Sie sind auf Seite 1von 65

36Hs

A atividade de material existe desde a mais remota poca, atravs das trocas de caas e de utenslios at chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revoluo Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias algo to antigo quanto existncia do ser humano. A Revoluo Industrial, meados dos sc. XVIII e XIX acirraram a concorrncia de mercado e sofisticou as operaes de comercializao dos produtos, fazendo com que compras e estoques ganhassem maior importncia . Um dos fatos mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foi, sem dvida, as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como, principalmente, o empreendimento de Napoleo Bonaparte.

A Administrao de Materiais definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou no, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessrios ao desempenho normal das respectivas atribuies. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos rgos requisitantes, at as operaes gerais de controle de estoques etc.

Controle de Estoque Classificao de Material Aquisio / Compra de Material Armazenagem / Almoxarifado Movimentao de Material Inspeo de Recebimento Cadastro

Inspeo de Suprimentos Padronizao e Normalizao Transporte de Material

a) suprir, atravs de Compras, a empresa, de todos os materiais necessrios ao seu funcionamento; b) avaliar outras empresas como possveis fornecedores; c) supervisionar os almoxarifados da empresa; d) controlar os estoques; e) aplicar um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando Estoques Mnimos, Lotes Econmicos e outros ndices necessrios ao gerenciamento dos estoques, segundo critrios aprovados pela direo da empresa; f) manter contato com as Gerncias de Produo, Controle de Qualidade, Engenharia de Produto, Financeira etc. g) estabelecer sistema de estocagem adequado; h) coordenar os inventrios rotativos.

Preo Baixo Alto Giro de Estoques Baixo Custo de Aquisio e Posse Continuidade de Fornecimento Consistncia de Qualidade Despesas com Pessoal Relaes Favorveis com Fornecedores Aperfeioamento de Pessoal Bons Registros

Artigo ou Item Unidade Pontos de Estocagem Estoque Estoque Ativo ou Normal Estoque Morto ou Inativo Estoque Mnimo Estoque Mximo Prazo de Entrega

ATIVIDADES DA LOGSTICA E MATERIAIS


compras programao de entrega para fbrica Transportes controle de estoque de matrias-primas controle de estoque de componentes armazenagem de matrias-primas armazenagem de componentes previso de necessidades de materiais controle de estoque nos centros de distribuio processamento de pedido de clientes administrao dos centros de distribuio planejamento dos centros de distribuio planejamento de atendimento a clientes

1. rpido crescimento dos custos, particularmente dos relativos aos servios de transporte e armazenagem; 2. desenvolvimento de tcnicas matemticas e do equipamento de computao capazes de tratar eficientemente a massa de dados normalmente necessria para a anlise de um problema logstico; 3. complexidade crescente da administrao de materiais e da distribuio fsica, tornando necessrios sistemas mais complexos; 4. disponibilidade de maior gama de servios logsticos; 5. mudanas de mercado e de canais de distribuio, especialmente para bens de consumo; 6. tendncia de os varejistas e atacadistas transferirem as responsabilidades de administrao dos estoques para os fabricantes.

os fornecedores o produtor o revendedor e o consumidor o setor de compras o setor de fabricao a eficincia do transporte os vendedores

Estante n

Seo

Descrio do Material EletrodutosG alvanizados Galvanizada s Chapa Preta Inoxidvel Em U Em H Em T Redondo Quadrado Chato (retangular)

Cdigo

Unidade Padro pea (6m) m2

Obs.

1 2

Tubos Chapas

1010 1020 2010 2020 2030 3010 3020 3030 4010 4020 4030

manter em local plano

Vigas

Kg.

Tarugo

(m)

01 - Tinta

02 - Mvel

03 - Ferro

04 - Mquina Eltrica
04.01 - Gerador

01.01 - Verniz

02.01 - Armrio

03.01 Redondo

01.02 - Esmalte

02.02 - Arquivo

03.02 - Chato

04.02 - Turbina

01.03 Solvente

02.03 - Mesa

03.03 Sextavado

04.03 - Motor

Diretamente:
. . . . . . . . . . . .

Indiretamente:

G Compras G. Almoxarifado G.P.C.P. G.M.T. direto G. Expedio G. Export./Importao G. Controle Q. G. Garantia Q. G. Engenharia G. Produo G. O&M. etc (escritrios)

A arte de comprar est se tornando cada vez mais uma profisso e cada vez menos um jogo de sorte. Henry Ford A funo de comprar implica na aquisio de materiais na qualidade certa, na poca certa, ao preo certo, na quantidade certa e da fonte certa.

CODIFICAO DE MATERIAL
11 12 12.11 12.11.01 12.11.02 12.11.02.01 Disponvel Realizvel a curto prazo Almoxarifado Matria-prima Material de escritrio ................. (aglutinante) Rguas ........................... (individualizador) Rgua de plstico milimetrada de 30 cm. Rgua de madeira milimetrada de 50 cm. Rgua de ao milimetrada de 15 cm.

12.11.02.01.01
12.11.02.01.02 12.11.02.01.03

Descreva um fluxo de materiais de um indstria que se inicia no fornecedor e vai at o consumidor final Qual a importncia do Estudo da Administrao de Materiais nos custos de uma empresa? Por que se diz que a Administrao de Materiais e a Logstica foram vitais nas duas grandes guerras? Em que contriburam? Como que o se pode minimizar ou reduzir os conflitos de interesse entre as diversas camadas do fluxo de materiais (fornecedores / empresa / clientes / consumidor)? Elabore uma classificao de 3 nveis e 10 materiais no tipo decimal e classificao por material

ALMOXARIFADO X EMPRESA RGO DE PRESTAO DE SERVIO

Descartes PESSOAL FUNES LAY-OUT

DIMENSIONAMENTO DO ESPAO Planejamento do Espao e Lay-out de Armazenagem ESPAAMENTO ENTRE AS COLUNAS CORREDORES

a) antes de abrirmos os volumes, devemos verificar se as indicaes contidas nas notas de entrega: endereo, nmeros, marca, etc., constante dos volumes, conferem devidamente; b) conferncia quanto a quantidade, quebras e faltas; c) conferncia quanto ao peso, certo ou errado; d) conferncia do peso cobrado no frete com o peso do nosso material inspecionado pelo Controle de Qualidade de Recebimento - C.Q.R.

Caso o material tenha que ser devolvido no ato do recebimento, o recebedor escrever no verso da nota fiscal em todas as vias, o motivo da devoluo, datar e assinar. Procedendo assim no ser necessrio a emisso de uma nota fiscal.

Estgio do Caderno Estgio do Assistente ou Encarregado Estgio da Seo de Programao Estgio do Planejamento e Controle da Produo (PCP)

O Planejamento e o Controle TIPOS DE PRODUO CONTROLE DE ESTOQUE DENTRO DO P.C.P.


CONTROLE DE QUALIDADE X

FUNO SOB O PONTO DE VISTA DE AO DO P.C.P.


RELACIONAMENTO COM OS OUTROS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA

P.C.P.

Uma empresa de Produo de Impressoras contratou um profissional de Logstica para estudar seu fluxo de materiais e propor melhorias de performance e custos. PARMETROS BSICOS - Produo passa de 48.000 unidades/ano para 160.000 unidades/ano em 6 anos - Necessria extrema Flexibilidade (ciclos de vida curtos = modelos alterados freqentemente) - Desbalanceamento de capacidades e diversos gargalos, com excesso de horas extras - Problemas srios com material faltante (problemas com PCM, importao, qualidade, atrasos) - Elevado ndice de retrabalho e de desperdcios; defeitos percebidos s no final do processo - Administrao da Produo de forma "tradicional" (MRP), com grandes lotes de produo, excesso de inventrio (buffers em todas as etapas do processo), movimentao intensa de material, elevados lead times e falta de visibilidade do processo. FLUXO PRODUTIVO:

Aps uma anlise da empresa, o profissional chegou s seguintes concluses: SOLUES A SEREM ADOTADAS - Reviso de polticas e estratgias, visando a integrao dos sistemas de Produo e Vendas - Realizao de Plano com fixao de metas e cronograma de implantao de cada fase, incluindo mudanas fsicas da Unidade, treinamento de pessoal, estabelecimento de parcerias com fornecedores, targets de produtividade, etc - Reprojeto das linhas de produo e do layout da Unidade - Introduo de novas prticas de Gesto da Produo, objetivando fluxo unitrio dos produtos com reduo dramtica do inventrio em processo, dos lead times de produo e dos problemas com qualidade OBS.: para a 1 fase, de implantao imediata, estavam previstos pequenos buffers de material entre os setores (Almoxarifado, Sub-montagens e Montagens), para evitar excesso de paralisaes no perodo de aprendizagem. Os setores de Usinagem e Pintura (que contavam com uma parte considervel de atividades executadas por terceiros) seriam integrados ao processo de produo na fase 3, por dependerem do desenvolvimento de parcerias adequadas com os fornecedores.

Voc concorda com as mudanas sugeridas pelo profissional? Por qu? Quais melhorias voc sugeriria no novo padro proposto? Com essas mudanas os objetivos seriam atendidos? Por qu? Sugira um novo Layout para essa Produo

A gesto de estoque , basicamente, o ato de gerir recursos ociosos possuidores de valor econmico e destinado ao suprimento das necessidades futuras de material , numa organizao. Os investimentos no so dirigidos por uma organizao somente para aplicaes diretas que produzam lucros, tais como os investimentos em mquinas e em equipamentos destinados ao aumento da produo e, conseqentemente, das vendas.

Estoque a composio de materiais materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados - que no utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em funo de futuras necessidades. Assim, o estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produo de seus produtos/servios.

a) Garantir o abastecimento de materiais empresa, neutralizando os efeitos de:

- demora ou atraso no fornecimento de materiais; - sazonalidade no suprimento; - riscos de dificuldade no fornecimento.

b) Proporcionar economias de escala:

- atravs da compra ou produo em lotes econmicos; - pela flexibilidade do processo produtivo; - pela rapidez e eficincia no atendimento s necessidades.

Estoques de Matrias-Primas (MPs) Estoques de Materiais em Processamento ou em Vias Estoques de Materiais Semi-acabados Estoques de Materiais Acabados ou Componentes Estoques de Produtos Acabados (Pas)

O objetivo bsico do controle de estoques evitar a falta de material sem que esta diligncia resulte em estoque excessivos s reais necessidades da empresa.

determinar "o que" deve permanecer em estoque. Nmero de itens; determinar "quando" se devem reabastecer os estoques. Periodicidade; determinar "quanto" de estoque ser necessrio para um perodo predeterminado; quantidade de compra; acionar o Depto de Compras para executar aquisio de estoque; receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; controlar os estoques em termos de quantidade e valor, e fornecer informaes sobre a posio do estoque; manter inventrios peridicos para avaliao das quantidades e estados dos materiais estocados; identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

Sistema de Sistema de Sistema de Sistema de

Duas Gavetas Estoque Mnimo Renovao Peridica Estocagem para um Fim Especfico

- Relacionar os itens analisados no perodo que estiver sendo analisado; - Nmero ou referencia do produto; - Nome do produto; - Preos unitrio atualizado; - Valor total do consumo; - Arrume os itens em ordem decrescente de valor; - Some o total do faturamento; - Defina os itens da classe "A" = 80% do faturamento; - Fat. Classe "A" = Fat. Total x 80/100 - Defina os itens da classe "B" = 15% do faturamento; - Defina os itens da classe "C" = 5% do faturamento; - Aps conhecidos esses valores define-se os itens de cada classe.

B x N = custo total de pedidos (CTA) O total das despesas que compe o CTA : a) Mo-de-obra - para emisso e processamento; b) Material- utilizado na confeco do pedido (papel, etc); c) Custos indiretos - despesas ligadas indiretamente com o pedido( telefone, luz, etc). Aps apurao anual destas empresas teremos o custo total anual dos pedidos. Para calcular o custo unitrio s dividir o CTA pelo nmero total anual de pedidos. B = CTA / N = Custo unitrio do pedido

- Mtodo para clculo do custo do pedido: 1) Mo de obra : Salrios e encargos + honorrios do pessoal envolvido, anual; 2) Material: Papel, caneta, envelope, material de informtica, etc, anual; 3) Custos indiretos: Telefone, luz, correios, reproduo, viagens, custo de rea ocupada, servidor de Internet, etc, anual.

Custo de armazenagem = Q/2 x T x P x I


Onde: Q = Quantidade de material em estoque no tempo considerado P = Preo unitrio do material I = Taxa de armazenamento, expressa geralmente em termos de porcentagem do custo unitrio. T = Tempo considerado de armazenagem

1) Um empresa pretender criar a curva ABC para seus itens, para isso contratou um especialista em Logstica para analisar sua movimentao e determinar a curva ABC. A Empresa determinou que: Produtos Tipo A: At 70% do Faturamento Produtos Tipo B: At 90% do Faturamento Produtos Tipo C: 10% do Faturamento. Para que se possa gerar corretamente a curva passou tambm os dados abaixo:

a) Monte a Curva b) Classifique os Itens de acordo com a Curva ABC c) Defina os % de consumo para cada Classe

Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ABC 10

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

Unit 1,00 1,50 1,00 9,50 9,00 1,00 6,00 12,00 25,00 2,00

Consumo 5000 9500 8000 3000 3000 8000 2500 2000 2000 6000

2) Uma Empresa precisa determinar seus nveis de Estoque de um determinado item com base nos dados abaixo:

Consumo Mdio mensal: Tempo para Reposio: Estoque de Segurana: Lote de Compra: Dias teis:

1500 20 200 1500 20

unidade dias unidade unidade dias

Determine: a) Estoque Mnimo b) Estoque Mximo c) Ponto de Pedido d) Grfico do Estoque

Procura Distribuio Fsica Gesto de material Sistemas na movimentao de material

Planejamento e oramento
Aplicao do oramento Identificao do projeto Avaliao

Benefcios

Movimentao de material e a segurana

Unidade Granel

CSP = EI + (C CA) + MO + GGF EF CSP = Custo Simplificado dos Produtos


EI = Total dos Estoques Iniciais C = Total das Compras CA = Compras Anuladas MO = Total da Mo-de-Obra (direta e indireta) GGF= Gastos Gerais de Fabricao ( demais gastos: aluguis, depreciao, seguros, gua, manuteno, energia eltrica, etc.) EF = Total dos estoques finais

Estoque Inicial
Matrias Primas Materiais Secundrios Materiais de Embalagem Produtos em Elaborao Total 50.000 20.000 10.000 15.000 95.000

Compras

Matrias Primas Materiais Secundrios Materiais de Embalagem Total

600.000 250.000 100.000 950.000

Estoque Final
Matrias Primas Materiais Secundrios Materiais de Embalagem Produtos em Elaborao Total 150.000 60.000 30.000 45.000 285.000

Aplicando a frmula prpria, veja como fcil apurar o Custo Simplificado de Produo: CSP = 95.000 + ( 950.000 0 ) + 337.000 + 85.000 285.000 = 1.182.000

Obs: Lembre-se de que para calcular o CPV (Custo dos Produtos Vendidos) a frmula simplificada a seguinte: CPV = EI + Compras EF Onde EI e EF correspondem aos estoques iniciais e finais de Produtos Acabados.

Uma indstria de produtos alimentcios, em 31 de dezembro de x4, apresenta a seguinte situao em relao gesto industrial do ano: Pede-se: Calcule o Custo de Produo do Perodo (simplificado).
Estoque inicial de MP Compras de MP Mo-de-Obra do pessoal da produo Mo-de-obra dos dirigentes (aplicada na produo) 10.000 40.000 60.000 15.000

Gastos gerais de fabricao


Estoque final de MP Estoque final de Produtos acabados

32.000
18.000 28.000

O estoque um item que deve ser bem administrado dentro de uma organizao e quando no administrado adequadamente pode trazer srios danos s finanas da empresa, pondo em risco a sade financeira da mesma. O estoque de uma empresa pode ser monitorado atravs do Controle Permanente ou do Controle Peridico. O Controle Permanente, como o prprio nome diz, monitora o estoque permanentemente.

INVENTRIO PERMANENTE PEPS Estoque Final maior CMV menor Lucro Bruto maior Lucro Bruto menor Lucro Bruto mdio

UEPS

Estoque Final menor Estoque Final mdio

CMV maior CMV mdio

PMP

Preo Especfico Primeiro que Entra, Primeiro que Sai PEPS ltimo que Entra, Primeiro que Sai UEPS Custo Mdio

Apurar PEPS / UEPS e Custo Mdio e CMV das movimentaes abaixo:


Tipo Inicial Compra Compra Venda Venda Compra Venda Data 1/jan 5/jan 10/jan 20/jan 22/jan 25/jan 30/jan Qtde 100 200 150 200 100 100 200 Vl Unit 15 10 12 18 18 13 18

NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUO CUSTO BASEADO EM ATIVIDADE JIT - Just-in-Time TQC - Controle de Qualidade Total CNC - Comando Numrico Computadorizado FMS - Sistema de Fabricao Flexvel MRP - Planejamento das Necessidades de Materiais TOC/OPT - Teoria das Restries/Tecnologia da Produo Otimizada

Um empresa pretende padronizar seus procedimentos de compras, para isso necessita de se faa uma anlise da movimentao de um de seus materiais para definir quais padres ir seguir, principalmente se ir trabalhar com PEPS, UEPS ou Custo Mdio. Determine: Estoque Mnimo Estoque Mximo Ponto para Pedido Grfico de Movimentao dos Materiais Calculo de Movimentao em PEPS, UEPS e Custo Mdicom com Lucro Liquido.

Evento Inicial Compra Venda Compra Venda Venda

Data 1/jun 2/jun 3/jun 6/jun 8/jun 10/jun

Qtde 1500 2000 2000 3000 1000 1000

Vl Unit R$ 10,00 R$ 15,00 R$ 20,00 R$ 14,00 R$ 20,00 R$ 25,00

Venda
Compra Venda Venda Venda Compra Venda Compra Venda Venda Venda Consumo Mdio mensal: Tempo para Reposio: Estoque de Segurana: Lote Mdio de Compra: Dias teis:

15/jun
16/jun 17/jun 18/jun 20/jun 22/jun 23/jun 25/jun 25/jun 26/jun 30/jun ? 2 2000 ? ?

1000
4000 1500 500 2000 3000 3000 4000 1500 2000 500

R$ 25,00
R$ 15,00 R$ 25,00 R$ 25,00 R$ 25,00 R$ 18,00 R$ 25,00 R$ 15,00 R$ 25,00 R$ 25,00 R$ 25,00 ICMS 18%

dias

Das könnte Ihnen auch gefallen