Sie sind auf Seite 1von 4

FINALIDADE DO RECURSO ESPECIAL

FINALIDADE DO RECURSO ESPECIAL Autora: Maria Tereza do Amaral


O recurso especial, que foi criado pela Constituio Federal de 1988, passou a constituir uma nova espcie de impugnao, que tem por escopo garantir a uniformidade de interpretao e de aplicao das normas federais (funo anteriormente exercida pelo Supremo Tribunal Federal por meios dos recursos extraordinrios). Tem o Recurso Especial, como objetivo principal a preservao da unidade do direito federal, visando sempre o interesse pblico, que deve sobrepujar os interesses das partes, no sentido de que as leis devam ser corretamente interpretadas e a jurisprudncia uniformizada. Por esse motivo o Recurso Especial no se destina a reexaminar matria de fato, nem representa uma terceira instncia de julgamento, sendo o meio a ser utilizado para reviso de decises fundadas em lei federal, proferidas pelos tribunais de segundo grau de modo a assegurar que essas leis sejam interpretadas e aplicadas de forma correta e uniforme em todo o territrio nacional. Assim, aps a Constituio Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justia passou a ser o rgo judicante incumbido de zelar pela uniformidade da aplicao da lei federal em toda a federao, por meio do exame dos recursos especiais, cabendo ao Supremo Tribunal Federal examinar as impugnaes quando a deciso estiver fundada na exegese da Constituio Federal.

Maria Tereza do Amaral

FINALIDADE DO RECURSO ESPECIAL

Dispe a Constituio Federal em seu artigo 105 e alneas. a finalidade do recurso especial que garantir a inteireza positiva da lei (alnea a), a sua autoridade (alnea b) e sua uniformidade de interpretao (alnea c). A principal finalidade, portanto, do recurso especial a defesa do direito objetivo e a unificao da jurisprudncia, de modo a proporcionar segurana jurdica e a igualdade dos cidados perante a lei, porisso o simples prejuzo da parte ou a sucumbncia no suficiente para embasar o recurso excepcional. Deve haver uma questo de ordem federal a ser examinada, questo esta que dever j ter sido prequestionada na Deciso recorrida. Por isso, ao recurso especial, no serve a alegao de ter sido a deciso recorrida justa ou injusta, pois esse problema deve ser resolvido nas instncias ordinrias, onde se pode examinar a matria de fato. Todavia, no se pode negar que, em decorrncia, o recurso especial se presta para corrigir prejuzo sofrido pela parte em razo da errnea interpretao da lei, estando ela legitimada a recorrer na busca da reparao de um agravo ao seu direito. No caso da interposio do Recurso Especial pelo Ministrio Pblico, na qualidade de custos legis, a finalidade precpua o resguardo da ordem jurdica positiva e do direito positivo. A respeito, a lio do nobre jurista RODOLFO DE CAMARGO MANCUSO, sempre lembrada em nossos arrazoados :

Maria Tereza do Amaral

FINALIDADE DO RECURSO ESPECIAL

Um dos motivos porque se tem os recursos extraordinrio e especial como pertencentes classe dos excepcionais, reside em que o espectro de sua cognio no amplo, ilimitado, como nos recursos comuns (v.g., a apelao), mas, ao invs, restrito aos lindes da matria jurdica . Assim, eles no se prestam para o reexame da matria de fato; presume-se ter esta sido dirimida pelas instncias ordinrias, quando procederam tarefa da subsuno do fato norma de regncia. Se ainda nesse ponto fossem cabveis o extraordinrio e o especial, teramos o STF e o STJ convertidos em novas instncias ordinrias, e teramos despojados aqueles recursos de suas caractersticas de excepcionalidade, vocacionados que so preservao do imprio do direito federal, constitucional ou comum (Recurso Extraordinrio e Recurso Especial- Ed. RT, 8 Ed. pgs.130/131). Apresenta-se oportuno trazer colao, o enfoque dado pelos doutrinadores Ada Pellegrini Grinover, Antonio Magalhes Gomes Filho e Antonio Sacarance Fernandes , na obra Recursos no Processo Penal (Ed.RT), sobre o aspecto utilidade dos recursos especiais: Outro aspecto do interesse em recorrer est ligado utilidade do novo julgamento da causa pelo rgo judicirio ad quem, pois assim como o processo no se destina ao debate meramente terico de teses jurdicas, tambm o recurso deve objetivar um resultado prtico que favorea o recorrente. ...... Nesse ponto, preciso adiantar que os recursos analisados (recurso especial e recurso extraordinrio) tm efeito devolutivo restrito questo de direito federal que constitui objeto da impugnao, mas no seu julgamento o STF ou o STJ no se limitam a fixar o entendimento correto sobre a matria, nem proferem um juzo de cassao, o que importaria

Maria Tereza do Amaral

FINALIDADE DO RECURSO ESPECIAL

devoluo dos autos para que o tribunal a quo proferisse nova deciso . Ao contrrio, encontrada a soluo a respeito da tese jurdica controvertida, cabe ao rgo superior proferir um novo julgamento da causa, luz daquilo que se assentou relativamente ao tema de direito federal. So Paulo, 25 de agosto de 2003.

MARIA TEREZA DO AMARAL Procuradora de Justia Setor de Recursos Especiais e Extraordinrios Criminais

Maria Tereza do Amaral

Das könnte Ihnen auch gefallen