Sie sind auf Seite 1von 8

A D A D N P R ME - 4 O R EC P R TI C A

Abertura e Selagem de Juntas


1 - ABERTURA DE JUNTAS
1.1 - Introduo
O concreto simples do pavimento est sujeito ao aparecimento de fissuras transversais e longitudinais. As fissuras transversais ocorrem devido retrao volumtrica do concreto, principalmente retrao hidrulica ou por secagem, durante a passagem do estado fresco (estado plstico) para o estado endurecido. A retrao trmica tambm uma causa da fissurao transversal. Outros tipos de retrao nem tanto, como a retrao autgena e por carbonatao. As fissuras longitudinais so causadas pela variao de temperatura (causando empenamento trmico), que tambm provoca algumas fissuras transversais adicionais no pavimento, e variao de umidade (causando o empenamento higroscpico). Portanto, para impedir a fissurao do concreto, preciso dotar o paIncio da vimento de juntas concretagem transversais e longi4 2 3 tudinais, fazendo com que as fissuras, caso ocorram, apaream sob a junta, no afetando a esttica nem o desempenho e a durabilidade do pavimento. Como constituem pontos fracos do pavimento, exigem precaues e preciso tanto no estabelecimento em projeto de seu tipo e locao, quanto quando da sua execuo.
Fascculos Colecionveis

1.2 - Prticas recomendadas para abertura de juntas


1.2.1 Juntas transversais de retrao Preferencialmente serradas no concreto semiendurecido, com serra de disco diamantado, devendo ser retilneas em toda a sua extenso, abrangendo toda a largura do pavimento e perpendiculares ao eixo longitudinal deste, exceto em situaes particulares indicadas no projeto. Para o corte das juntas, verificar: O plano de corte diariamente boa prtica executar uma placa-teste na lateral da pista, para definir o tempo exato de incio de corte, que pode variar normalmente de 6 h a 12 h, dependendo dos materiais e das condies ambientais. A seqncia dos cortes transversais dever ser de tal forma que reduza progressivamente a rea concretada, aliviando, assim, as tenses decorrentes das variaes volumtricas.
Fim da concretagem

Figura 1 - Plano de corte de juntas transversais - seqncia de corte

A locao das sees onde sero executadas as juntas Pode ser feita por medidas topogrficas, determinando-se as posies futuras por pontos fixos estabelecidos nas laterais da pista. tambm usual marcar as posies sobre as frmas estacionrias, caso o equipamento pavimentador as exija, ou diretamente sobre a sub-base.

PR - 4 - ABERTURA E SELAGEM DE JUNTAS

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

No caso de frmas deslizantes, a locao pode ainda ser feita por medies sucessivas, cuidando-se para que ela coincida exatamente com a posio das barras de transferncia, caso haja. A serragem das juntas no concreto semi-endurecido Antes que se inicie efetivamente o processo de fissurao hidrulica. Evitar que o corte se d com o concreto ainda verde , causando esborcinamento da junta e soltura de partculas do agregado grado, o que prejudicar o acabamento e a durabilidade da junta. J o corte atrasado pode provocar a ocorrncia de fissura por retrao hidrulica.

A conformao do reservatrio do selante O primeiro corte executado com 3 mm de largura. O segundo corte, para conformao do reservatrio do selante, executado com largura mxima de 6 mm e profundidade tal que, aps a colocao do corpo de apoio, o reservatrio fique com profundidade til mxima de 12 mm. O fator de forma mximo do reservatrio (relao profundidade/largura) igual a 2, para o bom desempenho da futura selagem. Tambm podese executar a junta com um nico corte, com dois discos de 3 mm acoplados, ou mesmo com um s disco de 5 mm, em toda a profundidade da junta, evitando-se o risco de danificar a junta por m operao da serra durante o 2 corte. A limpeza das juntas Feita com ferramentas com pontas em cinzel, capazes de penetrar na ranhura das juntas, e jateamento de ar comprimido. 1.2.2 Juntas longitudinais As juntas longitudinais de seo enfraquecida, com ou sem barras de ligao, serradas no concreto semi-endurecido, ocorrem quando a pavimentadora capaz de executar, no mnimo, duas faixas de placas por vez. A profundidade de corte passa a ser 1/3 da espessura da placa, tanto para pavimento de concreto simples tradicional como para whitetopping.
Fascculos Colecionveis

Figura 2 - Corte de junta transversal com serra de disco diamantado. Nota-se a haste-guia da serra

Figura 3 - Corte de junta transversal com serra de disco diamantado. No se observa a hasteguia, o que dificulta a ao do operador

A profundidade de corte das juntas com gabarito metlico em toda a sua extenso O corte transversal dever ter profundidade pelo menos igual a 1/4 da espessura da placa, passando a 1/3 em whitetopping. Profundidade de corte insuficiente tambm possibilita o aparecimento de fissura por retrao hidrulica.

Figura 4 - Corte de junta longitudinal para delimitar a faixa de segurana

PR - 4 - ABERTURA E SEL AGEM DE JUNTAS

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Figura 5 - Corte de junta longitudinal delimitadora das faixas de trfego (posterior ao das juntas transversais)

Fascculos Colecionveis

Figura 6 - Disco diamantado para corte de juntas

Figura 9 - Utilizao de tira ou fita de plstico Figura 9a - Utilizao de cordo de sisal ou plstico Detalhes de reservatrios de selante, configurados por meio de um segundo corte da serra de disco. Notam-se dois tipos de material para corpo-de-apoio

Figura 7 - Junta transversal de retrao serrada. Nota-se a fissura induzida

Figura 8 - Equipamento de apoio para iluminao, no caso de programao noturna para corte de juntas

Figura 10 - Detalhe de reservatrio de selante, obtido com uma nica operao de serragem

PR - 4 - ABERTURA E SELAGEM DE JUNTAS

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

O corte das juntas longitudinais posterior ao das transversais, tendo em vista que a ao dos elementos causadores de fissura longitudinal mais lenta do que a dos causadores de fissura transversal. Caso haja programao para corte de juntas no perodo noturno, verificar se foram tomadas providncias no sentido de se ter disponibilidade de material e equipamento de apoio para iluminao noturna, devendo ser testados previamente os geradores e todo o sistema de iluminao. As juntas longitudinais de construo, de encaixe (macho-fmea) ou de topo (junta seca), recebero corte somente para conformao do reservatrio do selante. O reservatrio nessas juntas tambm poder ser conformado artesanalmente no concreto fresco por meio do bico de colher de pedreiro ou outro gabarito apropriado, desde que esta operao seja feita com os devidos cuidados por pedreiro habilidoso. Ressalta-se que a junta longitudinal de topo (junta seca) admitida somente em pavimentos de pouca importncia ou sob condies muito favorveis de solicitao de trfego, fundao e ambincia. Ela requer uma frma longitudinal de face interna retilnea e lisa; nas frmas deslizantes, elas mesmas j deixam a seo vertical desejada. Durante a execuo das juntas longitudinais, devem ser feitas as mesmas verificaes referentes s juntas transversais quanto correta locao, operao de serragem, profundidade de corte e limpeza. Embora no sejam recomendveis para pavimentos importantes, as juntas transversais de retrao e as juntas longitudinais de construo, de seo enfraquecida, podem ser moldadas pela insero temporria de um perfil metlico ou de plstico rgido no concreto fresco, na posio indicada no projeto; posteriormente, quando o concreto perder o brilho superficial, retira-se essa ferramenta. Deve-se ter cuidado tanto na insero quanto na retirada do perfil. A insero deve ser feita por vibrao e no por choques sucessivos, enquanto que a retirada deve ser feita vagarosamente, sem arrancos, de modo que no haja alamento

aprecivel das bordas superiores das paredes verticais da junta. A seguir, essas bordas devero ser conformadas com desempenadeira especial de aba curva, a fim de eliminar as quinas irregulares e dar acabamento satisfatrio junta pronta. 1.2.3 Juntas transversais de construo As juntas transversais de construo planejadas (ou de fim de jornada), cuja posio coincide com a de uma junta transversal de retrao projetada (ou seja, a placa que esse tipo de junta termina inteiramente concretada, tendo o comprimento previsto no projeto), recebero corte somente na parte superior para conformao do reservatrio do selante, conforme j abordado anteriormente para as juntas longitudinais de construo. Essas juntas requerem uma frma transversal de face interna retilnea e lisa, dotada de furos espaados de acordo com o projeto, para colocao das barras de transferncia, se houver. No dia seguinte concretagem, retirase a forma cuidadosamente, sem choques. As juntas transversais de construo de emergncia tambm recebero corte somente na parte superior, semelhante ao descrito para as planejadas. Essas juntas de emergncia no coincidem com uma junta de retrao (ficam locadas no interior da placa, cujo comprimento menor do que o projetado), sendo sua ocorrncia em razo de interrupes da concretagem por motivos fortuitos, por um perodo de tempo que possa causar prejuzos aderncia entre o concreto j lanado e o que se lanar a seguir. Elas requerem, tambm, frma transversal de face interna retilnea, lisa ou com encaixe macho-fmea, em concordncia com detalhe de projeto. A mquina de corte, dotada de disco diamantado, deve ser equipada com motor a diesel ou gasolina, haste-guia e ter refrigerao prpria. O operador da mquina, preferencialmente um que tenha nvel mnimo de pedreiro, deve ser instrudo para manter o olhar fixo sobre a haste-guia, cuidando para que ela no se desvie da marcao da junta, o que proporcionar juntas satisfatoriamente retilneas.

PR - 4 - ABERTURA E SEL AGEM DE JUNTAS

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Para maior durabilidade do disco diamantado a velocidade tangencial do disco deve ser prxima a 50 m/s (entre 45 e 50 m/s) e a velocidade de avano da serra deve estar entre 1 m e 1,5 m por minuto. Da mesma forma, a profundidade de corte fator que afeta a durabilidade. importante para o desempenho do disco a anlise conjunta da velocidade de avano e da profundidade de corte. Para tal, criou-se o conceito de taxa de corte, definida como a rea serrada na unidade de tempo. Pesquisas comprovaram ser de maior economia taxas de serragem em torno de 600 cm2/min. O nmero de serras de disco disponvel na obra deve ser suficiente para atender o plano de corte, bem como o nmero de discos.
Figura 13 - Grfico profundidade de corte x durabilidade do disco

1.2.4 Juntas de expanso As juntas de expanso (ou dilatao) no envolvem operao de corte. Tm a funo de controlar a movimentao horizontal por dilatao do concreto em perodos de temperatura elevada, sendo empregadas essencialmente em locais e situaes especiais, como no encontro do pavimento com pontes e viadutos, ou com outras estruturas. Acontecem tambm em cruzamentos de vias assimtricas ou de larguras muito diferentes. Inicia-se a instalao das juntas de expanso, com ou sem barras de transferncia, frente do ponto de concretagem, com antecedncia suficiente para sua perfeita execuo, verificando-se sua perpendicularidade em relao superfcie do pavimento. Devem ter largura especificada em projeto e ser preenchidas na sua parte inferior com material compressvel, conformado de modo a assentar completamente no fundo. O reservatrio do selante da parte superior da junta ser moldado com emprego de uma pea adicional, cujo topo dever ficar nivelado com a superfcie final do pavimento. Caso o material de enchimento seja isopor, basta cortar as folhas com altura apropriada para deixar o reservatrio j delimitado, cujo fator de forma no poder ultrapassar a 2, preferencialmente 1 em juntas de expanso. O lanamento do concreto adjacente junta ser feito com ps, simultaneamente de ambos os lados, sem deslocar o dispositivo instalado para a confeco da junta. O adensamento ser feito cuidadosamente ao longo de toda a junta, com vibra-

Fascculos Colecionveis

Figura 11 - Grfico velocidade tangencial do disco x durabilidade

Figura 12 - Grfico velocidade de avano x durabilidade do disco

PR - 4 - ABERTURA E SELAGEM DE JUNTAS

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

dores de imerso, os quais no podem entrar em contato com o material de enchimento, com as barras de transferncia (se houver), nem com o fundo da caixa.

2 - SELAGEM DE JUNTAS
Figura 14 - Penetrao de slidos em junta no-selada

2.1 Da necessidade
A selagem das juntas de um pavimento de concreto uma prtica que visa impedir a penetrao de materiais incompressveis (areia, pequenos pedregulhos e outros) e a infiltrao de gua atravs delas. A presena de materiais slidos impede a movimentao livre da junta, fato que, em perodos quentes de tempo, quando se estreita a abertura da junta por dilatao do concreto, provocar o desenvolvimento de tenses de compresso imprevistas. Estas tenses, dependendo de quo elevada seja a temperatura, da abertura da junta, da distncia entre as juntas, do volume de trfego e do tipo de sub-base, podem atingir valores altamente prejudiciais integridade da junta, esborcinando-a, e, por extenso, placa de concreto. A infiltrao de gua traz prejuzos durabilidade do pavimento como um todo, posto que, ao mover-se na interface placa de concreto/subbase, capaz de produzir a eroso da segunda e prejudicar a continuidade de suporte requerida para o bom desempenho do pavimento. Se atingir os acostamentos, pode passar ao subleito e provocar seu afundamento, seja por bombeamento, seja por amolecimento da camada. As placas, ficando descaladas, tero sua capacidade estrutural afetada seriamente, pois no foram projetadas para ficar em balano, e se rompero precocemente por fadiga acelerada do concreto. Portanto, sem sombra de dvida, torna-se primordial a vedao das juntas nos pavimentos atuais, j que apenas em casos muito raros a infiltrao de gua ou de slidos incompressveis deixa de apresentar os efeitos danosos mencionados.

Figura 15 - Agravamento da penetrao de slidos em junta no-selada, pela ao do trfego.

Figura 16 - Esborcinamento de junta, causado pelo impedimento de sua movimentao devido presena de incompressveis em seu interior

2.2 Dos tipos de selante


Os selantes de juntas devem ter garantia do fabricante quanto s propriedades fsico-qumicas e mecnicas que lhe propiciaro vida longa de servio, a saber: fluidez, perodo de cura, adesividade, viscosidade, dureza, resistncia oxidao, compressibilidade, elasticidade, resistncia fissurao e coeso. Os selantes para juntas de pavimentos de concreto dividem-se em selantes vazados no local e selantes pr-moldados. Os primeiros se subdividem em selantes vazados a quente e selantes vazados a frio.

PR - 4 - ABERTURA E SEL AGEM DE JUNTAS

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Por sua dificuldade de aplicao e baixa durabilidade, requerendo manuteno pesada a cada 2-4 anos, os selantes a quente, mormente os termoplsticos, no so recomendveis para vedao de juntas dos pavimentos modernos de concreto. A desvantagem maior sua baixa resistncia ao calor, a leos e combustveis, que os amolecem e fazem com que extravasem da junta, sendo facilmente extrudados pelo trfego. A seu favor, somente o custo inicial mais baixo. Os selantes vazados a frio compem-se de uma base (resina epxica, polissulfeto orgnico, uretano, silicone ou polimercaptano) e de um agente de cura, que reagem e formam o selante propriamente dito, um elastmero, ou polmero. So produtos industrializados, monocomponentes ou bicomponentes, aplicveis temperatura ambiente. Os monocomponentes, preferenciais, geralmente so auto-adesivos e normalmente mais caros que os bicomponentes, que necessitam de um produto adicional de imprimao da junta.
Fascculos Colecionveis

2.3 -Das prticas recomendadas para selagem


As prticas obedecero seguinte seqncia: Verificao do selante especificado e das recomendaes do fabricante; Verificao da conformao do reservatrio do selante; Jateamento com areia nas paredes das juntas e limpeza com jatos de ar comprimido para retirar resduos soltos nas juntas. As juntas devem estar ss, limpas e secas. Juntas porventura esborcinadas devero ser recuperadas antes de serem seladas;

Figura 17 - Limpeza de juntas; as juntas devero estar secas e limpas.

Os selantes a frio tm a desvantagem aparente do custo inicial, compensado pela baixssima necessidade de manuteno e, como conseqncia, mnimo custo de conservao ao longo da vida til do pavimento. Os selantes pr-moldados so o tipo mais requintado de material selante de juntas. Antes, de custo mais elevado que o prprio selante a frio, mas com vida de servio maior do que todos os outros materiais. Hoje, com a mesma qualidade, custo competitivo e perfis fabricados com menores espessuras, capazes de vedar juntas de abertura igual a 5 mm, esto sendo muito procurados no mercado para utilizao em pavimentos de concreto. So excelentes para evitar a penetrao de incompressveis e, por sua alta compressibilidade e elasticidade, tm excepcional atuao em juntas de expanso. H vrias espcies de selantes pr-moldados, citando-se como exemplo o poliuretano, o polietileno e as cortias. Os perfis pr-fabricados possuem salincias laterais, em estrias, para receber aplicao de produto adesivo e propiciar melhores condies de aderncia com as paredes da junta. Em sntese, pelo exposto, recomendam-se selantes vazados a frio ou selantes pr-moldados para vedao de juntas de pavimentos rgidos.
Figura 18 - Limpeza de junta com ferramenta com ponta em cinzel

Colocao do corpo de apoio no fundo do reservatrio do selante com auxlio de ferramenta com ponta em roldana (tipo cortador de pizza) ou com gabarito metlico apropriado;

Figura 19 - Limpeza de junta com jateamento de ar comprimido

PR - 4 - ABERTURA E SELAGEM DE JUNTAS

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

No caso de cimento pozolnico, a idade mnima deve ser 28 dias. Salienta-se tambm que umidade relativa do ar mais baixa importante para o sucesso da selagem, posto que concreto mido e ambincia mida so desfavorveis aderncia do material selante s paredes da junta, da qual se exige que esteja limpa e seca. No caso de utilizao de selante pr-moldado
Figura 20 - Colocao de corpo-de-apoio nas juntas, por meio de apetrecho tipo cortador de pizza

No caso de selante a frio, aplic-lo com bisnaga prpria do fabricante, caso fornecida, ou com apetrecho similar para tal finalidade, cuidandose para que no extravase da junta e suje suas laterais, o que obrigar uma limpeza a mais, removendo-se todo o material nela derramado. Para evitar esse inconveniente, boa prtica colocar fita crepe de ambos os lados da junta, deixando apenas o entalhe do reservatrio mostra. Em seguida, executar a selagem, rasar o selante com uma esptula e retirar o crepe no qual estar o selante em excesso, resultando uma junta perfeitamente selada e limpa. O nvel do selante deve ser ligeiramente inferior ao nvel da superfcie do pavimento, com concavidade de cerca de 1 mm, evitando-se, assim, sua extruso pelo trfego. A operao de selagem deve ser executada nos perodos mais frios do dia, quando o concreto estar mais retrado e, por conseguinte, as juntas mais abertas, garantindo-se a colocao de quantidade suficiente de selante e sua aderncia s paredes da junta, pois estar praticamente todo o tempo sendo comprimido. De igual modo, recomenda-se que a selagem seja executada com o concreto nas idades mais avanadas (mnimo de 7 dias, quando o cimento no for de alta resistncia inicial, cujo prazo cairia para 3 dias), pois sua massa estar mais seca devido ao tempo maior para a hidratao do cimento.

Figura 21 - Aplicao de selante a frio, com bisnaga apropriada

Figura 22 - Junta esborcinada. Para sua selagem preciso recuper-la primeiro

dever ser contratada empresa especializada, que detenha a tecnologia de aplicao deste tipo de material.

Figura 23 - Selante pr-moldado para junta

Autoria: Grupo de Especialistas em Pavimentao da ABCP

Av. Torres de Oliveira, 76 05347-902 So Paulo - SP Informaes: 0800-555776 dcc@abcp.org.br www.abcp.org.br

PR - 4 - ABERTURA E SEL AGEM DE JUNTAS

Fascculos Colecionveis

Das könnte Ihnen auch gefallen