Sie sind auf Seite 1von 18

1 VRUS

Ilustrao do vrus HIV mostrando as protenas do capsdeo responsveis pela aderncia na clula hospedeira.

Vrus so seres muito simples e pequenos, formados por material gentico que pode ser DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovrus). A palavra vrus vem do latim Vrus que significa fludo venenoso ou toxina. O vrus uma partcula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Eles se reproduzem somente pela invaso ou possesso da maquinaria celular. Geralmente essas partculas carregam uma pequena quantidade de cido nucleico (DNA, RNA ou os dois juntos citomegalovrus), que envolto por uma cpsula proteica chamada Capsdeo .

Transcriptase reserva: Enzima que sintetiza DNA a partir de RNA. Possui uma acentuada aplicao na tecnologia do DNA recombinante. RNA: Material gentico . Camada lipdica: camada de lipideos protetora Glicoprotenas: As glicoprotenas so protenas simples unidas a carboidratos, geralmente, polissacardeos ao que se deve viscosidade das suas solues; so protenas formadoras de muco nos tecidos e nas secrees e, do ponto de vista estrutural, intervm como componentes de ligamentos, tendes, cartilagens, etc.. Invlucro protico: capsdeo, camada que envolve o material gentico.

Alguns Vrus

2 Profisso
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza pesquisa, desenvolvimento e inovao em 71 Laboratrios, gerando conhecimento sobre transmisso, tratamento, controle e preveno de diversos agravos, como AIDS, tuberculose, malria, febre amarela, dengue, doena de Chagas, leishmaniose, leptospirose, hepatites, hansenase e meningites, dentre outras. Atua, tambm, em estudos ambientais, na prospeco de frmacos e no desenvolvimento de novas vacinas, mtodos de diagnstico e estratgias teraputicas, sempre com o objetivo de responder aos desafios da sade pblica brasileira.

3 Definir a doena - pulmonar


TUBERCULOSE
Doena progressiva ou crnica que resulta da infeco por Mycobacterium tuberculosis (adquirida geralmente por inalao) ou Mycobacterium bovis (adquirida geralmente por ingesto de material infectante). classificada em pulmonar e extrapulmonar (tuberculose pleural, tuberculose miliar, meningoencefalite tuberculosa, tuberculose linfonodal, tuberculose renal, tuberculose steo-articular e da coluna vertebral).(

tuberculose uma doena infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemo Robert Koch, em 1882.)
De acordo com as explicaes de patogenia e imunidade da tuberculose vigente, a tuberculose-doena ocorre quando: a)na infeco inicial, devido a um nmero excessivo de bacilos e/ou fatores que diminuem a capacidade de resposta imune do hospedeiro, o equilbrio no chega a se estabelecer;

Processo inflamatrio O indivduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch no tem, ainda, resistncia natural. Mas adquire. Se o organismo no estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doena. , tambm, estabelecida a proteo contra futuras infeces pelo bacilo.

b)posterior infeco inicial, pela quebra do equilbrio parasita x hospedeiro, por

reativao endgena, com rebaixamento da resposta imune local ou sistmica e/ou


provvel aparecimento de cepas mutantes de bacilos mais virulentos com maior capacidade de multiplicao, ou por reinfeco exgena, com um nmero excessivo de bacilos, associada ou no a imuno-deficincia.

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em reas do corpo com muito oxignio, o pulmo o principal rgo atingido pela tuberculose.

A tuberculose relacionada com o trabalho tem sido freqentemente observada e descrita em trabalhadores que exercem atividades em laboratrios de biologia, e em atividades realizadas por pessoal de sade, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriolgicos so positivos.

As seguintes pessoas apresentam maior risco de contrair a TP ativa:


Idosos Bebs

Pessoas imunodeprimidas, por exemplo, devido a AIDS, quimioterapia, diabetes ou determinados medicamentos O risco de contrair TP aumenta se voc:

Estiver em contato frequente com portadores da tuberculose Estiver malnutrido Viver em condies de vida insalubres ou com aglomerao de pessoas Os seguintes fatores podem aumentar a taxa de infeco de TP em uma populao:

Aumento nas infeces por HIV Aumento no nmero de desabrigados (ambiente de pobreza e m nutrio) Aparecimento de cepas de TB resistentes aos medicamentos Nos Estados Unidos, existem aproximadamente 10 casos de TP em cada 100.000 pessoas. No entanto, as taxas variam drasticamente por rea de residncia e classe socioeconmica.

Buscando ajuda mdica


Ligue para seu mdico se:

Voc tiver sido exposto TP Voc desenvolver sintomas de TP Os sintomas continuarem apesar do tratamento Surgirem novos sintomas

4 Sinais e sintomas
Alguns pacientes podem no apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contnua se apresentando posteriormente com secreo e com durao de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansao excessivo, palidez, falta de apetite e rouquido so os sintomas da doena. Dificuldade na respirao, eliminao de sangue e acmulo de pus na pleura pulmonar so caractersticos em casos mais graves. O diagnstico feito via anlise dos sintomas e radiografia do trax. Exames laboratoriais das secrees pulmonares e escarro do indivduo so procedimentos confirmatrios. O tratamento feito base de antibiticos, com durao de aproximadamente seis meses. imprescindvel que este no seja interrompido fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vmitos, indisposio e mal-estar geral. As medicaes so distribudas gratuitamente pelo sistema de sade, atravs de seus postos municipais de atendimento. A vacina BCG utilizada na preveno da tuberculose e deve ser administrada em todos os recm-nascidos. Melhoras nas condies de vida da populao, alm de tratamento e orientao aos enfermos so formas de evitar sua contaminao em maior escala.

(A transmisso direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotculas de saliva


contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmisso durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilao.)

importante tambm evitar permanecer longos perodos em locais midos, sem exposio solar e com muitas pessoas em espao pequeno, alm do contato com indivduos contaminados.

Sintomas da tuberculose pulmonar


Os sintomas da tuberculose pulmonar incluem:

Tosse inicialmente seca e que aps 4 semanas contm catarro, pus e sangue Febre, especialmente ao entardecer e noite Mal estar geral Dor torcica Perda de peso Falta de apetite Suor noturno exagerado que chega a molhar o lenol Produo de escarro esverdeado ou amarelado pela manh Dificuldade respiratria Cansao

Os sintomas da tuberculose nem sempre so percebidos no incio da doena e, por vezes, o indivduo pode estar contaminado h alguns meses e ainda no ter procurado auxlio mdico.

5 tratamento

Tuberculose tem cura


A tuberculose tem cura, mas, para alcan-la, preciso que o tratamento seja seguido corretamente durante o tempo determinado pelo mdico, que pode chegar a 5 anos, em alguns casos. Aps o primeiro ms, normal que os sintomas da tuberculose desapaream, mas importante continuar a tomar os antibiticos pelos outros 5 meses, para garantir a completa eliminao da bactria do organismo. Se o indivduo parar de tomar os antibiticos antes, muito provvel que as bactrias remanescentes se tornem ainda mais fortes, agravando a doena.

O exame pode mostrar:


Baqueteamento digital das mos ou dos ps (em pessoas com doena avanada) Ndulos linfticos aumentados ou sensveis no pescoo ou em outras reas Lquido ao redor do pulmo (efuso pleural) Sons de respirao incomuns (estalidos) Os testes podem incluir:

Bipsia do tecido afetado (raro) Broncoscopia Tomografia computadorizada torcica Raio X do trax Exame de sangue interferon gama, como o teste QFT-Gold para testar a existncia de infeco de TP Teste de saliva e culturas Toracocentese Teste tuberculnico cutneo (TST)

Tratamento de Tuberculose pulmonar

O objetivo do tratamento curar a infeco com medicamentos que combatam a bactria da TP. O tratamento de TP pulmonar ativa sempre envolver uma combinao de vrios medicamentos (geralmente, quatro medicamentos). Todas as drogas devem ser continuadas at que os testes de laboratrio mostrem quais medicamentos tero os melhores resultados. Entre os medicamentos mais usados esto:

Isoniazida Rifampicina Pirazinamida Etambutol Entre outras drogas que podem ser usadas para tratar da TP esto:

Amicacina Etionamida Moxifloxacina cido paraminossaliclico Estreptomicina Voc pode precisar tomar vrios comprimidos em momentos diferentes do dia por seis meses ou mais. muito importante que voc tome os comprimidos seguindo as instrues de seu mdico. Quando as pessoas no ingerem os medicamentos para tuberculose seguindo as recomendaes, o tratamento da infeco se torna muito mais difcil. A bactria da TP

pode se tornar resistente ao tratamento e, algumas vezes, os medicamentos no ajudam mais no tratamento da infeco. Quando houver a preocupao de que um paciente no est tomando os medicamentos conforme a orientao, o mdico pode precisar monitorar a pessoa para que ela tome os medicamentos prescritos. chamada de terapia diretamente observada. Neste caso, os medicamentos podem ser ministrados 2 ou 3 vezes por semana, conforme prescrito pelo mdico. Talvez, seja necessria a internao em um hospital por 2 a 4 semanas para evitar a disseminao da doena para outros at passar a fase de contgio. Por lei, o mdico ou enfermeiro deve relatar a doena de TP secretaria de sade local. A equipe de assistncia mdica se certificar de que voc receba a melhor assistncia para o tratamento da TP.

6 medidas preventivas

Preveno
A TP uma doena que pode ser evitada, mesmo naqueles que foram expostos a uma pessoa infectada. O teste cutneo (PPD) para TP usado em populaes de alto risco ou em pessoas que possam ter sido expostas TP, como profissionais da rea mdica. Um teste cutneo positivo indica a exposio TP e uma infeco inativa. Converse com seu mdico sobre uma terapia preventiva. As pessoas expostas TP devem ser submetidas ao teste cutneo imediatamente e devem passar por um teste de acompanhamento em uma data posterior se o primeiro teste for negativo. O tratamento imediato extremamente importante para controlar a disseminao de TP daqueles que tm doena de TP ativa para aqueles que foram infectados com a doena. Alguns pases com alta incidncia de TP fornecem a vacina BCG para prevenir a TP. No entanto, a eficcia desta vacina controversa e no usada rotineiramente nos Estados Unidos. As pessoas que tomaram a BCG ainda podem passar por teste cutneo para TP. Converse com seu mdico sobre os resultados do teste (se forem positivos).

Nr 32

Sumrio

32.1 Do Objetivo e Campo de Aplicao 32.2 Dos Riscos Biolgicos 32.3 Dos Riscos Qumicos 32.4 Das Radiaes Ionizantes 32.5 Dos Resduos 32.6 Das Condies de Conforto por Ocasio das Refeies 32.7 Das Lavanderias 32.8 Da Limpeza e Conservao 32.9 Da Manuteno de Mquinas e Equipamentos 32.10 Das Disposies Gerais 32.11 Das Disposies Finais Glossrio Anexos

32.1 Do objetivo e campo de aplicao (voltar) 32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. 32.1.2 Para fins de aplicao desta NR entende-se por servios de sade qualquer edificao destinada prestao de assistncia sade da populao, e todas as aes de promoo, recuperao,

assistncia, pesquisa e ensino em sade em qualquer nvel de complexidade. 32.2 Dos Riscos Biolgicos
(voltar)

32.2.1 Para fins de aplicao desta NR, considera-se Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos. 32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. 32.2.1.2 A classificao dos agentes biolgicos encontra-se anexa a esta NR. 32.2.2 Do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA: 32.2.2.1 O PPRA, alm do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter: I. Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores, considerando: a) fontes de exposio e reservatrios; b) vias de transmisso e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulncia do agente; d) persistncia do agente biolgico no ambiente; e) estudos epidemiolgicos ou dados estatsticos; f) outras informaes cientficas.

II. Avaliao do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a) a finalidade e descrio do local de trabalho; b) a organizao e procedimentos de trabalho; c) a possibilidade de exposio; d) a descrio das atividades e funes de cada local de trabalho; e) as medidas preventivas aplicveis e seu acompanhamento. 32.2.2.2 O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano e: a) sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos; b) quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar. 32.2.2.3 Os documentos que compem o PPRA devero estar disponveis aos trabalhadores. 32.2.3 Do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO 32.2.3.1 O PCMSO, alm do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, deve contemplar: a) o reconhecimento e a avaliao dos riscos biolgicos; b) a localizao das reas de risco segundo os parmetros do item 32.2.2;

c) a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos; d) a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos; e) o programa de vacinao. 32.2.3.2 Sempre que houver transferncia permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudana de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao mdico coordenador ou responsvel pelo PCMSO. 32.2.3.3 Com relao possibilidade de exposio acidental aos agentes biolgicos, deve constar do PCMSO: a) os procedimentos a serem adotados para diagnstico, acompanhamento e preveno da soro converso e das doenas; b) as medidas para descontaminao do local de trabalho; c) o tratamento mdico de emergncia para os trabalhadores; d) a identificao dos responsveis pela aplicao das medidas pertinentes; e) a relao dos estabelecimentos de sade que podem prestar assistncia aos trabalhadores; f) as formas de remoo para atendimento dos trabalhadores; g) a relao dos estabelecimentos de assistncia sade depositrios de imunoglobulinas, vacinas, medicamentos necessrios, materiais e insumos especiais.

32.2.3.4 O PCMSO deve estar disposio dos trabalhadores, bem como da inspeo do trabalho. 32.2.3.5 Em toda ocorrncia de acidente envolvendo riscos biolgicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT. 32.2.4 Das Medidas de Proteo 32.2.4.1 As medidas de proteo devem ser adotadas a partir do resultado da avaliao, previstas no PPRA, observando o disposto no item 32.2.2. 32.2.4.1.1 Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, mesmo que no previstas no PPRA. 32.2.4.2 A manipulao em ambiente laboratorial deve seguir as orientaes contidas na publicao do Ministrio da Sade - Diretrizes Gerais para o Trabalho em Conteno com Material Biolgico, correspondentes aos respectivos microrganismos. 32.2.4.3 Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. 32.2.4.3.1 Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenas infectocontagiosas devem conter lavatrio em seu interior.

32.2.4.3.2 O uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos, o que deve ocorrer, no mnimo, antes e depois do uso das mesmas. 32.2.4.4 Os trabalhadores com feridas ou leses nos membros superiores s podem iniciar suas atividades aps avaliao mdica obrigatria com emisso de documento de liberao para o trabalho. 32.2.4.5 O empregador deve vedar: a) a utilizao de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; d) a guarda de alimentos em locais no destinados para este fim; e) o uso de calados abertos. 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto. 32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado. 32.2.4.6.2 Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. 32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposio das usadas.

32.2.4.6.4 A higienizao das vestimentas utilizadas nos centros cirrgicos e obsttricos, servios de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenas infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico, deve ser de responsabilidade do empregador. 32.2.4.7 Os Equipamentos de Proteo Individual - EPI, descartveis ou no, devero estar disposio em nmero suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposio. 32.2.4.8 O empregador deve: a) garantir a conservao e a higienizao dos materiais e instrumentos de trabalho; b) providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgnicos. 32.2.4.9 O empregador deve assegurar capacitao aos trabalhadores, antes do incio das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada: a) sempre que ocorra uma mudana das condies de exposio dos trabalhadores aos agentes biolgicos; b) durante a jornada de trabalho; c) por profissionais de sade familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biolgicos.

32.2.4.9.1 A capacitao deve ser adaptada evoluo do conhecimento e identificao de novos riscos biolgicos e deve incluir: a) os dados disponveis sobre riscos potenciais para a sade; b) medidas de controle que minimizem a exposio aos agentes; c) normas e procedimentos de higiene; d) utilizao de equipamentos de proteo coletiva, individual e vestimentas de trabalho; e) medidas para a preveno de acidentes e incidentes; f) medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrncia de incidentes e acidentes. 32.2.4.9.2 O empregador deve comprovar para a inspeo do trabalho a realizao da capacitao atravs de documentos que informem a data, o horrio, a carga horria, o contedo ministrado, o nome e a formao ou capacitao profissional do instrutor e dos trabalhadores envolvidos. 32.2.4.10 Em todo local onde exista a possibilidade de exposio a agentes biolgicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instrues escritas, em linguagem acessvel, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de preveno de acidentes e de doenas relacionadas ao trabalho. 32.2.4.10.1 As instrues devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar disposio da inspeo do trabalho.

32.2.4.11 Os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, com possvel exposio a agentes biolgicos, ao responsvel pelo local de trabalho e, quando houver, ao servio de segurana e sade do trabalho e CIPA. 32.2.4.12 O empregador deve informar, imediatamente, aos trabalhadores e aos seus representantes qualquer acidente ou incidente grave que possa provocar a disseminao de um agente biolgico suscetvel de causar doenas graves nos seres humanos, as suas causas e as medidas adotadas ou a serem adotadas para corrigir a situao. 32.2.4.13 Os colches, colchonetes e demais almofadados devem ser revestidos de material lavvel e impermevel, permitindo desinfeco e fcil higienizao. 32.2.4.13.1 O revestimento no pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrncias. 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro cortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 So vedados o reencape e a desconexo manual de agulhas. 32.2.4.16 O empregador deve elaborar e implementar Plano de Preveno de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro cortantes, conforme as diretrizes estabelecidas no Anexo III desta Norma Regulamentadora.

32.2.4.16 Deve ser assegurado o uso de materiais perfuro cortantes com dispositivo de segurana, conforme cronograma a ser

estabelecido pela CTPN. (O cronograma ser conforme art. 1 da Portaria MTE 939/2008)(Alterao dada pela Portaria MTE
1.748/2011) 32.2.4.16.1 As empresas que produzem ou comercializam materiais perfuro cortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos servios de sade, capacitao sobre a correta utilizao do dispositivo de segurana.

32.2.4.16.1 As empresas que produzem ou comercializam materiais perfuro cortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores dos servios de sade, capacitao sobre a correta utilizao do dispositivo de segurana. (Redao dada pela Portaria MTE 939/2008).(Alterao dada pela Portaria MTE 1.748/2011)
32.2.4.16.2 O empregador deve assegurar, aos trabalhadores dos servios de sade, a capacitao prevista no subitem 32.2.4.16.1."

32.2.4.16.2 O empregador deve assegurar, aos trabalhadores dos servios de sade, a capacitao prevista no subitem 32.2.4.16.1. (Redao dada pela Portaria MTE 939/2008).(Alterao
dada pela Portaria MTE 1.748/2011) 32.2.4.17 Da Vacinao dos Trabalhadores 32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. 32.2.4.17.2 Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biolgicos a que os trabalhadores esto, ou podero estar, expostos, o empregador deve fornec-las gratuitamente.

32.2.4.17.3 O empregador deve fazer o controle da eficcia da vacinao sempre que for recomendado pelo Ministrio da Sade e seus rgos, e providenciar, se necessrio, seu reforo. 32.2.4.17.4 A vacinao deve obedecer s recomendaes do Ministrio da Sade. 32.2.4.17.5 O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estaro expostos por falta ou recusa de vacinao, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatrio e mant-lo disponvel inspeo do trabalho. 32.2.4.17.6 A vacinao deve ser registrada no pronturio clnico individual do trabalhador, previsto na NR-07. 32.2.4.17.7 Deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen