Sie sind auf Seite 1von 3

Exerccio de Produo Textual II Eixo Territrios Indgenas

Quando os portugueses atracaram no litoral do Novo Continente e, instantaneamente, se apropriaram das novas terras para sua Coroa, teve incio uma saga que segue viva de resistncia para os nativos que habitavam j este territrio. Os cerca de 80 a 100 milhes (segundo estimativas pouco precisas) de ndios que viviam no territrio brasileiro passaram a conviver, ento, com um genocdio que est intimamente relacionado com a desapropriao de seus territrios. De forma que hoje restam, em estimativas tambm nada precisas, cerca de 300 mil ndios no Pas em terras que correspondem a 11,8% do territrio nacional, sendo que 98,7% destes espaos esto na Amaznia legal (Arruda, 2001). O trajeto longo que as etnias dominadas pelos europeus percorreram at o mnimo reconhecimento de suas terras atinge quase cinco sculos, pois, de forma consistente, somente com a Constituio de 1988 houve garantias slidas de seus direitos inalienveis, como a linguagem, modo de vida e territrio. Ainda assim, devido ao contexto poltico de regulamentao das leis no Congresso, ao descumprimento das leis existentes e a uma difcil compreenso social da cultura indgena, os problemas dos ndios seguem grandes quanto ao seu espao. Como aponta Rinaldo (2001), de uma concepo de sua cultura como pag, passou-se, ao sabor das modas intelectuais do ocidente, no mximo a se considerar os ndios como inferiores, primitivos ou selvagens. Isto quando isolados, mantendo o esteretipo ocidental do indgena. Quando mais integrados com a sociedade circundante, com o homem branco, entretanto, a situao no melhora, pois da passam a ser considerados no ndios e, assim, no mais merecedores de seus direitos fundamentais os quais tm um captulo reservado em nossa Constituio vigente. Constituio que garante aos indgenas as terras tradicionalmente ocupadas, isto , aquelas por eles habitadas em carter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindveis preservao dos recursos

ambientais necessrios ao seu bem-estar e as necessrias a sua preservao fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies. A questo que se pe ento, aos juristas, mas mais especificamente aos produtores de laudos sobre o assunto, que espaos exatamente correspondem a estes ditames, uma vez que a relao dos ndios com o meio ambiente se d por interao completamente diversa da capitalista-ocidental. Para compreender esta relao recorremos Gallois (2004), que explicita a diferena entre terra, tal qual concebida pelo ocidental, enquanto posse, e a territorialidade concernente ao indgena, isto , aquilo que ele concebe como continuidade de si e s pode ser mensurado atravs de uma anlise cosmolgica, hermenutica. O mesmo autor nos subsidia do exemplo da etnia Zo e de seu conceito de -koha: territrio. A expresso no encontra traduo literal na linguagem ocidental, pois equivale mais a modo de vida, bem viver ou qualidade de vida, o que abarca condies ambientais, ecolgicas e materiais do local alm de ser usado, ainda, para descrever a organizao social no espao.
Territrio no algo externo a ser possudo: expresso de sua localizao relacional na teia geral das formas de vida. Poderamos dizer que, de modo geral, as sociedades indgenas no concebem a posse da terra, mas se reconhecem como uma das expresses das formas de vida que a compem, cujo conjunto, em contraposio, nossa sociedade chama de natureza, opondo a um outro gnero a humanidade que dele se destaca, objetivando-o. (Arruda, 2001, pg 114).

Cabe apontar, em se tratando de legislao, que no so recentes somente as conquistas dos ndios no quesito terra, ou territrio, mas tambm aquelas relativas linguagem, atravs da atual Constituio brasileira que garante direito como aprendizado na lngua nativa. Entretanto, na prtica, para variar, se d o mesmo problema de imposio ocidental verificado no caso das terras, em que h mais boa vontade em se falar alemo com um estrangeiro que tentar compreender a expresso verbal de um ndio. O que se passa que linguagem, pensamento e resistncia tm ntima relao, tornando tal quesito

to importante, como nos mostra o exemplo anterior, de Rinaldo, mas tambm em Carneiro da Cunha (1986), ao lembrar que o compartilhamento destes cdigos serve fundamentalmente como demarcao de diferena entre o eu e o outro, isto , como funo de contraste, de formalizao da diferena e constituio da identidade o que fica evidente em grupos separatistas, como no caso do bascos. De forma mais ampla, pode-se compreender a situao calamitosa vivida pelos ndios no Pas atravs do racismo imperante desde a chegada dos mesmos europeus nestas terras. Estes homens transplantaram, o quanto puderam, para o Brasil, a estrutura hierarquizada e centralista que operava em Portugal. Aqui, trocaram a categorizao social que vigorava internamente em Portugal, com uma burguesia refm da Coroa, em ltima instncia, mas ainda assim superior aos mouros e judeus (estrangeiros), por uma estratificao social triangular, racista, etnicista, em que negros e ndios acabaram por ser mitificados como melanclicos e preguiosos, respectivamente, dentro de um novo sistema de valores. Transplante que acabou, ideologizado, por criar a fbula das trs raas (Da Matta, 1984). A estaria, para o autor acima citado, a formatao do racismo brasileira, que podemos substituir, popularmente, pelo termo racismo velado, isto , a convivncia plena, na casa grande ou nas metrpoles, entre todas as miscigenaes possveis, mas com uma manuteno hierrquica infalvel. Cordialidade extrema que carrega consigo um forte determinismo que, para Da Matta, estaria presente inclusive na formatao da prpria antropologia, como campo, brasileira, afinal de contas, sempre menor do que supomos a famosa distncia que deve separar as teorias eruditas (ou cientficas) da ideologia e valores difundidos pelo corpo social (idem). Apontamentos que certamente nos servem para atentar para a prtica j referida anteriormente no texto, do antroplogo, no que concerne ao indianismo, mas tambm outra ponta do tringulo, no menos refm deste sistema de valores brasileiro, que so os negros e sua cultura quilombola.

Das könnte Ihnen auch gefallen