Sie sind auf Seite 1von 17

DIREITOS FUNDAMENTAIS

Docente: Rhmora Ferreira da Silva Urzda

Teoria dos Direitos Fundamentais


Alguns

autores apontam como marco inicial dos direitos fundamentais a Magna Carta Inglesa (1215). Assegurava poder poltico aos bares com limitaes aos poderes do rei. J.J. Gomes Canotilho a positivao deuse a partir da Revoluo Francesa com a Declarao dos Direitos do Homem (1789), e declaraes de direitos formulada pelos Estados Americanos, para independncia da Inglaterra (1776).
2

Teoria dos Direitos Fundamentais


Terminologia dos Direitos Fundamentais

Direitos naturais (inatos)

Direitos Humanos (documentos internacionais)

Direitos Fundamentais do Homem (normas positivadas constitucionais)

Teoria dos Direitos Fundamentais

Os primeiros direitos fundamentais surgiram da necessidade de imposio de limites e controles aos atos praticados pelo Estado comportamento omissivo (direitos negativos, liberdades negativas ou direitos de defesa). A partir do sculo XX, os direitos com o reconhecimento dos direitos fundamentais de segunda gerao sociais, culturais e econmicos passou-se a exigir uma atitude comissiva do Estado (feio positiva) com prestaes estatais em favor do bem-estar do indivduo.

Teoria dos Direitos Fundamentais

O nazismo e a banalidade do mal comprometimento dos juristas com os valores humanitrios; O julgamento de Nuremberg crimes de confisco de bens, esterilizao, tortura, pena de morte, banimento, deportao, experimentos mdicos; Aps a 2 Guerra Mundial, criaram na cidade de Nuremberg um tribunal especificamente para cuidar dos crimes contra a humanidade praticados pelos nazistas. Juizes cumpriram legislao vigente (operadores do direito), pouco importando se eram justas ou injustas. Os direitos do homem se concretizaram acima dos direitos do Estado.

Teoria dos Direitos Fundamentais


O ps-positivismo e a teoria dos direitos fundamentais. Teoria de Kelsen (formalismo puro) no cabe qualquer juzo de valor acerca do direito. Aplicao pelos tribunais nazistas. Ps-positivismo - nova corrente filosfica que insere valores ticos indispensveis para a proteo da dignidade humana (contedo humanitrio). O direito natural positivou-se valores e princpios humanitrios foram normatizados nos sistemas constitucionais.

Teoria dos Direitos Fundamentais


Princpios humanitrios incorporados na norma jurdica: Solidariedade; autonomia da vontade; liberdade de expresso; legalidade; democracia.
Anteriormente, estes princpios eram considerados valores morais ou declaraes de boas intenes, apesar de constarem nas normas constitucionais.

Teoria dos Direitos Fundamentais A partir da, diversos pases centralizaram suas normas constitucionais na dignidade da pessoa humana, com base nas seguintes premissas: Crtica ao legalismo e formalismo jurdico;

Defesa da positivao constitucional dos valores ticos; Fora normativa das Constituies;
Compromisso com os valores constitucionais.
8

Distino entre direitos e garantias


Direitos

fundamentais so bens em si mesmo considerados, declarados no texto constitucional; fundamentais so os instrumentos de proteo que possibilitam o indivduo fazer valer os direitos frente ao Estado (liberdade de locomoo habeas corpus).
9

Garantias

Conceito de Direitos Fundamentais


No Brasil os direitos fundamentais:

Possuem aplicao imediata (art.5, 1, CF);

So consideradas clusulas ptreas (art.60, 4, inc. IV, CF); Possuem hierarquia constitucional ( lei que dificulte a aplicabilidade de um direito fundamental poder ser afastada por inconstitucionalidade.
10

Conceito de Direitos Fundamentais


Os direitos fundamentais possuem contedo: tico (aspecto material) valores bsicos ligados a uma vida digna em sociedade, e limitao de poder; o indivduo no poder ser considerado um objeto; respeito autonomia da vontade; integridade fsica e moral; no coisificao do ser humano; garantia no mnimo existencial; no poder ser privilgio de apenas um indivduo escolhido por razes tnicas, culturais ou econmicas.
11

Conceito de Direitos Fundamentais


Marmelstein

(2008, p.20) define direitos fundamentais como normas jurdicas, intimamente ligadas idia de dignidade da pessoas humana e de limitao de poder, positivadas no plano constitucional de determinado Estado Democrtico de Direito, que, por sua importncia axiolgica fundamentam e legitimam todo o ordenamento jurdico.
12

Conceito de Direitos Fundamentais

Axiolgico sistema de valores princpio da interpretao da norma conforme os direitos fundamentais.

Estado democrtico de direito coliso de direitos e princpio da proporcionalidade.


Dignidade da pessoa humana - nenhuma pessoa poder invocar direitos humanos para justificar a violao da dignidade de outros serem humanos princpio da proibio de abuso.
13

Caractersticas dos direitos fundamentais


De acordo com Alexandre de Morais (2009): Imprescritibilidade no desaparecem pelo decurso do tempo; Inalienabilidade no h possibilidade de transferncia de direitos; Irrenunciabilidade em regra no so objeto de renncia; Inviolabilidade devero ser observadas por disposies infraconstitucionais,e autoridades pblicas.

14

Caractersticas dos direitos fundamentais

Universalidade todos os indivduos independentemente de raa, cor, credo, etc. Efetividade o Poder Pblico dever garantir sua aplicao.

Interdependncia interseco entre as previses constitucionais para atingirem suas finalidades.


Complementaridade no poder haver interpretao isolada, mas sim de forma conjunta.
15

Caractersticas dos direitos fundamentais

Pedro Lenza (2013), acrescenta ainda a historicidade, ou seja, possui carter histrico, nascendo com o Cristianismo, passando por revolues at os dias atuais.

Da forma, discorre acerca da limitabilidade, onde em caso de conflito de interesses dever prevalecer a mxima observncia dos direitos fundamentais, e da mnima restrio. Aplicao e eficcia imediata (art. 5, 1, CF).
16

Caractersticas dos direitos fundamentais

Para Canotilho os direitos fundamentais se constituem em normas abertas, com a possibilidade de insero de novos direitos, no previstos por ocasio da elaborao do texto constitucional.

No h uma lista taxativa de direitos fundamentais. O 2 do art. 5 da CF/88 discorre que os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.
17

Das könnte Ihnen auch gefallen