Sie sind auf Seite 1von 2

A arte de escrever uma viso prtica sobre a questo

Eliana Duarte Leite (*)

Tenho c minhas dvidas de que, atualmente, como dizem alguns, escrevemos cada vez mais. Na minha percepo, no tal contexto globalizado, onde a tecnologia refinada e est quase banalizado o uso da informtica e da telefonia, usamos cada vez menos a escrita como forma de comunicao. Mas, em contrapartida, no tenho dvida de que um texto bem escrito tem o seu valor e pode at mesmo fazer a diferena. Escrever uma prtica que, se utilizada, deve ser executada com esmero, cuidados, dedicao e muito empenho.
Concordo com aqueles que dizem que escrever no um dom atribudo a privilegiados escolhidos pelos deuses. Flexibilizando um pouco essa afirmativa, pode at ser um dom, mas ao alcance de todas as pessoas determinadas e empenhadas em adquiri-lo pois, escrever, um ato de esforo pessoal, e no h frmulas ou didtica que ensinem a prtica. S h duas maneiras para se aprender a escrever: 1.lendo e 2.escrevendo. uma competncia a ser potencializada, construda, exercitada constantemente e, dicas eventuais, ou um faa fcil, no solucionam a questo. Em sntese, lembretes e o domnio das regras de gramtica, por si ss, no so suficientes para fazer um bom autor. Ler muito e escrever sempre so pois minhas principais sugestes para qualquer profissional em sua busca pelo aperfeioamento da escrita. Premissas postas e esclarecida essa primeira etapa - ler muito para escrever - a etapa seguinte, a do bem escrever. Nessa fase do processo sim, algumas sugestes podem ser pontuadas para auxiliar o ato da escrita: - Qualidades de um bom texto: simplicidade, clareza, naturalidade, correo. - Estrutura: independente do assunto a ser tratado, o texto deve ter um incio (introduo), um meio (desenvolvimento) e um fim (concluso). importante, na introduo, uma viso geral do tema a ser abordado. No desenvolvimento, por meio de pargrafos, a exposio das ideias sobre o tema e, na concluso, uma sntese do exposto com a argumentao necessria. - Pargrafos: no h regra que determine que o pargrafo deva ser mais ou menos extenso. H autores que se comunicam muito bem valendo-se de um nmero maior de perodos para expor suas ideias; outros h, que com muita propriedade, conseguem uma comunicao efetiva com poucas palavras. So caractersticas pessoais, ou de estilo, que devem ser respeitadas, desde que o autor saiba dosar suas escolhas: no pender para o excesso de palavras suprfluas ou adjetivaes - prolixidade - ou para uma exacerbada sntese - conciso. O texto conciso (sem exageros) o mais recomendado pelos especialistas no assunto, mas, ao contrrio do que se pensa, exige especialmente, muita habilidade e preciso na aplicao das palavras e expresses para dizer muito com pouco. Aliada ao estilo, a definio da construo dos pargrafos pode tambm ser norteada pelo pblico-alvo do texto. O autor, no exerccio de suas funes, sabe bem como chegar at o seu leitor e a melhor forma de distribuir suas ideias nos pargrafos (ampliados ou sintticos) . - Aspectos gramaticais: a ortografia, a acentuao, a pontuao, a concordncia, a regncia, previstas na gramtica normativa, devem ser observadas, claro. No entanto, importante tambm saber o que dito pela gramtica descritiva, pela gerativa, pela internalizada e outras mais. Isso possibilita ampliar a viso sobre os fatos lingusticos e transcender, quando for o caso, a anlise simplista de certo e errado. Afinal, entre as dimenses do isso pode e isso no pode, existem aspectos da lngua, em situaes de uso, que podero ser utilizados sem problemas. Para tanto

importante o conhecimento dessas variaes na concepo do texto. Uma lngua viva est em constante evoluo: dialetos, grias, neologismos, estrangeirismos, tudo faz parte dela, dessa ebulio que a mantm animada. Portanto, ainda que hoje se conseguisse uma Gramtica explcita do portugus brasileiro, digamos da dcada de 90, em breve ela estaria desatualizada, e o professor, obrigado a novos ajustes. (LUFT: 1998, p. 98).

- Coerncia: Ligao ou harmonia entre situaes, acontecimentos ou ideias; relao harmnica; conexo, nexo, lgica. - Vocabulrio: mostre versatilidade na escolha das palavras; no se repita; h sinnimos que podem ajud-lo na composio do texto. Redija com naturalidade, escolha palavras mais simples e em conformidade com o pblico a que se destina o seu texto. - Sintaxe: procure o paralelismo das estruturas. Harmonize elementos da mesma natureza, busque sempre a clareza. Evite, portanto, as ambiguidades, fragmentao das frases e ideias truncadas. Finalizo minhas consideraes com um fragmento do texto CREIO, do professor Gilberto Scarton: Creio na escrita como instrumento de luta pessoal e social, com que o cidado adquire um novo conceito de ao na sociedade. Creio que, quando as pessoas no sabem ler e escrever adequadamente, surgem homens decididos a Ler e Escrever por elas e para elas. Creio que nossas possibilidades de progresso so determinadas e limitadas por nossa competncia em leitura e escrita. Creio, por isso, que a linguagem constitui a ponte ou o arame farpado mais poderoso para dar passagem ou bloquear o acesso ao poder. Creio que o homem um ser de linguagem, um animal semiolgico, com capacidade inata para aprender e dominar sistemas de comunicao. Creio, assim, que a linguagem um dom, mas um dom de todos, pois o poder de linguagem apangio da espcie humana. Dito isso, mos obra. Junte um pouco de talento com trabalho, persistncia, dedicao e...escreva. Passo a palavra a voc.
(*)Eliana empregada do Serpro, graduada em Letras-UFMG, Ps-graduanda em Reviso de TextoIEC-PUC/MG e revisora dos cursos virtuais da Universidade Corporativa-UniSerpro.

=========================
REFERNCIAS: BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 2005. GARCEZ, Luclia Helena do Carmo. Tcnica de Redao: o que preciso saber para escrever bem. So Paulo: Martins Fontes, 2001. GOLD, Miriam. Redao Empresarial: escrevendo com sucesso na Era da Globalizao. 2ed., So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002. LUFT, Celso Pedro. Lngua e liberdade: por uma nova concepo da lngua materna. 6 ed. So Paulo: tica, 1998. SCARTON, Gilberto. CREIO.

Das könnte Ihnen auch gefallen