Sie sind auf Seite 1von 13

O presente trabalho pretende apresentar a importncia de um sistema construtivo de tecnologia avanada, racional e eficaz, visando o controle do processo produtivo,

controle de custos, a qualidade, a praticidade, e, alm disso, com nfase na questo tecnolgica e na sustentabilidade, sistema este conhecido como Light Steel Frame. A abreviatura SLF indica que este sistema construtivo tem como principal material da estrutura do edifcio o ao. A palavra Steel indica a principal matria prima, o ao, e Light, devido significado de leve, pois os elementos em ao so de baixo peso, alm de ressaltar que no necessria a utilizao de equipamentos e mquinas pesadas na construo. Sendo assim, Light Steel Framing pode-se traduzir por Estruturas em Ao Leve. A alta confiabilidade dos projetos em Steel Frame atribuda extrema resistncia dos perfis em ao galvanizado, que alm de suportar a aplicao de grandes esforos reciclvel e no polui o meio ambiente. Atualmente na construo civil bastante discutido sobre o surgimento de novos projetos e inovaes tecnolgicas de modo a reduzir os impactos causados pelos trabalhos envolvidos nesta rea, tais como desperdcios de materiais, que conseqentemente acarretam no aumento da gerao de resduos, j que os resduos provenientes da construo civil so um grave problema para o meio ambiente e tambm para a sociedade, podendo se agravar se algumas medidas no forem tomadas. Atravs de orientaes Green Building (Construo Verde) estas mudanas, ou seja, melhorias esto sendo promovidas em muitos pases, sendo assim, o realce em projetos de construo sustentvel apresenta oportunidade para o crescimento do sistema construtivo Light Steel Frame, pois seu principal elemento, o ao, 100% reciclvel e sua indstria consome muito mais material reciclado em relao s demais indstrias. No que se refere utilizao do ao na construo civil, este sempre esteve associado idia de modernidade e inovao, pois a utilizao deste material traz inmeras vantagens tanto para a construo, consumidor final e tambm para o meio ambiente. Nota-se que atualmente nesta rea, a reduo do tempo de construo, racionalizao no uso de materiais, a mo-deobra e aumento da produtividade passaram a serem fatores essenciais para o sucesso de qualquer obra. Da a importncia deste inovador sistema construtivo, o LSF que possui a caracterstica de aliar de forma vantajosa o conjunto construo civil e meio ambiente, bem como o aperfeioamento ao se realizar uma obra. Sendo assim, este projeto de pesquisa abordar as etapas de construo do sistema construtivo Light Steel Frame, seus componentes, inclusive sua origem, vantagens de sua utilizao, sua tecnologia, bem como o custo benefcio.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. Light Steel Frame

Light Steel Frame (LST estrutura em ao leve) ou simplesmente Steel Frame um sistema construtivo racional e industrial, que tem como principal caracterstica uma estrutura constituda por perfis leves de ao galvanizado denominados de montantes e guias, que compem um conjunto preparado para receber todos os esforos solicitados pela edificao. Esta estrutura tambm comporta outros elementos como elementos de fixao (parafusos e conectores), fechamentos (chapas de gesso acartonado, chapas cimentcias), isolantes termo acsticos e impermeveis (mantas e filmes), sistemas hidrulicos e eltricos, revestimentos e acabamentos. Todos os componentes so industrializados. Muitos deles produtos de grandes indstrias e multinacionais instaladas no Brasil, com certificaes e garantia de qualidade. E, alm disso, o Steel Frame pode ser utilizado, alm de casas como tambm para construir sobrados e prdios de at cinco andares.

3. Origem

As construes em madeira conhecidas como Wood Framing, era um mtodo tradicionalmente usado nos Estados Unidos para dar conta da demanda norte-americana, devido ao crescimento populacional, entre os anos de 1810 e 1860. Desta forma, o sistema Steel Frame uma derivao das construes em madeira e passou a competir com os frames de madeira, quando as siderrgicas norte-americanas introduziram no mercado os aos galvanizados com suas espessuras reduzidas e maior resistncia a corroso, a partir da metade do sculo XX. Alm disso, a escassez e o aumento do preo da matria prima para as estruturas de madeira possibilitaram sua substituio por perfis de ao leve, o Light Steel Frame. E foi em 1992, com a passagem do furaco Andrew pela costa leste dos Estados Unidos que alavancou a construo com frames metlicos. Em 1998 as primeiras construes no sistema Light Steel Frame comearam a ser implantadas no Brasil, dando prosseguimento necessidade de um produto industrializado com suas vantagens prprias frente ao sistema tradicional. Portanto, pode-se considerar que este um sistema tecnolgico novo no pas.

4. Avanos do sistema

Segundo Alexandre Mariutti: Entre os principais avanos do Steel Frame no Brasil nos ltimos dez anos

est o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, que passou por um importante aperfeioamento. Hoje os componentes do sistema construtivo tm garantia de qualidade e so feitos no Brasil. Quando iniciamos nosso trabalho com frames, precisvamos importar praticamente tudo. Nenhum dos componentes era produzido aqui e as indstrias no se interessavam, devido ao pequeno volume ou por no acreditarem no seu uso massificado. Hoje a situao oposta. A cadeia produtiva do steel framing e seus subsistemas so nacionais e, em muitos casos, h grande concorrncia entre eles. As obras em Steel Frame vm crescendo a cada ano, pois conforme as estatsticas por produto do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), que acompanha os nmeros do ao no pas, o consumo de aos galvanizados na construo aumentou 91% no perodo entre 2000 e 2008.

5. Vantagens

O sistema Light Steel Frame devido a sua versatilidade pode-se adaptar a qualquer tipo de projeto, desde os mais simples at os de arquitetura mais elaborada. Alm disso, envolve um sistema com rigoroso cronograma de montagem de mo-de-obra especializada treinada nos Estados Unidos. Como se no bastasse, possui inmeros benefcios significativos em relao ao sistema convencional, tais como: reduo nos custos da obra e financeiros; melhoria de produtividade para o construtor atravs do processo construtivo mais industrializado; diminuio do desperdcio no canteiro de obras; reduo de resduos; padronizao do sistema que facilita o controle de qualidade; alta resistncia e conforto. Tambm importante ressaltar que os materiais utilizados neste sistema j so fabricados no Brasil.

Segundo Alexandre Mariutti (2006), diretor da Sequncia, em uma reportagem feita pela Gazeta Mercantil Empresas & Negcios, cuja chamada de capa refere-se ao mercado imobilirio, onde casas industrializadas com estrutura de ao ganham espao na construo civil devido rapidez das obras e menor desperdcio; referente maior vantagem do Light Steel Frame, destaca-se a rapidez de construo e o conforto termo-acstico, graas ao revestimento em dry wall: Quando voc bate na parede, sente que ela oca e por isso tem a impresso de que mais frgil acusticamente, mas no . Por dentro, ela revestida com l de vidro, que possibilita o controle maior de som. Maria Luza Filgueiras (2006), nesta mesma reportagem feita pela Gazeta Mercantil Empresas & Negcios, nos leva a compreender quanto ao tempo de obra, que uma edificao com

estruturas de ao leva apenas trs meses para entrega, j a convencional demora no mnimo, oito meses. Segundo Mariutti: A construo brasileira no est globalizada; o mtodo convencional arcaico em comparao a modelos como steel frame. Na obra convencional, voc executa cada bloco artesanalmente, h muito desperdcio de material, enquanto nosso sistema a parede chega pronta. Bernardo Sondermann, diretor da Steel Frame do Brasil, nos leva a compreender que na construo convencional, h perda de 20% a 30% de material, alm do custo da caamba, j na construo industrializada, no existe caamba. Alm do mais, a padronizao do sistema tambm facilita o controle de qualidade e reduz a necessidade de mo de obra. Segundo o arquiteto Roberto Inaba, do Departamento de Marketing e Vendas da Usiminas: Como no incio boa parte do material era importada o siding vinlico, por exemplo-, o sistema era menos atraente. Hoje existem pelo menos dois fabricantes nacionais. Com a maior disponibilidade de componentes no mercado brasileiro, o steel framing tem se mostrado bastante competitivo, com custos a partir de 650 reais por metro quadrado, contra 606,52 a 702,90 reais por metro quadrado da construo convencional, conforme a tipologia adotada e a regio do pas. 6. Construo sustentvel

Pode-se considerar o sistema Light Steel Frame uma construo sustentvel, ou denominada pelo termo popular Construo verde, pois um sistema tecnolgico, alm de considerado inovador no Brasil, que defende o meio ambiente. O Light Steel Frame promove uma maior eficincia econmica, poupa os recursos naturais e tambm humanos. Alm disso, causa um menor impacto ambiental nas fases do projeto, construo, reutilizao e na reciclagem da edificao. Levando-se em considerao o consumo de combustvel, numa construo LSF, o baixo peso dos materiais conseqentemente acaba reduzindo nos meios de transporte. Em relao mo de obra, a utilizao de sistemas de fixao mecnica, com aplicao de argamassas de rpida secagem para rebocos externos, a colocao facilitada das instalaes hidrulicas e eltricas, entre outras tcnicas utilizadas no Light Steel Frame, diminuem significativamente a mesma.

7. Etapas da construo

Os projetos arquitetnicos e de instalaes devem estar prontos antes do incio da obra. Comparando com fundaes de prdios e casas convencionais de concreto, a fundao no precisa suportar uma grande carga, por isso ela simples. O radier a fundao bsica deste tipo de construo, que um tipo de fundao rasa que funciona como uma laje de concreto armado. Sobre o radier so colocadas as chapas de ao para a fixao da estrutura metlica e nestas chapas so marcadas as posies dos perfis para a construo do sistema em Steel Frame.

Figura 01 Construo da laje tipo radier Fonte: www.steelframe.eng.br

Aps a concluso do radier, comea a montagem dos perfis leves metlicos, estes que podem ser montados no canteiro de obras ou fornecidos pela fbrica obedecendo s medidas especificadas em projeto. Os perfis so parafusados formando uma rgida estrutura.

Figura 02 Fabricao e montagem dos painis Fonte: www.steelframe.eng.br

Figura 03 Montagem das paredes externas Fonte: www.steelframe.eng.br

A cobertura das construes em Steel Frame pode ser feita com os mais variados tipos de telhas. A estrutura do telhado feita com perfis metlicos. A escolha da telha deve ser feita pelo arquiteto que fizera o projeto, em seguida os engenheiros realizam os clculos das dimenses do telhado, quantas telhas sero necessrias e o peso que a estrutura pode suportar.

Figura 04 Cobertura

Fonte: www.steelframe.eng.br As paredes internas so feitas com chapas de gesso acartonado, com miolo de l de rocha ou de vidro que garantem um isolamento acstico de at 60 db.

Figura 05 Isolamento trmico e acstico Fonte: www.steelframe.eng.br

Figura 06 Fechamento das paredes internas Fonte: www.steelframe.eng.br

Para as paredes externas e fachada so utilizadas as placas cimentcias com argila expandida ou placas de fibrocelulose prensada com cimento, com espessuras de 10 a 12 cm, parafusadas nos perfis, recebendo impermeabilizante nas juntas. As paredes contm as tubulaes de eltrica e de hidrulica (que podem ser de PVC ou de polietileno articulado - PEX), alm dos dutos de ar condicionado e de aspirao central.

Figura 07 Estrutura das paredes internas e instalaes Fonte: www.steelframe.eng.br

Aps a colocao dos painis para fechamento das paredes externas, se procede colocao de uma manta impermeabilizante de polietileno de alta densidade para garantir a total estanqueidade das paredes. Com a manta colocada, pode ser realizado o acabamento final das fachadas, que pode ser variado, de acordo com especificao do projeto. O revestimento das paredes internas tambm pode variar, de acordo com o projeto, podendo receber tinta acrlica, papel de parede, peas de granito ou mrmore, azulejos ou revestimentos cermicos nas reas molhadas.

Figura 08 Acabamento Fonte: www.steelframe.eng.br

8. Comparao do sistema Steel Frame e sistema convencional

8.1. Produtividade Segundo Conrado Sanches Domarascki e Lucas Sato Fagiani (2009) em trabalho de concluso de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitrio da Fundao Educacional de Barretos, referente Estudo Comparativo dos Sistemas Construtivos: Steel Frame, Concreto PVC e Sistema Convencional: Como parmetro de comparao ser utilizado apenas s etapas de fechamento, revestimento e estrutura, que juntas so responsveis por mais de 44% do valor do imvel, pois so estas as etapas mais relevantes e que consomem mais material, tempo e conseqentemente dinheiro de uma construo habitacional. Tabela 01 Produtividade sistema Steel Frame Fonte: Wall System Tabela 02 Produtividade sistema convencional Fonte: Tabela Maro 2009 FDE. Considerando para uma anlise duas equipes com dois oficiais e dois ajudantes cada, portanto, oito operrios. Para uma residncia econmica com duzentos metros quadrados de fechamento.

Temos:

1) Para o sistema em steel frame:

2) Para o sistema convencional:

8.2. Preo

Segundo Conrado Sanches Domarascki e Lucas Sato Fagiani (2009) em trabalho de concluso de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitrio da Fundao Educacional de Barretos, referente Estudo Comparativo dos Sistemas Construtivos: Steel Frame, Concreto PVC e Sistema Convencional: Para efeito de comparao, novamente ser utilizado apenas o fechamento e estrutura como parmetros, infelizmente no foi possvel obter dados detalhados, no sistema steel frame,

quanto ao valor da mo de obra unitria, obtendo apenas o valor global para uma residncia econmica com rea de fechamento igual a 200m. * Steel Frame

Tabela 03 Composio de custo do sistema Steel Frame por metro quadrado de estrutura e vedao

Fonte: Autor

* Convencional

Tabela 04 Composio de custo por metro quadrado de alvenaria auto portante

Fonte: Tabela Maro 2009 FDE.

Tabela 05 Composio de custo unitrio concreto grout para parede auto portante Fonte: Tabela Maro 2009 FDE. Tabela 06 Composio de custo unitrio para armadura CA 50 para parede auto portante

Fonte: Tabela Maro 2009 FDE.

Tabela 07 Composio de custo unitrio de chapisco

Fonte: Tabela Maro 2009 FDE.

Tabela 8 Composio de custo unitrio de emboo desempenado Fonte: Tabela Maro 2009 FDE.

Tabela 9 Composio de custo unitrio de pintura em ltex Fonte: Tabela Maro 2009 FDE.

Tabela 10 Composio de custo unitrio de parede alvenaria pronta

Fonte: Autor.

9. Normas tcnicas para o sistema

ABNT NBR 15.253 Perfis de ao formados a frio, com revestimento metlico, para painis reticulados em edificaes Requisitos gerais. ABNT NBR 15.217 Perfis de ao para sistemas de gesso acartonado Requisitos. ABNT NBR 14.762 Dimensionamento de estruturas de ao constitudas por perfis formados a frio.

10. Fornecedores

Produtos: * Canaleta; * Cantoneira; * Guia; * Montante; * Rodap; * Tabica; * Divisrias Naval 35 mm; * T24 clicado para forros removveis; * Light Steel Frame; * Sistema de Flangeamento para dutos de ar condicionado.

Website: www.multiperfil.com.br

Produtos: * Telhas de Fibrocimento; * Telha Eterville; * Telhas Metlicas; * Louas Sanitrias; * Painel Wall Eternit; * Pratic Wall; * Eterplac; * Eterplac Wood; * Caixa-Dgua; * Eterclean; * Etercasa; * Perfis Metlicos. Website: www.eternit.com.br

Produtos: * Placa Cimentcia; * Telhas; * Caixas D'gua. Website: www.brasilit.com.br

Produtos: * Forros metlicos; * Perfis; * Divisrias; * Mesas de trabalho; * Biombos; * Acessrios. Website: www.rollfor.com.br

Produtos: * DryWall; * Steel-Frame. Website: www.perfila.ind.br

Produtos: * Chapas para Drywall; * Perfis Metlicos; * Massas; * Parafusos; * Fitas; * Piso Elevado; * Tampa de Inspeo. Website: www.knauf.com.br

11. CONCLUSO Atravs de pesquisas apresentadas no presente trabalho, nota-se que na rea da construo civil, a utilizao do ao est sendo cada vez mais aplicada em diversos segmentos, como forma de aliar a construo e o meio ambiente, seguindo de uma nova postura, diferentemente da qual estamos acostumados. Pode-se concluir que este sistema inovador de construo, o Light Steel Frame um resumo desta nova tendncia. Este sistema utiliza perfis leves de ao galvanizado e passou a competir com os frames de madeira a partir da metade do sculo XX, substituindo de forma lenta e gradual as estruturas de madeira. A tecnologia do sistema industrializado LSF traz como principais benefcios a velocidade de trmino da obra e a reduo do desperdcio de materiais, alm de respeitar os critrios de sustentabilidade, tais como menor interferncia ambiental, pois no utiliza fundaes caras e profundas, que agridem o meio ambiente, sendo assim podendo ser denominada uma construo sustentvel. Para finalizar, importante ressaltar que com o Light Steel Frame o canteiro de obras fica limpo e livre de entulhos, por ser uma operao simples, dispensa equipamentos e transportes pesados, adaptvel a diversos projetos arquitetnicos, aceitando qualquer revestimento e acabamento e tambm que a indstria brasileira j produz, com padres internacionais, todos os insumos e produtos empregados. E, alm disso, este tipo de construo pode ser considerado uma tendncia de modernizao da construo civil.

12. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SOARES, J. M. Materiais Sustentveis. So Paulo: Editora Zero, 2009. MARIA, Arlene. Manual da construo em ao Steel Framing. Editora CBCA, 2006. SILVA, V. P.; PANNONI, F. D. Estruturas de Ao para Edifcios. Editora Relativa, 2010. DIAS, L. A. M. Estruturas de Ao Conceitos, Tcnicas e Linguagem. PFEIL, Walter; PFEIL, Michele. Estruturas de Ao Dimensionamento Prtico. Editora LPC, 2009. Steel Frame, Disponvel em: <www.steelframe.eng.br> Acesso em: 02 abr. 2011 Construtora Sequncia, Disponvel em: <www.construtorasequencia.com.br> Acesso em: 02 abr. 2011 Tchne, Disponvel em: <www.revistatechne.com.br> Acesso em: 04 abr. 2011 U.S. Home Construes Steel Frame, Disponvel em: <www.ushome.com.br> Acesso em 05 abr. 2011

Futureng, Disponvel em: <www.futureng.com> Acesso em 05 abr. 2011 DOMARASCKI, C.S.; FAGIANI, L.S.. Estudo Comparativo dos Sistemas Construtivos: Steel Frame, Concreto PVC e Sistema Convencional. 2009. Disponvel em: < http://www.feb.br/cursos_engcivsc/tcc2007.php> Acesso em: 19 abr. 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen