Sie sind auf Seite 1von 4

A televiso e a volta s cavernas

Qual a minha porta? Est o leitor, ou a leitora, diante dos toaletes de um restaurante, um teatro ou hotel, e com freqncia experimentar um momento de vacilao. No que tenha dvida quanto ao prprio sexo. A dvida com relao queles sinais inscritos sobre cada uma das duas portas -- que querem dizer? Olha-se bem. Procura-se decifrar seu significado profundo. Enfim, vem a iluminao: ah, sim, este um boneco de calas. Sim, parece ser isso. E aquela silhueta, ali ao lado, parece ser uma boneca de saia. Ento, esta a minha porta, concluir o leitor. E aquela a minha, concluir a leitora.

A humanidade demorou milhes de anos para inventar a linguagem escrita e vm agora as portas dos toaletes e a desinventam. Por que no escrever "homens" e "mulheres", reunio de letras que proporciona a segurana da clareza e do entendimento imediato? No. Algumas portas exibem silhuetas de calas e saias. Outras, desenhos de cartolas, luvas, bolsas, gravatas, cachimbos e outros adereos de uso supostamente exclusivo de um sexo ou outro. Milhes de anos de progresso da humanidade, at a inveno da comunicao escrita, so jogados fora, porta dos toaletes.

E no entanto a palavra, a palavra escrita especialmente, continua sendo um estupendo meio de comunicao. Deixa-se um bilhete para um colega de trabalho dizendo "Fui para casa", e vazado nesses termos, com o uso dessas trs singelas

palavrinhas, ser sem dvida de entendimento mais fcil e unvoco do que se se desenhar uma casinha de um lado, um hominho de outro, e uma flecha indicando o movimento de um para a outra. Vivemos um tempo de culto da imagem. Esquecese o valor inestimvel da palavra.

A comunicao escrita muito eficiente, inclusive porque tem o dom de atravessar os sculos. Tomemos Cames. Claro que se algum cinegrafista amador tivesse registrado o naufrgio do poeta, perto da foz do Rio Mekong, nos confins da sia, e as cenas em que ele, como diz a lenda, procurava a salvao simultnea da prpria vida e da obra, nadando com um brao e com o outro segurando os originais dos Lusadas, acima da linha d'gua para mant-los secos, seria um documento de grande valor. Teramos uma edio de gala do Jornal Nacional. Mas o filme s despertaria esse interesse porque Cames Cames. Ou seja, porque autor de uma obra escrita que atravessou os sculos. Cames comunica-se conosco, quatro sculos depois de sua morte, porque se utilizou dessa ferramenta insubstituvel que a palavra gravada num papel, ou num papiro, ou numa prensa.

O pensador italiano Norberto Bobbio, em seu ltimo livro publicado no Brasil (O Tempo da Memria), afirma que se irrita em falar ao telefone. Bobbio cita outro italiano, Guido Ceronetti, que escreveu: "Sempre que posso (...) fao apaixonada apologia de escrever cartas entre seres pensantes, ainda no embrutecidos, que se comunicam apenas pelo telefone, ou

ento por fax ou telefone celular. (...) O homem que pensa de verdade escreve cartas aos amigos".

O homem do sculo XX acostumou-se a pensar que o sculo XX maravilhoso. Em matria de cincia e tecnologia, suas conquistas seriam inigualveis. V l, o telefone representou um avano. Mas consideremos, por um momento, o que ele ps a perder. O hbito de escrever cartas, como diz Ceronetti, e o exerccio de inteligncia que isso representa. A conversa direta, olho no olho. O hbito de fazer visitas, de procurar diretamente as pessoas. Com telefone, no teria havido este ponto alto da criao humana que o romance do sculo XIX. Os enredos tm base em visitas, encontros inesperados, notcias que chegam tarde. Com telefone, no h histria de Dostoievski, Balzac, Dickens ou Ea de Queiroz que resista.

A desvalorizao da comunicao escrita, em nosso tempo, comea numa banalidade como as portas dos toaletes e culmina neste smbolo do sculo que o culto das conquistas tecnolgicas -- do rdio ao telefone celular, no caso das comunicaes. Ora, conquista por conquista, continua insupervel, no mesmo ramo das comunicaes, em primeiro lugar a inveno de uma lngua comum, em cada determinada comunidade, e em segundo a reproduo dessa lngua em signos escritos.

Lorde Thomson of Monifieth, um ingls que j presidiu a Independent Broadcasting Authority, rgo de superviso do

sistema de rdio e televiso na Gr-Bretanha, disse certa vez numa conferncia que lamenta no ter surgido na histria da humanidade primeiro a televiso, e depois os tipos mveis de Gutenberg. "Penso que imprimir e ler representam formas mais avanadas de comunicao civilizada do que a transmisso de TV", afirmou. Esse lcido ingls confessou que, em seus momentos sombrios, se sente incomodado com o pensamento de que a humanidade caminhou milhes de anos para voltar ao ponto de partida. Comeou magnetizada pelos desenhos nas paredes das cavernas e terminou magnetizada diante das figuras de alta definio nas paredes onde se embutem os aparelhos de televiso.

Das könnte Ihnen auch gefallen