Sie sind auf Seite 1von 10

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

SIMULADO MPU
guesa tu r o P a u g n L _    = rmtica fo In e d s e o _ =N Lgico io n c io c a R =    _ ecficos p s E s to n e im c e _=Conh
o MP - Organizao d ederal - Constituio F istrativo - Direito Admin alho - Direito do Trab - Direito Penal - Direito Civil

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


a) b) c) O elemento coesivo que em que supera a populao da Amrica Latina ou da frica subsahariana funciona como sujeito. O acento indicativo de crase no opcional na linha trs. Em ... pouco se fala e menos ainda se faz para pr fim aos sofrimentos de um contingente de famintos... h duas ocorrncias de ndice de indeterminao do sujeito. No sintagma ...aos sofrimentos de um contingente de famintos existe a obrigatoriedade de o termo ser regido por preposio. Na linha 1, podemos substituir a forma verbal existem por devem haver sem prejuzo da correo gramatical.

Lngua Portuguesa
Professoras Christiane Lins Silva e Janice Gama
PARA FAO, EVOLUO DA LUTA CONTRA A FOME NO MUNDO DECEPCIONANTE / 12:44 - 13/06/2004

Andr Deak Reprter da Agncia Brasil


So Paulo - Existem ainda 798 milhes de subnutridos no mundo, um progresso decepcionante em relao reduo da fome. Este um dos dados que a Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, a FAO, levantou no simpsio apresentado hoje durante a 11 Unctad - a Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento que est sendo realizada em So Paulo. Exceto quando uma guerra ou alguma calamidade natural centra brevemente as atenes e a compaixo mundial, pouco se fala e menos ainda se faz para pr fim aos sofrimentos de um contingente de famintos que supera a populao da Amrica Latina ou da frica subsahariana, pondera a organizao. A maior parte deste contingente est na frica localizada abaixo do deserto do Sahara, conhecida como subsahariana. Somente l so 198 milhes de desnutridos. A sia e a regio do Pacfico vm em segundo lugar, com 156 milhes de famintos, seguidos pela China (135 milhes), pela Amrica Latina e Caribe (53 milhes), pelo Oriente e a frica do Norte (41 milhes), pelos chamados pases em transio (34 milhes) e os pases industrializados (10 milhes). O Brasil, especificamente, vem reduzindo o nmero de subnutridos desde o incio da pesquisa, em 1990. Junto com o Brasil, neste panorama de reduo da fome, incluem-se tambm China, Vietnam, Tailndia, Peru, Gana, Sri Lanka e Nambia. O secretrio de Agricultura Familiar do governo brasileiro, Walter Bianchini, que tambm estava presente, destacou que h um grande potencial de desenvolvimento social atravs de incentivos a este modelo de agricultura. Explicou o programa Fome Zero, que distribui cupons de alimentao para combater a fome. 01. As seguintes questes esto incorretas em relao ao texto, exceto: a) Podemos afirmar que existem mais de 798 milhes de subnutridos no mundo. b) A Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento que est sendo realizada em So Paulo levantou no simpsio apresentado que decepcionante os dados quantitativos em relao reduo da fome. c) As atenes e a compaixo mundial so centradas brevemente durante uma guerra ou alguma calamidade natural e pouco se fala e menos ainda se faz para pr fim aos sofrimentos de um contingente de famintos que no supera a populao da Amrica Latina ou da frica subsahariana, pondera a organizao. d) A FAO, Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, posicionou-se junto 11 Unctad a respeito da reduo da fome. e) O Brasil vem aumentando o nmero de subnutridos desde o incio da pesquisa, em 1990. 02. Nas questes 02 a 04, marque a afirmao que no verdadeira.

d) e)

03. a) Em h um grande potencial de desenvolvimento social, a ocorrncia das aspas traduz a fala do secretrio de Agricultura Familiar do governo brasileiro. b) Na linha 15 h uma orao reduzida de particpio. c) As vrgulas existentes na linha 22 podem ser retiradas sem prejuzo da correo. d) A locuo verbal vem reduzindo no pode ser substituda por reduziu pois compromete a coerncia textual. e) No trecho A maior parte deste contingente est na frica... possvel pr o verbo no plural. 04. a) Em h um grande potencial de desenvolvimento social, o sintagma sublinhado no exerce a funo sinttica de sujeito do verbo haver. b) A supresso das vrgulas na linha 28 no compromete a correo gramatical. c) Explicou o programa Fome Zero... o termo sublinhado funciona como objeto do verbo explicar. d) O ponto final aps a palavra agricultura na linha 31 compromete o paralelismo sinttico. e) Em incluem-se tambm China, Vietnam, Tailndia, Peru, Gana, Sri Lanka e Nambia., o pronome se funciona como partcula apassivadora. O acordo de livre comrcio entre o Mercosul e a Unio Europia depende de vontade poltica afirmou hoje o ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim. O que poderia ser feito no nvel tcnico j foi feito. Claro que haver sempre detalhes a acertar, mas preciso entender que assim como a oferta da Unio Europia limitada, no podemos fazer cinco emendas constitucionais e 23 mudanas na lei para agradar os europeus. Isto eu no vou fazer, declarou Amorim. (Mylena Fiori com adaptaes - 13/6/2004) 05. Assinale a opo que d continuidade ao texto acima de forma coerente. a) O ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reafirmou que o Brasil mudar a Constituio Federal para fechar o acordo de livre comrcio e que h segmentos que o pas no abrir - como a mdia, que no admite participao majoritria de estrangeiros. b) O ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Celso Amorim, reafirmou que o Brasil no mudar a Constituio Federal para fechar o acordo de livre comrcio e que h segmentos que o pas no abrir - como a mdia, que no admite participao majoritria de estrangeiros.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


08. a) O primeiro motivo levantado pelos empresrios europeus para levar servios para outros pases foi reduo de custos trabalhistas. b) O segundo motivo foi reduo de outros custos, seguido por melhora na qualidade. c) Entre os motivos decisivos para escolher o pas que receber essas empresas, esto principalmente os custos, a habilidade dos trabalhadores locais e o fuso-horrio. d) Mas tambm so levados em considerao fatores mais subjetivos como o sucesso dos concorrentes com experincias naquele local, a situao poltica do pas e o lobby produzidos a favor daquela regio. e) O secretrio-geral do Comit Conselheiro dos Sindicatos, John Evans, advertiu que no h como defender o aumento de trabalho em um pas e desencorajar em outro. A nossa maior preocupao que esta estratgia de investimento seja usada para controlar os trabalhadores. Precisamos de sindicatos fortes nesse momento, finalizou. (Questes 7 e 8: Andr Deak - com adaptaes /15/6/2004) 09. a) Em pronunciamento a representantes de movimentos sociais e ONGs de diversos pases, o presidente Luiz Incio Lula da Silva pediu hoje que a sociedade civil organizada passe a acompanhar os esforos para alcanar as Metas do Milnio, conjunto de objetivos na rea de indicadores sociais assumido por pases de todo o mundo at 2015 em setembro de 2000, na Cpula do Milnio, considerada a maior reunio de chefes de Estado e de governo da Histria. b) Lula tambm voltou a defender uma poltica internacional que leve a conta o desejo de no s um pas. c) Ele disse serem necessrias mudanas no mundo globalizado. Queremos que os pases em desenvolvimento cresam de uma forma mais justa, com maior poder de comercializao, disse o presidente. d) Os representantes de movimentos sociais que dialogaram com Lula participam at a prxima sextafeira do Frum da Sociedade Civil, evento paralelo Unctad XI (11 reunio da Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento). e) Encerrando as atividades em So Paulo, Lula visita as obras de ampliao do aeroporto internacional de Congonhas. (Paula Menna Barreto - com adaptaes /15/6/2004) 10. a) A Organizao das Naes Unidas (ONU) lanou hoje um relatrio sobre a situao da mulher no mercado de trabalho dos pases em desenvolvimento. Intitulado Comrcio e Gnero: Oportunidades e Desafios para Pases em Desenvolvimento, o documento foi apresentado em uma sesso de debates da 11 reunio da Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento (Unctad XI). b) O levantamento mostra que, nos ltimos 25 anos, a participao feminina no mercado de trabalho dos pases da Amrica do Sul subiu de 26% para 45%. c) No Brasil, esse ndice passou de 39%, em 1993, para 41%, em 2001 (evoluo semelhante a vivenciada pelo Japo no mesmo perodo de tempo). d) O setor em que a presena feminina brasileira maior, continua sendo os de servios, trabalho comunitrio e social.

c)

d)

e)

O ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reafirmou que o Brasil no mudar a Constituio Federal para fechar o acordo de livre comrcio e que no h segmentos que o pas no abrir - como a mdia, que no admite participao majoritria de estrangeiros. O ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reafirmou que o Brasil no mudar a Constituio Federal para fechar o acordo de livre comrcio e que h segmentos que o pas no abrir - como a mdia, que no admite participao majoritria de estrangeiros. O ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reafirmou que o Brasil no mudar a Constituio Federal para fechar o acordo de livre comrcio e que h segmentos que o pas no abrir - como a mdia, que admite participao majoritria de estrangeiros. (Mylena Fiori com adaptaes 13/6/2004)

06. Assinale a opo correspondente a erro gramatical, no texto abaixo. O acordo de livre comrcio entre o Mercosul e a Unio Europia depende de vontade poltica (1) afirmou hoje o ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim. O que poderia ser feito (2) no nvel tcnico (3) j foi feito. Claro que haver sempre detalhes (4) a acertar, mas preciso entender que assim como a oferta da Unio Europia limitada, no podemos fazer cinco emendas constitucionais e 23 mudanas na lei para agradar os europeus (5). Isto eu no vou fazer, declarou Amorim. a) 1. d) 4. b) 2. e) 5. c) 3. Nas questes 7 a 11, marque o segmento do texto que apresenta erro de estruturao sinttica e/ou ortografia. 07. a) Quase metade das 500 maiores empresas da Europa pretendem levar para o exterior servios antes prestados em seu prprio territrio, inclusive para pases como o Brasil e o Mxico. b) Apesar de a maior parte das empresas se instalar na Europa e os maiores volumes de emprego seguirem para a sia, em especial para a ndia, a Amrica Latina tambm deve receber esse tipo de terceirizao. c) As informaes so de um relatrio produzido pela Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento (Unctad) em conjunto com a empresa de consultoria Roland Berger, e foi citado em um simpsio sobre investimentos estrangeiros que ocorreu hoje em So Paulo, como parte da 11 Unctad. d) De acordo com o representante indiano presente no simpsio, para cada dlar investido em empresas terceirizadas no exterior, 58 centavos so economizados (se a empresa fizesse o mesmo servio em seu pas de origem). Em relao ao lucro produzido, de cada US$ 1,45, 66% desse valor volta para o pas de origem, ou seja, US$ 1,12. e) O embaixador e secretrio-geral da Unctad, Rubens Ricupero, que esteve no encontro representando o presidente Luiz Incio Lula da Silva, afirmaram que a entrada dos investimentos estrangeiros nos pases no esto mais em discusso. A poltica para esses investimentos que devem ser de qualidade. A questo como podemos tirar benefcios desses investimentos.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


a) b) c) mas. talvez. todavia. d) e) sem que. ainda que.

e)

Nessas reas, h oito anos, mais da metade da fora de trabalho (59%) composta por mulheres. O mesmo no acontece em reas como construo, transporte e telecomunicaes.

11. a) No relatrio, um projeto desenvolvido no Maranho com o baba citado como exemplo de participao da mulher no mercado de extrativismo. b) Pases do norte da frica e o oeste da sia no receberam tantos elogios dos consultores da ONU. Nesses locais, apenas uma a cada trs mulheres economicamente ativa. c) Mesmo em pases com sucesso econmico - como Hong Kong, Coria e Malsia os homens continuam a dominar quase 70% do mercado de trabalho, sendo maioria absoluta em reas mais lucrativas. d) Em todos os pases analisados pelas Naes Unidas, os homens seguem recebendo duas vezes mais do que as mulheres, maioria no mercado informal. e) Cerca de 60% dos 550 milhes de trabalhadores mais pobres do planeta so do sexo feminino. (Questes 10 e 11: Juliana Czar Nunes com adaptaes / 15/6/2004) 12. (Pucpr - 2003) Enquanto o pai procurava uma soluo para o conflito, no seu quarto, no sto, estava o filho dormindo, tranqilo, em paz consigo e com o mundo. Para ele, no havia mais problema: tudo tinha sido resolvido com a conversa que tivera com a me. 1. 2. 3. 4. 5. Observe as seguintes afirmaes: O texto est pontuado corretamente. O texto contm uma ambigidade relacionada ao termo no seu quarto. Caso se retire a vrgula colocada aps a palavra dormindo, esta passa a ser a referncia para a palavra tranqilo e no mais a palavra filho. Os dois pontos colocados aps a palavra problema podem ser substitudos por ponto sem maiores prejuzos para o significado do enunciado. O ponto e os dois pontos que aparecem no enunciado podem ser substitudos por vrgula, continuando, mesmo assim, o texto corretamente pontuado. Das afirmaes acima, pode-se dizer que no est correta ou no esto corretas: somente a 5. d) a 4 e a 5. somente a 1. e) a 1 e a 2. somente a 3.

14. (PucRS 2003) A nica frase que se caracteriza por obedecer norma culta do idioma : a) Se voc pertencesse a uma minoria estigmatizada, tua opinio talvez fosse diferente, disse a jovem, indignada. b) Representantes do Movimento Negro garantem que elas mesmo iro resolver a questo pendente. c) Se aprende a conviver com as diferenas a medida que vai se exercitando a tolerncia. d) difcil para mim aceitar tantas injustias em nome da origem e da cor. e) Ainda fico meia triste diante do abandono sofrido pelos indgenas, declarou a jovem. 15. (PucPR 2003) Observe as frases incompletas: 1. 2. 3. 4. Os elementos _____ se dispe no permitem tirar grandes concluses. Com certeza existem pessoas _____ poucas vezes nos lembramos. H provocaes _____ no possvel resistir. Essa foi uma das perguntas _____ no consegui responder. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaos, completando as frases. a que, que, a que, a que. de que, de quem, a que, a que. de que, das quais, que, de que. a que, de que, das quais, que. com que, que, que, a qual.

a) b) c) d) e)

Informtica
Professor Roberto Andrade
01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail so: a) SMTP e POP. d) FTP e WWW. b) WWW e HTTP. e) POP e FTP. c) SMTP e WWW. 02. Uma forma de abrir uma janela para alterar o tipo de fonte em um texto no MS Word , aps selecion-lo, clicar no menu: a) Exibir e em Barra de Ferramentas. b) Ferramentas e em Tipos de Fontes. c) Editar e em Substituir. d) Formatar e em Fonte. e) Ferramentas e em Estilo de Fonte. 03. III III IV VVI Considere as aes abaixo: selecionar o trecho desejado. abrir o menu Editar. clicar em Copiar. clicar em Colar. clicar uma clula. clicar no documento. A seqncia de aes executadas nos dois aplicativos para a importao de dados de uma planilha Excel para uma tabela em um documento Word : I, II, III, IV e V. d) V, I, II, III, VI e III. IV, V, IV, III e II. e) I, IV, V, IV, III e II. I, II, III, VI, II e IV.

a) b) c)

O desenvolvimento cientfico e tecnolgico, embora traga inegveis benefcios (pensemos nos avanos da medicina e dos meios de comunicao, nas facilidades proporcionadas pelos modernos meios de transporte e pelos inmeros aparelhos eletrodomsticos que fazem parte de nosso cotidiano), criou tambm novos e graves problemas. Chaplin denunciou a desumanizao do trabalho no filme Tempos Modernos; alguns anos depois, a humanidade assistia atnita ao holocausto nuclear em Hiroshima e Nagasaki. Descobriuse que a cincia nem sempre benfica ao homem: tudo depende de como ela usada. (Carlo Roberto - Fei/99; com adaptaes) 13. A conjuno embora (linha 1) poderia ser substituda por:

a) b) c)

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


a) b) c) So verdadeiras as afirmaes: I, II e III. d) II, III e IV. I, II e IV. e) I, II, III e IV. I, III e IV.

04. Analise as seguintes afirmaes: I - O Internet Explorer permite a definio da pgina inicial a ser apresentada quando ele aberto. II - No Internet Explorer s possvel visualizar os sites atualizados ou pginas da Web atualizadas se o computador estiver desconectado Internet. III - Alm dos nveis de segurana alto, mdio e baixo, o Internet Explorer permite que voc especifique um nvel personalizado. IV - Uma boa alternativa para exibir pginas da Web mais depressa no Internet Explorer configur-lo para no mostrar figuras, reproduzir animaes, reproduzir vdeos ou tocar sons. So verdadeiras as afirmaes: a) I, II e III. d) II, III e IV. b) I, II e IV. e) I, II, III e IV. c) I, III e IV. 05. No conjunto de protocolos TCP/IP, o protocolo utilizado para transferncia de arquivos o: a) DNS. d) Telnet. b) IP. e) WWW. c) FTP. 06. No Windows 2000 Profissional, considere a operao de mover / copiar um arquivo, efetuada apenas com o boto esquerdo do mouse, isto , sem fazer uso do teclado. Em relao a esta operao, correto afirmar que: a) se o arquivo for arrastado para o mesmo volume da pasta de origem, este ser movido para o novo destino. b) se o arquivo for arrastado para um volume diferente daquele da pasta de origem, este ser movido para o novo destino. c) o arquivo ser copiado para o novo destino apenas quando for arrastado para o mesmo volume da pasta de origem. d) se o arquivo for arrastado para um volume diferente daquele da pasta de origem, um atalho do arquivo criado na pasta destino. e) independente do volume de destino, o arquivo sempre copiado, isto , nunca movido. 07. A principal funo da ferramenta Visualizar impresso do MS Word 2000 : a) testar o status da comunicao com a impressora via porta paralela. b) visualizar os erros de concordncia e gramtica. c) apresentar na tela do monitor como o documento que est sendo editado, ser impresso. d) exibir o status da impresso dos arquivos medida que estes so impressos. e) exibir o status da impressora (nvel de tinta, quantidade de papel, etc). 08. Analise as seguintes afirmaes referentes ao MS Excel: I - Para calcular a mdia de dados contidos nas clulas B3, C3 e D3, pode-se utilizar uma das duas frmulas: = mdia(B3:D3) ou = (B3+C3+D3)/3. II - Quando se abre uma nova pasta de trabalho em branco, esta exibe por padro trs planilhas. III - As trs maneiras utilizadas para efetuar uma soma so: por meio da funo SOMA, do operador +, e do boto AutoSoma. IV - O resultado da frmula =B2+C2*2, onde B2=16, C2=8, igual a 80.

09. No Excel, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se o intervalo das clulas E1 at E10 de 1 a 10. Em seguida, preenche-se a clula F1 com Janeiro e a clula G1 com Fevereiro. Finalmente, seleciona-se a clula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleo, o resultado da clula F10 ser: a) Janeiro. d) Julho. b) Fevereiro. e) nulo. c) Outubro. 10. Cada conta de e-mail tem um endereo nico, que dividido em duas partes: a primeira usada para identificar a caixa de correio de um usurio, e a segunda usada para identificar o servidor em que a caixa de correio reside. Por exemplo, no e-mail bemtivi@passaro.com.br, bemtivi a primeira parte e passaro.com.br a segunda parte. Com relao s caixas postais e endereos eletrnicos, correto afirmar que: I - Na Internet, cada conta de e-mail de um determinado servidor est associada a um endereo IP nico vlido na Internet. II - em um servidor de e-mail apenas o e-mail da conta do administrador dever estar associado a um endereo IP nico vlido na Internet. III - o software de e-mail no servidor remetente utiliza a segunda parte para selecionar o servidor de destino e o software de e-mail no computador de destino utiliza a primeira parte para identificar a caixa de correio do usurio. IV - em um servidor de e-mail, cada caixa postal poder armazenar mensagens de no mximo 5 Mb. Para receber mensagens maiores, o administrador dever reservar mais caixas postais para um mesmo endereo, reduzindo assim o nmero mximo de contas de e-mail permitidos para um servidor. So verdadeiras as afirmaes: a) I, II, III e IV. d) I, II e III. b) I e III. e) III e IV. c) I e II.

Raciocnio

Lgico
Professor Arnon Alex

01. a) b) c)

A negao da proposio x (A-B) equivale a: x A e x B. d) x A ou x B. x A e x B. e) x A e x B. x A ou x B.

02. Duas pessoas A e B, so tais que Se A alta ento B baixa. Pode-se concluir que: a) Se A no alta, ento, B no baixa; b) Se B baixa, ento, A alta; c) Se B no baixa, ento, A no alta; d) Se A alta, ento, B baixa; e) Nenhuma das proposies acima vlida.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


d) e) Das pessoas do grupo, pelo menos duas sero homenageadas num mesmo ms do ano; Nenhuma das concluses acima esto certas.

03. Ou Ana ser mdica, ou Paula ser enfermeira, ou Tas ser Psicloga. Se Bruno for Professor, ento Tas ser Psicloga. Se Paula for enfermeira, ento Bruno ser Professor. Ora, Tas no ser Psicloga. Ento: a) Ana ser Mdica e Paula no ser Enfermeira. b) Ana no ser Mdica e Bruno no ser Professor. c) Tas ser Psicloga e Paula ser Enfermeira. d) Paula ser Enfermeira ou Bruno ser professor. e) Paula no ser Enfermeira e Bruno ser professor. 04. A negao da proposio hoje est sol e amanh vai chover : a) Hoje est sol ou amanh vai chover. b) hoje no est sol e amanh vai chover. c) Hoje no est sol e nem amanh vai chover. d) Hoje no est sol ou amanh no vai chover. e) Hoje est sol ou amanh no vai chover. 05. A sentena (x / x y) a negao de: a) x / x y. d) x ; x > y. b) x / x < y. e) x ; x < y. c) x ; x y. 06. Se verdade que Nenhum professor chato, tambm ser verdade que: a) Nenhum no-chato Professor. b) Pelo menos um no-chato Professor. c) Nenhum Professor no-chato. d) Nenhum chato no-Professor. e) Todos no-Professores so no-chatos. 07. Quer-se criar uma comisso constituda de um gerente e cinco membros. Sabendo-se que as escolhas devem ser feitas dentre um grupo de dez pessoas. Quantas comisses distintas podem ser formadas com essa estrutura? a) 100. d) 1000. b) 250. e) 1260. c) 500. 08. Num campeonato, 20 clubes de futebol disputam entre si em dois turnos primeira colocao; Havendo mais um jogo de desempate, pois dois dos clubes empataram ao final do campeonato. Podemos afirmar que o numero de jogos disputados foi de. a) 361. d) 401. b) 381. e) 411. c) 391. 09. Atentando para os vocbulos que formam a sucesso lgica a seguir: ADORADO; RABO; NOJENTO; DOENTE; X. Sabendo-se que X uma das respostas possveis abaixo, pode-se concluir que X : a) UMBIGO. d) GANSO. b) GUERRA. e) PLATO. c) DESCANSAR. 10. Machado reuniu-se com 12 pessoas do seu grupo de trabalho, para prepararem a lista do homenageado do ms, que ser composta por todo aniversariante de cada ms do ano. Das afirmaes a seguir, a nica necessariamente verdadeira : a) Pelo menos uma das pessoas do grupo em questo, nasceu em abril ou maio; b) Pelo menos quatro das pessoas deste grupo so do sexo masculino; c) Nenhuma delas nasceu em janeiro;

Conhecimentos Especficos
Organizao do MP Professor Rafael Louzada 01. So princpios institucionais do ministrio pblico: a) a independncia funcional, a individualidade e a inamovibilidade. b) a inamovibilidade, a vitaliciedade e a unidade. c) a unidade, a independncia funcional e a indivisibilidade. d) a vitaliciedade, a independncia funcional e a unidade. e) a indivisibilidade, a oficialidade e a independncia funcional. 02. A lei ordinria, denominada Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico, destinada aos Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados, tem a iniciativa: a) do Conselho Superior do Ministrio Pblico. b) do Procurador-Geral de Justia. c) do Procurador-Geral da Repblica. d) do Colgio de Procuradores. e) do Presidente da Repblica. 03. Os membros vitalcios do Ministrio Pblico somente perdero o cargo: a) aps processo administrativo, com deciso irrecorrvel, por abandono do cargo por prazo superior a 30 dias. b) aps processo administrativo, com sentena transitiva em julgado, pelo exerccio da advocacia. c) aps processo administrativo, com deciso irrecorrvel, pela prtica de fato definido como crime. d) aps processo judicial, com sentena transitada em julgado, pela prtica de crime. e) aps processo judicial, com sentena transitada em julgado, pelo no comparecimento reunio convocada pelo Procurador-Geral de Justia. 04. O Procurador-Geral de Justia escolhido da seguinte forma: a) dentre os Procuradores de Justia, com voto de toda a classe. b) dentre os Promotores de Justia vitaliciados, com voto de toda a classe. c) dentre os Procuradores de Justia, com voto de todos os membros vitaliciados. d) dentre os Procuradores e Promotores de Justia, com votos de toda a classe. e) dentre os Procuradores e Promotores de Justia, com voto de todos os membros vitaliciados. 05. Os membros do Ministrio Pblico em especial Procuradores da Repblica, sero processados e julgados originariamente: a) no Juzo onde exeram suas funes. b) no local do fato. c) no Superior Tribunal de Justia. d) no Supremo Tribunal Federal. e) no Tribunal Regional Federal.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


e) jurisdicional do Estado, incumbindo-se a defesa dos interesses individuais indisponveis; uma instituio no permanente, no essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-se a defesa dos interesses individuais indisponveis.

06. Qual Procurador Geral nomeado pelo Presidente da Repblica: a) do Ministrio Pblico Federal. b) do Ministrio Pblico Militar. c) do Ministrio Pblico do Trabalho. d) do Ministrio Pblico Distrital. e) do Ministrio Pblico Estadual. 07. A deciso do Procurador-Geral de Justia determinando o arquivamento de inqurito policial poder ser revista pelo: a) Tribunal de Justia. b) Colgio de Procuradores de Justia. c) Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. e) Superior Tribunal de Justia. 08. O Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, NO poder: a) expedir notificaes para colher depoimentos. b) requisitar conduo coercitiva daquele que no comparecer quando notificado. c) requisitar informaes, exames periciais e documentos de autoridades federais. d) requisitar informaes, exames periciais e documentos de autoridades estaduais. e) determinar a priso preventiva ou temporria, sempre que requerida por autoridade policial. 09. A intimao pessoal do membro do Ministrio Pblico para manifestar-se em processo no qual atue ser feita: a) pelo correio; b) por mandado judicial; c) diretamente pelo Juiz; d) com a entrega dos autos com vista; e) em cartrio. 10. Segundo a Lei 8.625/93, constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, estejam ou no no exerccio de suas funes: a) examinar, em qualquer Juzo ou Tribunal, autos de processos findos ou em andamento; b) ser ouvido, como testemunha ou ofendido, em qualquer processo ou inqurito, em dia, hora e local previamente ajustado; c) usar as vestes talares e as insgnias privativas do Ministrio Pblico; d) ter acesso ao indiciado preso, exceto quando decretada a sua incomunicabilidade; e) receber intimao pessoal. 11. A Constituio Federal brasileira define o Ministrio Pblico com as seguintes caractersticas, dentre outras: a) uma instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa dos interesses individuais disponveis; b) uma instituio permanente, no essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa dos interesses individuais indisponveis; c) uma instituio no permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-se a defesa dos interesses sociais; d) uma instituio permanente, essencial funo

12. Os membros do Ministrio Pblico podem ser substitudos uns pelos outros, segundo o estabelecido em lei, com fundamento no princpio da: a) unidade. b) independncia funcional. c) inamovibilidade. d) vitaliciedade. e) indivisibilidade. 13. Dentre as funes institucionais do Ministrio Pblico, inclui-se: a) promover, privativamente, a ao civil pblica. b) promover, privativamente, a ao penal pblica. c) presidir, privativamente, o inqurito policial. d) presidir, concorrentemente, o inqurito civil pblico. e) presidir, concorrentemente, o inqurito policial. 14. A autonomia funcional, administrativa e financeira do Ministrio Pblico compreende: a) a possibilidade de criao e extino de seus cargos, independentemente de lei. b) o reajuste de vencimentos de seus membros, independentemente de lei. c) a escolha direita do Procurador-Geral de Justia, independentemente de ato do governo. d) a possibilidade de provimento dos cargos iniciais da carreira, independentemente de ato do governador. e) a elaborao de seu oramento, independentemente de ato do Legislativo. 15. a) b) c) d) e) Quais dos rgos abaixo rgo de execuo do MP: Colgio de Procuradores. Corregedoria Geral do MP. Centro de Apoio Operacional. Conselho Superior do MP. Secretaria Geral de Administrao do MP. Constituio Federal Professor Rafael Louzada 16. a) b) c) d) e) 17. a) b) c) d) e) No constitui fundamentos da Repblica Soberania. Cidadania. Pluralismo poltico. Defesa da paz. Dignidade da pessoa humana. Se todo o Poder emana do Povo, quem os exerce? somente o povo. seus representantes eleitos pelo voto direto. o povo e seus representantes. seus representantes pelo voto indireto. o povo somente de forma indireta.

18. So formas de participao do povo no Poder, EXCETO: a) Plebiscito. d) Mtodo bonapartista. b) Referendo. e) Voto. c) Iniciativa popular.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


alternativa que apresenta erro quanto fixao do teto quanto ao funcionalismo pblico: aos servidores do municpio fica o teto limitado ao subsidio do prefeito. servidor que trabalha no executivo estadual o teto o do Governador do Estado. servidor do judicirio fixado como teto o subsidio do desembargador e este correspondente 90,25% do subsidio do STF. servidor do legislativo do municpio ter como teto o subsidio dos vereadores. o subsidio dos ministros do STF continua sendo o paradigma geral. Direito Administrativo Professor Jalles Pires 26. Um ato administrativo pode extinguir-se por ter cumprido seus efeitos, pelo desaparecimento do sujeito ou do objeto ou ainda por sua retirada do mundo jurdico. Analise as afirmativas abaixo, assinalando a verdadeira. a) Na revogao do ato administrativo, seus efeitos retroagem data da edio do ato revogado. b) Na invalidao do ato administrativo, seus efeitos retroagem data da edio do ato anulado. c) O ato de revogao pode ser praticado pelo Poder Judicirio. d) Os efeitos gerados pela convalidao so ex nunc. e) Ocorre contraposio quando surge norma jurdica que torne inadmissvel a situao antes permitida pelo direito. 27. O contrato administrativo uma espcie do gnero contrato da administrao. Qual das caractersticas do contrato administrativo permite a aplicao de penalidades por parte da administrao pblica? a) finalidade pblica. b) mutabilidade. c) procedimento legal. d) presena de clusulas exorbitantes. e) obedincia forma prescrita em lei. 28. A licitao o procedimento pelo qual a administrao seleciona a proposta mais vantajosa na celebrao de contratos de seu interesse. Assinale a alternativa que indica, corretamente, todas as modalidades de licitao: a) concorrncia, tomada de preos, sorteio, prego e concurso. b) concorrncia, prego, convite, lance livre e leilo. c) tomada de preos, leilo, prego, concorrncia, convite e concurso. d) prego, convite, chamada, concurso e leilo. e) tomada de preos, convite, concorrncia, concurso e leilo. 29. Com relao s formas de provimento, analise os itens a seguir e marque a alternativa correta: a) da reintegrao, que o retorno do servidor aposentado ao servio pblico por cessarem os motivos da aposentadoria, poder ocorrer a reconduo. b) a nomeao em carter efetivo depende de aprovao em concurso pblico, que ter validade de dois anos, prorrogvel por igual perodo.

19. A Constituio Brasileira de 1988 est classificada como: a) material, no-escrita, histrica, outorgada rgida e sinttica. b) formal, escrita, dogmtica, promulgada, rgida e sinttica. c) material/ formal, histrica, promulgada, rgida e analtica. d) formal/material, dogmtica, promulgada, semi-rgida e analtica. e) material/ formal, dogmtica, promulgada, rgida e analtica. 20. acerca dos direitos fundamentais: I - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se no segundo caso o trnsito em julgado da deciso. II - a lei estabelecer o procedimento de desapropriao sempre por justa e prvia indenizao em dinheiro. III - as entidades associativas quando autorizadas podero representar judicial e extrajudicialmente seus associados. /so correta(s): a) I. d) III. b) I,II e II. e) II e III. c) II. 21. Dos cargos abaixo somente qual poder ser preenchido por brasileiro naturalizado: a) Presidente da Repblica. b) Presidente da Cmara do Deputados. c) Senador. d) Oficial das Foras Armadas. e) Diplomata. 22. a) b) c) d) e) So considerados smbolos da Repblica brasileira: O hino, as matas e o territrio. A bandeira os selos e as matas. O hino os selos e as armas. As armas a bandeira e o territrio. A bandeira os selos e o territrio.

a) b) c)

d) e)

23. Durante o prazo improrrogvel do concurso: a) poder ser realizado outro concurso. b) no poder ser realizado outro concurso se ainda existirem candidatos aprovados. c) poder ser realizado outro concurso desde que convoquem os aprovados do concurso passado. d) deve-se esperar necessariamente o termo final do concurso para novas convocaes. e) poder ser realizado outro concurso no necessitando observar antigos aprovados. 24. Marque a alternativa correta: a) os subsdios e o vencimento so irredutveis. b) os subsdios e os vencimentos so irredutveis, salvo excees. c) os subsdios e o vencimento so redutveis, salvo excees. d) os subsdios e os vencimentos so redutveis. e) somente o subsidio irredutvel. 25. Com o advento da nova reforma da previdncia inserida pela Emenda Constitucional no 41, marque a

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


34. O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: a) Por 4 dias consecutivos, em virtude de casamento. b) Por at 3 dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge. c) Por 2 dias consecutivos, para fim de se alistar eleitor. d) Por at dois dias consecutivos, em caso de falecimento de irmo. e) por 8 dias consecutivos, em virtude de casamento. 35. O contrato de experincia no poder exceder o prazo de: a) 90 dias. d) 120 dias. b) 60 dias. e) 30 dias. c) 45 dias. Direito Penal

c)

d)

e)

ser tornado sem efeito o aproveitamento, que o retorno ao servio pblico do servidor posto em disponibilidade, se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal. a reconduo decorre de inabilitao em estgio probatrio, reintegrao do anterior ocupante e reduo na capacidade fsica ou mental do servidor, verificada em inspeo mdica. so formas de provimento a nomeao, a promoo e a transferncia.

30. Com relao s penalidades aplicveis aos servidores, analise os itens abaixo: I - a ao disciplinar prescreve em 180 dias, quanto s penalidades de suspenso e advertncia. II - a ao disciplinar prescreve em cinco anos, quanto s penalidades de demisso e cassao de disponibilidade. III - o prazo se inicia no dia em que se tomou conhecimento do fato. Assinale a alternativa que indica somente opes verdadeiras: a) II e III. d) I e III. b) I e II. e) I, II e III. c) I. Direito do Trabalho

Sandra Py
36. Quanto aos crimes omissivos prprios: a) So os praticados mediante o no fazer o que a lei manda, sem dependncia de qualquer resultado. b) So aqueles em que o agente, por deixar de fazer o que estava obrigado, produz o resultado. c) So os que requerem comportamento positivo. d) So aqueles em que a lei s descreve a conduta positiva do agente. e) So os realizados mediante atos comissivos. 37. a) b) c) Marque a alternativa correta: A lei no pune os atos executrios. As contravenes so crimes menos graves. Iniciada a execuo e havendo interrupo por circunstncias alheias a vontade do agente, no ser caso de tentativa imperfeita. A lei pune os atos preparatrios. Nos crimes culposos e nas contravenes no se pune a tentativa.

Sandra Py
31. Marque a alternativa correta: a) O empregador assume juntamente com o empregado os riscos da atividade econmica. b) Quem assume os riscos da atividade econmica o empregador. c) O empregador tem o direito de no pagar salrio, caso a empresa no tenha lucro. d) O empregador domstico pode pagar salrio inferior ao salrio mnimo, nacionalmente unificado. e) O empregador tem o dever de diligncia, podendo o empregado resilir o contrato por despedida indireta, quando do seu descumprimento. 32. O intervalo para repouso e alimentao em atividade que exceda a 6 horas dirias ser de: a) no mnimo 1 hora e no mximo 2 horas. b) sem limites, exceto que o empregador limite o tempo. c) no mnimo de duas horas. d) duas horas no mximo, computando este perodo na durao do trabalho. e) 15 minutos. 33. Marque a alternativa incorreta: a) O intervalo entre duas jornadas ser necessariamente de 11 horas. b) Ser assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 horas. c) Considera-se noturno o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte, para os trabalhadores regidos diretamente pela CLT. d) O intervalo entre duas jornadas ser necessariamente de 12 horas. e) O empregado com jornada de 5 horas far jus a um intervalo para repouso e alimentao de 15 minutos.

d) e)

38. As leis temporrias e excepcionais, previstas no CP, so: a) retroativas. d) no ultra-ativas. b) irrevogveis. e) leis benficas. c) ultra-ativas. 39. Marque a alternativa incorreta: a) As contravenes so punidas com priso simples e/ou multa. b) No crime culposo o agente deu causa ao resultado e responde somente quando da sua existncia. c) Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado diminuda de 1 a 2/3 (um a dois teros). d) Ser tentado o crime, quando, no iniciada a execuo por circunstncias alheias vontade do agente. e) Havendo tentativa h punibilidade. 40. Se o agente se arrepende da conduta criminosa e atua para evitar o resultado pretendido, no conseguindo evitar a consumao. Responda: a) Vai responder por tentativa. b) O crime est consumado. c) Ocorreu o arrependimento eficaz. d) Ocorreu a desistncia voluntria. e) A conduta anterior do agente torna o crime inimputvel.

FOLHA DIRIGIDA Online

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES


Sandra Py

Direito Civil

41. So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: a) Os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos. b) Os loucos de todo gnero. c) Os surdos-mudos. d) Os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos. e) Os maiores de dezoito e menores de vinte e um anos. 42. Direito sucesso aberta, por lei considerada um bem: a) mvel. b) mveis por determinao legal. c) no h que se falar em bens. d) imvel por determinao legal. e) imvel por natureza. 43. Os atos praticados pelos excepcionais sem desenvolvimento mental completo: a) so atos nulos. b) so atos vlidos. c) so atos ilegais. d) so atos legais. e) so atos anulveis. 44. a) d) b) e) c) Sujeito ao completar os 18 anos ter adquirido: a emancipao. a personalidade. a maioridade. o direito de ser assistido. a capacidade de direito.

45. Existindo caso de ausncia, quanto tempo depois de autorizada a sucesso provisria, poder o herdeiro requerer sucesso definitiva dos bens do ausente? a) 5 anos. b) 3 anos. c) 10 anos. d) 15 anos. e) 8 anos.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen