de plantas semelhantes a pteridfitas, que deram origem aos depsitos de carvo mineral; perodo Permiano diversificao dos rpteis e declnio dos anfbios, aparecimento das plantas gimnospermas (conferas) e da maioria das ordens modernas de insetos.Na era Mesozoica, perodo trissico teve aparecimento dos dinossauros, dos mamferos e de plantas gimnospermas dos grupos das cicas e dos gincos; perodo jurssico foi o apogeu dos dinossauros, abundncia de plantas gimnospermas, aparecimentos das ancestrais das aves; e no perodo cretceo teve a extino dos dinossauros e de diversas espcies de animais e plantas , aparecimento dos mamferos placentrios e das plantas angiospermas; Na era Cenozica, perodo tercirio, poca paleoceno teve diversificao dos mamferos e das plantas angiospermas, aparecimento dos primeiros primatas ( prossmios), poca Eoceno aparecimento das ordens modernas de mamferos e expanso das aves, poca oligoceno aparecimento dos macacos antropides e de muitas famlias de plantas modernas , poca mioceno expanso dos campos e diminuio das flores, poca plioceno aparecimento dos homindeos e expanso dos mamferos de grande porte, j no perodo quaternrio poca pleistaceno foi o aparecimento da espcie humana moderna e extino de mamferos de grande porte, na poca holoceno disperso do homo sapiens moderno pelo planeta e aparecimento da civilizao humana, declnio das grandes florestas e considervel extino de espcies.

Questo 2 Resposta c

Aps um intervalo de tempo igual a uma meia-vida, 50% dos tomos do istopo pai se transformaram em tomos do istopo filho, aps um segundo intervalo de tempo correspondente a meia-vida, os 50% de tomo pai restante cai a metade novamente, restando ainda 25% de tomos do istopo pai (valor original), portanto, quando se passaram 5.730 anos esse istopo caiu 50%, depois se passaram mais 5.730 anos esse valor caiu a metade do valor que restara ficando apenas 25% do valor original (istopo pai). A cada 5 730 anos, aproximadamente, o teor de carbono-14 cai pela metade, assim: 100% -----------------50% ---------------- 25%.

Questo 3 Resposta

Foi utilizado os princpios da horizontalidade original e o princpio da superposio das camadas, os sedimentos so depositados em camadas horizontais e lentamente se transformam em rochas sedimentares. Se as rochas permanecem no perturbadas por processos tectnicos, as camadas continuam horizontais e sua idade relativa a mesma dos sedimentos originais: a mais antiga no fundo e a mais jovem no topo. Quando uma feio geolgica corta a outra, a feio cortada a mais antiga. Observando o bloco diagrama a camada de argilito na base do bloco mais antiga que o arenito grosso que est sobre ela, o arenito grosso mais antigo que o arenito fino e o arenito fino mais antigo que o argilito que est sobre ele. O basalto que est cortando essas camadas devido a uma falha geolgica mais recente que os outros estratos cortados por ele. Segue a sequencia em que o basalto mais antigo que o arenito grosso, o arenito grosso mais antigo que o siltito e o siltito mais antigo que o arenito fino. Atravs desses princpios, podemos determinar a idade relativa dos estratos, em uma sequencia qual o estrato mais jovem e qual o mais antigo, no podendo determinar a idade absoluta dos estratos.

Das könnte Ihnen auch gefallen