Sie sind auf Seite 1von 80

1

Mdulo
Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de Uso

Para prevenir o uso de drogas, importante conhecer os efeitos que elas causam, suas diferentes classicaes e as consequncias de seu uso. Neste mdulo, voc vai estudar esses aspectos e conhecer os dados recentes sobre consumo de drogas no Brasil, seus principais indicadores epidemiolgicos, bem como os padres de consumo do lcool.

Unidade

01
Srgio Nicastri*

DROGAS: CLASSIFICAO E EFEITOS NO ORGANISMO


Nesta Unidade, voc ir estudar o que droga segundo a denio da Organizao Mundial da Sade (OMS); e tambm quais substncias so consideradas drogas, suas classicaes e efeitos no organismo.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

19

O que droga?
Droga, segundo a definio da Organizao Mundial da Sade (OMS), qualquer substncia no produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, causando alteraes em seu funcionamento. Uma droga no por si s boa ou m. Algumas substncias so usadas com a finalidade de promover efeitos benficos, como o tratamento de doenas, e so consideradas medicamentos. Existem, todavia, substncias que provocam malefcios sade, os venenos ou txicos. interessante que a mesma substncia pode funcionar como medicamento em certas situaes e como txico em outras. Nesta Unidade, discutiremos as principais drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificaes no estado mental, no psiquismo. Por essa razo, so chamadas drogas psicotrpicas, conhecidas tambm como substncias psicoativas.
Vale lembrar que nem todas as substncias psicoativas tm a capacidade de provocar dependncia. H, no entanto, substncias aparentemente inofensivas e presentes em muitos produtos de uso domstico que possuem esse poder.

Temas abordados no Mdulo 1 sero enfocados na Teleconferncia. Participe!

A lista de substncias psicoativas, conforme a 10 Reviso da Classificao Internacional de Doenas (CID-10), inclui: lcool; opioides (morfina, herona, codena e diversas substncias sintticas); canabinoides (maconha); sedativos ou hipnticos (barbitricos, benzodiazepnicos);

20

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

cocana; outros estimulantes (como anfetaminas e substncias relacionadas cafena); alucingenos; tabaco; solventes volteis.

Classificaes das drogas


Do ponto de vista legal, as drogas podem ser classificadas como lcitas ou ilcitas, conforme o disposto no Quadro 1.
Quadro 1 | Classificao das drogas do ponto de vista legal Drogas lcitas
So aquelas comercializadas de forma legal, podendo ou no estar submetidas a algum tipo de restrio, como o lcool, cuja venda proibida a menores de 18 anos, e alguns medicamentos que s podem ser adquiridos por meio de prescrio mdica especial.

Drogas ilcitas

So as proibidas por lei.

Existe uma classificao de interesse didtico que se baseia nas aes aparentes das drogas sobre o sistema nervoso central (SNC), conforme as modificaes observveis na atividade mental ou no comportamento da pessoa que utiliza a substncia:
Dados desta unidade tambm esto disponveis na videoaula. Consulte sempre que necessrio.

drogas depressoras da atividade mental; drogas estimulantes da atividade mental; drogas perturbadoras da atividade mental.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

21

Com base nessa classificao, vamos conhecer as principais drogas.

Drogas depressoras da atividade mental


Essa categoria inclui grande variedade de substncias, as quais diferem acentuadamente em suas propriedades fsicas e qumicas, mas apresentam a caracterstica comum de causar diminuio da atividade global ou de certos sistemas especficos do SNC. Como consequncia dessa ao, h uma tendncia de reduo da atividade motora, da reatividade dor e da ansiedade, sendo comum um efeito euforizante inicial e, posteriormente, aumento da sonolncia.

lcool
O lcool etlico um produto da fermentao de carboidratos (acares) presentes em vegetais, como a cana-de-acar, a uva e a cevada. Suas propriedades euforizantes e intoxicantes so conhecidas desde tempos pr-histricos, e praticamente todas as culturas tm ou tiveram alguma experincia com sua utilizao. , sem dvida, a droga psicotrpica de uso e abuso mais amplamente disseminados em grande nmero de pases na atualidade. A fermentao produz bebidas com concentrao de lcool de at 10% (proporo do volume de lcool puro no total da bebida). So obtidas concentraes maiores por meio da destilao. Em doses baixas, o lcool utilizado, sobretudo, por causa de sua ao euforizante e da capacidade de diminuir as inibies, o que facilita a interao social. Os efeitos do lcool esto relacionados aos nveis da substncia no sangue (Quadro 2), variando conforme o tipo de bebida ingerida, a velocidade do consumo, a presena de alimentos no estmago e possveis alteraes no metabolismo da droga por diferentes condies por exemplo, na insuficincia heptica, em que a degradao da substncia mais lenta.

Fermentao
Processo anaerbico de transformao de uma substncia em outra, produzida a partir de microrganismos, como bactrias e fungos, chamados, nesse caso, de fermentos.

Destilao
Processo em que se vaporiza uma substncia lquida e, em seguida, condensam-se os vapores resultantes, para se obter de novo um lquido, geralmente mais puro.

22

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Quadro 2 | Possveis efeitos do lcool de acordo com os nveis da substncia no sangue Baixo
Desinibio do comportamento. Diminuio da crtica. Hilaridade e labilidade afetiva (a pessoa ri ou chora por motivos pouco significativos). Certo grau de incoordenao motora (ausncia de coordenao). Prejuzo das funes sensoriais.

Mdio
Maior incoordenao motora (ataxia). Fala pastosa, dificuldade de marcha e aumento importante do tempo de resposta (reflexos mais lentos). Aumento da sonolncia, com prejuzo das capacidades de raciocnio e concentrao.

Alto
Nuseas e vmitos. Viso dupla (diplopia). Acentuao da ataxia e da sonolncia (at o coma). Hipotermia e morte por parada respiratria.

Ataxia
Perda ou irregularidade na coordenao muscular, desencadeada por disfuno neurolgica que pode ter diversas causas.

O lcool induz tolerncia (necessidade de quantidades progressivamente maiores da substncia para produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicao) e sndrome de abstinncia (sintomas desagradveis que ocorrem com a reduo ou com a interrupo do consumo da substncia).

Barbitricos
So um grupo de substncias quimicamente derivadas do cido barbitrico, sintetizadas artificialmente desde o comeo do sculo XX. Capazes de diminuir a atividade cerebral, possuem diversas propriedades em comum com o lcool e com outros tranquilizantes (benzodiazepnicos). Seu uso inicial foi dirigido ao tratamento da insnia; porm, atualmente no so mais empregados para este fim, pois a dose para causar os efeitos teraputicos desejveis no muito distante da dose txica ou letal. O sono produzido por essas drogas, assim como aquele provoca-

Drogas: classificao e efeitos no organismo

23

do por todos os indutores de sono, muito diferente do sono natural (fisiolgico).


A lei brasileira exige que todos os medicamentos que contenham barbitricos em suas frmulas s sejam vendidos, nas farmcias, com a apresentao de receita mdica, para posterior controle pelas autoridades sanitrias.

Efeitos
So efeitos da principal ao farmacolgica dos barbitricos: diminuio da capacidade de raciocnio e concentrao; sensao de calma, relaxamento e sonolncia; reflexos mais lentos. Com doses um pouco maiores, a pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da embriaguez, com lentido nos movimentos, fala pastosa e dificuldade na marcha. Doses txicas podem provocar: surgimento de sinais de incoordenao motora; acentuao significativa da sonolncia, que pode chegar ao coma; morte por parada respiratria.

Tolerncia e abstinncia
Os barbitricos causam tolerncia (sobretudo quando o indivduo utiliza doses altas desde o incio) e sndrome de abstinncia quando retirados, o que provoca insnia, irritao, agressividade, ansiedade e at convulses.

24

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Uso Clnico
Em geral, so utilizados na prtica clnica para induo anestsica (tiopental) e como anticonvulsivantes (fenobarbital).

Benzodiazepnicos
Esse grupo de substncias comeou a ser usado na medicina nos anos 1960 e possui similaridades importantes com os barbitricos em termos de aes farmacolgicas, com a vantagem de oferecer maior margem de segurana, ou seja, a dose txica (aquela que produz efeitos prejudiciais sade) muitas vezes maior que a dose teraputica (aquela prescrita no tratamento mdico).

Efeitos
Neurotransmissor Substncias qumicas produzidas pelos neurnios as clulas nervosas por meio das quais se enviam informaes a outras clulas.

Os benzodiazepnicos potencializam as aes do GABA (cido gama-aminobutrico), o principal neurotransmissor inibitrio do SNC. Como consequncia, os benzodiazepnicos produzem: diminuio da ansiedade; induo do sono; relaxamento muscular; reduo do estado de alerta. Essas drogas dificultam, ainda, os processos de aprendizagem e memria e alteram funes motoras, prejudicando atividades, como dirigir automveis e outras que exigem reflexos rpidos. As doses txicas dessas substncias so bastante altas, mas pode ocorrer intoxicao se houver uso concomitante de outros depressores da atividade mental, principalmente lcool ou barbitricos. O quadro de intoxicao muito semelhante ao causado por barbitricos.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

25

Existem centenas de compostos comerciais disponveis, que diferem apenas em relao velocidade e durao total de sua ao. Alguns so mais bem utilizados clinicamente como indutores do sono, enquanto outros so empregados para controlar a ansiedade ou para prevenir a convulso. Exemplos de benzodiazepnicos: diazepam (Valium), lorazepam (Lorax), bromazepam (Lexotam), midazolam (Dormonid), flunitrazepam (Rohypnol), clonazepam (Rivotril).

Opioides
Grupo que inclui drogas naturais, derivadas da papoula-do-oriente (Papaver somniferum), sintticas e semissintticas, obtidas a partir de modificaes qumicas em substncias naturais. As drogas mais conhecidas desse grupo so a morfina, a herona e a codena, alm de diversas substncias totalmente sintetizadas em laboratrio, como a metadona e a meperidina. Sua ao decorre da capacidade de imitar o funcionamento de vrias substncias naturalmente produzidas pelo organismo, como as endorfinas e as encefalinas. Em geral, so drogas depressoras da atividade mental, mas possuem aes mais especficas, como de analgesia e de inibio do reflexo da tosse.

Efeitos
Os opioides causam os seguintes efeitos: contrao pupilar importante; diminuio da motilidade do trato gastrointestinal;
Motilidade
a capacidade de mover-se espontaneamente.

26

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

efeito sedativo, que prejudica a capacidade de concentrao; torpor e sonolncia. Alm disso, deprimem o centro respiratrio, provocando desde respirao mais lenta e superficial at parada respiratria, perda da conscincia e morte.

Abstinncia
A abstinncia provoca: nuseas; clicas intestinais; lacrimejamento; piloereo (arrepio), com durao de at 12 dias; corrimento nasal; cibra; vmitos; diarreia.

Uso clnico
Os medicamentos base de opioides so receitados para controlar a tosse, a diarreia e como analgsicos potentes.

Solventes ou inalantes
Esse grupo de substncias depressoras hoje no possui utilizao clnica alguma, embora o ter etlico e o clorofrmio tenham sido bastante empregados como anestsicos gerais no passado. Podem tanto ser inaladas involuntariamente por trabalhadores quanto utilizadas como drogas de abuso por exemplo, a cola de sapateiro.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

27

Outros exemplos so o tolueno, o xilol, o n-hexano, o acetato de etila e o tricloroetileno, alm dos j citados ter e clorofrmio, cuja mistura chamada com frequncia de lana-perfume, cheirinho ou lol. Os efeitos tm incio bastante rpido aps a inalao, de segundos a minutos, e tambm tm curta durao, o que predispe o usurio a inalaes repetidas, com consequncias, s vezes, desastrosas. Acompanhe, no Quadro 3, os efeitos observados com o uso de solventes.

Efeitos
Quadro 3 | Efeitos observados com o uso dos solventes Primeira fase
Euforia, com diminuio de inibio de comportamento.

Segunda fase
Predomnio da depresso do SNC; o indivduo torna-se confuso, desorientado. Possibilidade de alucinaes auditivas e visuais.

Terceira fase
Aprofundamento da depresso, com reduo acentuada do estado de alerta. Incoordenao ocular e motora (marcha vacilante, fala pastosa, reflexos bastante diminudos). Alucinaes mais evidentes.

Quarta fase
Depresso tardia. Inconscincia. Possibilidade de convulses, coma e morte.

O uso crnico de tais substncias pode levar destruio de neurnios, causando danos irreversveis ao crebro, assim como leses no fgado, rins, nervos perifricos e medula ssea. Outro efeito ainda pouco esclarecido dessas substncias (particularmente dos compostos halogenados, como o clorofrmio) sua interao com a adrenalina, pois aumenta sua capacidade de causar arritmias cardacas, o que pode provocar morte sbita.

28

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Tolerncia e abstinncia
Embora haja tolerncia, at hoje no h uma descrio caracterstica da sndrome de abstinncia relacionada a esse grupo de substncias.

Drogas estimulantes da atividade mental


Incluem-se neste grupo as drogas capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz, como consequncias, estado de alerta exagerado, insnia e acelerao dos processos psquicos.

Tabaco
um dos maiores problemas de sade pblica em diversos pases e uma das mais importantes causas, potencialmente evitveis, de doenas e morte.

Efeitos
O consumo de tabaco pode causar: doenas cardiovasculares (infarto, AVE e morte sbita); doenas respiratrias (enfisema, asma, bronquite crnica, doena pulmonar obstrutiva crnica);
AVE
Acidente Vascular Enceflico.

diversas formas de cncer (pulmo, boca, faringe, laringe, esfago, estmago, pncreas, rim, bexiga e tero). Seus efeitos sobre as funes reprodutivas incluem reduo da fertilidade, prejuzo do desenvolvimento fetal, aumento do risco de gravidez ectpica e abortamento espontneo.

Gravidez ectpica
Gravidez extrauterina, fora do tero.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

29

Fumante passivo
Existem evidncias de que os no fumantes expostos fumaa de cigarro do ambiente (fumantes passivos) tm maior risco de desenvolver as patologias que podem afetar os fumantes. Cabe lembrar que a nicotina a substncia presente no tabaco que provoca a dependncia. Embora esteja implicada nas doenas cardiocirculatrias, no parece ser esta a substncia cancergena.

Aes psquicas da nicotina


So complexas, com uma mistura de efeitos estimulantes e depressores. Mencionam-se aumento da concentrao e da ateno e reduo do apetite e da ansiedade.

Tolerncia e abstinncia
A nicotina induz tolerncia e se associa sndrome de abstinncia com alteraes do sono, irritabilidade, diminuio da concentrao e ansiedade.

Cafena
um estimulante do SNC menos potente que a cocana e as anfetaminas. Seu potencial de induzir dependncia vem sendo bastante discutido nos ltimos anos. Criou-se at o termo cafeinismo para designar a sndrome clnica associada ao consumo significativo (agudo ou crnico) de cafena, caracterizada por ansiedade, alteraes psicomotoras, distrbios do sono e alteraes do humor.

Anfetaminas
So substncias sintticas, ou seja, produzidas em laboratrio. Existem vrias substncias sintticas que pertencem a esse grupo.

30

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Dopamina
Medidor qumico presente nas suprarrenais, indispensvel para a atividade normal do crebro. Importa destacar que sua ausncia provoca o mal de Parkinson.

So exemplos de drogas anfetamnicas: o femproporex (Desobesi M), o metilfenidato (Ritalina), o mazindol (Dasten; Absten; Moderamin), a metanfetamina (Pervitin, retirado do mercado) e a dietilpropiona ou anfepramona (Dualid; Inibex; Hipofagin). Seu mecanismo de ao aumentar a liberao e prolongar o tempo de atuao de dois neurotransmissores utilizados pelo crebro: a dopamina e a noradrenalina.

Noradrenalina
Medidor qumico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpticas, precursor da adrenalina na parte interna das cpsulas suprarrenais. E vasoconstritor visceral e renal.

Efeitos
So efeitos do uso de anfetaminas: diminuio do sono e do apetite; sensao de maior energia e menor fadiga, mesmo quando so realizados esforos excessivos, o que pode ser prejudicial; fala acelerada; dilatao das pupilas; taquicardia; elevao da presso arterial. Com doses txicas, acentuam-se esses efeitos. O indivduo tende a ficar mais irritvel e agressivo e pode considerar-se vtima de perseguio inexistente (delrios persecutrios), assim como ter alucinaes e convulses.

Tolerncia e abstinncia
O consumo dessas drogas induz tolerncia. No se sabe com certeza se ocorre uma verdadeira sndrome de abstinncia. So frequentes os relatos de sintomas depressivos, como falta de energia, desnimo e perda de motivao, que, por vezes, so bastante intensos quando tal uso interrompido.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

31

Uso clnico
Entre outros, destaca-se seu uso como moderadores do apetite (remdios para emagrecimento).

Cocana
uma substncia extrada de uma planta nativa da Amrica do Sul, popularmente conhecida como coca (Erythroxylon coca). Pode ser consumida na forma de p (cloridrato de cocana), que aspirado ou dissolvido em gua e injetado na corrente sangunea; ou na forma de uma base, denominada crack, que fumada. Existe ainda a pasta de coca, conhecida como merla, um produto menos purificado, que tambm pode ser fumado. Seu mecanismo de ao no SNC muito semelhante ao das anfetaminas, mas a cocana atua ainda sobre um terceiro neurotransmissor, a serotonina, alm de atuar na noradrenalina e na dopamina. A cocana apresenta, tambm, propriedades de anestsico local que independem de sua atuao no crebro. Essa era uma das indicaes de uso mdico da substncia, hoje abandonada. Seus efeitos tm incio rpido e durao breve. So, no entanto, mais intensos e fugazes quando a via de utilizao a intravenosa ou quando o indivduo usa o crack.

Efeitos
Os efeitos do uso da cocana so: sensao intensa de euforia e poder; estado de excitao; hiperatividade; insnia;

32

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

falta de apetite; perda da sensao de cansao.

Tolerncia e abstinncia
Apesar de no serem descritas tolerncia nem sndrome de abstinncia inequvoca, comum observar aumento progressivo das doses consumidas. No caso do crack, em particular, os indivduos desenvolvem dependncia severa rapidamente; muitas vezes, em poucos meses ou mesmo em algumas semanas de uso. Com doses maiores, observam-se outros efeitos, como irritabilidade, agressividade e at delrios e alucinaes, que caracterizam um verdadeiro estado psictico, a psicose cocanica. Podem, tambm, ser observados aumento da temperatura e convulses, frequentemente de difcil tratamento, sintomas que, se prolongados, podem levar morte. Ocorrem, ainda, dilatao das pupilas, elevao da presso arterial e taquicardia; tais efeitos podem provocar at parada cardaca por fibrilao ventricular, uma das causas de morte por superdosagem.

Fator de risco de infarto e acidente vascular enceflico (AVE)


Mais recentemente e com frequncia cada vez maior, tm sido verificadas alteraes persistentes na circulao cerebral em indivduos dependentes de cocana. Existem evidncias de que o uso dessa droga seja um fator de risco para o desenvolvimento de infarto do miocrdio e AVE em pessoas relativamente jovens. Um processo de degenerao irreversvel da musculatura (rabdomilise) em usurios crnicos tambm j foi descrito.

Drogas perturbadoras da atividade mental


Esto classificadas neste grupo diversas substncias cujo efeito principal provocar alteraes no funcionamento cerebral, que resultam em

Drogas: classificao e efeitos no organismo

33

vrios fenmenos psquicos anormais, entre os quais se destacam os delrios e as alucinaes. Por esse motivo, essas drogas so denominadas alucingenas. Em linhas gerais, podemos definir alucinao como uma percepo sem objeto, ou seja, a pessoa v, ouve ou sente algo que realmente no existe. Delrio, por sua vez, pode ser definido como um falso juzo da realidade, ou seja, o indivduo passa a atribuir significados anormais aos eventos que ocorrem sua volta. H uma realidade, um fator qualquer, mas a pessoa delirante no capaz de fazer avaliaes corretas a seu respeito; por exemplo, no caso do delrio persecutrio, nota, em toda parte, indcios claros, embora irreais, de que est sendo perseguida. Esse tipo de fenmeno se manifesta de modo espontneo em doenas mentais denominadas psicoses, razo pela qual essas drogas tambm so chamadas psicotomimticas.

Maconha
o nome dado no Brasil Cannabis sativa. Suas folhas e inflorescncias secas podem ser fumadas ou ingeridas. H tambm o haxixe, pasta semisslida obtida por meio de grande presso nas inflorescncias, com maiores concentraes de THC (tetraidrocanabinol), que uma das diversas substncias produzidas pela planta, principal responsvel por seus efeitos psquicos.

A quantidade de THC produzida pela planta depende das condies de solo, clima e tempo decorrido entre a colheita e o uso; e a sensibilidade das pessoas sua ao varivel, o que explica a capacidade de a maconha produzir efeitos mais ou menos intensos.

34

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Efeitos psquicos
Agudos Esses efeitos podem ser descritos, em alguns casos, como sensao de bem-estar, acompanhada de calma e relaxamento, menos fadiga e hilaridade; em outros, como angstia, atordoamento, ansiedade e medo de perder o autocontrole, com tremores e sudorese. H perturbao na capacidade de calcular o tempo e o espao, alm de prejuzo da memria e da ateno. Com doses maiores ou conforme a sensibilidade individual, possvel ocorrer perturbaes mais evidentes do psiquismo, com predominncia de delrios e alucinaes. Crnicos O uso continuado interfere na capacidade de aprendizado e memorizao. Pode induzir um estado de diminuio da motivao, por vezes chegando sndrome amotivacional, ou seja, a pessoa no sente vontade de fazer mais nada, tudo parece ficar sem graa, perder a importncia.

Efeitos fsicos
Agudos Observam-se hiperemia conjuntival (os olhos ficam avermelhados), diminuio da produo da saliva (sensao de secura na boca) e taquicardia, com frequncia de 140 batimentos por minuto ou mais. Crnicos Problemas respiratrios so comuns, uma vez que a fumaa produzida pela maconha muito irritante, alm de conter alto teor de alcatro (maior que no caso do tabaco) e nele existir benzopireno, um conhecido agente cancergeno. Ocorre, ainda, diminuio de at 50% a 60% na produo de testosterona dos homens, podendo causar infertilidade.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

35

Alucingenos
Designao dada a diversas drogas que podem provocar uma srie de distores do funcionamento normal do crebro, trazendo como consequncia variada gama de alteraes psquicas, entre as quais alucinaes e delrios, sem que haja estimulao ou depresso da atividade cerebral. Fazem parte desse grupo a dietilamida do cido lisrgico (LSD) e o Ecstasy. O grupo de drogas alucingenas pode ser subdividido entre as seguintes caractersticas: alucingenos propriamente ditos ou alucingenos primrios - so os alucingenos capazes de produzir efeitos psquicos em doses que praticamente no alteram outra funo no organismo. alucingenos secundrios como os anticolinrgicos - so capazes de induzir efeitos alucingenos em doses que afetam de maneira importante diversas outras funes. plantas com propriedades alucingenas - diversas plantas possuem propriedades alucingenas, como alguns cogumelos (Psylocibe mexicana, que produz a psilocibina), a jurema (Mimosa hostilis) e outras plantas eventualmente utilizadas na forma de chs e beberagens alucingenas.

Dietilamida do cido lisrgico (LSD)


uma substncia alucingena sintetizada artificialmente e uma das mais potentes com ao psicotrpica. As doses de 20 a 50 milionsimos de grama produzem efeitos com durao de 4 a 12 horas. Seus efeitos dependem muito da sensibilidade da pessoa s aes da droga, de seu estado de esprito no momento da utilizao e tambm do ambiente em que se d a experincia.

36

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Efeitos
O uso de LSD causa os seguintes efeitos: distores perceptivas (cores, formas e contornos alterados); fuso de sentidos (por exemplo, a impresso de que os sons adquirem forma ou cor); perda da discriminao de tempo e espao (minutos parecem horas ou metros assemelham-se a quilmetros); alucinaes (visuais ou auditivas) podem ser vivenciadas como sensaes agradveis ou at mesmo de extremo medo; estados de exaltao (coexistem com muita ansiedade, angstia e pnico e so relatados como boas ou ms viagens). Outra repercusso psquica da ao do LSD sobre o crebro so os delrios, descritos no Quadro 4.
Quadro 4 | Tipos de delrio Delrios Exemplos
O indivduo se julga com capacidades ou foras extraordinrias. Por exemplo: capacidade de atirar-se de janelas, acreditando que pode voar; de avanar mar adentro, crendo que pode caminhar sobre a gua; de ficar parado em frente a um carro em uma estrada, julgando ter fora mental suficiente para par-lo. O indivduo acredita ver sua volta indcios de uma conspirao contra si e pode at agredir outras pessoas na tentativa de defender-se da perseguio.

Delrios de grandiosidade

Delrios persecutrios

Outros efeitos txicos


H descries de pessoas que experimentam sensaes de ansiedade muito intensa, depresso e at quadros psicticos depois de muito tempo do consumo de LSD. Uma variante desse efeito o flashback: semanas ou meses aps o uso dessa substncia, o indivduo - mesmo sem ter voltado a consumir a

Drogas: classificao e efeitos no organismo

37

droga - volta a apresentar repentinamente todos os efeitos psquicos da experincia. As consequncias so imprevisveis, uma vez que tais efeitos no estavam sendo procurados ou esperados e podem surgir em ocasies bastante imprprias. O consumo de LSD causa ainda: acelerao do pulso; dilatao das pupilas; episdios de convulso j foram relatados, mas so raros.

Tolerncia e abstinncia
O fenmeno da tolerncia desenvolve-se muito rapidamente com o LSD, mas logo desaparece com a interrupo do uso. No h descrio de sndrome de abstinncia se um usurio crnico deixa de consumir a substncia, mas, ainda assim, pode ocorrer dependncia quando, por exemplo, as experincias com o LSD ou outras drogas perturbadoras do SNC so encaradas como respostas aos problemas da vida ou formas de encontrar-se, que fazem com que a pessoa tenha dificuldades em deixar de consumir a substncia, frequentemente ficando deriva no dia a dia, sem destino ou objetivos que venham a enriquecer sua vida pessoal.
Sndrome de abstinncia
Conjunto de modificaes orgnicas que se do em razo da suspenso brusca do consumo de droga geradora de dependncia fsica e psquica, como o lcool, a herona, o pio, a morfina, etc.

No Brasil, o Ministrio da Sade no reconhece nenhum uso clnico dos alucingenos, e sua produo, porte e comrcio so proibidos no territrio nacional.

Ecstasy (3,4-metilenodioximetanfetamina ou MDMA)


uma substncia alucingena que guarda relao qumica com as anfetaminas e apresenta tambm propriedades estimulantes. Seu uso frequentemente associado a certos grupos, como os jovens frequentadores de danceterias ou boates.

38

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Hipertermia maligna:
Aumento excessivo da temperatura corporal.

H relatos de casos de morte por hipertermia maligna, em que a participao da droga no completamente esclarecida. Acredita-se que o ecstasy estimula a hiperatividade e aumenta a sensao de sede, podendo, talvez, induzir um quadro txico especfico. Existem, tambm, suspeitas de que a substncia seja txica para um grupo especfico de neurnios produtores de serotonina.

Anticolinrgicos
So substncias, provenientes de plantas ou sintetizadas em laboratrio, que tm a capacidade de bloquear as aes da acetilcolina, um neurotransmissor encontrado no SNC e no sistema nervoso perifrico (SNP). Produzem efeitos sobre o psiquismo quando utilizadas em doses relativamente grandes e provocam alteraes de funcionamento em diversos sistemas biolgicos; so, portanto, drogas pouco especficas.

Efeitos psquicos
Os anticolinrgicos causam alucinaes e delrios. So comuns as descries de usurios intoxicados em que se sentem perseguidos ou tm vises de pessoas ou animais. Esses sintomas dependem bastante da personalidade do indivduo, assim como das circunstncias ambientais em que ocorreu o consumo dessas substncias. Os efeitos so, em geral, bastante intensos e podem durar at dois ou trs dias.

Efeitos somticos
Essas substncias tambm provocam: dilatao das pupilas; boca seca; aumento da frequncia cardaca; diminuio da motilidade intestinal (at paralisia);

Drogas: classificao e efeitos no organismo

39

dificuldade para urinar. Doses elevadas podem produzir grande elevao da temperatura (at 40-41C), com possibilidade de ocorrerem convulses. Nessa situao, a pessoa apresenta a pele muito quente e seca, com hiperemia principalmente localizada no rosto e no pescoo.
Hiperemia
Congesto sangunea em qualquer parte do corpo.

So exemplos de drogas desse grupo algumas plantas, como determinadas espcies do gnero Datura, conhecidas como saia-branca, trombeteira ou zabumba, que produzem atropina e escopolamina, e certos medicamentos, como o tri-hexafenidil (Artane), a diciclomina (Bentyl) e o biperideno (Akineton).

Esteroides anabolizantes
So drogas lcitas sintetizadas em laboratrios farmacuticos para substituir a testosterona, hormnio masculino produzido pelos testculos. So usadas como medicamentos para tratamento de pacientes com decincia na produo desse hormnio. Embora seus efeitos sejam descritos como euforizantes por alguns usurios dessas substncias, essa no , geralmente, a principal razo de sua utilizao. Muitos indivduos que consomem essas drogas so fisioculturistas, atletas de diversas modalidades ou indivduos que procuram aumentar a massa muscular e podem desenvolver um padro de consumo que se assemelha ao de dependncia.

Efeitos
Essas substncias podem causar: diversas doenas cardiovasculares; alteraes no fgado, inclusive cncer;

40

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

alteraes musculoesquelticas indesejveis (ruptura de tendes, interrupo precoce do crescimento). Quando utilizadas por mulheres, essas substncias podem, ainda, provocar masculinizao (crescimento de pelos pelo corpo, voz grave, aumento do volume do clitris); em homens, podem atrofiar os testculos.

Resumo
Nesta Unidade, voc estudou que droga, de acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), qualquer substncia no produzida pelo organismo capaz de causar algum tipo de alterao no seu funcionamento. Segundo a Classificao Internacional de Doenas, essas substncias so as seguintes: lcool, opioides, canabinoides, sedativos ou hipnticos, cocana, outros estimulantes, alucingeno e tabaco. As drogas podem ser lcitas ou ilcitas e, conforme as alteraes que provocam no organismo das pessoas que as utilizam, so classificadas como depressoras, estimulantes ou perturbadoras.

Exerccios de fixao
Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

1. O lcool uma droga considerada: b. ( ) estimulante da atividade mental. c. ( ) depressora da atividade mental. d. ( ) perturbadora da atividade mental. e. ( ) nenhuma das alternativas anteriores. 2. Drogas consideradas ilcitas so aquelas que: a. ( ) s podem ser comercializadas com prescrio mdica especial.

Drogas: classificao e efeitos no organismo

41

b. ( ) so proibidas por lei. c. ( ) so comercializadas de forma legal, podendo ou no estar submetidas a algum tipo de restrio. d. ( ) so comercializadas de forma legal, sem nenhum tipo de restrio venda.

Referncias
ANDRADE, A. G.; NICASTRI, S.; TONGUE, E. Drogas: atualizao em preveno e tratamento. Curso de treinamento em drogas para pases africanos de lngua portuguesa. So Paulo: Lemos, 1993. BEEDER, A. B.; MILLMAN, R. B. Patients with psychopatology. In: LOWINSON, J. H. et al. Substance abuse: a comprehensive textbook. 3rd ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1997. p. 551-562. GALLOWAY, G. P. Anabolic-androgenic steroids. In: LOWINSON, J. H. et al. Substance abuse: a comprehensive textbook. 3rd ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1997. p. 308-318. GREDEN, J. F.; WALTERS, A. Caffeine. In: LOWINSON, J. H. et al. Substance abuse: a comprehensive textbook. 3rd. ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1997. p. 294-307. LEITE, M. C. et al. Cocana e crack: dos fundamentos ao tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. MASUR, J.; CARLINI, E. A. Drogas: subsdios para uma discusso. So Paulo: Brasiliense, 1989. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1993. SCHMITZ, J. M.; SCHNEIDER, N. G.; JARVIK, M. E. Nicotine. In: LOWINSON, J. H. et al. Substance abuse: a comprehensive textbook. 3rd. ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1997. p. 276-294.

Unidade

02
Cludio Elias Duarte* Rogrio Shigueo Morihisa

EXPERIMENTAO, USO, ABUSO E DEPENDNCIA DE DROGAS

Nesta Unidade, voc ir compreender que as substncias psicoativas, com suas especicidades e consequncias de uso, constituem-se em problema de sade pblica e afetam, direta ou indiretamente, a qualidade de vida de todo ser humano. Para melhor aproveitamento do seu estudo, que atento aos temas: mudanas conceituais na compreenso do fenmeno, o lcool como uma droga importante nesse contexto social e as relaes entre uso abusivo e dependncia de drogas.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Experimentao, uso, abuso e dependncia de drogas

45

Introduo
O uso de drogas que alteram o estado mental, aqui chamadas de substncias psicoativas (SPA), acontece h milhares de anos e, muito provavelmente, vai acompanhar toda a histria da humanidade. Quer seja por razes culturais ou religiosas, quer por recreao ou como forma de enfrentamento de problemas, para transgredir ou transcender, como meio de socializao ou para se isolar, o homem sempre se relacionou com as drogas. Essa relao do indivduo com cada substncia psicoativa pode, dependendo do contexto, ser inofensiva ou apresentar poucos riscos, mas pode assumir, tambm, padres de utilizao altamente disfuncionais, com prejuzos biolgicos, psicolgicos e sociais. Isso justifica os esforos para difundir informaes bsicas e confiveis a respeito de um dos maiores problemas de sade pblica que afeta, direta ou indiretamente, a qualidade de vida de todo ser humano.

Do ultrapassado conceito moral aos sistemas classificatrios atuais


O conceito, a percepo humana e o julgamento moral sobre o consumo de drogas evoluram constantemente e muito se basearam na relao humana com o lcool, por ser ele a droga de uso mais difundido e antigo. Os aspectos relacionados sade s foram mais estudados e discutidos nos ltimos dois sculos, predominando, antes disso, vises preconceituosas dos usurios, vistos muitas vezes como possudos por foras do mal, portadores de graves falhas de carter ou totalmente desprovidos de fora de vontade para no sucumbirem ao vcio. J no sculo XX, nos EUA, E. M. Jellinek foi talvez o maior expoente, entre os cientistas de sua poca, a estudar e divulgar o assunto alcoolismo. Inseriu-se nos grupos de ajuda mtua, recm-formados em 1935, como os Alcolicos Annimos (AA), e deles obteve amplo apoio. Alm disso,

Alcolicos Annimos (AA)


Para saber um pouco mais sobre os Alcolicos Annimos, acesse: <http://www.alcoolicosanonimos.org. br/>.

46

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

exerceu grande influncia na Organizao Mundial de Sade (OMS) e na Associao Mdica Americana (AMA). Na dcada de 60 do sculo passado, o programa da sade mental da Organizao Mundial de Sade tornou-se ativamente empenhado em melhorar o diagnstico e a classificao de transtornos mentais, alm de prover definies claras de termos relacionados s perturbaes mentais. Naquela poca, para rever o conhecimento a respeito do assunto, a OMS convocou uma srie de encontros, envolvendo representantes de diferentes disciplinas, de vrias escolas de pensamento em psiquiatria e de todas as partes do mundo. Esses encontros trouxeram os seguintes benefcios: estimularam e conduziram pesquisas sobre critrios para a classificao e a confiabilidade de diagnsticos, produziram e estabeleceram procedimentos para avaliao conjunta de entrevistas gravadas em vdeo e de outros mtodos teis em pesquisas sobre diagnstico. Numerosas propostas para melhorar a classificao de transtornos mentais resultaram desse extenso processo de consulta, as quais foram usadas no rascunho da 8 Reviso da Classificao Internacional de Doenas (CID - 8). Atualmente, estamos na 10 Reviso da Classificao Internacional de Doenas (CID - 10), a qual apresenta as descries clnicas e diretrizes diagnsticas das doenas que conhecemos e utilizada por nosso sistema de sade pblica. Outro sistema classificatrio bem conhecido em nosso meio o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM - 4), da Associao Psiquitrica Americana.
Ambos os sistemas classificatrios refletem, nos seus critrios para dependncia, os conceitos de Sndrome de Dependncia do lcool, propostos, inicialmente, por Edward e Gross, em 1976. Interessante que o diagnstico da Sndrome de Dependncia do lcool pode estabelecer nveis de comprometimento ao longo de um contnuo, entre o nunca ter experimentado at o gravemente enfermo, considerando os aspectos do grau de dependncia relacionado com o grau de problemas.

Esse conceito de dependncia transcende o modelo moral, que considerava beber excessivamente falha de carter e, at mesmo, o modelo de

Experimentao, uso, abuso e dependncia de drogas

47

doena alcoolismo, diagnstico categorial, em que s se pode variar entre ser ou no portador da doena, sem permitir graduaes de gravidade dos quadros; no qual a perda do controle, a presena de sintomas de tolerncia e abstinncia determinam o indivduo como sendo ou no alcoolista (dependente de etlicos).

A conceituao da Sndrome da Dependncia do lcool como importante passo rumo s abordagens modernas
Conforme conceituaram, na dcada de 1970, os cientistas Edwards e Gross, os principais sinais e sintomas de uma Sndrome de Dependncia do lcool so os seguintes: Estreitamento do repertrio de beber: as situaes em que o sujeito bebe se tornam mais comuns, com menos variaes em termos de escolha da companhia, dos horrios, do local ou dos motivos para beber, ficando ele cada vez mais estereotipado medida que a dependncia avana. Salincia do comportamento de busca pelo lcool: o sujeito passa gradualmente a planejar seu dia a dia em funo da bebida, como vai obt-la, onde vai consumi-la e como vai recuperar-se, deixando as demais atividades em plano secundrio. Sensao subjetiva da necessidade de beber: o sujeito percebe que perdeu o controle, que sente um desejo praticamente incontrolvel e compulsivo de beber. Desenvolvimento da tolerncia ao lcool: por razes biolgicas, o organismo do indivduo suporta quantidades cada vez maiores de lcool ou a mesma quantidade no produz mais os mesmos efeitos que no incio do consumo. Sintomas repetidos de abstinncia: em paralelo com o desenvolvimento da tolerncia, o sujeito passa a apresentar sintomas desagradveis ao diminuir ou interromper a sua dose habitual.

48

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Surgem ansiedade e alteraes de humor, tremores, taquicardia, enjoos, suor excessivo e at convulses, com risco de morte. Alvio dos sintomas de abstinncia ao aumentar o consumo: nem sempre o sujeito admite, mas um questionamento detalhado mostrar que ele est tolerante ao lcool e somente no desenvolve os sintomas descritos na abstinncia porque no reduz ou at aumenta gradualmente seu consumo, retardando muitas vezes o diagnstico. Reinstalao da sndrome de dependncia: o padro antigo de consumo pode se restabelecer rapidamente, mesmo aps um longo perodo de no uso. Note que, nesse raciocnio da Sndrome de Dependncia do lcool, se trocarmos o lcool por qualquer outra droga, com potencial de abuso ou at mesmo pelos comportamentos que eventualmente podem sair do controle (jogo patolgico, por exemplo), percebemos grande semelhana na natureza dos sintomas. Observe a Figura 1.
Figura 1 | Padres de consumo
problema dependncia
Problema

problema dependncia

usurio problema usurio social

dependente
Dependncia

clinicamente no existente

problema dependncia
Fonte: Edwards (1976).

Experimentao, uso, abuso e dependncia de drogas

49

Essa figura representa os padres de consumo do lcool, segundo Edwards (1976), no qual o eixo horizontal representa o grau de dependncia e o eixo vertical, o grau de problemas existentes em funo do uso do lcool. Se o indivduo encaixa-se no quadrante inferior esquerdo, no existe problema em relao ao uso de lcool e nenhum grau de dependncia (uso social); se, no entanto, encaixa-se no quadrante superior esquerdo, observa-se que, embora ele no apresente nenhum grau de dependncia, tem problemas devido ao uso de lcool (uso problemtico ou abuso). J, no quadrante superior direito, encontramos o indivduo que apresenta um quadro de Sndrome de Dependncia do lcool. O quadrante inferior direito no existe clinicamente, uma vez que o quadro de dependncia est sempre associado a algum tipo de problema na vida do indivduo. interessante notar que, apesar de o quadro ter sido, primariamente, desenvolvido para explicar os padres de consumo do lcool, ele pode ser adaptado para diversas outras drogas com potencial de causar dependncia.
A validao do conceito de Sndrome de Dependncia do lcool permitiu que os sistemas classificatrios atuais operacionalizassem o conceito psicopatolgico da dependncia, ao utilizarem critrios prticos e confiveis.

Mas qual a vantagem de estabelecer preciso em tais critrios? Possibilitar um bom diagnstico, etapa primeira antes de qualquer abordagem.

Padres de consumo de drogas


Conhea agora a correlao entre uso, abuso e dependncia de drogas.

Uso de drogas
a autoadministrao de qualquer quantidade de substncia psicoativa.

50

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Abuso de drogas
Pode ser entendido como um padro de uso que aumenta o risco de consequncias prejudiciais ao usurio. A Classificao Internacional de Doenas (CID) utiliza o termo uso nocivo, referindo-se ao uso de drogas que resulta em dano fsico ou mental, enquanto o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM) emprega o termo abuso, o qual engloba tambm as consequncias sociais. Para uma melhor comparao, veja o Quadro 1, apresentado a seguir.
Quadro 1 | Comparao entre critrios de abuso e uso nocivo da DSM-IV e CID-10 DSM-IV
ABUSO
Um ou mais dos seguintes sintomas, ocorrendo no perodo de 12 meses, sem nunca preencherem critrios para dependncia: Uso recorrente, resultando em fracasso em cumprir obrigaes importantes relativas a seu papel no trabalho, na escola ou em casa. Uso recorrente em situaes nas quais isso representa perigo fsico. Problemas legais recorrentes relacionados substncia. Uso continuado, apesar de problemas sociais ou interpessoais, persistentes ou recorrentes, causados ou exacerbados pelos efeitos da substncia.

CID-10
USO NOCIVO
Evidncia clara de que o uso foi responsvel (ou contribuiu consideravelmente) por dano fsico ou psicolgico, incluindo capacidade de julgamento comprometida ou disfuno de comportamento. A natureza do dano claramente identificvel. O padro de uso tem persistido por, pelo menos, um ms ou tem ocorrido repetidamente dentro de um perodo de 12 meses. No satisfaz critrios para qualquer outro transtorno relacionado mesma substncia no mesmo perodo (exceto intoxicao aguda).

Dependncia
No Quadro 2, apresentamos uma comparao entre os critrios de dependncia referidos nas classificaes do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais e da Classificao Internacional de Doenas. Esses dois sistemas de classificao facilitam identificar o dependente de substncia psicoativa. Veja com ateno:

Experimentao, uso, abuso e dependncia de drogas

51

Quadro 2 | Comparao entre os critrios para dependncia da DSM-IV e CID-10 DSM-IV


Padro mal adaptativo de uso, levando a prejuzo ou sofrimento clinicamente significativos, manifestados por trs ou mais dos seguintes critrios, ocorrendo a qualquer momento no mesmo perodo de 12 meses: 1. Tolerncia, definida por qualquer um dos seguintes aspectos: a. necessidade de quantidades progressivamente maiores para adquirir a intoxicao ou efeito desejado; b. acentuada reduo do efeito com o uso continuado da mesma quantidade. 2. Abstinncia, manifestada por qualquer dos seguintes aspectos: a. sndrome de abstinncia caracterstica para a substncia; b. a mesma substncia (ou uma substncia estreitamente relacionada) consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinncia. 3. A substncia frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um perodo mais longo do que o pretendido. 4. Existe um desejo persistente ou esforos malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso. 5. Muito tempo gasto em atividades necessrias para a obteno e utilizao da substncia ou na recuperao de seus efeitos. 6. Importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas so abandonadas ou reduzidas em virtude do uso. 7. O uso continua, apesar da conscincia de se ter um problema fsico ou psicolgico, persistente ou recorrente, que tende a ser causado ou exacerbado pela substncia.

CID-10
Trs ou mais das seguintes manifestaes ocorrendo conjuntamente por pelo menos um ms ou, se persistirem por perodos menores que um ms, devem ter ocorrido juntas de forma repetida em um perodo de 12 meses: 1. Forte desejo ou compulso para consumir a substncia. 2. Comprometimento da capacidade de controlar o incio, trmino ou nveis de uso, evidenciado pelo consumo frequente em quantidades ou perodos maiores que o planejado ou por desejo persistente ou esforos infrutferos para reduzir ou controlar o uso. 3. Estado fisiolgico de abstinncia quando o uso interrompido ou reduzido, como evidenciado pela sndrome de abstinncia caracterstica da substncia ou pelo uso desta ou de outra similar para aliviar ou evitar tais sintomas. 4. Evidncia de tolerncia aos efeitos, necessitando de quantidades maiores para se obter o efeito desejado, ou estado de intoxicao ou reduo acentuada destes efeitos com o uso continuado da mesma quantidade. 5. Preocupao com o uso, manifestado pela reduo ou abandono das atividades prazerosas ou de interesse significativo, por causa do uso ou do tempo gasto em obteno, consumo e recuperao dos efeitos. 6. Uso persistente, a despeito de evidncias claras de consequncias nocivas, evidenciadas pelo uso continuado quando o sujeito est efetivamente consciente (ou se espera que esteja) da natureza e extenso dos efeitos nocivos.

52

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Resumo
Os fruns de contedos so importantes para processo de aprendizagem e fundamentais para o conhecimento das diversas opinies e ideias a respeito de uma determinada questo. Sua participao nesses fruns enriquece o trabalho de todos e abre portas para novos planos de aes. Participe e contribua com suas ideias!

Nessa Unidade, voc estudou que os transtornos causados pelo uso de substncias psicoativas, com todas as suas caractersticas e consequncias biopsicossociais, apresentam-se, na atualidade, como um grave problema de sade pblica. O conhecimento dos padres de uso de substncias psicoativas importante para estabelecer o melhor programa teraputico para indivduos usurios/dependentes, alm de permitir diagnstico e classificao acurados.

Exerccios de fixao
1. De acordo com os padres de consumo de lcool, propostos por Edwards (1976), existem alguns tipos de usurios de lcool que so descritos como:

Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

a. ( ) Usurio acadmico, usurio problema, independente. b. ( ) Usurio social, usurio problema e dependente. c. ( ) Usurio problema, usurio legal e dependente. d. ( ) Usurio legal, usurio social e independente. e. ( ) Alcoolista, alcolatra e usurio legal. 2. Quais so as duas principais ferramentas para diagnstico de dependncia de drogas? a. ( ) Manual Diagnstico e Prolixo de Transtornos Mentais (DSM) e Manual do Diagnosticador de Dependncia (MDD). b. ( ) Manual do Diagnosticador de Dependncia (MDD) e Classificao Internacional de Doenas (CID). c. ( ) Cdigo Internacional de Dependncia (CID) e Classificao Internacional de Doenas (CID).

Experimentao, uso, abuso e dependncia de drogas

53

d. ( ) Classificao Internacional de Doenas (CID) e Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM). e. ( ) Desordem do Sofrimento Mental (DSM) e Classificao Internacional de Doenas (CID).

Referncias
American Psychiatric Association (APA). DSM-IV Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington (USA): APA, 1994. Babor, T.F. Social, scientific, and medical issues in the definition of alcohol and drug dependence. In: Edwards, G; LADER, M. (Eds). The Nature of Drug Dependence. Oxford (UK): Oxford University Press, 1990. Bertolote, J. M. Glossrio de Termos de Psiquiatria e Sade Mental da CID-10 e seus Derivados. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1997. BREWER, R. D.; SWAHN, M. H. Binge drinking and violence. JAMA, Chicago (USA), v. 294, n. 5, p. 616-618, Aug. 2005. Carlini-Marlatt, B.; Gazal-Carvalho, C.; Gouveia, N.; Souza, M. F. M. Drinking practices and other health-related behaviors among adolescents of Sao Paulo City, Brazil. Subst Use Misuse, v. 38, n. 7, p. 905-932, Jun. 2003. Edward, G; Gross, M. Alcohol dependence: provisional description of a clinical syndrome. Bristish Medical Journal, London (UK), v. 1, n. 6.017, p. 1.058-1.061, May 1976. Ghodse, H. Drugs and addictive behaviour: a guide to treatment. 2nd ed. Oxford (UK): Blackwell Science, 1995. Laranjeira, R.; Nicastri, S. Abuso e dependncia de lcool e drogas. In: Almeida, O. P.; Dratcu, L.; Laranjeira, R. (Orgs.). Manual de Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1996. p. 83-88.

54

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

LARANJEIRA, R.; PINSKY, I.; ZALESKI, M.; CAETANO, R. I Levantamento nacional sobre os padres de consumo de lcool na populao brasileira. Braslia: Secretaria Nacional Antidrogas, 2007. Leite, M. C. Fatores preditivos da resposta teraputica em tratamento ambulatorial para dependentes de cocana. 200p. 1999. Tese (Doutorado em Medicina) Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1999. Lowinson, J. H. et al. Substance Abuse: a comprehensive textbook. 2nd ed. Baltimore (USA): Willian & Wilckins, 1997. MASUR, J.; CARLINI, E. A. Drogas: subsdios para uma discusso. 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. NAIMI, T.S. et al. Binge drinking among US adults. JAMA, n. 289, p. 70-5, jan./jul.2003. NATIONAL Institute on Alchool Abuse and Alcoholism (NIAAA). Eighth special report to the U.S. Congress on Alcohol and Health. Bathesda (USA): National Institute of Health,1994. ______. Tenth special report to U.S. Congress on Alcohol and Health. Bathesda (USA): National Institute of Health, 2000. ______. Council approves definition of binge drinking. NIAAA Newsletter, Bathesda (USA), v. 3. N. 3, 2004. Organizao Mundial de Sade (OMS). CID-10 - Critrios diagnsticos para pesquisas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1997. SILVEIRA, C.M.; WANG, Y.P.; ANDRADE, A.G.; ANDRADE, L.H. Heavy episodic drinking in the So Paulo epidemiologic catchment area study in Brazil: gender and sociodemographic correlates. J. Stud. Alcohol Drugs, San Diego (USA), v. 68, n.1, p. 18-27, 2007. WECHSLER, H.; NELSON, T.F. - Binge drinking and the American college student: whats five drinks? Review Psychol Addict Behav, Washington (USA), n. 15, p. 287-91, 2001.

ANOTAES

Unidade

03
Jos Carlos Fernandes Galdurz*

EPIDEMIOLOGIA DO USO DE SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS NO BRASIL: DADOS RECENTES

Ao m desta Unidade, voc ter visto alguns conceitos fundamentais para um bom entendimento das questes relacionadas epidemiologia das substncias psicoativas no Brasil. No decorrer do texto, voc conhecer os principais indicadores epidemiolgicos sobre drogas, dados recentes sobre o consumo delas no Pas e os levantamentos populacionais.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

59

Conceitos fundamentais
Epidemiologia
A palavra vem do grego, epedemion (aquele que visita): ep (sobre, em cima de), dems (povo), logos (palavra, discurso, estudo). Etimologicamente, significa: cincia do que ocorre (se abate) sobre o povo. No campo da cincia mdica e da sade pblica, Epidemiologia o estudo da distribuio e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados sade em populaes especficas e a aplicao desses estudos no controle dos problemas de sade (LAST, 2000, p. 62). Por exemplo: quantas pessoas esto infectadas com o vrus HIV? Ou quantas so fumantes? Ou, ainda, quantos morrem, no Brasil, em decorrncia do uso de drogas lcitas e ilcitas? Essas so questes com as quais se preocupa a epidemiologia.

Prevalncia
a proporo de casos existentes de certa doena ou fenmeno, em uma populao determinada, em um tempo determinado. Por exemplo, na pergunta: Quantos fumantes havia entre os moradores da cidade de So Paulo em 2012? Nesse caso, teremos: (casos existentes fumantes), (populao determinada moradores de So Paulo), e (tempo determinado ano de 2012).

Incidncia
o nmero de casos novos de certa doena ou fenmeno em uma populao determinada, em um tempo determinado. Por exemplo: Em 2012, quantos casos novos de fumantes houve entre moradores da cidade de So Paulo?

60

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Definies importantes
As definies importantes so: uso na vida qualquer uso (inclusive, um nico uso experimental) alguma vez na vida; uso no ano uso, ao menos uma vez, nos ltimos doze meses que antecederam pesquisa; uso no ms uso, ao menos uma vez, nos ltimos trinta dias que antecederam pesquisa; uso frequente uso de seis ou mais vezes nos ltimos trinta dias que antecederam pesquisa; uso pesado uso de vinte ou mais vezes nos ltimos trinta dias que antecederam pesquisa; uso abusivo quando a pessoa comea a ter problemas fsicos, mentais e sociais aparentes em consequncia do uso da substncia, cumprindo, mesmo que parcialmente, suas obrigaes cotidianas; dependncia quando a pessoa no consegue mais cumprir suas obrigaes cotidianas em decorrncia do uso da substncia ou dos efeitos adversos do seu uso (ressaca). Ela passa quase que a totalidade de seu tempo ou sob o efeito da droga curando a ressaca ou na busca pela substncia.

Esses conceitos foram vistos com maior aprofundamento na Unidade 2. importante que voc leia, nesta unidade, as definies de padres de uso de lcool, tais como o uso na vida, o uso no ms e, assim, sucessivamente.

Objetivos dos estudos epidemiolgicos na rea de drogas


Os estudos epidemiolgicos na rea de drogas objetivam: diagnosticar o uso de drogas em uma determinada populao; e

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

61

possibilitar a implantao de programas preventivos adequados populao pesquisada.

Tipos de estudos
1. Levantamentos epidemiolgicos fornecem dados diretos do consumo de drogas, enfocando: domiciliares (pesquisa o uso de drogas entre moradores de residncias sorteadas); estudantes (alunos do ensino fundamental, mdio ou de cursos superiores); crianas e adolescentes em situao de rua (informaes colhidas de crianas e adolescentes que vivem a maior parte do tempo na rua); outras populaes especficas (por exemplo: profissionais do sexo, trabalhadores da indstria, policiais, etc.). 2. Indicadores epidemiolgicos fornecem dados indiretos do consumo de drogas de uma determinada populao, tendo por base indicadores relativos a: internaes hospitalares por dependncia; atendimentos ambulatoriais de usurios de drogas/lcool; atendimentos em salas de emergncias por overdose; laudos cadavricos de mortes violentas, fornecidos pelo Instituto Mdico Legal (IML); apreenses de drogas feitas pelas polcias Federal, Estaduais e Municipais; prescries de medicamentos, tais como benzodiazepnicos e anfetamnicos; mdia (notcias veiculadas pelos meios de comunicaes sobre as drogas);

Benzodiazepnicos
so utilizados como sedativos, hipnticos, anticonvulsivantes, relaxantes muscular, coadjuvantes anestsicos e ansiolticos. Essa extensa lista de indicaes teraputicas explica a grande incidncia de intoxicaes por esses frmacos. (BRASIL, 2006).

Anfetamina
A pessoa sob o efeito de anfetamina tem insnia, perde o apetite, fica eufrica (cheia de energia) e com uma fala acelerada. Alm disso, apresenta sensao de poder, irritabilidade, prejuzo do julgamento, suor e calafrios. A pupila dilata-se, efeito chamado midrase, sendo prejudicial e perigoso para os motoristas que a consomem, pois ficam com o olho mais sensvel aos faris dos carros. (BRASIL, 2007).

62

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

casos de violncia decorrentes do uso de drogas; prises de traficantes.

Dados recentes sobre o consumo de drogas no pas


A seguir, apresentaremos alguns dados recentes sobre o consumo de drogas no Pas. Dentre eles, encontram-se:

Levantamentos populacionais
Os dados diretos que sero apresentados foram obtidos a partir de vrios estudos promovidos pela Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com diversos centros de pesquisa, como o Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas (CEBRID) da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), a Unidade de Pesquisa em lcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Grupo Interdisciplinar de Estudo de lcool e Drogas (GREA) da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (FMUSP). O I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil (2001) realizado nas 107 maiores cidades do Pas, com pessoas com idade entre 12 e 65 anos de ambos os sexos, apontou que 68,7% delas j haviam feito uso de lcool alguma vez na vida. Alm disso, estimou-se que 11,2% da populao brasileira apresentavam dependncia dessa substncia, o que correspondia a 5.283.000 pessoas. Os dados do II Levantamento (2005) apontaram que 12,3% das pessoas com idades entre 12 e 65 anos eram dependentes do lcool, prevalncia superior encontrada no I Levantamento (2001), que foi de 11,2%. Alm disso, no II Levantamento,

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

63

74,6% dos entrevistados relataram j terem bebido alguma vez na vida, 49,8% no ltimo ano e 38,3% nos ltimos trinta dias. Os dados tambm indicaram o consumo de lcool em faixas etrias cada vez mais precoces, sugerindo a necessidade de reviso das medidas de controle, preveno e tratamento.

Comparaes entre dois Levantamentos Domiciliares (2001 e 2005)


Observao importante: embora as porcentagens estejam, geralmente, maiores na comparao entre os Levantamentos de 2001 e 2005, isso no reflete cientificamente um aumento real e significativo, segundo as anlises estatsticas aplicadas. Da populao pesquisada em 2005, 22,8% j fizeram uso de drogas durante a vida, exceto de tabaco e lcool, correspondendo a 10.746.991 pessoas. Em 2001, os achados foram, respectivamente, 19,4% e 9.109.000 pessoas. Em pesquisa semelhante realizada nos EUA, em 2004, essa porcentagem atingiu 45,4%. A estimativa de dependentes de lcool em 2005 foi de 12,3% e de tabaco foi de 10,1%, o que corresponde a populaes de 5.799.005 e 4.760.635 de pessoas, respectivamente; havendo aumento de 1,1% quando as porcentagens de 2001 e 2005 so comparadas, tanto para lcool como para tabaco. O uso de maconha, no decorrer da vida, em 2005 aparece em primeiro lugar entre as drogas ilcitas, com 8,8% dos entrevistados um aumento de 1,9% em relao a 2001. Comparando-se o resultado de 2005 com o de outros estudos, pode-se verificar que ele menor do que de outros pases como EUA (40,2%), Reino Unido (30,8%), Dinamarca (24,3%), Espanha (22,2%) e Chile (22,4%), porm superior Blgica (5,8%) e Colmbia (5,4%).

64

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

A segunda droga com maior uso na vida (exceto tabaco e lcool) foram os solventes (6,1%), havendo um aumento de 0,3% em relao a 2001. Porcentagem inferior encontrada nos EUA (9,5%) e superior a pases como Espanha (4,0%), Blgica (3,0%) e Colmbia (1,4%). Dentre os medicamentos usados sem receita mdica, os benzodiazepnicos (ansiolticos) tiveram uso, na vida, de 5,6%, aumentando em 2,3% quando comparado a 2001. Porcentagem inferior verificada nos EUA (8,3%). Quanto aos estimulantes (medicamentos anorexgenos), o uso na vida foi de 3,2% em 2005, aumentando 1,7% se comparado a 2001. Porcentagens prximas a de vrios pases, como Holanda, Espanha, Alemanha e Sucia, mas muito inferior aos EUA (6,6%). Vale dizer que foi a nica categoria de drogas cujo aumento de 2001 para 2005 foi estatisticamente significativo. Em relao cocana, 2,9% dos entrevistados declararam ter feito uso na vida. Em relao aos dados de 2001 (2,3%), houve, portanto, um aumento de 0,6% no nmero de pessoas utilizando esse derivado de coca. Diminuiu o nmero de entrevistados de 2005 (1,9%) em relao aos de 2001 (2,0%), relatando o uso de xarope base de codena na vida. O uso, no decorrer da vida, de herona em 2001 foi de 0,1%; em 2005 houve sete relatos, correspondendo a 0,1%. Esses dados so menores que os achados nos EUA (1,3%).

lcool
O Grfico 1, apresentado a seguir, mostra as porcentagens de entrevistados, de ambos os sexos, preenchendo os critrios de dependncia do lcool.

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

65

Grfico 1 | Comparao entre os Levantamentos Domiciliares sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil, de 2001 e 2005, segundo dependncia de lcool
2001 Feminino 2005

5,7% 6,9% 17,1% 19,5% 11,2% 12,3%

Tabaco
Nas faixas etrias estudadas, mais homens relataram uso na vida que as mulheres em ambos os levantamentos (Grfico 2).
Grfico 2 | Comparao entre os Levantamentos Domiciliares sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil, de 2001 e 2005, segundo o uso na vida de tabaco e dependncia, distribudos por sexo
2001 Feminino 2005

Total

Masculino

Fonte: SENAD, CEBRID e UNIFESP (2001; 2005).

7,9% 9,0% 10,1% 11,3% 9,0% 10,1%

Total

Masculino

Fonte: SENAD, CEBRID e UNIFESP (2001; 2005).

66

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Drogas psicotrpicas (exceto tabaco e lcool)


O Grfico 3 mostra o uso no decorrer da vida, distribudo por gnero, nos anos de 2001 e 2005, para quinze drogas. Constata-se que houve um aumento de prevalncia, de 2001 para 2005, em nove drogas (maconha, solventes, cocana, estimulantes, benzodiazepnicos, alucingenos, crack, anabolizantes e barbitricos); diminuio para quatro (orexgenos, opiceos, xaropes e anticolinrgicos), e o mesmo consumo de duas (herona e merla).
Grfico 3 | Comparao entre os Levantamentos Domiciliares sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil, de 2001 e 2005, segundo o uso de drogas no decorrer da vida, exceto lcool e tabaco
2001 6,9 8,8 2005

5,8 6,1

4,3 4,1

3,3

5,6

1,5 3,2

2,3 2,9

2,0 1,9

1,4 1,3

1,1 0,5

0,6 1,1

0,3 Esteroides anabolizantes 0,9

Maconha

Cocana

Xaropes (codena)

Benzodiazepnicos

Alucingenos

Opiceos

Barbitricos

Orexgenos

Solventes

Estimulantes

Fonte: SENAD, CEBRID e UNIFESP (2001; 2005).

Esses dados tambm esto disponveis na videoaula. Consulte sempre que necessrio.

Outro importante levantamento publicado em 2007 pela SENAD, em parceria com a UNIAD e a UNIFESP, investigou os Padres de Consumo de lcool na Populao Brasileira. O estudo foi realizado em 143 municpios do Pas e detectou que 52% dos brasileiros adultos (acima de 18 anos) haviam feito uso de bebida alcolica pelo menos uma vez no ano anterior pesquisa. Do conjunto dos homens adultos, 11% relataram beber todos os dias e 28% de uma a quatro vezes por semana. Esse levantamento, que utilizou uma metodologia de pesquisa diferente dos anteriores, constatou que 9% da populao brasileira apresentava

Anticolinrgicos

0,1 Herona 0,09

0,5 0,7

0,4 0,7

Crack

Merla

0,2 0,2

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

67

dependncia de lcool, o que representou uma diminuio nos percentuais apresentados anteriormente. O ltimo estudo realizado pela SENAD, em parceria com a CPAD e UFRGS, que focalizou a populao de condutores de veculos automotores, foi o Uso de Bebidas Alcolicas e Outras Drogas nas Rodovias Brasileiras e Outros Estudos. Essa pesquisa, realizada nas rodovias federais das 27 capitais brasileiras, abrangendo motoristas de carros, motos, nibus e caminhes particulares e profissionais , foi lanada em 2010 e apontou, dentre outras coisas, que 25% dos motoristas entrevistados assumiram ter consumido cinco ou mais doses de bebidas alcolicas (beber pesado episdico ou binge drinking) entre duas e oito vezes no ltimo ms. Demonstrou, tambm, que os motoristas que apresentaram resultados positivos aos testes para lcool ou outras drogas tinham ndices de transtornos psiquitricos (depresso, hipomania/mania, transtorno de estresse ps-traumtico, transtorno de personalidade antissocial, dependncia/ abuso de lcool ou outras substncias) mais elevados que os motoristas que apresentavam resultados negativos nos referidos testes (sbrios).

Populaes Especficas
Em 2010, dando continuidade a uma srie histrica, foi realizada a pesquisa entre a populao de estudantes de Ensino Fundamental e Mdio, realizado tambm pela SENAD em parceria com o CEBRID e a UNIFESP, o VI Levantamento Nacional sobre o uso de Drogas Psicotrpicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Mdio da Rede Pblica e Privada das 27 Capitais Brasileiras. A inovao dessa pesquisa foi a incluso da rede privada de ensino na amostra, apurando ainda mais o perfil da realidade do consumo de lcool e de outras drogas nesse segmento. Dentre os achados, chamou a ateno relatos de consumo de drogas em geral, na faixa etria entre 10 e 12 anos, sendo 10,4% uso na vida, 5,4% uso no ano e 2,7% uso no ms. Outro dado relevante que, entre os anos de 2004 e 2010, de modo geral, ocorreu uma diminuio do consumo de lcool e tabaco. Em 2004, 65,2% dos jovens j haviam feito uso de lcool alguma vez na vida, 63,3% haviam feito algum uso no ltimo ano. J para o tabaco era de 24,9% e 15,7%, respectivamente. Os resultados, em

68

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

2010, para o lcool foram de 60,5% para uso na vida e 42,4% para uso no ano, enquanto que para o tabaco foram de 16,9% e 9,6%. O estudo tambm demonstrou uma diminuio estatisticamente significativa do consumo de anfetamnicos e solventes em um perodo de 23 anos, desde o I Levantamento, em 1987, ao mais recente, em 2010. Um dado preocupante que houve um aumento significativo do uso na vida de cocana em comparao aos dois ltimos levantamentos. Na populao pesquisada no V Levantamento, esse ndice foi de 2,0% passando a 2,8% no VI Levantamento. Esse padro de uso de drogas dos estudantes brasileiros assemelha-se ao de estudantes norte-americanos. Comparando-se escolas pblicas e particulares, observou-se uma diferena no consumo no ltimo ano na categoria qualquer droga, que rene todas as substncias investigadas, exceto lcool e tabaco. Entre os estudantes da rede pblica, a proporo encontrada foi de 9,9%; j entre estudantes da rede particular, o ndice foi de 13,6%. Com exceo dos inalantes, estima-se que o Brasil apresenta, atualmente, menores prevalncias de consumo de drogas quando comparados aos demais pases do mundo, para a mesma populao. Com relao ao uso de drogas entre crianas e adolescentes em situao de rua, foi publicado em 2003 pela SENAD, em parceria com o CEBRID e a UNIFESP, um importante levantamento realizado em todas as capitais do Brasil, incluindo jovens de 10 a 18 anos de idade. Nessa pesquisa, foi constatado que, entre os entrevistados que no moravam com a famlia, 88,6% relataram terem feito uso de algum tipo de droga (incluindo lcool e tabaco) no ms anterior entrevista. Especificamente com relao ao lcool, 43% do total de entrevistados (incluindo aqueles que moravam e os que no moravam com a famlia) relataram ter feito uso no ltimo ms. Outra populao estudada recentemente foram os universitrios. O I Levantamento Nacional sobre o Uso de lcool, Tabaco e outras Drogas entre Universitrios das 27 Capitais Brasileiras, lanado em junho de 2010 pela SENAD e realizado em parceria com o GREA e a FMUSP, constatou que 86,2% (12.673) dos entrevistados afirmaram j terem feito uso de bebida alcolica em algum momento da vida. Dentre

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

69

eles, a proporo entre homem e mulher foi igual de 1 para 1. Nota-se, contudo, quanto frequncia e quantidade, que os homens beberam mais vezes e em maior quantidade que as mulheres. Os dados tambm apontaram um consumo mais frequente de lcool entre os universitrios que na populao em geral.

Indicadores epidemiolgicos
Como mencionado anteriormente, os indicadores epidemiolgicos fornecem dados indiretos sobre o comportamento da populao em relao ao uso de drogas psicotrpicas. Os dados sobre Internaes hospitalares para tratamento da dependncia mostram que, em uma anlise de sries temporais de 21 anos, 1988-2008, houve reduo no total de internaes no perodo analisado: de 64.702 internaes, em 1988, para 24.001 em 2008. A reduo parece ter acompanhado as aes adotadas nos ltimos anos no Brasil, com destaque para a criao, a partir de 2002, dos Centros de Ateno Psicossocial de lcool e Drogas (CAPSad). De outro lado, ao serem analisadas as apreenses de drogas feitas pela Polcia Federal no perodo de 2004 a 2008, constatou-se que as quantidades de apreenses, tanto de cocana quanto de maconha, mantiveram-se estveis; houve, entretanto, diminuio das apreenses dos frascos de lana-perfume e o aumento da quantidade de comprimidos de ecstasy nos anos de 2007 e 2008. Outro indicador importante refere-se ao uso de medicamentos psicotrpicos. No Brasil, o uso de benzodiazepnicos (ansiolticos) passou a ser motivo de preocupao no final da dcada de 1980. Estudos mais recentes mostram que os benzodiazepnicos compem a classe de medicamentos psicotrpicos mais prescritos, com base na anlise das receitas mdicas retidas em estabelecimentos farmacuticos. So as mulheres as maiores consumidoras dessas substncias e os mdicos sem especializao so os maiores prescritores. Os benzodiazepnicos no so, no entanto, a nica classe de medicamentos psicotrpicos sujeitos ao abuso teraputico. H a prescrio indiscriminada de anfetaminas (inibidores do apetite), com fins estticos, para pacientes sem evidncia de indicao clnica ndice de massa corporal (IMC) maior que 30 kg/m2.

70

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

Consideraes Finais
Pode parecer estranho que, para uma mesma droga, apaream porcentagens diferentes. Isso ocorre porque cada tipo de levantamento estuda uma determinada populao, com particularidades prprias. A Tabela 1 ilustra esse aspecto. possvel notar, por exemplo, na pesquisa domiciliar (incluindo pessoas de 12 a 65 anos de idade), que o uso na vida de solventes foi relatado por 6,1% dos entrevistados, enquanto entre jovens (tanto em estudantes quanto em crianas e adolescentes em situao de rua) as porcentagens foram bem maiores. Isso significa que, quando se pretende aplicar um programa preventivo ou uma interveno, importante conhecer antes o perfil da populao especfica a ser enfocada no estudo, pois suas peculiaridades so relevantes para um planejamento adequado.

Levantamentos
Apresenta-se, na Tabela 1, um comparativo do uso de drogas, no decorrer da vida, a partir de levantamentos realizados que focalizaram diferentes populaes.
Tabela 1 | Comparao do uso na vida de algumas drogas em diferentes populaes pesquisadas: dados expressos em porcentagens Domiciliar (2005)
8,8% 6,1% 2,9%

Droga

Estudantes do Ensino Fundamental e Mdio (2010)


5,7% 8,7% 2,5%

Crianas e Adolescentes em Situao de Rua (2003)


40,4% 44,4% 24,5%

Universitrios (2010)
26,1% 20,4% 7,7%

Maconha Solventes Cocana

Fonte: SENAD, CEBRID e GREA - FMUSP (2003; 2005; 2010).

preciso lembrar ainda que, embora j existam estudos sobre o panorama do uso de drogas no Brasil, os dados disponveis nem sempre so suficientes para avaliaes especficas; alm do que o uso de drogas algo

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

71

dinmico, em constante variao de um lugar para outro e mesmo em um determinado lugar. Por essas razes, h necessidade de programas permanentes de pesquisas epidemiolgicas para que novas tendncias possam ser detectadas e programas de preveno e interveno sejam adequadamente desenvolvidos.

Resumo
Voc est encerrando a Unidade 3 deste Curso. Nesta etapa, voc estudou, alm de alguns conceitos sobre epidemiologia do uso de substncias psicotrpicas, os principais levantamentos sobre o assunto apresentados no Pas, na ltima dcada.

Exerccios de Fixao
1. Com relao Epidemiologia e aos dados recentes sobre as drogas, estudados nesta unidade, relacione uma coluna com a outra e marque a alternativa correta: 1. Prevalncia
( ) o nmero de casos novos de certa doena ou fenmeno em uma populao determinada, em um tempo determinado. ( ) quando a pessoa comea a ter problemas fsicos, mentais e sociais aparentes devido ao uso da substncia. ( ) quando a pessoa no mais consegue cumprir com suas obrigaes cotidianas devido ao uso da substncia ou devido aos efeitos adversos do seu uso. ( ) o uso em 6 ou mais vezes, nos ltimos 30 dias. ( ) a proporo de casos existentes de certa doena ou fenmeno, em uma populao determinada, em um tempo determinado. Ateno!
Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

2. Indicadores epidemiolgicos sobre drogas 3. Uso frequente

4. Levantamento Epidemiolgico 5. Incidncia

72

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

6. Dependncia 7. Uso abusivo 8. Abuso na vida

( ) qualquer uso, inclusive um nico uso experimental, alguma vez na vida. ( ) Realizados em domiclios, com estudantes, crianas e adolescentes ou outras populaes. ( ) Prises de traficantes, casos de violncia decorrentes do uso de drogas, apreenses de drogas feitas pelas polcias Federal, Estaduais e Municipais.

a. ( ) 2, 3, 7, 1, 4, 5, 6, 8 b. ( ) 1, 6, 7, 8, 5, 3, 2, 4 c. ( ) 5, 6, 7, 3, 1, 8, 2, 4 d. ( ) 5, 7, 6, 3, 1, 8, 4, 2 e. ( ) 1, 7, 6, 8, 5, 3, 4, 2 2. Ao analisar o grfico abaixo. Grfico 4 | Comparao entre os levantamentos de 2001 e 2005, segundo o uso na vida de drogas, exceto lcool e tabaco, dos entrevistados das 108 cidades com mais de 200 mil habitantes do Brasil.
2001 6,9 8,8 2005

5,8 6,1

4,3 4,1

3,3

5,6

1,5 3,2

2,3 2,9

2,0 1,9

1,4 1,3

1,1 0,5

0,6 1,1

0,3 Esteroides anabolizantes 0,9

Maconha

Xaropes (codena)

Benzodiazepnicos

Alucingenos

Cocana

Opiceos

Barbitricos

Orexgenos

Solventes

Estimulantes

Fonte: SENAD, CEBRID e UNIFESP (2001; 2005).

Anticolinrgicos

0,1 Herona 0,09

0,5 0,7

0,4 0,7

Crack

Merla

0,2 0,2

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

73

Tendo por base os dados nele apresentados, correto afirmar que: a. ( ) O grfico mostra o uso no ano de drogas, exceto lcool e tabaco no perodo de 2001 e 2005. b. ( ) Houve um aumento de prevalncia de 2001 para 2005 em nove drogas; diminuio para quatro e o mesmo consumo para duas. c. ( ) Houve um aumento da incidncia de 2001 para 2005 em nove drogas; diminuio para quatro, e se manteve o mesmo consumo para duas. d. ( ) Houve um aumento da incidncia de 2001 para 2005 no uso de maconha, solventes, cocana, merla, herona, estimulantes, opiceos, crack, anabolizantes e barbitricos. e. ( ) Houve um aumento de prevalncia de 2001 para 2005 em quatro drogas; diminuio para duas e se manteve o mesmo consumo para nove.

Referncias
BEAGLEHOLE, R; BONITA, R; KJELLSTROM, T. Epidemiologia bsica. Washington (USA): Pan American Health Organization, 1994. BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Gerncia-Geral de Toxicologia (GGTOX). Toxicologia. Rio de Janeiro: NUTES-UFRJ, 2006. Disponvel em: <http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/ mV.im.benz.htm>. Acesso em: 10 jun. 2013. ______. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Informaes sobre drogas: anfetaminas [on-line]. Braslia (DF): SENAD-MJ, 2007. Disponvel em: <http://www.obid.senad. gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11285&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/Anfetaminas#efeito>. Acesso em: 10 jun. 2013.

74

Mdulo 1 | Classificao das drogas, Epidemiologia e Padres de uso

______. Presidncia da Repblica. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD). I Levantamento Nacional sobre o Uso de lcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitrios das 27 Capitais Brasileiras. Organizao de Arthur Guerra de Andrade, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, Lcio Garcia de Oliveira. Braslia: SENAD, 2010. ______. O adolescente e as drogas no contexto da escola. Curso de formao em preveno do uso indevido de drogas para educadores de escolas pblicas. Braslia: SENAD; MEC, 2004. v. 1. ______. POLCIA FEDERAL. Disponvel em: < http://www.dpf.gov.br/ >. Acesso em: 22 abr. 2010. CARLINI, E. A. et al. I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil 2001. So Paulo: Cebrid; Unifesp, 2002. CENTRO Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (CEBRID). Disponvel em: <http://www.cebrid.epm.br>. Acesso em: 10 jan. 2011. CHILE. Ministrio del Interior. Consejo Nacional para el Control de Estupefacientes (CONACE). Quinto informe anual sobre la situacin de drogas en Chile. Chile: CONACE, 2005. Disponvel em: <http://www. conacedrogas.cl>. Acesso em: 9 jan. 2011. European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA). Perspectives on drugs. Disponvel em: < http://www.emcdda. europa.eu/edr2013>. Acesso em: 10 jun. 2013. GALDURZ, J.C. F. et al. V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrpicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Mdio da Rede Pblica de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras 2004. So Paulo: Cebrid; Unifesp, 2005. International Narcotic Control Board (INCB). Report for 2009: Psycho tropic substances Statistics for 2008 Assessments of annual medical and scientific requirements or substances in schedules II, III and IV of the Convention on Psychotropic Substances of 1971. New York: United Nations, 2010. p. 369.

Epidemiologias do uso de substncias psicotrpicas no Brasil: dados rescentes

75

LARANJEIRA, R. et al. I Levantamento Nacional sobre os Padres de Consumo de lcool na Populao Brasileira. Braslia: SENAD, 2007. LAST, J. M. A Dictionary of Epidemiology. 4. ed. New York (USA): Oxford University Press, 2000. NAPPO, S. A. et al. Use of anorectic amphetamine-like drugs by Brazilian women. Eating Behaviors, v. 3, n. 2, p. 153-165, 2001. NOTO, A. R. et al. Analysis of prescription and dispensation of psychotropic medications in two cities in the state of So Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 24, n. 2, p. 68-73, 2002. NOTO, A. R. et al. Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas entre Crianas e Adolescentes em Situao de Rua nas 27 Capitais Brasileiras 2003. So Paulo: Cebrid; Unifesp, 2004. 246 p. UNITED States of America. Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA). National Household Survey on Drug Abuse Office of Applied Studies: 1999-2000. Washington (USA): U.S. Department of Health and Human Services, 2001. Disponvel em: <http://www.oas.samhsa.gov/nsduh/reports.htm>. Acesso em: 18 jan. 2011. ______. National Institute on Drug Abuse (NIDA). High School and youth trends. National Institute on Drug Abuse [on-line], Bethesda, Maryland (USA), Dec. 2102. Disponvel em: <http://www.drugabuse. gov/publications/drugfacts/high-school-youth-trends>. Acesso em: 10 jun. 2013.

Unidade

04
Camila Magalhes Silveira*

PADRES DE CONSUMO DO LCOOL NA POPULAO BRASILEIRA

Nesta Unidade, voc ver informaes sobre os padres de consumo do lcool e o seu impacto no indivduo, na famlia e na sociedade. Para tanto, os tpicos referentes a esse tema estaro divididos em: dados epidemiolgicos relacionados ao uso do lcool; padres de consumo do lcool; diferenas entre os termos alcolatra e alcoolista; farmacologia do lcool; e, por m, sobre os efeitos do uso abusivo do lcool.
* Texto adaptado do Curso de Preveno ao uso indevido de drogas: capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido pela SENAD em 2011.

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

79

Dados epidemiolgicos relacionados ao uso do lcool


O lcool a droga lcita mais consumida no pas, provocando danos sociais e sade. Estudos nacionais e internacionais tm demonstrado a ocorrncia significativa de mortes e doenas associadas ao uso de lcool, sendo o alcoolismo a terceira causa de mortalidade e morbidade no mundo, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS). De acordo com a Organizao Mundial de Sade, a cada ano, cerca de dois bilhes de pessoas consomem bebidas alcolicas, o que corresponde a 40% da populao mundial acima de 15 anos de idade, e cerca de dois milhes de pessoas morrem em decorrncia das consequncias negativas do uso do lcool (por exemplo, intoxicaes agudas, cirrose heptica, violncia e acidentes de trnsito). Somente na Amrica Latina e regio do Caribe, estima-se que 10% das mortes e incapacitaes esto relacionadas ao consumo de bebidas alcolicas.
Importa registrar que [...] considerada bebida alcolica aquela que contiver 0,5 grau Gay-Lussac [Gay-Lussac (oGL=%V) a quantidade em mililitros de lcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidroalcolica] ou mais de concentrao, incluindo-se a bebidas destiladas, fermentadas e outras preparaes, como a mistura de refrigerantes e destilados, alm de preparaes farmacuticas que contenham teor alcolico igual ou acima de 0,5 grau Gay-Lussac (BRASIL, 2007, p. 5, grifos nossos).
Epidemiologia
Cincia que estuda quantitativamente a distribuio dos fenmenos de sade/doena e seus fatores condicionantes e determinantes nas populaes humanas; ou seja, no que diz respeito ao assunto que estamos estudando, o quanto os comportamentos relacionados ao consumo de lcool, como abuso e dependncia, so frequentes na nossa populao.

Estudo realizado em 2006 pela Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Unidade de Pesquisa em lcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de So Paulo, verificou, em uma amostra de 1.152 adultos brasileiros, que faziam uso do lcool, que 45% tinham problemas decorrentes do beber, no momento da pesquisa ou no passado, sendo 58% homens e 26% mulheres.

80

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Esses problemas relacionados ao uso de lcool so prioridades em termos de sade pblica, tornando necessria a elaborao de estudos sobre o tema, associados a campanhas preventivas e continuidade na implementao de polticas pblicas de sade efetivas.

Definies sobre padres de consumo do lcool


A grande maioria das pessoas que bebem o faz de forma moderada. H, contudo, evidncias de que o beber pesado tem se tornado cada vez mais frequente tanto em homens como em mulheres. Dessa forma, o aparecimento de problemas decorrentes desse padro de beber cada vez mais comum, mesmo em indivduos que no apresentam o diagnstico de dependncia alcolica. Quando os problemas provenientes do uso abusivo do lcool se tornam frequentes em diversas reas de atuao do indivduo (por exemplo: famlia, trabalho, sade fsica), ento, devemos investigar critrios para abuso e dependncia do lcool. Os principais padres de consumo de lcool mencionados na literatura cientfica so o uso moderado de lcool e abuso ou dependncia de lcool, detalhados a seguir.

Uso moderado de lcool


O uso moderado de bebidas alcolicas um conceito difcil de definir, na medida em que interpretado de maneira diferente de acordo com a percepo de cada indivduo. Comumente essa definio confundida com beber socialmente, que significa o uso de lcool dentro de padres aceitos pela sociedade. Ademais, com frequncia, a moderao vista de maneira errnea como uma forma de uso de lcool que no traz consequncias adversas ao consumidor. A Organizao Mundial de Sade (OMS) estabelece que, para se evitarem problemas com o lcool, o consumo aceitvel de at 15 doses/semana para os homens e 10 doses/semana para as mulheres, sendo que uma

No stio da OMS, voc encontra informaes e publicaes relacionadas temtica sade. Acesse: <http:// new.paho.org/ bra/>.

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

81

dose equivale, aproximadamente, a 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 40 ml de uma bebida destilada, e cada uma dessas contm 10 a 15 g de etanol. O National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) utiliza o termo beber moderado para se referir ao consumo com limites em que prejuzos no so esperados tanto para o indivduo quanto para a sociedade; os homens no devem ultrapassar o consumo de duas doses dirias de lcool; e as mulheres, de uma dose diria. Tanto homens quanto mulheres no devem beber mais de duas vezes na semana.
Importa destacar que beber pesado episdico (BPE) tambm considerado Binge Drinking por muitos autores definido como o consumo de cinco ou mais doses de bebidas alcolicas, em uma nica ocasio, por homens, ou quatro ou mais doses de bebidas alcolicas consumidas, em uma nica ocasio, por mulheres, pelo menos uma vez nas ltimas duas semanas. O critrio de BPE do NIAAA semelhante e definido como o consumo de cinco ou mais doses de bebidas alcolicas em uma nica ocasio por homens ou quatro ou mais doses de bebidas alcolicas consumidas em uma nica ocasio por mulheres, sem levar em conta a frequncia desse padro de consumo. A definio de BPE foi criada a partir de evidncias cientficas crescentes de que essas quantidades (5+/ 4+) aumentam o risco de o indivduo apresentar problemas relacionados ao uso do lcool.

Um corpo crescente de evidncias epidemiolgicas tem demonstrado, de modo consistente, que o beber pesado est associado a uma gama significativa de situaes adversas sade e sociedade, tais como: danos sade fsica, comportamento sexual de risco, gravidez indesejada, infarto agudo do miocrdio, intoxicao alcolica, quedas e fraturas, violncia (incluindo brigas, violncia domstica e homicdios), acidentes de trnsito, problemas psicossociais (ex. na famlia e no trabalho), comportamento antissocial e dificuldades escolares, tanto em jovens como na populao em geral. Alm disso, o beber pesado est associado a um aumento da mortalidade por todas as causas de doenas cardacas e est relacionado a um risco maior para transtornos psiquitricos, cncer e doenas gastrointestinais.

82

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Abuso ou dependncia do lcool


A definio de alcoolismo nem sempre acompanhou os critrios diagnsticos formais para as sndromes. Esses critrios foram elaborados, ao longo dos anos, pela Classificao Internacional de Doenas (CID) e pelo Manual Diagnstico Estatstico (elaborado pela Associao Americana de Psiquiatria). De acordo como o National Council on Alcoholism and Drug Dependence, alcoolismo uma doena primria, crnica, com fatores genticos, psicossociais e ambientais que influenciam seu desenvolvimento e manifestaes. A maior parte dos clnicos utilizam os critrios diagnsticos para abuso e dependncia do lcool a fim de tornar o diagnstico mais objetivo e estruturado e, com isso, facilitar o direcionamento do tratamento. A dependncia do lcool definida, no IV Manual Diagnstico Estatstico (DSM-IV) da Associao Americana de Psiquiatria, como a repetio de problemas decorrentes do uso do lcool em, pelo menos, trs das sete reas de funcionamento, ocorrendo conjuntamente em um perodo mnimo de 12 meses. Uma nfase especial atribuda tolerncia e/ou sintomas de abstinncia, condies associadas a um curso clnico de maior gravidade. A dependncia ocorre em homens e mulheres de todas as etnias e classes socioeconmicas. O diagnstico prediz um curso de problemas recorrentes devido ao uso do lcool e um consequente encurtamento da vida por uma dcada ou mais. Na ausncia de dependncia ao lcool, o indivduo pode receber o diagnstico de abuso de lcool se ele apresentar problemas repetidos decorrentes do uso do lcool em, pelo menos, uma das quatro reas relacionadas ao viver: esfera social, interpessoal, legal e problemas ocupacionais ou persistncia do uso em situaes perigosas (exemplo: beber e dirigir).
A OMS ainda esclarece que, em algumas situaes, o uso do lcool no recomendado nem em pequenas quantidades. Dentre elas se encontram:

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

83

mulheres grvidas ou tentando engravidar; pessoas que planejam dirigir ou que esto realizando tarefas que exijam alerta e ateno, como a operao de uma mquina; pessoas com condies clnicas que podem piorar com o uso de lcool, como a hipertenso e o diabetes; alcoolistas em recuperao; menores de 18 anos.

Diferenas entre os termos alcolatra e alcoolista


Os termos alcolatra e alcoolista so usados, quase que indistintamente pela comunidade cientfica e pelo pblico leigo, para definir a dependncia do lcool. O termo alcolatra foi utilizado, por muitos anos, para designar aqueles indivduos que bebiam abusivamente e que, por conta disso, tinham uma srie de problemas decorrentes do uso do lcool. O uso do termo alcolatra inadequado, pois confunde o dependente do lcool com algum que idolatra o lcool e, por conta disso, escolhe ou opta continuar fazendo uso da substncia a despeito dos problemas que ela gera para o bebedor e para seus familiares. O termo alcolatra, portanto, estigmatiza e rotula o bebedor como algum que est fadado a uma condio de depreciao, fraqueza e falta de escolhas, pois privilegia o lcool acima de todas as coisas. Essa condio no verdadeira, visto que, quando a dependncia est instalada, em muitas ocasies, o indivduo bebe para minimizar os efeitos da abstinncia, e no para ter prazer. O termo alcoolista, por sua vez, proposto por alguns pesquisadores como uma alternativa menos estigmatizante, visto que o termo coloca o indivduo como algum que tem afinidade pelo lcool e no seduzido por ele. O termo alcoolista foi utilizado em substituio ao

84

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

termo alcolatra a fim de no responsabilizar unicamente o bebedor pelos problemas decorrentes do uso do lcool, mas sim reconhecer que o lcool uma substncia lcita, socialmente aceita e disponvel; todavia, quando utilizada em grandes quantidades e frequncias, expe o bebedor a muitos riscos.
A expresso mais adequada para designar o indivduo que tem sintomas fsicos desencadeados pela falta do lcool, assim como outros problemas decorrentes do uso dessa substncia, dependente do lcool. A dependncia do lcool uma condio clnica. Quando identificada tal dependncia, so conferidos um diagnstico e um tratamento para o indivduo a fim de que ele possa se recuperar e voltar a ter uma vida dentro de um contexto social considerado normal.

Farmacologia do etanol
Etanol
uma molcula simples que se move facilmente atravs das membranas celulares, equilibrando-se rapidamente entre o sangue e os tecidos.

A farmacologia do lcool um tema particularmente importante para ser abordado neste captulo, uma vez que facilita o entendimento dos problemas decorrentes do uso dessa substncia em muitos indivduos que a consomem. O lcool o etanol (lcool etlico). O nvel do lcool no sangue, que denominamos de alcoolemia, expresso como gramas de etanol por litro (por exemplo, 0,2 g/l); o consumo de uma dose de bebida alcolica que equivale a uma lata de cerveja, uma taa de vinho de 140 ml ou a uma dose de bebida destilada de 35 ml , por um homem de 70 kg, resulta em uma alcoolemia de 0,2g/L, j uma mulher de 60kg ter a alcoolemia de 0,3 g/l. Os nveis mximos de concentrao de lcool no sangue geralmente ocorrem aps meia hora do consumo, mas podem variar na populao. O organismo subsequentemente metaboliza e excreta, aproximadamente, uma dose por hora; ou seja, se o indivduo beber quatro doses de bebidas alcolicas em uma festa, ter de esperar quatro horas, antes de

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

85

dirigir, para que todo o lcool saia de seu organismo. Vale lembrar que caf preto, refrigerante ou banho gelado no so medidas que resolvem esse tipo de situao, nem so capazes de acelerar a metabolizao do lcool e, consequentemente, diminuir a embriaguez. Como consequncia de sua alta solubilidade em gua, o etanol cai rapidamente na corrente sangunea, de onde distribudo para a maioria dos rgos e sistemas. O etanol absorvido pela boca, esfago (em pequenas quantidades), estmago, intestino grosso (em quantidades moderadas) e intestino delgado, local principal de sua absoro e tambm onde as vitaminas do complexo B so totalmente absorvidas. A taxa de absoro aumentada quando o estmago est vazio; ou seja, beber com o estmago vazio aumenta muito a absoro do lcool, fazendo com que o indivduo fique embriagado mais rapidamente. Somente 10% do etanol so excretados diretamente pelos pulmes, urina ou suor, e a maior parte metabolizada no fgado. Apesar de o lcool fornecer calorias (uma dose de bebida alcolica contm aproximadamente 70 a 100 kcal), estas so desprovidas de nutrientes, tais como minerais, protenas e vitaminas.

Indivduos que fazem uso crnico de grandes quantidades de lcool podem, com o passar do tempo, desenvolver complicaes em diversos rgos, tais como: inflamaes no esfago, no estmago, fgado gorduroso, hepatite e cirrose heptica, pancreatite, deficincias vitamnicas, demncia e cncer.

Consequncias negativas relacionadas ao abuso do lcool


Apresentam-se, a seguir, as consequncias negativas relacionadas ao abuso do lcool tanto sade quanto sociedade.

86

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

lcool e gravidez
O consumo excessivo de lcool entre as gestantes constitui um problema relevante de sade pblica, pois pode levar Sndrome Alcolica Fetal (SAF), expresso de maior comprometimento comportamental e neurolgico em filhos de mulheres que beberam em excesso na gestao. O consumo abusivo e/ou a dependncia do lcool traz, reconhecidamente, inmeras repercusses negativas sobre a sade fsica, psquica e a vida social da mulher. As mulheres com problemas decorrentes do uso de lcool e outras drogas apresentam caractersticas e necessidades de tratamento diferentes das dos homens. Os estudiosos propem, por isso, o desenvolvimento de programas especficos para mulheres, e o princpio fundamental para desenvolver e implementar esses programas utilizar estratgias particularmente responsivas s necessidades das mulheres.
Voc sabia que a gestante que abusa do lcool durante a gestao faz do feto um coconsumidor de lcool, uma vez que a placenta no filtra o lcool do sistema circulatrio da me para o feto? O resultado pode ser uma Sndrome Alcolica Fetal (SAF), com leses possveis, como deficincia de crescimento intrauterino e ps-natal, microcefalia, entre outros. Tambm so frequentes deformaes fsicas, principalmente nas extremidades, na cabea, no corao e nos rgos genitais. Outro sintoma frequente a sndrome de abstinncia, que se instala no recm-nascido logo aps o parto, podendo levar a uma morte repentina aps horas de vida, e que nem sempre devidamente diagnosticada. Aps 40-60 minutos de ingesto de lcool por uma gestante, a concentrao de lcool no sangue fetal fica equivalente concentrao de lcool no sangue da me.

As mulheres que fazem uso de lcool durante e aps a gestao esto expondo seus filhos a riscos j identificados em vrios estudos clnicos e experimentais, inclusive evidncias recentes sugerem que mesmo uma dose de lcool por semana est associada com possibilidade de dificuldades mentais. O recm-nascido de uma alcoolista pesada mama pou-

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

87

co, irritvel, hiperexcitado e hipersensvel, tem tremores e fraqueza muscular, tem alterao do padro de sono, transpira muito e pode ter apneia (no consegue respirar).
E o que faz o etanol no organismo que est em crescimento dentro do tero? Os danos pr-natais na poca da concepo e primeiras semanas podem ser de natureza mutagnica, levando a aberraes cromossmicas graves. No 1 trimestre, h o risco de m-formao e dismorfismo facial (alteraes na face), pois se trata de fase crtica para a formao do beb; no 2 trimestre, h o aumento da incidncia de abortos espontneos; e, no 3 trimestre, o lcool lesa outros tecidos do sistema nervoso. Alm disso, vai causar retardo de crescimento intrauterino e comprometer o parto, aumentando o risco de infeces e de trabalho de parto prematuro, o que constitui forte indicao de sofrimento fetal.

As alteraes fsicas e mentais que ocorrem na sndrome alcolica fetal podem ser totalmente prevenidas se a gestante no consumir lcool ao longo de sua gravidez; a recomendao da Academia Americana de Pediatria e do Colgio Americano dos Ginecologistas e Obstetras , portanto, a completa abstinncia de lcool, em qualquer quantidade e em qualquer fase da gravidez. Os danos que o etanol provoca em fetos de mulheres usurias de lcool so permanentes e irreversveis. H, porm, meios de reduzir as consequncias desse uso abusivo, por meio de aes multiprofissionais.

lcool e violncia
Estudos cientficos demonstram a relao entre o uso de lcool e violncia. Em pesquisas realizadas nos EUA, em 2001, os autores Brecklin e Ullman relataram que 76% das ocorrncias relacionadas violncia sexual tinham relao com o consumo de bebidas alcolicas. Outro estudo realizado pela Organizao Mundial da Sade na Argentina, no Brasil e no Mxico mostrou que cerca de 80% de pacientes que

88

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

deram entrada em setores de emergncia como vtimas de violncia (intencionais ou no intencionais) eram do sexo masculino e tinham menos de 30 anos de idade. Um estudo chileno demonstrou, tambm, uma porcentagem elevada de pessoas com alcoolemia positiva envolvidas em casos de violncia.
No Brasil, dados do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (Cebrid) apontaram que 52% dos casos de violncia domstica estavam ligados ao consumo de lcool pelo espancador.

A partir da reviso da literatura, sabe-se que o consumo abusivo de lcool um importante facilitador de situaes de violncia, aumentando o risco de um indivduo vir a cometer ou ser vtima de comportamentos violentos; o lcool no , contudo, a causa nica e direta da violncia. Outros fatores devem ser considerados, como os contextos sociais e culturais de cada situao e os fatores de risco.
Como visto, outros padres de consumo do lcool, como o beber pesado, antes mesmo da dependncia, trazem problemas de diversas ordens, tanto para o indivduo quanto para a famlia e para a sociedade em geral. Em funo disso, o lcool considerado um problema de sade pblica e requer aes de diversos nveis.

No prximo item, vamos falar um pouco da questo do uso de lcool como problema de sade pblica.

O lcool e a Sade Pblica


As aes de sade pblica tm um grande efeito no que se refere qualidade de vida das populaes, em decorrncia do acesso e disponibilizao de servios e tecnologias em sade. , por isso, necessrio compreender o conceito de sade pblica para que se possam planejar

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

89

intervenes, destinar melhor os recursos humanos e materiais a servios preventivos e curativos, bem como avaliar os programas e servios. Uma das definies de Sade Pblica foi apresentada por Charles-Edward Amory Winslow, nos EUA, em1920:
A arte e a cincia de prevenir a doena, prolongar a vida, promover a sade e a eficincia fsica e mental mediante o esforo organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infeces, a educao dos indivduos nos princpios de higiene pessoal, a organizao de servios mdicos e de enfermagem para o diagnstico precoce e pronto tratamento das doenas e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivduo na sociedade um padro de vida adequado manuteno da sade.

Como vimos no incio desta Unidade, a OMS estima em, aproximadamente, dois bilhes o nmero de consumidores de bebidas alcolicas no mundo. Nesse sentido, o desafio da sade pblica na rea de lcool e outras drogas o de implementar polticas que promovam e fortaleam aes de preveno. Para que as polticas de preveno ao uso de lcool sejam efetivas e apresentem uma legitimidade, de extrema importncia a monitorao do beber pesado episdico e do abuso/dependncia de lcool por meio de estudos epidemiolgicos.
Podemos citar algumas aes de polticas de preveno do uso de lcool, tais como: restrio de acesso de bebidas a menores, campanhas na mdia de massa, restrio de propagandas, controle do beber e dirigir, taxao de impostos, dentre outras.

Recente artigo cientfico publicado em uma das mais prestigiosas revistas cientficas do mundo, The Lancet, mostrou que intervenes breves (orientaes clnicas de curta durao) so altamente efetivas e possuem efeitos positivos sobre uma srie de consequncias nocivas do uso de lcool. Alm disso, tratamentos cognitivo-comportamentais e farmacolgicos tambm so avaliados como eficazes. O estudo tambm mostrou

90

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

que intervenes comunitrias, como o controle ao acesso de bebidas, levam diminuio de acidentes de trnsito e de violncia interpessoal. No que diz respeito associao entre bebida e direo, o estudo mostrou que a diminuio dos limites de lcool no sangue permitidos para condutores uma medida efetiva em diversos pases, sem contar que intensivos testes aleatrios de verificao de alcoolemia nas rodovias e pontos de parada, para verificao da sobriedade, reduzem fatalidades e acidentes no trnsito, especialmente os relacionados ao uso de lcool. Como podemos observar, o ideal que as polticas pblicas sobre o consumo de lcool sejam guiadas por evidncias cientficas que demonstrem boa relao custo-efetividade, consistncia nas aes implementadas e que contem com o apoio e a aprovao da comunidade no desenvolvimento de estratgias que tragam benefcios populao.

Resumo
Nesta Unidade, voc estudou que o lcool a droga lcita mais consumida no pas. Viu tambm que existem evidncias de que o beber pesado tem se tornado cada vez mais frequente e disseminado tanto entre homens como entre mulheres, e que o aparecimento de problemas decorrentes desse padro cada vez mais comum. Tambm foi possvel observar a relao do uso de lcool com a violncia e os desafios enfrentados pela sade pblica no que concerne ao uso do lcool na sociedade brasileira.

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

91

Exerccios de fixao
Ateno!

1. O lcool a droga lcita mais consumida no pas, provocando danos sociais e sade. Com relao aos padres de consumo do lcool na populao brasileira, marque a alternativa incorreta: a. ( ) O beber pesado episdico uma definio comumente confundida com beber socialmente. b. ( ) O beber pesado tem se tornado cada vez mais frequente tanto em homens como em mulheres. c. ( ) Os problemas relacionados ao uso de lcool so prioridades em termos de sade pblica. d. ( ) Quando os problemas provenientes do uso abusivo do lcool se tornam frequentes em diversas reas de atuao do indivduo, devemos investigar critrios para abuso e dependncia do lcool. e. ( ) Segundo a Organizao Mundial da Sade, cerca de dois milhes de pessoas morrem em decorrncia das consequncias negativas do uso do lcool. 2. A sociedade em geral pode ajudar no tratamento e recuperao de usurios da seguinte forma: a. ( ) Estigmatizando o usurio de lcool. b. ( ) Pensando que o usurio sempre uma pessoa sem carter. c. ( ) Entendendo que o problema de consumo de lcool no uma doena. d. ( ) Adotando em todas as circunstncias uma postura moralista. e. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu TUTOR.

92

Mdulo 1 | Classificao das drogas, epidemiologia e padres de uso

Referncias
ANDERSON, P.; CHISHOLM, D.; FUHR, D. C. Effectiveness and cost-effectiveness of policies and programmes to reduce the harm caused by alcohol. The Lancet, London (UK), v. 373, n. 9.682, p. 22342246, jun.2009. ANDRADE, L.; WALTERS, E. E.; GENTIL, V.; LAURENTI, R. Prevalence of ICD-10 mental disorders in a catchment area in the city of So Paulo, Brazil. Soc. Psychiatry Psych. Epidemiol, Heidelberg (DE), n. 37, n. 7, p. 316-327, jan. 2002. BRASIL. Decreto-lei n 6.117, de 22 de maio de 2007. Aprova a Poltica Nacional sobre o lcool, dispe sobre as medidas para reduo do uso indevido de lcool e sua associao com a violncia e criminalidade, e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo, Braslia, DF, 23 maio 2007, p. 5. CARLINI, E. A; GALDURZ, J. C. F; NOTO, A. R; NAPPO, S. A. I Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil 2001. So Paulo: UNIFESP; CEBRID, 2001. LARANJEIRA, R. et al. (Orgs.). I Levantamento Nacional Sobre os Padres de Consumo de lcool na Populao Brasileira. Reviso tcnica Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Braslia: SENAD, 2007. LEYTON, V.; PONCE, J.; ANDREUCCETTI, G. Problemas especficos: lcool e trnsito. In: Andrade, A. G; Anthony J; Silveira C. M. (Eds.). lcool e suas conseqncias: uma abordagem multiconceitual. Barueri, SP: Minha Editora, 2009.T MOREIRA, L. B.; FUCHS, F. D.; MORAES, R. S.; BREDEMEIER, M., CARDOZO, S.; FUCHS, S. C; VICTORA, C. G. Alcoholic beverage consumption and associated factors in Porto Alegre, a southern Brazilian city: a population-based survey. J. Stud. Alcohol, San Diego (USA), n. 57, p. 253-259, 1996. REHM, J.; CHISHOLM, D.; ROOM, R.; LOPEZ, A. D. Alcohol. In: Jamison, D. T. et al. (Eds.). Disease Control Priorities in Developing

Padres de consumo do lcool na populao brasileira

93

Countries. 2nd ed., Washington (USA): IBRD/The World Bank; New York (USA): Oxford University Press, 2006, p. 887-906. SILVEIRA, C. M.; PANG W.; ANDRADE, A.; ANDRADE, L. H. Heavy Episodic Drinking in the So Paulo Epidemiologic Catchment Area Study in Brazil: Gender and Sociodemographic Correlates. Journal of Studies on Alcohol, San Diego (USA), v. 68, n. 1, p. 18-27, Jan. 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen