Sie sind auf Seite 1von 27

Fundao Universidade Federal de Rondnia Ncleo de Tecnologia Departamento de Engenharia Eltrica Disciplina de Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

Docente: Prof. Dr. Jos Ezequiel Discentes: Dbora Elisa Franklin Verssimo Rafael Leite

RESUMO: DIRETRIZES PARA ESTUDOS E PROJETOS DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELTRICAS ELETROBRS

Porto Velho, 25 de Fevereiro de 2013.

INTRODUO
Tem-se por pequena central hidreltrica, de acordo com a resoluo 394 da ANEEL, toda usina hidreltrica de pequeno porte cuja capacidade instalada esteja entre 1MW e 30MW, sendo a rea de seu reservatrio inferior a 3km. Esse tipo de hidreltrica utilizado especialmente em rios de pequeno e mdio portes, que possuam desnveis significativos durante seu percurso, gerando grande potncia hidrulica, possibilitando a movimentao das turbinas. A partir das legislaes desenvolvidas pela Agncia Nacional de Energia Eltrica torna-se possvel que a energia gerada por PCH's entre no sistema de eletrificao, sem que o empreendedor pague taxas pela utilizao da rede de transmisso ou de distribuio. As pequenas centrais hidreltricas so dispensadas, tambm, de pagar tributos para o municpio e o estado pelo uso de seus recursos hdricos.

TIPOS DE PCHS
A legislao anterior ANEEL 394, instituda de 1982 a 1998, previa que uma PCH deveria possuir potncia entre 1 e 10MW, capacidade de conjunto turbina-gerador fosse entre 1 e 5MW, queda mxima de 10m, vazo igual ou inferior 20m/s e no houvesse necessidade da construo de tneis. A partir de 1998 todas essas limitaes foram descartadas, entrando em vigor ANEEL 394, j citada na introduo deste texto. As pequenas centrais hidreltricas podem ser classificadas quanto capacidade de regularizao e quanto ao sistema de aduo.

Centrais quanto capacidade de regularizao


Quanto capacidade de regularizao, as pequenas centrais hidreltricas podem ser classificadas em: fio d'gua; de acumulao, com regularizao diria do reservatrio; de acumulao, com regularizao mensal do reservatrio.

PCH's a fio d'gua so empregadas quando as vazes de estiagem do rio so iguais ou maiores que a descarga necessria potncia a ser instalada para atender demanda mxima prevista. Nesses casos o volume do reservatrio criado pela barragem desprezado, sendo o sistema de aduo projetado para conduzir a descarga necessria ao fornecimento de potncia que atenda demanda mxima. Pequenas centrais hidreltricas fio d'gua dispensam estudos de regularizao de vazes, estudos de sazonalidade da carga eltrica do consumidor e facilitam o estudo e a concepo da tomada d'gua. Quanto ao projeto, caso no haja flutuaes

significativas do NA do reservatrio, torna-se desnecessrio que a tomada d'gua seja projetada para atender s necessidades do NA. Da mesma forma, quando a aduo primria projetada atravs de canal aberto, a profundidade do mesmo dever ser a menor possvel, pois no haver a necessidade de atender s deplees. Entre as vantagens j enumeradas anteriormente, uma das principais que barragens para este tipo de capacidade de regularizao so normalmente baixas, pois sua funo exclusivamente desviar a gua para o circuito de aduo. PCH's que utilizam o processo de acumulao com regularizao diria do reservatrio so utilizadas quando as vazes de estiagem do rio so inferiores s necessrias para fornecer a potncia para suprimir a demanda mxima do mercado consumidor e ocorrem com risco superior ao adotado no projeto. Para estes casos, o reservatrio fornecer o adicional necessrio de vazo regularizada. Pode-se tambm utilizar a acumulao com regularizao mensal do reservatrio. Neste caso, o projeto considera dados de vazes mdias mensais em seu dimensionamento energtico, analisando as vazes de estiagem mdias mensais, pressupe-se uma regularizao mensal das vazes mdias dirias, promovida pelo reservatrio.

Centrais quanto ao sistema de aduo


Quanto ao sistema de aduo so considerados dois tipos de pequenas centrais hidreltricas: aduo em baixa presso com escoamento livre de canal; aduo em baixa presso por meio de tubulao.

A escolha realizada dependendo das condies topogrficas e geolgicas que apresente o local do aproveitamento, assim como de estudo econmico comparativo. Para sistema de aduo longo, quando h condio favorvel na inclinao da encosta e a construo de um canal for vivel, este tipo, a princpio, dever ser a soluo mais econmica. Para um sistema curto de aduo a opo por tubulao nica, para trechos de baixa e alta presso, deve ser estudada.

FLUXOGRAMA DE ATIVIDADES PARA ESTUDOS E PROJETOS Para explorar o potencial hidreltrico de determinado local, faz-se necessrio cumprir uma srie de regulamentaes de ordem institucional, ambiental e comercial. Porm, antes de dar incio aos estudos e projetos necessrios para a implantao de uma pequena central hidreltrica necessrio verificar que o potencial hidreltrico a ser explorado est em conformidade com as legislaes vigentes em termos de otimizao e aproveitamento de bem pblico.

No caso de o local onde se pretende realizar o empreendimento no ter sido definido em funo de Estudos de Inventrio Hidreltrico, recomendada a realizao dos mesmos que, segundo a Resoluo 393 ANEEL, em bacias hidrogrficas com vocao hidroenergtica para aproveitamentos mximos de $50MW$ podero ser realizados de forma simplificada, desde que existam condies especficas que imponham a segmentao natural da bacia, cabendo ao interessado a obrigao de submeter ANEEL um relatrio de reconhecimento fundamentando tecnicamente tal simplificao. Deve-se considerar, tambm, a necessidade de um tratamento adequado s questes ambientais do projeto, como a do gerenciamento de recursos hdricos, visando no apenas o benefcio do prprio meio ambiente, mas tambm do empreendedor. Para tal, necessria a obteno de diversas licenas ambientais para dar prosseguimento construo, sendo estas: Licena Prvia (LP), Licena de Instalao (LI) e Licena de Operao (LO), alm da outorga para a utilizao da gua com a finalidade especfica de gerao de energia eltrica. Para o empreendedor, de extrema necessidade, tambm, ter conhecimento amplo do mercado de energia e das regulamentaes de comercializao do seu produto. As atividades previstas em ambos os fluxogramas so tpicas para estudos e projetos dessa natureza, independentemente do porte do aproveitamento. Os levantamentos e estudos realizados na primeira etapa do empreendimento devem viabilizar a etapa posterior relativa aos estudos de alternativas de arranjo e tipos das estruturas do aproveitamento. Todas as estruturas devero ser pr-dimensionadas com base nos estudos realizados anteriormente. importante notar que os aspectos da topografia do stio condicionam, de forma significativa, e limitam os estudos de alternativas de arranjo. Somente aps a etapa de seleo do arranjo do aproveitamento que se pode dar incio a fase do projeto das obras civis e dos equipamentos eletromecnicos. Nessa fase realiza-se o dimensionamento final das estruturas, o que proporciona a estimativa de queda lquida com maior preciso, utilizando-se as formas tradicionais para clculos das perdas de carga ao longo do circuito hidrulico de aduo. Aps conhecer a srie de vazes mdias e mensais, bem como a queda disponvel, realizam-se estudos energticos definitivos, sendo possvel determinar a potncia da PCH e, em seguida, o dimensionamento final dos equipamentos eletromecnicos principais, formando o Arranjo Final do Projeto da PCH. Seguindo a definio do arranjo final, so realizados Estudos de Planejamento da Construo e Montagem, Estudos Ambientais definitivos e Estudos de Manuteno e Operao. Por fim, realiza-se uma estimativa do custo final do empreendimento.

EQUIPAMENTOS ELETROMECNICOS

A eletromecnica consiste na combinao das cincias e tcnicas de eletrotcnica com as da mecnica. A seguir sero citados os equipamentos eletromecnicos de maior importncia para o funcionamento de uma pequena central hidreltrica.

Turbinas Hidrulicas
As turbinas hidrulicas utilizadas nas PCH devem ser de modo a se obter facilidade de operao e de manuteno. Na escolha da turbina, deve-se analisar, alm dos parmetros tcnicos e do seu preo, a capacidade de imediato atendimento, em caso de problemas durante o funcionamento, e a disponibilidade para fornecimento de peas sobressalentes, por parte do fabricante. A escolha da velocidade de rotao da turbina depende da potncia nominal, da altura de queda, do tipo de turbina e do tipo de gerador. A influncia do tipo de gerador na escolha da velocidade de rotao da unidade enfocada de um modo abrangente para os diversos tipos de turbinas. So considerados trs tipos de geradores: assncrono, sncrono com multiplicador de velocidade e sncrono sem multiplicador. Para o gerador assncrono ou para o sncrono sem multiplicador, a velocidade de rotao a mesma para turbina e gerador e, sendo assim, deve-se procurar a velocidade sncrona mais prxima da calculada (conforme frmulas tpicas para cada tipo de turbina). Essa velocidade de rotao pode ser calculada pela relao: = Onde: n = velocidade de rotao sncrona em rpm; f = freqncia da rede em Hertz; p = nmero de plos do gerador. As velocidades de rotao comumente utilizadas na freqncia de 60 Hz. Se a unidade possui multiplicador de velocidade, a velocidade de rotao calculada para a turbina deve ser mantida, mesmo que no seja uma velocidade sncrona. A correo para a velocidade sncrona, a ser utilizada pelo gerador, ser feita pelo multiplicador de velocidade, que aumentar seu valor, normalmente, para 1800 rpm, 1200 rpm ou 900 rpm. 120

Seleo do tipo de turbina


A queda lquida (m) e a vazo de projeto por turbina (m/s) so os parmetros utilizados para a escolha preliminar do tipo de turbina, conforme grfico da Figura

abaixo. A potncia (kW) estimada na sada pode ser obtida da mesma figura, bastando interpolar os valores das linhas oblquas.

A partir desses dados, possvel determinar a velocidade especfica da turbina, fator importante para o seu dimensionamento futuro, pela frmula: =
, ,

Sendo a velocidade especfica da turbina, n a velocidade de rotao da turbina, a potncia nominal da turbina (em kW) e a queda lquida. A Norma NBR 12591 Dimenses Principais de Turbinas para PCH, utiliza o conceito de velocidade especfica calculada atravs da queda e da vazo nominal. A potncia indicada no grfico da figura 5 corresponde sada do gerador e supe um rendimento constante para o conjunto turbina-gerador de 85\%.

Turbina Pelton
A turbina Pelton, classificada como turbina de ao, tem por caracterstica a transformao da energia potencial de queda em energia cintica no jato injetor, para em seguida ser convertida em energia mecnica no rotor da turbina.

Na faixa das PCH, a turbina Pelton, no mbito destas Diretrizes, atende a quedas de 100 m a 500 m e potncias de 500 a 12.500 kW. Em casos excepcionais a queda pode ir at 1000 metros.

Turbina Francis com caixa espiral


A turbina Francis com Caixa Espiral, classificada como turbina de reao, tem por caracterstica a transformao da energia potencial de queda em energia mecnica no rotor da turbina. A faixa de aplicao da turbina Francis bem mais abrangente. No mbito destas Diretrizes, a turbina Francis atende a quedas de 15 a 250 m e potncias de 500 a 15.000 kW.

Turbina Francis caixa aberta


A turbina Francis Caixa Aberta tem o rotor, o distribuidor e, eventualmente, o tubo de suco situado dentro de uma cmara em comunicao direta com a tomada dgua, dispensando a existncia de conduto e caixa espiral. A turbina Francis Caixa Aberta vivel para baixas quedas at 10 m e potncias de 500 a 1800 kW. No entanto, deve ser utilizada com reservas, em virtude do baixo rendimento alcanado.

Turbina Francis dupla


A Francis Dupla tem por caracterstica o rotor duplo, ou seja, uma pea com uma nica coroa, duas cintas e dois conjuntos de ps, dividindo a vazo afluente em duas partes. Conseqentemente, so necessrios dois tubos de suco separados.

Turbina Tubular S
A turbina Tubular S, assim chamada por ter o tubo de suco em forma de S, pode ser colocada na posio de eixo horizontal ou na posio inclinada, menos freqentemente. Este tipo de turbina atende a quedas de 4 a 25 m e potncias de 500 a 5000 kW para vazes de at 22,5 m/s.

Turbina Bulbo com multiplicador


O arranjo para o conjunto turbina-gerador permite projetar uma casa de fora compacta. A turbina Bulbo com Multiplicador atende a quedas de 4 a 12 m e potncia at 1700 kW.

usada como alternativa turbina tubular S, incluindo um multiplicador de velocidade com engrenagens cnicas, permitindo que o gerador fique com o eixo a 90 do eixo da turbina, normalmente em posio vertical.

Outros Tipos de Turbinas


Alguns tipos de turbinas no tm sido, usualmente, utilizados em PCH, sendo aqui citados: Turbina de fluxo transversal ou Michell-Banki; Turbinas Francis e Kaplan de eixo vertical; Turbina Straflo

Volante de Inrcia
Nas unidades geradoras de pequena capacidade pode ocorrer que o efeito de inrcia (GD2) das massas girantes seja insuficiente para garantir uma regulao estvel. Nesse caso, o regulador no ter capacidade para controlar as variaes bruscas de carga na unidade geradora, dentro das condies de regulao estabelecidas. Quatro grandezas so relacionadas na variao brusca de carga e em suas conseqncias. So elas: Efeito de inrcia das massas girantes; Velocidade de fechamento do distribuidor; Sobrevelocidade transitria da unidade; Sobrepresso no conduto de aduo.

So, ento, previstos discos de ao ou de ferro fundido, ligados diretamente ao eixo do gerador e denominados volantes de inrcia. Em caso de rejeio de carga total ou parcial, o volante de inrcia servir para manter a sobrevelocidade da unidade e a sobrepresso no conduto a montante do distribuidor da turbina, dentro de limites preestabelecidos no projeto da usina. Esses limites variam para cada caso, mas podem ser tomados como primeira referncia os valores limites de 30% de sobrepresso e 50% para sobrevelocidade da unidade, em caso de rede interligada ao sistema.

Sistema de Regulao
O sistema de regulao em unidades de PCH tem por objetivo inicial permitir a tomada de velocidade at a rotao nominal de projeto e posterior sincronizao da unidade com a rede eltrica. A seguir, o regulador comanda a tomada de carga at o valor estipulado pelo operador, permanecendo no monitoramento desse valor e certificando que a unidade est sincronizada coma rede. Em caso de ligao com rede eltrica de grande porte, a

unidade geradora acompanha a freqncia da rede, e o regulador passa a ter a funo de controlar a potncia ativa fornecida pela mquina.

EQUIPAMENTOS HIDROMECNICOS
o ramo da Mecnica que se ocupa do equilbrio e movimento de fluidos e de corpos slidos imersos neles.

Comportas
As comportas hidrulicas so previstas com o objetivo de bloquear uma passagem hidrulica, podendo operar normalmente fechadas ou normalmente abertas, de acordo com sua funo. A Norma NBR 12289, Seleo de comportas hidrulicas para pequenas centrais hidreltricas, indica diretrizes para a seleo de comportas e fornece, em forma de tabelas, um dimensionamento preliminar da estrutura das mesmas. As comportas podem ser construdas utilizando o ferro fundido, o ao e, em alguns casos, a madeira. As comportas so guiadas em seu movimento de subida e descida por perfis metlicos, chumbados ao concreto nas extremidades laterais. A vedao, se possvel, deve ser feita com perfis adequados de borracha sinttica sobre quadro de ao inoxidvel, o que garante um baixo ndice de vazamento.

Grades
De acordo com o arranjo da tomada d'gua, devero ser previstos um ou mais painis de grade, com o objetivo de impedir a passagem de detritos carreados pelo escoamento, que possam danificar partes da turbina. A grade deve ser, de preferncia, do tipo mvel colocada entre duas guias embutidas nas paredes laterais da tomada d'gua. A Norma NBR 12271, intitulada Seleo de Grade para Pequenas Centrais Hidreltricas indica, diretrizes para o dimensionamento preliminar das grades.

Vlvula de Segurana
A Vlvula de Segurana assume as funes da comporta de emergncia da tomada d'gua, interrompendo o fluxo de gua e protegendo a unidade, em caso de falha do mecanismo de controle da turbina. Alm disso, em caso de manuteno, o fechamento da Vlvula permite o esvaziamento da caixa espiral e do tubo de suco, nesse caso havendo comporta ensecadeira de jusante.

Existem trs tipos de Vlvula de Segurana: do tipo Gaveta, Esfrica ou Borboleta.

EQUIPAMENTOS DE LEVANTAMENTO
Nas usinas hidreltricas, os equipamentos de iamento so elementos destinados montagem e desmontagem das unidades, em casos de reparos. Sua importncia est na facilidade e rapidez que proporcionam um trabalho emergencial de conserto de unidades, quando o tempo de retirada da mquina do servio deve ser o menor possvel. O principal equipamento de levantamento a ponte rolante da Casa de Fora, que, alm de auxiliar na montagem das unidades, servir para a manuteno da turbina, do gerador e dos equipamentos colocados dentro da Casa de Fora. Utilizam-se, tambm, talhas de levantamento deslocando-se por meio de um trole, em monovia formada por perfil metlico do tipo I.

Geradores
A potncia do gerador determinada aps o clculo da potncia disponvel no eixo da turbina, atravs da frmula a seguir: = ( Onde, : potncia do gerador (kVA); : potncia no eixo da turbina (kW); : rendimento do gerador; : fator de potncia do gerador. )

O rendimento do gerador deve ser obtido junto ao fabricante do equipamento. Na falta de informaes, podem ser utilizados os seguintes valores: 96% para geradores at 1 MVA; 97% para geradores at 10 MVA; 98% para geradores at 30 MVA.

O fator de potncia deve ser definido em funo das necessidades do sistema eltrico ao qual o gerador ser ligado. A rotao nominal do gerador fica definida quando se estabelece a velocidade nominal sncrona da turbina, para a freqncia de 60 Hz.

Quando o acionamento direto do gerador resultar antieconmico, adota-se o acionamento indireto do gerador atravs de um multiplicador de velocidade. Neste caso, usualmente utilizam-se geradores de 4, 6 ou 8 plos.

Sistema de Resfriamento
Os sistemas de resfriamento mais comumente adotados para os geradores na faixa de potncia das PCH's, conforme codificao estabelecida pela norma ABNT NBR 5110, so os seguintes: IC 01: O gerador do tipo autoventilado, grau de proteo IP23 e o ar ambiente da Casa de Fora circula pelo gerador atravs de aberturas de ventilao; IC 21: O gerador do tipo autoventilado, grau de proteo IP23 e o ar ambiente da Casa de Fora admitido atravs de aberturas de ventilao e expelido para fora da Casa de Fora por um duto de exausto; IC W87 A81: O gerador do tipo autoventilado, grau de proteo IP44. O sistema de resfriamento totalmente fechado, com o ar circulando atravs de um trocador de calor entre ar e gua montado diretamente no gerador.

Os dutos de exausto devem ser providos de tela ou venezianas basculantes para impedir a entrada de pequenos animais. Deve-se tomar cuidado com a qualidade da gua disponvel, no caso da usina estar situada a jusante de cidades ou indstrias localizadas s margens do rio. Pode-se detectar a existncia de elementos qumicos que possam atacar o material das serpentinas, ou tubos, ou impurezas que tendem a formar depsitos internos.

Proteo contra Sobretenses


Os geradores devem ser protegidos contra sobretenses originadas por descargas atmosfricas e surtos de manobras. O equipamento de proteo contra surtos para mquinas rotativas consiste de uma combinao de capacitores especiais e praraios tipo estao, ligados o mais prximo possvel aos terminais do gerador. A funo do conjunto limitar a amplitude da onda de impulso e diminuir a inclinao da frente de onda que atinge os enrolamentos do gerador. Devido s caractersticas de isolamento do gerador, a sua resistncia a impulso , aproximadamente, igual resistncia freqncia industrial, de maneira que se deve procurar limitar a tenso de impulso ao valor de pico da tenso de ensaio freqncia industrial estabelecida pela NBR 5117.

Estimativa do Peso
Geradores horizontais na faixa de potncia das PCHS, na maioria dos casos, so completamente montados e ensaiados na fbrica, o que facilita a sua instalao na obra.

No arranjo da Casa de Fora, deve ser previsto espao suficiente para remoo do rotor no caso de reparo do gerador. Para os geradores verticais, o rotor costuma ser a pea mais pesada a ser movimentada na casa de fora, definindo a capacidade da ponte rolante.

Tenso de Gerao
Quando o gerador est ligado ao sistema de transmisso atravs de um transformador, a determinao da tenso de gerao geralmente baseada em fatores econmicos. A escolha da tenso de gerao deve considerar no s os custos do gerador, mas tambm os custos da interligao gerador-transformador e dos equipamentos ligados tenso de gerao. Como a potncia do transformador pode influenciar na tenso do gerador, apresenta-se tambm uma tabela sugerindo valores que resultam numa soluo econmica para o transformador bem como de sua tenso primria considerando o caso de dois geradores ligados ao sistema atravs de um transformador. indispensvel que sejam fornecidos os seguintes dados: Os referentes s condies de operao das unidades geradoras (nmero de horas de operao anual para diferentes valores de potncia); Dos estudos hidroenergticos, referentes ao valor do custo da energia e a taxa de juros que foi utilizada na avaliao econmica.

Classe de Isolamento
Com o intuito de prolongar a vida til do equipamento, nos casos em que o gerador opere continuamente fornecendo a potncia mxima, recomenda-se especificar que os enrolamentos do estator e do rotor possuam isolamento classe F, porm, no devendo ultrapassar a elevao de temperatura da classe B.

Valores de Impedncia
Recomenda-se que sejam adotados os valores naturais de impedncia dos geradores propostos pelos fabricantes, exceto nos casos em que a potncia da PCH seja grande em relao ao sistema eltrico ao qual ser interligada.

Aterramento do Neutro
O aterramento do neutro do gerador est diretamente relacionado com a proteo do gerador contra os efeitos nocivos das faltas para terra. Os mtodos mais comuns para o aterramento do neutro dos geradores so os relacionados a seguir.

Aterramento de baixa resistncia com resistor no neutro. Aterramento de alta resistncia com resistor no neutro. Aterramento com transformador de distribuio.

Geradores de Induo
A principal vantagem do gerador de induo reside no menor custo de aquisio, instalao e manuteno, pela inexistncia da excitatriz, regulador de tenso, regulador de velocidade, equipamento de sincronizao, requerendo um sistema de controle e proteo relativamente simples. As suas desvantagens so: A impossibilidade de controle da tenso, o que o torna inadequado para ser utilizado num sistema isolado; O consumo de reativo da rede diminui o fator de potncia da usina, obrigando os geradores sncronos da usina a operar com menor rendimento; A utilizao de capacitores para fornecimento de reativo aumenta os custos e diminui a simplicidade da instalao; O desligamento de um gerador de induo sob carga acarreta velocidades de disparo elevadas, da ordem de 300%.

Devido a estes aspectos e s restries operacionais do sistema, a aplicao de geradores de induo fica limitada a mquinas com potncia at 1 MW.

Sistemas de Excitao
Os sistemas de excitao mais comuns atualmente so: o de excitao rotativa, sem escovas, e o de excitao esttica. Sistema de excitao rotativa, sem escovas:

Consiste em um pequeno gerador sncrono com o enrolamento de campo montado no estator e a armadura montada no eixo do gerador principal. A corrente de armadura retificada por diodos montados no eixo da mquina e alimenta diretamente o campo do gerador principal. Este sistema comumente adotado para pequenos geradores com rotao nominal acima de 200 rpm. Sistema de excitao esttica:

Consiste em um transformador de excitao normalmente ligado aos terminais do prprio gerador, cujo secundrio alimenta um conversor tiristorizado que retifica a corrente alternada. A corrente retificada alimenta o enrolamento de campo do gerador principal atravs de escovas e anis coletores.

Para operao em sistema interligado dever ser analisada a estabilidade da mquina perante o sistema nos regimes permanente e transitrio. Em Regime Permanente: O sistema de excitao deve ser capaz de manter a tenso nos terminais do gerador dentro de 0,5% do valor ajustado em toda a faixa de operao, desde vazio a plena carga, com variao de freqncia de 5%. O sistema de excitao deve possibilitar o ajuste da tenso para valores compreendidos entre 10% da tenso nominal. Em Regime Transitrio: Para um curto circuito no lado de alta tenso do transformador, o sistema de excitao deve ser capaz de manter a tenso de excitao em 20% do valor de teto, quando a tenso terminal do gerador for 20% do valor nominal.

Nos casos em que a PCH estiver interligada ao sistema eltrico atravs de duas linhas, os geradores no devero perder o sincronismo quando da abertura de uma delas.

Transformadores Elevadores
Devem ser especificadas as seguintes caractersticas principais: potncia nominal; freqncia nominal; tenso nominal do enrolamento primrio; tenso nominal do enrolamento secundrio; designao da ligao dos enrolamentos; deslocamento angular; mtodo de resfriamento; tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico para os enrolamentos primrio e secundrio; impedncia de curto-circuito; acessrios desejados; condies especiais; Norma aplicvel: NBR 5356.

O transformador elevador dever ter potncia nominal igual ou superior potncia mxima do gerador. Recomenda-se a instalao dos transformadores elevadores o mais prximo possvel da casa de fora, de modo a utilizar um comprimento mnimo de cabos de interligao.

Sistema de Proteo

Um fator importante a ser analisado na definio do grau de proteo desejado a forma como a usina ser operada, se assistida por operadores ou automaticamente. Nas usinas assistidas por operadores, algumas condies anormais de operao podem apenas acionar um alarme, permitindo que o operador decida se conserva a mquina em operao ou no. No caso de usinas automticas ou semi-automticas a inexistncia de operadores torna necessrio prover desligamento para a maioria das condies anormais de operao que impliquem em risco para a integridade da mquina, mesmo que a longo prazo, como no caso de sobrecarga. O sistema de proteo deve constituir um sistema independente do sistema de controle digital e as protees devem atuar diretamente, atravs de seus contatos de sada, sobre os disjuntores ou dispositivos de parada, de modo a garantir a parada da mquina sem necessidade do sistema de controle digital. Para PCHS, alguns rels digitais permitem o controle de abertura e fechamento de disjuntor, interfaces de entrada e sada com outros equipamentos, assim como personalizao atravs de alterao na lgica de programao, possibilitando a implementao de comandos externos e intertravamentos para subestaes simples. Principais funes disponveis nos rels de proteo digital para geradores: Proteo diferencial (87G) Proteo contra carga desequilibrada (46) Proteo contra perda de excitao (40) Proteo contra motorizao (32) Proteo de retaguarda para faltas externas (21) ou (51V) Proteo contra falta para terra no estator (51GN) ou (59GN) Proteo contra sobrevelocidade (12) Proteo contra sobretenso (59) Proteo contra sobrecarga (49)

Sistema de Superviso e Controle


A definio do sistema de superviso e controle de uma PCH essencialmente uma deciso econmica. Basicamente devem ser analisadas e comparadas duas possibilidades: a operao convencional, por meio de operadores ou a automao ou semi-automao da usina. No atual contexto tecnolgico e econmico, a semi-automao ou automao das instalaes das usinas apresenta as seguintes vantagens: Reduo dos custos operacionais; Ganhos de qualidade sobre o processo;

Melhor utilizao do pessoal; Maior agilidade operativa; Melhor utilizao dos recursos disponveis; Melhor produtividade.

No caso especfico das pequenas centrais hidroeltricas, os investimentos recomendados no processo de automao ou semi-automao so balizados pelos custos operacionais destas instalaes (basicamente mo de obra) e pelo custo da energia comercializada. A automao ou semi-automao de uma PCH normalmente envolve dois subsistemas, a saber: Subsistema de controle da barragem ou reservatrio. Subsistema de controle da casa de fora e subestao.

A soluo para o automatismo de uma PCH deve ser orientada no sentido da simplicidade, compatvel com o porte do empreendimento. Alguns aspectos que possibilitam uma soluo tecnicamente adequada com custo reduzido so listados a seguir: Utilizao de rels de proteo multifuno com recursos de medio e intertravamento para a subestao. Utilizao de rels de proteo multifuno com recursos de medio para os geradores. Comando local das unidades geradoras dispensando a necessidade de uma Sala de Comando e Estao de Trabalho. Interface Homem-Mquina com tela de cristal lquido e acionamento por toque na tela ou teclado funcional de membrana. Utilizao de Unidades de Aquisio e Controle com lgica de automatismo efetuada atravs de Controladores Lgicos Programveis. Parametrizao local para os rels de proteo. Utilizao de sincronizao manual com verificao de sincronismo para o caso de PCH sem telecomando.

Sistemas Auxiliares Eltricos


Servios Auxiliares - Corrente Alternada As cargas normalmente alimentadas pelo Sistema de Servios Auxiliares da Usina podem ser divididas em trs categorias: Auxiliares da unidade essenciais para a partida, operao e parada do grupo turbina-gerador;

Auxiliares gerais, no diretamente associados com as unidades geradoras, mas que so essenciais para a operao da usina; Auxiliares no essenciais operao da usina.

Para a definio da configurao do sistema de auxiliares em corrente alternada, no existe uma soluo tpica, devendo cada caso ser analisado separadamente. recomendada a utilizao dos seguintes valores de tenso de alimentao: 220/127 Vca 60 Hz, sistema trifsico a quatro fios com neutro solidamente aterrado, para as usinas menores; 380/220 Vca 60 Hz, sistema trifsico a quatro fios com neutro solidamente aterrado, para usinas maiores que requeiram transformador para servios auxiliares com potencia nominal 500 kVA. Servios Auxiliares - Corrente Contnua O elevado grau de continuidade dos sistemas de corrente contnua no aterrados, combinado com a seleo criteriosa de equipamentos de boa qualidade e a simplicidade inerente aos sistemas de controle das pequenas centrais, conduzem a um sistema de corrente contnua constitudo por uma nica bateria operando em paralelo com uma unidade retificadora. A tenso nominal de 125 V tem demonstrado ser a mais adequada para este tipo de aplicao.

Subestao
As subestaes para pequenas centrais hidreltricas podem ser instaladas dentro da casa de fora ou ao tempo. Recomenda-se que as subestaes para instalao abrigada na casa de fora sejam do tipo Conjunto de Manobra e Controle Blindado, conforme definido pela Norma ABNT NBR 6979. As subestaes para instalao ao tempo podem ser do tipo Conjunto de Manobra e Controle Blindado ou convencional. A seguir, esto relacionados os principais equipamentos que compem uma subestao: Disjuntores; Secionadores; Pra-raios; Transformador de Potencial Indutivo; Transformador de Corrente.

Interligao Gerador-Transformador

A interligao entre o gerador e o transformador, normalmente instalado fora da Casa de Fora, pode ser feita por meio de barramento ou cabos isolados. A soluo com barramento deve ser orientada na utilizao de barramento padronizado, pr-fabricado do tipo blindado, de fases segregadas ou no segregadas, conforme a importncia da usina. A soluo com cabos sempre mais atraente sob o ponto de vista econmico, mas envolve certos cuidados nas fases de seleo, dimensionamento e projeto de instalao dos cabos.

Aterramento
Deve ser previsto um sistema de aterramento de todas as instalaes da usina e respectiva subestao para a segurana do pessoal e dos equipamentos, atendendo aos seguintes requisitos: Assegurar um trajeto de baixa resistncia s correntes de curto-circuito terra, de modo a permitir uma rpida e consistente operao das protees; Proporcionar um caminho de escoamento para terra adequado aos dispositivos de proteo contra descargas atmosfricas; Assegurar um retorno para terra para os geradores e transformadores ligados em estrela com neutro aterrado; Manter os potenciais de toque e de passo dentro de valores tolerveis.

O sistema de aterramento deve ser concebido seguindo-se as recomendaes das Normas ANSI / IEEE Std 80 e ANSI / IEEE Std 665.

Linhas de Transmisso
A interligao da usina com o consumidor ou com um sistema eltrico existente feita atravs da linha de transmisso. Para a linha de transmisso, devem ser definidas a tenso de transmisso e a seo nominal dos condutores, com base nos valores de potncia a transmitir e comprimento da linha. A tenso de transmisso dever ser definida atravs de um estudo de alternativas para interligao entre a usina e o ponto de interligao com o sistema que resulte na soluo economicamente mais interessante.

Sistema de Telecomunicaes
A definio do sistema de telecomunicaes deve ser feita considerando-se as necessidades em funo do modo de operao da usina; se assistida ou desassistida, telecomandada ou apenas telesupervisionada.

A utilizao de uma central telefnica digital atende s necessidades de comunicao por voz e funes limitadas de transmisso de dados, para alarme remoto atravs de discagem automtica. Para esta alternativa, pode ser usada uma linha telefnica privada ou alugada uma linha da Companhia Telefnica local.

PLANEJAMENTO DA CONSTRUO E MONTAGEM Estudos detalhados do planejamento da construo e montagem, da logstica de implantao da obra, devero ser realizados ao arranjo final do projeto. Esses estudos devero considerar: desvio do rio e seqncia construtiva, canteiro e acampamento, esquemas de montagem, estradas de acesso.

Desvio do rio e seqncia construtiva


Os esquemas de desvio do rio variam em funo dos aspectos topogrficos, hidrolgicos e geolgico-geotcnicos do stio da PCH. Normalmente, o desvio realizado em duas fases. Para os casos de stios em vales abertos (onde o relevo menos acidentado e a velocidade das guas diminui), na primeira fase, aps a construo da ensecadeira, com o rio escoando em sua calha natural ou em canal escavado em uma das margens, executam-se partes das estruturas do vertedouro, dos muros, da casa de fora e da barragem, na margem oposta. Na segunda fase, aps a construo das ensecadeiras de montante e jusante, com o rio escoando pelas galerias sob o vertedouro ou sob a barragem, por exemplo, conclui-se a execuo da casa de fora, do vertedouro e da barragem. Concluda a execuo das estruturas de barramento, fecham-se as galerias e inicia-se a operao de enchimento do reservatrio. No caso dos vales encaixados (margens estreitas e vertentes com fortes declives), a diferena bsica que, na primeira fase, o rio desviado por tneis escavados em uma das margens. No caso dos vales medianamente encaixados, na primeira fase, o rio poder ser desviado por galerias de concreto, ou por tubulaes, construdas em uma das margens. Os estudos topogrficos abrangem, basicamente, os aspectos relacionados anteriormente. Os estudos hidrolgicos abrangem a caracterizao dos perodos midos e secos, e a determinao da descarga de projeto do desvio e dos riscos a serem assumidos em cada fase de desvio. Os riscos inerentes para cada fase de desvio do rio, em funo do tempo de recorrncia da cheia de projeto do desvio, devero ser estimados pela frmula a seguir: 1 = 1 ( 1 )

Em que: R a probabilidade ou risco de ocorrncia, pelo menos uma vez, no tempo T, da cheia de projeto adotada; T o tempo de recorrncia, em anos; n o tempo de durao da fase de desvio, em anos.

Vale observar que determinar os riscos a serem assumidos durante as fases de desvio afetar diretamente os volumes das ensecadeiras. Quanto menor o risco, maiores sero os volumes das ensecadeiras. Os estudos geolgico-geotcnicos bsicos abrangem: A determinao das condies das fundaes, como, por exemplo, a identificao da existncia de materiais aluvionares que precisam ser removidos para assentar as ensecadeiras, seja com equipamentos convencionais de terraplanagem ou por dragagem; A verificao da disponibilidade de materiais naturais de construo e da necessidade de materiais processados, em quantidade e com as caractersticas necessrias para a execuo das ensecadeiras. As reas de emprstimo (jazidas) de solos e de pedreiras devero ser caracterizadas com preciso.

Podero ser necessrios, por exemplo, blocos de rocha de dimenses considerveis para execuo do fechamento do rio em todas as fases de desvio e para proteo das ensecadeiras. A possibilidade de obteno desses blocos poder ser condicionada pelos aspectos geolgicos do macio rochoso no local. O Cronograma de Implantao do empreendimento envolve atividades tpicas de planejamento que podem variar em funo da frota de equipamentos de cada empreiteiro. Como, por exemplo: Determinao da produtividade de execuo dos principais servios das obras civis no tempo, considerando o regime hidrolgico da bacia, ou seja, os perodos secos e chuvosos; Estudos de balanceamento dos diversos materiais, origem e destino; Estudos de logstica de implantao da obra da PCH.

Canteiro e acampamento
No local de implantao da obra, dever ser prevista uma rea destinada ao canteiro, a qual dever abrigar as instalaes industriais, ptios diversos, oficinas, depsitos, escritrios e demais instalaes necessrias para apoio aos diversos trabalhos. A rea dever estar situada o mais prximo da obra e, preferencialmente, dever situarse em terreno plano, em cota mais elevada que o futuro nvel d'gua do reservatrio. Toda e qualquer interveno no local dever ser planejada, tentando-se minimizar a degradao da natureza.

O projeto de instalao do canteiro dever prever a urbanizao integral da rea. Aps a concluso da obra, toda a rea dever ser recuperada, de acordo com as exigncias ambientais. A localizao dos diversos equipamentos deve ser tal que reduza os deslocamentos dentro do canteiro, desde os locais de jazidas e estocagem at os locais de aplicao. O canteiro de obras dever prever as seguintes instalaes, de um modo geral: reservatrio de gua potvel; reservatrio de gua industrial; escritrios diversos e depsitos; almoxarifados especficos; refeitrio; posto de sade/enfermaria; estacionamentos; subestao de energia do canteiro; central de britagem e de concreto; reas para pilhas de estoque de agregados; depsito de cimento; ptio de tubulao; ptio de carpintaria; ptio de armao; ptio de pr-moldados (eventual); ptios de estocagem e de pr-montagem; instalao de ar comprimido; oficina mecnica. O efluente deve ser conduzido para sumidouros ou fossas spticas. O canteiro dever ter uma sinalizao simples que facilite a localizao e o trnsito e evite acidentes. Toda a rea dever ser drenada convenientemente. O acesso somente ser permitido s pessoas envolvidas diretamente com a obra. As estradas de servio devero ser encascalhadas, ou revestidas com brita, visando-se manter a trafegabilidade durante todo o ano. Dever ser prevista, tambm, uma rea para o acampamento, prxima a obra, a qual dever apresentar condies de abrigar o pessoal envolvido na obra que no se conseguir alojar aproveitando a infra-estrutura local. No acampamento devero ser previstos os seguintes equipamentos: dormitrios (containers), instalaes sanitrias completas e reas de lazer. O refeitrio dever ser o mesmo do canteiro. Todos os aspectos ambientais e legais associados devero ser considerados na seleo do local para o acampamento e em sua utilizao.

Esquemas de montagem
Os esquemas de montagem dos equipamentos eletromecnicos principais das PCHS (turbina e gerador), sero variveis em funo do tipo e porte desses equipamentos e das particularidades de cada fabricante. Portanto, somente sero apresentadas algumas consideraes gerais sobre esses esquemas, visando economia ao empreendimento. Deve-se consultar o fabricante quanto ao esquema de montagem do equipamento de forma que disponibilize uma rea de montagem adequada. Estudar a possibilidade de utilizar guindastes mveis sobre rodas, ao invs de equipamentos fixos (ponte rolante), nos casos em que as peas so pesadas e grandes. , assim como a utilizao de talhas eltricas ao invs de prticos fixos, para movimentao das comportas ensecadeiras da tomada d'gua e do tubo de suco. Deve ser considerado, tambm, a alternativa de aumentar o nmero de elementos das comportas ensecadeiras, visando reduzir o preso unitrio dos mesmos e permitir a adoo das talhas.

Estradas de acesso
Nos estudos de planejamento da construo, o acesso ao local identificado a partir das rotas de transporte nacional e regional, considerando as malhas rodoviria e ferroviria, incluindo a capacidade das obras de arte das rotas. Podendo tambm considerar formas de acesso areo e fluvial. Nos estudos finais, deve-se ter uma avaliao precisa das condies de acesso ao local da PCH, incluindo projeto e custos, com vistas licitao/contratao desse servio. Cabe registrar que, em funo do porte da PCH, a necessidade de construo de acesso muito longo, mesmo que em nvel de estrada de servio, poder implicar em nus significativo para o oramento global do empreendimento. Nesses casos, comprovadamente, tem se mostrado como opo a melhoria de acessos secundrios existentes. Os critrios de projeto e detalhes tpicos desses acessos rodovirios so encontrados nos lbuns de projetos do DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, ou do DER - Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de cada Estado. Vale lembrar que se deve manter durante todo o ano a trafegabilidade das estradas, por sistemas de manuteno da pista e sistemas de drenagem. Bem como, procurar minimizar os danos ambientais que possam ser causados e garantir a correo de qualquer ao mnima que venha a desencade-lo.

Operao e manuteno

Operao de usinas hidreltricas A operao de qualquer usina hidreltrica deve obedecer s regras operativas constantes dos manuais elaborados pelos fabricantes, especificamente para esse fim, com vistas a garantir o funcionamento adequado e o desempenho satisfatrio das diversas estruturas e equipamentos existentes, observando tambm as regras de manuteno. Com vista s garantias. No que diz respeito aos aspectos ambientais, registra-se que os reservatrios em regies onde o uso do solo inadequado ou com pontos de poluio industrial, minerao ou de agricultura com utilizao intensiva de agrotxicos, podero sofrer processo de eutrofizao,com o conseqente desenvolvimento de plantas aquticas (gua p). Essas plantas, quando em grande quantidade, podero trazer problemas para o funcionamento da usina e prejudicar qualidade da gua, com reflexos indesejveis para os usurios da gua do rio (populao ribeirinha, o acompanhamento das condies do reservatrio fundamental, com vistas a renovao da Licena de Operao (LO) a cada 5 a 10 anos e para resguardar o empreendedor, que normalmente considerado o nico responsvel. O monitoramento deve comear no incio da obra e continuar durante a operao da usina, em pontos pr-selecionados e com periodicidade definida, conforme definido no Projeto Bsico Ambiental (PBA). Manuteno das usinas hidreltricas A manuteno programada das obras e equipamentos de qualquer usina hidreltrica fundamental, com vistas a garantir, alm do desempenho, a segurana do empreendimento e deve ser realizada periodicamente, segundo "checklist" padronizados via manuais especficos desenvolvidos pelos fabricantes. Apresentam-se, a seguir, alguns tpicos que so includos rotineiramente nos "Checklists" de inspeo e manuteno das principais obras civis: Reservatrio: Estado geral do reservatrio e encostas, verificao do processo de assoreamento, remoo de plantas aquticas (gua p) e verificao da qualidade da gua do reservatrio e da jusante; Barragem de Terra e Enrocamento: Instrumentao (se existir), sistema de drenagem, surgimento de gua a jusante, trincas, eroso, recalques e solapamentos, vegetao indesejvel; Barragem de concreto e vertedouro: Instrumentao (se existir), sistema de drenagem, surgimento de gua a jusante, estado geral do concreto (trincas e eroso); Canal adutor: Estado geral da grade (limpeza e reparos), estado geral da estrutura do canal; Tomada d'gua: Estado geral do concreto (trincas e eroso), estado geral da grade (limpeza e reparos), estado geral das comportas (reparos), estado geral do prtico/talha (lubrificao).

Conduto forado: Estado geral do conduto, apoios e flanges das juntas de dilatao (reparos/pintura), estado geral do leito e das canaletas de drenagem (reparos/limpeza). Casa de fora: Estado geral do concreto (trincas e eroso), verificao da instrumentao, sistema de drenagem (poo), instalaes. Subestaes: Estado geral da rea da plataforma e do sistema de drenagem (trincas e eroso).

METODOLOGIA
Por serem as obras para implantao de PCHS no recomendada a utilizao de curvas de custos. Recomenda-se somente uma metodologia para a elaborao de uma estimativa de custos visando oferecer informaes que conduzam obteno de resultados cuja preciso permita a tomada de deciso segura quanto viabilidade ou no do empreendimento, do ponto de vista econmico. Alm disso, a planilha de estimativa de custos estar organizada de acordo com o Plano de Contas Padro ELETROBRS para usinas hidreltricas, de modo a se enquadrar na linguagem usualmente utilizada pelo Setor Eltrico. Todas as quantidades de servios e obras devero ser obtidas atravs do levantamento direto dos desenhos de projeto. Para avaliao do Custo Total do empreendimento recomenda-se a utilizao do programa SISORH3 - SISTEMA PARA ELABORAO DE ORAMENTO DE OBRAS CIVIS DE USINAS HIDRELTRICAS - Verso 3.0 de Julho de 1997. Esse programa tem a vantagem de ser bastante flexvel, de fcil utilizao e cuja facilidade na troca de Data Base de Referncia de Oramento conduz a valores de oramentos bastante confiveis, possibilita a introduo de qualquer tipo de particularidade especfica de cada empreendimento e ainda poder servir de ferramenta para otimizar o planejamento de implantao do empreendimento. A ELETROBRS, na medida do possvel, dar o suporte tcnico necessrio ou auxlio ao usurio para possibilitar melhor utilizao do programa SISORH. Uma segunda metodologia alternativa, porm menos precisa e com recursos restritos a procedimentos de elaborao de oramentos Convencionais, a utilizao da Planilha eletrnica Excel. A composio de preos unitrios de obras civis apresentada em forma de planilha eletrnica permite a atualizao, para qualquer data e melhor adequao dos preos para o empreendimento em estudo. Com isso, a estimativa de custos ficar devidamente atualizada sem a utilizao de ndices econmicos diversos que no conduzem a resultados sempre satisfatrios. Todos os preos a serem adotados para estimavas de custos devero retratar as condies locais, caractersticas do projeto e da poca (mercado, materiais, mo-deobra) do estudo do empreendimento. Para tanto, os preos unitrios devero ser

preferencialmente obtidos a partir de pesquisas especficas para o empreendimento, tais como: consulta a empresas empreiteiras habilitadas para execuo de obras hidrulicas; composio de preos unitrios, inclusive com adoo de processo adequado quando se tratar de utilizao de equipamento de construo prprio ou alugado de terceiros com ou sem subsdio; consulta e/ou pesquisa de preos em rgos do tipo Prefeitura, DER, Secretaria de Obras Pblicas, rgos ou empresas de saneamento, etc.; aplicao de preos unitrios de insumos extrados do Banco de Preos do SISORH 3.0. Para equipamentos permanentes (Turbinas, Geradores, Comportas, Vlvulas, Ponte Rolante, etc.), os custos devero ser definidos, preferencialmente, a partir de valores obtidos atravs de consulta a fabricantes ou fornecedores. Devero ser consultadas tambm as informaes recentes de banco de dados de projetistas, empreiteiras, montadoras, etc. No custo do equipamento, alm da parcela de aquisio, devero ser adicionados os custos relativos a transporte da fbrica at a obra e de montagem. No custo de aquisio, devero ser verificados, principalmente, os custos relativos a impostos a serem pagos pelo proprietrio, tais como diferenas de ICMS, ISS sobre a mo-de-obra de montagem e, eventualmente, os valores relativos a IPI no includos pelo fabricante ou fornecedor.

Custo das obras civis


Composio de Preos Unitrios para Execuo de Obras Civis No caso da adoo da metodologia SISORH, todas as consideraes a seguir apresentadas so desnecessrias, pois o detalhamento do programa base j muito maior e mais rigoroso. A planilha apresentada no tem ``RELAO DE PREOS UNITRIOS'', como metodologia alternativa, est sendo fornecida em forma de arquivo, gravado em planilha EXCEL, batizado com o nome de CMPSICAO.xls, cuja finalidade a obteno de custo unitrio, atualizado e adequado para o empreendimento em estudo, levando em considerao: legislao em vigor (encargos sociais, impostos), previso de turnos de trabalhos em horas/semana, etc., preos de materiais de construo, da mo-de-obra, de aluguis horrios de equipamentos de construo e caractersticas especficas da obra (distncia de transporte, recargas, etc.). Os itens a serem verificados ou ajustados para elaborao de composio de preos adequada para avaliao do empreendimento so: clculo de Encargos; BDI (benefcios e despesas indiretas do empreiteiro): taxas de incidncia de ISS, COFINS, PIS e Contribuio Social em vigor e demais percentuais includos na composio; mobilizao e desmobilizao de equipamentos e pessoal; custo da mo-de-obra; aluguel horrio de equipamentos de construo: em todos os custos horrios, devero estar includas as parcelas de custos referentes depreciao, aos juros - calculados como (C x J)/h, sendo C custo de aquisio, J taxa de Juros ao ano e h nmero de horas trabalhadas (previstas) por ano, manuteno e operao.

Clculo de custos nos itens diversos Terrenos, Relocaes e Outras Aes Scio-Ambientais: todos os valores a serem considerados nesta conta devero ser extrados dos trabalhos desenvolvidos nos assuntos relativos a Meio Ambiente. Despesas Legais e de Aquisio: adotar 15% da soma dos valores de aquisio de terras e benfeitorias. Outros Custos: na ausncia de outras informaes, adotar, como proviso de recursos para obras e servios de acabamentos, pavimentao da crista, drenagem, iluminao, etc., o valor correspondente a 2% do custo de construo da estrutura. Esse procedimento recomendado para estruturas do tipo Barragem e/ou Dique de terra ou de enrocamento, Barragem de Concreto, Vertedouro e Tomada d'gua. Equipamentos: no custo total de cada equipamento dever estar includo o custo de Aquisio (FOB), Impostos e Taxas, Transporte at a obra e Seguro e custo de Montagem e Teste. No tendo outras informaes, recomendada a adoo de Custo de Aquisio mais 30%. Para tanto, foram consideradas as seguintes parcelas: Impostos e Taxas 15%, Transporte e Seguro 5% e Montagem, Superviso e Teste 10%. O custo de Equipamentos Eltricos e Acessrios dever ser estimado como 18% da soma dos custos de Turbinas e Geradores e o custo de o custo de equipamentos Diversos, como 6\% da soma dos custos de Turbinas e Geradores. Estradas e Pontes: os custos de construo de estradas e pontes, tanto de obras permanente e de relocaes podero ser estimados com base nas Tabelas constantes do Manual de Inventrio da Eletrobrs, 2a. edio (1997). Eventuais: no fechamento de grandes contas do OPE, incluir o valor correspondente aplicao da taxa de 10% sobre todos os custos considerados em cada conta. No caso de haver informaes que permitam alterar as taxas de Eventuais, poder ser adotado um valor diferente do recomendado. Custos Indiretos: nos estudos preliminares e/ou no tendo outras informaes, considerar os percentuais indicados no modelo de OPE, que devero ser calculados incidindo sobre o CUSTO DIRETO TOTAL. Esses percentuais so: Construo do Canteiro e Acampamento 5%; Operao e Manuteno do Cant/Acamp. 3%; Engenharia Bsica 5%; Servios Especiais de Engenharia 1\%; Estudos e Projetos Ambientais 0,5%; Administrao do Proprietrio 10\%. Juros Durante a Construo: adotar a taxa de 10% a.a. ou considerar o custo financeiro do emprstimo durante a construo, caso j exista esta estimativa. Na ausncia de outras informaes, adotar o valor correspondente a 9,2% da soma dos Custos Diretos e Indiretos, que corresponde aplicao da taxa de 10% a.a. com cronograma de desembolso de 40% no primeiro ano e 60% no segundo ano de construo (prazo de construo de 2 anos). Em obras com prazo de construo acima de 2 anos, consultar Quadro B04 do Manual de Inventrio.

Custo dos equipamentos eletromecnicos Em todas as contas de custos de equipamentos devero incluir os valores provenientes das recomendaes citadas no item "METODOLOGIA", ou seja, acrescentar sobre o custo de aquisio as parcelas referentes a Impostos + Taxas, Transporte e Seguro, Montagem/Superviso e Teste, totalizando 30% do custo de aquisio.

Das könnte Ihnen auch gefallen