Sie sind auf Seite 1von 4

Como fazer sua horta caseira de maneira simples e prtica

1.

Escolha da rea Escolha locais iluminados, que peguem pelo menos o sol da manh. (Locais escuros e mal iluminados, a planta no realiza a fotossntese e no cresce adequadamente); Prximo a fonte de gua; Distante 15 metros de fossas. (no caso de fossas revestidas com beto, a distncia poder ser menor); Protegido contra ventos fortes. Vasos Fazer pequenos furos no fundo do vaso para facilitar a drenagem do excesso de gua; Cobrir o fundo do vaso com uma camada de 5 cm de brita ou burgau de construo; Colocar a terra;

2.

Incorporar o material orgnico (restos vegetais como: capim triturado, restos de folhas secas, restos de culturas: milho, feijo, amendoim, etc); Nivelar a terra; Cobrir com capim seco; Molhar diariamente para manter a umidade durante 15 dias;

Terra pronta para ser semeada;

Obs: prefira vasos grandes e com profundidade de pelo menos 40 cm, pois permite plantar uma maior diversidade de culturas. 3. Construo da Horta Limpe o terreno (retire restos de construo, garrafas, latas, lixo, sacolas, etc); Separem para ser incorporada a terra, restos de cultura como: milho, feijo e at mesmo restos de capim; Mexa ou revolva a terra para deix-la bem fofa; Mea os canteiros com a fita mtrica (1 metro de largura e x de comprimento); Coloque as estacas e o fio de nylon ao redor dos canteiros, com objectivo de demarc-lo; Levante os canteiros;

Coloque restos vegetais (restos de folhas, capim, palha do milho, restos de folhas de feijo, amendoim, etc; Revolva a terra; Nivele o terreno; Regue o canteiro; Cubra-o com cobertura morta (capim seco); Regue diariamente o seu canteiro at o 15 dia, perodo em que dever estar concluda a decomposio da matria orgnica; Aps 15 dias, se a terra estiver com cheiro agradvel, pode seme-la.

pneu velho

canteiro de tijolos

garrafa pet

Figura 1. Soluo para pequenos espaos

3. Como plantar e transplantar Algumas hortalias so plantadas diretamente nos canteiros, entretanto, existem outras cujas sementes devem ser plantadas em sementeiras (viveiros), para depois serem transplantadas para o canteiro definitivo. O plantio em viveiros oferece maior proteo e melhores condies para a germinao da semente, bem como o desenvolvimento das mudas. a. Plantio direto Aps o perodo de preparo da terra, retire o capim seco e revolva a terra novamente; Consulte a tabela com as indicaes do compasso (espao entre as plantas); Abra linhas de plantio e semeie a cultura desejada, respeitando-se o compasso; Cubra com uma fina camada de capim seco, principalmente nos intervalos entre as linhas; Se aps a germinao, as mudas estiverem muito juntas, arranque algumas, tomando-se o cuidado para no danificar as razes da planta que ir permanecer.

b. Produzindo mudas O viveiro de mudas pode ser feito em um pequeno canteiro, em bandejas de esferovite, caixote de madeira e copos descartveis ou de jornal; Consulte a tabela no final desta cartilha para verificar quais culturas necessitam fazer mudas; A terra pode ser preparada da mesma forma indicada para o plantio direto;

Abra pequenas linhas de plantio e semeie as sementes em uma profundidade de 3 vezes o seu tamanho. Coloque 2 a 3 sementes em cada espao da bandeja e/ou copo para garantir a germinao; No caso de canteiros ou caixotes, colocar 2 a 3 sementes e deixar espao de 3 dedos entre as plantas e 4 dedos entre as linhas de plantio, fechando as linhas em seguida; Cubra com uma fina camada de capim seco; Quando as mudas estiverem com 3 a 4 folhas definitivas, pode ser transplantado para o local definitivo.

Copinhos de Jornal

Bandejas de esferovite e/ou plstico

Caixote de madeira

Tubos de PVC

Figura 2. Produo de mudas (Copinhos de jornal, bandejas de esferovite, caixote de madeira e tubos de PVC)

a. Transplantio Quando as mudas atingirem 10 cm de altura ou apresentarem 3 a 4 folhas definitivas estaro prontas para o transplantio; Retire-as com auxlio da p de transplante, tomando-se o cuidado para no danificar as razes e perder a terra; Plante a muda nivelando-a com a terra do seu vaso/canteiro, preenchendo os espaos vazios com terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolses de ar. Aps o transplantio, cobrir com cobertura morta (capim seco) para proteger as plantas contra a radiao intensa e para manter a umidade da terra por mais tempo.

Figura 3. Fases do transplantio 3. Escolha o que plantar Para a escolha da cultura, temos que levar em considerao a sua melhor poca de plantio, pois cada cultura se adapta a determinada condio (frio, calor, solos arenosos, argilosos, etc). Verifique as condies locais e com auxilio do tcnico, escolha a cultura que dever ser plantada.

4. Manuteno das hortas Procure manter o vaso levemente hmido, sem nunca encharcar, j que isso poderia matar a planta e causar doenas. Procure regar nos horrios mais frescos do dia. A gua menos evaporada nesses perodos, sendo aproveitada melhor pelas plantas, e estocando melhor a gua na terra. No jogue jatos fortes de gua na terra nem na planta. Regule a fora da gua utilizando o dedo, pulverizando-a sobre as plantas e solo. Quando um jato de gua jogado diretamente na terra, a terra se endurece na superfcie ao secar, impedindo a penetrao de gua no solo. O jato forte nas plantas causa quebra de folhas, e danifica as plantas. Faa adubao em cobertura, ou seja, coloque novamente materiais orgnicos ou bokashi ao redor da planta para auxiliar o seu desenvolvimento. Nunca aplique bokashi sobre as folhas, pois pode queim-las; Procure sempre colocar bons sentimentos em todas as etapas do desenvolvimento da planta; Ao presenciar um incio de ataque de insetos, procure agradecer e consulte um tcnico para saber a melhor medida a ser tomada para impedir a proliferao do mesmo; Plantio de cenoura: quando as plantas estiverem com cerca de 5 cm de altura, faz-se o desbastamento (operao agrcola que consiste em arrancar, aps a semeadura, as plantas em excesso, deixando as distncias convenientes as que devem permanecer); Tomate/Feijo verde: deve-se fazer o tutoramento (uso de varas para amparar e dar sustentao a arbustos, trepadeiras ou rvores flexveis). No caso especial do tomate, fazer quando realmente for necessrio; Observe atentamente todas as necessidades da sua planta.

Das könnte Ihnen auch gefallen