Sie sind auf Seite 1von 5

Argumento: Duas pessoas, uma carta perdida e o tempo que passou. Ela no se esquece jamais do remetente.

Ele, por um infortnio, lembra pouco de seu passado. S possui uma certeza: nunca conheceu ningum chamada Helena.

Apartamento de Samuel. Sala pequena com sof e uma mesinha com abajur em cima. esquerda apenas uma cadeira e outro mvel com livros empilhados. O local est com algumas caixas empilhadas, um tanto bagunado. Samuel est em p, folheando um desses livros quando para atentamente em uma pgina e comea e l-la em voz baixa. Helena Toca a campainha. Ela no est fora do palco, que dividido ao meio. Do lado esquerdo est o apartamento, do lado direito o hall de entrada.

Samuel (olhando fixamente para a porta no se move, at que a campainha toca uma segunda vez) Pode vir mais tarde? (Um papel passado por debaixo da porta, Samuel observa o papel de longe) Samuel (falando alto em direo porta) Daqui a pouco eu leio. Helena Poderia ler agora? urgente. Samuel (pega a carta, mas no a l) Quem est a? Helena Veja o destinatrio desta carta. Samuel (ao mesmo tempo que vira o envelope para ver o destinatrio) Caramba, o destinatrio sou eu... (com o corpo enrijecido apenas observa o papel) Quem Helena? Helena Voc no se lembra dela, voc enviou esta carta a ela h 28 anos. Samuel Eu no conheo nenhuma Helena, nem nunca enviei carta para uma mulher com esse nome. Helena (por um momento fica constrangida e arqueja o corpo, mas em seguida se recompe) Por favor, por acaso o Samuel mora neste apartamento? Eu sou uma amiga dele. Samuel Eu estou de mudana, o apartamento est bagunado, poderia voltar mais tarde? Helena Eu vim de longe, assunto de interesse dele. O senhor Samuel? Samuel Sou eu. Voc a Helena?

Helena Sim, no se lembra de mim? Samuel Quando foi que eu enviei esta carta mesmo? Helena Faz 28 anos que voc me enviou esta carta. Na poca eu no a recebi. Eu no morava mais neste endereo. H seis meses descobri essa carta. Samuel Eu no me lembro de ter enviado esta carta. Eu no me lembro de voc. Helena Por favor, abra a porta. Se eu no o reconhecer... se eu estiver falando com a pessoa errada, pouparei o meu tempo e do senhor. Samuel (olhando ao redor, procurando algo) que eu no sei onde est a chave. Est um pouco bagunado aqui. Helena Olha, eu poderia voltar amanh, mas como eu j disse, eu viajei muito para chegar aqui. Eu posso esperar enquanto voc procura a chave. Samuel S um momento (tira a carta de dento do envelope). Esta carta no minha, voc est falando com a pessoa errada. Helena O senhor no moreno, olhos castanhos, cabelos curtos, altura mediana. Samuel Moreira? Samuel Sua descrio um pouco generalizada, qualquer um se encaixa nesta sua descrio. Alm disso, veja a lista telefnica e encontrar outras pessoas com meu nome. Samuel Moreira... Helena (interrompendo) Voc morava na Vila Madalena, sua me vendia doces caseiros, no voc? Samuel (depois de uma longa pausa) Eu no sou a pessoa que voc procura. Nunca morei na Vila Madalena. Helena (sem jeito, atordoada) Ento me desculpe, acho que vi outra pessoa entrando neste apartamento, desculpe mesmo. Samuel No h de qu. Olha, eu me mudei ontem para c, ainda no sei onde eu pus a chave. Helena Tudo bem. Poderia me devolver a carta? Samuel S um momento. Posso ler? Helena Ah... Para dizer a verdade ela pessoal, se o senhor no quem eu procuro, acho que no seria bom que o senhor lesse. Samuel (em voz alta) So Paulo, bl, bl, bl... Minha querida Helena, h muito que no nos vemos, j que mudei de cidade h alguns anos...

Helena (batendo na porta) Para de ler minha carta e devolva j. Samuel (ao mesmo tempo em que Helena fala) Tenho que admitir que nunca esqueci de voc, eu me lembro da gente e percebo que eu no deveria mudar de cidade, acho que poderamos estar juntos sim, mesmo tanto depois depois... Helena Devolva a carta agora! Ela no sua! Samuel Tudo bem, no vou ler mais. Eu gostaria de ter enviado esta carta (pausa). H quanto tempo voc est em posse desta carta? Helena (triste) H seis meses. Pode devolv-la? Samuel E como voc chegou a mim? Helena (ainda triste) O que importa? Voc no quem eu procuro mesmo. Samuel Me importo muito porque voc chegou at mim. Deveria estar me vigiando. Helena Eu apenas observei o senhor por alguns dias. Samuel E isso no o bastante para eu me se sentir intrigado? Assim como voc invadiu minha privacidade sem eu saber, bem que eu poderia invadir a sua intimidade, acabando de ler esta carta. Helena Pode at ter lgica o que o senhor diz, mas eu no invadi sua privacidade a ponto de ler suas cartas pessoais. Samuel Pode at ter lgica o que voc diz, mas eu no invadi sua privacidade a ponto de despertar no outro algum tipo de interesse, como voc fez. Helena (sentindo-se perdida) Ah, como? Mas do que que voc est falando? Samuel Estou dizendo que gostei da carta, gostei de voc ainda procurar o dono da carta, escrita h tanto tempo. Estou dizendo que eu gostaria de ter escrito essa carta para voc. Helena Mas o senhor nem me conhece. Samuel (abrindo a porta) Mas lendo a carta parece que a conheo h 28 anos. Helena (exttica diante de Samuel) voc! Samuel Eu no me lembro de nenhuma Helena, mas seu rosto no me totalmente desconhecido. (Neste momento entra uma mulher vestindo uma cala branca, com um copo em uma das mos e um comprimido) Alice Samuel, hora de tomar... oh, desculpe. Eu no fui avisada de nenhuma visita hoje.

Helena (olhando para Alice) A senhora esposa dele? Samuel ... Helena (interrompendo, falando somente para Samuel) Eu no sabia que voc havia se casado. Ai meu Deus, melhor eu ir embora. Alice Samuel, j hora do remdio. Helena V, Samuel. Desculpe qualquer coisa, agora eu entendo porque voc est fingindo no me reconhecer. Eu no quero causar nenhum transtorno em seu casamento. Alice Por favor, entre. A senhora amiga dele, no ? (Helena parece no entender a atitude de Alice e se detm a olh-la). Samuel (que ficara at o momento observando Helena, segura-a pelo brao) Espere, fique. Ela no minha esposa. Alice (aproximando-se) A senhora acha que sou esposa dele? (d um leve sorriso simptico) Eu sou enfermeira dele. Espere um momento, Samuel tome seu remdio (o homem toma de uma s vez o comprimido enquanto v sua enfermeira fazendo um sinal para que Helena entre e v at o outro lado da sala onde ela est). Helena Com licena. Alice Voc o conhece h quanto tempo? Helena Nossa, h muito tempo, mas longa histria... Voc no o ouviu conversando comigo? Ele no queria abrir a porta para mim. Alice que entrei pela porta da cozinha, cheguei agora e fui pegar o remdio dele. Eu sou contratada para cuidar dele. Helena O que foi que houve com ele? Faz tempo que eu no vejo. Alice Ele sofreu um acidente de carro h seis meses. No se lembra de tudo, uma parte da memria e dos movimentos foi afetada. A famlia me contratou para ajuda-lo nesta nova casa. (Helena no tem reao, apenas escuta e observa Samuel). Alice J tomou seu comprimido? Samuel J, obrigado. O que vocs duas conversam, vocs j se conhecem? Helena No (longa pausa). Voc se mudou para c recentemente. Eu me lembro de voc dizer que um dia viria morar aqui, mas eu pensei que fosse demorar mais, somente quando voc ficasse mais velho. Samuel Quem voc? Eu no me lembro de voc.

(Helena vai at o mvel onde estava o livro em que Samuel lia um trecho e pega o mesmo. Observa um pouco e o abre). Helena o mesmo livro de crnicas que eu te emprestei, voc no lembra disso? Samuel No. Lembro s de algum ter me dado, no lembro quem. Helena (vai at Samuel e toma-lhe a carta de uma das mos) Escute isso: isto que amamos no outro: o lugar vazio (Samuel comea a falar em unssono) que eles abrem para que ali cresam as nossas fantasias. Samuel Rubem Alves, meu predileto. Eu tenho um lugar vazio, no me lembro de muita coisa. Helena (d um abrao em Samuel) Eu volto amanh para conversarmos. (Sai.)

Das könnte Ihnen auch gefallen