Sie sind auf Seite 1von 3

FUNDAMENTOS DO AMOR 1 Joo 4:7-21 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele

que ama nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que no ama no conhece a Deus, pois Deus amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em ns: em haver Deus enviado o seu Filho unignito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos ns tambm amar uns aos outros. 12 Ningum jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em ns, e o seu amor , em ns, aperfeioado. 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em ns: em que nos deu do seu Esprito. 14 E ns temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Aquele que confessar que Jesus o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. 16 E ns conhecemos e cremos no amor que Deus tem por ns. Deus amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 17 Nisto em ns aperfeioado o amor, para que, no Dia do Juzo, mantenhamos confiana; pois, segundo ele , tambm ns somos neste mundo. 18 No amor no existe medo; antes, o perfeito amor lana fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme no aperfeioado no amor. 19 Ns amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se algum disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmo, mentiroso; pois aquele que no ama a seu irmo, a quem v, no pode amar a Deus, a quem no v. 21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame tambm a seu irmo. Joo retoma o tema do amor, relembrando algumas bases sobre o amor que nos une uns aos outros e a Deus: 1. AMAMOS UNS AOS OUTROS COMO RESULTADO DO AMOR DIVINO A amor entre irmos na comunidade diferente do amor que o mundo afirma: 1. Por tem por iniciativa o amor de Deus 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em ns: em haver Deus enviado o seu Filho unignito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos ns tambm amar uns aos outros. Isto impensvel dentro do sistema das religies do mundo, onde o homem tem que se sacrificar para obter algum favor. Deus vem em direo ao homem!

Romanos 5:8 8 Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. Anteriormente Joo j havia abordado este tpico: 1 Joo 3:16 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por ns; e devemos dar nossa vida pelos irmos. Essa a medida com que devemos amar uns aos outros. 2. Tem a experincia da salvao por base do amor INTERPESSOAL Por isto algo que vivenciado por pessoas que foram salvas: 1 Joo 4:14 14 E ns temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Lembra-se do incio da carta? 1 Joo 1:2 2 (e a vida se manifestou, e ns a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), Por meio de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, recebemos a salvao. Jesus Cristo veio para essa obra salvfica e no apenas para dar exemplo de altrusmo e bondade para com o prximo. por causa da salvao que podemos nos libertar do medo poderia nos tomar frente a Deus: 1 Joo 4:17-18 17 Nisto em ns aperfeioado o amor, para que, no Dia do Juzo, mantenhamos confiana; pois, segundo ele , tambm ns somos neste mundo. 18 No amor no existe medo; antes, o perfeito amor lana fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme no aperfeioado no amor. POR ISTO O AMOR NA COMUNIDADE DOS SANTOS COMPLETAMENTE DIFERENTE DO AMOR QUE O MUNDO PREGA: - Como se dentro de cada homem houvesse uma bondade intrnseca pelo prximo. EX: Msica do Michael Jackson (S o amor)

Novamente, uma repetio: 1 Joo 3:19 19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqilizaremos o nosso corao; Joo est afirmando que o amor da comunidade dos crentes nasce do conhecimento que temos do amor de Deus, tanto interno quanto pelo testemunho das Escrituras! 3. Tem o amor interpessoal como o resultado da salvao 1 Joo 4:19-21 19 Ns amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se algum disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmo, mentiroso; pois aquele que no ama a seu irmo, a quem v, no pode amar a Deus, a quem no v. 21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame tambm a seu irmo. CONVERSE COM SEU IRMO AO LADO SOBRE: 1. QUE AES PODERIAM DEMONSTRAR DIO NA IGREJA DO SENHOR? 2. QUE AES PODERIAM DEMONSTRAR AMOR NA IGREJA? Concluso Por isto to importante reafirmar a salvao por meio de Cristo. Ela define no apenas o que somos, mas o que fazemos diante de Deus.

Das könnte Ihnen auch gefallen