Sie sind auf Seite 1von 15



 !"##

$ %& '()

021

3547698A@CBEDF4GIHP8RQCSPTUDE4&DF4WVYX`8A@Ca b 8R8AcRa dedgfhfhfiqpA@CX`QrSsDF@CtEXu@C6FtEX SsvwiqtF47xyiq

Uma bobina de Tesla, devido s altas freqncias das correntes envolvidas, possibilita uma montagem prudente para demonstrar fenmenos onde interferem muito altas tenses. uma das montagens mais atrativas para o mbito de uma Feira de Cincias, devido as brilhantes e ruidosas fascas que produz. Alm disso, em sala de aula, presta-se para uma boa srie de experimentos relacionados com as altas tenses, com as altas freqncias, com a emisso de ondas de rdio, com os circuitos ressonantes, com as ionizaes de gases etc. Breve histrico A bobina de Tesla um tipo de transformador ressonante que capaz de produzir, sob altas freqncias, tenses acima de um milho de volts. A bobina de Tesla foi desenvolvida por Nikola Tesla (1856-1943), um contemporneo e rival de Thomas A. Edson (1847-1931). A biografia de Tesla uma leitura especialmente interessante. Em 1899 Tesla produziu descargas eltricas com 38 metros de extenso entre eletrodos colocados a 61 metros acima do solo com sua bobina para 12 milhes de volts, em seu laboratrio em Colorado Spring. A sobrecarga devido potncia utilizada foi tanta que botou fogo no alternador da Companhia Eltrica dessa cidade. Tesla imaginou no s usar a sua inveno para comunicaes sem fios ao redor do mundo mas tambm para a distribuio de energia eltrica, sem o uso de fios.

Por causa de sua alta freqncia, repetimos, a bobina de Tesla prov um modo relativamente seguro para demonstrar fenmenos que envolvem muito alta tenso. Uma bobina de Tesla, de bom tamanho, provavelmente a mais espetacular de todas as demonstraes eltricas. Descargas semelhantes a relmpagos, brilhantes descargas coronas, proporcionam um efeito espetacular devido ao campo eletromagntico formado, podendo acender lmpadas fluorescentes e lmpadas non at a dois metros de distncia do aparelho. um excelente projeto para Feiras de Cincias, permitindo ao aluno um bom primeiro contato com as correntes alternadas de alta freqncia, suas aplicaes, alm de permitir avanos no aperfeioamento do desempenho do aparelho.

A bobina de Tesla essencialmente um transmissor de rdio sem a antena, e assim Tesla merece algum crdito no que concerne inveno do rdio --embora seu interesse era mais relacionado transmisso de energia eltrica do que comunicao. Em funcionamento, capaz de produzir severa interferncia nos rdios, por isso, recomenda-se que seja utilizada dentro de uma "gaiola de Faraday" ( uma blindagem eletrosttica --- lugar onde campos eletromagnticos no podem penetrar) ou s em breves intervalos, tanto em sala de aula como em Feiras de Cincias. Um ressoador de Hertz, por exemplo, (duas esferas metlicas interligadas por um condutor eltrico em forma de arco e um cabo isolante) posto perto da bobina exibir fascas entre as esferas, demonstrando a produo e propagao de ondas de rdio (veja Aplicaes da Bobina de Tesla).

(Material e detalhes)
... para a base do aparelho: placa de madeira compensada de (60 x 60 x 2) cm (ou maior, para melhor espaamento entre componentes) e 4 rodas de nylon (optativo) ou 4 ps de borracha; ... para a bobina secundria: tubo de PVC, dimetro 4 polegadas (comercial, branco) com 1,0 m de comprimento, 2 tampes para os tubos ou discos plsticos; cerca de 1 kg de fio #22 ou #24 ou #26 esmaltado ou dupla capa de algodo (fio magntico), terminais superior e inferior de porcelana, verniz plstico acrlico, parafusos de nylon; ... para a bobina primria: 8 varetas de plstico (PVC) com 6 mm de dimetro 7,5 cm de comprimento, 2 discos plsticos (PVC) com 20 cm de dimetro e 3 mm de espessura, 3 varetas de plstico ou de madeira de dimetro 12 mm e comprimento de 7,5 cm, 8 m de fio de cobre encapado com plstico, nmero 12 ou 14; ... para o capacitor: 2 m de sarrafo de (2,5 x 2,0) cm para a moldura, 1 placa de vidro plano de (45 x 45) cm, comum, 2 folhas de alumnio autocolantes (tipo "contact") de (38 x 38) cm, 2 terminais cermicos ou plsticos; ... para o centelhador: 2 varetas de lato de 12 cm de comprimento e dimetro de 2 ou 3 mm, 2 tubos plsticos de dimetro 6 mm e comprimento 5 cm (para revestir as extremidades das varetas de lato), 2 isoladores cermicos de 4 cm com terminais de rosca, uma base de plstico de (1 x 6 x 15) cm; ... para a tenso de entrada: transformador para non (primrio 110VAC,60Hz - secundrio 8 a 12 kV, 20 a 30 mA), 1 m de fio para alta tenso (fios para pontas de provas) ou fio de cobre # 14 encapado com plstico, cordo de fora para o primrio, parafusos para fixao na base de madeira.

(Montagem)
A bobina de Tesla consta essencialmente de 6 partes, a saber: a base de sustentao, a bobina secundria L2, a bobina primria L1, o transformador T para tubos non, o capacitor C para alta tenso e o faiscador. A base do aparelho: a unidade ilustrada na abertura do artigo foi construda sobre uma base de madeira compensada de (60 x 60) cm e espessura 2cm. Aps devidamente lixada e uma demo de verniz selador deve ser aplicada 2 ou 3 demo de bom verniz para madeira (esperar secar bem antes de cada demo). Essa base foi dotada de 4 rodas de nylon, uma em cada canto, para facilitar sua movimentao pelo tablado do professor em sala de aula ou no recinto de demonstraes. Essa base pode ter acabamento dos mais sofisticados, dependendo da prtica do construtor (totalmente encerrada, revestida com frmica etc.).

A bobina L2: no centro desse quadrado da base foi montada a bobina L2. O enrolamento feito sobre um tubo de PVC de 4 polegadas de dimetro (medida comercial do PVC branco para gua pluviais) e 1 metro de comprimento. Apresenta o seguinte aspecto final, na ilustrao, sobre uma base de (65 x 65 x 2) cm:

O enrolamento feito com fio de cobre esmaltado # 22 (ou #24 ou #26), [se conseguir, d preferncia ao fio com dupla capa de algodo (fio magntico)] com espiras juntas, abrangendo a extenso de 86 cm ao longo do tubo; com fio #24 isso dar cerca de 1550 espiras e consumir quase 1 kg de fio. Se optar por usar um fio mais fino, o de # 26, por exemplo, essa extenso de 86 cm apresentar cerca de 2000 espiras. Deve haver espao suficiente entre esse enrolamento e as bordas do tubo, como se ilustra. Eis as fases de sua preparao:

Em (1) mostramos o tubo, salientando que aqueles de paredes finas so mais recomendados que os de paredes grossas. Lixar esse tubo com lixa fina at retirar as irregularidades e especificaes do fabricante. Em (2) temos a fase de cobertura com verniz, aguardando a devida secagem

entre elas. Em (3) o andamento do enrolamento, mantendo o fio bem esticado e com espiras unidas (no deixe "encavalar"). Aps o enrolamento (4), novas demos de verniz. Em (5) temos as tampas plsticas (PVC) para serem aparafusadas (parafusos de nylon) ou coladas (cola especial para PVC). As tampas devem ter orifcios em seus centros para permitirem as passagens dos parafusos de topo e de base. O de base deve ser de nylon (1 x 4) cm, para fixao na base do aparelho. O parafuso de topo j faz parte do isolador cermico. Em substituio aos discos de plstico podem ser usados tampes de PVC obtidos em casas para materiais para construes (recomendvel). Nunca fure o tubo de PVC.

Note que o tubo no deve ser furado em nenhum lugar para permitir a passagem do fio do enrolamento. Esse fio no deve passar para o interior do tubo. Em (7, 8, 9, 10, 11 e 12) mostramos como proceder para fixar o terminal de terra dessa bobina. Uma pequena rea do tubo na extremidade inferior deve ser lixada (7), um retngulo de lata fina ou alumnio, lixada e com os bordos arredondados (8), receber a extremidade do fio a qual j deve ter sido foi lixada, dobrada vrias vezes e amassada (9 e 10) e ser fixada contra o tubo (11), junto com uma tira de malha para terra (12). Tudo isso preso com fita plstica isolante. Essa malha para terra (aterramento de R.F. --- rdio freqncia --- pode ser retirada das blindagens de cabos de TV (linha de 75 ohms) ou obtido em lojas de eletrnica. Na sua falta, pode-se usar 4 ou 5 pedaos de fios flexveis comuns para instalaes eltricas. Em (13 e 14) os aspectos finais dessa bobina L2. Plstico em aerossol pode ser aplicado em substituio ao verniz. O terminal superior (eletrodo de descarga) pode ser esfrico, toroidal; para certas aplicaes esse terminal pode ter forma de ponta. Esse eletrodo superior tem muita influncia no desempenho final do aparelho; o formato toroidal o mais utilizado. No esquea de fixar a base do tubo contra a base de madeira antes de colar o

disco superior! A bobina L1: essa bobina L1 fixada ao redor da bobina L2.

A estrutura para o enrolamento, uma espcie de gaiola, feita com dois anis de plstico, acrlico, ou madeira compensada envernizada (seja generoso no verniz), com dimetros externos de 24 cm e internos de 14 cm. Prximo s bordas externas dos anis so feitos 8 furos (dividir a circunferncia em 8 partes iguais) para passar (bem justas) as varetas de plstico (ou madeira). Varetas e anis de PVC podem ser colados com cola especial para tal material. Prximo bordas interna do anel inferior so feitos 3 furos para passar as varetas que fixaro essa armao na base.

O enrolamento apresenta um total de 15 espiras de fio de cobre grosso, com capa plstica. recomendvel que esse enrolamento apresente alguns "taps" (pontos de ligao) para o ajuste final da bobina L1, que depender do nmero de espiras em L2. Tais "taps" podem ser feitos torcendo-se o fio, com alicate, para fazer "orelhas" de 3 em 3 espiras, aps a 6 espiras j pronta. Aps feitas essas "orelhas" no fio, retirar sua capa e lixar. Deixe livre as extremidades desse enrolamento, em comprimento suficiente, para chegarem at o centelhador e capacitor, respectivamente. Ajustar bem essa gaiola ao redor da bobina L2 e fixar na base as 3 varetas de apoio.

Essas orelhas ('taps') podero ser dispensadas se o experimentador ajustar antecipadamente o melhor nmero de espiras para o melhor desempenho do aparelho. Comear com 15 espiras, testar, desligar, passar para 14 espiras, ligar, testar, desligar, passar para 13 espiras etc. Uma vez obtido o melhor enrolamento, fixa-lo definitivamente. Os "taps" facilitam essa etapa dos ajustes. Basta que a extremidade do fio que vem do faiscador seja dotada de uma garra "jacar". O centelhador: formado por dois terminais metlicos (cobre ou lato) montados em isoladores de p, os quais se fixam numa base isolante (plstico, acrlico, madeira etc.) de (1 x 6 x 15) cm. Essa base, por sua vez, fixada na base geral do aparelho. Centelhadores prontos, usados para cercas eltricas de pastagens podem ser usados.

A distncia de centelhamento poder variar de 2 a 4 cm, dependendo do tamanho (capacitncia) do capacitor C. Essa distncia dever ser ajustada e o procedimento dessa operao ser descrito mais adiante.

O capacitor C: para uma nica unidade, basta uma placa de vidro plano de (45 x 45) cm, 2 folhas de alumnio (zinco de chapa tipogrfica offset, estanho etc.) de (38 x 38) cm e moldura de madeira (tipo porta "retratos").

As folhas de alumnio (que podem ser do tipo autocolante, tipo "contact") so coladas em ambas as faces do vidro (bem centradas). Uma lapela de alumnio, em cada folha, serviro de terminais de C e sero fixadas nos parafusos de nylon da moldura. Esses parafusos, por sua vez, atravessam a moldura de madeira, um do lado direito e outro do lado esquerdo (veja ilustrao). Uma cantoneira de madeira prov a devida estabilidade e facilita a fixao na base geral. O vidro um material dieltrico excelente pois apresenta tenso de ruptura extremamente elevada (tenso necessria para furar o vidro) assim como alta constante dieltrica (permissividade dieltrica relativa entre 5 e 9). Calculemos a capacitncia desse capacitor plano:

rea das armaduras (A) = 0,38 m x 0,38 m = 0,15 m2. Espessura do dieltrico de vidro (d) = 1,5 mm a 2,0 mm = 0,0015 m a 0,0020 m Constante dieltrica relativa do vidro (k) = de 5 a 9 Permissividade absoluta do vcuo (o) = 8,8 x 10-12 F/m C = k.o.A/d = (5 a 9) x 8,8 x 10-12 x 0,15/0,0015 = 4400 x 10-12 F a 7920 x 1012 F = 4,4 nF a 7,9 nF Com vidro de espessura 2,0 mm, o re-clculo leva-nos a: 3,3 nF a 5,9 nF O transformador T: o transformador T o nico componente de custo relativamente elevado. Trata-se de uma unidade utilizada para anncio luminoso a gs non. Ele recebe no primrio os 117 volts da rede eltrica e fornece no secundrio uma alta tenso cujos valores tpicos vo desde os 6000 volts aos 12 000 volts, com correntes de 10 a 30 miliampres. Pode ser obtido de segunda mo, com boa economia. conhecido como transformador para tubos luminosos. Suas dimenses so algo como (25 x 15 x 10) cm e bem pesadinho devido ao ncleo de ferro em seu interior. Apresenta externamente (na sua tampa ou nas laterais) dois isoladores de porcelana bem separados que so os terminais de alta tenso. Outros dois terminais, mais prximos da base, so para receberem os 117 ou 220 volts da rede eltrica domiciliar. A bobina do primrio do Tesla, L1, assim como todos os fios de conexo, deve ser feita com condutor para alta tenso (tipo usado nas pontas de prova nos medidores de alta tenso). Em alguns projetos, o autor usou com sucesso, para essa bobina e demais conexes, fios rgidos No. 8 e 10, dotados de capas plsticas (no laboratrio particular do autor h hoje 8 bobinas de Tesla em funcionamento; a menor tem 15 cm de altura e a maior tem 120 cm).

(Circuito e posicionamento)
Circuito esquemtico

Bobina pronta e legenda simblica

(Funcionamento e segurana)
Numa anlise simplificada, a qual pode ser complementada pelo montador/pesquisador, seu funcionamento pode ser assim descrito: O transformador T eleva a tenso recebida da rede (em geral, 110 VAC nominais) para cerca de 12 000 volts. Como o secundrio desse transformador est ligado em paralelo com o capacitor C de alta tenso, em cada semi-ciclo da tenso alternada, ele se carrega (armazena energia potencial eletrosttica) at o valor dessa alta tenso disponvel. A descarga de C ocorre no espao de fasca do centelhador, atravs da bobina primria L1. Todas as vezes que h centelha (120 vezes por segundo em rede de 60 Hz), passa uma alta intensidade de corrente eltrica atravs de L1. Quanto maior for a capacitncia do capacitor C, maior ser a intensidade dessa corrente em L1.

As descargas atravs do centelhador (faiscador) produzem pulsos extremamente agudos de potncia eltrica, os quais so muito ricos em harmnicos de R. F. A freqncia desses pulsos, em vista dos valores dos componentes utilizados, situa-se principalmente na regio dos 200 kHz. Esses pulsos ocorrem pelo fato do capacitor e L1 estarem associados em paralelo (descargas oscilantes). As bobinas L1 e L2 formam um transformador elevador de tenso com ncleo de ar, sendo L1 o primrio e L2 o secundrio da nova alta tenso desenvolvida. A tenso entre os terminais de L2 ser de 75 000 a 250 000 volts, dependendo da capacitncia (tamanho) do capacitor C. A eficincia desse transformador mxima na situao de ressonncia da qual participam vrios fatores. A fsica e a matemtica desse estudo esto alm das pretenses desse projeto para alunos do nvel mdio. Em nvel superior tal estudo obrigatrio. Cuidado! Os ajustes da bobina de Tesla e principalmente do espao de centelha no faiscador devem ser feitos somente quando a unidade estiver desligada. Embora a tenso de sada da bobina possa ser da ordem de 150 000 volts, a intensidade de corrente de apenas uns poucos centsimos do microampres. No entanto, essa intensidade de corrente suficiente para um pequeno choque e eventuais queimaduras causadas pela R. F., principalmente quando concentradas numa nica pequena regio da pele. Esses pequenos choques e essas possveis queimaduras praticamente desaparecem se o operador estiver segurando uma larga pea metlica (uma tira de ferro, por exemplo). Isso acontece pelo fato da distribuio da descarga na mo ocorrer em rea bem maior. As correntes dessas descargas ao longo do corpo no sero percebidas devidos ao "efeito de pele" j discutido no gerador de Van de Graaff. Tenha o mais absoluto cuidado com o transformador para tubos non; ele fornece 12 000 VAC a 30 mA e esses parmetros podem ser mortais em determinadas condies. Nunca deixe de verificar se o plugue est fora da tomada ao tentar fazer qualquer ajuste. Nunca solicite voluntrios nas demonstraes com bobina de Tesla; o voluntrio pode ter algum problema cardaco mesmo sem que ele o saiba. Um cartaz destacando esse perigo para os portadores de marca-passo indispensvel numa exibio pblica.

(Provando o aparelho)
Para ajustar o centelhador comece abrindo-o num espaamento de cerca de 4 cm; nesse ponto ele no dispara. V unindo gradualmente os eletrodos (retirando o plugue da tomada em cada operao de ajuste), at alcanar a distncia na qual h disparo da fasca. Ateno, prepare-se para ouvir um barulho "crepitante". Ajuste tambm o adequado nmero de espiras do primrio L1 alterando o "tap" em cada fase experimental. O ajuste de L1 e do centelhador devem ser operaes simultneas.

Das könnte Ihnen auch gefallen