Sie sind auf Seite 1von 4

A MSICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A ARTE DOS SONS

COPETTI, Aline Aparecida Oliveira1; ZANETTI, Adriane2; CAMARGO, Maria Aparecida Santana3 Palavras-Chave: Musicalidade. Desenvolvimento Humano. Educao. Interdisciplinaridade.

Introduo Toda e qualquer pessoa ligada e dedicada educao tem conhecimento da importncia de se proporcionar atividades que desenvolvam muitas habilidades nas crianas. Entre tantas, a musicalidade uma dessas habilidades, a qual deve ser incentivada, especialmente neste ano de 2011, que a data limite para que todas as escolas do Brasil (pblicas e privadas) incluam o ensino da msica em sua grade curricular. Ela no precisar ser uma disciplina, poder integrar o Ensino de Arte, mas dever fazer parte da rotina educacional dos alunos. imprescindvel trazer aqui o pensamento de Fonterrada (2008, p. 13):
O fato de a msica ter ou no seu valor reconhecido coloca-a dentro ou fora do currculo escolar, dependendo de quanto ou no considerada pelo grupo social. Se, em determinada cultura, a msica for uma das grandes disciplinas do saber humano, o valor da educao musical tambm ser alto, em p de igualdade com o de outros campos do conhecimento. Se, porm, se no houver esse reconhecimento, sua posio em relao s demais reas ser, tambm, marginal. Esta a questo crucial com que se depara hoje no Brasil: o resgate do valor da msica perante a sociedade, nico modo de recoloc-la no processo educacional.

Este foi um dos motivos que levou discusso deste tema. Em um momento no qual se precisa trabalhar com muitas reas do conhecimento e se discute a importncia que a msica tem na vida das pessoas e de que modo vem auxiliar no desenvolvimento infantil, indispensvel que se discuta a questo, especialmente os professores, que deste modo podero desvendar maneiras de utilizar mais este instrumento para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianas. No entendimento de Barros (1973, p. 01),:
A msica de todas as artes, a mais dinmica e comunicativa. uma arte sublime, bela, expressiva, seja nas suas manifestaes populares, seja nas suas formas folclricas, lricas ou clssicas. a nica linguagem universal que os homens possuem e entendem e ela

1 2

Acadmica do 8 semestre do Curso de Pedagogia da UNICRUZ/RS. E-mail: alicopetti@yahoo.com.br Acadmica do 8 semestre do Curso de Pedagogia da UNICRUZ/RS. E-mail: adriane.zanetti@hotmail.com 3 Docente da UNICRUZ/RS, Pesquisadora Lder do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedaggicos (GPEHP). E-mail: cidascamargo@gmail.com

melhora e consagra em intercmbios artsticos, indivduais ou coletivos, cada vez mais ntimos e frequentes.

A msica de certa forma est presente em todos os momentos da vida, vive-se rodeado de sons diariamente. Em todo o mundo e em todas as pocas, a msica e o homem caminharam juntos. (CAMPOS, 2011). Assim, em todas as culturas pode-se perceber que a msica esteve e est presente, como arte e tambm como forma de passar de gerao para gerao as histrias das sociedades. O ano de 2011 ficar marcado na histria da educao. Com a obrigatoriedade da educao musical nas escolas, ser preciso trazer esse tema para debates educacionais. Segundo a professora Clcia Craveiro Conselheira da Cmara de Educao Bsica do CNE o objetivo principal no formar msicos, mas desenvolver nos alunos a criatividade, a sensibilidade e a integrao destes. A msica pode ser o fio condutor de diversas reas curriculares, dando s aulas um carter mais alegre, descontrado e prprio aprendizagem. (CAMPOS, 2011). A educao musical alm de auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades, poder auxiliar na aprendizagem dos alunos, lembrando sempre que qualquer atividade deve ser prplanejada. Trabalhar com msica no simplesmente ligar o som e dizer que a escola oferece a disciplina de arte musical, preciso ter conscincia dos objetivos que se deseja alcanar atravs da msica. Na tica de Fonterrada (2008, p. 10):
[...] Este um momento propcio para levantar o que est por trs das atitudes tomadas em relao ao ensino de msica, tanto nas escolas especializadas quando nas de educao geral, para que se tenha clareza a respeito do valor que lhe atribudo e do papel que representa na sociedade contempornea, e entender os motivos da dificuldade de afirmao da rea no Brasil, especialmente no que se refere educao pblica. Em 1996, aps uma ausncia de cerca de trinta anos dos currculos escolares, a msica foi contemplada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9394/96, com o reconhecimento de seu status como disciplina, o que, ao menos em teoria, permite que retome seu lugar na escola. No entanto, aps tanto tempo de ausncia, perdeu-se a tradio; a msica no pertence mais escola e, para que volte, preciso repensar os modos de implantao de seu ensino e de sua prtica.

Como a msica est vinculada s emoes, atravs dela que os homens tambm se comunicam, sendo que esta se constitui em uma forma de linguagem. O ser humano que inclui a msica em sua vida, de alguma maneira, tem a colaborao da mesma para desenvolver seus sentidos, suas emoes e, consequentemente, a harmonia de viver.

Metodologia A pesquisa utilizada para a realizao deste trabalho foi bibliogrfica, atravs da leitura de livros e artigos. Ao trazer as falas de outros autores, buscou-se estabelecer uma discusso sobre a

importncia da msica aliada educao, objetivando desvendar maneiras de fazer da msica um instrumento a mais para auxiliar no desenvolvimento das crianas e tambm discutir o papel do professor nesse processo.

Resultados e Discusses Com a implantao do ensino de msica nas escolas o ideal seria que os professores fossem formados na rea musical. Entretanto, no contexto atual, ainda no h condies de contratar somente pessoas formadas em msica para tal atividade. Como muito poucos profissionais tm formao especfica em msica, os professores de arte esto assumindo esta responsabilidade. O que se espera que estes profissionais tenham conscincia do relevante trabalho que pode ser realizado atravs da msica e tambm que isso possa contagiar os demais professores de outras reas para se utilizar da msica, transformando o momento de aprendizagem em algo mais dinmico, prazeroso e, inclusive, divertido. No entendimento de Fonterrada (2008, p. 11-12):
Atualmente, em face das profundas e rpidas mudanas que ocorrem em todas as reas, a educao musical pede uma reformulao que possa servi de guia aos profissionais e membros da comunidade. Hoje, h uma enorme necessidade de compreenso da msica e dos processos de ensaio e aprendizagem dessa arte. At que se descubra seu real papel, at que cada indivduo em particular, e a sociedade como um todo, se convenam de que ela uma parte necessria, e no perifrica, da cultura humana, at que se compreenda que seu valor fundamental, ela ter dificuldades para ocupar um lugar proeminente no sistema educacional.

Concluso A base de uma educao de qualidade e de uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, certamente est relacionada disposio dos professores em fazer um bom trabalho, o qual privilegie o aprendizado e o desenvolvimento integral dos educandos. Em todas as disciplinas nas quais a msica for trabalhada, preciso dinamismo, pois se est numa era tecnolgica, na qual as crianas tm acesso rpido a muitas informaes. Neste enfoque, a escola precisa urgentemente diferenciar suas prticas para que seja atraente e desperte interesse dos alunos, especialmente quando se fala em msica. Msica tambm conhecimento! Para Gainza (2008, p. 23):
[...] Na atualidade no existem receitas demarcadas ou lineares para educar, em nenhuma rea do conhecimento e muito menos na arte. A msica, como a maior parte das disciplinas, deve ser ensinada por maneiras diretas, abertas, transversais e interdisciplinares, que permitam integrar os diferentes aspectos da pessoa, do mundo, do conhecimento. Porque a msica, como costumamos repetir, no pode continuar sendo considerada como uma atividade de carter meramente esttico, pois trata-se de uma experincia multidimensional, um direito humano, que deveria estar ao alcance de todas as pessoas, a partir de seu nascimento, e por toda a vida.

Por fim, acredita-se que uma educao que privilegie e inclua a msica em seus contedos, uma educao coerente com os novos tempos, no qual as artes, de um modo geral, tm um lugar de destaque.

Referncias BARROS, Armando de Carvalho. A Msica. CEA Cia. Editora Americana. 1973. CAMPOS, Washington Luis Barbosa. A Importncia da Msica na Educao Infantil. Disponvel em: <http://jornal.lulaweb.net/escola/index.php?option=com_content&view=article&id=32%3Aaimportancia-da-musica-na-educacao-infantil&catid=33%3Atrabalhos-academicos&Itemid=31>. Acesso em: 10 de agosto de 2011. FONTERRADA, Maria Trench de Oliveira. 2. ed. De tramas e Fios: um ensaio sobre msica e educao. So Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008. GAINZA, Violeta Hemsy de. Prefcio. In: FONTERRADA, Maria Trench de Oliveira. 2. ed. De tramas e Fios: um ensaio sobre msica e educao. So Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen