Sie sind auf Seite 1von 14

RESPONSABILIDADE TICA E SOCIAL DO PROFISSIONAL DA INFORMAO1

Juliana Soares da Fonseca* Joana Coeli Ribeiro Garcia**

Resumo
Na atualidade, a preocupao com princpios ticos e valores morais nos faz refletir sobre uma sociedade com atividades de responsabilidade social. Esse conceito foi difundido depois da expanso da globalizao: nas sociedades, nas empresas, nas instituies, em bibliotecas com funcionrios, clientes e todos que se relacionam com qualquer uma dessas instituies. Tal conceito a base da pesquisa que objetiva identificar e analisar os procedimentos de responsabilidade tica e social do profissional da informao. Adota uma abordagem qualitativa, desenvolvida em pesquisa de campo, realizada por meio de um questionrio semi-estruturado, aplicado em sete bibliotecas de Instituies de Ensino Superior (IES) privadas que trabalham com responsabilidade tica e social na cidade de Joo Pessoa / PB. Portanto, os sujeitos so sete coordenadores de bibliotecas. Os dados coletados e analisados sugerem que os profissionais devem ampliar seus conhecimentos para suas responsabilidades, alm de ter iniciativas e atitudes em suas aes. Os resultados demonstram uma viso desatualizada tanto por parte dos profissionais, como das instituies a que pertencem, acerca das atitudes de responsabilidade tica e social. Na verdade, eles adotam maneiras relacionadas ao assistencialismo, filantropia primeiro conceito percebido como de responsabilidade social.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Profissional da informao. Responsabilidade


social do profissional da informao

1 INTRODUO
O tema responsabilidade social bastante evidente na mdia impressa e eletrnica, nas discusses acadmicas atuais, na sociedade em geral, no tem recebido a mesma ateno entre os profissionais da informao. H uma preocupao tica, mas a temtica da responsabilidade desse profissional em como tornar-se mais participativo na sociedade no que diz respeito sua atuao ainda no faz parte de discusses ampliadas. Contudo, no adianta apenas discutir sobre tica e/ou responsabilidade social, deve-se exercer aes

Artigo originado do Trabalho de Concluso de Curso (TCC). *Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraba. julianafonseca.pb@gmail.com **Doutora em Cincia da Informao, Professora do Departamento de Cincia da Informao da Universidade Federal da Paraba. Orientadora do TCC. e-mail: nacoeli@gmail.com

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

profissionais da informao em consonncia com a sociedade da informao, sendo esse agente responsvel por si, pela instituio e pela sociedade em geral. Essa preocupao com princpios ticos e valores morais se difunde com a globalizao e nos faz refletir sobre uma sociedade com atividades de responsabilidade social. Em consequncia, o conceito ocupa lugar nas sociedades, nas empresas, nas instituies, em bibliotecas, com funcionrios e clientes, levando a todos que se relacionam com qualquer uma dessas organizaes a refletir, comentar ou discutir sobre o assunto. E no diferente com os que se preparam para ocupar lugares no mercado de trabalho. Durante a graduao, enquanto futuro profissional, o estudante estimulado ao aperfeioamento por meio da educao continuada e o seu papel como agente de informao em seu espao de atuao. Diante dessas exigncias, colocamos as seguintes perguntas norteadoras da pesquisa: Para ser um profissional tico e responsvel com a sociedade, qual o conhecimento do profissional da informao sobre tica e responsabilidade social? Como atua esse profissional nas questes referentes tica profissional e, principalmente responsabilidade social? O objetivo geral encontra-se em analisar os procedimentos ticos e de responsabilidade social desenvolvidos pelos profissionais, no mbito das bibliotecas das instituies de ensino superior (IES) privadas, que trabalham com responsabilidade social na cidade de Joo Pessoa / PB. Os especficos so: identificar as atitudes ticas e de responsabilidade social do profissional da informao; associar o cdigo de tica com as questes atuais de responsabilidade social; identificar as intervenincias existentes para a tica profissional e para a responsabilidade social; verificar as aspiraes e sugestes dos profissionais sobre a tica profissional e responsabilidade social.

2 PROFISSIONAL DA INFORMAO
Vivemos em uma sociedade da informao e do conhecimento a qual cada vez mais a globalizao e as tecnologias da informao se expandem. Nesse sentido, o profissional da informao no poderia ficar alheio a esse processo de mudana, pois, como um agente disseminador, deveria buscar sua mxima qualificao para no ficar desatualizado, visto que, a competitividade aumenta em todos os setores da sociedade, inclusive nas unidades de informao. Segundo BRASIL (2008), profissionais bibliotecrios so aqueles que:
Disponibilizam informao em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentao, centros de informao e correlatos, alm de redes e sistemas de informao. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informao com o objetivo de facilitar o acesso e gerao do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difuso cultural; desenvolvem aes educativas.

A realidade, hoje, mostra-nos que o profissional da informao no mais rotulado como um guardio de livros ou dotado apenas de habilidades tcnicas. Agora, esse profissional assume uma responsabilidade mais complexa no que se refere sua formao profissional, passando a exercer seu papel de disseminador da informao de modo mais rpido com o uso das tecnologias da informao, internet e com outros suportes de

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

informao. Nesse contexto, reformula seu perfil profissional tornando-se especializado, socivel e preocupado com as necessidades de informao de seus usurios, bem como de toda a sociedade, incluindo os grupos marginalizados, negros, ndios e outros. Deixa de ser o guardio, apenas conservador de livros, inseguro nas tomadas de decises e nas discusses relacionadas s polticas de educao, preocupado em excesso com as tcnicas, inapto no uso de tecnologias, de atividades gerenciais, de planejamento de poltica de informao, cientficas e associativas. Em sntese, temeroso em assumir-se como profissional da informao. Assim, segundo Targino (2006), o profissional da informao aquele que a ocupao especializada consiste em lidar com a informao. J Santos (1996, p. 5), entende que profissionais da informao so:
[...] todos aqueles indivduos que, de uma forma ou de outra, fazem da informao o seu objetivo de trabalho, entre os quais, arquivistas, muselogos, administradores, analistas de sistemas, comunicadores, documentalistas e bibliotecrios, alm dos profissionais ligados informtica e s tecnologias da informao e das telecomunicaes.

3 CONCEITUANDO TICA PROFISSIONAL


Segundo S (2007), a palavra tica, s vezes, designada com o sentido de moral, mas nem sempre de modo adequado. Tem sido tambm entendida como cincia da conduta humana perante o ser e seus semelhantes, para estudar a ao dos homens e suas consideraes de valor, entretanto, para Du Mont (1991), a tica tem o objetivo de estabelecer princpios de comportamento que ajudem as pessoas a escolher formas alternativas de ao. Essas consideraes conduzem as definies de tica e de moral, instigando-nos a referenciar a deontologia como o estudo dos cdigos ou tica das profisses. Targino (2006, p. 135) emprega as definies de tica como originrias do termo grego ethos, como a etimologia sugere, a parte da filosofia que se ocupa da reflexo sobre os costumes, englobando diretrizes. Enquanto moral termo do latim mores diz respeito aos atos e costumes per se, ou seja, ao conjunto de normas objetivas de conduta, mutveis no tempo e no espao. Com vistas fundamentao terica do estudo, abordamos o tema tica profissional vinculado ao cdigo de tica, estudado pela deontologia que, segundo Targino (2006, p.135) vem do grego deontos, dever; logos, discurso ou tratado, equivalendo etimologicamente a tratado ou cincia do dever, e designando os preceitos doutrinrios relativos s diversas profisses. Nessa pesquisa, enfatizamos sua importncia para o profissional da informao, destacando a atuao tica no contexto da sociedade e, principalmente, no que diz respeito sua responsabilidade social. Segundo Du Mont (1991), o estudo da tica nas profisses da informao parte do estudo geral com trs formas de uso:
1 Padro geral (forma de vida); 2 Conjunto de regras de conduta (cdigo moral); 3 Combinao forma de vida e cdigo moral.

Quadro 1: Estudo da tica nas profisses da informao. Fonte: Du Mont (1991)

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

A confirmao do que certo, ao contrrio do que errado, geralmente tem sido determinada em forma de lei, embora, nem todas as situaes possam estar includas em tais cdigos, pois, as leis so estabelecidas para o bem-estar da sociedade e so mutantes no tempo, nos grupos sociais e nas localidades em que esses grupos vivem. Por isso, o ser social estabelece aes ticas ou antiticas. A partir de seu nascimento, o ser humano comea a viver em grupos sociais, os quais se envolvem e passam por um processo de troca de conhecimentos, hbitos e costumes, possibilitando seu crescimento moral. Com isso, Du Mont (1991) diz que os componentes bsicos de um sistema tico so os valores acumulados pelo indivduo, pelo grupo ou pela sociedade. a partir dessa convivncia humana que comeam os procedimentos ticos ou antiticos, se suscitam as questes e discusses ticas, trazem as mudanas de paradigmas, nos fazem repensar as aes do nosso cotidiano. As pessoas, independentes de origens sociais ou grupos, vivem de acordo com aspectos ticos disseminados na sociedade. Dentre os grupos que disseminam esses conceitos, citamos a famlia, a pr-escola, a igreja, o colgio, o clube, a torcida do time preferido, a universidade, os amigos, o partido poltico e outros. O convvio com essas instituies importante, pois, por meio dele que os indivduos acumulam experincias nicas, enriquecendo seus conhecimentos (TARGINO, 2006). A tica nas profisses da informao est relacionada com a incorporao de padres morais na conduta de todos os profissionais envolvidos com a disseminao da informao, visando orientar a atuao daqueles que as exercem. Segundo Camargo (1999, p. 31), tica profissional a aplicao da tica geral no campo das atividades profissionais, p osto que, o profissional incorpora princpios e valores prprios, para vivenci-los em suas atividades profissionais. por meio da profisso que o indivduo consegue se realizar plenamente, exercitando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligncia, comprovando sua personalidade, elevando sua moral, podendo ser til comunidade e nela se elevar e se destacar por vencer obstculos. Assim, S (2007, p. 139) relata: a profisso permite que o indivduo exera sua funo de solidariedade para com seus semelhantes, recebendo em troca, no s dignidades, mas compensaes.

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL
A preocupao com os princpios ticos e os valores morais impele-nos a refletir sobre uma sociedade que prioriza atividades de responsabilidade social, termo explicitado frequentemente nos grupos sociais; nas empresas; nas instituies em particular; nas bibliotecas, considerando seus funcionrios, clientes e todos que com ela se relacionam. Para Du Mont (1991), a responsabilidade social um conceito tico que envolve noes de mudana, de como as necessidades humanas devem ser satisfeitas. Alm disso, a autora enfatiza o interesse pelas dimenses sociais do servio de informao, que tem a ver com a melhoria da qualidade de vida. Organizaes em torno do mundo se consideram socialmente responsveis h vrias dcadas. Todavia, o assunto responsabilidade social ganhou maior destaque a partir dos anos 90, ocorrendo uma maior influncia da sociedade, dos meios de comunicao e de

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

ONGs, ou seja, no mundo organizacional. Ao que parece, sentiu-se necessidade de passar uma imagem corporativa positiva, visando recuperar o tempo perdido. Apesar dos debates e do conceito ser bastante utilizado, responsabilidade social ainda confundida com assistencialismo, que assume carter pessoal representado pelas doaes ou por criao de fundaes filantrpicas, como faz ver Cajazeiras (2006, p. 13), outra concepo de responsabilidade social muito ligada idia de doao a fase filantrpica. Hoje, a responsabilidade social supera o paradigma do assistencialismo, o que de certa forma limitava sua atuao, repercusso e acompanhamento pela sociedade. Essa mudana decorre dos avanos industriais, da globalizao e do fluxo intenso da informao e tecnologia com prestgio imediato, ocasionando degradao da qualidade de vida, intensificao de problemas ambientais e precariedade das relaes de trabalho. Com isso, a sociedade comeou a desenvolver atitudes para solucionar seus problemas e os altos escales a aderir responsabilidade social, muitas vezes, pressionados pelo cdigo do consumidor. Assim, a responsabilidade social das instituies pblicas ou privadas direciona-se a agir de forma tica e transparente, com atitudes que revertam em melhoria da qualidade de vida para seus funcionrios e clientes, alm de avanos para as comunidades locais em que esto inseridas, atenuando inclusive os problemas ambientais (VELOSO, 2006). Atuar com responsabilidade social no apenas agir no marketing da empresa. ir alm de interesses que visam ao lucro, pois, qualquer organizao ou instituio que se considere responsvel, deve ter capacidade para atender aos interesses das diferentes partes acionistas, funcionrios, prestadores de servios, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente. Deve tambm conseguir incorpor-las ao planejamento de suas atividades. fundamental que essas instituies entendam que atitudes socialmente responsveis, se transformam em lucro pelo que a imagem positiva lhes proporciona.

5 RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL DA INFORMAO


Vendo a tica como uma rea de interesse dos profissionais da informao, identificamos fatores que demonstram a evoluo e que ampliam as atribuies profissionais e, portanto, influenciam seus comportamentos no desempenho de tais atribuies. Historicamente, a responsabilidade do profissional da informao estava voltada aos cuidados do acervo, os bibliotecrios, viam que sua maior responsabilidade estava na coleo; cuidar dos materiais que estavam no edifcio da biblioteca (DU MONT, 1991, p. 24). Hoje, ele entende que deve se preocupar com o indivduo ou o grupo com necessidades de informao. Para atingir esses objetivos sociais, eles precisam, primeiramente, acreditar no que que eles so responsveis. Assim, Du Mont (1991) categoriza as atribuies em quatro estgios: acervos, funcionrios, usurios da informao e por ltimo a sociedade, os quais so levados a pensar sobre problemas ticos. Cada estgio tende a levar o profissional a discernir os seus conhecimentos, pois, so eles que tomam decises ao longo do tempo. Du Mont (1991) ilustra esse processo com um quadro que denomina de continuum da responsabilidade social.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

Estgio 1

Estgio 2

Estgio 3 Usurios da informao.

Estgio 4 Sociedade como um todo.

Manter e desenvolver Empregados apenas. a coleo. Quadro 2: Continuum de objetivos sociais. Fonte: Du Mont (1991)

As consideraes expostas no quadro apenas sintetizam a evoluo nas atribuies. Em cada estgio percebemos o aumento do nvel de discernimento do profissional. No primeiro estgio, os profissionais tm responsabilidade de desenvolver a coleo, passando para o segundo estgio, eles aceitam que devem se preocupar com os empregados que esto na instituio, com o lado humano, pois, desejam ter profissionais competentes que os ajudem no desenvolvimento das condies de trabalho e, consequentemente, no terceiro estgio, a responsabilidade do profissional expande-se para os usurios que necessitam da informao com bons servios, com um excelente relacionamento com os usurios e, por ltimo, o quarto estgio atinge o ponto mximo, a questo em que o profissional entende realmente a interpretao correta de responsabilidade social. Nele, os profissionais so levados a pensar sobre dilemas ticos. Ele, ento, reverte sua responsabilidade ao desenvolvimento da sociedade (DU MONT, 1991).

6 ESTRATGIAS DO ESTUDO 6.1 Natureza da Pesquisa


A pesquisa constitui-se em primeiro lugar na atividade bsica das cincias, na sua indagao e na descoberta da realidade, conforme compreende Minayo (2004). Considerando os objetivos propostos, essa pesquisa descritiva, visto que, nos estudos dessa tipologia no h a interferncia do pesquisador, isto , ele descreve o objeto de pesquisa, segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 70). Autores como Matinelli (1999) (SANTOS 1996 apud VALENTIM, 2005), afirma que, ao interpretar os dados, o pesquisador atribui-lhes significado. Em outras palavras, entende que a descrio apenas uma etapa que antecede a anlise e prossegue com a interpretao do pesquisador.

6.2 Mtodo da pesquisa


Galliano (1979, p. 6 apud PRESTES, 2003, p. 29) conceitua mtodo como um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigao da verdade, no estudo de uma cincia ou para alcanar determinado fim. Ou seja, trata -se de etapas que so seguidas com o propsito de coletar dados, para depois de organizados e analisados chegar finalidade da pesquisa. Essa pesquisa insere-se em uma abordagem metodolgica de cunho qualitativo, visto que, obtm opinies, crticas e comentrios de fatos reais. Assim, Marconi e Lakatos (2004, p. 269) entendem o mtodo qualitativo como aquele que: preocupa -se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

humano. Nessa anlise, a abordagem da anlise conduzida pelas falas e/ou depoimento dos sujeitos.

6.3 Delimitao do campo da pesquisa


As IES privadas de Joo Pessoa / PB, que trabalham com responsabilidade tica e social, serviram como campo de estudo da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais de informao (Bibliotecrios) que trabalham nas unidades de informao (Bibliotecas) dessas instituies. Em um primeiro momento, foi realizado o levantamento das IES privadas localizadas em Joo Pessoa / PB atravs do site do Ministrio da Educao (MEC) onde encontramos 19 IES privadas. Essa informao foi a base principal, para que posteriormente pudssemos conhecer as instituies que tinham foco de atuao em responsabilidade tica e social, culminando em uma visita a todas elas para identificarmos essa questo. Nesse processo, identificamos nove instituies que trabalham com a temtica abordada. Assim, definimos a amostra de acordo com Minayo (1994, p. 43): a amostragem boa aquela que possibilita abranger a totalidade do problema investigado em suas mltiplas dimenses. Inicialmente, a amostra estava constituda por nove (nove) IES privadas, a saber: Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperana (FACENE/FAMENE), Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba (FCM), Faculdade de Enfermagem So Vicente de Paula (FESVIP), Instituto de Educao Superior da Paraba (IESP), Faculdade de Tecnologia da Paraba (FATECPB), Faculdade de Cincias Contbeis Luiz Mendes (LUMEN), Faculdade de Tecnologia do Uniol (UNIOL), Faculdade Santa Emlia de Rodat (FASER) e Centro Universitrio de Joo Pessoa (UNIP). Entretanto, em virtude da IESP/ FATECPB ser de uma mesma mantenedora e ter uma s unidade de informao, a amostra foi reduzida. Em razo s intervenincias na aplicao da pesquisa na (FAZER), houve a reduo para sete (sete) IES privadas. A escolha dos profissionais da informao como participantes da pesquisa, deu-se em primeiro lugar, por eles trabalharem em instituies cujo foco de atuao corresponde ao tema responsabilidade social. Em segundo lugar, para conhecermos os procedimentos utilizados por esses profissionais sobre o tema, hoje bastante comentado, alm de desempenharem suas atividades em unidades de informao. Outra motivao refere-se funo disseminadora da informao e a um papel importante para a sociedade. Logo, procuramos conhecer o que pensam e conhecem acerca da questo tica e social, com base em suas responsabilidades profissionais.

6.4 Etapas e tcnica da pesquisa


Nesse item, apresentamos as etapas desenvolvidas para obteno, organizao e anlise dos dados, bem como as tcnicas utilizadas para o desenvolvimento dessas aes. importante destacar que a pesquisa iniciou-se com a problematizao e concluda com as consideraes finais, sendo que a reviso de literatura percorreu todo o perodo de produo desse estudo. As demais fases ou etapas esto descritas a seguir. 6.4.1 Coleta de Dados

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

A coleta de dados foi constituda por meio de um questionrio, que o instrumento mais usado para levantamento de informaes (BARROS; LEHFELD, 2000). Na nossa pesquisa, o questionrio semi-estruturado combina perguntas fechadas ou (estruturadas) e abertas, a partir das quais o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto, sem respostas ou condies prefixadas pelo pesquisador (MINAYO, 2004). Dessa forma, iniciamos a coleta dos dados, aplicando o questionrio aos profissionais de informao, coordenadores de bibliotecas, das IES privadas selecionadas. 6.4.2 Organizao dos Dados O processo de organizao dos dados foi realizado tendo em vista a pergunta do questionrio e as respostas a cada uma delas. Essas foram agrupadas com todas as respostas dos sujeitos questionados. Efetivadas as comparaes detalhadas, identificamos a relao entre as respostas. Posteriormente, procedemos anlise das mesmas.

6.5 Anlise dos dados


Aps a organizao, a anlise se deu por meio da reflexo entre os dados coletados e a reviso de literatura. 6.5.1 Perfil dos Sujeitos Procedemos investigao das respostas da primeira parte do questionrio, retratando o perfil dos profissionais. Os percentuais foram calculados com base em sete questionrios respondidos pelos pesquisados. O sexo predominante dos profissionais das bibliotecas das IES privadas da cidade de Joo Pessoa, sujeitos da pesquisa, o feminino, com um percentual de 85,7%. A faixa etria abrange de 31 a 40 anos, constituindo o percentual de 71,4%. Com percentuais iguais de graduao (42,85%) e de especializao (42,85%) e apenas um mestre (25,30%), apresentamos a escolaridade desses profissionais. possvel afirmar com base nos dados que os respondentes apresentam um perfil adequado, j que 68,15% tm, alm da graduao, outro curso, ou seja, eles tm buscado ampliar seus conhecimentos. Na maioria, so coordenadores com tempo de servio, variando entre seis meses a sete anos na unidade de informao, o que configura experincia. 6.5.2 Respostas dos Sujeitos Acerca das atividades de responsabilidade social da instituio e como essas atividades se estendem at a biblioteca, constatamos que o profissional desconhece o conceito atual de responsabilidade social, relacionando-o filantropia. Esse o primeiro conceito de responsabilidade social adotado nas organizaes e entidades como atividade desenvolvida pelas empresas com o sentido de doao, tendo o objetivo de iseno ou diminuio de seus impostos. Atualmente, o conceito envolve diferentes pblicos, como o governo, a sociedade, seus empregados, clientes e fornecedores, ou seja, o conceito envolve

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

uma ampla gama de aes a qual a doao apenas uma delas, alm de envolver a imagem da prpria empresa. Assim, o profissional demonstra com suas respostas que ele conceitua responsabilidade social como assistencialismo. E, filantropia entendida como ao continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituies ou pessoas que desenvolvam atividades de grande mrito social. Por muitos, vista como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudana social, sem recorrer interveno estatal. Outra viso do conceito de responsabilidade social associado disseminao da informao, mas sabemos que o profissional da informao possui essa habilidade, que faz parte suas atividades profissionais. Entretanto, como vimos em nossa reviso de literatura, essa no a nica responsabilidade do profissional, ela ampla e envolve usurios, acervos, empregados, meio ambiente, o governo e a sociedade. No entanto, ainda encontramos profissionais que desconhecem esse conceito, seja no aspecto da organizao, seja no da disseminao da informao. Questionados sobre as dificuldades de associar a responsabilidade social em suas atividades, mais uma vez obtivemos as mesmas consideraes assemelhadas nossa primeira pergunta. Os que sentem dificuldades, claramente, refletem que desconhecem o conceito de responsabilidade social ou que no o interpretam pelo lado profissional. O lado humano deve ser trabalhado como forma de ajudar e interagir com os indivduos, nas necessidades de informao e cada profissional deve demonstrar qual seu papel na sociedade. No devemos esperar que a instituio venha convid-lo a desenvolver alguma atividade, ele mesmo deve mostrar as responsabilidades profissionais de forma pr-ativa. Assim, se confirma que os profissionais confundem claramente o significado de responsabilidade e que suas aes refletem assistencialismo. Os profissionais foram questionados sobre o conhecimento dos seus deveres e direitos de profissional no tocante ao seu cdigo de tica profissional, constatamos que o profissional tem uma boa concepo sobre seus deveres e direitos, que esto dispostos no Cdigo de tica, fazendo jus as suas concepes. Por um lado, bom que conheam o cdigo de tica enquanto profissionais de uma determinada rea. Entretanto, ainda se encontram muito presos a esse cdigo, tendo em vista que no ampliam os horizontes de atuao com a responsabilidade social, mesmo que as instituies em que trabalham afirmem estar envolvidas com tais atividades. Minimizamos as respostas a essa questo em virtude de as prprias IES ainda desenvolverem responsabilidade social pelo conceito obsoleto. O que os profissionais consideravam comum entre o cdigo de tica profissional e as atividades de responsabilidade social, demonstram que tanto o cdigo de tica como as responsabilidades do profissional da informao afetam a sociedade diretamente. So contribuies que devem ser incorporadas em suas habilidades e responsabilidades. Um dos encargos enquanto profissional envolve a sociedade, que nesse momento, pensa nos problemas ticos. Nesse ponto est a responsabilidade mxima, que ajudar no desenvolvimento da sociedade. No entanto, faltam iniciativas e atitudes coerentes com as respostas expostas. Vale lembrar que as respostas s duas primeiras questes so consideradas filantrpicas, apenas para realizar doaes. As dificuldades sentidas para o desempenho de atividades de responsabilidade tica e/ou social. Quatro bibliotecrios, que responderam questo, afirmaram que no

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

encontram dificuldades em desenvolver as atividades em sua biblioteca, mas no h a certeza que desenvolveram suas responsabilidades, j que tais respostas foram bastante simplificadas. Outros, ainda, com suas afirmativas, deixam a resposta confusa, pois, desenvolvem atividades de responsabilidade social separadamente da responsabilidade tica, que a base de sustentao da responsabilidade social, no podendo se desenvolver isoladamente. Outro questionado demonstra claramente que conceitua responsabilidade tica e social como atribuio do estado. Refere uma queixa da sociedade com desconfiana no poder pblico e contribuio de doaes para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade em que ele no tem conhecimento e por isso apresenta medo e dvida nas aes. Outro, fala das dificuldades de reconhecimento da profisso, mas o profissional quem deve mostrar suas responsabilidades. Os demais no responderam. Momento da graduao em Biblioteconomia o profissional estudou / conheceu o Cdigo de tica profissional. Constatamos com as respostas, que o profissional na sua graduao teve pouco conhecimento sobre o Cdigo de tica profissional, conhecendo em apenas um semestre ou em uma aula da graduao, no sendo aprofundado seu conhecimento. Outros nem se lembram como conheceram e alguns que no tiveram nenhum conhecimento, s passam a conhecer aps a graduao com seu prprio interesse de estar atualizado de acordo com seu cdigo profissional. Assim, temos a certeza que esse posicionamento deve mudar tendo em vista que o estudante de graduao deve conhec-lo, tanto quanto seus direitos e deveres. O resultado das atividades de responsabilidade social da instituio e como elas se estendiam at a biblioteca, as respostas que foram dadas, apresentam em sua maioria pontos positivos. Observamos que alguns conhecem o conceito da responsabilidade social quando falam de um projeto com crianas e adolescentes, j que suas instituies so de nvel superior e no atendem queles, alm de outros estarem voltados para a doao, que retorna filantropia. Nas demais respostas positivas, no do para aprofundar a anlise, pois, os questionados foram breves, no se estenderam em descrever suas aes que tiveram bons resultados. Apenas uma pessoa que desempenhou aes de responsabilidade social teve um saldo negativo, relatando que por falta de divulgao, sua ao no correspondeu ao esperado. Nas outras respostas, onde a biblioteca ainda no desenvolveu aes de responsabilidade social, tem uma resposta positiva, pois, elas pretendem interagir com a instituio e desenvolver suas responsabilidades. Sugestes sobre tica e responsabilidade social para as atitudes dos profissionais. Eles sentem necessidade de ampliar seu conhecimento em torno do tema e reconhecem que essas discusses devem ocorrer desde a graduao com bastante freqncia, para que haja uma formao generalista, que forneam conhecimentos sobre conduta de deveres e direitos, responsabilidades com o acervo, com os usurios e interaes com a sociedade. Um profissional agente transformador de sua realidade local deve colocar em prtica todos os seus conhecimentos. Deveria haver mais atividades de experincias reais na graduao, para que os estudantes planejem e executem projetos. Assim, o futuro profissional j sem medo e sem timidez se sentiria preparado para se sair bem em qualquer situao. Isso deve influenciar os cursos e seus investimentos em reformas curriculares.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

Mesmo os profissionais que j se formaram e no tiveram oportunidade de conhecer ou tiveram pouco contato com esse tema, deveriam ir busca de se atualizar, conhecer, pois, hoje o mercado exige, como j vimos em Sousa Filho et al (2006) contnuo aprimoramento de suas habilidades numa perspectiva de adaptao s modificaes da sociedade moderna e as exigncias mercadolgicas.

7 CONSIDERAES FINAIS
Tais resultados permitem concluir que os objetivos especficos e, consequentemente, o geral foram alcanados. O panorama que se descortinou contribuiu para a reflexo de habilidades e de atitudes de responsabilidade tanto ticas como sociais dos profissionais da informao e, ainda, de responsabilidade social universitria, ao menos para os que atuam em IES privadas na cidade de Joo Pessoa / PB. Podemos observar que os profissionais fazem correlao aos princpios antiquados de assistencialismo e filantropia, mas isso j pode ser considerado como um comeo, um primeiro passo na direo correta. O fato de contriburem com doaes de agasalhos ou de livros uma primeira iniciativa para que as demais sejam adotadas, relativas ecologia, ao respeito individual, imagem da instituio e outras. Os profissionais conhecem o cdigo de tica profissional, mas procuram estar sempre informados quanto s leis de sua profisso, apesar de em sua graduao no terem obtido o conhecimento adequado. Tambm admitem conhecer o que h de comum entre o cdigo de tica profissional e as atividades de responsabilidade social e seus reflexos sociais. As intervenincias ocorrem em virtude de os profissionais da informao desenvolverem suas atividades em instituies privadas, onde so levados a agir de acordo com as normas impostas e no so estimulados ao desenvolvimento das aes de responsabilidade. As aspiraes se relacionam condio de um perfil profissional generalista, de atitudes e aes transformadoras na sociedade e de formao profissional adequada para se tornarem pr-ativos, desempenhando papel importante na sociedade. A responsabilidade social tem o intuito de favorecer a sociedade e ocupar espao nas discusses acadmicas. Contudo, por meio do conhecimento dos resultados desse estudo, visto que, tais resultados voltaro s empresas que concordaram em fornecer dados, acreditamos na continuidade das discusses e, portanto, na disseminao do conceito como estmulo para despertar atitudes conscientes de responsabilidade tica e social que gerem mais benefcios para a sociedade. A pesquisa contribuiu de fato para o conhecimento sobre responsabilidade tica e social do profissional da informao no sentido de atualizar seus conceitos, buscar novos conhecimentos, complement-los, fazendo com que esses conhecimentos possam ajudar ao desempenho prtico por meio de atitudes e iniciativas responsveis. Alm disso, torna-se necessria em todas as disciplinas do currculo de graduao, a insero de conceitos de responsabilidade tica e social reconhecidamente indispensvel formao superior. Deveria haver mais atividades reais no processo de formao do profissional da informao - bibliotecrio, para que se modernize, adquira bastante conhecimento e desenvolva atitudes e iniciativas sem medo de pr em prtica suas habilidades. Por outro lado, deve estar preparado para agir com responsabilidade consigo, com o prximo e principalmente com a sociedade.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

ETHICS AND SOCIAL RESPONSIBILITY OF THE INFORMATION WORKER


Abstract
Today, the concern with ethical principles and moral values makes us reflect on a society with social responsibility activities. This concept was distributed after the expansion of globalisation: societies, in all undertakings, in institiuies, in libraries with employees, customers, and all that relate to any of these institutions. This concept is the basis of research that aims to identify and analyse the procedures of social and ethical responsibility of professional worker. Takes a qualitative approach, developed in field research, carried out through a semi-structured questionnaire, applied in seven libraries of private institutions of higher education (IES) working with ethics and social responsibility in the city of Joo Pessoa/Pb. Therefore, the are seven libraries coordinators. Collected and analyzed data suggest that professionals must expand their knowledge to their responsibilities, as well as initiatives and attitudes in their actions. The results show an outdated view for professionals, such as the institutions to which they belong, about attitudes of social and ethical responsibility. In fact, they embrace ways related to paternalism, philanthropy first concept perceived as social responsibility.

Keywords: Social responsability. Information professional. Social responsability of the


information professional.

REFERNCIAS
AGRA, Mary Cristina de Menezes. (RE) Desenhando o perfil do trabalho na sociedade da informao. Informao & Sociedade: Estudos, Joo Pessoa, v. 12, n. 2, 2002. Disponvel em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/140>. Acesso em: 15 fev. 2008. ARANALDE, Michel Maya. A questo tica na atuao do profissional bibliotecrio. Em Questo, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 337-368, jul./dez. 2005. Disponvel em: < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/124>. Acesso em: 09 ago. 2007. BARROS, Aidil Jesus da Silveira.; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia cientfica: um guia para iniciao cientifica. 2. ed. So Paulo: Person Makron Books, 2000. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Disponvel em: <http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/lista_ies.asp>. Acesso em: 12 mar. 2008.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Classificao Brasileira das Ocupaes - CBO. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br/>. Acesso em 10 fev. 2008. CAJAZEIRAS, Jorge Emanuel Reis. A importncia da responsabilidade social na gesto: Entrevista. Revista Gerenciais, So Paulo, v. 5, n. especial, p. 51-62, jan./jun. 2006. CAMARGO, Marculino. Fundamentos de tica geral e profissional. 3. ed. So Paulo: Vozes, 1999. CASTRO, Csar Augusto. Profissional da informao: perfis e atitudes desejadas. Informao & Sociedade: Estudos, Joo Pessoa, v. 10, n. 1, 2000. CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Cdigo <http//www.crb1.org.br>. Disponvel em: 16 fev. 2008. de tica. Disponvel em:

CRESPO, Isabel Merlo; RODRIGUES, Ana Vera Firnardi; MIRANDA, Celine Leite. Educao continuada para bibliotecrios: caractersticas e perspectivas em um cenrio de mudanas. Biblios, v. 7, n. 25-26, jul/dez, 2006. DU MONT, Rosemary Ruhig. Ethics in librarianship: a management model. Library Trends, v. 40, n. 2, p. 201-215, Fall 1991. DUPAS, Gilberto. tica e poder na sociedade da informao. So Paulo: UNESP, 2000. FORTES, Jos Carlos. tica geral. In:______. tica e responsabilidade profissional do contabilista. Fortaleza: Fortes, 2002. p. 70-98. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004. MINAYO, Maria Ceclia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 8. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. ______. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 8. ed. So Paulo: Hucitec, 2004. PEREIRA, Raquel da Silva; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; VIEIRA, Sergio Luiz de Souza. Responsabilidade social: uma dupla estratgia corporativa? Revista Gerencial, So Paulo, v. 5, n. esp., p. 51-62, jan./jun. 2006. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construo do conhecimento cientfico: do planejamento aos textos da escola academia. 2 ed. So Paulo: Rspel, 2003. S, Antonio Lopes de. tica profissional. So Paulo: Atlas, 2007. SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informao: o bibliotecrio e seu perfil face os novos tempos. Informao & Informao, Londrina, v. 1, n. 1, p. 5-13, jan./jun. 1996. SOUSA FILHO, A. G. et al. O bibliotecrio na sociedade da informao e do conhecimento: habilidades e competncias requeridas. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2006. 1 CD-ROM. VALENTIM, Marta Lgia Pomim (Org.). Construo de conhecimento cientifico. In:______. Mtodos qualitativos de pesquisa em cincia da informao. So Paulo: Polis, 2005. p. 7-28.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

VELOSO, Letcia Helena Medeiros. tica, valores e cultura: especificidades do conceito de responsabilidade social corporativa. In: ASHLEY, Patrcia Almeida (Coord.). tica e responsabilidade social nos negcios. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2006. TARGINO, Maria das Graas. A profisso do bibliotecrio no Brasil. In:______. Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e cincia da informao. Teresina: EDUFPI, 2006. ______. tica profissional e o bibliotecrio. In:______.Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e cincia da informao. Teresina: EDUFPI, 2006. ______. Quem o profissional da informao. In:______.Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e cincia da informao. Teresina: EDUFPI, 2006.

Biblionline, Joo Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen