Sie sind auf Seite 1von 2

A Prtica do Psiclogo na Equoterapia Juliana Prado Ferrari e-mail: ju_pradoferrai@hotmail.

com Existem vrios mtodos teraputicos e de reabilitao para trabalhar com pessoas que apresentam alguma deficincia. Dentre estes, a equoterapia vem crescendo consideravelmente em todo o Brasil e sendo bastante divulgada pelos meios de comunicao. Alguns indivduos utilizam animais como uma ferramenta teraputica nos mais diversos ambientes como escolas, hospitais, centro de tratamento, entre outros. A terapia com animais promovem o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida das pessoas (TRAUMUTT, 2003). Por proporcionar grande progresso e benefcios fsicos, psquicos, educacionais e sociais na recuperao de indivduos que apresentam deficincias fsica, mental ou sensorial, alm de crianas com necessidades educativas especiais, distrbios evolutivos, comportamentais e de aprendizagem (ANDEBRASIL, 2000), tornou-se uma alternativa para o tratamento teraputico diversificando as estruturas convencionais dos clssicos consultrios e clnicas por apresentar grande contato com a natureza. Na Equoterapia trabalha-se com o ser humano dentro de uma viso global do desenvolvimento, por isso fundamental a atuao de uma equipe interdisciplinar integrada com tendncia a transdisciplinariedade. Realizei um estudo no ano de 2002/2003 cujo objetivo era investigar a prtica do psiclogo na equoterapia, mediante a verificao de semelhanas e/ou diferenas no modo como cada psiclogo exerce sua funo, atravs do conhecimento de sua atuao prtica, objetivos almejados, benefcios proporcionados no campo psicolgico e do seu primordial papel enquanto membro integrante da equipe. Neste estudo foram realizadas algumas consideraes quanto ao atendimento psicolgico de crianas com deficincia, a importncia da famlia neste processo e o papel do psiclogo enquanto membro de uma equipe de reabilitao no atendimento pessoa com deficincia. importante ressaltar que so escassos os trabalhos cientficos publicados referentes equoterapia, em especial na rea da psicologia. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de um questionrio de treze (13) perguntas abertas e fechadas a respeito da atuao do psiclogo no centro de equoterapia onde trabalham. O questionrio foi aplicado em dez (10) psiclogos, num total de sete (7) centros de equoterapia das cidades de So Paulo, So Bernardo do Campo e Itajub (MG). Por meio desse estudo, pode-se conhecer a importncia do psiclogo na equoterapia, uma vez que esse tem um papel fundamental desde a realizao de diversificadas tarefas, como a orientao e assistncia s famlias e equipe (grfico 1) at os inmeros benefcios que a equoterapia proporciona no campo psicolgico: sociabilizao, conscientizao corporal, autoconfiana, responsabilidade, autonomia, desenvolvimento das funes cognitivas, independncia, cooperatividade, noo de limite, entre outros.

N de Psicl ogos

5 5 5

3 3 2 2 2
Atividades

Orientao e/ou assistncia famlia Orientao e suporte para a equipe Avaliao do praticante Levantamento das necessidades e potencialidades Contato e aproximao do praticante com o cavalo Planejamento da Sesso Desenv. da capacidade de enfrentar novas situaes Desenv. Da capacidade de tolerar frustraes Outros (Obs. do cpto, dos sentimentos, estimulao das funes cognitivas, sociabilizao, auto-estima, independncia e autonomia e auto-conhecimento)

Grfico 1: Atividades do Psiclogo na Equoterapia

Todavia, observou-se que os psiclogos participantes desse estudo no apresentam papel definido dentro da equipe de equoterapia, pois no sabem reconhecer o que primordial em sua atuao, j que dos dez (10) psiclogos que responderam ao questionrio, apenas trinta por cento (30%) consideram como uma tarefa relevante, na rea da psicologia, a fase da aproximao do praticante ao cavalo, enquanto setenta por cento (70%) apresentaram opinies divergentes. Pode-se observar que, em muitos centros de equoterapia participantes da pesquisa, o psiclogo atende um grande nmero de praticantes por semana em um curto perodo, o que acaba prejudicando a qualidade desse atendimento com cada indivduo. Dois fatores so responsveis por esse acontecimento: a prpria cultura de cada instituio, que prioriza a quantidade de praticantes atendidos; e a falta de materiais cientficos voltados para a rea da psicologia na equoterapia. Nota-se que, em relao avaliao psicolgica dos praticantes, h uma heterogeneidade entre os psiclogos desse estudo na maneira de avaliar os praticantes. Conseqentemente, os psiclogos no maximizam seu potencial e sua qualificao. Assim, acabam no exercendo integralmente a sua funo ao realizarem atividades que no pertencem a sua especialidade pela carncia de profissionais da rea, j que a equoterapia constitui-se de um recurso de grande investimento. Atualmente, continuo com esta investigao, porm mais aprofundada, com maior nmero de psiclogos pesquisados. O que no devemos deixar de considerar a forte influncia da Instituio (Centros de Equoterapia) sobre a equipe de profissionais envolvidos, ou seja, o psiclogo tem autonomia dentro da instituio para definir seu papel junto equipe?

Das könnte Ihnen auch gefallen