Sie sind auf Seite 1von 20

1158 OLERICULTURA I 1. DEFINIES 1.1. Olericultura A palavra Olericultura muitas vezes no bem entendida ou mesmo desconhecida de muitos.

os. Ela vem do latim onde Olus, Oleris, significa hortalia e colere quer dizer cultivar. , portanto, a dedicao ao cultivo de hortalias. Olericultura um termo tcnico-cientfico utilizado no meio agronmico, referindose tanto cincia aplicada como tambm ao estudo da agrotecnologia de produo de hortalias ministrado nas faculdades de Agronomia.

1.2. Hortalia A palavra hortalia refere-se ao grupo de plantas que apresentam, em sua maioria, as seguintes caractersticas: Consistncia tenra, no-lenhosa; Ciclo biolgico curto; Exigncia de tratos culturais intensivos; Cultivo em reas menores, em relao s grandes culturas; Utilizao na alimentao humana, sem exigir prvio preparo industrial. Estes critrios no so rgidos e tm mudado para algumas hortalias cultivadas em grandes reas, tais como batata, tomate, cebola, alho, cenoura e melo, entre outras.

1.3. Verduras ou Legumes Popularmente, hortalias ou sua parte comercializvel so denominadas verduras ou legumes. Desse modo, em vez de uma nica palavra correta, as pessoas utilizam duas imprecisas e incorretas. No Dicionrio Aurlio o significado botnico de legume fruto seco, que se abre por duas fendas, caracterstico das leguminosas e constitudo de um s

carpelo, vagem; verdura [verde + ura] verdor, ver verde, as plantas, hortalia (popular), ver verdor; verduras plural de verdura; sentimentos ou atos caractersticos da mocidade.

2. RAMOS DA FITOTECNIA Para situar a olericultura no contexto das atividades agrcolas a mesma se encontra inserida dentro de um termo mais abrangente, que a Fitotecnia.

Fitotecnia: (de fiton, planta), refere-se agrotecnologia praticada na produo de plantas diversificadas, teis ao bem-estar humano. Tais plantas podem ser agrupadas em quatro grandes ramos, subdivididos em outros mais particularizados:

Fitotecnia Grandes Culturas Horticultura Olericultura Fruticultura Floricultura Jardinocultura Viveiricultura Cultura de cogumelos comestveis Silvicultura Forragicultura

Grandes culturas: refere-se explorao das culturas anuais ou perenes, normalmente cultivadas em grandes reas. Como exemplo pode-se citar o milho, a soja, o caf, a cana de acar, o arroz, o feijo e o algodo, entre outras.

Silvicultura: diz respeito explorao de espcies florestais, para obteno de madeira para diversos fins, como celulose, carvo vegetal, mveis, etc.

Forragicultura: o ramo da fitotecnia que trabalha com as plantas forrageiras, destinadas produo de alimentos para os animais, seja atravs de pastagens seja atravs de forrageiras para corte, as quais podem ser fornecidas no cocho tanto de forma fresca como em forma de silagem ou feno.

Horticultura: este um ramo abrangente dentro da fitotecnia, j que a se encontram algumas atividades especializadas: Floricultura: produo de flores para corte; Fruticultura: produo de fruteiras como pssego, uva, goiaba e laranja entre outras; Jardinocultura: cuida das plantas ornamentais; Olericultura: o ramo que se dedica s hortalias, incluindo a o morango, melo e melancia. Nos ltimos anos, tambm tem sido includo neste segmento as plantas medicinais e condimentares; Viveiricultura: produo de mudas.

importante notar que Olericultura e Horticultura no so sinnimas, tendo a segunda palavra significado muito mais abrangente, no devendo substituir a primeira. Em pases europeus e nos Estados Unidos, de antiqssima tradio agrcola, horticultura engloba a produo de grande diversidade de culturas. De alguns anos para c tem desenvolvido no Brasil uma atividade importante para alguns ramos da horticultura, que a denominada Plasticultura, a qual normalmente pode ser empregada tanto pela Olericultura, como pela Fruticultura, Floricultura, Viveiricultura, etc. Esta atividade tem exercido importncia fundamental, tanto na produo de mudas como tambm em plantios comerciais, contribuindo para melhorar a qualidade e a quantidade de produtos, principalmente fora da poca normal de plantio.

Os termos utilizados na olericultura muitas vezes no so esclarecedores, podendo causar algumas interpretaes errneas. Por exemplo: melo, melancia, morango: em alguns pases, so estudados dentro da Fruticultura. batata: algumas escolas e instituies de pesquisa consideram como parte de Grandes Culturas. em Portugal, Horticultura em geral empregado numa concepo mais restrita, como sinnimo de Olericultura.

3. SITUAO ATUAL DO MERCADO DE HORTALIAS Com o desenvolvimento econmico do pas a olericultura evoluiu, devido ao aumento da procura por hortalias mais diversificadas e de melhor qualidade, pois cada vez mais o consumidor deseja colocar na mesa qualidade e variedade (sabores e formas). Os desejos e temores do consumidor, alm do melhor preo, impulsionam a inovao do setor agroalimentar. Hoje o que se procura facilidade de uso, prazer, sade e segurana. A olericultura no Brasil evoluiu a partir do incio da dcada de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, pois naquela poca o que existiam eram apenas exploraes diversificadas localizadas nos arredores das cidades. A partir da, estabeleceram-se exploraes especializadas em maiores reas no meio rural. Com a evoluo, a olericultura passou de pequena horta para uma explorao comercial com caractersticas definidas, utilizando de assistncia tcnica e passando a produzir em alta escala e com maior qualidade seus produtos. Estima-se que a produo de hortalias no Brasil seja superior a 11 milhes de toneladas, com um valor aproximado de 2,5 bilhes de dlares. Esta produo apresenta caractersticas contrastantes, revelando enormes diferenas na adoo de insumos e tecnologias. Nos ltimos anos, a crescente demanda e a exigncia por produtos de melhor qualidade tm afetado significativamente a forma de produo e comercializao de hortalias. Nesse sentido, nota-se em diferentes regies do pas o emprego de novas tecnologias visando otimizao da produo olercola. Avanos em tecnologias de preciso, incluindo ambiente protegido, mulching, fertirrigao, hidroponia, programas

de manejo integrado de pragas e doenas, uso de sementes hbridas, mudanas nos hbitos alimentares e, consequentemente, mudanas na forma de comercializao, vm sendo associados com a produo olercola. Especialmente nas duas ltimas dcadas, o mercado de olercolas no Brasil tem passado por profundas modificaes, tornando-se cada vez mais competitivo. Adicionalmente, produtores se deparam com a necessidade de fornecer alimentos de elevada qualidade, incluindo melhor aparncia e valor nutricional, em razo da globalizao do mercado e das exigncias do consumidor final. Exemplo: tomateiro; esforos tm sido feito para a cultura apresentar melhorias significativas em relao qualidade, para atender s exigncias do mercado consumidor, que tem preferido alimentos mais saborosos e que contribuam para sua sade (CALIMAN, 2003). Segundo Alvarenga & Souza (2004), algumas variedades de tomate plantadas no Brasil possuem baixos teores de acares, o que prejudica seu uso culinrio, pois o consumidor de tomate busca variedades com melhor sabor e qualidade de polpa para molho. Neste contexto, o produtor est em constante busca por uma produo de melhor qualidade, com maior produtividade e menor custo. Em relao ao comrcio internacional de hortalias, pode-se dizer que o Brasil um exportador inconstante, participando com cerca de 20 produtos in natura, entre os quais apenas o gengibre adquire volumes significativos. O gengibre exportado para os Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Japo e Reino Unido. Para as hortalias transformadas ou em conserva o produto mais importante o tomate processado, seguido pelo cogumelo e pepino. Para a maioria dos produtos exportados os principais pases de destino so aqueles do Mercosul e ainda outros da Amrica do Sul. Por outro lado, o Brasil vem mostrando uma tendncia crescente de importaes de olercolas, entre as quais se destacam tambm cerca de 20 espcies. Em termos de volume, as espcies in natura que mais se destacam so a batata, a cebola e o alho. Na forma processada, as maiores quantidades so de tomate e batata. Os maiores exportadores de hortalias para o Brasil so os Estados Unidos, Espanha, Frana, Alemanha, Canad, Holanda, Chile e China. A Argentina aparece como importante exportadora de alho e cebola. Assim, os olericultores brasileiros so produtores capazes de responder produtivamente a estmulos econmicos e avanos tecnolgicos e isso faz com que estes

estejam prontos para eventuais ajustes. Constantes e imprevisveis transformaes mercadolgicas, agrotecnolgicas e climticas vm ocorrendo nos ltimos anos. O crescimento da populao, a crescente urbanizao, as preservaes do meio ambiente e da sade humana, a melhoria na dieta alimentar, etc., exigiro da olericultura nacional um redirecionamento, seja na pesquisa geradora de novas tecnologias ou na produo. Tudo isso permitir um maior e melhor abastecimento interno e maior competitividade em relao aos produtos importados, bem como s exportaes. O agronegcio de hortalias no Brasil complexo e dinmico, apresentando caractersticas bem peculiares. Potencialmente, o olericultor pode obter um lucro relativamente elevado por hectare, dependendo do valor agregado do produto e da conjuntura de mercado. difcil anunciar mdias em uma atividade sujeita a tantos altos e baixos, com diferenas to marcantes de uma hortalia para outra. Apesar das variaes cclicas e sazonais das hortalias, os negcios com essas culturas vm sendo bastante atrativos. O agronegcio de hortalias considerado um ramo da economia agrcola que possibilita a gerao de empregos, principalmente no setor primrio, devido alta exigncia de mo-de-obra durante a implantao, conduo e comercializao do produto. De acordo com Vilela & Henz (2000), cada hectare plantado com hortalia pode gerar entre trs e seis empregos diretos e indiretos.

4. CARACTERSTICAS DA EXPLORAO DE HORTALIAS A atividade olercola possui algumas caractersticas prprias que a diferenciam da maioria das outras culturas: Atividade econmica altamente intensiva: a caracterstica mais geral e mais marcante da olericultura, em seus mais variados aspectos. H o emprego contnuo do solo de uma gleba, com vrios ciclos culturais, que se desenvolvem em seqncia. As atividades de campo se desenvolvem nas quatro estaes do ano. A olericultura exige alto investimento por hectare explorado, em termos fsicos e econmicos. uma atividade que se caracteriza pelo uso intensivo de insumos (sementes, defensivos, fertilizantes, agrofilmes, etc.). Tambm notria a utilizao intensiva de mo-de-obra.

Ciclo cultural geralmente curto: a maioria das hortalias so anuais. Isto permite que vrios plantios com a mesma espcie, ou com espcies diferentes, possam ocupar o mesmo local durante o ano. Por exemplo, uma mesma gleba, ao longo de um ano, pode ser utilizada com trs tomatais transplantados ou seis culturas de alface propagadas por mudas ou ainda doze semeaduras diretas de rabanete. Algumas hortalias so bienais, exigindo um perodo de frio entre as etapas vegetativa e reprodutiva. Poucas hortalias so perenes. Excees existem para as hortalias perenes ou semi-perenes, como chuchu, aspargo e alcachofra. Aproveitamento de reas marginais: a olericultura viabiliza o aproveitamento agrcola de reas consideradas problemticas. A utilizao de tais reas seria impraticvel em outros tipos de atividade agrcola, do ponto-de-vista agronmico e/ou econmico. O fato fica bem evidenciado quando o terreno se localiza prximo a cidades ou a margem de rodovias. Outro exemplo o aproveitamento de reas de baixa fertilidade natural. Em ambos os casos a atividade comporta tanto o maior custo de aquisio da terra quanto a recuperao da mesma atravs de adubaes qumicas pesadas. Glebas com solo pedregoso tambm podem ser exploradas. So viveis, inclusive, baixadas alagadas, aps a necessria drenagem. Utilizao de pequenas reas: em grande parte dos casos praticada em pequenas propriedades, utilizando menor espao fsico. Existem excees, tais como a ervilha para conserva, tomate industrial e batata, que so cultivados em geral por grandes produtores em grandes reas. Utilizao intensiva de mo de obra: a atividade que mais absorve mo-de-obra, exigindo, por hectare, uma grande quantidade e possibilitando maior fixao do homem no campo, alm de diminuir o desemprego. A atividade olercola demanda um grande nmero de prticas culturais na conduo das culturas, tais como tutoramento, amontoa, desbrota, desbaste ou raleio, adubaes de cobertura, etc. Durante a dcada de 1970 empregavam-se 800 ou mais servios por hectare em tomatais tutorados e apenas 30 em milho no sul de Gois. Atualmente, a diferena em termos de utilizao de mo-de-obra entre culturas extensivas e olericultura ainda mais notvel com o avano da mecanizao. Requer alta tecnologia: exige artifcios tecnolgicos refinados, como por exemplo, produo de mudas em bandejas, polinizao manual de flores, raleamento de frutos, desbaste de plantas em excesso, irrigao por gotejamento, fertirrigao, cultura sob casa de vegetao e hidroponia (cultivo sem solo), utilizao de insumos modernos (sementes,

defensivos, adubos, agrofilmes, etc.). Alm disso, necessria a utilizao de instalaes agrcolas, equipamentos e implementos especializados, como galpes para beneficiamento, frigorficos, tneis, casa de vegetao, bandejas, transplantadeiras, etc. Possibilidade de alta renda bruta e lquida por unidade de rea: geralmente as olercolas exigem alto investimento por hectare explorado. Entretanto, possibilitam a obteno de alta produo fsica por hectare e, consequentemente, alta renda. A produo da maioria das hortalias normalmente se d na casa das dezenas de toneladas por hectare. As produtividades que se consegue com algumas culturas como tomate (80 t.ha-1), pimento (45 t.ha-1), repolho (40 t.ha-1), beterraba (40 t.ha-1), entre outras servem como exemplo do que possvel se produzir por unidade de rea. Existem cerca de 70 espcies olercolas que so cultivadas no Brasil, considerandose apenas as trs de maior importncia, cebola (3), batata (1) e tomate (2), tem-se o seguinte quadro: Produto Cebola Batata Tomate rea (ha) 66.830 146.693 58.061 Quantidade (1.000 t) 1.184 2.897 3.443 Valor total (R$ 1.000) 662.976,00 869.242,00 929.817,00 Valor por h (R$) 9.920,34 5.925,58 16.014,49

Fonte Agrianual 2004 adaptado. Obs.: no caso do tomate inclui-se o tomate para indstria.

Atividade de alto risco em relao a outras opes agrcolas: maior ocorrncia de numerosos problemas fitossanitrios, maior sensibilidade s condies climticas, incidncia de anomalias de ordem fisiolgica nas plantas, dentre outros problemas. Estas caractersticas do olericultura um aspecto social muito importante no contexto da agricultura, j que a utilizao intensiva de mo de obra e a explorao de pequenas propriedades pela prpria famlia permitem principalmente a fixao do homem no campo e uma maior renda para as pequenas propriedades.

5. TIPOS DE EXPLORAO OLERCOLA Conforme a finalidade a que se prope, o nmero de espcies, a localizao da base fsica e a tecnologia utilizada, h alguns tipos caractersticos de explorao em olericultura, comumente encontrados no centro-sul do Brasil.

5.1. Explorao comercial diversificada: A explorao diversificada normalmente tem as seguintes caractersticas: Explorao feita em reas pequenas, porm com vrias culturas. O produtor na maioria das vezes comercializa sua produo junto a varejistas (feiras, mercados, supermercados), ou ele prprio o varejista, que faz a comercializao quase sempre em feiras. Em geral uma atividade tpica de cintures verdes, que tenta explorar a vantagem de estar prxima de centros urbanos. So culturas localizadas na periferia das grandes cidades e prximas aos pontos de comercializao. comum, com o tempo, tender a entrar em competio com empreendimentos imobilirios, mudando-se para terrenos mais afastados. So olericultores profissionais, explorando reas pequenas com espcies diversificadas.

5.2. Explorao comercial especializada: A explorao especializada, de forma diferente da anterior atua normalmente com as seguintes caractersticas: Trabalha com um menor nmero de hortalias, variando de uma a duas, no mximo trs ou quatro. A tecnologia de produo utilizada mais avanada, com maior uso de mquinas e insumos modernos. Exploram reas quase sempre maiores. A propriedade rural geralmente localiza-se longe dos centros urbanos, sendo a produo escoada por estradas vicinais e rodovias e a comercializao em geral feita via atacadistas, em Centrais de Abastecimento (CEASAs), ou redes de supermercados. Freqentemente praticada por empresrios, predispostos a assimilar e a investir em novas tecnologias.

5.3. Explorao para fins de industrializao Esta explorao tambm especializada, mas o cliente uma agroindstria que contrata a produo. A explorao com finalidade industrial possui algumas caractersticas especficas como: Freqentemente as culturas se encontram em grandes reas, plantadas em geral de maneira mais extensiva, cujo grau de mecanizao elevado. o caso, por exemplo, da(o): a) Ervilha seca para conserva, totalmente mecanizada; b) Tomate industrial, no qual se usam cultivares de crescimento determinado plantadas sem tutoramento; c) Milho doce, cultivares prprias, de sementes rugosas, e cuja colheita deve ser processada em poucas horas. d) Pimento para obteno de pprica. e) Alho-porr para sopas desidratadas. Os custos de produo por unidade de rea, em geral, so menores do que o cultivo para consumo in natura. Os plantios so efetuados com a finalidade de fornecer matria prima e abastecer as agroindstrias. Caracteriza-se por haver um contato prvio entre o produtor e a agroindstria, no qual se determinam as obrigaes de ambas as partes: as do produtor (qual rea a ser plantada, quais cultivares so permitidas e qual o padro do produto a ser produzido) e as da agroindstria (comprar a produo a um preo previamente acordado). A industrializao de hortalias vem crescendo no Brasil, nos ltimos anos, tanto para o abastecimento do mercado interno quanto do mercado externo. Isso decorrente da crescente demanda por alimentos industrializados ou semipreparados, devido a maior participao da mulher no mercado de trabalho. Segundo pesquisa feita pelo IBGE, a porcentagem da participao feminina na populao economicamente ativa do pas cresceu de 23%, em 1971, para 40%, em 1998. Isso quer dizer que, cada vez mais, a mulher tem

menos tempo para se dedicar as tarefas domsticas, necessitando de alimentos semiprontos. O aparecimento de tecnologias, como o microondas e o freezer domstico, tambm contribuiu para que, em 60 anos, o tempo de preparo de uma refeio diminusse de 150 para 15 minutos. Outros fatores, como o aumento do nmero de pessoas morando sozinhas e a preferncia por comida pronta por quase 50% dos membros das classes sociais A e B, tambm tm contribudo de maneira decisiva para o aumento de consumo por produtos industrializados ou semipreparados.

5.4. Horta domstica, recreativa ou educativa - No se trata de uma explorao econmica, o objetivo primordial a subsistncia ou suplementao alimentar da famlia ou comunidade. Este tipo garante o consumo de alimentos de qualidade, alm de agregar renda a famlias. - Tem sido desenvolvida nos meios urbano, suburbano e rural. So hortas diversificadas, localizadas em pequenas reas prximas habitao, residncia, escola, hospital ou creche; dentro de apartamentos, quartis, centros de recuperao ou penitencirias. - Fazem uso intensivo da mo de obra e procuram evitar o uso de agrotxicos, obtendo desse modo hortalias de elevada qualidade, produzidas com requinte artesanal e em pequena escala. - Todos os trabalhos so executados manualmente, com a ajuda de ferramentas simples, por pessoas que se dedicam a outras atividades profissionais.

5.5. Cultivo protegido de hortalias - A produo de hortalias em cultivo protegido, dentro de casas de vegetao ou tneis cobertos com agrofilmes, uma explorao diferenciada das demais, especialmente em razo da possibilidade de controle de alguns fatores climticos. - As espcies olercolas que se adaptam ao cultivo em ambiente protegido so alface, tomate, pimento, pepino, berinjela. Outras j esto sendo exploradas, inclusive plantas condimentares.

- O cultivo de hortalias requer, cada vez mais, o desenvolvimento ou a adaptao de tecnologias para a melhoria da qualidade da produo e o aumento da produtividade de hortalias fora da poca normal, com reduo do uso de insumos. - O sistema protegido de hortalias caracterizado pelo uso intensivo do solo e instalaes, utilizando desde simples estruturas de proteo at estruturas mais sofisticadas, automatizadas e climatizadas. - As principais culturas desenvolvidas sob cultivo protegido so alface, pepino, pimento e tomate.

5.6. Viveiricultura A produo de mudas de certas espcies olerceas, destacando-se tomate, alface e pimento, tornou-se um tipo particular de explorao a partir de meados da dcada de 1980. H agrnomos e tcnicos que se dedicam a tal atividade e fornecem ao olericultor mudas com garantia de qualidade, inclusive fitossanidade. Para o olericultor que pretende implantar a cultura pelo plantio de mudas h vantagens ponderveis em deixar essa fase altamente delicada sob os cuidados de um especialista, como ocorreu h dcadas em outros pases, como Holanda e Estados Unidos. Trata-se de uma atividade especializada altamente lucrativa.

5.7. Produo de Sementes Botnicas A produo de material propagativo, como a semente, um tipo de explorao especializada que exige muito mais conhecimento do produtor em relao obteno de hortalias para mercado. Empresas produtoras de sementes contratam e orientam culturas com tal finalidade, inclusive fornecem a semente bsica necessria e do orientao tcnica. Na situao atual, dificilmente se justifica a produo de sementes por parte do olericultor, inclusive pela ampla difuso dos hbridos, cuja semente exige o plantio e o cruzamento de duas linhagens especialmente desenvolvidas pela pesquisa para essa finalidade.

5.8. Produo de Estruturas Vegetativas

As espcies olerceas de propagao assexuada, como a batata, batata-doce, morango e alho, exigem o plantio de estruturas vegetativas apropriadas. Estas devem ser produzidas em culturas especialmente orientadas, obedecendo-se a rigorosas normas de fitossanidade, pois tais estruturas so eficientes veiculadoras de fitopatgenos. Bons exemplos no Brasil so a produo de batata-semente bsica e certificada, de mudas vegetativas de morangueiro e, mais recentemente, de bulbos de alho-planta. Observa-se que cada vez mais campo e laboratrio se aproximam e que o segundo muito tem a oferecer para resolver os problemas prticos da agricultura.

6. CLASSIFICAO DAS HORTALIAS Dezenas de culturas olerceas so produzidas no centro-sul do Brasil, sendo a vastido e a complexidade do universo da olericultura devidas multiplicidade e peculiaridades de cada espcie cultivada como hortalia. Assim, para um estudo sistematizado da olericultura como cincia aplicada torna-se necessria uma metodologia capaz de evidenciar as similaridades e dissimilaridades entre as diferentes plantas. Nesse sentido, algumas classificaes tm procurado agrupar as hortalias, tendo como base suas caractersticas comuns. Segundo Filgueira (1981), as hortalias podem ser classificadas considerando-se aspectos distintos. Assim apresentam-se os tipos de classificao proposto pelo mesmo, conforme estes aspectos considerados:

6.1. CLASSIFICAO PELAS PARTES COMESTVEIS Uma classificao tcnica das hortalias utilizada por professores em Viosa j na dcada de 1930 foi adaptada pelas Centrais de Abastecimento e vem sendo aplicada. Nessa classificao, as hortalias so agrupadas conforme suas partes utilizveis e comercializveis. Este tipo de classificao apresenta a vantagem de reunir plantas que tem caractersticas comuns quanto ps-colheita e, freqentemente tambm, quanto ao aspecto agronmico. Hortalias tuberosas: neste grupo encontram-se as hortalias cujas partes utilizveis pelo homem desenvolvem-se dentro do solo, ou ao nvel deste, conforme alguns exemplos:

Tubrculos: batata, car Rizomas: inhame Bulbos: cebola, alho Razes tuberosas: cenoura, beterraba, batata-doce, mandioquinha-salsa (= fiuza, batata-baroa), rabanete, rbano Hortalias herbceas: as hortalias nas quais as partes utilizveis so aquelas

suculentas e tenras, que se desenvolvem acima do nvel do solo: Folhas: alface, almeiro, chicrea, repolho, couve, couve-de-Bruxelas, acelga, couve- chinesa, espinafre europeu, espinafre da Nova Zelndia, taioba Talos e hastes: aspargo, aipo, funcho, couve- rbano Flores e inflorescncias: couve-flor, couve- brcolos, alcachofra Hortalias-frutos: cuja parte consumida pelo homem so os frutos ou pseudofrutos, ou parte deles, como as sementes, colhidos imaturos ou maduros: Frutos imaturos: abobrinha; quiabo, berinjela, jil, ervilha-torta, ervilha tipo corao de manteiga e ervilha de gros verdes (frutos colhidos imaturos, mas somente sementes so consumidas); feijo-vagem, vagem-de-metro, pimento (verde), milho-verde, milho-doce Frutos maduros: abboras, morangas, melancia, melo, morango (pseudo-fruto); pimento (vermelho e amarelo); tomate. Nas CEASAs tem se cometido o engano do ponto de vista agronmico de considerar melancia, melo e morango como frutas e no como hortalias-fruto. Na implantao da CEASA-Goinia, na dcada de 1970, foi adotada a classificao tcnica exposta. Entretanto, os diretores no aceitaram o argumento de que essas trs espcies tambm so hortalias, j que apresentam caractersticas peculiares s culturas olerceas.

6.2. CLASSIFICAO BASEADA NAS FAMLIAS BOTNICAS:

Em meados da dcada de 1970, Filgueira (2008) consultou alguns veteranos professores universitrios de Olericultura sobre o melhor critrio para agrupar de maneira didtica as culturas olerceas. Houve unanimidade na opinio deles: as hortalias deveriam ser reunidas pelo parentesco botnico, independentemente dos aspectos tecnolgicos particulares envolvendo a produo e o consumo de cada uma. A maior vantagem da classificao botnica em relao anterior basear-se em caractersticas muito estveis, utilizando-se de critrios taxonmicos reconhecidos cientificamente, ao passo que a tecnologia pode variar ao longo do tempo e conforme as tradies regionais. Ainda foi enfatizado pelos professores consultados que as caractersticas botnicas definem melhor a localizao de cada espcie olercea dentro da imensa comunidade vegetal. tambm mais til, no sentido de classificar por grupo, os gneros em geral sujeitos a problemas mais comuns, como doenas e pragas. A classificao botnica das espcies olerceas baseia-se no parentesco, nas similaridades e dissimilaridades entre elas, no que diz respeito aos rgos vegetativos e reprodutivos. No caso particular das plantas olerceas, todavia, ainda no existe um consenso universal entre botnicos, havendo desacordo quanto ao nome correto de alguns gneros e espcies. Principais famlias e espcies olercolas: Alliaceae: cebola, cebolinha, alho, alho-porr Apiaceae (= Umbelliferae): cenoura, batata-baroa, aipo, funcho, salsa, coentro Asteraceae (= Cichoriaceae = Compositae): alface, almeiro, chicria, endvia, alcachofra Brassicaceae (= Cruciferae): couve-manteiga, couve-tronchuda, repolho, couveflor, brcolos, couve-de-Bruxelas, repolho crespo, couve-rbano, couve-chinesa (= falsa acelga); mostardas; nabo; rabanete, rbano, agrio, rcula Cucurbitaceae: pepino, maxixe, melo, abboras, abobrinhas, morangas, mogangos, melancia, chuchu Fabaceae (= Leguminosae): feijo-de-vagem, feijo-de-lima (= falsa fava); ervilha; feijo-de-corda, vagem-de- metro; fava italiana, soja hortalia

Solanaceae: batata, tomate, berinjela, jil, pimento, pimentas (no da do reino)

A espcie tem sido considerada a unidade bsica de trabalho dos botnicos, sendo a categoria sobre a qual Lineu baseou seu genial sistema de nomenclatura. Entretanto, em casos particulares, as espcies so subdivididas em variedades botnicas (utilizando-se a abreviatura var.). Variedade botnica uma unidade taxonmica para designar diferentes cultigenes de uma espcies altamente polimrfica. Isso torna-se necessrio quando certa populao de plantas, dentro de determinada espcie, apresenta caractersticas notveis, inclusive de importncia agronmica e comercial. Um exemplo a espcie Brassica oleracea, que abrange algumas variedades botnicas que constituem hortalias de importncia mundial. Brassica oleracea: espcie altamente polimrfica, com muitas variedades botnicas diferentes. Ex: Brassica oleracea var. acephala: couve-comum ou manteiga Brassica oleracea var. capitata: repolho comum ou roxo Brassica oleracea var. botrytis: couve-flor Brassica oleracea var. italica: brocoli Brassica oleracea var. gemmifera: couve-de-bruxelas Brassica oleracea var. sabauda: repolho-Savoy (= repolho crespo ou de Sabia) Brassica oleracea var. gongylodes: couve-rbano Brassica oleracea var. alboglabra: kailaan

Beta vulgaris: Beta vulgaris var. conditiva: beterraba Beta vulgaris var. cicla: acelga verdadeira OBS: embora plantas de uma mesma variedade botnica possam ser marcadamente diferentes do ponto de vista morfolgico, fisiolgico e agronmico, no h barreiras para seu cruzamento.

O termo variedade utilizado no sentido agronmico tem sido substitudo pelo termo tcnico cultivar, universal, derivado das palavras inglesas cultivated variety (usa-se a abreviatura cv.). Esse termo designa variedades cultivadas comercialmente (da mesma espcie ou variedade botnica). Trata-se de um grupo de plantas cultivadas semelhantes entre si, que se distingue de outros grupos por caractersticas de relevncia agronmica e comercial. Ex: couve-flor cv. Piracicaba Precoce couve-flor cv. So Joaquim tomate cv. Santa Clara tomate cv. Jssica F1 OBS: cultivar substantivo feminino (a cultivar). Uma cultivar pode ser constituda por: Clone: populao de indivduos geneticamente idnticos, obtida por sucessivas propagaes vegetativas a partir de uma nica planta de gentipo singular. So as cultivares de propagao vegetativa em geral (batata, batata-doce, alho, mandioquinha-salsa, morango, alcachofra). cv. Bintje de batata cv. Achat de batata cv. Chonan de alho cv. Centenrio de alho Linha ou linhagem pura: populao de plantas geneticamente uniformes oriundas via semente de uma planta homozigota. As culivares de plantas autgamas so comumente constitudas por uma nica linhagem ou linha pura ou ento por misturas de linhagens muito semelhantes entre si. tomate cv. Santa Clara alface cv. Grand Rapids Populaes de polinizao aberta: grupos de plantas geneticamente diferentes entre si, mas com algumas caractersticas fenotpicas comuns, pelas quais podem ser diferenciadas de outras cultivares. Em geral, as cultivares de plantas algamas constituem-se de populaes.

cenoura cv. Braslia cenoura cv. Nantes Hbridos: conjunto de plantas obtido pelo cruzamento controlado de dois materiais parentais. Quando esses dois materiais parentais so linhagens homozigticas tem-se o hbrido simples o tipo mais utilizado em hortalias. Tambm so utilizados hbridos triplos e hbridos duplos. O uso de cultivares hbridas vm adquirindo cada vez mais importncia dentro da Olericultura. repolho Kenzam repolho Matsukaze pimento Lgia pimento Magali Na situao atual observa-se que as cultivares de hortalias esto em constante mudana, inclusive pela introduo de novos hbridos. Ento, torna-se relevante o conceito de tipo ou grupo de cultivares dentro de uma mesma cultura, englobando aquelas cultivares com caractersticas agronmicas e comerciais comuns. O nome original de uma cultivar preferencialmente no idioma de origem ou em forma aportuguesada deve ser mantido e utilizado pelos olericultores e agentes de comercializao de hortalias. As embalagens de sementes, mesmo quando importadas, devem conter o nome original, inclusive para evitar duplicidade e facilitar o intercmbio entre pesquisadores. Exemplo desse problema a multiplicidade de nomes regionais de uma mesma cultivar, fato comum no caso de culturas de propagao vegetativa, como alho, car e batata-doce.

6.3. OUTROS CRITRIOS DE CLASSIFICAO Existem ainda outros critrios que s vezes so utilizados na classificao das hortalias: 6.3.1. Critrio popular A dona-de-casa brasileira no se impressiona com a grande complexidade do universo abrangido pelas culturas olerceas. Para ela as hortalias podem ser reunidas em

trs grupos: legumes, verduras e temperos. Desse modo, nessa classificao popular, os legumes constituem as hortalias que exigem preparao culinria mais elaborada, como cozimento, assamento ou fritura; as verduras, alm de apresentarem a tpica colorao verde, so consumidas ao natural; e os temperos so aquelas utilizadas para dar sabor especial aos pratos. Como o prprio nome diz, um critrio utilizado por leigos, sendo pouco preciso e muito vago, devendo, portanto ser evitado. Fala-se, por exemplo, em legumes e verduras, o que traz sempre muitas contradies. Segundo este critrio, a batata seria um legume (apesar de no ser fruto de leguminosa) e a beterraba, uma verdura (apesar de no ser verde). um critrio que deve ser evitado, dando-se preferncia ao termo tambm popular hortalias simplesmente.

6.3.2. Classificao pelas exigncias climticas Este apesar de tambm ser pouco preciso, muitas das vezes til, especialmente para classificar cultivares da mesma espcie olercola que diferem marcadamente quanto s exigncias climticas, e que, portanto merecem ser distinguidos. Com exemplo pode-se citar: Alface, repolho, couve-flor, cenoura de vero Alface, repolho, couve-flor, cenoura de inverno

grosso modo, podemos classificar as espcies cultivadas como hortalias em trs grupos, levando em considerao as exigncias termoclimticas de cada uma delas: 1) Hortalias de clima quente: exigem elevadas temperaturas diurnas e noturnas. So intolerantes ao frio e a geadas, o qual prejudica ou inibe sua produo. Ex: abboras, morangas, pepino, melo, melancia, maxixe, chuchu, batata-doce, car, berinjela, jil, quiabo, coentro, espinafre da Nova Zelndia, feijo de corda (caupi), feijo de lima, feijo de vagem, inhame, pimenta, pimento, taioba, repolho de vero, couve-flor de vero, cenoura de vero, alface de vero, brcolos de vero, milho verde e milho doce. 2) Hortalias de clima ameno: produzem melhor sob temperaturas amenas. Toleram temperaturas mais baixas, prximas a 0 C. Geralmente no suportam geadas. Ex: abobrinha

italiana, agrio dgua, alface de inverno, almeiro, batata, cenoura de inverno, chicria, cebola, moranga hbrida (Tetsukabuto), rcula, salsa, couve-flor de inverno, tomate. 3) Hortalias de clima frio: exigem ou produzem melhor sob baixas temperaturas, tolerando, inclusive, aquelas situadas abaixo de 0 C. Suportam geadas leves. Ex: acelga, aipo (salso), alcachofra, beterraba, alho, alho-porr, cebola, cebolinha, aspargo, brcoli de inverno, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, repolho, couve manteiga, couve rbano, couve tronchuda, ervilha, espinafre, fava-italiana, funcho, mandioquinha-salsa, morango, mostarda de folha, nabo, rabanete, rbano. Essa classificao imperfeita e est sujeita a modificaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen