Sie sind auf Seite 1von 42

Oratria

2012
1

ORATRIA

Sejam Bem Vindos ao Curso de Formao para Novos Advogados! O Curso de Formao em EAD tem seu foco no exerccio da advocacia por parte dos novos advogados recm-ingresso no quadro da OAB. Neste curso o aluno conta com plena autonomia para estudar com exibilidade de estudo, e o principal, no h barreiras geogrcas que o impeam de participar deste benefcio inovador promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB em parceria com o grupo UnyLeya educacional para melhorar a cada dia mais a prtica da advocacia na sociedade e no mbito dos tribunais do pas. Um ambiente inovador diferente dos processos tradicionais, como uma sala de aula, limitada ao horrio previsto e ao local de onde se d o curso. Entretanto, no fugiu da preocupao didtico-pedaggica a importncia incutir no aluno a conscincia de que aprender a distncia requer disciplina e que existe um cronograma a ser obedecido. O sucesso em um curso a distncia acontece quando o aluno o gestor de sua aprendizagem. Para isso ressaltamos aos alunos as seguintes premissas: Planejamento e organizao; Assumir uma postura de compromisso, disciplina, dedicao, empenho e determinao; Estabelecer um ritmo regular de estudos e respeit-lo; Seguir a ordem de estudo proposta no material didtico. Explorar o mximo, as ferramentas de comunicao, e-mail, frum etc. Este curso um diferencial de qualidade que importante e necessrio aos alunos que dele se beneciaro para uma advocacia cada dia com mais qualidade. Sucesso e Bons Estudos!

Biograa do Autor
Geraldo Campetti Sobrinho Possui graduao em Biblioteconomia pela Universidade de Braslia (1987) e mestrado em Biblioteconomia e Documentao pela Universidade de Braslia (2000). Foi professor substituto da Universidade de Braslia em 2004. Atualmente professor titular da Faculdade Jesus Maria Jos e chefe da Seo de Biblioteca do Tribunal Superior Eleitoral. Tem experincia na rea de Cincia da Informao, com nfase em Sistemas de Informao, atuando principalmente nos seguintes temas: organizao e gerenciamento de acervos, editorao, normalizao tcnica e comunicao.

SUMRIO

Unidade I Comunicao Captulo Captulo Captulo Captulo Captulo Unidade II O Orador Captulo Captulo Captulo Captulo 6 7 8 9 Conceito Perl de um Bom Orador Dimenses da Comunicao Como Superar o Medo, a Inibio e o Nervosismo ao Falar em Pblico 1 2 3 4 5 Conceito, Importncia e Finalidades da Comunicao Elementos da Comunicao Tipos de Comunicao A Oratria Tipos de Oratria

7 7 8 8 9 11 12 12 13 14 20

Unidade III Imunidade Prossional do Advogado Captulo 10 Tipos de Exposio Captulo 11 Tcnicas de Introduo, Desenvolvimento e Finalizao de uma Apresentao Captulo 12 A Utilizao de Recursos Audiovisuais numa Exposio Bibliograa

23 23 29 38 41

ORATRIA CONES UTILIZADOS NO MATERIAL DIDTICO

Provocao: Pensamentos inseridos no material didtico para provocar a reexo sobre sua prtica e seus sentimentos ao desenvolver os estudos em cada disciplina.

Ateno: Destaque assunto referente contedo.

do ao

Reexo: Questes inseridas durante o estudo da disciplina para estimullo a pensar a respeito do assunto proposto. Registre sua viso, sem se preocupar com o contedo do texto. O importante vericar seus conhecimentos, suas experincias e seus sentimentos. fundamental que voc reita sobre as questes propostas. Elas so o ponto de partida de nosso trabalho.

Saiba Mais: Textos, trechos de textos referenciais, conceitos de dicionrios, exemplos e sugestes para lhe apresentar novas vises sobre o tema abordado no texto bsico.

Referncias: Bibliograa consultada na elaborao da disciplina.

Sintetizando e Enriquecendo nossas Informaes: Espao para voc fazer uma sntese dos textos e enriquec-los com sua contribuio pessoal.

Para (No) Finalizar: Texto, ao nal do Caderno, com a inteno de instiglo a prosseguir com a reexo.

Indo Sala de Aula: Sugesto de aes e atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, com base nos contedos trabalhados.

Atividades: Atividades sugeridas no decorrer das leituras, com o objetivo pedaggico de fortalecer o processo de aprendizagem.

Curiosidades: Aprofundamento das discusses.

Ementa
Prezado(a) aluno(a), seja muito bem-vindo ao curso de Oratria. Nas prximas pginas voc ter contato e aprender conceitos da Comunicao e fundamentos da oratria contempornea. O contedo do nosso curso ir abordar os seguintes temas: Dicas para falar em pblico sem medo; Aprimoramento dos aspectos comunicacionais e das estratgias para a organizao de discursos e apresentaes; Dicas para a comunicao negocial; Estratgias para falar com clareza e objetividade; Aprimoramento das estratgias (sorrir e olhar) para convencer e inuenciar; Tcnicas comunicacionais aplicadas aos procedimentos jurdicos; Recursos e aspectos lingusticos; Impostao vocal; Falar de improviso; Aprimoramento da tcnica da boa escuta; Marketing pessoal e comunicacional; e Dicas para utilizar recursos audiovisuais para apresentaes, negociaes e atendimento ao cliente. Para nalizar, teremos, tambm, a reavaliao do grupo e avaliao do curso como um todo.

ORATRIA

Apresentao
As pessoas de um modo geral no se do conta do poder e da capacidade que possuem de se comunicar. Encantam, persuadem, emocionam, vendem, brilham nos mais diversos cenrios e contextos sociais e prossionais, ministrando aulas, proferindo palestras, sendo entrevistadas ou simplesmente relacionando-se com os outros. Nem todas, porm, possuem essa facilidade ou se reconhecem detentoras desses talentos. Surge, ento, a necessidade de que elas desenvolvam sua competncia Aprendi na vida que a maioria dos problemas em se comunicar melhor, aprimorando suas complexos tem solues simples habilidades de expresso oral, corporal e emocional. Alcides Tpias Segundo Alves Mendes, um dos expoentes na arte da comunicao, a Oratria a mais tpica e a mais grca manifestao da arte, porque a arte da palavra da palavra que a vestidura do pensamento, da palavra que a forma da ideia, da palavra que ntida voz da natureza e do esprito [...]. A Oratria valioso instrumento de comunicao por meio do qual os indivduos podem desenvolver capacidades de melhor utilizao da voz, dos gestos, da expressividade emocional, utilizando sua criatividade com tcnicas e recursos para superao do medo e da timidez de falar em pblico e de se relacionar com os outros. Autoconana, observao das caractersticas individuais positivas, conquista de segurana e domnio sobre o nervosismo antes, durante e aps a apresentao so conquistas que voc pode realizar com a descoberta e o desenvolvimento de seus potenciais de comunicao e expresso verbal.

UNIDADE 1 :: COMUNICAO

UNID. 1

Comunicao

Captulo 1 Conceito, Importncia e Finalidades da Comunicao


A palavra comunicao encerra conceitos que esto muito mais prximos de ns do que poderamos imaginar. Ningum consegue viver em plenitude sem se comunicar. Por serem animais sociais, homens e mulheres precisam estar se comunicando constantemente. A comunicao expressa a capacidade de um indivduo relacionar-se com outro. Ela promove o entendimento entre pessoas e naes; mas tambm, quando no efetivada integralmente, pode ser motivo de dissenses, guerras e at de morte. Quando pensamos no termo comunicao, somos capazes de identicar vrias palavras que a ele se associam em uma agregao de valores cujos resultados nos surpreendem, tal a sua riqueza conceitual.

Faamos um brainstorming ou um exerccio de exploso de ideias, aproveitando a criatividade dos poetas na elaborao de seus acrsticos. Anotemos a palavra comunicao na vertical e pensemos em termos que se iniciem ou que contemplem as letras da referida palavra. Devemos deixar um pouco de espao esquerda, pois poderemos comear com as letras iniciais de cada linha ou utiliz-las no meio ou nal.

Comum = Comunicao Interesses Mensagem Interesses

Como 1= Comum
Fonte: Minicucci (2001).

ORATRIA

Captulo 2 Elementos da Comunicao


O processo comunicativo constitui-se de cinco elementos para que possa ser efetivado. So eles: orador, sinal ou cdigo, canal, ouvinte e rudos. Orador: o responsvel pelo incio do processo comunicativo. quem seleciona o teor da mensagem, o modo como a conduzir para que seja entendida pelo ouvinte. Sinal ou cdigo: a prpria mensagem denida pelo orador. Deve estar adequada ao assunto a ser tratado, s metas estabelecidas e ao tipo de receptor. Canal: o meio condutor da mensagem. o mtodo, o caminho. So os procedimentos por meio de recursos e tcnicas que o orador dever utilizar para facilitar o acesso e o entendimento da mensagem pelo ouvinte e o alcance de seus objetivos com relao quele contedo selecionado. O contedo deve ser de domnio do orador e estar adequado para quem vai ouvir. Receptor: o alvo da comunicao. tambm o elemento ativo do processo comunicativo, pois a comunicao s tem sentido quando se estabelece entre o emissor e o receptor uma identicao na mensagem. Quando ambos a compreendem e possuem interesses comuns sobre o que se fala e o que se ouve. Os rudos so elementos que interferem na emisso e/ou recepo da mensagem. Podem ser de natureza ambiental, podem estar relacionados ao modo como a pessoa se expressa (ex.: ideias imprecisas), ao emprego de palavras estranhas ao ouvinte, erros gramaticais, problemas de ordem psicolgica (ex.: personalidade) ou de ordem fsica (ex.: doena), dentre outros. Para evitar a presena de rudos na comunicao, necessrio que os conhecimentos e experincias sejam partilhados e que tanto o ouvinte quanto o orador estejam sintonizados para que a mensagem ua com eccia.

Captulo 3 Tipos de Comunicao


A comunicao pode variar conforme o ambiente onde as pessoas se encontram e, desse modo, dene o tipo de relacionamento entre elas. O relacionamento das pessoas pode ocorrer entre uma pessoa e outra, consigo mesmo, entre membros de um grupo, entre grupos numa organizao.

UNIDADE 1 :: COMUNICAO

O relacionamento entre uma pessoa e outra(s) chamado de interpessoal. Voc como pessoa pode relacionar-se consigo mesmo e realiza uma comunicao interior: a chamada comunicao intrapessoal. O relacionamento entre pessoas de um mesmo grupo no ambiente de trabalho a chamada comunicao organizacional. A comunicao realizada entre as pessoas em diversas situaes a multipessoal. Saber se comunicar adequadamente em todas as circunstncias imprescindvel para a sobrevivncia do ser humano. Por meio da comunicao, obtm-se as informaes, o conhecimento e o atendimento das necessidades emocionais de ateno, considerao e reconhecimento. A importncia da comunicao no est necessariamente sobre a mensagem ou a informao que se transmite, mas no que fazemos desse conhecimento; o que somos capazes de realizar quando ouvimos as informaes, a interpretamos e a colocamos nossa disposio ou a disponibilizamos para terceiros, a m de que faam uso dela: eis a razo principal da comunicao.

Captulo 4 A Oratria
Os primeiros dados histricos relativos oratria datam da Antiguidade e tm suas origens na Grcia, nas cidades-estado. Atenas era o maior centro de estudos de oratria. O povo grego acreditava que para dignicar a natureza humana todo cidado devia aprender no s a falar, mas a falar bem. O primeiro lsofo a estudar o assunto foi Empdocles, responsvel pela criao dessa cincia de falar em pblico. Aristteles estudou a temtica e conhecia profundamente o assunto apesar de nunca ter sido orador, mas foi ele quem denominou a arte de falar em pblico de retrica.

Os pssaros so sgados pelos ps; os homens, pela lngua Provrbio portugus

H autores que informam que o primeiro manual de oratria foi escrito pelos seguidores de Empdocles, que seriam Tsias e Corax. Este ltimo pregava mtodos e orientaes sobre a eccia da oratria e a necessidade do discurso conter uma introduo, narrativa, argumentao, armaes e concluso. O primeiro manual de oratria em latim, intitulado Institutio Oratoria, foi escrito por Quintiliano (35-95 d.C.) e servia apenas como guia na formao dos lhos de famlias ricas no Imprio Romano.

ORATRIA

No Brasil, os primeiros grandes oradores foram os jesutas portugueses Manuel da Nbrega e Jos de Anchieta. O orador mais famoso da poca do Brasil Colonial foi o padre Antnio Vieira. A partir de 1930, a oratria brasileira notabilizou-se por meio do orador gacho Joo Neves da Fontoura, em sua campanha poltica. Outros grandes oradores foram Getlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jnio Quadros e Otvio Mangabeira. Algumas oradoras que se destacam so a mdica e deputada federal Jandira Feghali, a senadora Marina Silva, a ex-governadora Roseana Sarney, dentre outras. Polito (2003) em seu livro Como falar corretamente e sem inibies cita um conceito de oratria resultante das reexes de Alves Mendes: A oratria a mais tpica e a mais grca manifestao da arte, porque a arte da palavra da palavra que a vestidura do pensamento, da palavra que a forma da ideia, da palavra que ntida voz da natureza e do esprito, da palavra que to leve como o ar e to irisada como a mariposa, da palavra que transparente como a gaze e to sonora como o bronze, da palavra que cicia como a aura e troa como o canho, que murmura como o arroio e ruge como a tormenta, que prende como o m e fulmina como o raio, que corta como a espada e contunde como a clava, que fotografa como o sol e acarinha como o fogo; da palavra que ostenta a majestade da arquitetura, o relevo da escultura, o matiz da pintura, a melodia da msica, o ritmo da poesia, e que por seus rendilhados e riquezas, por suas graas e opulncias, aclama a oratria, rainha das artes, e o orador rei dos artistas!

Lopes (2000), no livro Oratria e fonoaudiologia esttica, informa que o termo oratria originou-se do latim oratoria e signica a arte de falar ao pblico ou falar em pblico. Quando se fala ao pblico, dirige-se ao ouvinte, quele que nos ouve, e no se fala apenas entre ouvintes.

Alguns termos relacionados oratria so importantes para sua compreenso. So eles: eloquncia e retrica. A eloquncia deriva do latim eloquentia e refere-se fala na sua dimenso prtica. a capacidade de falar e de se expressar com facilidade, ao talento de persuadir, convencer e comover a plateia por meio da palavra. A retrica origina-se do grego rhetorik. Designa o conjunto de regras relativas capacidade da eloquncia. o tratado que encerra essas regras. Entende-se, ento, que a oratria o universo que abarca a teoria e a prtica da arte de falar, que so respectivamente a retrica e a eloquncia.

10

UNIDADE 1 :: COMUNICAO

Leonardi (2002), comentando sobre a diferena entre eloquncia e retrica em seu livro Curso de oratria geral e oratria forense, arma que eloquncia: [...] nada mais do que a arte de tornar a palavra mais cativante, mais despertadora de emoes, mais empolgante, atravs de todo tipo de efeitos sonoros obtidos pela voz.

Captulo 5 Tipos de Oratria


Nos dias atuais, a eloquncia basicamente se divide em: poltica, forense ou judiciria, acadmica ou literria, sacra e de circunstncia. A primeira, oratria poltica, o discurso em que a palavra est a servio do bem comum, da sociedade e suas aspiraes e para tratar de assuntos ligados causa pblica. Deve ser utilizada com muito cuidado, pois, quando mal empregada, pode dar ao discurso uma forte carga demaggica, ludibriando o povo. Est relacionada com a defesa dos interesses sociais em reunies, comcios, carter eleitoral, difundir ideias etc. A eloquncia forense ou judiciria o uso da palavra perante o juiz ou tribunal, para fazer a defesa da sociedade por promotores, advogados. Requer conhecimento da cincia jurdica e dos detalhes dessa prtica prossional, pois a nalidade a de comover e convencer o pblico constitudo pelos tribunais de jri. Na oratria sacra, o orador empenha-se em transmitir a doutrina religiosa, usando para isso meios como as pregaes, o sermo e prdicas evanglicas. A oratria acadmica ou literria est relacionada aos assuntos culturais. A de circunstncia se diferencia das demais por no obedecer a formalismos; descontrada e solta, no tem lugar certo e nem pblico denido, podendo ser usada por qualquer pessoa da sociedade. tambm chamada de eloquncia do Homem Moderno que faz uso do gnero em qualquer situao que o cerca.

11

ORATRIA

UNID. 2

O Orador

Captulo 6 Conceito

12

UNIDADE 2 :: O ORADOR

Captulo 7 Perl de um Bom Orador


O GRANDE ORADOR Todo o barulho que fazes; estentrico orador, Lanando gestos e frases, Com trovejante furor, Com berros e roncos roucos, mesa atirando socos, Nada aprova em teu favor: Tambm o bombo e o tambor Fazem barulho... e so ocos.
Fonte: Bloch (2002).

RECEITA PARA TORNAR-SE UM BOM ORADOR: INGREDIENTES Uma boa dose de autoconana; Uma colher de humildade; Uma chcara de expresso corporal, acrescida de boa voz; Riqueza de vocabulrio a gosto; Uma colher de fermento marca entusiasmo. PREPARO Bata a humildade com a expresso corporal e em seguida misture a simpatia pessoal, naturalmente. Coloque uma pitada de assunto paralelo, sem exagerar. V pondo a postura em todas as fases do preparo e nalmente adicione o fermento do entusiasmo. Unte a forma com bastante expressividade e em seguida derrame massa da sabedoria e deixe-a crescer. No descuide um s instante da temperatura do auditrio, conservando-a em nvel bem elevado. Cubra tudo com calda de expectativa para despertar o interesse, a ateno e a curiosidade dos ouvintes. Doure tudo bem quente, no calor do auditrio, e saboreie o sucesso.
1

Essa a frmula infalvel, uma receita que requer acima de tudo conhecimento e treinamento.

13

ORATRIA

Captulo 8 Dimenses da Comunicao


Para o prossional moderno, a comunicao uma ferramenta de especial importncia. No entanto, a utilizao adequada desse instrumento requer conhecimentos da atividade que executa e a ateno para outros aspectos como a exibilidade a mudanas, alm da atualizao constante. Assim, a sua capacidade de se comunicar e de se relacionar com as pessoas aumenta as possibilidades de sucesso em outros nveis: entre colegas de trabalho; com seu superior; com seu subordinado; com um pequeno grupo; com uma plateia.

So as habilidades de relacionamento interpessoal aliadas maturidade e equilbrio para lidar com as emoes. Ao mesmo tempo que lida com as diversidades, adquire-se uma viso mais abrangente do papel social que possui como detentor e repassador de conhecimentos e informaes. Atualmente, as necessidades e exigncias do mercado de trabalho valorizam a caracterstica de comunicabilidade no perl prossional e pessoal. Esses e outros aspectos constituem, segundo Passadori (2003), cinco dimenses. So elas: espiritual; emocional; vocal; corporal; intelectual.

A dimenso espiritual considerada pelo autor a mais importante delas, pois a comunicao nessa dimenso revela a maneira de cada um se expressar, a sua essncia nos mais variados contextos da vida, a forma pelo qual somos percebidos e reconhecidos pelas outras pessoas. Enquanto as outras dimenses so aprendidas e desenvolvidas por tcnicas e prticas pedaggicas, a dimenso espiritual ui revelando nosso carter, nossos valores, nossa autenticidade e nobreza da alma. A dimenso espiritual indica que direcionamento damos a nossa vida, como realizamos nossas escolhas e desempenhamos nossos papis. a dimenso que fala da nossa sensibilidade para agir no mundo. Quem se comunica com sensibilidade possui capacidade para liderar, inuenciar, conseguir bons resultados de negociao ou no atendimento a um cliente, porque est mais atento a descobrir as necessidades do momento. indispensvel ao orador o desenvolvimento da dimenso espiritual para que aprenda a perceber melhor as necessidades e interesses dos ouvintes e mant-los receptivos ao que est proferindo.

14

UNIDADE 2 :: O ORADOR

Em relao dimenso emocional, observa-se: Ritmo constante Antipatia Deixar para l No me interessa Firmeza Integridade Rejeitar Todos ns Um, dois, trs Adiar Liberdade Retido

Quanto dimenso vocal, nossa voz produzida pela expirao que canalizamos para as pregas vocais, criando-se da uma massa de ar sonora. Emitimos os sons das vogais e das consoantes por meio da movimentao de msculos da face que acionam lbios, lngua, maxilar, abertura e fechamento da boca. Nossa voz tem um conjunto de caractersticas que precisa ser desenvolvido para gerar uma emisso harmnica e agradvel. Tais caractersticas so: dico, pronncia, nfase, entonao, expresso, articulao, velocidade, ritmo, altura e intensidade. Outro artifcio utilizado pelo orador a chamada pausa oral entre o que deve ser colocado no decorrer da fala. a chamada pausa oratria, diferente das estabelecidas pelas regras gramaticais denominadas de pausas sintticas. Ela no depende de regras absolutas, mas de condies ou estratgias de convencimento e persuaso que o prprio orador deseja passar aos seus ouvintes. A pontuao oral marcada pelo ouvido, regulada pelos sentimentos que devemos fazer ressaltar e pelas ideias que temos de colocar em maior relevo. Para isso, o orador dever conhecer bem o texto e fazer um estudo atencioso para entender o contedo e poder explor-lo criativamente, dando-lhe o sentido que deseja, vericando tambm a respirao para que a pronncia ua com facilidade. A dico a pronncia dos sons das palavras. A decincia na dico quase sempre provocada por negligncia. costume quase generalizado omitir os R e os S no nal das palavras. Um exerccio til para melhorar a dico fazer leitura em voz alta. Uma pronncia defeituosa advm de razes fsicas e psicolgicas. A voz determina a prpria personalidade de quem fala. Se estamos alegres, tristes, apressados, seguros etc. A primeira identicao desse comportamento transmitida pela voz.

15

ORATRIA

Maria Alice Leonardi (2002), citando o professor Silveira Bueno, enfatiza que a dico depende da intuio de quem se dedica arte de falar, revelando seu senso artstico pelo colorido prprio que se consegue dar interpretao, propiciando uma caracterstica nica ao discurso. Com relao dico est a necessidade de se atentar para a expresso correta e a articulao cuidadosa das palavras e de seus respectivos sons. A pronncia a articulao que d claridade e nitidez palavra. A boa articulao faz ressaltar todas as qualidades da voz. Elementos fundamentais: vogais + consoantes + slabas. A nfase a energia da fala, a vitalidade das palavras faladas. A colocao correta da slaba tnica o primeiro passo na nfase, porque a fora e a vida das palavras esto na sua tnica. Assim como a palavra tem a sua slaba tnica, em uma frase existem palavras que exigem maior nfase ao serem enunciadas. A entonao a msica da linguagem. Cada palavra tem a sua entonao certa, sugerida pelo seu signicado. A variedade meldica da entonao tem por nalidade facilitar a compreenso. PRONNCIA ENTONAO DICO NFASE RITMO Faa a leitura silenciosa dos fragmentos de texto abaixo, observando as pausas. Em seguida, leia o texto com o recurso do lpis ou da esptula e, nalmente, faa trs leituras orais de cada um.

O riso revela um dos segredos da alma: a alma no gosta de marchar. Na marcha tudo igual, previsvel, feito em parada militar. A alma bailarina que gosta mais de danar.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios... Amor no se troca... Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo...
(Drummond)

Tenho muitos medos. Mas nunca havia pensado naquele, o maior de todos. Bastou, entretanto, que a reprter formulasse a pergunta para que ele aparecesse claro e terrvel diante de mim. Que aquilo de que voc mais tem medo?
(Rubem Alves O retorno e terno)

16

UNIDADE 2 :: O ORADOR

Quer car calmo? Respire suavemente diante da chama leve de uma vela qua faz sossegadamente seu trabalho de luz.
(Bachelard)

Tenho um sonho que, acho, nunca realizarei: gostaria de ter um restaurante. Mais precisamente: gostaria de ser um cozinheiro. As cozinhas so lugares que me fascinam, mgicos: ali se prepara o prazer.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Escrevo como quem cozinha. Minha cabea uma cozinha. O cozinheiro cozinha pensando no prazer que sua arte ir causar naquele que come. Eu escrevo pensando no prazer que o meu texto poder produzir naquele que me l.
(Rubem Alves O retorno e terno)

A revelao acontece de repente, sem avisar. bem verdade que diariamente nos olhamos no espelho. Mas esse olhar dirio um ver sem perceber.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Vamos, no chores! / A infncia est perdida / A mocidade est perdida / Mas a vida no se perdeu. / O primeiro amor passou, / O segundo amor passou, / O terceiro amor passou. / Mas o corao continua. / Perdesse o melhor amigo, / No tentaste qualquer viagem. / No possuis casa, navio, terra. / Mas tens um co...
(Rubem Alves O retorno e terno)

...e, de repente, um canto da minha memria que o esquecimento escondeu se iluminou, e eu o vi de novo, do jeito como o havia visto pela primeira vez: o quadro.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Foi-se, nalmente, o Vero, no sem antes fazer algumas grosserias e malcriaes: trovejou, relampejou, choveu, inundou. No queria ir embora. Compreendo. Queria car para ver e namorar o Outono, que muito mais bonito que ele.
(Rubem Alves O retorno e terno)

No mistrio do Sem-Fim, / equilibra-se um planeta. / E, no planeta, um jardim, / e, no jardim, um canteiro: / no canteiro, uma violeta, / e, sobre ela, o dia inteiro / entre o planeta e o Sem-Fim, / a asa de uma borboleta.
(Rubem Alves O retorno e terno)

17

ORATRIA

Ah! Voc acha que isso bobagem, que espelhos so inofensivos objetos de vidro, frios e imveis, que nada fazem alm de reetir imagens. Pois justo a que est o seu abismo: em seu poder de reetir.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Pela primeira vez na vida vi que a cebola era bonita. Se fosse pintora, pintaria uma cebola. Se fosse fotgrafa, fotografaria uma cebola... Minha cebola deixara de ser uma criatura do sacolo, merc de facas e maxilares mastigantes, e aparecia como criatura encantada, moradora do mundo da beleza, ao lado de jias e de obras de arte.
(Rubem Alves O retorno e terno)

preciso muito pouco. A alegria est muito prxima. Mora no momento. Ns a perdemos porque pensamos que ela vir no futuro, depois de algum evento portentoso que mudar nossa vida.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Leio e releio o poema de lvaro de Campos. Oscilo. No sei se devo acreditar ou duvidar. Se acredito, duvido. Duvido porque acredito.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Entre os poucos livros que tenho ao alcance da mo, na minha estante, est a estria do amor de Tomas e Tereza, que Milan Kundera conta em A insustentvel leveza do ser.
(Rubem Alves O retorno e terno)

Sobre um morro de terra ruim cresceu um cerrado. As barbas-de-bode so mechas de cabelo sobre a calva do cho rido. Crescem arbustos de troncos retorcidos e rugoso, que para nada servem.
(Rubem Alves O retorno e terno)

A vida animal se anuncia ruidosa na barulheira dos frangosdgua, os gritos das seriemas, os trinados sem m dos pintassilgos, a tagarelice das maritacas, o coaxar dos sapos ao cair da tarde.
(Rubem Alves O retorno e terno)

A expresso vocal a habilidade do indivduo com sua voz e sua fala. a dinmica de cada palavra, a entonao, o ritmo, a palavra-chave, a qualidade do discurso. subjetiva, vem do interior, da relao direta do indivduo consigo mesmo, da necessidade de ser entendido pelo outro. Depende da inteno do emissor da mensagem.

18

UNIDADE 2 :: O ORADOR

A impostao possui tcnica e mais objetiva. a utilizao de todo potencial da voz e de seu trabalho por meio de exerccios de relaxamento, respiratrios, ressonncia, altura, intensidade, articulao, em que cada pessoa procura empregar a sua voz o mais adequadamente possvel, evitando-lhe qualquer prejuzo. A qualidade vocal um conjunto de caractersticas que identicam a voz humana e podem variar conforme o contexto da fala, condies fsicas e psicolgicas do indivduo. Relaciona-se s informaes de natureza biolgica, anatmica e siolgica do indivduo e das caractersticas de sua personalidade e estado emocional no momento da emisso da mensagem. Portanto, bom atentar para a expressividade dedicada s palavras dentro da frase. Cada palavra possui uma ou mais slabas importantes, assim como cada frase possui uma ou mais palavras mais importantes. Com a pronncia mais ou menos acentuada dessas slabas ou palavras, a mensagem poder ser outra. Assim, podemos dizer: sbia, sabia e sabi. Qual a velocidade correta a ser empregada na fala? Rpida, muito rpida, lenta, muito lenta? Cada orador e cada assunto tero sua velocidade prpria, dependero da capacidade de respirao, da emoo, da clareza da pronncia e da mensagem transmitida. Ao pronunciar a orao: passou rpido como a luz, natural que aceleremos o ritmo da fala. Em relao altura e intensidade, preciso exercitar e variar a intensidade da voz.: forte ou fraca. A voz precisa encontrar a altura adequada aguda ou grave para no irritar os ouvintes. A voz o veculo fundamental no transporte da mensagem e que, portanto, requer cuidado para no prejudicar a comunicao.

VENTO E A ROSA Vento cicia, Vento ronrona, Vento bronqueia. Rosa ingnua, Rosa corada, Rosa expectante. Vento cobre a rosa, Sopra leve entre as ptalas, Fora leve o pistilo. Vento viril, Rosa virgem, Bailam a volpia do envolvimento. O vento na rosa,
19

ORATRIA

A rosa no vento, Se embalam em pertencimento. O vento da rosa, A rosa do vento. Na rosa o vento deixa a seiva, No vento a rosa deixa o aroma. E da seiva E do aroma, Nasce outra or.
Fonte: Poyares (1983).

Quanto dimenso intelectual, entende-se que a apresentao oral desenvolvida pelo esforo dirio, persistente, de no desistncia ante os obstculos e as diculdades e os obstculos enfrentados. Todo indivduo imbudo de boa vontade e disposio pode tornar-se um orador. Para isso, necessrio que se prepare adequadamente para sua exposio, considerando o planejamento de cada etapa do trabalho: tipos de apresentao; anlise do pblico-alvo e do ambiente onde ocorrer o evento; objetivos a serem alcanados; tempo destinado apresentao; pesquisas; utilizao de recursos audiovisuais. No tpico sobre a exposio oral, detalharemos os assuntos referentes ao planejamento e preparao da apresentao pblica.

Captulo 9 Como Superar o Medo, a Inibio e o Nervosismo ao Falar em Pblico


Quem alguma vez no experimentou o medo de falar em pblico? Sentiu vontade de dizer no quando disse sim em situaes que lhe fossem desagradveis? Essas e outras tantas situaes sociais em que um indivduo se v exposto a pessoas conhecidas ou desconhecidas e sente-se observado ou avaliado sem saber o que fazer so sintomas de ansiedade, mais especicamente de fobia social. A fobia social caracteriza-se, entre outros sintomas, por um temor ao exame minucioso por parte das pessoas. Geralmente, ocorre quando pensa que o modo como se comporta poder ser avaliado negativamente.
2

Texto elaborado pela psicloga Mnica Zarat Pedrosa.

20

UNIDADE 2 :: O ORADOR

A pessoa teme que aconteam situaes embaraosas e humilhantes para si e tenta evitar as circunstncias em que ela acredita que possa oferecer riscos. A fobia social pode-se manifestar de forma diferenciada para cada pessoa portadora desse problema, variando em intensidade. Os sintomas fsicos mais frequentes quando a pessoa responde com medo so: palpitaes, tremores, sudorese, tenso muscular, sensao de vazio no estmago, boca seca, frio/calor, ruborizao facial, tenso e dor de cabea. No h idade certa para que a fobia aparea na vida da pessoa, mas pode estar relacionada a fatos desagradveis vivenciados pelo indivduo: situaes em que sentiu desamparo ou avaliao negativa com grande frequncia. O tratamento da fobia social realizado com grande sucesso por meio de intervenes cognitivo-comportamentais. Do mesmo modo como em outros tipos de transtorno de ansiedade, utilizam-se desde estratgias de relaxamento, treinamentos de habilidades sociais e reestruturao cognitiva. Cada procedimento empregado no garante isoladamente a eccia do tratamento seno pela participao efetiva do cliente em cada etapa do processo. Outra diculdade que as pessoas possuem quando desejam se comunicar a ansiedade para falar em pblico. Geralmente, elas cam ansiosas, agitadas, nervosas, tensas e at podem entrar em pnico, gaguejam, tremem, cam ruborizadas, quando imaginam que vo ser observadas e avaliadas pelos outros. importante conhecer um pouco sobre esse tema para facilitar o entendimento do que ocorre nessas circunstncias e, dessa forma, dar incio ao processo de autocontrole. A ansiedade um sistema de alarme do organismo quando este se sente ameaado e cuja funo proteger ou ajudar o indivduo a escapar de situaes difceis. As pessoas que vivenciam a ansiedade acreditam e interpretam as situaes como ameaadoras, ou seja, o ansioso avalia incorretamente a situao, percebe os riscos de forma excessiva e minimiza os recursos de enfrentamento.

21

ORATRIA

As crenas centrais do ansioso so principalmente relacionadas vulnerabilidade, como, por exemplo, um ponto fraco pelo qual as pessoas podem ferir ou atacar. A maioria dessas crenas gira em torno de questes de aceitao, competncia, responsabilidade e controle. A ansiedade pode inuenciar o modo de vida da pessoa, distorcendo a forma com que pensamos e sentimos. Assim, as pessoas ou as coisas adquirem um sentido de ameaa para quem o sente, mesmo que a realidade mostre o contrrio. A pessoa passa a dar importncia exagerada a certas situaes, mobilizando-se excessivamente e sobrecarregando-se. Esquece as experincias positivas do passado, antecipando apenas os problemas lamentveis e o sofrimento do futuro. Desenvolve um tipo de preocupao ansiosa, o que representa uma tentativa de soluo mental de problemas sobre um tema cujo resultado incerto ou que sugira alguma possibilidade de consequncias negativas. A pessoa que se preocupa demasiadamente pode elevar muito sua ansiedade e sentir-se com diculdades de solucionar seus problemas. Falta-lhe o conhecimento ou tem diculdades em aplic-lo devido a reaes contraproducentes diante das situaes-problemas. Quando o indivduo tenta diminuir a incerteza empregando um estilo vigilante de enfrentamento, aumenta sua excitao emocional. A falta de habilidades para solucionar o problema, ou uma inadequada orientao para o enfrentamento, no reduz a excitao emocional, levando algumas vezes o indivduo a querer evitar pensar sobre o que o aige. um comportamento intil. No processo pr-avaliativo do tratamento psicoterpico, a pessoa pode identicar espontaneamente os melhores comportamentos que pode adotar para comear as mudanas e se tornar capaz de resolver seus problemas. Aprende a tornar-se mais ativa e menos intolerante com as incertezas. Em terapia, o cliente deve aprender a aceitar as incertezas e desenvolver estratgias de enfrentamento quando se deparar com situaes dessa natureza.

22

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

UNID. 3

A Comunicao Oral

Captulo 10 Tipos de Exposio


Afora a exposio sob a forma de aula ou palestra, como professor, que demanda preparo prvio, planejamento e toda uma pedagogia para ser bem-sucedida, e cujo ensino foge aos objetivos mais imediatos do presente curso, h vrios tipos de discurso para os quais o advogado tem de estar pronto em seu cotidiano prossional.

10.1 O improviso
Uma maneira de discursar o chamado improviso. Ao contrrio do que muitos pensam, o discurso de improviso proferido com base numa preparao acumulada, mas que passada ao pblico dando a sensao, a aparncia de que no foi preparado. Saber improvisar uma das qualicaes necessrias ao orador. Quem sabe realizar uma exposio breve de um momento para outro pode ser considerado um artista na arte da eloquncia. A pessoa que improvisa fala sobre um assunto que conhece bem, dominando o que vai tratar e retirando de sua memria passagens de apresentaes anteriores para enriquecer a que ir proferir. Segundo Leonardi (2002), na oratria no h lugar para os improvisos repentinos e inspiraes sbitas. O orador, ao preparar um improviso, deve atentar para os seguintes aspectos: ter uma boa preparao verbal e ideolgica; pensar no tema do discurso com antecedncia; considerar o assunto sob diversos ngulos; preparar-se para objees que possam surgir no discurso; selecionar os elementos fundamentais da sua exposio; mostrar-se conante; ser malevel no discurso; no se importar com as interrupes do pblico;
23

ORATRIA

tirar vantagens dos acontecimentos inesperados; explorar a ideia central e associ-las a assuntos paralelos prximos ou remotos. Para isso, importante considerar: o interesse e o conhecimento prvio do orador, conhecimento do auditrio, o tamanho do assunto (deve ser curto) e no usar o recurso com muita frequncia. Ex.: msica canto, desemprego crime, saudade viagem O improvisador deve tambm estar atento para evitar: fadigar o pblico; omisses; o verbalismo desconexo; a falta de unidade e ordenao das ideias; armaes inconvenientes; esquecimentos.

10.2 Sustentao oral


No discurso forense, no basta apenas o convencimento; necessria a convico. As pessoas entendem, de modo geral, e cobram dos advogados que eles falem bem (ALVES, 2004). Alm da boa escrita, a oratria deve ser uente, pois falar faz parte da rea de negcio do advogado. A oratria forense uma arte para ser ouvida e vista, e no para ser lida (LEONARDI, 2002). A no ser que seja muito bem lida. prefervel em todos os casos, uma boa leitura, com ateno ao pblico e, sobretudo, aos juzes, a um discurso mal elaborado e pronunciado sem uncia. Sustentao oral trata-se de um segmento da oratria forense, em que o advogado est diante de juzes togados, desembargadores ou ministros. Essas so pessoas srias, de reputao ilibada, maduras, de difcil convencimento. Cabe, portanto, no se portar de maneira veemente. Isso pode ridicularizar o orador e desvalorizar seus argumentos. O tempo curto. So quinze minutos, no mximo, que o orador ter disposio. Por isso, o advogado deve aproveitar com excelncia a sua participao. Jamais dever ultrapassar o tempo disponvel, pois cair no descrdito no obtendo mais a ateno dos interlocutores e, at mesmo, correr o risco de ser repreendido em pblico, o que poderia desmoralizar sua autoridade perante a defesa sustentada em seu trabalho. Podese at falar menos tempo que o previsto, mas desenvolvendo-se com maestria e humildade para conquistar a ateno e o respeito das autoridades.

24

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

Na sustentao oral, deve-se primar pela clareza para que haja completo entendimento dos fatos expostos, considerando que estes so, por vezes, complexos. Se no forem bem apresentados, enfraquecero toda a argumentao e a falta de clareza pode levar o advogado a perder a causa. Se forem bem expostos, possvel que se eliminem, ou pelo menos minimizem, dvidas e discusses em torno da questo em anlise. Outro requisito fundamental a veracidade; os fatos precisam ser reais. A tentativa de engodo pode levar a resultados desastrosos. A boa narrativa, ao contrrio, ser forte elemento para a convico dos julgadores sobre o exposto. Finalmente, e no menos importante, so a empolgao e a entrega do orador tese defendida. Ele precisa conhecer em profundidade o assunto, dedicar-se a ele no estudo de seus detalhes e meandros, no permanecendo na superfcie da questo. Para sustentar satisfatoriamente as evidncias, que so as provas, o orador deve pautar toda a sua fala com vida e entusiasmo, a m de conquistar, convencer e persuadir os que lhe ouvem.

10.3 O debate
O debate caracterizado por uma conversa em torno de um tema especco e com objetivo denido, em que os participantes expem suas opinies com a nalidade de se atingir a uma concluso satisfatria para todos. Portanto, o debate considerado uma competio entre pontos de vista opostos, em que os participantes esto comprometidos com sua preferncia pessoal ou circunstncias em que se encontra. a melhor forma de obter informaes sobre o pensamento alheio, alm de possibilitar resolver problemas por meio de uma combinao de informaes e opinies diferentes. O nmero ideal de participantes no deve ultrapassar a oito, pois poder tornar-se improdutivo devido falta de variedade de opinies apresentadas ou pelo distanciamento do foco do debate. As formas mais comuns de debates so: mesa redonda, comit, painel, colquio, simpsio, conferncia e frum. Mesa redonda: a reunio em crculo de um grupo de pessoas para que cada participante oua e faa suas colocaes. Comit: semelhante mesa redonda, porm no se realiza diante de um auditrio. Painel: ocorre diante de um auditrio e possui certas formalidades e regras. Colquio: semelhante ao painel, mas sem formalidade e pode contar com a presena de um perito. Simpsio: grupo de trs ou quatro oradores que apresentam individualmente seu discurso sobre o mesmo tema.

25

ORATRIA

Frum: uma espcie de debate em que se concede um perodo de tempo aos ouvintes para perguntas ou comentrios da plateia. O auditrio ativo. Conferncia: se diferencia do frum apenas pela mnima participao do auditrio. O debate requer estudo e conhecimento do assunto a ser tratado. Poder exigir dos participantes sua interpretao ou saber como agir diante de certos casos. Os participantes devem estar cientes das habilidades e de seus deveres para participarem. So eles: conhecimento; admitir erros; estimular os demais; sentir-se vontade; ser bom ouvinte; interromper somente quando houver uma pausa na fala do outro; no se alterar. Entre as habilidades citadas existem outras que podem favorecer o orador durante a discusso. Falar bem fato primordial para que o orador possa persuadir as pessoas a acreditarem em seu ponto de vista. Acrescentando-se habilidade de se falar bem, a fala entusiasmada, sincera, alm do uso da voz, da dico e dos gestos despertam no pblico a ateno e o respeito, pois prova que o orador d importncia ao assunto. O orador deve, ao falar, dirigir frases ou observaes interessantes e at engraadas para os membros do grupo, passando aos participantes a sensao de que eles so importantes. Deve olhar para os participantes com interesse e no como se os tivesse desaando. A voz dever ser rme e serena, com ritmo. As palavras devem ser bem articuladas. A Guerra Verbal, como o prprio nome insinua, uma espcie de debate sem as regras de comportamento do debate formal. Os participantes se alteram e brigam por seus motivos, perdem os limites quando contrariados pelas opinies diferentes das suas e tentam destruir o pensamento do outro, impondo o seu. conituoso e exaustivo, no conduz a resultado algum. Seu objetivo deter o avano do inimigo. O bloqueio feito pela contradio a m de convencer a parte contrria. Requer argumentos bem ordenados e sustentados por meio de evidncias e destreza de raciocnio.

26

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

10.4 Os comcios

Atualmente os comcios assumiram caractersticas semelhantes a espetculos artsticos a m de se tornarem mais atrativos para o pblico. Devido a essa forma de apresentao, a performance da fala do orador mais exigente para que prenda a ateno da plateia. Assim, o seu discurso necessita de entusiasmo e uma voz boa e potente. O pblico do comcio se difere do auditrio. Enquanto a plateia de auditrio est preparada tanto sicamente quanto psicologicamente para assistir ao evento, a outra platia, a dos comcios, no possui qualquer compromisso em estar presente no local. indeterminada, inconstante, mvel, renovvel, varia tanto em nmero quanto nas caractersticas, bem como no objetivo de sua passagem pelo ambiente em que foi montado o comcio. Num auditrio, o orador conta com os recursos e o apoio oferecidos pelo evento, j num comcio, por mais organizado que seja, est sujeito improvisaes, seja por causa das circunstncias fsicas de instalaes, tempo, local, ou pelo prprio pblico ouvinte, requerendo de si fazer adaptaes naquele momento. O pblico de um comcio inicialmente no cativo, poder tornar-se dependendo da atuao e das habilidades do orador. As pessoas no se constrangem em sair do local no momento que desejarem. Isso signica que o orador dever se manter motivado para continuar realizando sua apresentao. O orador dever, em seu discurso, usar frases curtas, incisivas, impactantes. A linguagem deve ser clara, articulada, de fcil entendimento, mas contagiante, com gestos altos e abundantes. Outro cuidado que o orador dever ter com o microfone, para no causar rudos incmodos. Dever posicionar sua boca, aproximadamente, a um palmo. Para fazer um comcio, o orador dever:
27

ORATRIA

apresentar suas qualicaes pessoais e as credenciadas para o cargo desejado. Ex.: naturalidade, idade, escolaridade, o que j fez, suas experincias na administrao pblica ou no Legislativo e quais aes benemritas ou em defesa da comunidade o credenciam; levantar os assuntos de interesse da populao. Se for candidato da situao deve ter sensibilidade para auscultar os anseios da comunidade para reivindicar e fazer defesa do que est certo na administrao. Se for candidato da oposio, deve levantar os assuntos passveis de crticas da populao, por culpa da administrao atual; apresentar a plataforma poltica, que deve ser baseada nas necessidades prioritrias da populao: o que est errado, o que se deve fazer, como conseguir (recursos nanceiros); pedir apoio ao povo por meio do voto.

10.5 Na televiso ou no rdio


Na televiso, ao contrrio da apresentao nos comcios, o orador deve ser moderado tanto nos gestos como nas palavras, procurando olhar para as cmeras como se enxergasse nela os seus telespectadores. A televiso amplia e deforma os gestos, conforme o ngulo em que so tomados, da a importncia do cuidado na gesticulao. Para evitar os gestos inapropriados, bom que as atitudes trgicas sejam evitadas.

Os discursos lidos no devem ser apresentados pela televiso. So usadas breves notas, para no perder o contato com os telespectadores. Ao falar, o orador deve observar em qual das cmeras est sendo enquadrado. Se for necessrio, pea ajuda ao assistente de cmera ou preste a ateno uma pequena luz vermelha que se acende quando a cmera ser utilizada. A luz vermelha indica que quela cmera estar passando a sua imagem e, portanto, para ela que dever olhar. importante que o orador haja normalmente, sem se preocupar demasiadamente com as cmeras.

28

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

Quanto apresentao em uma estao de rdio, o orador poder falar: sozinho, numa cabine; com um entrevistador; na presena de um auditrio e com transmisso ao vivo. Na cabine, prudente que o orador leve o seu discurso escrito. O discurso dever ser escrito como se fala, dando um ar de naturalidade quando proferido. O tom de voz deve ser normal, passando credibilidade aos ouvintes. A leitura deve ter ritmo, demonstrando certo entusiasmo, mas nada excessivo. Deve-se tomar cuidado para no esbarrar as mos no microfone, evitando rudos. Em uma entrevista, o orador dever falar normalmente com o entrevistador, num clima de conversa, evitando-se a fala em tom de discurso. O orador dever responder somente s perguntas que lhe so feitas, de forma breve, clara e sucinta. Deve sempre esperar o entrevistador perguntar, sem se antecipar. Na situao de falar para um auditrio ao mesmo tempo em que h uma transmisso ao vivo atravs do rdio, o orador dever se posicionar frente do microfone e seu discurso dever ser realizado como se no houvesse a transmisso. A ateno do orador dever estar voltada para a plateia.

Captulo 11 Tcnicas de Introduo, Desenvolvimento e Finalizao de uma Apresentao 11.1 Planejamento


Em geral, uma boa apresentao de palestra precedida de bom planejamento, eciente preparao, ajustes, ensaios, para, enm, ser realizada. O planejamento formar a base sobre a qual todo o trabalho se apoiar. O planejamento possui etapas e cada tpico desenvolvido considera os anteriores, mantendo-se a coerncia e a eccia da apresentao. Uma apresentao conforme esclarecem alguns autores, dever ter comeo, tambm chamado de introduo ou exrdio, meio, no qual se desenvolvero as ideias, e m, denominado concluso ou perorao.

29

ORATRIA

Toda apresentao, palestra, discurso, sustentao oral tm um tempo determinado para iniciar e para nalizar. Deve haver um cronograma com tempo adequado para cada fase. Geralmente, uma boa introduo ocupar 15% da apresentao, como nos mostra o grco a seguir. O desenvolvimento a maior parte, consumir 75%, e a concluso, 10%. Veja o que acontece em uma apresentao com o tempo de 45 minutos:

A introduo trata da abertura, saudao, explicaes sobre a natureza do tema; serve para captar a ateno, romper a resistncia e apresentar o resumo do que vai ser dito. O desenvolvimento da exposio aborda os pontos principais do tema. Deve ter ordenao lgica e sustentao argumentativa. A concluso o encerramento, no qual a ideia central realada para ser xada pelo pblico. A nalizao deve ser simples, objetiva, dinmica, til.

Ao planejarmos a apresentao, alm de seguirmos a orientao das etapas (introduo, desenvolvimento e concluso), fundamental que faamos um planejamento cuidadoso que d um direcionamento de como nos conduzirmos em cada uma delas e que garanta a segurana da exibio. Um bom planejamento j garante 50% do sucesso de todo o trabalho. Na execuo do planejamento, preciso, inicialmente, ter em mente a denio do tema ou do assunto que se deseja tratar. Deve-se considerar tambm quem assistir a apresentao, o local onde ser realizada, as circunstncias em que ocorrer, o tempo que ter sua disposio, que metas deseja alcanar, as tcnicas e os recursos de que lanar mo durante as fases da apresentao e a pesquisa das informaes necessrias. Ao escolher o assunto, importante vericar: atualidade do tema;

30

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

autoridade sobre o tema; interesse pelo assunto (gostar, apreciar); enfoque novo sobre tema antigo; enfoque desconhecido do pblico ouvinte; pertinncia do assunto circunstncia; tempo para pesquisa e estudo do assunto.

Quanto ao ouvinte, fundamental que saiba: sexo; idade (pblico infantil, jovem, adulto, nvel cognitivo do pblico); nvel sociocultural; raa; religio.

O que motiva os ouvintes a ouvirem uma palestra? receber informao ou aprimorar-se pessoalmente ou prossionalmente; necessidade social; representar ou substituir; curiosidade; acompanhar pessoas; conhece o orador; entreter-se.

Um orador conquistar a ateno de sua plateia se souber tocar no que lhe interessa.

31

ORATRIA

Por que o ouvinte escuta o orador? Qual o esprito de participao dos ouvintes e como lidar com cada um? Motivado ou receptivo; amistoso; hostil; aptico ou indiferente; desatento.

O local e as circunstncias da apresentao: o tamanho do auditrio; o local; os recursos disponveis; o apoio da apresentao; os ambientes abertos; providncias a serem tomadas: nomes, fatos, quem falar antes e depois, outros assuntos, como ir falar, uso da tribuna. Dena os objetivos. O objetivo o que o desejamos que as pessoas obtenham com a apresentao. O objetivo d o direcionamento da palestra. Nem sempre sabemos reconhecer que caminho percorrer durante o planejamento. Inicialmente, podemos deixar as ideias urem naturalmente e anot-las para, em seguida, vericarmos as possibilidades de formulao dos objetivos. Eles devem ser especcos e concretizveis, sem perder de vista o pblicoalvo. Os objetivos de uma apresentao podem ser de: informar, persuadir e motivar, entreter e promover. Esses objetivos podem aparecer separadamente, ao mesmo tempo ou, ainda, de forma alternada numa mesma apresentao. Informar, orientar, instruir ou treinar: a preocupao do orador dever limitar-se clareza didtica da mensagem, transmitindo informaes da forma mais objetiva, simples e compreensvel que puder. Persuadir, convencer, envolver, motivar, inspirar, estimular: o orador dever levar o ouvinte a aceitar ou rever uma opinio, a produzir algo que esteja ou no em seus planos; dever estudar possibilidades de fazer abordagens que sensibilizem e emocionem as pessoas, motivando-as a aceitarem as propostas e sugestes apresentadas. Entreter: geralmente o mais difcil de se atingir; o orador dever utilizar de sua presena de esprito, humor, ironia e informaes.

32

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

Promover-se: o orador dever empenhar-se em transmitir informaes que sutilmente ressaltem seus princpios morais, de honestidade e interesse pelo prximo, ou demonstrar conhecimento e habilidade no trato de matrias que provoquem a admirao dos ouvintes. Faa a pesquisa e a escolha das informaes: comece a pesquisa e a montagem da apresentao pelo assunto central; no censure; recorra aos prprios conhecimentos; converse com outros especialistas; consulte a internet, a intranet, bibliotecas, livrarias e arquivos de jornais; visite o local; monte um arquivo; concentre-se no assunto; separe e relacione as informaes.

11.2 Tcnicas para introduzir, desenvolver e nalizar uma apresentao


Como introduzir:

preparar-se bem quanto ao assunto e vericar o tipo de pblico que participar do evento, fazer um reconhecimento do local antecipadamente, prever e adaptar-se a qualquer acontecimento fora do previsto ou do normal, usando o bom-senso e a experincia; evitar linguagem com teor de intimidade ou gria; mostrar-se seguro e bem vontade em relao ao assunto e ao pblico; utilidade, vantagens e benefcios do assunto; o orador deve saudar o pblico; pode usar frases ou informaes de impacto; fato bem-humorado; histria ou narrativa interessante; levantamento de uma reexo. Como no introduzir:

contar piadas; perguntar quando no desejar resposta; pedir desculpas ao auditrio; tomar partido sobre assuntos polmicos; palavras inconsistentes; chaves ou frases feitas; previsibilidade;
33

ORATRIA

fatos que incomodem o pblico; explicar que o tempo insuciente; criar expectativas e no cumpri-las. No desenvolvimento:

falar com expressividade (volume de voz, palavras rmes e agradveis, animadas; gestos adequados; postura elegante, alegre); o orador deve dar uma informao que causa impacto no auditrio; denir um termo, uma ideia, uma losoa ou uma situao; reconhecer as qualidades do adversrio; demonstrar a utilidade e relevncia do assunto; levantar reexes; aproveitar um fato bem-humorado; demonstrar neutralidade sobre assuntos polmicos; prender a ateno e inuenciar os participantes com a convico ao falar, o poder da opinio, o bom humor, o poder do acreditar; entusiasmo e impresso de estar fazendo o melhor; aproveitar as circunstncias: de lugar, tempo e pessoa. a) Lugar: so as informaes identicadas concretamente pelo conhecimento da plateia, com relao aos elementos fsicos: o prdio onde est reunida, a cidade onde mora, a produo agrcola da localidade, o clima da regio etc. b) Tempo: so as informaes referentes a datas, perodos, ciclos. O aniversrio de uma cidade, de um clube, de uma empresa, a comemorao de uma data cvica (como a Independncia, a Proclamao da Repblica), a morte de um lder, a lembrana de uma poca so elementos de extraordinria utilidade para compor a introduo do discurso. c) Pessoa: aproveitar a observao de um ouvinte, fazer referncia presena de pessoa conhecida ou comentrios sobre as informaes fornecidas pelo orador precedente. Principalmente se o orador anterior conseguiu conquistar a simpatia do auditrio, fazer referncia s passagens mais signicativas da sua fala, desde que tenham relao com o restante do discurso, demonstrar que o orador e os ouvintes possuem os mesmos gostos e a mesma forma de pensar. H uma identicao na comunicao. Aludir a uma ocasio: uma das formas mais comuns e mais apropriadas para iniciar um discurso. Com rpidas palavras o orador faz referncias ao acontecimento que rene as pessoas no recinto envolvendo dessa maneira todo o auditrio na sua mensagem; fazer uma citao: a citao no incio do discurso credita autoridade ao orador, pois suas ideias passam a ser apoiadas por verdades ou autores respeitados pelo pblico. Demonstra o preparo do comunicador, que est municiado de informaes extradas das suas leituras ou pesquisas. Podem-se fazer citaes de: trechos de livros conhecidos, sendo os clssicos aqueles mais indicados, pensamento, mxima ou provrbio, passagem histrica, real ou imaginada, armao de autoridade no assunto, frase escrita ou pronunciada por personalidade respeitada pelo auditrio; repetio: enfatiza um determinado ponto, seja uma armao, uma negao, uma deciso ou os dotes de uma pessoa. O uso repetido de sinnimos tambm refora a ideia daquilo que se quer transmitir;
34

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

jogo de palavras: chama a ateno do ouvinte e permite que o texto se torne memorvel e mais facilmente assimilado; fazer referncias retratando com riqueza de detalhes; gradao: conduz e direciona a emoo dos ouvintes. O orador se serve de palavras, frases ou ideias que apresentam uma gradao, seja no sentido ascendente ou descendente. Ex.: ...Abanava, ao menos, a cabea ao poder? No! Escutava. Emudecia. Quedava. Obedecia. Chacelava. Servia (Olavo Bilac); recurso dos sonhos e das profecias: oferece ao ouvinte uma viso subjetiva dos fatos conferindo uma viso projetiva do espao e do tempo. Ex.: Eu vejo[...], Eu tenho um sonho[...] e apresenta-o como concretizado. Esse recurso permite ao orador a apresentao dos fatos segundo um ponto de vista pessoal, no tem compromisso com a objetividade alm de apresentar uma expectativa, um instrumento mgico de premonio, atendendo ao anseio do pblico que deseja enxergar alm da limitada capacidade de seus prprios olhos; ironia: se destina a enfraquecer ou desfazer da gura pessoal ou de seu discurso com preposies rpidas e inteligentes, requer muita habilidade do orador; repetio de ideias e conceitos: a repetio visa retirar qualquer dvida sobre o assunto ou reforar a ideia apresentada, garante a apreenso da ideia central pelo ouvinte. Ex.: Ns pagaremos qualquer preo, suportaremos qualquer fardo, aceitaremos qualquer provao[...] (John Kennedy); jogo de palavras: visa despertar a ateno do ouvinte, so frases que identicam ideias construdas com objetivo de marcar as proposies apresentadas. Ex.: No , nem mesmo o comeo do m. Mas, talvez, seja o m do comeo... (Winston Churchill); parbolas: se presta a conduzir o ouvinte a uma concluso desejada. O orador apresenta um exemplo e o associa com o fato ou pessoa a que est se referindo. Ex.: Aquele que ouve minhas palavras e as pe em prtica semelhante a um homem prudente que edicou sua casa sobre a rocha (Jesus); pinturas verbais: uma espcie de pintura com palavras e permite que o pblico visualize o que se passa e ao mesmo tempo se emocione como se presenciasse o fato.

Como concluir?:

reexo; citao ou frase potica; pedir ao; elogiar o auditrio; fato bem-humorado; arrebatamento; avisar que vai terminar usando os seguintes termos: concluindo, nalizando, encerrando; fazer citaes, agradecimentos, despedida, sntese do pronunciamento, entusiasmo e alegria, convico de que tudo esteve bem no pronunciamento, despedida.

35

ORATRIA

O que evitar na concluso?:

palavras hesitantes ou frases inconsistentes; car parado diante do pblico aguardando aplausos; no saber para onde ir; sentimentos negativos (desempenho); repetir expresses: assim sendo, dessa forma e ento.

11.3 Como preparar uma boa apresentao


O preparo de uma boa apresentao compreende duas fases distintas: 1. Levantar todos os dados que cercam o evento. 2. Iniciar a elaborao do discurso. O roteiro de um bom planejamento inicial incluir informaes apropriadas para as circunstncias, de acordo com: o assunto; os objetivos; o pblico que ir participar. Ao selecionar o assunto, o orador poder: escolher escolher escolher escolher escolher um tema novo ou dar uma nova roupagem a um antigo; um assunto pelo qual tenha interesse e autoridade; um assunto pertinente circunstncia; um tema com tempo para pesquisar e fazer a apresentao; ngulos do assunto que o auditrio ainda no tenha ouvido.

Ao ter em mente o que de fato deseja obter numa apresentao, o orador deve analisar e denir seus objetivos, que podem aparecer em separado, ao mesmo tempo ou, ainda, de forma alternada. Alguns deles so: informar; persuadir e motivar; entreter; promover-se.

Considerando que numa apresentao tudo dever estar de acordo com o auditrio, o orador ter que levar em conta: a forma como as pessoas ouvem; os motivos que as levaram apresentao; quanto j sabem sobre o assunto; quanto elas gostariam de saber e quanto o orador deseja informar; suas motivaes de vida;
36

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

seu esprito de participao; suas caractersticas prprias (sexo, idade, nvel sociocultural, raa). Ao concluir sua pesquisa, os cuidados com o local e as circunstncias so bastante importantes. Por isso, o orador dever levar em considerao e se informar sobre: Tema: Local: Tempo de exposio: min 1 Brainstorming (exploso de ideias) 2 Denio dos objetivos Informar Persuadir Motivar Entreter Promover-se Horrio: Circunstncias Pblico_alvo: o tamanho do auditrio; o local onde ser realizada a apresentao; os recursos disponveis; o apoio da apresentao; o que ocorreu antes da sua apresentao; providncias a serem tomadas.

Procedimentos quanto elaborao da apresentao Introduo (15%): Desenvolvimento (75%): abertura; pontos principais do tema saudao; com ordenao lgica e explicaes sobre o tema; sustentao; resumo do que vai dizer; deve-se aproveitar as iniciar de modo impactante circunstncias: lugar, tempo, (frase, informao, histria, pessoa e ocasio; citaes, reexo); fazer citaes; falar da utilidade, vantagens prender a ateno e e benefcios do assunto. inuenciar os participantes com o modo de falar (convico, entonao, nfase, bom humor, entusiasmo, colocaes bem fundamentadas.

Concluso (10%): a nalizao deve ser: simples, objetiva, dinmica, til e impactante; deve xar a ideia central; nalizar utilizando: reexo, citao, frase potica, fato bem humorado; deve-se usar de arrebatamento, elogiar o auditrio, pedir ao, avisar que vai terminar usando os termos: concluindo, nalizando, encerrando; fazer agradecimentos, despedindo-se com entusiasmo e alegria.

37

ORATRIA

Captulo 12 A Utilizao de Recursos Audiovisuais numa Exposio


Utilizar os recursos audiovisuais corretamente e com proveito deve ser uma meta do expositor, propiciando, assim, maiores benefcios ao pblico ouvinte. Os recursos estimulam a viso e/ou audio e colaboram para aproximar a aprendizagem de situaes reais da vida. Devemos ter em mente que o homem toma conhecimento do mundo exterior por meio dos cinco sentidos, portanto, a percepo atravs de um sentido isolado menos ecaz do que a percepo de dois ou mais sentidos, usando simultaneamente os recursos orais e visuais. O recurso serve como um reforo da mensagem, ressaltando as informaes mais importantes, esclarecendo e complementando as partes signicativas da apresentao. Dentre os mais utilizados atualmente, destacam-se: quadro branco ou magntico; ipchart; projetor multimdia;. cd e dvd.

Outro recurso fundamental o microfone. Deve-se usar o microfone de forma discreta, sem que se chame ateno para ele. Alis, o microfone s deve aparecer quando der defeito, e, mesmo assim, deve-se comportar discretamente em tais casos. Vejamos como usar adequadamente os microfones com pedestal, com ou sem o, de lapela e auricular. Microfone de mesa (sentado) Tenha uma postura correta: coluna ereta, coloque apenas as mos com os punhos sobre a mesa, sem apoiar os braos ou cotovelos. Distancie o microfone um palmo de sua boca, quando se virar para os lados no retire a boca da direo do microfone. Microfone de pedestal (em p) Ao car em p, mantenha a coluna ereta, os ps rmes (20 cm um do outro); distancie o microfone (entre 10 cm e 15 cm da boca). Cuidado ao virar para os lados, mantendo a boca sempre na direo do microfone. Ateno para evitar a microfonia. Microfone de lapela e auricular (em p ou sentado) A posio correta segue a mesma citada anterior. Cuidado para no bater ou esbarrar no microfone de lapela ou auricular, causando barulho, exaltando-se ou emocionando-se ao falar. Evitar a respirao ofegante, tossir ou qualquer outro som diferente.

38

UNIDADE 3 :: A COMUNICAO ORAL

TUDO O QUE FICA PRONTO NA VIDA FOI CONSTRUDO ANTES, NA ALMA Dizem que conselho s se d a quem pede. E se vocs me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licena para d-los. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vo alguns que julgo valiosos. No paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Ame seu ofcio com todo corao. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro vir como consequncia. Quem pensa s em dinheiro no consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. Napoleo no invadiu a Europa por dinheiro. Hitler no matou seis milhes de judeus por dinheiro. Michelngelo no passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que s pensam nele no o ganham. Porque so incapazes de sonhar. E tudo o que ca pronto na vida foi construdo antes, na alma. A propsito disso, lembro-me de uma passagem extraordinria, que descreve o dilogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacco e um milionrio texano. O milionrio, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: Freira, eu no faria isso por dinheiro nenhum no mundo. E ela respondeu: Eu tambm no, meu lho. No estou fazendo com isso nenhuma apologia pobreza, muito pelo contrrio. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna. Meu segundo conselho: pense no seu pas. Porque, principalmente hoje, pensar em todos a melhor maneira de pensar em si. Anal, difcil viver numa nao onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos poltico gera uma queda de padro de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem renamento, no chega a viver como homens. [...] Meu terceiro conselho vem diretamente da Bblia: seja quente ou seja frio, no seja morno que eu te vomito. exatamente isso que est escrito na carta de Laudicia: seja quente ou seja frio, no seja morno que eu te vomito. prefervel o erro omisso. O fracasso, ao tdio. O escndalo, ao vazio. Porque j vi grandes livros e lmes sobre a tristeza, a tragdia, o fracasso. Mas ningum narra o cio, a acomodao, o no fazer, o remanso. Colabore com seu bigrafo. Faa, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, no jogue fora, se acomodando, a extraordinria oportunidade de ter vivido, tendo conscincia de que cada homem foi feito para fazer histria. Que todo homem um milagre e traz em si uma revoluo. Que mais do que sexo ou dinheiro. Voc foi criado para construir pirmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogaes na mo e uma caixa de possibilidades na outra. No use rider, no d frias a seus ps. No se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu no disse!, eu sabia!
39

ORATRIA

Toda famlia tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoo de domingo, tem de aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que ele faria, se zesse alguma coisa. Chega dos poetas no publicados. Empresrios de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantsticas toda sexta noite, todo sbado e domingo, mas que na segunda no sabem concretizar o que falam. Porque no sabem ansiar, no sabem perder a pose, porque no sabem recomear. Porque no sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 s 12, de 12 s 18 e mais se for preciso. Trabalho no mata. Ocupa o tempo. Evita o cio, que a morada do demnio. E constri prodgios. O Brasil, esse pas de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito a aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construram, em menos de 50 anos, a segunda maior megapotncia do planeta. Enquanto ns, os espertos, construmos uma das maiores impotncias do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas diro que voc est perdendo sua vida, porque voc vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque voc vai trabalhar, enquanto eles vo ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que mesmo o senhor da razo, vai bendizer o fruto do seu esforo. E s o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados no conhecero. E a isso se chama sucesso. [...]
Fonte: Texto de Nizan Guanaes. In: VINAS, Rey. Atos administrativos. Braslia: Projecto Ed., 2003.

Prezado(a) aluno(a), Agora voc j tem um excelente material para se preparar quanto s competncias de expressividade verbal. O caminho no fcil, mas tambm no impossvel de ser trilhado. O principal agente de mudana voc mesmo! Esforce-se dedicadamente. Isso far toda a diferena! Em oratria, seja na retrica ou na eloquncia, sempre haver alguma coisa a aprender. Assim, o estudo e a prtica devem ser constantes para a garantia de boas apresentaes pblicas.

40

BIBLIOGRAFIA

Bibliograa
ALVES, Lo da Silva. A arte da oratria: os segredos do orador de sucesso. Braslia: Braslia Jurdica, 2004. ALVES, Rubem. O retorno e terno. 23. ed. Campinas, SP: Papiros, 2003. ARALDI, Nereu Jorge. Fazer o bem vale a pena. 3. ed. Caxias do Sul, RS: Theus, 2002. BLOCH, Pedro. Sua voz e sua fala. Rio de Janeiro: Bloch Educao, 1979. ______.Voc quer falar melhor?. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. CURSO de oratria. Braslia: Trainer Consultoria e Treinamento, 2003? Apostila. FALAR fcil?!: curso de exposio oral: teoria e prtica. Braslia: Auta de Souza, 2003. FERREIRA, Leslie Piccolloto (Org.). Trabalhando a voz: vrios enfoques em fonoaudiologia. So Paulo: Summus, 1988. FRANCO, Simon. Criando o prprio futuro: o mercado de trabalho na era da competitividade total. 2. ed. So Paulo: tica, 1997. GOTTMAN, John M.; DECLAIRE, Joan. Relacionamentos: cinco passos para uma vida emocional mais feliz na famlia, no trabalho e no amor. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. GUANAES, Nizan. Tudo o que ca pronto na vida foi construdo antes, na alma. In: VINAS, Rey. Atos administrativos. Braslia: Projecto Ed., 2003. LEONARDI, Maria Alice de Andrade. Oratria geral e oratria forense. So Paulo: RG, 2002. LOPES, Vnia. Oratria e fonoaudiologia esttica. Carapicuba, SP: Pro-fono, 2000. MEDO de falar em pblico: sete passos julgados necessrios que voc precisa saber para que essa diculdade no atrapalhe seu sucesso. Voc S.A., mar. 1999. MINICUCCI, Agostinho. Relaes humanas: psicologia das relaes interpessoais. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001. PASSADORI, Reinaldo. Comunicao essencial: estratgias ecazes para encantar seus ouvintes. So Paulo: Gente, 2003. POLITO, Reinaldo. Assim que se fala: como organizar a fala e transmitir ideias. 24. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. ______. Como falar corretamente e sem inibies. 103. ed. So Paulo: Saraiva, 2003.

41

ORATRIA

POYARES, Walter Ramos. Falo, logo sou: o fenmeno da comunicao. Rio de Janeiro: Agir; Braslia: UnB, 1983. ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 5. ed. So Paulo: Martins fontes, 1999. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Departamento de Comunicao Social. Prof. Jairo Salermo. VIANA, Lisley. Fisiologia da voz, parte 3. Disponvel em: <http://www.musicaeadoracao.com. br>. Acesso em: 02.12.2003. WEIL, Pierre. A arte de viver a vida. Braslia: Letraviva, 2001. ______; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala. 60. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995.

42

Das könnte Ihnen auch gefallen