Sie sind auf Seite 1von 4

Resumo DUPLICATA MERCANTIL OU DE PRESTAO DE SERVIOS Direito Empresarial III Unisantos Reviso 2010 Prof.

f. Clio Antonio Rocco Vieira A fatura a nota que o vendedor d ao comprador, descrevendo a mercadoria vendida, com a discriminao da quantidade e/ou marca e qualidade, apontando o respectivo preo. Discriminar a fatura as mercadorias vendidas, ou, quando convier ao vendedor, indicar somente os nmeros e valores das notas parciais expedidas por ocasio das vendas, despachos ou entrega das mercadorias. A origem da Duplicata. um ttulo genuinamente brasileiro e que teve sua origem no Art. 219 do Cdigo Comercial revogado. O conceito de Duplicata comercial um ttulo formal, assim considerado por fora de lei, que consiste em um saque baseado em crdito concedido pelo vendedor ao comprador, baseado em contrato de compra e venda mercantil ou de prestao de servios celebrado entre ambos, cuja circulao possvel mediante endosso. A figuras intervenientes da duplicata. Intervm na duplicata o vendedor e o comprador, ou a empresa prestadora de servios e o que se utiliza desses servios (tomador). A condio exigida para quem expede fatura ou duplicata. A exigncia que o emitente h de ser sempre comerciante (empresrio). Podem eventualmente intervir na duplicata o endossante e o avalista.

A remessa de duplicata (cartular) Deve ser feita diretamente pelo vendedor ou por seus representantes ao comprador. Assim essa remessa pode ser feita por intermdio de instituies financeiras, procuradores ou correspondentes que se incumbam de apresent-la ao comprador na praa ou no lugar de seu estabelecimento, podendo os intermedirios devolv-la, depois de assinada, ou conserv-la em seu poder at o momento do resgate, segundo as instrues de quem lhes cometeu o encargo. O prazo para remessa da duplicata Trinta dias, contados da data de sua emisso. O prazo para apresentao do ttulo ao comprador No caso de remessa feita por intermdio de representantes, instituies financeiras, procuradores ou correspondentes devero apresent-lo dentro de dez dias, contados da data de seu recebimento na praa de pagamento. O prazo para devoluo da duplicata, quando no for vista O prazo de dez dias, contados da data de sua apresentao, devidamente assinada ou acompanhada de declarao, por escrito, contendo as razes da falta de aceite. O comprador pode deixar de aceitar a duplicata nos seguintes casos. 1. Avaria ou no recebimento das mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por sua conta ou risco; 2. Vcios, defeitos e diferenas na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; 3.Divergncias nos prazos ou nos preos ajustados.

permitido ao sacado (comprador) reter a Duplicata at a data do vencimento, desde que haja concordncia expressa do sacador e da instituio financeira, devendo o sacado comunicar por escrito que o aceitou e que ir ret-la. A prova do pagamento da duplicata o recibo passado pelo legtimo portador ou por seu representante com poderes especiais, no verso do prprio ttulo ou em documento, em separado, com referncia expressa duplicata. Outra forma de pagamento prevista pela lei. A liquidao de cheque, a favor do estabelecimento endossatrio, no qual conste, no verso, que seu valor se destina amortizao ou liquidao da duplicata nele caracterizada, 2 do Art. 9. O Protesto da duplicata. A duplicata protestvel por falta de aceite, de devoluo ou pagamento, e o protesto ser tirado na praa de pagamento constante do ttulo. Se o portador que no tirar o protesto da duplicata, em forma regular e dentro do prazo de trinta dias contados da data de seu vencimento perder o direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas. O foro competente para a ao de execuo ou de cobrana de uma Duplicata ou Triplicata. o do lugar pagamento constante do ttulo, ou do domiclio do comprador. O prazo de prescrio da Duplicata contra o sacado e seus respectivos avalistas de trs anos, contados da data do vencimento do ttulo. O prazo de prescrio da duplicata contra o endossante e seus avalistas de um ano, contado da data do protesto.

O prazo de prescrio da duplicata contra quaisquer dos demais coobrigados (endossantes e avalistas destes) de um ano, contado da data em que haja sido efetuado o pagamento do ttulo. Podem emitir fatura e duplicata de prestao de servios as empresas, individuais e coletivas, fundaes ou sociedade civis, que se dediquem prestao de servios. Dever discriminar a fatura a natureza dos servios prestados. As disposies que se aplicam fatura e duplicata ou triplicata de prestao de servio, com as adaptaes cabveis, so as disposies referentes fatura e duplicata ou triplicata de venda mercantil, constituindo documento hbil, para transcrio do instrumento de protesto, qualquer documento que comprove a efetiva prestao dos servios e o vnculo contratual que a autorizou. O vendedor ou prestador que extrair duplicata e perde-la ou extravi-la se obrigar a extrair uma triplicata, e os seus efeitos sero os mesmos da duplicata. A Duplicata Simulada. Segundo o Art. 172 do Cdigo Penal, se entende por Duplicata Simulada: Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que no corresponda mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao servio prestado. A consequncia jurdica da expedio ou da aceitao da Duplicata Simulada e a caracterizao do Crime de Duplicata Simulada, com pena de deteno de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. Alm dos danos emergentes e morais porventura existentes. O objeto jurdico do crime de duplicata simulada e o patrimnio da vtima.

Das könnte Ihnen auch gefallen