Sie sind auf Seite 1von 3

RESENHA BURKE, Peter. A histria dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: BURKE, Peter (org.

) A escrita da Histria: novas perspectivas. So Paulo: Unesp, 1992. Hugo de Araujo Gonalves da Cunha UERJ/Ps-Graduao em Estudos Literrios

H duas dcadas, Peter Burke, professor emrito da Universidade de Cambridge, organizou um livro intitulado New Perspectives on Historical Writing, traduzido para o portugus no ano seguinte. Com a ambio de pr em debate as principais correntes historiogrficas da chamada Nova Histria, Burke reuniu artigos de historiadores renomados, e guardou para si o mister de escrever um dos artigos mais instigantes da obra, que mesmo aps anos, ainda merece ser constantemente revisitado. O texto de Peter Burke merece ser recuperado por colocar em questo o papel da narrativa dos acontecimentos na escrita da Histria. No decorrer dos ltimos sculos, a importncia do acontecimento transitou entre o papel principal e o pano de fundo dos livros de Histria. Todavia, aps um longo perodo do sculo XX em que os acontecimentos tiveram um papel secundrio para a historiografia, os historiadores passaram a recuperar e reinventar a narrativa. O autor defende que mesmo historiadores com enfoques estruturais como Fernand Braudel no podem ignorar totalmente a narrativa. Para Burke, o problema no est na narrativa em si, mas no modelo narrativo usado pelos historiadores, que deve ser ampliado para abraar tanto a descrio quanto sua anlise estrutural. Para tanto, Peter Burke sugere que uma aproximao entre a escrita literria e a escrita histrica pode alcanar mais facilmente os objetivos dos historiadores. Burke considera as crticas de Hayden White historiografia, que se mantm parte da teoria literria e continua a viver em um realismo literrio caracterstico do sculo XIX. No entanto, como defensor da cincia histrica, P. Burke compreende que a escrita da Histria no pode ser uma atividade meramente retrica ou esttica. Assim sendo, nem todos os artifcios da escrita literria so adequados ao fazer cientfico do historiador, experincias literrias como o fluxo de conscincia ou o discurso inventado devem ser evitadas.

Contudo, em termos gerais, a aproximao entre a literatura e a histria pode ser inspirao para resolver trs problemas comuns aos historiadores. Em primeiro lugar, conflitos e guerras civis podem tornar-se mais inteligveis se a narrativa privilegiar a heteroglossia, de modo que o ponto de vista de mais de um narrador possa esclarecer as razes do conflito. Nesse ponto, Burke elogia a tentativa de Richard Price de entender conflitos no Suriname (Alabis World, 1990), todavia, mesmo a narrativa de Price no deu conta de explicar estruturalmente seu objeto de estudo, como observou Hobsbawm. O livro de Price tem (e precisa ter) notas explicativas to numerosas que quase igualam o nmero de pginas da narrativa.1 Em segundo lugar, os historiadores profissionais j se convenceram de que no escrevem exatamente o que aconteceu no passado. Destarte, uma narrativa formalmente mais literria poderia conscientizar com mais facilidade o leitor desse fato. Entretanto, volta a ser necessrio lembrar que o trabalho do historiador no pode ser reduzido a um exerccio puramente retrico que interprete os textos e no os acontecimentos. Para Burke, importante conscientizar o leitor do carter interpretativo da escrita da Histria e, para isso, mtodos narrativos como a heteroglossia ou a periodizao de frente pra trs podem influenciar a interpretao do leitor de modo a faz-lo perceber o carter parcial de todo trabalho historiogrfico. O terceiro problema abordado pelo autor como elaborar uma descrio densa (na terminologia do antroplogo Clifford Geertz) o bastante para abranger os acontecimentos e a estrutura. Desde o comeo do texto at esse ponto, fica claro que uma narrativa dos acontecimentos deve lidar com explicaes estruturais que se relacionem com os fatos, e que sem a presena da estrutura o carter historiogrfico fica comprometido. No entanto, embora Peter Burke defenda que uma narrativa literria pode ser a soluo para esse problema, em momento nenhum ele afirma que uma soluo fcil. Embora haja diversos romances histricos capazes de relacionar acontecimentos e estrutura, ao contrrio dos romancistas, os historiadores no podem criar livremente seus personagens ou sequer suas falas. Aparentemente, para resolver a questo, os historiadores teriam de desenvolver suas prprias tcnicas ficcionais para suas obras factuais (p. 341) Entre essas tcnicas estaria a micronarrativa, mas a reduo da escala, por si s, no torna mais densa a descrio. Outros conceitos, como o de heri medocre, de G. Lukcs, podem auxiliar a passar a narrativa do
1

HOBSBAWM, Eric. Ps-modernismo na floresta. In: HOBSBAWM, Eric. Sobre a Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 212.

mbito particular para o estrutural, embora essa tomada de conhecimento do coletivo atravs do particular gere a dificuldade de explicar para o leitor a diferena entre o tempo privado dos agentes da narrativa e do tempo pblico da sociedade a qual se busca elucidar. Sob esse ponto de vista, o que Burke defende que o estabelecimento da narrativa deve ultrapassar uma oposio binria entre acontecimento e estrutura e estabelecer a uma relao dialtica, onde acontecimento e estrutura expliquem-se mutuamente. Para o autor necessrio que a nova histria adote essa perspectiva. Em suma, Peter Burke, nesse instigante artigo, no apresenta nenhuma frmula nova e infalvel de escrever a histria: ele no apresenta tampouco um mtodo de como faz-lo. Sua funo parece ser a de estimular o historiador a tentar recriar a forma narrativa dentro dos trabalhos historiogrficos. Desse modo, o que Peter Burke defende no o renascimento de uma narrativa que nunca esteve morta, mas a sua regenerao.

Das könnte Ihnen auch gefallen