Sie sind auf Seite 1von 3

Faculdade Mineira de Direito Filosofia do Direito Terceira Avaliao

Prof. Luiz A. L. de vila NOME: _______________________________________________________________ ______________ NOTA em 20 pts.

Questo nica: No que diz respeito ao Senhor e o Escravo em Hegel (Independncia e Dependncia da Conscincia-desi: Dominao e Escravido), determine: a. b. c. os limites da significao para o uso dos termos dependncia, independncia, mediatizada e imediatizada, implicados na determinao da coisidade; a dominao entre as figuras opostas da conscincia: uma, a conscincia independente para a qual o ser-para-si a essncia; outra, a conscincia dependente para a qual a essncia a vida, ou o ser para um Outro. Uma o senhor, outra o escravo; entre o vir-a-ser face o dever-ser, a contemplao do universal. Se h ou no h contradio em afirmar que em uma coisa viva est encerrado o embrio da morte. Se h contradio entre a vida e a morte, possvel a conciliao dos contrrios? O que a negao da negao (sntese), entre afirmao (tese) e negao (anttese), que ultrapassa a contradio, mas, conserva os opostos?

a. O senhor conscincia para-si, independente, mas que possui uma relao de mediao com o escravo. Isso significa que o senhor, enquanto vencedor no campo de batalha de razo sua coragem, domina os objetos de sua necessidade. O escravo, por sua vez, mostra-se dependente em razo do temor da morte, deixando-se sucumbir s vontades do senhor. Nesse sentido, observa-se uma relao do senhor tanto com a coisa enquanto tal, objeto do apetite, quanto com a conscincia dependente do escravo, enquanto ser dominado. Segundo Hegel, h uma relao imediata do senhor em relao a coisa em si, objeto do seu desejo, bem como h tambm uma relao imediata com um ser independente, cuja conscincia tem como essencial a coisidade. Por outro lado, a relao do senhor mediata com o escravo tendo em vista o ser independente. Isso porque o encontra preso nessa relao, ela representa sua cadeia e da qual no pode se desprender na luta, razo pela qual, surge sua dependncia. Alm disso, o senhor se relaciona mediatamente por intermdio com a coisa e este, por sua vez, enquanto conscincia de si, relaciona-se negativamente com a coisa. Contudo, o escravo, em razo da independncia da coisa, no consegue aniquil-la, mas, apenas trabalh-la. Nesse sentido, o senhor lana mo dessa mediao para, de maneira imediata, atravs da negao, usufruir e acabar com a coisa trabalhada pelo escravo. b. Segundo Hegel, a relao entre senhor e escravo apresenta-se desigual haja vista que o primeiro possui uma conscincia-para-si, a qual independente e o segundo, apresenta apenas uma conscincia para o outro, a qual dependente. Nesse sentido, apesar de ostentar uma conscincia-parasi, o senhor no consegue chegar verdade da certeza-de-si j que, dever para tal, valer-se da conscincia dependente do escravo. O senhor insere o escravo entre si e a natureza, e, nesse sentido, apenas usufrui do trabalho realizado pelo escravo ao transform-la.

Faculdade Mineira de Direito Filosofia do Direito Terceira Avaliao


Prof. Luiz A. L. de vila

A conscincia do escravo, por sua vez, considerada como dependente pelo fato de estar sempre subjugado ao senhor. O medo constante da morte e dos castigos fsicos excessivos faz com que o escravo abdique da conscincia-de-si independente, negando sua existncia como Outro. Contudo, atravs de seu trabalho de transformao da natureza sensvel o escravo capaz de criar o objeto, ou seja, por intermdio do trabalho, da formao, o escravo alcana sua independncia da conscincia-desi, tornando-a conscincia-para-si. A relao entre o senhor e do escravo se apresenta, portanto, como conflituosa, visto que a conscincia vai agir sobre o Outro da mesma forma que age sobre as coisas. Ela vai se impor e tomar o outro pela negatividade, isto , suprassumi-lo e incorpor-lo. Contudo, percebe-se que essa relao acaba por criar uma situao dialtica, uma vez que a posio do senhor causa uma contradio interna: a liberdade do senhor s reconhecida como tal pela conscincia do escravo e tambm porque aquele vive do trabalho desse escravo. Nesse sentido, o senhor acaba por se tornar uma espcie de escravo de seu escravo. Assim, no momento em que o escravo encontra uma nova forma de liberdade atravs do trabalho servil, ensina a seu senhor a verdadeira liberdade que o domnio de si mesmo. c. Hegel prope um mtodo dialtico que refuta a idia contida no princpio da contradio, o qual no permite que duas proposies contrrias possam ser ao mesmo tempo verdadeiras. Nesse sentido, tal dialtica consiste exatamente na possibilidade de conciliao de termos contrrios, como por exemplo, a vida e a morte. Para o autor, o processo da dialtica compe-se de trs momentos, quais sejam: primeiramente existe apenas o ser, puro e simples, que equivale a tese; em seguida, tem-se o vir-a-ser, que significa a anttese, ou seja, no mais ser o que se era; finalmente, h a sntese dos dois contrrios que formam o devir, ou o dever ser. justamente na fase da sntese que se percebe superada a contradio conservando-se, contudo, os opostos. O conflito dos contrrios, segundo Hegel, aquilo que proporciona a criao e a destruio peridicas das coisas provocando o dinamismo do mundo a nossa volta. justamente com base na contradio que Hegel constri sua dialtica, primeiramente, do desejo e posteriormente do reconhecimento. Segundo Hegel, em um primeiro momento, o indivduo se v encerrado em si mesmo, totalmente alienado, sem perceber a existncia do outro. Entretanto, sob a tica da dialtica do desejo, percebe-se que o indivduo busca uma afirmao em si mesmo, uma vez que a conscincia-de-si precisa do Outro, o qual neste momento se trata do mundo sensvel. Esse Outro ento negado e, absorvido na identidade do indivduo. A dialtica do desejo, contudo, somente encontra sua verdade na dialtica do reconhecimento. Sendo assim, em um segundo momento o indivduo vai buscar sua

Faculdade Mineira de Direito Filosofia do Direito Terceira Avaliao


Prof. Luiz A. L. de vila

afirmao em outra conscincia-de-si. A partir dessa nova experincia nova, o Outro, anteriormente absorvido enquanto objeto, torna-se uma absoluta mediao. Tem-se, a partir da, de um lado uma conscincia-de-si pura, que j promoveu a ciso do objeto e, de outro lado, uma conscincia que no puramente para-si, mas que para outra conscincia de-si

Das könnte Ihnen auch gefallen