Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA LABORATRIO DE ALTA TENSO

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

Campina Grande PB

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

CURVA DE MAGNETIZAO E CICLOS DE HISTERESE PARA NCLEOS DE TRANSFORMADORES


1. OBJETIVOS - Determinar a curva de magnetizao para o ncleo de um transformador; - Observar o fenmeno da histerese em um material ferromagntico que constitui o ncleo de um transformador. 2. MATERIAL UTILIZADO Autotransformador; Transformador; Resistores; Osciloscpio; Multmetros; Capacitores; Protoborde;

3. FUNDAMENTAO TERICA 3.1 INTRODUO Tomando o comportamento do material sob a ao de um campo magntico externo podemos classific-los em diversas classes: * diamagnticos; * paramagnticos; * ferromagnticos; * ferrimagnticos. Em alguns materiais observa-se uma forte magnetizao sob efeito do campo magntico (ferromagnticos), enquanto para outros a magnetizao fraca (diamagnticos e paramagnticos). As substncias diamagnticas tpicas so: cobre, ouro, prata e zinco. Dentre as substncias paramagnticas destacam-se a platina, plsticos, madeira, leo, etc. Os metais ferromagnticos tpicos so o ferro, o nquel e o cobalto. Deles, o ferro tem maior aplicao industrial. As propriedades magnticas de todas as substncias esto associadas com a camada orbital e o movimento dos spins dos eltrons nos seus tomos. Devido a este movimento, os eltrons se comportam como magnetos elementares das substncias. Em materiais paramagnticos os magnetos elementares so capazes de aumentar o campo eltrico aplicado, nos diamagnticos eles se orientam de tal forma que o campo magntico aplicado seja enfraquecido.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

rea da seo reta H

a N espiras

i H H

Figura 1 - Enrolamento com N espiras sobre um ncleo toroidal de seo reta circular.

3.2 FERROMAGNETISMO A lei circuital de Ampre estabelece que a integral de linha de H ao longo de um caminho fechado, igual corrente envolvida pelo caminho.

H. dL = I
Para o circuito magntico simplificado de uma bobina podemos tratar o segundo membro da equao acima como um produto NI (nmero de espiras vezes a corrente). Vamos supor H constante ao longo do percurso L, de forma que:

HL = NI
Considerando o circuito magntico com seo transversal constante de rea A, a densidade de fluxo magntico B poder ser considerada uniforme, de forma que o fluxo ser:

= B. A
Pelas equaes, pode-se concluir que a densidade de fluxo B diretamente proporcional ao fluxo magntico e a intensidade de campo magntico diretamente proporcional corrente de magnetizao. A densidade de fluxo B se relaciona com a intensidade de campo magntico, pela equao: B = . H onde a permeabilidade magntica do material. No toride da Figura 1, a corrente que circula na bobina produz uma intensidade campo magntico H no interior do toride. Este por sua vez, produz um fluxo magntico com densidade B. Com o vcuo no lugar do toride, a relao entre B e H em qualquer ponto expressa por:
B = 0. H ( Tesla )

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

Se um toride de ferro tomar o lugar do vcuo o fluxo produzido pela mesma corrente ter um aumento significativo. Este aumento do fluxo B devido ao fenmeno do ferromagnetismo, e se constitui em um fator de grande importncia nos processos de converso de energia. Para descrever os princpios bsicos do ferromagnetismo suficiente tomarmos o simples modelo de um tomo, que consiste de um ncleo circundado por uma nuvem de eltrons. Cada eltron possui uma carga de 1,6x10-19 C, que pode ser considerada concentrada em uma pequena esfera. Os eltrons se localizam em rbitas ao redor do ncleo, e cada eltron orbitando gira sobre seu prprio eixo.
Ncleo pmo Eltron -q i Movimento Orbital pms Eltron

Direo de Rotao (b)

(a)

Figura 2 - (a) Movimento Orbital de um eltron; (b) Spin de um eltron.

A Figura 2(a) ilustra um eltron orbitando ao redor do ncleo de um tomo. Para a direo do movimento orbital indicada na Figura 2, a carga negativa -q do eltron equivale a uma corrente positiva i no lao formado pela rbita, circulando na direo mostrada. Aplicando a regra da mo direita, teremos um fluxo magntico resultante, e conseqentemente um momento magntico resultante, na direo do eixo orbital, indicado pelo vetor pmo. Cada eltron possui tambm um momento magntico que independe do seu movimento orbital. Este momento pode ser visualizado como proveniente da rotao do eltron sobre seu prprio eixo, ou seja, do seu spin. A Figura 2(b) ilustra o efeito do spin, e seu momento magntico de spin denotado pelo vetor pms. Nos tomos de alguns elementos os eltrons so arranjados de forma simtrica, de tal forma que os momentos magnticos devido ao spin e ao movimento orbital se cancelam, deixando os tomos sem qualquer momento magntico resultante. No entanto, cerca de mais que um tero dos elementos conhecidos no apresentam tal simetria. Como resultado, possuem um momento magntico resultante em seus tomos. Enquanto os tomos de vrios elementos apresentam momento magntico, o arranjo atmico na maioria dos materiais tal que o momento magntico de um tomo cancelado por um outro em direo oposta (antiparalelo) nas vizinhanas. Apenas em cinco elementos, os tomos so arranjados de modo que os seus momentos magnticos no se cancelam completamente. Estes cinco elementos denominados de ferromagnticos so: o ferro, o nquel, o cobalto, o dysprosium e o gadolinium. Sendo que destes, os dois ltimos so metais raros e por isso possuem limitadas aplicaes industriais. Um grande nmero de ligas destes cinco elementos, que incluem elementos no ferromagnticos em sua composio, tambm possuem a propriedade do ferromagnetismo. A direo de alinhamento dos momentos magnticos em materiais ferromagnticos normalmente ao longo de um dos eixos do cristal. Tem sido mostrado
___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

experimentalmente que uma amostra de material ferromagntico dividida em domnios magnticos, de dimenses microscpicas, onde os momentos magnticos se encontram alinhados. A direo de alinhamento por sua vez difere de um domnio para outro. Deve-se portanto considerar que os domnios podem estar aleatoriamente distribudos em um sistema de trs dimenses. Quando uma amostra de material ferromagntico imersa em um campo magntico, os momentos magnticos de seus tomos tendero a se alinhar com a direo do campo aplicado. Domnios na amostra em que os momentos magnticos esto mais ou menos alinhados com o campo magntico aplicado, aumentaro em tamanho pelo alinhamento com os domnios vizinhos que se encontram em situao semelhante com relao ao campo aplicado. Este fenmeno conhecido como deslocamento das paredes dos domnios. A conseqncia desta movimentao que a amostra do material adquirir um momento magntico resultado da nova disposio dos momentos atmicos. O momento magntico da amostra fornecer assim uma medida do grau de alinhamento dos momentos atmicos. 3.3 MAGNETIZAO Se na bobina da Figura 1, tivermos um toride de ferro, ento a curva de magnetizao para o ferro pode ser obtida determinando-se uma srie de valores para B e H devido variao da corrente i na bobina. conveniente considerar que a densidade de fluxo produzida em um toride ferromagntico se deve a duas componentes: B = B0 + B (Tesla )

Onde B0 a densidade de fluxo que se estabeleceria se em lugar do toride tivssemos vcuo, e B a densidade de fluxo adicional devido presena do toride ferromagntico. Este acrscimo devido presena do material ferromagntico significativo. A densidade de fluxo B um resultado do alinhamento dos momentos magnticos atmicos do ferro com a direo do campo magntico aplicado H. Curvas de magnetizao tpicas de materiais ferromagnticos mostram que o fluxo B cresce rapidamente com o aumento da intensidade de campo magntico H. Isto indica que a aplicao de um pequeno campo suficiente para causar crescimento dos domnios magnticos e seu conseguinte alinhamento. No entanto, medida que o campo aplicado H cresce, a inclinao da curva B-H se reduz, indicando que as paredes dos domnios esto se movendo mais lentamente. Este efeito da reduo na inclinao da curva tendendo para um valor constante denominado de saturao. A completa saturao ocorrer se todos os domnios atmicos estiverem em completo alinhamento com a direo do campo aplicado. Neste limite a inclinao da curva seria 0. Quando se trata de materiais ferromagnticos, B no funo linear de H, em outros termos, a permeabilidade do material no constante. A relao entre B e H dada sob a forma de um grfico denominado curva de magnetizao do material.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

Figura 3 - Crescimento e rotao dos domnios magnticos e a correspondente curva de magnetizao.

O processo descrito neste tpico refletido na curva de magnetizao de um material ferromagntico. Essa curva mostra a dependncia da densidade de fluxo no material com a intensidade do campo magntico aplicado externamente. 3.4 O FENMENO DA HISTERESE MAGNTICA Sabendo-se que os materiais ferromagnticos apresentam um processo de magnetizao que implica no crescimento e rotao dos domnios magnticos, torna-se coerente mostrar tambm a anlise do comportamento de um material ferromagntico diante da aplicao de um campo magntico externo H. Considere que uma amostra de material ferromagntico esteja inicialmente desmagnetizada e seja submetida a um campo magntico, cuja intensidade seja aumentada gradualmente. proporo que se intensifica o campo aplicado H, a densidade de fluxo induzido B cresce de forma no linear (Figura 4). O fluxo magntico aumenta com o campo at que a saturao magntica Bmax atingida. Alm deste ponto, um aumento no campo magnetizante implica em apenas uma pequena alterao em B. Isto ocorre porque todos os domnios magnticos foram orientados.

Figura 4 - Ciclo de Histerese.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

Quando o campo magntico H (que proporcional corrente de magnetizao) for reduzido a zero, a densidade de fluxo do material no retorna pelo mesmo caminho. Sendo assim, quando o campo magntico nulo, permanece na amostra uma induo magntica Br denominada de remanncia, ou seja, mesmo aps a retirada do campo magntico a amostra permanece magnetizada. A densidade de fluxo da amostra depende de seu passado. A amostra possui, por assim dizer, uma "memria" magntica. Invertendo-se o sentido do campo magntico H e aumentando sua intensidade, a induo magntica decresce at o valor de -Bmax. No ponto -Hc, o fluxo magntico nulo, ou seja, a amostra desmagnetizada. Logo -Hc a intensidade de campo magntico necessrio para tornar a induo magntica nula, sendo definido como fora coercitiva. Ao procedermos nova inverso do campo indutor, ocorrer a trajetria inversa, obtendo-se a repetio dos mesmos fenmenos e completando-se o ciclo de histerese. O ciclo de histerese do maior interesse para o engenheiro eletricista, pois um material, com uma fora coercitiva Hc elevada, consome energia para alinhar os domnios magnticos de uma direo para outra. Esta energia perdida na forma de calor. A quantidade de energia consumida proporcional rea contida no ciclo de histerese. desejvel que o ciclo de histerese do material seja estreito para minimizar as perdas quando emprega-se este material em ncleo de transformador ou componentes eltricos de equipamentos. Quando deseja-se, evidentemente, material de um m permanente de alta retentividade escolhe-se aquele de grande fora coercitiva. Atravs da observao do ciclo de histerese, pode-se classificar os materiais magnticos em moles e duros. Materiais magneticamente moles apresentam baixa fora coercitiva, pequenas perdas por histerese, alta permeabilidade magntica e se empregam em ncleo de transformadores, motores, aparelhos de medidas e em casos que se pretenda obter a maior induo possvel com o menor gasto de energia. Nos materiais moles as paredes dos domnios so movidas facilmente (Figura 5(a)). Materiais magneticamente duros possuem elevada fora coercitiva, so difceis de magnetizar e apresentam dificuldades movimentao de seus domnios (Figura 5.b).

Figura 5 - Curvas de Histerese: (a) materiais magneticamente moles; (b) materiais magneticamente duros.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

A magnetizao em tenso alternada de um material ocorre com perdas de energia a qual conduz ao aquecimento dentro do material. As perdas por ciclo dependem da qualidade do material e esto relacionadas com as perdas dinmicas (perdas por histerese mais perdas devido a correntes parasitas). 4. ROTEIRO EXPERIMENTAL. 4.1 INTRODUO A curva de magnetizao pode ser obtida tomando-se uma amostra de ferro de transformador (Figura 6), tendo uma bobina de magnetizao circundando-o. Ao injetarmos uma corrente na bobina um fluxo magntico, , criado no ferro. O produto (N.) das linhas que enlaam as espiras da bobina chamado de fluxo concatenado. Para determinao do fluxo concatenado uma bobina secundria pode ser enrolada ao mesmo ncleo com a finalidade de medir a tenso induzida, eind, nesta bobina. Matematicamente obtm-se esta tenso atravs da frmula:
eind = N d dt

o valor mximo da tenso induzida ser: Vmax = . N . = 2 . f . max V ou max = max 2 . f Onde, f = freqncia eind = tenso RMS induzida no enrolamento secundrio

Figura 6 Transformador.

A Figura 7 mostra o diagrama do circuito para determinao da curva de magnetizao.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores

Figura 7 - Circuito para determinao da curva de magnetizao

Com o osciloscpio mede-se o valor mximo da tenso no secundrio do transformador e o valor mximo da corrente primria Imax para vrios nveis de excitao primria em 60 Hz. V V max = max = max O valor mximo do fluxo max obtido por: 2 .60 4.1.1 Curva de histerese dinmica
A curva de histerese pode ser observada no osciloscpio atravs do suprimento de uma tenso proporcional densidade de fluxo B pela deflexo das placas Y e a tenso proporcional a H pela deflexo das placas X (a composio dos sinais fornece o ciclo na tela do osciloscpio). Ver Figura 8. Para uma tenso v(t) aplicada ao trafo, o fluxo correspondente ser:

(t ) = v (t )dt ,
e a densidade de fluxo, B (t ) =

(t )
A

(t )
N. A

Desta forma, B(t) proporcional integral da tenso v(t). Na Figura 8, a tenso no capacitor proporcional integral de v(t). A corrente de excitao proporcional a H. Podemos obter esta corrente, se tomarmos um dos pontos do canal X como sada do enrolamento primrio do transformador. Desprezando as perdas, esta corrente igual corrente I de entrada.

4.2 INSTRUMENTAO
- Transformador - Osciloscpio (2 canais) - Voltmetro - Variac - Chave de ligao com proteo

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores 4.3 ROTEIRO 4.3.1 Determinao da curva de magnetizao

10

* Observe atentamente a explicao do professor e proceda montagem do circuito (cuidado com as ligaes dos instrumentos de medio). * Para vrios valores de tenso de suprimento V, mea Vmax e Imax e anote-os na Tabela 1. 4.3.2 Procedimento Experimental * Como procedimento, oua atentamente as explicaes do professor, e execute as ligaes do circuito como mostrado na Figura 8.

Figura 8 - Circuito para visualizao da curva de histerese.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores 5. AVALIAO

11

5.1 Calcule os valores de max e Imax para cada tenso de suprimento e trace o grfico max versus Imax. 5.2 Tomando por base a teoria dos domnios magnticos, explique o fenmeno de saturao na curva max versus Imax. 5.3 Explique como voc poderia calcular as perdas por ciclo. 5.4 Por que se usa ferro laminado no ncleo de transformadores? 5.5 Que so materiais ferromagnticos moles e duros? D exemplos de suas aplicaes.

6. RELATRIO O relatrio dever conter: 1. Ttulo; 2. Resumo da experincia (descrio sucinta do experimento); 3. Apresentao, anlise e discusso dos resultados: grficos, comentrios, tabelas, etc.; 4. Concluso; 5. Referncias bibliogrficas.

OBSERVAES IMPORTANTES: O relatrio dever ser entregue, no mximo, at 8 dias aps a realizao do experimento. Relatrios iguais ou bem parecidos tero nota dividida pelo nmero de alunos que compartilharam o relatrio. Todos os dados experimentais devem ser apresentados no relatrio.

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores 7. BIBLIOGRAFIA

12

1 - COSTA, E. G. e ALMEIDA, G. J. C., Guia de Experimentos - "Lab. de Materiais Eltricos", DEE/UFPB, maro de 1988. 2 - DEKKER, A. J., Electrical Engineering Materials, Prentice Hall, Inc., 1964. 3 - BOGORODITSKY, N. P., PASYNKOV, V. V. and TAREEV, B. M., Electrical Engineering Materials, Editora Mir, 1979. 4 - SLEMON, G. R. and STRAUGHEN, A., Electric Machines, Addison-Wesley Publishing Company, 1982.

A ltima reviso deste guia foi realizada pelos alunos do PET/Eltrica da FEJ/UDESC (Joinville - SC): Francisco Jos do Nascimento Jnior Marco Antonio Maschio sob orientao do Prof. Washington L. A. Neves.
___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Curva de Magnetizao e Ciclos de Histerese para Ncleos de Transformadores 8. ANEXOS 8.1 Tabela 1
MEDIDOS V 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 220 Imax Vmax CALCULADO max

13

___________________________________________________________________________

Laboratrio de Materiais Eltricos

Das könnte Ihnen auch gefallen