Sie sind auf Seite 1von 12

Revit: Famlias paramtricas

Ivo Mainardi Aflalo & Gasperini Arquitetura Como produzir famlias paramtricas partindo do dwg e chegando a parmetros com frmulas que comandam seu objeto abrindo assim inmeras possibilidades.

Objetivo de aprendizado
Ao final desta palestra voc ter condies de: Fazer famlias a partir de um dwg Saber diferenas entre tipos de parmetros (instance, type, report), suas caractersticas e em qual momento us-las. Saber o bsico de frmulas inseridas em parmetros abrindo muito as opes Introduo a famlias para Revit Parmetros e suas propriedades Elementos para elaborao de famlias Parametrizando Utilizando Nested Families (famlia dentro de famlia)

Sobre o Palestrante
Graduado pela Belas Artes de So Paulo, comeou a estudar o Revit enquanto cursava o 5 semestre e viu no software um mundo de solues para o sistema ao qual estava acostumado. Estagiou no escritrio Itamar Berezin Arquitetura, no 10 semestre transferiu-se para o Aflalo & Gasperini Arquitetos para trabalhar com implementao de novas tecnologias onde est atualmente. Especializou-se em Revit e famlias para Revit. ivo.mneto@gmail.com

Revit: Famlias paramtricas

NOTA: Nesta aula fao um resumo dos assuntos relacionados a famlias para Revit,
contendo solues e problemas mais rotineiros a um projeto, para aprofundar mais em alguns assuntos procurem o Family Guide da Autodesk.

Introduo a famlias para Revit

O que famlia?
Famlia o componente utilizado pelo Revit para inmeros casos, elementos como portas, mobilirio, janelas, mas tambm podem ser o carimbo de folhas, o elemento de um detalhe ou a numerao de degraus de uma escada. Todas com o intuito de agilizar e facilitar o trabalho dirio do projeto, comandadas por valores informados pelo usurio, por frmulas matemticas resultante das informaes oferecidas pelo usurio ou at sem nenhuma parametrizao. Use a imaginao e reflita sobre a sua necessidade de aprofundamento da famlia que pretende produzir.

Quais os tipos de famlia?


As famlias so divididas em 3 (trs) tipos: System family: so as que no modificamos ou criamos externamente ao arquivo .rvt, elas esto includas no template, o principal exemplo a parede que criamos os tipos dentro do projeto. Annotation Family: Como o nome j diz so elementos utilizados para fazer anotaes no projeto, so feitas em 2D e utilizam o Label para extrair informaes do modelo, pode haver tipos que seu formato comandado por parmetros adequando-se assim a necessidade do usurio. Model family: Elementos produzidos atravs de templates disponveis para cada categoria, so espaciais tendo suas vistas em 2D e 3D, podem ser modelados(volumtricos) ou ser elementos em 2D e comandados por parmetros definidos na sua concepo.

Revit: Famlias paramtricas

Quais so as categorias de famlias?

A imagem ao lado o que encontramos quando abrimos a rvore das famlias no Project Browser do Revit. Quando iniciar uma famlia verifique em qual das categorias ela melhor se encaixa, no s por organizao como por exemplo usar filters, mas tambm por cada categoria conter prprios. O Revit nos fornece templates para todas as categorias, cada um com suas caractersticas e parmetros relacionados com a categoria que voc selecionou. Fornece tambm templates genricos e com associao a hosts como face, parede, forro, etc. Poder utilizar um genrico e alterar para a categoria que adequar a sua famlia, essa mudana de categoria pode ser realizada com qualquer famlia desde que sejam da mesma tipo(Model, Annotation).

Parmetros e suas propriedades


Os parmetros so propriedades que adicionamos aos elementos para adicionar ou retirar informaes. Suas propriedades:

Tipos de parmetros(Parameter type)


Os parmetros podem ser Family Parameter (Parmetro da famlia) ou Shared Parameter (Parmetro compartilhado). Family utilizado quando o parmetro s ter informaes referentes a famlia como largura e altura de objetos. Shared utilizado quando precisamos transpor informaes entre famlias diferentes ou entre a famlia e o projeto como por exemplo o carimbo da folha que consta um parmetro de reviso sendo que essa informao est no projeto.

Revit: Famlias paramtricas

Informaes do parmetro (Parameter Data):


So essas informaes que modificam as caractersticas do parmetro: Name (Nome): parmetro ter. Indicar o nome que o

Discipline (Disciplina): atravs dessa escolha as informaes de Type of parameter sero alteradas. As opes so: Common (Comum), Structural (Estrutural) e Electrical (Eltrica). Type of Parameter: Este campo definir o que significa a informao contida no parmetro, se unidade de distncia, nmero, nmero inteiro, material entre outros. Este campo muito importante, pois quando utilizarmos o parmetro em frmulas temos que nos certificar que os tipos no interferem no clculo como, por exemplo, fazer uma frmula com parmetros de distncia e um deles for rea, a frmula resultar em erro. Group parameter under: Escolha a qual grupo o parmetro pertence, este item tem o intuito de organizar os parmetros na janela. Type (tipo): o parmetro estar contido na janela de edio do tipo, sendo assim quando alteramos a informao de um tipo ela se alterar por todo o projeto que contenha este tipo, por exemplo, uma porta de 0,80m X 2,10m que est no pavimento trreo em locais diferentes, se alterarmos sua largura para 0,70m, ele alterar a largura nos locais que est situada. Instance (Instncia): como o prprio nome indica, o parmetro definido a cada instncia, so eles que surgem logo que selecionamos a famlia no projeto na janela de properties (propriedades), voltando ao exemplo anterior, se o parmetro de largura fosse definido como Instance teramos que selecionar cada porta e alterar o valor, e como se recomenda no podemos utilizar uma informao que est por Instance no nome do Type j que pode estar em discordncia com o real. Reporting: so utilizados no para inserir informaes, mas sim para reportar informaes para utilizarmos em outro caso, como por exemplo a espessura da parede que definida no projeto, se necessitar da espessura para elaborar sua famlia a mesma pode ser reportada como um parmetro.

Revit: Famlias paramtricas

Elementos para elaborao de famlias

Reference plane: So planos de referncia espaciais. Muito teis para travar os parmetros e definir quem move e alinhamentos. Em suas propriedades consta uma que utilizamos muito: Is Reference, nela fornecemos a informao sobre a fora da referncia. Sua representao na vista feita por uma linha tracejada verde.

Cotas: Servem para travar as referncias sejam por plano, faces ou linhas. Podemos transformar as cotas em Labels para assim se tornarem parmetros, ou direcionar a cota para algum parmetro j existente. Formas: Existem 2 tipos de formas, os Solids e os Voids. Os Solids como o nome diz so formas de slidos, atravs deles vamos moldando o objeto. Os Voids so os descontos dos Solids, eles vo esculpindo o Solid para chegar a forma desejada. Para ver as ferramentas de Solid e Void consulte o Family guide da Autodesk.

Linhas: Assim como no projeto temos linhas Model para ser uma linha do modelo (aparecendo assim em todas as vistas), e Symbolic Lines que so utilizadas para simbologia e s aparecem na vista que foi criada (planta, elevao).

Visibility Settings: atravs dessa ferramenta podemos controlar em qual vista (Plan/RCP, Front/Back e Left/Right e se ser visto quando cortar When CUT in plan/RCP) e que nvel de detalhamento o elemento vai aparecer (Coarse, Medium e Fine). Por exemplo podemos fazer o eixo dos elementos aparecerem somente quando a vista for fine.

Revit: Famlias paramtricas

Parametrizando
A parametrizao de famlias no Revit acontece principalmente atravs de frmulas, abaixo cito quais condies mais comumente so utilizadas nas frmulas:

Operaes Aritmticas
Adio Subtrao Multiplicao Diviso Exponenciao
+ * / ^: x^y

Logaritimo Raiz Quadrada Seno Cosseno Tangente

Log sqrt: sqrt(16) Sin Cos Tan

Arco seno Arcos seno Arco tangente e elevado a potncia x Valor absoluto

Asin Acos Atan Exp Abs

Condies:
IF (<condio>, <resultado verdadeiro>, <resultado falso>) IF: =IF (Length < 3000mm, 200mm, 300mm) IF com parmetro de texto: =IF (Length > 35', String1, String2) IF com condio AND: =IF ( AND (x = 1 , y = 2), 8 , 3 ) IF com condio OR: =IF ( OR ( A = 1 , B = 3 ) , 8 , 3 ) Condio com outra condio: =IF ( Length < 35 , 2.6 , IF ( Length < 45 , 3 , IF ( Length < 55 , 5 , 8 ) ) ) IF com Yes/No na condio: =Length > 40 (Marca o Checkbox em caso positivo). Para marcar em resultado falso na frmula anterior utilize: =NOT(Lenght>40)

Nested Families
Quando carregamos uma famlia para dentro de outra podemos linkar seus parmetros atravs de um boto pequeno cinza a direita do parmetro, e depois indicamos qual o parmetro que ser relacionado.

Revit: Famlias paramtricas

Utilizando o DWG para produzir famlias


Podemos criar famlias utilizando um desenho j pronto em DWG, porm recomendado alguns cuidados como no utilizar o DWG direto na famlia, o ideal transferir suas linhas para linhas do Revit. A seguir temos um exemplo de como montar uma famlia de 3 vistas com um volume representando o elemento.

Escolha o template
Faremos uma famlia de cuba apoiada, com a famlia pronta faremos uma bancada multiplicando as cubas atravs de clculos em parmetros, tendo essa condio iremos escolher o template Metric Plumbing Fixture.rft, a outra opo com Wall based usaremos na bancada apoiando-a(host) em uma parede.

Passo-a-passo: 1. Clique no cone do Revit > New > Family > Metric Plumbing Fixture.rft .

2. Estando na vista da planta (Ref. Level) vamos trazer o DWG, clique na aba Insert > Import CAD > Selecione o dwg que representa esta vista e faa as configuraes de importao > Alinhar o desenho com o reference planes. 3. Selecione o DWG > Explode > Selecione todas as linhas criadas e perceba que em Subcategory o tipo da linha que ele trs 0, mude para Plumbing Fixtures. 4. Para no deixar a famlia transparente temos que fazer uma mscara branca, selecione as linhas que vo compor a mscara(neste caso as linhas externas) > Ctrl + C > Delete-as > Aba Annotate > Masking Region > Paste(Na seta que abre as opes) > Aligned to Current View > V para confirmar. 5. Repita este mesmo processo para as vistas laterais e frontal, atentando sempre ao alinhamento e posicionamento dos desenhos. (Obs.: O Masking Region e as linhas de Plumbing fixture so linhas que pertencem a vista, por isso no precisamos direcionar sua visibilidade). 6. Crie Reference planes nos limites da cuba para servir como guia nos parmetros da bancada. Obs.: Faremos um volumtrico simples e sem formas curvadas afim de deixar a famlia mais leve, porm se para o seu projeto voc necessitar de formas mais reais poder utilizar uma modelada. 7. Home > Extrusion > desenhe os limites da cuba > V para confirmar > vista frontal > determine a altura da cuba.

Revit: Famlias paramtricas

Cuba vista Ref. Level

Cuba Elevao

Cuba 3D

Utilizando Nested Families (famlia dentro de famlia)


Para a bancada vamos utilizar a mesma categoria de familia (Plumbing Fixture), porm o template utilizado Wall based, assim podemos criar parmetro travando a bancada a um hospedeiro (host) que neste caso a parede.

1. New family > Pumbling fixture wall based.rft Precisamos antes de tudo colocar os planos de referncia(reference plane). 2. Mantendo o reference plane central que j vem com o template vamos criar os limites laterais e frontal e os limites entre as cubas, na vista frontal faa o reference plane da altura e da espessura da bancada. Nomeie todos os planos para facilitar a identificao. 3. Em planta > Extrusion > Trave as linha da extruso com os reference planes do limites laterais com align e travando os cadeados > V para finalizar > Vista frontal > Travar incio e fim da extruso com os planos. 4. Faa cotas (dimension) entre os planos, sendo uma entre as laterais forando um EQ entre os limites laterias das cubas, outra entre os limites da cubas, 2 cotas que determinam as sobras laterias da bancada por instance, frontal e altura > seleciona as cotas e faa os parmetros correspondentes atravs do Label, lembrando que todas so types. Obs.: As cotas da ponta da bancada so por instance pois assim podemos ajustar visualmente no projeto o valor para esse parmetro. 5. Faa mais um plano para o offset da cuba em relao a parede. 6. Repita o passo 4 para esse plano referanciando o mesmo a parede. 7. Insert > Load family > Famlia da cuba criada > open.

Revit: Famlias paramtricas

8. A primeira cuba coloque alinhado ao meio da bancada e trave com os planos centrais e de offset. Precisamos colocar parmetro de visibilidade para esta cuba pois o Array no aceita o valor 1, ento teremos a cuba 1 e a cuba Array. 9. Selecione a cuba e faa o parmetro 1 em visible por type. 10. Copie a cuba para o lado > trave com o plano do offset e uma lateral > mude o visible para outro parmetro Array. 11. Selecione a cuba Arraye utilize a ferramenta Array, e d a direo para o lado que as cubas sero copiadas deixando uma distncia entre elas, lembrando que as configuraes do array so Group and nd Associate e o move para 2 , no se importe com o nmero do array agora. 12. Selecione uma das cubas do Array > Selecione a cota que contm o nmero de arrays > transforme-a em um Parmetro Array_Real 13. Trave essa segunda cuba do array com o plano de Offset > faa uma cota entre o offset e plano da parede e transforme-a em parmetro. Agora vamos entrar na parte de clculos e configurar os parmetros. 14. Clique em Family Types > Crie um Family Parameter novo com nome de Cubas, sendo um parmetro type e integer para o usurio informar o nmero de Cubas. Primeiro vamos enganar o Array j que ele no aceita o valor 1. 15. Na janela de Family Types, no parmetro de Array_Real coloque a seguinte frmula: If(Cubas<2,2,Cubas) Assim temos a condio que se o valor das cubas for 1 o resultado para o array ser 2 no apresentando erro, alm disso temos que dizer que se o Cubas for 1 as cubas de Array se desliguem e ligue a cuba 1. 16. No Parmetro de visibilidade Array coloque> Cubas>1 > no parmetro 1 > Cubas<2 Agora s falta acertar os parmetros de largura da pea. 17. Sabemos que a cuba tem largura de 405.7mm, logo a frmula de largura da bancada > (Cubas * 405.7 mm) + ((Cubas - 1) * Cubas_Entre)

Revit: Famlias paramtricas

Famlia pronta vista em planta

Bancada vista em elevao

Bancada vista em elevao lateral

10

Revit: Famlias paramtricas

Janela de Family Types

11

Revit: Famlias paramtricas

Outras situaes sero apresentadas no AU Brasil abrangendo situaes de anotaes e outros clculos.

Obrigado!
Ivo Mainardi | ivo.mneto@gmail.com

12

Das könnte Ihnen auch gefallen